Sei sulla pagina 1di 2

A Internet cada vez mais utilizada como meio de comunicao e as informaes publicadas nesta no so supervisionadas por nenhuma entidade.

. A maior parte dos seus servios encontra-se disposio de todos sem qualquer limitao ou controlo e milhes de pessoas, de todas as idades, utilizam -na diariamente. E, apesar de ser um meio verstil e uma fonte inesgotvel de recursos, apresenta alguns perigos associados.

enviou; tem que se utilizar sempre Anti -Spyware actualizado; tem que se fazer cpias regulares de documentos que se tem no computador. Assim em caso de um ataque de vrus no se perde a informao.

revelam empatia com elas. Para tentar dimi nuir as inibies dos jovens, gradualmente, vo introduzindo contedos sexuais nas conversas ou mostram -lhes material sexualmente explcito.

O comrcio electrnico O Cyberbullying


O cyberbullying consiste no acto de, intencionalmente, uma criana ou adolescente, fazendo uso das novas tecnologias da informao, denegrir, ameaar, humilhar ou executar outro qualquer acto mal intencionado dirigido a outra criana ou adolescente. Embora sejam, na sua maioria, eventos ultrapassveis, algumas vtimas de bullying chegam a tentar o suicdio, provando que no devemos encarar tal situao de nimo leve. Comprar on-line rpido e oportuno, basta um simples clique para comparar os preos de dezenas de lojas virtuais de todo o mundo. E, como as lojas virtuais no tm as mesmas despesas que as lojas tradicionais, os preos costumam ser mais baixos.

Fraudes na internet
Este risco traz consequncias negativas do ponto de vista legal e financeiro, devido ao facto de uma criana ou jovem fornecer o nmero do carto de crdito de um familiar ou fazer algo que viole os direitos de outra pessoa. Ainda existem muitas incertezas sobre a forma mais segura de adquirir produtos na Web

PERIGOS E PREVENES
Para tornar o seu computador seguro, hoje em dia contamos uma diversid ade de programas, tais como: Firewall, Antivrus, Anti -spyware, etc. Porm, alm de programas defensivos, o nosso comportamento no uso da internet fundamental para minimizar os riscos .

Predadores On-line
O anonimato proporcionado pela Internet significa que, num ambie nte on-line, a confiana e a intimidade podem desenvolver -se rapidamente e existem pessoas que aproveitam -se deste anonimato para estabelecer relacionamentos on -line com jovens inexperientes. Os predadores estabelecem contacto com as crianas, atravs de c onversas em redes sociais, mensagens instantneas, correio electrnico, salas de chat ou fruns de debate, e, gradualmente, tentam seduzir as potenciais vtimas atravs da ateno prestada, do afecto, da simpatia e mesmo de presentes; muitas vezes, despend em bastante tempo, dinheiro e energia nesse esforo de aproximao. Esto a par das msicas e dos passatempos mais recentes que, provavelmente, despertam o interesse das crianas. Ouvem os problemas das crianas e

Os Vrus
Os Vrus, em Informtica, so pequenos programas criados par a se espalharem de um computador para outro e interferir na operao do computador. Um vrus pode corromper ou apagar dados no seu computador, usar seu programa de email para se espalhar para outros computadores ou at mesmo apagar todo o seu disco rgido. preciso muito cuidado quando se faz downloads e instalaes de programas ou documentos da Internet; no se deve abrir documentos e programas recebidos se no conhecermos a pessoa que os

COMO PROTEGER OS NOSSOS FILHOS DESTES RISCOS ONLINE?


A famlia tem um papel extremamente importante na educao das crianas para uma Internet segura. Para isso os pais podem:
y Incentivar uma comunicao aberta e pos itiva com seus filhos, conversar com eles sobre computadores e estar aberto s suas perguntas e curiosidades. y Insistir para que seus filhos no compartilhem informaes pessoais, como seu nome verdadeiro, endereo, telefone ou senhas, com pessoas que tive rem conhecido online. y Encorajar seus filhos a contar para voc caso algum ou alguma pgina online os ameace ou

incomode. Elogie o comportamento de seus filhos e encoraje-os a lhe contar novamente se isso voltar a acontecer.
y Deixe bem claro a eles que nunca devem aceitar nenhum convite de encontro pessoal com um amigo virtual. y Instrui-los a no fazer download de programas, msica ou arquivos sem a sua permisso. O compartilhamento de arquivos e a extraco de texto, imagens ou arte -final da Web po dem violar as leis de direitos autorais e ser ilegais. y Conversar com seus filhos adolescentes sobre contedo adulto e pornografia e apresente a eles sites positivos sobre educao sexual. y Ajudar a proteg -los contra spam. Diga a eles para no fornecerem seus endereos de email online, no responderem a lixo eletrnico e usarem filtros de email. y Tomar conhecimento dos sites que seus filhos frequentam. Assegure-se de que seus filhos no estejam visitando sites com contedo ofensivo, nem estejam publicando suas informaes. Esteja atento s fotos que os adolescentes publicam de si mesmos ou de seus amigos. y Ensinar a eles um comportamento online responsvel e tico. Eles no d evem usar a Internet para fazer boatos, intimidar ou ameaar outras pessoas. y Instru-los a lhe pedirem permisso antes de fazer transaces financeiras online, incluindo pedi dos, compra ou venda de itens.

LEGISLAO
De benfica e absolutamente necessria face evoluo do cibercrime necessrio haver leis que punem o crime informtico. A 15 de Outubro de 2009 entrou em vigor a lei n.109/2009 de 15/09, onde todo e qualquer crime informtico punvel com pena de priso ou pena de multa, variando de acordo com a tipologia do crime. Se tiveres conhecimento de algum crime online, denuncie. Atravs do site www.linhaalerta.internetsegura.pt/ qualquer pessoa pode denunciar contedos ilegais na Internet.

Se estamos todos interligados, o que ameaa um ameaa todos, por isso

A SEGURANA UMA RESPONSABILIDADE DE CADA UM E UMA TAREFA DE TODOS

Disciplina: rea de Projecto Professora: Juliana Baptista Ano: 8 Turma: B Escola: E. B. 2/3 Adriano Correia de Oliveira Ano Lectivo: 2010/2011 Data de entrega: 8 de Junho de 2011 Trabalho realizado pelos alunos: Alfredo Moreira (n1) Joana Figueiredo (n11) Mariana Viana (n13) Rita Guedes (n16)

Potrebbero piacerti anche