Sei sulla pagina 1di 8

AROMALANDIA LISTA DE INDICAÇÕES

A Terra dos Aromas

Tel: (31) 3271.1187 / 3271.0979 website: www.aromalandia.org e-mail: aromalandia@aromandia.org


End: Av. Afonso Pena, 748 / 1401 – Centro – Belo Horizonte – MG – CEP: 30130-002

Todos os nossos óleos essenciais são cuidadosamente selecionados e adquiridos dos melhores produtores e fazendas em todo o mundo. São
produtos 100% naturais de um alto padrão de qualidade, dentro de uma ética de produção onde praticamente todos são totalmente livres de pesticidas ou
fertilizantes químicos e sem qualquer adição extra de produtos químicos. Alguns possuem análise por cromatografia gasosa.

INDICAÇÕES E USOS
Nome do Produto Indicações terapêuticas e características gerais

ÓLEOS ESSENCIAIS AROMALANDIA


Abeto (siberiano, balsâmico, De agradável aroma que lembra florestas e natal. Possui efeito equilibrador das glândulas supra-renais e freiador de
prata, canadense e outros) hormônios de stress. Relaxante do sistema nervoso, anti-inflamatório, em insônia, agitação, dores musculares.
Absinto (wormseed) Anti-viral, elimina verrugas, anti-séptico, hormonal, narcótico do SNC. Uso local e inalação e não internamente.
Aipo sementes (salsão) Em artrite, gota e reumatismo. Potente descongestionante hepático e vesicular (hepatite, cirrose, ressaca), auxilia na
eliminação de ácido úrico, bom para pele envelhecida e distúrbios femininos (TPM, menopausa). Cheiro de tempero.
Acácia (mimosa) Um óleo de aroma parecido com o do jasmim. Sedativo, afrodisíaco e estimulante de mudanças internas.
Ajowan (tomilho indiano) Propriedades e aroma semelhantes do tomilho vermelho. É anti-séptico, anti-inflamatório, anti-acnéico e carminativo.
Alcarávia (caraway) Indicado em desordens digestivas, fígado, como carminativo, estrogênico, calmante e relaxante. Usos do endro.
Alecrim da horta QT1 canfenona Maior teor em cânfora. Útil em problemas de concentração, falta de memória, reumatismo, dores localizadas, seborréia e
(=cânfora) caspa, preguiça, lassidão, sonolência, tensão muscular. É considerado o óleo dos estudantes.
Alecrim da horta QT2 cineol Maior teor em cineol. Útil em problemas pulmonares e respiratórios, rinite, sinusite, bronquite pulmão cheio e
(=cineol) congestionado. Diminui o mau cheiro nos pés. O Brasileiro e o indiano possuem mais cineol.
Alecrim da horta QT3 verbenona Maior teor em verbenona. Útil especialmente em distúrbios hepáticos como fígado e vesícula congestionados e icterícia.
Auxilia também em problemas respiratórios como bronquite e em problemas de memória.
Alecrim da horta QT5 pineno Possui maior teor de pineno. Um bom óleo para noite, pois não estimula como os outros, mas sim relaxa. Nervos cansados,
dores musculares e inflamações. Age como solvente no tratamento de coágulos, varizes e trombos. O óleo brasileiro possui
também alto teor de verbenona, de usos similares aos do alecrim QT3 no tratamento de fígado.
Alecrim do campo (vassoura) É cicatrizante, útil em alergias de pele e psoríases e como fabuloso regenerador e hidratante da pele. Calmante suave.
Alecrim pimenta Possui alto teor de carvacrol, substitui e possui as mesmas indicações do orégano. Poderoso anti-tumoral, anti-infeccioso.
Alho (china) Utilizado pelas suas propriedades anti-bacterianas. O óleo de alho também é útil em problemas de colesterol alto,
problemas estomacais e respiratórios, pressão alta, tumores, hipertiroidismo e para dar sabor a alimentos (1-3 gotas).
Alutinosum Anti-séptico geral, anti-microbial, de ação anti-espasmódica conjugada. Estimulante do ânimo e vitalizante geral.
Âmbar fóssil Cheiro exótico, forte, resinóide obtido pela destilação destrutiva de âmbar fóssil europeu. Nota base p/ perfumes.
Ambreto (musk vegetal) Considerado afrodisíaco, usado p/ tratar dores de cabeça, ansiedade, depressão e como substituto do musk animal.
Amêndoas amargas Potente anti-inflamatório, empregado em dores articulares, artrite, fibromialgia, bursite, LER, tendinite, reumatismo, etc. É
um poderoso anti-infeccioso, fortalece o sistema imunológico e a auto-estima, possui propriedades parecidas com a canela.
Ammi visnaga (khella) Útil em ataques asmáticos e cólicas renais, menstruais e intestinais. Sedativo e anti-espasmódico fortíssimo. Em vitiligo.
Amyris (falso sândalo) Amadeirado, trabalha a auto-estima, hidrata a pele como cedro e sândalo. Tonificante vascular. Hemorróidas.
Alfa bisabolol (ext. da candeia) Excelente antiinflamatório útil em problemas como acne, artrite, gengivite, otite, furúnculos, etc. Obtido do OE de candeia.
Angélica raízes ou sementes Estimulante do apetite, do sistema imunológico, empregado em cistite, infecções reumáticas, distúrbios femininos como
infertilidade e problemas menstruais. Possui propriedades bactericidas e antifúngicas. É depurativo.
Anis estrelado (badiana) Carminativo, útil em problemas de obesidade, como calmante, digestivo, em cólicas intestinais, tosses, etc. É galactagogo,
por isso aumenta a formação de leite na mulher após o parto. Útil em cólicas e distúrbios menstruais. Facilita a aceitação.
Araçá folhas Potente anti-inflamatório, usado em acnes, furúnculos, abscessos. Para perfumaria também encontra usos.
Araucária Cheiro de pinheiro e casa de madeira (passado). Anti-séptico, de aroma anti-stress e relaxante, serve em dores musculares.
Arina Expectorante e anti-infeccioso das vias respiratórias. Útil em aerofagia, sinusite e catarros. Analgésico em dores.
Arnica mineira Um poderoso anti-inflamatório, utilizado em afecções da pele, acne, alergias, infecções, furúnculos e abcessos, dores
musculares e reumáticas, pancadas e fraturas. É um bom adstringente para peles oleosas e acnéicas.
Aroeira brasileira folhas ou frutos Anti-inflamatório da pele, regenerador e anti-séptico. Óleo muito indicado em tratamento de pele (acne, psoríases,
deramtites, etc), útil também em distúrbios vasculares (varizes, varicela, má circulação, entupimentos – ateromas).
Arruda Usado na cultura popular para purificação energética. Estimulante circulatório. Tóxico se usado internamente.
Artemijo (feverfew) Equilibrador hormonal (TPM, menopausa), má digestão, enjôos. Aroma herbáceo anti-stress.
Artemísia anual Equilibrador hormonal (TPM, menopausa), má digestão, enjôos. Aroma herbáceo anti-stress.
Artemísia branca (marroquina) Equilibrador hormonal (TPM, menopausa), anti-viral, narcótico, útil em verrrugas, imunoesttimulante. Uso somente externo.
Artemísia comum (moxa) Equilibrador hormonal (TPM, menopausa), má digestão, enjôos. Aroma herbáceo anti-stress.
Assa-fétida Exaustão nervosa. É muito empregado para dar mais sabor aos alimentos. Propriedades parecidas com o alho.
Bakuchi Hidratante da pele, regenerador, alergias, psoríases. Cheiro de terra molhada, considerado aterrador, p/ pessoas avoadas.
Bálsamo do Peru Anti-séptico de usos similares ao benjoim. De aroma achocolatado, ótimo paraperfumes. Trabalha a carrência.
Bálsamo de Tolu Possui aroma similar ao bálsamo do Peru, porém com nota de fundo de estoraque. Anti-séptico.
Bay, pimenta Possui propriedaes similares às do cravo da índia, útil em micoses, dores de dente, etc. Muito usado em perfumes.
Benjoim do Sião Possui ação anti-inflamatória, anti-séptica e sedativa. É um óleo levemente calmante de aroma abaunilhado. Muito indicado
em casos de stress, tensão, nervosismo e como afrodisíaco. É um bom fixador para perfumes (resina).
Bergamota China, Índia, Ivory Em distúrbios como obesidade, celulite, retenção hídrica, casos de stress, gripes e resfriados. Útil em problemas como o
Coast, Itália, herpes e em banhos para tratar infecções e inflamações na área genital. Regenerador da pele, ansiolítico.
Betel folhas (pimenta betel) Dores articulares e localizadas, tensão muscular e dores musculares, reumatismo, como estimulante do ãnimo.
Bétula amarela frutos Indicada na tratamento da pele, especialmente dermatites, eczemas, psoríases, acne e inflamações.
Bétula branca (alcatrão) Problemas de pele em geral (dermatites, eczema, psoríase), reumatismo, de ação anti-inflamatória e anti-séptica. Possui
(Couro da Rússia) aroma e gosto de fumaça (defumado). O OE retificado pode ser utilizado na alimentação (pastas, feijão, etc – 5-10 gotas).

Copyright Aromalandia 2005 – Todos os direitos reservados.


Bétula doce Analgésico local, empregado em dores musculares, artrite, reumatismo, pancadas e luxações. Possui propriedades anti-
inflamatórias e sedativas parecido com wintergreen. De aroma suave, doce e refrescante, que lembra gelol.
Breu branco Olíbano brasileiro, de ação anti-séptica e anti-inflamatória. Trabalha a introspecção e a meditação. Purificador energético.
Buddahwood (madeira de Buda) Regenerador da pele (com mesmo potencial da cabreuva), tônico das gônadas, usado em meditação e na auto-estima.
Buchinha do cerrado (Hyptis) Utilizado para dores musculares, pancadas, luxações. Aroma exótico de mato, misturado com notas geladas. Estimulante
do ânimo, expectorante, eficaz em problemas digestivos. Em shampoos, estimulante capilar.
Buchu folhas Anti-séptico, usado em infecções do sistema genito-urinário, como cistites, assim como inflamações da vesícula.
Cabreuva Problemas de pele como dermatites, escaras, peles secas, psoríase. Hidrata e devolve o brilho da pele. Estimulante das
gônadas, atua melhorando a frigidez e a impotência. Anti-inflamatório moderado, útil em bronquites, picadas de insetos.
Cade (alcatrão) Anti-fúngico poderoso usado em xampus contra caspa (1-2%). De cheiro típico de fumaça. Tóxico em altas doses.
Café torrado Um óleo estimulante e tônico. Para desânimo, frigidez e apatia. Lembra o cheiro de café recém feito.
Café verde Exatamente o cheiro de café verde (frutos) da roça. Bom para pele (hidratante), cheiro de mato verde, anti-stress.
Cajeput Um óleo expectorante e analgésico parecido com os óleos de eucaliptos ricos em eucaliptol.
Cálamo Estimulante nervoso em massagens, comprometimento dos nervos, reumatismo e artrite. Uso externo.
Calêndula CO2 TOTAL CO2 (oleoresina) de calêndula com altíssima concentração de princípios ativos antiinflamatórios para uso em cosméticos e
cremes para tratamento de pele, picadas, áreas inflamadas, com dores, queimadas, como cicatrizante, etc.
Camomila Alemã (azul) 7.92% Atua na descongestão hepática, auxilia na regeneração e formação de tecido celular novo na pele. É anti-micótico, anti-
inflamatório e anti-ulcerativo (úlcera-estomacal). Útil contra alergias e como imunoestimulante.
Camomila Alemã verde (indiana) Opção de óleo de camomila alemã com baixo teor de camazuleno, portanto mais barata. Menos potente em inflamações.
Camomila Marroquina Peles inflamadas, dores de cabeça, irritabilidade, problemas hormonais, usado em perfumaria.
Camomila Romana Excelente calmante, sedativo e antiinflamatório, útil em problemas como conjuntivites, dores reumáticas, nervosismo e
insônia. Desenvolve amor e o senso de perdão nas pessoas. No tratamento de depressão e síndrome do pânico.
Candeia (óleo de candeeiro) Mesmas propriedades do alfa-bisabolol, da qual ele é extraído. Inflamações, ferimentos, úlceras estomacais, escaras, etc.
Canela da China ou do Ceilão Estimula a circulação, é útil em problemas de medo e dificuldade de desapego. É sudorífero, possui poderosa ação anti-
(cascas), canela do Ceilão e microbial (bactérias, vírus, etc). É tido como afrodisíaco e estimulante digestivo. Muito eficaz no tratamento de inflamações
China folhas QT cinamaldeído (reumatismos, LER, artrites, dor musculares dos nervos, fibromialgias, ciática, etc). Não usar puro na pele pois queima.
Canela do Ceilão folhas QT Propriedades semelhantes às do cravo da índia. Antifúngico e anti-bacteriano, auxilia em micoses e unha encravada, mau
eugenol (var. de Madagascar) hálito, é um sudorífero moderado, para dores de dentes, tosse seca, aftas e como imunoestimulante.
Cânfora branca chinesa Estimulante da circulação, empregado no combate à celulite e varizes. Também auxilia em casos de pancadas, luxações.
QT cânfora/cineol Em problemas respiratórios, atua como descongestionante pulmonar e nasal. É refrescante. Hipertensor.
Cânfora branca refinada (Índia) Mesmos usos da cânfora branca chinesa, porém não possui eucaliptol no óleo. Altamente estimulante.
Cape may (arbusto de inverno) Poderoso analgésico geral em dores ,reumatismos, inflamações, corpo e músculos cansados. Revitalizante e revigorante.
Capim cidreira, capim limão, Gordura localizada, celulite (ativa a circulação), problemas digestivos (falta de apetite), seborréia e queda de cabelo, anti-
lemongrass, capim espartilho inflamatório em ciática, fibromialgia. Libera a raiva e emoções contidas. É vasodilatador e hipotensor, anti-micótico.
Capim gengibre Usado em infecções pulmonares, dores dentárias, afta e mau hálito. Analgésico muscular em dores.
Cardamomo Útil como carminativo e digestivo, no combate ao mau hálito (bochechos), em problema de náusea, cefaléia e dores de
cabeça, também como um reanimador em casos de desânimo e apatia. Em desordens respiratórias.
Carqueja amarga Indicados em problemas hepáticos e digestivos, possui propriedades anti-inflamatórias. Usado em perfumaria.
Cebola Possui usos similares aos do alho. Usado como tempero em alimentos.
Cedro do Atlas Equilibra a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, é antifúngico, empregado em distúrbios renais (cistite e nefrite),
da pele (psoríase, alergias, etc). Bom fixador de perfumes. Usado também em dores das articulações e tendões. É suave e
levemente calmante. Útil em casos de irritabilidade e insônia. Possui aroma amadeirado doce.
Cedro do Himalaia Um óleo de aroma semelhante e que possui as mesmas indicações que o cedro do Atlas. Possui aroma amadeirado doce.
Cedro maçã (tuia folhas) Anti-viral potente, age estimulando os linfócitos T CD4 a liberarem interferon que mobiliza o sistema imunológico no
combate a infecções e câncer. Indicado em doenças viróticas, HPV, verrugas, micoses, dores musculares e tensão nervosa,
possui efeito expectorante leve, estimulante hormonal (estrogênico). Possui cheiro de maçã. Tóxico se ingerido.
Cedro rosa Possui 1-2% de camazuleno e tem as mesmas indicações que o cedro da Virgínia, porém mais ativo dado ao azuleno.
Cedro da Virgínia e do Texas Regenerador da pele, hidratante, anti-inflamatório moderado. Um aroma seco e amadeirado, bom p/ perfumes.
Cenoura sementes Tratamento da pele (pele envelhecida, enrugada e desvitalizada), acne, dermatites e psoríase. Em problemas de retenção
hídrica, congestão hepática (regenerador), anemia, reumatismo, gota, artrite e distúrbios menstruais (TPM, menopausa),
hipotireoidismo, diabetes e insuficiência do pãncreas. Tem cheiro de raízes. No aterramento e autoconfiança.
Champaca Usos e aroma similar ao do jasmim. Afrodisíaco, útil em depressão, apatia, desãnimo.
Choya Loban Óleo obtido pela destilação destrutiva da resina de olíbano (Boswellia serrata). Possui exótico cheiro de resina e fumaça,
que lembra incenso queimado. Empregado como anti-fúngico, antiinflamatório, cicatrizante. Também em perfumaria.
Cipreste comum (cipreste Anti-inflamatório, secativo de pus, abscessos, furúnculos e acnes. É antifúngico (micoses), indicado também em cistos
europeu) sebáceos, hemorróidas, má circulação, varizes (dissolve coágulos), gengivite, melhora a concentração e facilita o
desapego, facilita a concentração no estudo, ajuda no medo da morte, combate o stress.
Cipreste lusitanica (cipreste de Possui todas as indicações do anterior com uma vantagem: apresenta certo teor de toratol e abietadieno, que potencializam
cerca) a ação anti-inflamatória e antibiótica do óleo. É mais forte e mais anti-séptico, como o tea tree.
Cisto (ládano destilado) Estimulante geral do corpo, do ãnimo, contra depressão, apatia. Imunoestimulante, aumenta a circulação, estimula as
funções digestivas especialmente do fígado, cardiotônico, anti-tumoral e anti-cancerígeno.
Citronela de Java Repelente de insetos (pernilongos), atuando também como um anti-bacteriano, anti-inflamatório e óleo refrescante.
Clementina De usos similares aos da madarina. Aroma muito alegre, doce, jovial, para deprimidos, indivíduos ríspidos, ansiosos.
Coentro sementes ou planta É carminativo, anti-flatulento, anti-espasmódico (estômago), em artrite, reumatismo, acne e estimulante geral. Perfumaria.
Colônia (alpinia/galangal) QT Anti-espasmódico e sedativo forte, indicado no controle de ataques asmáticos, cólicas menstruais, renais e intestinais.
cinamato metílico Usado em dores musculares, ciática e tensão do nervos e músculos. Relaxante e ansiolítico. Bom para perfumes.
Cominho sementes De poderosa ação anti-microbial (bactérias, vírus, protozoários, etc), em estados de debilidade física e nervosa, dores de
cabeça, prisão de ventre, flatulência, distúrbios digestivos, anti-oxidante, afrodisíaco, anti-inflamatório, útil no reumatismo.
Cominho negro sementes O cominho negro possui propriedades semelhantes ao cominho comum. Este óleo, extraído por prensagem a frio é de
(extraído por prensagem a frio) aroma mais suave, é empregado na alimentação (tempero), e tem uso também no tratamento do câncer de útero.
Conhaque verde Aroma tipo conhaque, usado em alimentos (1-5 gotas para dar sabor a doces, pavês, etc. Bom para perfumes.
Copaíba branca, roxa, mari mari, Para problemas de pele em geral como alergias e inflamações, em úlceras estomacais, gastrite, cabelos sem brilho,
angelim, vermelha manchas senis de pele, queimaduras, hemorróidas, problemas renais, etc. Como fixador de perfumes.
Costo raiz É indicado como estimulante imunológico, anti-viral e bactericida, carminativo e digestivo, e infecções em geral.
Cravo da Índia (botões) Um poderoso analgésico e anti-séptico, útil em dor de dente, aftas e tosse seca. Útil em micoses, unha encravada e como
(Madagascar, Sri Lanka, etc) estimulante imunológico. Age revigorando, estimulando e aumentando a energia pessoal.
Cravo da índia folhas Possui os mesmos usos do anterior. Anti-micótico forte, útil em unha preta, encravada, pano branco, etc.
Cravo do campo QT eugenol Planta do cerrado, com boa porcentagem de eugenol, podendo substituir em alguns usos o cravo da índia. É mais suave.

Copyright Aromalandia 2005 – Todos os direitos reservados.


Cravo do campo QT linalol Quimiotipo do cravo do campo com mais linalol. De ação regeneradorada pele e anti-fúngicas conjugadas.
Cubeba Anti-séptico pulmonar e em bronquite crônica. Em todos os tipos de problemas do sistema genito-urinário. É bactericida e
anti-viral, diurético e expectorante. Extremamente efetivo no tratamento de disenteria amebiana.
Cumaru Sedativo, analgésico e calmante. Aroma complementar para perfumes nobres. Útil em asma.
Curry folhas Tônico nervoso, reumatismo, artrite, estimulante e anti-microbial. Usado como tempero.
Cyperus (priprioca indiana) Indicado como tônico das gônadas, melhora a libido, estimula a liberação de testosterona (frigidez, impotência). Harmoniza
scariosus e rotundus distúrbios femininos como a Menopausa e TPM. Indicado também em anemia, problemas hepáticos, como gastroprotetor,
como regenerador da pele e hidratante. Cheiro de raízes, terra, para pessoas avoadas, desconectadas com o mundo.
Davana Para peles desidratadas, secas e rachadas. É anti-infeccioso, calmante suave, útil como estimulante do sistema endócrino
(distúrbios hormonais da mulher), imunológico e contra parasitas intestinais. Cheiro parecido com o de jenipapo ou jaca.
Elemi Cicatrizante, anti-séptico, como expectorante em problemas respiratórios (bronquite, tosses, etc), exaustão nervosa.
Endro sementes ou planta Relaxante e calmante suave, problemas digestivos (indigestão, carminativo), como anti-espasmódico e galactagogo.
Erigeron Indicado como artero-dilatador, solvente de trombos e colesterol nos vasos. Útil na prevenção do infarto e derrames, em
tromboses, flebites, aterosclerose. Hepatodescongestionante. Estimulante das gônadas (retardo da puberdade).
Eromenta Possui muita mentona. Estimulante geral, analgésico muscular útil em dores, bom expectorante, útil em sinusite.
Erva doce sementes ou planta Distúrbios menstruais (cólicas, TPM, menopausa), cólicas em geral, indigestão, anorexia, impaciência, nervosismo, peles
ressecadas, desidratadas, retenção hídrica e obesidade. Para quando a vida parece ser dura demais.
Espruce (canadense, negro, De agradável aroma que lembra florestas e natal. Possui efeito equilibrador das glândulas supra-renais e freiador de
prata) hormônios de stress. Relaxante do sistema nervoso, anti-inflamatório, em insônia, agitação, dores musculares.
Estragão folhas OE Possui alto teor de monoterpenos. Mesmas indicações do pinheiro siberiano.
Estoraque resinóide Aroma resinóide, quente, levemente abaunilhado. Usado como fixador. Possui ação anti-séptica.
Estragão (tarragon) Distúrbios menstruais, indigestão, flatulência, anti-helmíntico, tosses, anorexia e em stress nervoso. Cheiro herbáceo.
Eucalipto citriodora Empregado em todos os tipos de infecções pulmonares, tuberculose, pneumonia, etc. É um poderoso bactericida e anti-
séptico. Também é empregado em dores articulares e inflamações dos tendões. Não é expectorante.
Eucalipto dives QT piperitona Um bom analgésico muscular, através de massagens. Ajuda também no alívio de aftas e tosse seca.
Eucalipto dives QT cineol Usos semelhantes aos do eucalipto globulus, porém de potencial ainda mais forte como expectorante.
Eucalipto globulus, viminalis, Para problemas respiratórios como: congestão nasal, sinusite, asma e bronquite. Em dificuldades de expressão,
dunnii, urofila, saligna, cinérea, desconexão com o mundo, como moderado anti-séptico local, útil em problemas de mau cheiro nos pés.
smithii, camaldulense Também agem como analgésicos para dores musculares e reumáticas e como crioterápicos.
Eucalipto grandis Poderoso anti-infecioso, pois agrega timol (tomilho) ao cineol. Em inalações p/ infecções catarrais respiratórias.
Eucalipto polibractea QT criptona Óleo de forte atividade anti-viral, indicado em gripes, herpes, varicela e infecções pulmonares em geral.
Eucalipto radiata Um eucalipto mais suave e de aroma mais suave, usado em expectoração. Especial para crianças e pessoas alérgicas.
Eucalipto robusta Outra variedade de eucalipto de aroma mais suave e que possui principalmente pineno e cimeno. Especial para crianças e
pessoas com problemas alérgicos como a rinite e também em problemas como a asma. Levemente relaxante.
Eucalipto staigeriana Mesmos usos, composição e aroma do capim-cidreira. Anti-infeccioso do aparelho respiratório, anti-fúngico, indicado no
40% citral – 20% limoneno tratamento de micoses, como imunoestimulante e útil no combate à celulite através de massagens ou bandagens quentes.
Feno grego Atua aumentando o líquido sinovial nas articulações e melhorando a flexibilidade. Anti-inflamatório, problemas articulares.
Flouve Aroma perfumado, floral, bom para perfumes. Trabalha a auto-estima, estados depressivos.
Funcho amargo Semelhantes usos do funcho doce, porém contem maior teor de fenchona, por isso amarga.
Funcho doce sementes ou planta Como carminativo, estimulante da lactação, em problemas de obesidade principalmente por desarranjos hormonais e
problemas de retenção hídrica, pois é um diurético. Atua como digestivo, em cólicas intestinais, tosses e como um calmante
suave. Auxilia na digestão das coisas da vida, naqueles momentos em que ela parece ser difícil e dura.
Galangal Anti-séptico, bactericida, e problemas digestivos como carminativo, estomáquico e contra flatulência.
Galbano Analgésico, anti-inflamatório, em acnes, abscessos e feridas. Usos na perfumaria como fixador.
Gatária Atrativo dos gatos (gatos adoram este cheiro, afrodisíaco para eles). Aroma herbáceo anti-stress.
Gengibre (chinês/ brasileiro ou Para problemas de falta de apetite e anorexia, em casos de febre, dores musculares, como estimulante geral, digestivo e
cochin) carminativo. Atua também como sudorífero. É muito bom em problemas de dores reumáticas e artríticas.
Gengibre manga Peles secas, desidratadas e enrugadas. Lembra cheiro de terra, raízes, bom para pessoas avoadas.
Gerânios (egípcio, africano, etc) Em problemas de carência afetiva, medo, como anti-séptico, em casos de herpes, excesso de oleosidade da pele e cabelo,
problemas de depressão, falta de ânimo e entusiasmo. Para peles envelhecidas e desidratadas.
Grapefruit (rosa e branco) Empregado no tratamento de obesidade, celulite, retenção hídrica, problemas de falta de apetite, depressão, tristeza e
melancolia. Efeitos similares aos da laranja e da tangerina. O aroma dos dois grapefruits são diferentes.
Guaco (erva das cobras) De propriedades anti-inflamatórias, age bem em acnes, abcessos, garganta inflamada e infecções em geral.
Guiné Anti-inflamatório, supurativo de furúnculos e abcessos, usado na cultura popular para limpeza de energias negativas.
Guaviroba (gabiroba) Anti-inflamatório, usado em perfumaria, aroma exótico com suave nota de fundo de rum ou passas.
Gurjan (copaíba da Índia) De ação anti-inflamatória, em problemas de pele em geral (dermatites, eczemas, etc), como fixador de perfumes.
Henna (menhdi) Cheiro herbáceo, de folhas, obtido das flores. Usado em perfumaria.
Hinoki dourado e prateado Óleo relaxante e anti-stress. Em tensão, insônia, infecções e alergias (rinite) respiratórias e de pele.
Hissopo anis Possui as mesmas indicações do manjericão cheiro de anis.
Hissopos (inglês, russo, Distúrbios da pressão sanguínea, como anti-inflamatório, anti-séptico, em problemas articulares como reumatismo, é um
croaciano, francês, etc) tônico cardíaco e da circulação, em infecções como um todo. Têm cheiro de mato recém cortado. Útil como expectorante.
Hissopo decumbens Hissopo mais suave, sem a toxidade do hissopo comum. Usado como expectorante, em asma e usos do anterior.
Hortelã do campo ou vick Estimulante da circulação, contra celulite, de efeito refrescante e analgésico local. Empregado em manchas de pele e
congestão nasal e pulmonar. Possui as mesmas indicações que o hortelã-pimenta. Diferencia-se pelo seu odor, mais forte.
Hortelã limão É uma variedade de hortelã composta principalmente de linalol, um componente de ação regeneradora da pele e sedativo.
Auxilia em queimaduras de pele, insolação, em pós-barba e pós-depilatório. Um excelente relaxante.
Hortelã pimenta (menta) Útil em dores de cabeça, enxaquecas e em todos os tipos de enjôos, principalmente em viagens e gravidez. Estimulante
circulatório, útil em celulite e varizes, também em manchas de pele, analgésico. Atua clareando a mente. Anti-oxidante.
Hortelã verde (spearmint) Distúrbios digestivos (carminativo, má-digestão), enjôos, mau hálito, é relaxante e anti-stress o seu aroma.
Ho wood e ho leaf Possui alto teor de linalol e propriedades semelhantes ás do pau rosa. Sedativo e regenerador da pele.
Imbuia madeira (embuia) Mesmos usos do cedro da Virgínia. Aroma amadeirado, para auto-estima.
Jamrosa De usos, aroma e indicações semelhantes às da palmarosa. Para pele envelhecida e ressecada. Anti-inflamatório.
Jasmim real, estrela e sambac Em problemas de depressão, ansiedade, problemas menstruais, letargia, catarro e tosse, como equilibrante da hipófise e
como afrodisíaco. Facilita o relaxamento e a meditação. Facilita mudanças e a transformação pessoal.
Junípero folhas, Junípero Possui as mesmas propriedades do cipreste, atuando em problemas circulatórios como celulite, estrias e varizes. Auxilia em
yugoslávia (folhas e bagas) problemas respiratórios, hemorróidas, diminui o stress e é útil no medo da morte facilitando na hora da passagem
Junípero bagas (frutos) Em problemas das vias urinárias (cistite), reumatismo, acne, hemorróidas, contra ansiedade e stress. Em perfumaria.
Katrafay Fortificante e tônico geral usado em tradicionalmente na fitoterapia de Madagascar no reestabelecimento de mulheres que

Copyright Aromalandia 2005 – Todos os direitos reservados.


acabaram de dar à luz. Indicado em reumatismos e dores, como hipotensivo comprovado e revitalizante.
Kokila, sugandha (louro kokila) Possui usos similares aos do xantoxilum. No tratamento de pele (regenerador, anti-inflamatório, como ansiolítico.
Ládano (cisto) resinóide Muito usado na perfumaria como nota de fundo e fixador. Problemas de pele, bronquite, ulceras e tumores. Almiscarado.
Laranja pêra, da terra e valência Em obesidade, retenção hídrica, falta de alegria e entusiasmo pela vida, em casos de depressão, como um calmante suave
que estimula a alegria. Na área digestiva atua estimulando o apetite e diminuindo problemas como flatulência. Muito bom
em xampus para tratamento de caspa, seborréia e até queda de cabelo.
Laranja 5X e 10X Óleo deterpenizado de aroma concentradíssimo para uso em difusores. Não possui limoneno, ou muito pouco.
Lavanda búlgara, francesa, Um óleo que atua acalmando a agitação, útil em problemas de insônia e histerismo. Empregado em queimaduras, stress,
inglesa, russa, indiana, etc insolação, como citofilático e regenerador celular e para dar a sensação de liberdade e paz. Calmante.
Lavanda estoeca QT fenchona Uso similares aos da lavanda fina, foi empregada pelos antigos romanos em seus banhos.
Lavanda fina (alta altitude) Uma das melhores lavandas do mundo. É a que possui o aroma mais suave e mais agradável. Possui uma boa absorção
e lavanda selvagem pela pele, além de possuir todas as propriedades indicadas para a lavanda também é muito boa para o tratamento de dores
musculares, tensão, e inflamações de tendões e músculos. Muito relaxante.
Lavanda spike QT linalol e Possui dois quimiotipos.O quimiotipo cânfora é estimulante, expectorante e possui usos similares ao alecrim QT1. O QT
cânfora linalol possui aroma parecido com a lavanda angustifolia, de ação regeneradora da pele, levemente calmante.
Lavandim Anatólia Este tipo de lavandim possui um aroma mais rústico e é originário da região da Anatólia, Turquia. É usado em problemas
respiratório como asma, bronquite e peito congestionado. Possui alto teor de fenchona, cheiro seco, forte, fechado.
Lavandim grosso e abrialis Aroma parecido muto próximo da lavanda francesa, com menos linalol e mais gelado. Substitui a lavanda em alguns usos.
Ligústica folhas e raízes Desintoxicante, dores musculares, indigestão, reumatismo, anemia, retenção hídrica, flatulência, congestão hepática.
Limão siciliano e tahiti Antivirótico, anti-bacteriano, em infecções e resfriados. Usado em casos de obesidade, retenção hídrica, celulite e estrias.
(prensados) Também em acne, anemia, intoxicações, câncer, gastrite e problemas hepáticos (descongestionante). Excelente em
shampoos para o tratamento de seborréia, caspa e queda de cabelo. Colesterol alto e arteriosclerose.
Limão siciliano 5X Óleo deterpenizado de aroma concentradíssimo para uso em difusores. Não possui limoneno, ou muito pouco.
Limão tahiti da Pérsia destilado Óleo de limão mais suave, com uma nota de fundo que lembra pinho e lima doce, totalmente diferente do óleo prensado.
(lima mexicana) Possui características mais calmantes, ansiolíticas e efeito anti-séptico mais ativo.
Linaloeberry Psoríases, pele ressecada, coceiras, queimaduras e alergias. É hidratante da pele, reconstituinte celular e calmante suave
para ansiedade e insônia. Para peito congestionado, asma e rinite (alergias respiratórias).
Lírio do brejo Dores articulares (reumatismo, artrites, etc), distúrbios respiratórios, hepatodescongestionante. Purificador espiritual.
Litsea cubeba Este óleo possui dois quimiotipos, uma variedade com mais sabineno, útil em problemas circulatórios, varizes, flebites e de
QT citral e sabineno aroma herbáceo. O outro QT contém muito citral, de usos parecidos com o capim cidreira ou eucalipto staigeriana.
Líquen (resinóide) Cheiro de líquen de pinheiros. É um bom fixador de perfumes, além de ajudar na hidratação da pele.
Louro folhas Muito empregado em problemas pulmonares, digestivos, tosse, dores musculares, tonsilite, aftas e resfriados.
Louro (madeira) Cheiro amadeirado, seco, fixador de perfumes, cicatrizante, regenerador e hidratante para pele e cabelos. Tipo cedro.
Lótus Aroma relaxante, espiritual e meditativo. De poder anti-depressivo, interiorizante e anti-stress. Para perfumaria.
Macis ou mace Usos parecidos com o óleo de noz moscada. Obtido da polpa do fruto da noz moscada.
Macela do campo Calmante e ansiolítico, em insônia, inquietação e cansaço. Anti-espasmódico, em cólicas e como citofilático e cicatrizante.
Mandarina amarela, verde e Aroma da infância, alegre, juvenil. Para pessoas sem alegria pela vida, desestimuladas, depressivas e ansiosas. É diurético,
vermelha (mexirica carioca) usado no tratamento de celulite e obesidade, problemas digestivos e cólicas. Ótima opção para depressão.
Manjericão cabeludo (cânfora) Este tipo de manjericão é usado para descongestão e desinfecção das vias respiratórias, em problemas de garganta, dores
articulares, reumáticas e musculares. É refrescante e estimulante da circulação.
Manjericão cheiro de anis Possui certo teor de anetol que o faz ter um aroma típico de erva-doce, porém mais suave, agradável, um pouco herbáceo e
Anis verde (anetol/estragol) menos doce. Mesmos usos que o óleo de erva-doce e funcho. Estrogênico, digestivo, hepático, relaxante, contra-cólicas.
Manjericão exótico (estragol) Atua como estimulante do crescimento capilar, diminuindo também excessos de oleosidade do couro cabeludo. É
Manjericão de cheiro (estragol) estimulante do processo digestivo, bom anti-espasmódico em cólicas. É estomáquico e antidepressivo. Revitalizante.
Manjericão santo ou tulasi Bom para problemas digestivos em geral (náusea, gastrite, enjôos), problemas respiratórios (bronquite, catarros,
(estragol/cânfora) congestão), é antifúngico e anti-bacteriano, útil no tratamento da febre, dores de garganta, malária e disenteria.
Manjericão verde (linalol) São as variedades de manjericões mais aromáticas que existem. Possuem aroma relaxante, anti-stress e ansiolítico.
Manjericão italiano ou doce Possuem propriedades anti-fúngicas, analgésicas e regeneradoras da pele. Digestivos, na flatulência e má digestão.
Manjericão cravo (eugenol) Possui os mesmos usos e indicações do cravo da índia. Micoses, infecções, como estimulante geral do ãnimo.
Manjerona (argentina, francesa, Auxilia em cólicas menstruais, agitação, stress, ansiedade, irritabilidade e desgaste nervoso. Forte anti-infeccioso tal como
brasileira, etc) o tea tree. Hipotensiva, anafrodisíaca, para indivíduos tímidos e ansiosos, pois auxilia na verbalização e expressão.
Manuka Anti-séptico e antibiótico poderosíssimo, 10X mais potente que o tea tree segundo estudos científicos australianos.
Melissa (100% pura) Relaxante, ansiolítica, para insônia, tensão e stress. Vasodilatadora em problemas de pressão alta. Calmante.
Milefólio azul ou branco (yarrow) Anti-inflamatório, útil em varizes, acne, arteriosclerose, artrite reumatóide, como cicatrizante, em problemas femininos,
febre, hemorróidas e distúrbios estomacais.Imunoestimulante. Usado em problemas de pele como dermatites e psoríases.
Mirra da Índia (resinóide) Bom fixador de perfumes, no tratamento de problemas de pele como dermatites, psoríases, herpes simples, inflamações e
problemas de cicatrização. Útil em hipotireoidismo e colesterol alto. Usada também como cicatrizante da pele.
Mirra da Somália Um óleo de propriedades úteis no tratamento de doenças infecciosas (pneumonia, sífilis e até hanseníase já foi
empregada). Empregada em problemas como gengivite, faringite, úlceras estomacais, dores artríticas, hemorróidas,
distúrbios menstruais da mulher, tosse, e problemas de pele. Auxilia na meditação e introspecção. Interiorizante.
Mulleim (verbasco) Problemas circulatórios (varizes, má circulação), distúrbios digestivos, cheiro de mato, anti-stress.
Murta Qt cineol e linalol A murta possui dois quimiotipos, um com mais cineol, de ação expectorante e anti-infecciosa pulmonar, e outro com linalol
conjugado que possui boa ação anti-alérgica bem empregado em rinite, tosse alérgica, infecções pulmonares.
Murta limão Possui as mesmas propriedades que o óleo de verbena limão ou capim cidreira dado ao seu teor de citral.
Mostarda sementes I (destilado) Um potente estimulante circulatório, age bem em inalações (expectorante – sinusite e bronquite), problemas digestivos,
infecções, dores e inflamações musculares e articulares. Usar com cautela, extremamente forte. Tóxico.
Mostarda sementes II (prensado) Um óleo estimulante do apetite, de ação anti-microbial, em tosses e febre.O óleo de prensagem não irrita a pele.
Musgo de carvalho resinóide Muito parecido com o óleo de líquen. Cheiro parecido com uma mistura de coníferas com mar. Fixador, cicatrizante.
(oakmoss) Existe óleo de musgo verde e marrom. O marrom possui aroma mais seco, masculino e o verde aroma mais oceânico.
Nardo(jatamansi/espicanardo) Almiscarado, estimulante da libido e das gônadas (frigidez e impotencia).Rejuvenescedor da pele, calmante do SNC.
Néroli (flor de laranjeira) Um poderoso calmante, empregado em casos de fobia, síndrome do pânico, estados maníaco-depressivos, histerismo e
agitação, insônia, irritabilidade, ansiedade, TPM, etc. Desenvolve a alegria e o entusiasmo pela vida, útil em casos de
medo, choques emocionais e pensamentos do passado presos. Bom para a pele seca e envelhecida.
Niaouli QT cineol Anti-infeccioso, em catarros pulmonares, inflamações, aumenta os níveis de imunoglobulina, em hemorróidas e alergias.
Niaouli QT nerolidol (nerolina) Usos similares aos da cabreuva. Estimulante das gônadas, especialmente útil em TPM, menopausa, frigidez, impotência.
Noz moscada Em dores articulares, reumatismo, problemas digestivos e respiratórios, considerado levemente afrodisíaco, anti-oxidante e
oxigenador, em problemas renais, depressão e desânimo. Facilita a meditação e introspecção.
Olíbanos (índia, Omam, Somália, Atua no tratamento de pele envelhecida, em problemas pulmonares, tosse e catarro, como anti-séptico, facilitando a
sahara, deserto, etc) introspecção e meditação. Útil em depressão, ansiedade e no tratamento de câncer. Facilita nosso contato com nosso lado

Copyright Aromalandia 2005 – Todos os direitos reservados.


espiritual mais elevado. Imunoestimulante potente, útil em doenças que envolvam imunodeficiência.
Orégano espanhol QT timol Auxilia no controle de infecções e inflamações de qualquer tipo. Alternativa mais suave que o tomilho.
Orégano comum, selvagem, de Possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e anti-infecciosas, sendo útil para o tratamento de praticamente todos os
vaso, grego e europeu tipos de infecções. Têm ação anti-cancerígena, anti-oxidante, larvicida, lesmicida, estimulante digestivo, em inflamações e
(carvacrol acima de 60%) dores articulares e musculares, em problemas de acne, abscessos e furúnculos. Estimulante geral como o tomilho.
Orégano lavanda Aroma muito mais suave que o dos outros oréganos, é estimulante do sistema imunológico, auxilia no tratamento de pele,
(linalol/carvacrol) em casos de acne e peles envelhecidas. Anti-infeccioso tão bom quanto o anterior, bom para crianças e pessoas sensíveis.
Pachouli indiano, chinês e da Fortalece o idealismo e a auto-estima, assim como auxilia aqueles que têm dificuldade em tomar decisões e que não
Indonésia (variedades dark e acreditam em si mesmos. Tido também como um afrodisíaco (estimulante). É antifúngico e anti-micótico de uso geral
light) (frieiras). Poderoso cicatrizante, excelente em rachaduras de pé e feridas que não se cicatrizam, em hemorragias.
Palmarosa Bom como citofilático e rejuvenescedor da pele, para peles oleosas e problemas de acne, como estimulante da tireóide, em
(Índia e Brasil) casos também de obesidade e celulite. A palmarosa da índia possui mais geraniol (princípio ativo).
Paprika (oleoresina) Empregado na alimentação como tempero. Possui efeito estimulante da circulação local.
Pastinaga (cherivia) Desordens digestivas, flatulência e enjôos.
Pariparoba (capeva/capeba) Usado em desordens do fígado, vesícula e vias urinárias (medicina popular).
Pau rosa (bois de rose) Um excelente óleo empregado no tratamento do acne, rugas de pele, como analgésico local e no tratamento de
queimaduras. Ajuda a hidratar a pele e evitar seu envelhecimento precoce. Também empregado como calmante suave, em
estados de histeria e agitação. Também considerado útil no tratamento da depressão e insônia.
Pau santo (guaiacwood) É considerado um óleo relaxante, antidepressivo e de uso no tratamento de doenças de pele. Relaxante, um aroma que
lembra montanhas e a índia. Um óleo sagrado, exótico, que lembra cheiro de incensotibetano.
Petitgrain Útil em casos de stress, desgaste do sistema nervoso e depressão. Empregado também em problemas de pele como acne.
(folha de laranja amarga) Atua liberando sentimentos contidos e reprimidos. Ajuda em distúrbios gástricos e diarréia. Aroma anti-stress.
Petitgrains (lima doce, mexirica, Todos sedativos e calmantes, úteis também como anti-espasmódicos eficazes contra cólicas digestivas e intestinais.
limão capeta) Eficazes anti-depressivos, revitalizantes do ânimo, ansiolíticos e úteis em síndrome do pãnico
Pimenta da Jamaica De ação semelhante às do cravo da Índia. Anestésico local, imunoestimulante, anti-séptico e em dores musculares.
Pimenta malagueta (oleoresina) Fortemente ardido. Usado na alimentação ou como estimulante da circulação local. Alivia dores em uso local (1-2% gel).
Pimenta negra (do reino) Empregado em problemas do sistema respiratório, em dores musculares, das articulações, estimulante geral. Não arde pois
e pimenta branca é extraído por destilação e seus usos são parecidos com os do Eucalipto globulus como expectorante.
Pimenteira aromática Aroma suave, relaxante e anti-stress, meio cítrico. Usado em peles inflamadas,acnéicas e psoríases.
Pinheiro elioti, taeda e anão, Anti-inflamatório, secante, anti-infeccioso, em acne, dores musculares, ansiedade e stress. Possui efeito solvente eficaz em
ornamental problemas de vasos como varizes, trombose, etc. Dissolve cálculos renais e vesiculares.
Pinheiro negro (pinho) Em problemas respiratórios, como desinfetante e anti-séptico local. Cheiro tipo pinho sol.
Pinheiro silvestre Problemas de reumatismo, dores articulares, cistos sebáceos, problemas e alergias respiratórias. Estimula a liberação de
(pinheiro da floresta) cortisona pelas adrenais e reduz hormônios de stress. Anti-stress, diminui a ansiedade e relaxa. Cheiro de florestas.
Pinheiro branco Eficaz anti-infeccioso, rico em alfa-terpineol. Bom em infecções da garganta e pulmonares em especial.
Pitanga folhas Anti-inflamatório, acnes, furúnculos e abscessos. Garganta inflamada. Adstringente para peles oleosas e acnéicas.
Poejo (europeu, americano e Empregado em problemas digestivos em geral como má digestão, enjôos, náuseas e flatulência. Auxilia em dores
turco) articulares, problemas respiratórios em geral, como anti-espasmódico (cólicas), em estados de histeria, ansiedade e tensão.
Bom óleo para o tratamento de stress, lembra cheiro de mato e ervas. Usar com cautela internamente, tóxico em alta dose.
Priprioca (Índia ou Brasil) Veja em cyperus. Afrodisíaco, tõnico, revitalizante geral.
Ravensara aromática (cascas) Poderoso anti-viral, eficaz contra o influenza – vírus da gripe, herpes, hepatite, C, etc. útil em insônia e como desintoxicante.
Ravensara anisata (folhas) Possui anetol e estragol, de ação anti-espasmódica, estrogênica (TPM, menopausa), carminativo (em gases intestinais).
Ravintsara Variedade de canforeira rica em cineol. Usos similares aos do eucalipto glóbulus.
Rododendron Variedade de azaléia do Nepal usada em perfumaria. Relaxante, ansiolítica.
Rosa damascena 100% Considerado um excelente óleo para o tratamento da pele, pois é um poderoso regenerador e rejuvenescedor de tecidos,
também auxiliando tanto no tratamento de peles secas quanto oleosas, em acne, vermelhidão na face, etc. Em problemas
femininos (TPM, menopausa e distúrbios menstruais), como antibiótico e anti-cancerígeno.
Salsa sementes ou planta Dores articulares, reumatismo, celulite, distúrbios menstruais, problemas digestivos, deve ser evitado por grávidas.
Salvia dalmaciana (salveta) Óleo com tuiona, usoado externamente em fungos, verrugas viróticas, cabelos sem brilho, com fungos e em asma. Uso ext.
Sálvia esclaréia (esclareol 0.5%) Ajuda no crescimento capilar, em problemas como conjuntivite, estados de stress, tensão e desgaste do sistema nervoso
(Rússia, China, Bulgária, etc) (relaxante). Muito usado em problemas de catarro pulmonar e em problemas hormonais femininos (TPM, cólicas, etc).
Sálvia esclaréia (esclareol 3.26%) Um dos melhores e mais eficazes óleos indicados para o tratamento de desordens menstruais como TPM, menopausa,
desarranjos, cólicas, etc. Equilibra as taxas hormonais dos ovários. Indicado também para mulheres que não conseguem
engravidar e homens com distúrbios de próstata. Usos similares da anterior. A diferença está no teor de esclareol (ativo).
Sálvia triloba (salvia grega) Um excelente óleo para se utilizar no combate ao stress, desgaste do sistema nervoso, tensão e ansiedade. Também
encontra algumas indicações no tratamento de desordens menstruais, vaginismo e leucorreia. É bom para o sistema
respiratório (bronquite, tosses e catarros), cólicas estomacais e distúrbios digestivos. Puro cheiro de mato.
Sangue de Dragão Forte cicatrizante e anti-séptico local. Usado em rituais e cerimônias esotéricas de magia para proteção.
Sândalo australiano Agrega componentes anti-infecciosos, anti-inflamatórios e santalol como o sândalo indiano. Aroma mais suave.
Sândalo (Indiano, Tamil nadu, Relaxante do sistema nervoso, calmante e antidepressivo, reduz a compulsão. Muito útil em problemas de pele como acne,
Mysouri) ressecamento e envelhecimento precoce. Facilita a meditação e introspecção. Desenvolve a paciência e o altruísmo.
Saro Analgésico indicado em dores reumáticas, artrite, pancadas e luxações. Aroma anti-stress, ansiolítico.
Sassafrás brasileiro folhas Anti-inflamatório, estimulante da circulação local, reumatismos e dores musculares, infecções. Uso só externo.
Segurelha Potente bactericida, em várias desordes microbiais. Indigestão, flatulência, coceiras e acne nas costas.
Sempre viva (var. italicum) Anti-coagulante potente, indicado em tromboses, embolia, pele roxa e hematomas, coágulos.
Sumac (árvore fumaça) Possui indicações em problemas de má circulação e como expectorante. Estimulante geral, descongestionante digestivo.
Tabaco É anti-inflamatório local. Útil para melhorar a auto-estima principalmente de homens. Dificuldade em parar de fumar.
Tagetes (Cravo selvagem) Anti-infeccioso e anti-inflamatório. Usado no tratamento de calos e fungos de pele (micoses). Também em problemas
menstruais, mastite, furúnculos e abscessos, acne e infecções em geral. É anti-bacteriano e antivirótico.
Tana Fadiga, problemas estomacais e pulmonares, debilidade sexual masculina, ação cardiovascular, em problemas de próstata.
Tanaceto azul Anti-histamínico úil em ataques asmático, imunoestimulante, revitalizante geral, hepático, psoríases, dermatites, alergias.
Tangelo Possui as mesmas propriedades que a laranja e a tangerina. Aroma semelhante aos dois óleos. Estimula a alegria.
Tangerinas (híbrida, cravo, As tangerinas são aromas alegres, anti-depressivos e estimulantes. Agem equilibrando também estados de ansiedade e
murcot, satsuma e ponkã) medo. Internamente são digestivas, diuréticas, ajudam a tratar gastrite e prisão de ventre. Usos iguais aos da laranja.
Tea tree australiano ou brasileiro Antibiótico natural que pode ser empregado em todas as doenças fúngicas, bacterianas e viróticas, sejam de que origem
(3% cineol e 36-42% terpinen-4-ol) for. Cândida, inflamações, micoses, amidalite, problemas respiratórios, cistite, como imunoestimulante.
Tea tree chinês Possui 15% de eucaliptol e 30% de terpinen-4-ol. É uma qualidade de tea tree melhor para o sistema respiratório, em casos
(15% cineol e 30% terpinen-4-ol) de catarro, infecções e sinusite. Para garganta inflamada e tosse também é útil. Alternativa para o tea tree australiano.

Copyright Aromalandia 2005 – Todos os direitos reservados.


Tea tree lavanda (rosalina) Possui usos muito parecidos com os do pau rosa. Regenerador da pele, ansiolítico, sedativo, cicatrizante, imunotônico.
Tejpat QT p-cresol Anti-micótico e anti-infeccioso de largo expectro, em bicheiras e bernes mata ou expulsa. Piolho e verminoses.
Tomilho QT linalol ou serpolet Citofilático e anti-inflamatório da pele. Em acnes, peles inflamadas, baixa imunológica e ansiedade. Antibiótico eficaz.
Tomilho QT tuianol Poderoso anti-viral, útil em gripes, vaginite, cândida, clamídia, astenia e infecções de qualquer tipo.
Tomilho vermelho e branco (timol Antibiótico natural de efeitos similares aos do orégano. Age como estimulante do ânimo, em infecções pulmonares, cândida,
a mais de 50%) doenças fúngicas, acne, furúnculos, amidalite, abscessos, herpes, tuberculose, etc. O vermelho possui aroma mais forte.
Tuberosa Um óleo afrodisíaco, calmante, diminui ansiedade e tensão. Facilita o perdão e liberação de mágoas e sentimentos reprim.
Tuia folhas Reumatismo, gota, artrite, problemas pulmonares como bronquite e principalmente asma. Relaxante e anti-stress.
Tuia madeira Óleo de propriedades semelhantes às do cedro do atlas. Cheiro característico de madeira.
Tumerico rizoma ( açafrão) Problemas articulares, reumatismo, como digestivo, descongestionante do fígado, anti-oxidante e anti-inflamatório.
Verbena Congestão hepática, distúrbios digestivos, ansiedade, insônia, tensão nervosa, febrífugo, estomáquico e refrescante.
Valeriana Idêntico ao óleo de nardo. Considerado calmante, em insônias e tensão e como afrodisíaco.
Vetiver Indiano, Haiti, Brasileiro, Empregado em problemas de anemia, como anti-espasmódico, estimulante do sistema circulatório e sedativo do sistema
Java (destilado das raízes) nervoso. Na dificuldade em lidar com a parte material, para pessoas descentradas e dispersas. Afrodisíaco, est. gônadas.
Wintergreen (China, Índia, etc) Analgésico local de efeito similar à bétula doce. É empregado em dores reumáticas, luxuações, dores de cabeça, febre,
pancadas, etc. Possui aroma refrescante e suave que lembra gelol. Em inalações para pessoas tensas, inquietas.
Xantoxilum Regenerador da pele, em queimaduras, peles ressecadas e envelhecidas, é sedativo e calmante do sistema nervoso, útil
(freixo-espinhoso, zantoxilum) em rinite e alergias de pele, anti-espasmódico suave, anti-asmático. Tem sido pesquisado seu uso tratamento do câncer de
pele. Auxilia na lembrança do passado. Seu aroma lembra antigos templos ou bibliotecas, bom para regressão.
Ylang Ylang Estimulante do sistema imunológico, de propriedades sedativas, calmantes e úteis contra ansiedade e insônia. Auxilia no
extra e extra-superior tratamento da pele, em situações de acne (preventivo), é citofilático (pele envelhecida) e anti-rugas. É o óleo de aroma mais
intenso e perfumado e compõe-se da primeira fração da destilação do óleo das flores.
Ylang ylang I De ação muito parecida com o ylang ylang extra, porém de aroma menos intenso. Segunda fração da destilação.
Ylang ylang II Possui tanto os princípios do ylang ylang I quanto do dois, de maneira meio que dividida. Terceira fração da destilação.
Ylang ylang III Têm propriedades anti-inflamatórias, não possui a mesma ação relaxante e calmante do ylang ylang extra ou I. É usado no
tratamento do acne, cabelos e peles oleosas, e como hidratante da pele. Quarta fração da destilação.
Ylang ylang completo É composto de toda a destilação da planta. Possui todas as particularidades dos outros, sendo também considerado
(óleo de cananga e afrodisíaco e um aroma muito sensual. Indicado em problemas femininos (vaginismo, leucorréia), repressão sexual, frigidez,
ylang ylang verdadeiro) dificuldade na entrega, problemas de relacionamento com as pessoas. Existe o ylang ylang verdadeiro e o óleo de cananga,
ambos possuem as mesmas indicações, porém o verdadeiro possui ação e aroma mais intensos.
Zedoária (curcuma) De ação semelhante às do turmérico, porém com aroma mais perfumado. Descongestionante hepático.

HIDROSSÓIS
Alecrim do campo (vassoura) Excelente regenerador epitelial, para peles enrugadas, desidratadas, secas e envelhecidas. Na argila, cremes ou tônicos.
Arnica mineira Anti-inflamatório para peles acnéicas e em queimaduras e ferimentos inflamados. De ação anti-oxidante.
Arruda Anti-inflamatório, considerado purificador e clareador de energias através de banhos, borrifado ou passado na cabeça.
Artemísia comum De ação anti-fúngica, anti-séptica, anti-viral e adstringente da pele e do couro cabeludo.
Capim cidreira (lemongrass) Ativa a circulação capilar e da pele. Anti-fúngico, anti-celulite, vasodilatador, anti-oleosidade.
Capim gordura Hidratante para peles secas, regenerador epitelial em rugas e desidratação.
Cedro maçã De ação anti-fúngica, anti-séptica, anti-viral e adstringente da pele e do couro cabeludo.
Cipreste lusitânica Atua diminuindo a atividade excessiva das glândulas sebáceas, em peles oleosas, inflamadas, acnéicas.
Colônia (alpinia) Anti-séptico suave para pele, excelente como colônia hidratante e perfumada pós-banho.
Cravo da índia De ação anti-fúngica, útil em pós-depilatório e pós-barba como analgésico suave.
Gengibre Anti-inflamatório (garganta (gargarejo), pele), problemas digestivos (uso interno), leve estimulante da circulação local.
Gerânio rosa Regenerador da pele, hidratante, equilibrador das glândulas sebáceas. Levemente anti-séptico e anti-inflamatório.
Hortelã do campo (vick) Estimulante e ativador da circulação local. Refrescante e analgésico em pós-depilatório e pós-barba. Clareador da pele.
Lírio do brejo Purificador e anti-séptico dos poros. Tõnico para face, excelente como colônia hidratante e perfumada pós-banho.
Louro (folhas) Estimulante e tônico da pele e couro cabeludo. Rivigora e age como anti-oxidante.
Manjericão verde Anti-fúngico, útil em pós-depilatório e pós-barba como analgésico suave. Relaxante, hidratante para pele e regenerador.
Palmarosa Regenerador da pele, equilibrador das glândulas sebáceas, especialmente peles oleosas e acnéias (anti-inflamatório).
Petitgrain laranja amarga Age suavizando e relaxando as tensões na face, hidratando e regenerando peles envelhecidas e enrugadas.
Pitanga Um bom adstringente para peles excessivamente oleosas e acnéicas, de forte ação anti-inflamatória.
Rosa Regenerador e rejuvenescedor da pele, hidratante, equilibrador das glândulas sebáceas.Anti-séptico e anti-inflamatório.
Tagetes (cravo selvagem) Anti-fúngico e tônico para face, intensifica o brilho e a vitalidade da pele.

ATTARES
Ambar attar Destilação da resina de âmbar e condensação do aroma em óleo de gergelim. Nota de fundo forte para perfumes.
Jasmim attar Obtido da infusão das flores de jasmim em óleo de gergelim. Opção para o óleo puro e caro de jasmim.
Kewra attar (G-I) Destilação das flores de Pandanus odoratissimus condensado em óleo de gergelim. Aroma relaxante, est. auto-confiança.
Lótus attar Obtido da destilação da flor de lótus, aroma introspectivo, suave, relaxante, ansiolítico, purificador e espiritual (meditativo).
Mitti attar (óleo essencial da terra) Obtido da destilação de argilas aromáticas. Anti-stress, estimulante da auto-confiança. Como regenerador da pele.
Rosa attar Obtido da destilação das pétalas de rosa. Possui as propriedades (um pouco menos acentuadas) do óleo de rosas.
Ruh genda (G-I) Obtido da destilação do tagetes (cravo de defunto) condensado em óleo de gergelim. Utilizado em perfumaria, relaxante.
Shamama attar Obtido de uma complexa mistura de agarwood, sândalo, açafrão e ervas, madeiras e flores aromáticas. Nota de fundo.
Sugandh bala attar Da destilação das raízes de valeriana e e condensação do aroma em óleo de gergelim. Auto-confiança e nota de fundo.
Sugandh mantri attar Destilação das flores de Pavonia odorata condensado em óleo de gergelim. Aroma relaxante, est. auto-confiança.
Tuberosa attar Obtido da infusão das flores de tuberosa em óleo de gergelim. Trabalha o perdão, é calmante suave e relaxante.
Zafi attar Destilação do cravo (Tagetes minuta) e ervas aromáticas e condensação do aroma em óleo de gergelim. Nota de fundo.

BLENDS (misturas)

Lavanda Strong Blend Óleo retificado, com alta concentração da parte aromática da lavanda. Para uso em difusores.
Melissa Blend Substituição mais acessível ao caro óleo puro. Conjugado com citronela, palmarosa e capim cidreira.
Neroli Blend Substituição mais barata que conjuga neroli de flor de mandarina, folha de laranja da terra e outros óleos e componentes.
Pitanga Blend Agradável aroma de pitanga que conjuga óleo de pitanga e folha de sassafrás selvagem.

Copyright Aromalandia 2005 – Todos os direitos reservados.


Rosa indiana Blend Conjugação de óleos de palmarosa, rosa e gerânio com compostos como geraniol e acetato geranílico da palmarosa
Sândalo Blend Conjugação de sândalo indiano, australiano, cedro, amyris e pau santo. Alternativa mais barata ao caro sândalo puro.
Verbena limão Blend Associação de lavanda, capim cidreira, verbena e citronela como substitutos ao caro óleo de verbena limão pura.
Vetiveli Blend Associação de pachouli com vetiver brasileiro EXTRA. Usos do pachouli e vetiver.

OLEORESINAS
Aipo Estomáquico, descongestioante do fígado e da vesícula, 1- 3 gotas 3 X ao dia diariamente.
Alcaçus Levemente laxante, alivia cólicas e espasmos, 1- 3 gotas 3 X ao dia diariamente.
Alecrim Anti-oxidante, descongestionante e regenerador do fígado, digestivo. 1- 3 gotas 3 X ao dia diariamente.
Amyris Possui aroma amadeirado, uma boa nota de fundo e fixadora para perfumes. É cicatrizante e regenerador da pele (1%).
Bakuchi Na regeneração e hidratação da pele. Indicado no auxílio do tratamento da psoríase e dermatites, 1-2% gel ou creme.
Cardamomo Digestivo, anti-putrefativo (1-3 gotas com água). Utilizado também como tempero 1-2 gotas e/ou na perfumaria.
Cedro do Himalaia Possui aroma amadeirado, uma boa nota de fundo e fixadora para perfumes. É cicatrizante e regenerador da pele (1%).
Centella asiática Ativa a circulação melhorando a oxigenação dos tecidos. Utilizar a 1-2% em gel ou creme.
Coentro Anti-oxidante, descongestionante e regenerador do fígado, digestivo. 1- 3 gotas 3 X ao dia diariamente.
Feno grego Anti-inflamatório, melhora a lubrificação das articulações, digestivo. Utilizado também como tempero.
Feno grego 50% (dil. álcool cereais) Anti-inflamatório, melhora a lubrificação das articulações, digestivo. 1-3 gotas 3 X ao dia em 3 dedos de água num copo.
Gengibre Anti-inflamatório, digestivo, anti-putrefativo (1-2 gotas em 3 dedos de água no copo). Utilizado como tempero (1-3 gotas).
Harshingar Óleo empregado como fixador, de aroma forte (alguns associam com o cheiro de mel) e nota de fundo em perfumes.
Neem No tratamento de problemas de pele, como anti-séptico, anti-fúngico e anti-inflamatório. Diluir em óleo vegetal ou gel (1%).
Paprika Utilizado como tempero. Dá um sabor especial de pimentão ao arroz e alimentos. Pode usar no azeite. (1-6 gotas ou mais.)
Pimenta malagueta Utilizado como tempero. 1 única gota na comida é extremamente forte. Pode diluir previamente no azeite de oliva.
Tamarindo Suave laxante e digestivo. Em problemas de prisão de ventre. 3-6 gotas num copo com água (ou água e mel) diariamente.
Tomilho vermelho Anti-oxidante, anti-putrefativo, anti-tumoral. 3 gotas 3 X ao dia com água. Pode ser usado como tempero.
Turmérico Anti-inflamatório, melhora a lubrificação das articulações, digestivo. 1-3 gotas 3 X ao dia em 3 dedos de água num copo.
Valeriana Calmante, ansiolítico, em insônia, tensão e agitação. 1-3 gotas 1-3 X ao dia em 3 dedos de água num copo.

ÓLEOS VEGETAIS

Abóbora Possui propriedades medicinais úteis no tratamento da próstata (hiperplasia). Cerca de 1 colher de cafezinho por dia.
Amêndoas doces ou amargas Hidratante da pele, auxilia na prevenção de estrias. (20% a 100% em óleos carreadores mais baratos).
Andiroba Age como anti-inflamatório e hidratante da pele, em escaras, psoríases, coceiras, e também como repelente de pernilongos.
Avelã Hidratante da pele, útil na prevenção de estrias, como substituto ao óleo de amêndoas.
Babaçu Um dos melhores óleos para massagem, fino e de rápida absorção. Age também como estimulante imunológico.
Buriti Utilizado na hidratação da pele e como protetor solar junto a outros óleos vegetais (6-20%).
Castanha do Pará Hidratante da pele, auxilia na prevenção de estrias. (20% a 100% em óleos carr. baratos). Substitui o óleo de amêndoas.
Côco Óleo fino para massagem, imunoestimulante, anti-viral, de usos similares ao babaçu.
Cupuaçu manteiga Potente hidratante da pele, utilizado em cremes para pele e cabelo em 3-20%.
Gergelim Hidratante da pele, auxilia na prevenção de estrias. (20% a 100% em óleos carreadores mais baratos). Possui muita vit. E.
Germe de trigo Hidratante da pele, auxilia na prevenção de estrias. (10% a 100% em óleos carreadores mais baratos). Possui muita vit. E.
Linhaça Anti-inflamatório, útil em artrites, artroses, dores musculares, ciática, dermatites, psoríases, TPM, menopausa, colesterol.
Mamona Potente hidratante da pele, para uso conjugadao a outros óleos (6-20%) ou em cremes (3-10%). Dores musculares.
Maracujá sementes Hidratante da pele e dos cabelos. Usado em cremes de cabelo e corpo de 2-5%.
Neem Utilizado em dermatites, micoses e fungos de pele, psoríases, problemas de pele, puro ou em diluições de 6-50%.
Palma (azeite dendê extra O dendê é uma opção muito boa de óleo vegetal para alimentação. Tem excelentes propriedades anti-oxidantes, devido ao
virgem) seu alto teor de carotenóides e vitamina E, que age protegendo as células do corpo contra o câncer e diminui os riscos de
doenças cardíacas, trombose e a arteriosclerose. O dendê ajuda também a aumentar no sangue os níveis do HDL
(colesterol bom), diminuindo por outro lado o LDL (mau colesterol).
Perila Possui propriedades regeneradoras e hidratantes da pele. Empregado e problemas alérgicos, queimaduras e dermatites.
Rosa mosqueta Mesmos empregos da linhaça. Ambos também são indicados na regeneração da pele, em quelóides e peles rachadas.
Salmão 17% ômega 3 Rica fonte de ômega 3 (EPA E DHA), que possui inigualáveis propriedades terapêuticas. Auxiliar como coadjuvante no
tratamento da depressão, distúrbio bipolar, síndrome do pânico, problemas da retina, hiperatividade em crianças, vícios,
alcoolismo, impulsos agressivos, constante mau humor e stress.
Uva sementes Possui alto teor de vit. E e anti-oxidantes. Age regenerando e tratando da pele. Usar puro ou diluído de 6-50% em óleos.

MISTURA DE ÓLEOS VEGETAIS

Babaçu/linhaça Babaçu e linhaça refinados. Anti-inflamatório, excelente veículo penetrativo paramassagem, imunoestimulante.
Babaçu/linhaça/mamona Babaçu, linhaça, mamona. Anti-inflamatório, anti-prostaglandinas E2, para dores, artrite, tensão muscular, massagem.
Hidratantes Amêndoas, gergelim, mamona, castanha pará, cupuaçu. Forte hidratante da pele. Anti-estrias. Pode ser conjugado.
Hormenum MAX Linhaça, prímula, salvia esclareia, erva-doce, cabreuva, camomila romana. Para menopausa, TPM, etc.
Massage Babaçu, gergelim, mamona. Óleo especial para massagem dada a sua média penetração pela pele em massagens.
Óleos Vitaminados Abacate, germe de trigo, gergelim, oliva, linhaça extra-virgens, uva, vit. E, A e minerais. Anti-oxidante, regenerador da pele.
Testosteron MAX Abóbora, abacate, prímula e OE de cabreuva, vetiver, etc. Inibe a síntese de DHT no fígado, no tratamento de hiperplasia
prostática, falta de testosterona, impotência e frigidez masculina e feminina. Em queda de cabelo causada pelo DHT.

* Bibliografia consultada: Guia de óleos essenciais de todo o mundo (em breve publicação) - Prof. Fábián László

Obs.: As porcetagens % demarcadas ao lado dos óleos essenciais referem-se ao teor em seus princípios ativos haja visto existirem quimiotipos diferentes
com altas variações destes compostos. A abreviação QT refere-se à palavra quimiotipo; LFC = Livre de furanocumarinas. Óleos essenciais com
variedades de mais de uma origem como a erva-doce húngara, egípcia e indiana, se diferenciam pela qualidade do aroma e/ou teor de princípios ativos,
mas possuem mesmos usos. Quando com usos distintos, são distinguidas pelo quimiotipo (QT).

Copyright Aromalandia 2005 – Todos os direitos reservados.


NOTA: As indicações acima referem-se a óleos essenciais naturais e não essências sintéticas, hoje em grande volume no mercado. O uso de essências
no lugar de óleos essenciais naturais para o tratamento de desordens pode além de não dar os resultados esperados, ocasionar sérios problemas de
saúde, portanto não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações acima. Em caso de dúvidas consulte-nos por telefone ou e-mail.

O QUE SÃO?

Óleos essenciais: São substâncias aromáticas extremamente voláteis, obtidas na sua grande maioria por destilação. Quimicamente são altamente ativos
e possuem usos muito variados, indo desde a parte medicinal, aromaterapia, perfumaria, cosmética, flavorizante e usos industriais.
Oleoresinas: Extrações feitas com solvente e compostas de óleo essencial, pigmentos, resinas e outros princípios ativos da planta. São utilizados
internamente, como flavorizante para dar sabor a alimentos e na aromafitoterapia – substituem o uso da planta, pois são extratos altamente ativos. O
produto food grade sofre uma purificação especial onde o teor de solvente fica a menos de 20.000 ppm, devido ao seu direcionamento para uso medicinal
e alimentar.
Hidrossóis: Conhecidos também como hidrolatos ou águas florais. São obtidas da condensação do vapor d’água a partir da destilação dos óleos
essenciais. A água condensada possui uma certa porcentagem de óleo essencial que lhe fornece um aroma e propriedades especiais. Muito utilizados no
preparo de tônicos para pele, cremes, argilas medicinais, shampoos, sabonetes líquidos, sorvetes e sucos, entre outros usos.
Attares: Tradicional método de destilação indiana de flores e plantas aromáticas em conjunto com óleo de sândalo, para uso em perfumaria e
aromaterapia). Alguns attars usam óleo de gergelim refinado como alternativa para um produto mais barato e acessível que o atualmente caro óleo de
sândalo.
Óleos vegetais: Obtidos por prensagem a frio ou quente de sementes e castanhas. Diferenciam-se dos óleos essenciais por não serem voláteis e
possuírem alto teor de ácidos graxos (gorduras) em sua constituição. Recebem normalmente o nome de óleos carreadores pois são muito empregados
como veículos de óleos essenciais e deslizantes para as mãos na massagem. Podem ter também finalidades medicinais e uso dentro alimentar.
Blends: Blends são misturas de óleos essenciais com outros ou com alguns de seus componentes naturais com a tentativa de criar alternativas mais
baratas.

Cuidados com óleos essenciais


* Evite passar puros os seguintes óleos, pois podem causar queimaduras ou ardência: Capim limão, citronela, canela cascas, mostarda I, arruda,
tomilho vermelho, tagetes, cominho comum, oréganos (menos o lavanda), cravo da índia e palmarosa.
* Não use internamente óleos essenciais sem a devida orientação de um aromaterapeuta especializado.
* Podem ser tóxicos os seguintes óleos se empregados via oral e mesmo em massagem ou inalações evite em grávidas: salsa (planta e
sementes), cálamo, cassia folhas, bétula doce, wintergreen, poejos, manjericão exótico e de cheiro, mostarda I, arruda, tuia folhas (cedro maçã).
* Os seguintes óleos podem ocasionar manchas de pele se após seu uso tomar-se sol: Grapefruit, bergamota, limão, laranja da terra, lima,
cominho comum, arruda, ammi visnaga.
* Mantenha longe de criança vidros contendo óleos essenciais.
* Em caso de alergias, irritação ou efeitos colaterais suspenda qualquer uso que esteja sendo feito. Use lavanda a 2% em gel ou água em
eritemas.
* Seguindo esta normas de segurança você se garante de não ter problemas ou intoxicações com o uso de óleos essenciais podendo assim
usufruir de tudo o que a natureza têm a nos oferecer de melhor e sem riscos.
* Internamente não se utilizam os óleos de boldo do Chile, arruda, sassafrás, absinto, sálvia, poejo, wintergreen, tuia folhas, pois podem ser tóxicos.
Externamente não há problemas, desde que diluídos. Muitos óleos essenciais podem ser ingeridos, mas sob orientação de um profissional qualificado.
Não faça jamais este tipo de uso se você não tem este tipo de conhecimento.

Formas de uso

Aromatizador: colocar 6 a 15 gotas de óleo essencial com água.


Massagem: para cada 100ml de óleo carreador 50-60 gotas de óleo essencial (2-3%).
Banheira e escalda-pés: Dilua de 6-12 gotas de OE num copo com água e shampoo, misture e ponha na banheira. No escalda-pés use de 3-6 gotas na
água.

Copyright Aromalandia 2005 – Todos os direitos reservados.

Potrebbero piacerti anche