Sei sulla pagina 1di 3

MARX E JESUS

Jos Pio Martins Se h dois homens que influenciaram decisivamente a histria da humanidade, esses so Karl Marx e Jesus Cristo. A experincia socialista implantada na Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS), a partir de 1917, muitas vezes debitada, injustamente, a Karl Marx. verdade que Marx foi quem combateu, da forma mais veemente, a explorao dos trabalhadores no capitalismo industrial de fins do sculo 17 e foi ele, tambm, quem elaborou a mais contundente condenao do sistema baseado na propriedade privada dos meios de produo. Embora Marx tenha sido o maior demolidor terico do capitalismo, injusto atribuir-lhe a condio de culpado pelo terror disseminado na URSS e em outros pases comunistas, como a China de Mao, para implantao do socialismo na sua vertente totalitria. Nesta, os pilares principais eram a extino do direito de propriedade privada e a organizao da produo sob o comando central do partido nico. A experincia de engenharia social levada a cabo pelo marxismo-leninismo, cujo operador mais sanguinrio foi Stalin, custou a morte de quase 100 milhes de pessoas, a includa a carnificina de Mao Tse Tung, na China. Marx nunca erigiu uma teoria completa sobre o que seria a sociedade socialista, pois ele sabia que havia trs problemas de difcil soluo: a) como fazer funcionar o sistema de preos e de clculo econmico numa sociedade sem mercado livre (o chamado paradoxo do valor); b) como aumentar rapidamente a produtividade como etapa anterior implantao do socialismo; c) como confiscar a propriedade privada sem exterminar os proprietrios. Marx no defendia o capitalismo, claro, mas era seu melhor estudioso. Ademais, ele era, antes de mais nada, um cientista, que tinha apreo pelo estudo e pela pesquisa desapaixonada. Marx gostava de estudar e investigar, coisa que seus seguires tupiniquins odeiam. Estes teriam muito a contribuir se lhe copiassem mais do que apenas a barba e o gosto pela aparncia desleixada. Em sua longa pesquisa, Marx havia constatado que o capitalismo era eficiente para produzir, elevar a produtividade e aumentar o produto mdio por habitante. Contudo, o sistema gerava explorao do trabalhador e no diviso do produto com o operariado. Ele acreditava que o capitalismo nunca iria promover a distribuio,

pelo contrrio, ele afirmava que os salrios iriam descer cada vez mais, at o nvel de subsistncia e o trabalhador seria mantido em condio de misria. Duas coisas deixaram Marx amargurado: uma, ao morrer, em 1883, j fazia duas dcadas que ele andava produzindo pouco, entre outras razes por no ter resolvido o problema da formao de preos e do clculo econmico em um regime comunista; outra por ver o que polticos fanticos estavam fazendo com suas teorias e ideias. Ele chegou a se lamentar dizendo: Eu no sou marxista. Marx defendia a revoluo do proletariado contra a burguesia, a tomada do poder e a construo de uma sociedade socialista, mas afirmava que a revoluo seria possvel somente em um pas onde o capitalismo tivesse atingido avanado estgio e os operrios tivessem uma mentalidade revolucionria. Seu nome foi usado para erigir o marxismo-leninismo, teoria que deu base para a implantao do regime de partido nico, com poder centralizado e programa obrigatrio para todos. Quanto aos discordantes... bom, a soluo era extermin-los, tarefa facilidade pelo atesmo. Quando havia matado 20 milhes de compatriotas, gente do seu pas, Stalin foi indagado se fazia sentido implantar um regime custa de tantas mortes, ao que ele respondeu: Pelo bem do meu povo, sou capaz de tudo. Esse o problema do socialismo: o meu bem, o seu bem e o bem de todos... quem define o partido nico de forma ditatorial. Ou no assim em Cuba? H duas figuras histricas em nome das quais se praticaram as maiores barbaridades: Marx e Jesus. A inquisio promovida pela igreja e fundada em 1184 em Languedoc, Sul da Frana, se encarregou de castigar e matar para combater os hereges ctaros e albigenses. E o fizeram em nome de Jesus. A julgar por esses dois movimentos, Marx e Jesus seriam dois terroristas, mas nem um nem outro tem culpa pela ao dos que, em seu nome, governaram e agiram mal. Noutro dia, ouvi um poltico dizer: Vamos resgatar Karl Marx e construir o socialismo no Brasil. Pensei: qual socialismo e qual Marx ele quer resgatar? Acho que nem ele sabe.

Jos Pio Martins, economista, Reitor da Universidade Positivo. Os artigos de economistas divulgados pelo CORECON-PR so da inteira responsabilidade dos seus autores, no significando que o Conselho esteja de acordo com as opinies expostas. reservado ao CORECON-PR o direito de recusar textos que considere inadequados.

Potrebbero piacerti anche