Sei sulla pagina 1di 31

PROBLEMAS EM MECANISMOS DA MEDIUNIDADE(*)

Jos Edmar Arantes Ribeiro(**)

INTRODUO O presente trabalho, neste ano memorvel em que o livro Mecanismos da Mediunidade [1] completa seu cinquentenrio, tem por objetivo apresentar, da forma mais completa possvel, os erros da referida obra. Nossas notas referentes aos 4 primeiros captulos do livro datam de 05/02/05, e as referentes aos captulos 5-8, de 19/08/05, todas realizadas a lpis no prprio exemplar que possumos. Somente agora, revisadas e acrescidas de comentrios referentes ao restante da obra, esto a se tornar, finalmente, pblicas. Do que temos notcia, somente em 2003 houve uma tentativa de levar a cabo um trabalho desse tipo [2], quando foi apresentada uma anlise dos livros Evoluo em Dois Mundos e Mecanismos da Mediunidade. Porm, tal empreendimento foi malsucedido. A responsvel por ele, ironicamente, incorreu em mais erros do que os por ela apontados nas obras referidas, conforme mostramos em [3], alm de no ter evidenciado a absoluta maioria dos reais problemas de Mecanismos da Mediunidade. Somente no que tange anlise deste livro, dos 21 comentrios realizados, a autora incorreu em 13 erros, tanto interpretativos quanto histricos e epistemolgicos. Antes de iniciarmos nossa anlise, gostaramos de ressaltar que, no incio de Mecanismos da Mediunidade, o prprio Andr Luiz informa-nos que se utilizou de livros de divulgao cientfica para a elaborao da obra. Vejamos:
Prevenindo qualquer observao da crtica construtiva, lealmente declaramos haver recorrido a diversos trabalhos de divulgao cientfica do mundo contemporneo para tornar a substncia esprita deste livro mais seguramente compreendida pela generalidade dos leitores (...) [1, p. 19]

Assim, temos j em mos uma das razes por que tantos erros foram cometidos pelo autor espiritual: ele no soube escolher livros idneos para a confeco de sua obra. Infelizmente, mesmo fato que boa parte dos chamados livros de divulgao cientfica so recheados de erros.
Este trabalho, com exceo de uma melhor caracterizao de uma de suas referncias e de certos pontos de sua "Introduo", levemente modificada, pois que originalmente dirigida ao pblico da revista Reformador, foi submetido em 09/07/10, uma sexta-feira, via e-mail, Comisso Editorial da FEB, que dele tomou conhecimento. Como at a presente data desta publicao virtual (03/09/10, tambm uma sexta-feira, exatamente 8 semanas aps a submisso do trabalho), o ltimo retorno que obtivemos da referida Comisso Editorial aconteceu em 25/08/10, aps solicitao, com uma mensagem na qual ramos informados de que o trabalho estava sob anlise de dois avaliadores mas que, ainda assim, a Comisso no poderia estabelecer um prazo para o parecer final (!), achamos por bem no esperar mais para public-lo, pelo avanado processo de subinformao que "Mecanismos da Mediunidade" causou e vem causando no meio esprita desde a sua publicao, h 50 anos. ** Bacharel, Mestre e Ex-Doutorando em Fsica pelo IFUSP - Instituto de Fsica da Universidade de So Paulo. Responsvel por um blog localizado em http://espiritismobrasileiro.blogspot.com.
*

Conforme pesquisa de Luciano dos Anjos, constante de sua obra A AntiHistria das Mensagens Co-Piadas [4], um dos livros consultados por Andr Luiz foi O tomo, publicado no Brasil pela Editora Melhoramentos e de autoria do alemo de ascendncia judia Fritz Kahn, mdico e escritor. Feito este breve prembulo, vamos nossa anlise de Mecanismos da Mediunidade.

ANLISE Conforme consta da obra [1, p. 18], os captulos mpares foram psicografados por Waldo Vieira e os pares por Francisco C. Xavier. As sees e subsees que seguem tero, respectivamente, os mesmos ttulos dos captulos e sees de Mecanismos da Mediunidade cujos trechos nelas sero comentados. Aps o nome de cada seo do livro, apresentamos o nmero de pargrafos nela contidos, para que o leitor perceba mais nitidamente como os erros de certos captulos de Mecanismos da Mediunidade foram consecutivos. A ordem do(s) pargrafo(s) dada como referncia aps a transcrio de cada trecho refere-se posio do pargrafo na seo analisada.

I Ondas e percepes AGITAO E ONDAS (8 s) (...) a inteligncia do sculo XX compreende que a Terra um magneto de gigantescas propores, constitudo de foras atmicas condicionadas e cercado por essas mesmas foras em combinaes multiformes, compondo o chamado campo eletromagntico em que o Planeta, no ritmo de seus prprios movimentos, se tipifica na Imensidade Csmica. (No 1. ) [1, p. 21] Trs problemas esto presentes neste trecho de Andr Luiz: 1- A considerao da Terra como um enorme magneto j havia sido teorizada no sculo XVI, por William Gilbert; 2- Foi deveras imprecisa a passagem em que Andr Luiz fala que o magneto terrestre seria constitudo de foras atmicas condicionadas e cercado por essas mesmas foras em combinaes multiformes; 3- Seria mais correto dizer que Terra, considerada como um magneto, est associado um campo magntico. Nesse reino de energias, em que a matria concentrada estrutura o Globo de nossa moradia e em que a matria em expanso lhe forma o clima peculiar, a vida desenvolve agitao (2. ) [1, p. 21].

4- Passagem destituda de maiores significados. O nico recado foi que a vida desenvolve agitao... TIPOS E DEFINIES (8 s) Nesta seo, Andr Luiz deixa muito a desejar, pois, alm de no ter classificado corretamente as vrias classes de ondas, fornece uma definio inapropriada para onda. Vejamos: As ondas so avaliadas segundo o comprimento em que se expressam, dependendo esse comprimento do emissor em que se verifica a agitao. (1. ) [1, p. 22] Conforme [4], este trecho muito similar a uma passagem de O tomo. Podemos apontar dois problemas nele: 5- Para caracterizar plenamente uma onda, antes de analisarmos seu comprimento, devemos avaliar qual a natureza da onda se mecnica ou eletromagntica , qual a relao entre as direes de sua propagao e de sua vibrao, e qual a forma de sua frente de onda, designao para os pontos atingidos por uma onda em um mesmo instante; 6- O comprimento de uma onda depende no s do emissor, mas tambm do meio em que ela propaga-se. Que , no entanto, uma onda? falta de terminologia mais clara, diremos que uma onda determinada forma de ressurreio da energia, por intermdio do elemento particular que a veicula ou estabelece (6. e 7. s) [1, p. 22]. 7- O autor definitivamente no foi claro. Uma definio melhor de onda seria a de uma perturbao que se propaga. Partindo de semelhante princpio, entenderemos que a fonte primordial de qualquer irradiao o tomo ou partes dele em agitao (...) (8. ) [1, p. 22]. 8- Uma coisa no implica na outra, e nem poderia implicar, pois no verdade que a fonte primordial de qualquer irradiao o tomo ou partes dele em agitao. Vrios tipos de ondas tm por fontes objetos macroscpicos. HOMENS E ONDAS (4 s) (...) oscilando de maneira integral, sacudidos simplesmente nos eltrons de suas rbitas ou excitados apenas em seus ncleos, os tomos lanam de si ondas que produzem calor e som, luz e raios gama, atravs de inumerveis combinaes (No 1.) [1, p. 23]. 9- No faz sentido falar-se em ondas que produzem calor e som, luz e raios gama. O autor certamente intentara dizer algo como ondas na forma de calor e som,

luz e raios gama. Mas ainda neste caso ele estaria cometendo um equvoco, pois no razovel supor-se a existncia de sons em nvel atmico. E o homem, colocado nas faixas desse imenso domnio, em que a matria quanto mais estudada mais se revela qual feixe de foras em temporria associao, smente assinala as ondas que se lhe afinam com o modo de ser (3. ) [1, p. 23]. 10- bastante obscuro o trecho a matria quanto mais estudada mais se revela qual feixe de foras em temporria associao. Temo-lo, dessa maneira, por viajante do Cosmo, respirando num vastssimo imprio de ondas que se comportam como massa ou vice-versa (...) (ltimo ) [1, p. 23] 11- um nonsense a afirmao de que as ondas comportam-se como massa ou vice-versa. Talvez a inteno do autor, visto que ele tratara de ondas eletromagnticas poucas linhas antes, tenha sido a de enfatizar a dualidade onda-partcula do fton. CONTINENTE DO INFRA-SOM (5 s) Nesse domnio das correntes imperceptveis, identificaremos as ondas eletromagnticas de Hertz a se exteriorizarem da antena alimentada pela energia eltrica e que, apresentando frequncia aumentada, com o emprego do. chamados circuitos oscilantes, constitudos com o auxlio de condensadores, produzem as ondas da telegrafia sem fio e do rdio comum, comeando pelas ondas longas, at aproximadamente mil metros, na medida equivalente frequncia de 300.000 vibraes por segundo ou 300 quilociclos, e avanando pelas ondas curtas, alm das quais se localizam as ondas mtricas ou decimtricas, disciplinadas em servio do radar e da televiso (4. ) [1, p. 24]. 12- O trecho acima est completamente fora de contexto, pois o autor fala de ondas eletromagnticas, no de infra-sons! Alm disso, foi tratado de ondas eletromagnticas da ordem de 300 kHz, enquanto os infra-sons tm frequncias abaixo de 40 Hz... At a ltima edio de Mecanismos da Mediunidade, o trecho em questo continuava onde esteve na primeira edio, ou seja, completamente fora de contexto. curioso nestes 50 anos de publicao da obra ningum ter denunciado publicamente isto... E mais interessante ainda observar que o trecho em questo encaixa-se perfeitamente aps o primeiro pargrafo da ltima seo deste captulo que estamos a analisar, denominada Outros Reinos Ondulatrios... OUTROS REINOS ONDULATRIOS (7 s) Nesta seo, aps tratar das vrias classes de ondas eletromagnticas, o autor arremata dizendo: Semelhantes notas oferecem ligeira ideia da transcendncia das ondas nos reinos do Esprito, com base nas foras do pensamento [1, p. 26]. 13- Porm, este fecho no tem relao com o que fora apresentado.

II Conquistas da Microfsica PRIMRDIOS DA ELETRNICA (7 s) 14- Esta seo, como pode ser notado a partir de sua leitura, passa longe de tratar dos primrdios da Eletrnica. Espritos eminentes, atendendo aos imperativos da investigao cientfica entre os homens, volvem da Espiritualidade ao Plano Terrestre, incentivando estudos acerca da natureza ondulatria do Universo (1. ) [1, p. 27]. 15- Natureza ondulatria do Universo? Ficou esquisito isso a... A Eletrnica balbucia as primeiras notas com Tales de Mileto, 600 anos antes do Cristo (2. ) [1, p. 27]. 16- Bem, Andr Luiz deveria ter dito Eletricidade em vez de Eletrnica, uma vez que este ltimo termo utilizado para designar-se a cincia que estuda circuitos eltricos e eletrnicos com o objetivo de lidar com informaes, ramo do conhecimento que somente surgiria quase 2500 anos depois dos trabalhos de Tales de Mileto... Seus apontamentos sobre as emanaes luminosas so retomados, no curso do tempo, por Hero de Alexandria e outras grandes inteligncias, culminando nos raciocnios de Descartes, no sculo 17, que, inspirado na teoria atmica dos gregos, conclui, trezentos anos antes da descoberta do eletro, que na base do tomo deveria existir uma partcula primitiva, chegando a desenh-la, com surpreendente rigor de concepo, como sendo um remoinho ou imagem aproximada dos recursos energticos que o constituem. (4. ) [1, p. 27] Vrios erros esto presentes neste trecho, que, a partir de Descartes (...), extremamente similar a uma passagem da obra O tomo, conforme [4]. Vamos a eles: 17- No nos consta que Tales de Mileto tenha produzido qualquer trabalho sobre emanaes luminosas; 18- Os assuntos estudados por Heron de Alexandria no campo da ptica foram antes perquiridos por Arquimedes, no por Tales de Mileto; 19- Tudo isso no teria coisa alguma que ver com um suposto modelo atmico conjecturado por Descartes; 20- Trezentos anos antes da descoberta do eltron seria fins do sc. XVI. Mas fins do sc. XVI foi quando Descartes nascera, de modo que Andr Luiz cometeu um erro ao afirmar que Descartes teria proposto o aludido modelo atmico 300 anos antes da descoberta do eltron;

21- poca de Descartes, a ideia de tomo ainda estava ligada ao seu timo, ou seja, noo de indivisvel, de modo que inverdica a afirmao de Andr Luiz que Descartes teria concludo que na base do tomo deveria existir uma partcula primitiva. Alm disso, vale ressaltar que Descartes no aceitava a ideia de algo indivisvel; 22- Andr Luiz finaliza a passagem com estas palavras: (...) chegando a desenh-la, com surpreendente rigor de concepo, como sendo um remoinho ou imagem aproximada dos recursos energticos que o constituem. Bem, claramente perceptvel que este trecho ficou confuso. Talvez Andr Luiz tenha querido dizer algo como: (...) chegando a desenhar, com surpreendente rigor de concepo, como sendo um remoinho a imagem aproximada dos recursos energticos que o constituiriam. (...) sem excluir a hiptese de ondas vibratrias (...) (No 5. ) [1, pp. 27-28]. 23- Ondas vibratrias uma expresso bem esquisita... Franklin teoriza sobre o fluido eltrico e prope a hiptese atmica da eletricidade, tentando classific-la como sendo formada de grnulos sutis, perfeitamente identificveis aos remoinhos eletrnicos hoje imaginados. (ltimo ) [1, p. 28] 24- Remoinhos eletrnicos? Andr Luiz no se expressou bem... CAMPO ELETROMAGNTICO (6 s) 25- No h razo para que esta seo tenha aparecido em um captulo sobre conquistas da microfsica. Sucedem-se investigadores e pioneiros, at que, em 1869, Maxwell afirma, sem que as suas asseres lograssem despertar maior interesse nos sbios de seu tempo, que as ondulaes de luz nasciam de um campo magntico associado a um campo eltrico, (...) assegurando que as linhas de fora extravasam dos circuitos, assaltando o espao ambiente e expandindo-se como pulsaes ondulatrias. (...) (2. ) [1, p. 28] 26- Maxwell em momento algum afirmara que as ondulaes de luz nasciam de um campo magntico associado a um campo eltrico, mesmo porque, segundo sua definio de campo, isto no faria muito sentido. O que ele disse foi que a luz seria simplesmente um distrbio eletromagntico, e sua teoria fora publicada em um artigo de 1864 [5, p. 499]; 27- Que as linhas de fora extravasavam dos circuitos j havia sido proposto por Faraday em 1831 [6, p. 190], e isto no tem relao direta com a postulao da natureza eletromagntica da luz; 28- Pulsaes ondulatrias: mais dentre as tantas terminologias inadequadas utilizadas por Andr Luiz...

Entretanto, certa indagao se generalizara. Reconhecido o mundo como vasto magneto, composto de tomos, e sabendo-se que as ondas provinham deles, como poderiam os sistemas atmicos ger-las, criando, por exemplo, o calor e a luz? (ltimos s) [1, p. 29] 29- O reconhecimento da Terra como um vasto magneto um tpico que no tem relao alguma com a pergunta apresentada; 30- Andr Luiz deveria ter dito explicitamente que as ondas das quais est falando so as eletromagnticas; 31- As ondas eletromagnticas que existem no planeta Terra no so todas produzidas pelos tomos que o constituem. Alm dos raios csmicos e da prpria luz solar, aprecivel parcela dos raios gama, raios X e ondas de rdio detectveis em nosso planeta so provenientes de fora dele. Ademais, grande parte das ondas eletromagnticas que circulam a Terra produzida artificialmente pelo homem; 32- A produo de calor e luz pelos tomos so fenmenos conhecidos com boa preciso desde a primeira quinzena do sculo XX. ESTRUTURA DO TOMO (4 s) Max Planck, distinto fsico alemo, repara, em 1900, que o tomo, em lanando energia, no procede em fluxo contnuo, mas sim por arremessos individuais ou, mais propriamente, atravs de grnulos de energia, estabelecendo a teoria dos quanta de energia. (1. ) [1, p. 29] 33- No foi bem essa a contribuio de Planck. Em seu artigo de dezembro de 1900, ele postulou que a energia dos osciladores da parede de um corpo negro seria quantizada nos processos de absoro e de emisso de radiao [7, pp. 38-45], no que o tomo, em lanando energia, no procede em fluxo contnuo, como dito por Andr Luiz. Uma coisa bem diferente da outra. Foi ento que Niels Bohr deduziu que a descoberta de Planck somente se explicaria pelo fato de gravitarem os eltrons, ao redor do ncleo, no sistema atmico, em rbitas seguramente definidas, a exteriorizarem energia, no girando como os planetas em torno do Sol, mas saltando, de inesperado, de uma camada para outra. (2. ) [1, p. 29] 34- Na realidade, Bohr no deu contribuio terica alguma descoberta de Planck. O que ele fez foi estender a proposta de Planck (quantizao da energia dos osciladores da parede de um corpo negro) tambm para a energia dos eltrons nos tomos. ELETRO E RADIOATIVIDADE (6 s) O jovem pesquisador francs Jean Perrin, utilizando a ampola de Crookes e o eletroscpio, conseguiu positivar a existncia do eletro, como partcula eltrica,

viajando com rapidez vertiginosa. (...) Surge, todavia, Jos Thomson, distinto fsico ingls, que, estudando-a do ponto de vista de um projtil em movimento, consegue determinar-lhe a massa, que , aproximadamente, 1.850 vezes menor que a do tomo conhecido por mais leve, o hidrognio, calculando-lhe, ainda, com relativa segurana, a carga e a velocidade. (1. e 3. ) [1, p. 31] 35- Da maneira como Andr luiz redige este trecho, fica-se com a impresso que a obteno por J. J. Thomson da massa do eltron precedera sua obteno da carga e da velocidade do mesmo na ampola de Crookes. Isto no verdade. Primeiro, em um trabalho apresentado em 1895, Thomson prope um valor para a velocidade dos eltrons [6, p. 400]. Depois, em um trabalho de 1897, ele apresenta um novo valor para a referida velocidade (bem maior) e tambm a relao massa/carga de cada eltron [6, pp. 405]. A magnitude da carga eltrica em ons de gases rarefeitos, o que possibilitaria o clculo da massa do eltron, s foi obtida com relativa preciso por Thomson em 1898 [6, pp. 407-408]. A Cincia percebeu, afinal, que a radioatividade era como que a fala dos tomos, asseverando que eles nasciam e morriam ou apareciam e desapareciam no reservatrio da Natureza. (ltimo ) [1, pp. 31-32] 36- Bem, se considerarmos que a Cincia teria percebido que a radioatividade como que a fala dos tomos, deveramos concluir que ela percebera, tambm, que certos tomos seriam mudos, por no serem radioativos... Alm disso, no faz o menor sentido falar-se em tomos nascendo e morrendo. Mesmo no caso especfico dos tomos radioativos, o que ocorre que eles transformam-se em tomos de nmero atmico e, consequentemente, massa menores, no que desaparecem. QUMICA NUCLEAR (6 s) O contador de Geiger, emergindo no cenrio das experimentaes da Microfsica, demonstrou que, em cada segundo, de um grama de rdio se desprendem 36 bilhes de fragmentos radioativos da corrente mais fraca de raios emanantes desse elemento, perfazendo um total de 20.000 quilmetros de irradiao por segundo. (1. ) [1, p. 32] 37- Mesmo levando-se em considerao que os valores numricos mencionados so dados da poca (dcada de 50), no lugar de ... perfazendo um total de ... deveramos ler algo como ... na razo de .... Apreendendo-se que a radioatividade exprimia a morte dos sistemas atmicos, (...) (3. ) [1, p. 32] 38- Vide comentrio 36. Nossos apontamentos sintticos objetivam apenas destacar a analogia do que se passa no mundo ntimo das foras corpusculares que entretecem a matria fsica e daquelas que estruturam a matria mental. (ltimo ) [1, p. 33]

39- Aqui, Andr Luiz menciona pela primeira vez a expresso matria mental. Mas se nenhuma definio desta matria havia sido dada, se nenhum de seus atributos havia sido mencionado, ento somos forados a concluir que no houve qualquer destaque das analogias entre as foras corpusculares que entretecem a matria fsica (construo por sinal bastante obscura) e as que estruturariam a dita matria mental.

III Fotnios e fluido csmico 40- Conforme pode ser notado da leitura deste captulo de Mecanismos da Mediunidade, alm de Andr Luiz tratar de tpicos no relacionados aos fotnios (ftons) propriamente ditos, como frmula de de Broglie e mecnica ondulatria, somente no ltimo pargrafo da ltima seo que alguma coisa foi dita sobre fluido csmico. ESTRUTURA DA LUZ (9 s) Os fsicos eram defrontados pelo problema, quando Einstein, estruturando a sua teoria da relatividade, no princpio do sculo XX, chegou concluso de que a luz, nesse novo aspecto, possuiria peso especfico. Isso implicava a existncia de massa para a luz. Como conciliar vibrao e peso, onda e massa? (3., 4. e 5. s) [1, p. 34] 41- Em nenhum momento, na elaborao de sua teoria da relatividade restrita, Einstein falara que a luz teria um peso especfico, uma massa! Intrigado, o grande cientista voltou s experincias de Planck e Bohr e deduziu que a luz de uma lmpada resulta de sucessivos arremessos de grnulos luminosos, em relmpagos consecutivos, a se desprenderem dela por todos os lados. (6. ) [1, p. 34] Neste trecho, Andr Luiz refere-se ao trabalho de Einstein enfeixado em [8]. Porm: 42- O pargrafo transcrito no tem qualquer relao com a pergunta que o antecede; 43- Einstein em momento algum de seu artigo poderia ter se voltado s experincias de Planck e Bohr, uma vez que estes, como ele, eram fsicos tericos; 44- No artigo de Einstein, realmente foram feitas menes a Planck e seus trabalhos, mas vale ressaltar que Bohr, com 20 anos incompletos na data da publicao do artigo, nem mesmo havia publicado qualquer trabalho cientfico at ento, de modo que Einstein, que no se valeu das ideias do fsico dinamarqus, nem mesmo poderia ter se valido delas. O aumento de intensidade da luz, por isso, no acrescenta velocidade aos eletres expulsos, o que apenas acontece ante a incidncia de uma luz caracterizada por oscilao mais curta (9. )

45- Melhor seria Andr Luiz ter se referido a uma luz caracterizada por perodo de oscilao mais curto. SALTOS QUNTICOS (6 s) A teoria dos saltos qunticos explicou, de certo modo, as oscilaes eletromagnticas que produzem os raios luminosos. (1. ) [1, p. 35] 46- O que a referida teoria de certo modo explicou foi a produo de ondas eletromagnticas por tomos, no as oscilaes eletromagnticas que produzem os raios luminosos, o que nem mesmo faz sentido dizer. No tomo excitado, aceleram-se os movimentos, e os eletres que lhe correspondem, em se distanciando dos ncleos, passam a degraus mais altos de energia. Efetuada a alterao, os eletres se afastam dos ncleos aos saltos, de acordo com o quadrado dos nmeros cardinais, isto , de 1 para 2 no primeiro salto, de 2 para 4 no segundo, de 3 para 9 no terceiro, de 4 para 16 no quarto, e assim sucessivamente. (2. ) [1, p. 35] 47- No h qualquer base cientfica em dizer-se que, no tomo excitado, aceleram-se os movimentos. Alm disso, no primeiro perodo do pargrafo acima, deveria estar grafado ncleo, no ncleos, pois Andr Luiz inicia sua explanao falando de um tomo excitado em particular; 48- O segundo perodo, que quase uma transcrio de uma passagem da obra O tomo (vide [4]), est despido de significado. Alm de novamente falar em ncleos em vez de ncleo, Andr Luiz diz apenas que os eltrons afastam-se de acordo com o quadrado dos nmeros cardinais. Ora, isto no diz nada! O autor deveria ter explicado: a energia de cada rbita eletrnica, segundo o modelo de Bohr, proporcional (com constante de proporcionalidade negativa) ao inverso do quadrado do nmero cardinal associado a ela. Compreenderemos, portanto, que, quanto mais distante do ncleo, mais comprido ser o salto (...) (6. ) [1, p. 36] 49- Esta ideia tambm est presente, de forma quase idntica, em O tomo, que diz: Quanto mais distante do ncleo, mais longo ser o salto (...) (vide [4]). Fritz Kahn e Andr Luiz (que o repetiu) equivocaram-se. Quanto mais distante do ncleo, mais curto o salto, pois, segundo o modelo de Bohr, as rbitas eletrnicas tornam-se mais contguas quanto mais afastadas do ncleo atmico. EFEITO COMPTON (2 s) Buscando um exemplo, verificaremos que a estimulao das rbitas eletrnicas externas produzir a luz vermelha, formada de ondas longas, enquanto que o mesmo processo de atrito nas rbitas que se lhe seguem, na direo do ncleo, originar a irradiao azul, formada de ondas mais curtas (...) (1. ) [1, p. 36]

50- Andr Luiz expressou-se muito mal ao utilizar a expresso processo de atrito para expor sua ideia. FRMULA DE DE BROGLIE (5 s) A evidncia do fotnio vinha enriquecer a teoria corpuscular da luz. Entretanto, certos fenmenos se mantinham margem, smente explicveis pela teoria ondulatria que a Cincia no aceitara at ento. (1. ) [1, p. 37] 51- Informao errada. A teoria ondulatria era muito bem aceita pela Cincia na poca em questo (primeira vintena do sculo XX), e isto desde a primeira vintena do sculo XIX, aps trabalhos de Young, Arago e Fresnel. Deve ser notado, tambm, que o que seguiu nesta seo (a peculiar ideia de de Broglie sobre o carter ondulatrio de todos os corpsculos) no tem relao com os esforos que foram envidados no sentido de se adaptar a teoria corpuscular da luz aos fenmenos ento somente explicveis pela teoria ondulatria. MECNICA ONDULATRIA (6 s) Mais da metade do Universo foi reconhecido como um reino de oscilaes, restando a parte constituda de matria igualmente suscetvel de converter-se em ondas de energia. (4. ) [1, p. 38] 52- No h qualquer base cientfica para essa afirmao, que, alis, ao utilizar-se da expresso ondas de energia, por si mesma problemtica. O mundo material como que desapareceu, dando lugar a tecido vasto de corpsculos em movimento, arrastando turbilhes de ondas em frequncias inumerveis, cruzando-se em todas as direes, sem se misturarem. (5. ) [1, p. 38] 53- O mesmo problema do item anterior repete-se aqui. Alm de no haver qualquer base cientfica para a afirmao que o mundo material como que desapareceu, a prpria considerao de um tecido vasto de corpsculos em movimento j contradiz a afirmao que o mundo material teria como que desaparecido! O homem passou a compreender, enfim, que a matria simples vestimenta das foras que o servem nas mltiplas faixas da Natureza (...) (6. ) [1, p. 38] 54- Essa afirmao, do ponto de vista cientfico, nula. Alm disso, se Andr Luiz quis passar a ideia que o homem enfim reconhecera o lado espiritual, digamos assim, da Natureza, podemos dizer que esse reconhecimento, cientificamente, na realidade no aconteceu. CAMPO DE EINSTEIN 55- O ttulo desta seo deveria ser outro, pois em momento algum foi tratado de algo como um campo de Einstein.

(...) no ignoramos que o tomo um remoinho de foras positivas e negativas, cujos potenciais variam com o nmero de eltrons ou partculas de fora em torno do ncleo, informamo-nos de que a energia, ao condensar-se, surge como massa para transformar-se, depois, em energia; entretanto, o meio sutil em que os sistemas atmicos oscilam no pode ser equacionado com os nossos conhecimentos. At agora, temos nomeado esse terreno indefinvel como sendo o ter; contudo, Einstein, quando buscou imaginar-lhe as propriedades indispensveis para poder transmitir ondas caractersticas de bilhes de oscilaes, com a velocidade de 300.000 quilmetros por segundo, no conseguiu acomodar as necessrias grandezas matemticas numa frmula, porquanto as qualidades de que essa matria devia estar revestida no so combinveis, e concluiu que ela no existe, propondo abolir-se o conceito de ter, substituindo-o pelo conceito de campo. (1. ) [1, pp. 38-39] Neste pargrafo temos vrios problemas. Devemos ressaltar, tambm, que, a partir de Einstein (...), todo o trecho quase cpia de uma passagem de O tomo, que diz: Quando porm Einstein procurou calcular quais devem ser as propriedades desse ter para poder transmitir ondas de bilhes de oscilaes com a velocidade de 300.000 km por segundo sobre distncias da luz, as necessrias grandezas matemticas no puderam ser reduzidas a uma frmula. As qualidades que tal matria devia possuir no so combinveis. Ela no pode existir. Foi porque Einstein props abandonar-se o conceito do ter e substitu-lo pelo de campo. Chama-se de campo o espao dominado pelas energias de uma partcula de massa (vide [4]). Vamos aos erros do pargrafo de Andr Luiz: 56- Dizer que o tomo um remoinho de foras positivas e negativas utilizar terminologias completamente alheias ao discurso cientfico moderno e contemporneo; 57- No que a energia, ao condensar-se, surge como massa para transformarse, depois, em energia, mas que existe uma interdependncia entre massa e energia; 58- historicamente inverdica a afirmao de que Einstein, quando buscou imaginar as propriedades do ter que o possibilitaria transmitir as ondas eletromagnticas, no conseguiu acomodar as necessrias grandezas matemticas numa frmula. Em momento algum das reflexes do fsico alemo que culminaram em seu artigo de 1905 sobre a eletrodinmica dos corpos moventes houve algo como uma dificuldade de acomodao de grandezas matemticas numa frmula. Mas o que se seguiu no trecho de Andr Luiz foi ainda pior... 59- (...) porquanto as qualidades de que essa matria devia estar revestida no so combinveis (...): no tem qualquer sentido esta passagem; 60- (...) e concluiu que ela no existe, propondo abolir-se o conceito de ter, substituindo-o pelo conceito de campo: Einstein, em 1905, realmente props a abolio do conceito de ter, mas um grande erro afirmar que ele teria ento substitudo este conceito pelo de campo.

Campo, desse modo, passou a designar o espao dominado pela influncia de uma partcula de massa. Para guardarmos uma ideia do princpio estabelecido, imaginemos uma chama em atividade. A zona por ela iluminada -lhe o campo peculiar. (...) (2. e 3. ) [1, p. 39] 61- Vrias so as definies utilizadas em Fsica para campo, mas aquela associada ideia de espao no surgiu com Einstein, mas com Faraday, vrios anos antes [9, pp. 33-36], e poderia ser descrita como poro de espao que, de acordo com a natureza das influncias que exerce, recebe nomes como campo gravitacional, campo eltrico, campo magntico, etc..

IV Matria mental PENSAMENTO DO CRIADOR (3 s) (...) E superpondo-se-lhe grandeza indevassvel, encontraremos a matria mental que nos prpria, em agitao constante, plasmando as criaes temporrias, adstritas nossa necessidade de progresso. (1. ) [1, p. 40] 62- O trecho sublinhado, como pode ser percebido da leitura da seo seguinte do livro (Pensamento das Criaturas), deveria ter aparecido algo como a matria mental prpria das criaturas, em agitao constante, plasmando as criaes temporrias, adstritas geral necessidade de progresso. CORPSCULOS MENTAIS (5 s) 63- Como veremos da discusso desta seo, seu ttulo deveria ter sido outro. Talvez Corpsculos Extrafsicos. (...) Entretanto, ele [o pensamento] ainda matria, a matria mental, em que as leis de formao das cargas magnticas ou dos sistemas atmicos prevalecem sob novo sentido, compondo o maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos e no qual surpreendemos elementos que transcendem o sistema peridico dos elementos qumicos conhecidos no mundo. (1. ) [1, p. 42] 64- O primeiro trecho grifado ininteligvel, e o segundo deveria ter sido substitudo por algo como tudo o que conhecido no mundo fsico. Temos, ainda aqui, as formaes corpusculares, com bases nos sistemas atmicos em diferentes condies vibratrias, considerando os tomos, tanto no plano fsico, quanto no plano mental, como associaes de cargas positivas e negativas. (2. ) [1, p. 42] Isso nos compele naturalmente a denominar tais princpios de ncleos, protes, neutres, positres, eletres ou fotnios mentais, em vista da ausncia de

terminologia analgica para estruturao mais segura de nossos apontamentos. (3. ) [1, p. 42] 65- perceptvel, uma vez que Andr Luiz trata nos trechos acima da matria em seu mundo de ao, que no lugar de plano mental e ftons mentais deveria ter aparecido plano extrafsico e fotnios extrafsicos, terminologias analgicas mais apropriadas. Assim que o halo vital ou aura de cada criatura permanece tecido de correntes atmicas sutis dos pensamentos que lhe so prprios ou habituais (...) (4. ) [1, p. 42] 66- A primeira passagem grifada no tem razo de existir, e a segunda deveria ser substituda apenas por correntes sutis. Essas foras, em constantes movimentos sincrnicos (...) (5. ) [1, p. 42] 67- Andr Luiz falava antes em correntes, agora se refere a elas como essas foras. Para que acompanhemos certos pontos de suas elucubraes, precisamos ter em mente que o autor espiritual utiliza terminologias prprias da Fsica de maneira muito plstica, nada rigorosa. MATRIA MENTAL E MATRIA FSICA (2 s) Em posio vulgar, acomodados s impresses comuns da criatura humana normal, os tomos mentais inteiros, regularmente excitados, na esfera dos pensamentos, produziro ondas muito longas ou de simples sustentao da individualidade, correspondendo manuteno de calor. Se forem os eletres mentais, nas rbitas dos tomos da mesma natureza, a causa da agitao, (...) (1. ) [1, pp. 42-43] 68- No lugar de tomos mentais inteiros deveria ter aparecido algo como tomos extrafsicos, no lugar de manuteno de calor, algo como produo de calor, e no lugar de eletres mentais, algo como eletres extrafsicos. Assim considerando, a matria mental, embora em aspectos fundamentalmente diversos, obedece a princpios idnticos queles que regem as associaes atmicas, na esfera fsica, demonstrando a divina unidade de plano do Universo. (2. ) [1, p. 43] 69- Em lugar de matria mental deveria ter aparecido algo como matria extrafsica. INDUO MENTAL (4 s) Recorrendo ao campo de Einstein, imaginemos a mente humana no lugar da chama em atividade. Assim como a intensidade de influncia da chama diminui com a distncia do ncleo de energias em combusto, demonstrando frao cada vez menor,

sem nunca atingir a zero, a corrente mental se espraia, segundo o mesmo princpio, no obstante a diferena de condies. (1. ) [1, p. 43] 70- Como j afirmado anteriormente (comentrio 61), a idia de campo utilizada para o exemplo da chama em atividade no foi devida a Einstein; 71- Sobre a expresso corrente mental, durante toda a presente seo e a seguinte (Formas-Pensamentos) aparece um ponto aparentemente em desacordo com as trs anteriores: enquanto nestas Andr Luiz trata da propagao do pensamento com base na ideia de onda mental, na presente e na prxima seo ele utiliza a expresso corrente mental (tambm corrente de partculas mentais e corrente de matria mental) para descrever o processo. Sendo assim, se no queremos tomar por erro este fato, devemos considerar que, para Andr Luiz, as expresses onda mental e corrente mental tm significados estritamente prximos. Tanto quanto, no domnio da energia eltrica, a induo significa o processo atravs do qual um corpo que detenha propriedades eletromagnticas pode transmiti-las a outro corpo sem contacto visvel, no reino dos poderes mentais a induo exprime processo idntico (...) E tanto na eletricidade quanto no mentalismo, o fenmeno obedece conjugao de ondas, enquanto perdure a sustentao do fluxo energtico. (3. ) [1, p. 44] 72- Em lugar de propriedades eletromagnticas deveria ter aparecido propriedades eltricas; 73- No verdade que em Eletricidade o fenmeno da induo esteja relacionado a ondas. FORMAS-PENSAMENTOS (3 s) Pelos princpios mentais que influenciam em todas as direes, encontramos a telementao e a reflexo comandando todos os fenmenos de associao (...) (1. ) [1, p. 44] 74- Andr Luiz utiliza o neologismo telementao sem t-lo definido antes e, tambm sem as devidas explicaes, fala em reflexo comandando os fenmenos de associao. Emitindo uma ideia, passamos a refletir as que se lhe assemelham, ideia essa que para logo se corporifica, com intensidade correspondente nossa insistncia em sustent-la, mantendo-nos, assim, espontneamente em comunicao com todos os que nos esposem o modo de sentir. (2. ) [1, pp. 44-45] 75- No difcil observar que este pargrafo fora mal estruturado. Ele deveria ter sido redigido mais ou menos assim: Emitindo uma ideia, passamos tambm a assimilar as que se lhe assemelham, e a ideia emitida, que para logo se corporifica, com

intensidade correspondente nossa insistncia em sustent-la, mantm-nos, assim, espontneamente em comunicao com todos os que nos esposem o modo de sentir.

V Corrente eltrica e corrente mental GERADOR MEDINICO (3 s) Estabelecido um fio condutor de um para o outro que, em nosso problema, representa o pensamento de aceitao ou adeso do mdium (...) (2. ) [1, p. 48] 76- Analogia imprpria. Isto pode ser constatado inclusive do prximo pargrafo da seo, onde Andr Luiz informa-nos que o pensamento de aceitao ou adeso do mdium na realidade seria anlogo a um gerador de fora. TOMOS E ESPRITOS (4 s) 77- Esta seo um desastre completo, como poder ser constatado a seguir. Para entendermos com mais segurana o problema da compensao vibratria na produo da corrente eltrica e (de outro modo) da corrente mental, lembremo-nos de que, conforme a lei de Coulomb, as cargas de sinal contrrio ou de fora centrpeta atraem-se, contrabalanando-se essa atrao com a repulso por elas experimentada, ante as cargas de sinal igual ou de fora centrfuga. (1. ) [1, p. 48] 78- A passagem grifada no clara. Nunca se falou em nada parecido em Eletricidade; 79- incorreta a afirmao que cargas de sinal contrrio so de fora centrpeta e que cargas de sinal igual so de fora centrfuga. A harmonia eletromecnica do sistema atmico se verifica toda vez que se encontre neutro ou, mais propriamente, quando as unidades positivas ou unidades do ncleo so em nmero idntico ao das negativas ou aquelas de que se constituem os eletres, estabilidade essa que decorre dos princpios de gravitao nas linhas do microcosmo. (2. ) [1, pp. 48-49] 80- Unidades positivas no o mesmo que unidades do ncleo, pois neste, alm das unidades positivas (prtons), existem unidades neutras (nutrons); 81- Unidades negativas no o mesmo que aquelas de que se constituem os eletres, pois os eltrons so as prprias unidades negativas; 82- O equilbrio dos sistemas atmicos no decorre de foras gravitacionais, que so as menos relevantes nestes domnios; 83- Por fim, o pargrafo no tem relao direta nem com o pargrafo anterior nem com o posterior.

Afirma-se, desse modo, que existe uma unidade de diferena de potencial entre dois pontos de um campo eltrico, quando a ao efetuada para transportar uma unidade de carga (ou 1 coulomb), de um ponto a outro, for igual unidade de trabalho. (3. ) [1, p. 49] 84- Alm de no ter qualquer razo de ser o desse modo, o que foi dito acima no exatamente o que se afirma em Fsica. Deveria ter aparecido algo como: existe 1 volt de diferena de potencial entre dois pontos de um campo eltrico quando a ao efetuada para transportar 1 coulomb de carga de um ponto a outro for igual 1 joule de trabalho. Entendendo-se que os mesmos princpios predominam para as correntes de matria mental, embora as modalidades outras de sustentao e manifestao, somos induzidos a asseverar, por analogia, que existe capacidade de afinizao entre um Esprito e outro, quando a ao de plasmagem e projeo da matria mental na entidade comunicante for, mais ou menos, igual ao de receptividade e expresso na personalidade medinica (4. ) [1, p. 49] 85- O trecho grifado, como pode ser percebido do contexto em que est inserido, no tem qualquer razo de ser, pois o que fora escrito nos pargrafos anteriores no serviu de base analgica concluso emitida por Andr Luiz.

VI Circuito eltrico e circuito medinico RESISTNCIA (3 s) Igualmente no circuito medinico, a resistncia significa a dissipao de energia mental, destinada sustentao de base entre o Esprito comunicante e o mdium. (3. ) [1, p. 53] 86- Aqui, a falta de um artigo definido e a existncia de uma vrgula colocada erroneamente modificam completamente o sentido que deveria ter o pargrafo, que, reescrito corretamente, ficaria assim: Igualmente, no circuito medinico, a resistncia significa a dissipao da energia mental destinada sustentao de base entre o Esprito comunicante e o mdium. INDUTNCIA (2 s) (...) para que se impossibilite a formao de extra-correntes magnticas, capazes de operar desajustes e perturbaes fsicas, perispirticas e emocionais, de resultados imprevisveis para o mdium, quanto para a entidade em processo de comunicao. (2. ) [1, p. 54] 87- O correto, pelo contexto, seria correntes mentais extras.

CAPACITNCIA (6 s) Os elementos suscetveis de condensar essas possibilidades, no campo magntico da conjuno medinica, expressam-se (...) (5. ) [1, p. 55] 88- Melhor seria algo como campo de realizao, para se evitar confuses com a expresso campo magntico utilizada em Fsica.

VII Analogias de circuitos VELOCIDADE ELTRICA (4 s) Entretanto, devemos considerar que a velocidade dos eletres depende dos recursos imanentes da presso eltrica e da resistncia eltrica do elemento condutor (...) (4. ) [1, p. 56] 89- Andr Luiz deveria ter sido mais claro. O trecho em destaque deveria ter sido escrito algo como a velocidade dos eletres propriamente ditos bem menor, e depende dos recursos imanentes da presso eltrica (fora eletromotriz) e da resistncia eltrica do elemento condutor. CONTINUIDADE DE CORRENTES (4 s) Assim como se faz necessria uma corrente lquida, em circulao e massa constantes, imperioso se faam cargas de bilhes de eletres, por segundo, para que se mantenha a produo de correntes eltricas de valores contnuos. (4. ) [1, p. 57] 90- Faltaram algumas palavras no incio deste pargrafo. O correto seria algo como Assim como se faz necessria uma presso contnua sobre o montante de gua para que haja uma corrente lquida, em circulao e massa constantes, imperioso (...). EXPRESSES DE ANALOGIA (1 ) Aplicando os conceitos expendidos atrs, aos nossos estudos da mediunidade, recordemos a analogia existente entre os circuitos hidrulico, eltrico e medinico, nas seguintes expresses: a) Curso dgua fluxo eltrico corrente medinica. b)Presso hidrulica diferena de potencial eltrico, determinando harmonia sintonia psquica. (...) [1, p. 57] 91- No lugar de fluxo eltrico deveria ter aparecido corrente eltrica, pois fluxo eltrico outra coisa; 92- no mnimo esquisita a colocao de Andr Luiz de que as diferenas de potencial eltrico determinam harmonia.

VIII - Mediunidade e eletromagnetismo CORRENTE ELTRICA (9 s) 93- Os trs ltimos pargrafos desta seo fugiram ao seu tema, e, alm disso, h problemas no quinto e no ltimo. Vejamos: Nessa mesma condio entendemos a corrente mental, tambm corrente de natureza eltrica, embora menos pondervel na esfera fsica. (5. ) [1, p. 62] 94- Isto, alm de ir contra idia de correlao entre ondas mentais e corrente mental (vide comentrio 71), contradiz tambm o que fora dito poucas linhas antes no mesmo livro, a saber: Cabe considerar que as analogias de circuitos apresentadas aqui so confrontos portadores de justas limitaes (...) Recorremos s comparaes em foco apenas para lembrar aos nossos companheiros de estudo a imagem de correntes circulantes (...) [1, p. 59]. Alm do movimento de translao ou de saltos, em derredor do ncleo, os eletres caracterizam-se igualmente por determinado movimento de rotao sobre o seu prprio eixo, se podemos referir-nos desse modo s partculas que os exprimem, produzindo os efeitos conhecidos por spins. (9. ) [1, p. 62] 95- claramente perceptvel que a passagem se podemos referir-nos desse modo s partculas que os exprimem est completamente fora de contexto; 96- O chamado spin do eltron no um efeito, mas apenas uma quantidade fsica associada quela partcula. SPINS E DOMNIOS (4 s) Geralmente, nas camadas do sistema atmico, os chamados spins ou diminutos vrtices magnticos, revelando natureza positiva ou negativa, se compensam uns aos outros, mas no em determinados elementos, como seja o tomo de ferro, no qual existem quatro spins ou efeitos magnticos desajustados nas camadas perifricas (...) (1. ) [1, p. 63] 97- Sobre o primeiro grifo, no lcito considerar os spins dos eltrons como diminutos vrtices magnticos. Se quisermos estabelecer alguma correlao desse tipo, diramos que o spin do eltron uma quantidade caracterstica dele, que, por sua vez, poderia ser descrito, figuradamente, como um diminuto vrtice magntico; 98- Sobre o segundo grifo, vide comentrio 96. Alm disso, ali, deveria ter aparecido simplesmente eltrons. Esses domnios se expressam de maneira irregular ou desordenada, guardando, contudo, a tendncia de se alinharem, como, por exemplo, no mesmo tomo de ferro a que nos reportamos. (2. ) [1, p. 63]

99- A passagem grifada fora mal estruturada, pois no tem sentido frente ao que fora reportado antes. (...) mas sofrem obstruo oferecida pelas energias interatmicas, a funcionarem como recursos de atrito contra a mudana provvel da condio magntica que lhes caracterstica. (...) (3. ) [1, p. 63] 100- Andr Luiz no se expressou corretamente ao falar em recursos de atrito no trecho acima. Uma boa opo seria recursos de resistncia. CAMPO MAGNTICO ESSENCIAL (7 s) 101- Somente os 2 primeiros pargrafos desta seo dizem respeito ao seu ttulo. E h tambm problemas no penltimo pargrafo: Fcil reconhecer que, em todos os elementos atmicos nos quais os efeitos magnticos ou spins se revelam compensados, os domnios ou ms microscpicos se equilibram na constituio inter-atmica, com ndices de harmonia ou saturao adequados, pelos quais o campo magntico se mostra regular (...) (6. ) [1, p. 64] 102- No lugar do primeiro grifo deveria ter aparecido somente efeitos magnticos (vide comentrio 96); 103- O segundo trecho grifado deveria ser substitudo por algo como no surgem quando da reunio de um conjunto de tais elementos. FERROMAGNETISMO E MEDIUNIDADE (2 s) (...) Perceberemos nas mentes ajustadas aos imperativos da experincia humana, mesmo naquelas de sensibilidade medinica normal, criaturas em que os spins ou efeitos magnticos da atividade espiritual se evidenciam necessriamente harmonizados, presidindo a formao dos domnios ou ms diminutos do mundo ntimo em processo de integrao, atravs do qual o campo magntico se mostra entrosado s emoes comuns, ao passo que, nas organizaes mentais em que os spins ou efeitos magnticos do pensamento apaream descontrabalanados, as propriedades magnticas patenteiam teor avanado (...) Vemos, pois, que as mentes integralmente afinadas com a esfera fsica possuem campo magntico reduzido, ao passo que aquelas situadas em condies anmalas guardam consigo campo magntico mais vasto (...) (1. e 2. s) [1, pp. 65-66] 104- Sobre o primeiro e o quarto grifos, deveria ter aparecido somente efeitos magnticos (vide comentrio 102), e naturalmente entre aspas, por tratar-se apenas de uma analogia; 105- As outras passagens grifadas deveriam ter aparecido, igualmente, entre aspas, por tratar-se tambm de meras expresses analgicas.

DESCOMPENSAO VIBRATRIA (1 ) Sem obstculo, reconhecemos que a mediunidade ou capacidade de sintonia est em todas as criaturas, porque todas as criaturas so dotadas de campo magntico particular (...) [1, p. 66] 106- A expresso grifada deveria ter aparecido entre aspas (vide comentrio anterior).

IX - Crebro e energia 107- Durante todo este captulo, Andr Luiz utiliza-se de expresses como corrente no campo, resistncia do campo, campo shunt e circuito do campo. Devemos ter em vista, porm, que campo a no significa o mesmo que fora definido por Andr Luiz no cap. 3 [1, p. 39], mas que aparece de maneira figurada, sem sentido muito claro, ainda que as expresses referidas tenham significado definido e sejam comumente utilizadas nas subreas da Engenharia que tratam de geradores e motores. GERADOR DO CREBRO (5 s) Nessas provncias-fulcros da individualidade, circulam as correntes mentais constitudas base dos tomos de matria da mesma grandeza, qual ocorre na matria fsica, em que as correntes eltricas resultam dos tomos fsicos excitados, formando, em sua passagem, o consequente resduo magntico, (...) (5. ) [1, p. 70] 108- O trecho circulam as correntes mentais constitudas base dos tomos de matria da mesma grandeza, qual ocorre na matria fsica, em que as correntes eltricas resultam dos tomos fsicos excitados deveria ter sido escrito como circulam as correntes mentais constitudas de partculas da mesma natureza, qual ocorre na matria fsica, em que as correntes eltricas resultam do movimento de partculas eltricas. (...) pelo que depreendemos, sem dificuldade, a existncia do eletromagnetismo tanto nos sistemas interatmicos da matria fsica, como naqueles em que se evidencia a matria mental. (5. ) [1, p. 70] 109- O que foi dito anteriormente no permite diretamente esta concluso.

X - Fluxo mental PARTICULA ELTRICA (5 s) Por anotaes ligeiras, em torno da Microfsica, sabemos que toda partcula se desloca, gerando onda caracterstica naturalmente formada pelas vibraes do campo eltrico, relacionadas com o nmero atmico dos elementos. (1. ) [1, p. 72]

110- Este pargrafo, alm de mal escrito, contm vrias informaes erradas. Certamente o que Andr Luiz quis dizer foi o seguinte: Por anotaes ligeiras em torno da Microfsica, sabemos que toda partcula eltrica, quando se desloca aceleradamente, gera ondas eletromagnticas. Em conjugando os processos termoeltricos e o campo magntico, a Cincia pode medir com exatido a carga e a massa dos eltrons, demonstrando que a energia se difunde, atravs de movimento simultneo, em partculas infra-atmicas e pulsaes eletromagnticas correspondentes. (2. ) [1, p. 72] 111- O techo grifado ininteligvel. Informamo-nos, ainda, de que a circulao da corrente eltrica num condutor invariavelmente seguida do nascimento de calor, formao de um campo magntico ao redor do condutor, produo de luz e ao qumica. (3. ) [1, p. 72] 112- No h invariavelmente produo de luz e ao qumica quando da passagem de corrente eltrica em um condutor. Deve-se o aparecimento do calor s constantes colises dos eltrons livres, espontneamente impelidos a se moverem ao longo do condutor, associando a velocidade de transferncia ou deslocamento velocidade prpria, no que tange translao sobre si mesmos, o que determina a agitao dos tomos e das molculas, provocando aquecimento. (4. ) [1, p. 72] 113- Os trechos sublinhados so simplesmente absurdos. A constituio de um campo magntico, ao redor do condutor, induzida pelo movimento das correntes corpusculares a criarem foras ondulatrias de imanizao. A produo de luz decorre da corrente eltrica do condutor. E a ao qumica resulta de circulao da corrente eltrica, atravs de determinadas solues. (5. ) [1, p. 73] 114- Trecho tambm muito problemtico. Alm de apresentar terminologias obscuras ("correntes corpusculares", "foras ondulatrias de imanizao"), contm uma informao completamente absurda (a de que a produo de luz decorre de correntes eltricas em condutores) e uma passagem mal escrita (vide grifo). PARTCULA MENTAL (1 ) Em identidade de circunstncias, apesar da diversidade dos processos, toda partcula da corrente mental (...) se desloca, produzindo irradiaes eletromagnticas, cuja frequncia varia conforme os estados mentais do emissor (...) [1, p. 73] 115- O pargrafo deveria ter aparecido algo como: As correntes de partculas mentais deslocam-se quais ondas eletromagnticas, com uma frequncia associada variando conforme os estados mentais do emissor (...) (vide comentrio 94). O ttulo da seo, dessa forma, deveria ter sido algo como Corrente Mental.

CORRENTE MENTAL SUB-HUMANA (2 s) Em todas as criaturas sub-humanas, os agentes mentais, na forma de impulsos constantes, so, desse modo, empregados na manuteno de calor e magnetismo, radiao e atividade qumica nos processos vitais dos circuitos orgnicos (...) (2. ) [1, p. 73] 116- Ora, reduzir completamente a manuteno de calor e a atividade qumica dos processos vitais das criaturas sub-humanas a nebulosos agentes mentais tremendo exagero. FUNO DOS AGENTES MENTAIS (3 s) Por intermdio dos agentes mentais ou ondas eletromagnticas incessantes, temos (...) (1. ) [1, p. 74] 117- Os agentes mentais, segundo a seo anterior, seriam as correntes mentais, no ondas eletromagnticas! CAMPO DA AURA (3 s) (...) a alma encarnada ou desencarnada est envolvida na prpria aura ou tnica de foras eletromagnticas, em cuja tessitura circulam as irradiaes que lhe so peculiares. (1. ) [1, p. 76] 118- A expresso grifada, conforme outros trechos da obra, deveria ter aparecido como foras mentoeletromagnticas. E, desse modo, estende a prpria influncia que, feio do campo proposto por Einstein, diminui com a distncia do fulcro consciencial emissor, tornando-se cada vez menor, mas a espraiar-se no Universo infinito. (3. ) [1, p. 76] 119- Como j dissemos (comentrio 61), o que Andr Luiz chama de campo de Einstein na realidade no foi proposto pelo fsico alemo. Alm disso, conforme a prpria definio fornecida por Andr Luiz, campo estaria relacionado noo de espao de influncia, de modo que no faz sentido falar-se que o campo diminuiria com a distncia do fulcro emissor; o que diminui a intensidade da influncia, no o campo propriamente dito.

XI - Onda mental ONDA HERTZIANA (2 s) Examinando sumriamente as foras corpusculares de que se constituem todas as correntes atmicas do Plano Fsico, podemos compreender, sem dificuldade, no pensamento ou radiao mental, a substncia de todos os fenmenos do esprito, a expressar-se por ondas de mltiplas frequncias. [1, p. 77]

120- Passagem mal estruturada. O trecho grifado no diz nada com nada, de modo que nem mesmo poderia ajudar a compreender o pensamento ou radiao mental. PENSAMENTO E TELEVISO (12 s) Nos transmissores dessa espcie, imperioso conjugar a aparelhagem necessria captao, transformao, irradiao e recepo dos sons e das imagens de modo simultneo. (2. ) [1, p. 77] 121- Como pode ser notado, em lugar do trecho grifado deveria ter aparecido somente e irradiao.

XII - Reflexo condicionado USO DO DISCERNIMENTO (2 s) (...) de vez que se a vida fsica est cercada de correntes eletrnicas por todos os lados, a vida espiritual, da mesma sorte, jaz imersa em largo oceano de correntes mentais (...) (2. ) [1, p. 87] 122- No lugar de correntes eletrnicas, facilmente perceptvel que o autor intentou dizer ondas eletromagnticas.

XIII - Fenmeno hipntico indiscriminado Neste captulo da obra no encontramos problemas.

XIV - Reflexo condicionado especfico MECANISMO DO FENMENO HIPNTICO (9 s) (...) por favorecer a passividade dos ncleos receptivos do crebro, provocando, ao mesmo tempo, a ateno ou o circuito fechado no campo magntico do paciente (...) (3. ) [1, pp. 95-96] 123- Em lugar de campo magntico, para que no haja confuso com a expresso utilizada em Fsica, deveria ter aparecido algo como campo de integrao magntica, conforme incio da seo Conceito de Circuito Medinico do captulo VI da obra [1, p. 51].

XV - Cargas eltricas e cargas mentais EXPERINCIA VULGAR (4 s) Contudo, para gravar as linhas bsicas de nosso estudo, recordemos a propagao indeterminada dos eletres nas faixas da Natureza. (2. ) De semelhante propagao, qualquer pessoa pode retirar a prova evidente com vrios objetos como, por exemplo com a experincia clssica da caneta-tinteiro que, friccionada com um pano de l, nos deixa perceber que as bolhas de ar existentes entre as fibras do pano fornecem os eletres livres a elas agregados, eletres que se acumulam na caneta mencionada, por suas qualidades dieltricas ou isolantes. (3. ) [1, p. 100] Esta passagem tambm quase uma cpia de um trecho de O tomo, que diz: Da propagao geral dos eltrons qualquer um de ns poder convencer-se executando a pequena experincia pela qual o grego Tales, da cidade de Mileto, na sia Menor, descobriu a eletricidade, cerca de 600 anos A. C. Friccionando-se uma caneta-tinteiro com um pano de l, as bolhas de ar existentes entre as fibras do tecido cedem os eltrons livres a elas aderentes, e estes ltimos acumulam-se na canetatinteiro, por ser esta um dieltrico (vide [4]). Os problemas do pargrafo de Fritz Kahn e, consequentemente, daquele de Andr Luiz so os seguintes: 124- Propagao de eltrons definitivamente no uma boa expresso para caracterizarmos fenmenos como o referido, de eletrizao por atrito; 125- Em lugar de eletres livres a elas agregados, deveria ter aparecido eletres agregados s suas molculas; 126- Os eltrons no se acumulam na caneta-tinteiro pelas qualidades dieltricas dela, mas simplesmente porque, no caso particular do atrito de um pano de l com a caneta, o pano tem maior facilidade em doar eltrons do que em receber. Efetuada a operao, elementos leves, portadores de cargas eltricas positivas ou, mais exatamente, muito pobres de eletres, como sejam pequeninos fragmentos de papel, sero atraidos pela caneta, ento negativamente carregada. (4. ) [1, p. 100] Em O tomo lemos: Corpos leves e eletricamente com carga positiva, isto , pobres em eltrons, tais como cabelos, pequenas aparas de papel, etc., sero agora atrados pela caneta-tinteiro negativamente carregada (vide [4]). Fritz Kahn e Andr Luiz cometem o seguinte erro: 127- Pequeninos fragmentos de papel no so naturalmente muito pobres de eletres. O que acontece que os papeizinhos ficam polarizados eletricamente quando da aproximao de um objeto negativamente carregado, com a regio positivamente carregada mais prxima do objeto, naturalmente. Da, por serem leves, os pequeninos fragmentos de papel so atrados como um todo pelo objeto, que, no caso, uma

caneta-tinteiro. MQUINA ELETROSTTICA (3 s) Na mquina eletrosttica ou indutora, utilizada nas experincias primrias de eletricidade, a ao se verifica semelhante experincia da caneta-tinteiro. (1. ) [1, p. 101] 128- Andr Luiz fala em mquina eletrosttica ou indutora como se toda mquina eletrosttica fosse indutora e, pior, como se houvesse apenas um tipo de mquina indutora, o que um erro. Veremos, a seguir, que a mquina eletrosttica descrita uma mquina de influncia denominada, em homenagem a seu inventor, mquina de Wimshurst. O ttulo desta seo, inclusive, deveria ter sido este; 129- Andr Luiz deveria ter acrescentado que, nas mquinas eletrostticas indutoras, a ao se verifica semelhante experincia da caneta-tinteiro com os pequeninos fragmentos de papel, relacionada ao processo de eletrizao por induo, pois ele havia relatado tambm uma experincia da referida caneta com um pano de l, em que a eletrizao ocorria por atrito. Os discos de ebonite em atividade rotatria como que esfarelam as bolhas de ar, guardadas entre eles, comprimindo os eletres que a elas se encontram frouxamente aderidos. (2. ) [1, p. 101] Esta passagem , tambm, quase uma cpia de um trecho de O tomo, que diz: Os seus discos de ebonite em rotao esmagam como ms as bolhas de ar existentes entre eles, espremendo assim os eltrons frouxamente a elas aderentes (vide [4]). E o erro de Fritz Kahn e de Andr Luiz este: 130- A mquina eletrosttica que se utiliza de discos de ebonite em atividade rotatria a mquina de Wimshurst [10], e seu processo de funcionamento no tem nada parecido com um esfarelamento de bolhas de ar acarretando compresses de eltrons, o que nem mesmo faz sentido dizer, mas est baseado no fenmeno da induo eltrica [11]. Com o auxlio de escovas, esses eletres se encaminham s esferas metlicas, onde se aglomeram at que a carga se faa suficientemente elevada para que seja extrada em forma de centelha. (3. ) [1, p. 101] Mais uma passagem similar a O tomo, que diz, em continuidade ao trecho que transcrevemos antes do comentrio anterior, o seguinte: Por intermdio de escovas, esses eltrons so conduzidos a esferas metlicas onde se acumulam at que a carga seja suficientemente grande para poder-se extrair em forma de centelha (vide [4]). E o erro de Fritz Kahn e de Andr Luiz so estes: 131- As escovas da mquina de Wimshurst no tm funo coletora, mas neutralizadora. Os coletores de carga utilizados na mquina nem mesmo tocam nos

discos. Alis, o toque acidental das pontas dos coletores nos discos a principal causa de destruio deste tipo de mquina de influncia [11]; 132- Se os eltrons encaminhassem-se igualmente para ambas as esferas metlicas do faiscador, no haveria qualquer centelha entre elas! As centelhas, que caracterizam o processo de obteno do equilbrio eltrico, e no uma aludida extrao de carga, como dito por Andr Luiz, ocorrem justamente pela diferena de polaridade eltrica entre as esferas. NAS CAMADAS ATMOSFRICAS (6 s) Todavia, as gotas que vertem de cima, sem chegarem ao cho, por se evaporarem na viagem de retorno, so surpreendidas em caminho pelas correntes de ar aquecido em ascenso e, atritando os elementos nesse encontro, o ar quente, na subida, extrai das molculas dgua os eletres livres que a elas se encontram fracamente aderidos (...) (4. ) [1, p. 101] Em O tomo aparece: (...) A gota que cai sem atingir a terra, por evaporar-se no meio do caminho, encontra-se com correntes ascendentes de ar quente. Pelo atrito que a ocorre, so extrados das molculas de gua os eletres livres a elas aderentes (vide [4]). 133- Em ambos os livros deveria ter aparecido apenas eletres. Seria mais correto. Quando as correntes eletrnicas a agregadas tiverem atingido certo valor, assemelham-se as nuvens a mquinas indutoras, em que a tenso se eleva a milhes de volts, das quais os eltrons em massa, na forma de relmpagos, saltam para outras nuvens ou para a terra (...) (5. ) [1, p. 101] 134- Em lugar de correntes eletrnicas, claramente perceptvel, pelo contexto, que deveria ter aparecido algo como cargas eletrnicas. Em O tomo, o equvo foi outro. Fritz Kahn diz o seguinte: Quando a carga, ou seja, o nmero de eltrons, tiver atingido determinado valor, os eltrons saltam em forma de centelhas (relmpagos) para outras nuvens ou para a terra (vide [4]). O problema a que, em lugar de a carga, ou seja, o nmero de eltrons, deveria ter aparecido algo como a carga total, ou seja, o nmero de eltrons multiplicado por 1,6 x 10-19 C. Em identidade de circunstncias, quando o planeta terrestre se encontra na direo de exploses eletrnicas partidas do Sol, cargas imensas de eltrons perturbam o campo terrestre (...) (6. ) [1, p. 102] 135- A primeira passagem grifada no teve qualquer razo de ser; 136- O segundo trecho grifado deveria ter sido modificado para algo como direo de propagao de exploses partidas do Sol. interessante que, se Andr Luiz tivesse seguido Fritz Kahn, no teria incorrido

em erro no trecho que acima transcrevemos, pois em O tomo consta: Exploses semelhantes quelas das bombas atmicas rompem o invlucro do Sol e so por ns percebidas como manchas solares. Devido sua carga eltrica, os eltrons perturbam o campo magntico da Terra (...) (vide [4]). CORRENTES DE ELETRES MENTAIS (8 s) 137- Eletres Mentais deveria ter aparecido entre aspas neste ttulo, pois trata-se de uma analogia muito distante com a ideia de eltrons fsicos. Dentro de certa analogia, temos tambm as correntes de eletres mentais, por toda a parte, formando cargas que aderem ao campo magntico dos indivduos, ou que vagueiam, entre eles, maneira de campos eltricos que acabam atrados por aqueles que, excessivamente carregados, se lhes afeioem natureza. (1. ) [1, p. 102] 138- As duas primeiras expresses grifadas deveriam ter aparecido entre aspas, por tratar-se de meras analogias; 139- No faz qualquer sentido falar-se em campos eltricos sendo atrados. E para estampar, com mais segurana, a nossa necessidade de equilbrio, perante a vida, recordemos que maneira das correntes incessantes de fora, que sustentam a Natureza terrestre, tambm o pensamento circula ininterrupto, no campo magntico de cada Esprito (...) (6. ) [1, p. 103] 140- A primeira expresso grifada no de uso corrente na cincia terrestre, e a segunda deveria ter aparecido entre aspas. Correntes vivas fluem do ntimo de cada Inteligncia, a se lhe projetarem no halo energtico, estruturando-lhe a aura ou fotosfera psquica, base de cargas magnticas constantes, conforme a natureza que lhes peculiar, de certa forma semelhantes s correntes de fora que partem da massa planetria, compondo a atmosfera que a envolve. (8. ) [1, p. 103] 141- A primeira expresso grifada deveria ter aparecido entre aspas, e o segundo grifo destaca uma passagem onde Andr Luiz no foi claro. CORRENTES MENTAIS CONSTRUTIVAS (3 s) Quanto mais enobrecida a conscincia, mais se lhe configurar a riqueza de imaginao e poder mental, surgindo portanto mais complexo o cabedal de suas cargas magnticas ou correntes mentais (...) (2. ) [1, p. 104] 142- Vide primeira observao do comentrio anterior. CORRENTES MENTAIS DESTRUTIVAS (5 s) Os referidos estados de tenso, devidos a ncleos de fora na psicosfera pessoal, procedem, quase sempre, feio das nuvens pacficas repentinamente

transformadas pelas cargas anormais de eltrons livres em mquinas indutoras, atraindo os campos eltricos com que se fazem instrumentos da tempestade. (1. ) [1, p. 104] 143- A primeira expresso grifada (em mquinas indutoras) est fora de contexto e deveria ter sido substituda por algo como levados at elas, e a segunda, como j dissemos no comentrio 139, no tem qualquer sentido. (...) se as criaturas conscientes no se dispem distribuio natural das prprias cargas magnticas (...) (3. ) [1, p. 105] 144- Vide primeira observao do comentrio 141.

XVI- Fenmeno magntico da vida humana, XVII- Efeitos fsicos, XVIII- Efeitos intelectuais, XIX- Ideoplastia, XX- Psicometria, XXI- Desdobramento No encontramos problemas dignos de nota nestes captulos da obra.

XXII Mediunidade curativa MENTE E PSICOSSOMA (6 s) Compreendendo-se o envoltrio psicossomtico por templo da alma, estruturado em bilhes de clulas a se caracterizarem por atividade incessante, natural imaginemos cada centro de fora e cada rgo por departamentos de trabalho, interdependentes entre si, no obstante o carter autnomo atribuvel a cada um. (1. ) [1, p. 144] 145- Pode ser percebido pelo prprio contexto que em lugar da expresso grifada deveria ter aparecido algo como envoltrio fisiopsicossomtico.

XXIII Animismo MEDIUNIDADE E ANIMISMO (4 s) Alinhando apontamentos sobre a mediunidade, no ser licito esquecer algumas consideraes em torno do animismo ou conjunto dos fenmenos psquicos produzidos com a cooperao consciente ou inconsciente dos mdiuns em ao. (1. ) [1, p. 150] 146- A definio que Andr Luiz fornecera de animismo no condiz com seu emprego no contexto esprita. Tal conceito seria melhor definido por estado em que a prpria Inteligncia encarnada, consciente ou inconscientemente, a principal responsvel pelos fenmenos psquicos produzidos.

ANIMISMO E HIPNOSE (2 s) Nas ocorrncias vrias da alienao mental, encontramos fenmenos assim tipificados, reclamando larga dose de pacincia e carinho, porquanto as vtimas desses processos de fixao no podem ser categorizadas conta de mistificadores inconscientes, pois representam, de fato, os agentes desencarnados a elas jungidos por teias fludicas de significativa expresso, tal qual acontece ao sensitivo comum, mentalmente modificado, na hipnose de longo curso, em que demonstra a influncia do magnetizador. (2. ) [1, p. 153] 147- Em lugar do trecho grifado, perceptvel, pelo contexto, que deveria ter aparecido algo como: foram, de fato, quem dizem ser, permanecendo estacionadas neste quadro mental devido a.

XXIV- Obsesso, XXV- Orao, XXVI- Jesus e mediunidade No encontramos problemas nestes captulos da obra.

CONCLUSO Emmanuel, guia espiritual de Francisco C. Xavier, no fim de sua apresentao de Mecanismos da Mediunidade diz o seguinte:
Em nosso campo de ao, temos livros que consolam e restauram, medicam e alimentam, tanto quanto aqueles que propem e concluem, argumentam e esclarecem. Nesse critrio, surpreendemos aqui um livro que estuda. (...) [1, p. 16]

Infelizmente, no foi isso o que pudemos constatar. Malgrado os elucidativos captulos XII-XIV e XVI-XXVI da obra, Mecanismos da Mediunidade, notadamente em seus captulos I-V, VIII, X e XV, um livro que deturpa e desinforma.

REFERNCIAS [1] Mecanismos da Mediunidade, pelo Esprito Andr Luiz, psicografia de Francisco Cndido Xavier e Waldo Vieira. Rio de Janeiro: FEB, 1960. [2] A Fsica no Espiritismo, trabalho apresentado por rika de Carvalho Bastone no VIII Simpsio Brasileiro de Pensamento Esprita, ocorrido de 17 a 19.10.2003 em Santos-SP. Os simpsios brasileiros do pensamento esprita, eventos bienais, so organizados pelo Instituto Cultural Kardecista de Santos (ICKS).

[3] Sobre A Fsica no Espiritismo, artigo de nossa autoria enviado por e-mail em 31.05.2010 a alguns colegas e ao ICKS. Os interessados podem contatar-nos que disponibilizamos. [4] A Anti-Histria das Mensagens Co-Piadas, Luciano dos Anjos. Rio de Janeiro: Leymarie, 2a. ed., 2007. Pp. 169-175. [5] The Scientific Papers of James Clerk Maxwell, W. D. Niven (ed.). New York: Dover, 1965 (unabridged and unaltered republication of the work first published by Cambridge University Press in 1890). [6] A History of the Theories of Aether and Electricity vol. I, Edmund T. Whittaker. Dublin: Hodges, Figgis, & Co., 1910. [7] Plancks Original Papers in Quantum Physics, Hans Kangro (ed.). London: Taylor & Francis, 1972. [8] Concerning an Heuristic Point of View Toward the Emission and Transformation of Light (English version), Albert Einstein. A verso original deste artigo, em alemo, foi recebida pela revista Annalen der Physik em maro de 1905. [9] The Field Concepts of Faraday and Maxwell, A. K. T. Assis, J. E. A. Ribeiro, and A. Vannucci, pp. 31-38 de Trends in Physics Festschrift in homage to Prof. Jos Maria Filardo Bassalo, S. Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2009. [10] Mquinas Eletrostticas - http://www.coe.ufrj.br/~acmq/eletrostatica.html, Antonio Carlos M. de Queiroz. Acesso em 05/07/10. [11] A Mquina de Wimshurst - http://www.coe.ufrj.br/~acmq/wimport.html, Antonio Carlos M. de Queiroz. Acesso em 05/07/10.

Potrebbero piacerti anche