Sei sulla pagina 1di 3

Uma Introduo Teoria do Investimento

William N. Goetzmann YALE School of Management Traduzido por L.A. Bertolo FAFICA - Departamento de Cincias Contbeis Captulo I: Mercados de Capital e Performance de Investimento Resumo Suponha que voc encontre uma grande oportunidade de investimento, mas falta caixa para tirar proveito dela. Este um problema clssico de financiamento. Uma resposta curta aquela em que voc empresta - ou privativamente de um banco, ou publicamente distribuindo ttulos. Ttulos nada mais so do que promessas de pagamentos futuros. Eles so inicialmente lanados atravs de intermedirios financeiros tais como bancos de investimentos, que subscrevem a oferta e trabalham para vender os ttulos ao pblico. Uma vez vendidos, os ttulos podem freqentemente ser em comprados novamente. Existe um segundo mercado para muitos ttulos de corporaes. Se eles satisfizerem a certas exigncias reguladoras, eles podem ser comercializados por corretores nas bolsas de valores, tais como a NYSE, a AMEX, a NASDAQ e a BOVESPA ou nas trocas de opes e nas mesas de negcios de bonds. Os ttulos entram numa desconcertante variedade de formas - existem mais tipos de ttulos do que existem raas de gatos e ces, por exemplo. Eles abrangem dos relativamente simples ao incrivelmente complexos. Um straight bond promete pagar sobre um emprstimo uma quantidade fixa de juros durante um tempo e o principal na maturidade. Um estoque de aes, por outro lado, representa uma frao da posse de uma corporao, e uma exigncia de dividendos futuros. Hoje, muito da inovao em finanas o desenvolvimento de ttulos sofisticados: notas estruturais, reverse floaters, IO's e PO's -- estes so hoje raas especializadas. Fontes de informaes sobre ttulos so numerosas na world-wide web. Para comear, veja o Ohio State Financial Data Finder. Todos os ttulos, do mais simples ao mais complexo, tem alguma semelhana bsica que permite-nos avaliar sua utilidade da perspectiva do investidor. Todos eles so exigncias econmicas contra benefcios futuros. Ningum pede emprestado dinheiro para reembols-lo imediatamente; a dimenso do tempo est sempre presente nos instrumentos financeiros. Assim, um bond representa a exigncia de uma srie futura de pagamentos pr-fixados, enquanto uma ao representa exigncia de futuros

dividendos incertos e diviso dos ativos da corporao. Ainda mais, todos os ttulos financeiros podem ser caracterizados por duas caractersticas importantes: risco e retorno. Estas duas medidas chaves sero focalizadas neste segundo mdulo. I. Finanas da Perspectiva dos Investidores A maioria das decises financeiras que voc se dirigiu at este ponto foi em termos da perspectiva da empresa. A companhia deveria empreender a construo de uma nova planta de processamento? mais lucrativo substituir uma caldeira velha agora, ou esperar? Neste mdulo, ns examinaremos decises financeiras da perspectiva do comprador de ttulos corporativos: os acionistas e bondholders que so livres para comprar ou vender ativos financeiros. Investidores, se eles so indivduos ou instituies tais como fundos de penso, fundos mtuos, ou fundaes universitrias, mantm portfolios, isto , elas mantm uma coleo de diferentes ttulos. Muito da inovao em pesquisa de investimento durante os ltimos 40 anos foi o desenvolvimento de uma teoria de administrao de portfolio, e este mdulo principalmente uma introduo a estes novos mtodos. Ele responder pergunta bsica: Que taxa de retorno exigiro os investidores para segurar um ttulo arriscado na seus portfolios? Para responder a esta pergunta, temos primeiro que considerar o que os investidores querem, como ns definimos retorno, e o que ns queremos dizer com o risco. II. Por que os Investidores Investem O que motiva uma pessoa ou uma organizao comprar ttulos, ao invs de gastar o seu dinheiro imediatamente? A resposta mais comum a economia -o desejo de passar o dinheiro do presente para o futuro. As pessoas e organizaes anticipam as necessidades de caixa futuras, e esperam que seus ganhos no futuro no satisfaro aquelas necessidades. Uma outra motivao o desejo de aumentar o valor, i., fazer o dinheiro crescer. s vezes, o desejo para ficar rico no futuro pode fazer voc querer assumir riscos grandes. A compra de um bilhete de loteria, por exemplo somente aumenta a probabilidade de ficar muito rico, mas s vezes um desconto pequeno num pagamento grande, at mesmo se valer um dlar ou dois, melhor do que absolutamente nada. H outros motivos para investimentos, claro. Caridade, por exemplo. Voc pode estar disposto a investir para fazer acontecer algo, caso contrrio, que no poderia acontecer--voc poderia investir na construo de um museu, financiar moradores de baixa-renda, ou reivindicar bairros urbanos. Os dividendos destes tipos de investimentos podem no ser econmicos, e por isso eles so difceis de comparar e avaliar. Para a maioria dos investidores, metas caridosas a parte, a medida fundamental de benefcio derivada de um ttulo a sua taxa de retorno.

III. Definio de Taxas de Retornos O retorno do investidor uma medida do crescimento da riqueza que resulta daquele investimento. Esta medida de crescimento expressada em termos de porcentagem para torn-la comparvel por investidores grandes e pequenos. Ns expressamos freqentemente o porcentual de retorno sobre um intervalo de tempo especfico, digamos, um ano. Por exemplo, a compra de uma parte de aes no instante t, representado como Pt levar a P t+1 aps uma ano, assumindo que no sero pagos nenhum dividendo. Este retorno calculado como: R t = [ P t+1 - Pt]/ Pt. Note que isto algebricamente o mesmo que: Rt= [P t+1/ Pt]-1. Quando os dividendos so pagos, ajustamos os clculos para incluir o pagamento do dividendo intermedirio: Rt=[ P t+1 - Pt+Dt]/ Pt. Enquanto isto leva em considerao todos os pagamentos explcitos, h outros benefcios que podem aparecer ao se manter uma ao, incluindo o direito para votar nas assemblias da corporao, tratamento de imposto, direitos de doaes, e muitas outras coisas. Estes so refletidos tipicamente na flutuao de preo das aes. IV. Taxas de Retornos Aritmtica vs. Geomtrica Existem duas medidas comumente lembradas do retorno mdio: as mdias, geomtrica e aritmtica. Elas raramente concordam uma com a outra. Considere um exemplo de dois perodos: P0 = $100, R1 = -50% e R2 = +100%. Neste caso, a mdia artmtica calculada como (100-50)/2 = 25%, enquanto a mdia geomtrica calculada como: [(1+R1)(1+R2)]1/2-1=0%. Bem, voc fez, ou no, dinheiro nos dois perodos? No, voc no fez, assim a mdia geomtrica est mais prxima da experincia do investimento. Por outro lado, suponha que R1 e R2 fossem representativos estatisticamente dos retornos futuros. Ento no prximo ano, voc ter uma chance de 50% de obter $200 ou uma chance de 50% de obter $50. Se retorno esperado de um ano (1/2) [(200/100)-1] + (1/2)[(50/100)-1] = 25%. Desde que a maioria dos investidores tem um mltiplo horizonte anual, o retorno geomtrico til para avaliar o quanto seu investimento crescer a longo prazo. Entretanto, em muitos modelos estatsticos, a taxa aritmtica de retorno empregada. Para tratabilidade matemtica, assumimos um horizonte de perodo nico para o investidor.

Potrebbero piacerti anche