Sei sulla pagina 1di 34

Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.

com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Tróniquices
Como acender um LED?
24 Outubro 2007 at 03:28 (Tutorial) (básico, electrónica, led)

No meu artigo de há uns dias, entitulado Lei de Ohm, discuti uma aplicação simples da mesma, que era
acender um LED (do inglês Light Emitting Diode, que quer dizer Díodo Emissor de Luz). No entanto,
dado o contexto, omiti alguns detalhes, e venho agora contar-te a história (quase) toda.

Então como é que se acende um LED? Bom, para começar precisamos de 1 LED, 2 pilhas de 1.5 V
ligadas em série e uma resistência cujo valor calcularemos mais tarde usando a mesma fórmula baseada na
Lei de Ohm do artigo anterior. O LED é polarizado, isto é, as suas perninhas são electricamente diferentes
e a forma como se liga ao circuito importa; há uma forma correcta de o ligar e trocar uma perna pela outra
não é válido. Uma das perninhas chama-se ánodo e liga-se ao lado positivo das pilhas. A outra chama-se
cátodo e liga-se ao lado negativo. A forma de se identificar o ánodo e o cátodo de um LED é através de 1
de 2 marcas: o cátodo tem a perninha mais curta e, em alguns LEDs como os redondos, também tem um
corte na aba.

Esta forma de identificar as pernitas do LED funciona bem se tivermos um LED novo ou redondo. Se
tivermos por exemplo um LED quadrado cujas perninhas já foram cortadas então não temos nenhuma
pista, e neste caso vamos ter que experimentar ligar o LED das 2 formas ou usar um multímetro que tenha
um teste de díodos (pois é, o LED é um díodo, especial).

1 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

A forma de ligar os componentes é como no esquema abaixo, baseado no do artigo anterior mas agora
com indicação de qual é o ánodo e o cátodo do LED. Também a FEM (tensão) é agora fixa, com o valor
de 3V resultante de ligar as 2 pilhas de 1.5 V em série, e representada pela fonte de tensão que
corresponde à bola no circuito.

Falta apenas calcular a resistência R do circuito, que faremos da forma já indicada no artigo Lei de Ohm.
Mas agora precisamos de ter valores a sério para a queda de tensão no LED e para a corrente máxima. O
ideal era consultar a datasheet do LED, que é um documento escrito pelo fabricante e que contém essas
informações. Mas um LED não tem indicado o modelo e fabricante, pelo que se já tens um LED é difícil
ou mesmo impossível saber estas informações. Contudo, os LEDs dos vários fabricantes são tipicamente
muito semelhantes nas suas características, existindo uma espécie de standard; por isso é que os LEDs
tipicamente não possuem marcado o modelo e fabricante. Sendo assim, vou deixar aqui valores médios da
queda de tensão e corrente máxima para os LEDs “normais” das cores mais comuns.

Queda de Corrente
Côr
Tensão Máxima
Vermelho 1.8 V 0.02 A
Verde 2.1 V 0.02 A
Amarelo 2.0 V 0.015 A
Laranja 2.0 V 0.02 A
Azul 3.1 V 0.02 A
3.1 V a 4.0V
Branco (depende do 0.02 A
fabricante)
Infra-
1.1 V 0.02 A
vermelho

Vamos então supor que tens um LED amarelo e que o queres acender, com as tais 2 pilhas de 1.5 V. A
linha da tabela para a cor Amarelo diz-nos que a queda de tensão é de 2.0 V e a corrente máxima é de
0.015 A. O valor para a resistência será então
R = V / I (Lei de Ohm)

R = (3 V - 2 V) / 0.015 A = 66.7 Ω

Mas como não há resistências de 66.7 Ω à venda, escolhemos o valor comercial mais próximo, que é 68
Ω. Como este valor para a resistência é ligeiramente mais alto que os calculados 66.7 Ω, a corrente a
atravessar o LED será ligeiramente inferior aos 0.015 A mas não faz mal, pois a diferença é muito
pequena e já existe alguma tolerância nos valores da tabela. Não vais notar diferença na luminosidade
nem colocar em perigo a integridade do LED. E mesmo que a resistência comercial mais próxima fosse

2 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

ligeiramente inferior aos 66.7 Ω também não haveria problema desde que fosse uma diferença também
pequena. Na verdade, o valor da queda de tensão no LED é proporcional à corrente que o atravessa
(embora de uma forma não-linear) e é ligeiramente diferente mesmo para LEDs aparentemente
iguaizinhos! Daí que os valores da tabela são apenas uma média, uma aproximação, mas que em geral
funciona sempre bem.
Se tiveres um multímetro podes medir o valor real da queda de tensão no teu LED em particular, com ele
aceso.

Então e se quiseres acender um LED azul? A tabela diz que a queda de tensão é de 3.1 V… o que quer
dizer que as tuas 2 pilhas de 1.5 V ligadas em série (3 V no total) não chegam. Tens que ter pelo menos 3
pilhas, num total de 4.5 V. E então calculas o valor da resistência da forma habitual
R = (4.5 V - 3.1 V) / 0.02 A = 70 Ω

Mais uma vez, 70 Ω não é um valor comercial e logo tens que ir para o mais próximo, neste caso 68 Ω.
Habitua-te a isso, porque a electrónica está cheia de pequenos ajustes e simplificações, e normalmente
não é crítico; existe muita tolerância da parte de todos os componentes, e só temos que garantir que o
circuito funciona no pior caso. Um dia podemos falar sobre isso.

E o LED Infra-vermelho na tabela, serve para quê? Este tipo de LED emite uma luz que não se vê, e
que é usada tipicamente no controlo remoto da TV ou da aparelhagem. Mas podes fazer uma brincadeira
com ele; é que as máquinas fotográficas e de filmar digitais, e algumas webcams, são sensíveis a este tipo
de luz. Assim, se fizeres uma espécie de lanterna de LEDs infra-vermelhos, podes tirar fotografias de curta
distância literalmente às escuras . Se tiveres uma máquina digital das que referi, faz a seguinte
experiência: pega no comando da televisão e, enquanto carregas nos botões, olha para o lado que apontas
para a televisão (muitas vezes podes ver lá o LED infra-vermelho!) através do visor da máquina; vais ver
como afinal o comando… emite luz!

Então e se quiseres acender mais do que 1 LED? Para acenderes mais do que um LED há 2
possibilidades: em série ou em paralelo. Se os ligares em paralelo, então basta replicar o circuito para um
LED, adicionando 1 resistência por cada LED “extra” e ligando-os em paralelo, assim:

Os valores das resistências são calculados com a fórmula do costume, uma a uma de acordo com as
características de cada LED e usando sempre, claro está, 3 V para o valor da fonte.

E se os quiseres ligar em série, fazes assim:

3 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Mas repara que agora eu não coloquei o valor da fonte de tensão. E porquê? Porque existe uma
particularidade neste circuito: como temos que subtrair à fonte de tensão os valores das quedas de tensão
de todos os LEDs, se a fonte for apenas de 3 V, só podes acender um LED. Portanto, agora o valor da
fonte de tensão depende do número de LEDs que pretendes acender. Por exemplo, imagina que queres
acender 4 LEDs vermelhos. Pela tabela, cada LED vermelho subtrai 1.8 V à fonte, logo, os 4 vão subtrair
4 x 1.8 V = 7.2 V. Portanto, a nossa fonte de tensão tem que ser maior que 7.2 V, digamos 9 V (uma vez
que existem pilhas de 9 V, e para termos alguma margem). O valor da única resistência do circuito será
então
R = (9 V - 4 x 1.8 V) / 0.02 A = 1.8 V / 0.02 A = 90 Ω

A corrente que atravessa todos os LEDs é a mesma, pois estão ligados em série. Isto quer dizer que é
preciso ter mais um cuidado. Se um dos LEDs for amarelo, a corrente a atravessá-los todos tem que ser
0.015 A. O LED mais “fraco” de todos é que vai colocar o limite à corrente.

Existem portanto vantagens e desvantagens em cada forma de ligação de múltiplos LEDs:

Na ligação em paralelo é preciso 1 resistência por cada LED, mas podes acender muitos LEDs com
baixa voltagem na fonte de tensão (poucas pilhas).
Na ligação em série, é preciso apenas 1 resistência para todos os LEDs, mas tens que usar uma
voltagem superior na fonte de tensão, proporcionalmente ao número de LEDs (eventualmente
chegas a um ponto em que a voltagem já é demasiado alta para se poder lidar com segurança).

Se quiseres acender mesmo muitos LEDs, então a melhor técnica é usar uma mistura dos circuitos série e
paralelo, desta forma:

Neste esquema do circuito usei um símbolo diferente para a fonte de tensão, por nenhuma razão em
especial excepto dar-te a conhecer outros símbolos. Este símbolo representa uma bateria ou pilha (ou
conjunto delas).

Então e o LED branco, como é que sei a queda de tensão do meu? Os LEDs brancos são os únicos que
ainda não experimentei. A melhor forma de saberes qual é esse valor nos teus LEDs é fazer um teste.
Começas por assumir que a queda é de 3.1V e calculas uma resistência da forma habitual. Depois, montas
um LED e com o multímetro medes a tensão no LED, ou seja, medes entre as duas perninhas do LED.
Esse valor é a queda de tensão. Se tiveres vários LEDs brancos, deves fazer esse teste para 3 ou 4 LEDs,
e depois, se derem mais ou menos o mesmo valor (por exemplo 3.5V, 3.65V e 3.48V) fazes uma média

4 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

arredondando à 1ª casa decimal e usas esse valor. Se os teus LEDs forem todos do mesmo fabricante, irão
apresentar valores parecidos de queda de tensão. Se der valores muito diferentes para LEDs diferentes
(por exemplo 3.2 e 3.6) é porque podes ter LEDs de diferentes fabricantes. Aí terás que tentar agrupar os
teus LEDs por fabricante, fazendo o teste em todos e agrupando-os por valores semelhantes.
No final, sabendo já a queda de tensão, basta re-calcular os valores das resistências.

Já agora, e se usares pilhas re-carregáveis em vez das alkalinas, há alguma diferença? Há, é que as
pilhas recarregáveis tipicamente não são de 1.5 V mas sim de 1.2 V (costuma estar escrito na própria
pilha), logo um par delas em série só dá 2.4 V. Tens que ter isso em mente ao fazer contas.

E assim termina este tutorial. E posso dizer que ainda assim não foi dito exactamente tudo acerca do
design desta tarefa aparentemente tão simples que é acender um LED .
Críticas, sugestões, pedidos, etc, são sempre bem vindas, e podem ser dadas como comentário ali em
baixo ou, se o assunto não for relacionado com este tópico, na página de feedback.

114 Comentários

1.

Mouro disse,

11 Novembro 2007 às 21:40

http://www.instructables.com/id/LED-Throwies/

vou encher lx de luzinhas!

Responder
2.

reginaldo disse,

24 Dezembro 2007 às 18:19

gostei da montagem e da explicaçao……feliz natal a todos e um prospero ano novo

Responder
3.

JOÃO disse,

27 Dezembro 2007 às 00:48

gostaria de saber se essa tabela de QDT e Imáx dos Led’s são para Led alto brilho?
Se não for poderia me informar? grato.

Responder
4.

Njay disse,

5 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

27 Dezembro 2007 às 01:09

São para LEDs normais, mas tanto quanto sei os de alto brilho tipicos têm correntes máximas
semelhantes aos normais (~20mA), só que a queda de tensão é maior. Também existem LEDs de
“alto brilho” de “grande” potência, como os Luxeon (1W a vários W), e para estes é melhor ver nos
datasheets respectivos.
Podes encontrar alguns datasheets, mesmo para LEDs de “alto brilho normais”, neste site:
http://www.sparkfun.com/commerce/categories.php?cPath=51_89 (dentro da pagina de cada
produto tens um link para a datasheet).

Responder
5.

marcos disse,

15 Janeiro 2008 às 19:46

cara at[e que em fim algo contrutivo na net, po isso tem todo o necessario pra quem ta comecando e
e tudo de facil compreensao ou eu que sou esperto de mais, bem se eu fosse esperto tinha escrevido
tudo certo.

Responder
6.

João C. disse,

9 Fevereiro 2008 às 21:55

Sim Senhor ! Está aqui um belo tutorial!

Responder
7.

josafá disse,

1 Maio 2008 às 21:48

gostaria de saber qual e o resistor,q uso para acender 1 led azul, de 3v (em uma corrente de
127v)10k 15k 22k etc…

Responder
8.

Njay disse,

4 Maio 2008 às 02:42

Josafá, se o que pretendes é ligar um LED à tomada de electricidade na parede aí de casa, fica a
saber que é possível, mas recomendo que não tentes fazer isso. A informação que está neste artigo
não é suficiente para fazer isso é muito perigoso para quem não tem a certeza do que está a fazer.

Responder

6 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

9.

Otto Alfonso Thiel disse,

8 Maio 2008 às 18:51

Parabéns pela explicação e desenvolvimento textual, se todas as explicações fossem assim o mundo
seria bem melhor e não precisaríamos nem sair de casa para estudar. Abraços. Deus te abençoe.

Responder
10.

andrei disse,

22 Maio 2008 às 23:32

amigo ajuda-me! quero montar um teste de continuidade p/ verificar corrente eletrica automotivos?
tenho que usar 3 leds. (vm) positivo (vd) negativo (am) neutro. quando o teste tiver ligado em uma
bateria 12 volts até 60amperes, ele vai acender o led (am). na ponta que tiver corrente positiva. vai
apagar o led (am) e acende o led (vm). etc… que tipo de resistor devo usar no leds? obrigado.

Responder
11.

Njay disse,

23 Maio 2008 às 00:21

andrei, não entendo para quê o LED neutro. Se não acender o VM nem o VD, é porque é neutro
(isto é, não é nem o positivo nem o negativo). Fica muito mais complicado ter o LED AM e não
compensa.
A forma mais fácil de fazer um teste desse tipo é só com o VM e o VD, fazendo 2 circuitos de
acender 1 LED com 12V (é melhor usar 14V porque quando o motor do veículo está a funcionar a
tensão é maior, até uns 14V), ligando assim:
(ponta de prova)
<------+------RRRR----|<|---- (ligar ao positivo da bateria)
| VD
+------RRRR----|>|---- (ligar ao negativo da bateria)
VM

As 2 resistências são calculadas tal como explicado acima no artigo, usando 14V de tensão de
alimentação.

Responder
12.

andrei disse,

23 Maio 2008 às 01:49

oi Njay, a led (AM), tem que ficar ligado entre os dois leds. isso vai indicar uma leitura quando
ouver aucilação tanto no neg, e positivo. ex: se eu for verificar um sensor ralls uo sensor de rotação,

7 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

os leds VD e AM vai fica aucilando. emitindo sinais neg. e neutro. acredito que tem que usar um
diodo.

Responder
13.

Njay disse,

23 Maio 2008 às 11:14

Não conseguirás fazer isso só com LEDs , díodos e resistências.


E ainda há outro problema, é que os sensores nos automóveis não têm todos sinais de 12V, e alguns
não conseguem sequer fornecer a corrente necessária para acender um LED (os sensores de rotação
são um exemplo tipico, alguns são de “bobina”).

Responder
14.

andrei disse,

24 Maio 2008 às 19:59

Njay, eu fiz um a mais de 2anos e veio queimar agora,´só que esqueci como fazer. ex: sensor de
rotação ele funciona 3 fios “pos, neg e neutro uo seja saida de sinal” o teste tem dois fios pos e neg
que vai ligado na bateria. ok… ai acende o led (AM) indica teste ligado. na ponta do teste vou
colocar no fio neutro do sensor “onde sai o sinal” vai acender o led (VD). se eu girar o sensor o led
(VD) e (AM) vão aucilar. abços.

Responder
15.

Njay disse,

27 Maio 2008 às 08:28

Humm, ainda assim não estou a ver como é que o led AM vai oscilar quando se usa o aparelho para
medir a saída do sensor (“neutro” aqui em Portugal quer dizer que “não está ligado a nada”). Essa
parte dos ledds VD e VM dá para fazer como descrevi na outra mensagem anterior, agora o AM
oscilar é que realmente não estou a perceber como fazer. Se o AM ficasse sempre aceso então
bastava ligá-lo aos fios que vêm da bateria (com uma resistência em série).
Mas se tens o teste queimado, é uma questão de abri-lo para ver como fizeste antes…

Responder
16.

andrei disse,

27 Maio 2008 às 23:14

Njay, vou descubri ai te passo esquema ok.

Responder

8 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

17.

Carlos disse,

28 Maio 2008 às 18:30

Explicação esta otima, mais estou com um grande problema a respeito de diodos e leds se puder me
ajudar ficarei agradecido! Preciso de uma esquema. me passe seu mail Obrigado!

Responder
18.

Njay disse,

1 Junho 2008 às 20:34

Amigo Carlos,
Coloca aqui o teu problema. Eu gosto de discutir os problemas aqui porque se mais alguém estiver a
ter esse problema esse “mais alguém” também poderá beneficiar da discussão.

Responder
19.

Njay disse,

2 Junho 2008 às 00:53

O Roberto Santos colocou o comentário abaixo na página de feedback, mas ele fica melhor aqui
nesta secção.

——–
Montei um circuito de fonte reguladora e me utilizei de alguns Leds para identificar se os Bornes
estão em funcionamento e o aparelho TBM, mas não consegui fzer as ligações corretas. Usei como
fonte as saídas do 7812 (12v), 7805 (5v), TIP 31(9v) e do lado de baixa tensão (24V), sempre com
os resistores apropriados, o que vcs acham que foi eito de errado!!

Responder
20.

Njay disse,

2 Junho 2008 às 00:55

Roberto, isso é muito pouca informação acerca do teu problema.


1º, qual é o problema? O LED não acende, é isso?
2º, seria necessário ver o esquema do circuito para perceber o que fizeste realmente.

Responder
21.

Mendonça disse,

9 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

21 Junho 2008 às 17:40

Bom artigo!

Eu resolvi testar os leds e resistencias que tinha cá em casa, mas não consegui por a dar…
O que eu pretendia era ligar um led amarelo (2v) com uma pilha que tinha cá em casa nova de 9v
(aquelas quadradas). Para isso, recorri a 2 resistencias (que tinha aqui:

Ora, (9v-2.0)/0.015 = 466ohm. Como não tenho mtas resistencias, tive que recorrer a este método:

Uma de 1100ohm e outra de 640ohm. (fiz os calculos online, espero q não tenha lido mal as
cores…)

Se eu ligar o terminalnegativo da de 1100ohm ao negativo de 640ohm estas duas resistencias


subtraem-se, certo? Ora, se subtrairem o seu valor fica a ser 460ohm Quase perfeito para o que
queria.

Agora fiz o seguinte: na placa branca liguei o polo positivo da pilha ao Vcc e liguei tudo em série:
+9v para o terminal positivo da ressistencia de 1100ohm e esta ao terminal negativo da de 640ohm
e este terminal ao ánodo do led. O Seu cátodo ficou deopois ligado ao polo negativo da pilha.
Deveria de funcionar, nao?

O que fiz de errado?


Podes-me ajudar?

Cumprimentos.

Responder
22.

Njay disse,

22 Junho 2008 às 21:06

Olá Mendonça,

Se colocares as resistências como o fizeste (que se designa “em série”), os seus valores
adicionam-se, logo, vais ter uma resistência de 1100+640 = 1740 ohms. Se usares só a de 640 ohms
não deverás ter problemas, apesar de ser um pouco superior aos 466 dá para acender (ficarás com
(9-2)/640 ~ 0.011A, o LED acende mas não no seu brilho máximo).

Agora, há outras razões para não acender, tais como a pilha estar muito gasta ou o LED ao contrário
ou queimado.

Boas experiências

Responder
23.

Mendonça disse,

22 Junho 2008 às 21:37

Pois, realmente foi um grande erro meu! Ainda ando a aprender umas coisitas de electronica
eheh

10 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Cumps e obrigado! Logo vou testar novamente!

Responder
24.

Marcelino disse,

22 Julho 2008 às 12:26

Muito boa sua explicação, acredito que seja uma das melhores encontradas na Net.
Parabéns!

Responder
25.

freitas disse,

28 Julho 2008 às 19:59

Parabens sou um curioso na eletronica gosto muito, gostei da matéria.

Responder
26.

Marli disse,

17 Agosto 2008 às 21:01

Parabéns, que didática!!!!

Responder
27.

Josafá Souza da Cruz disse,

13 Setembro 2008 às 20:21

Até agora ningem fez o favor de dizer como s acende 1 led (3,6 azul) em 127v.

Responder
28.

ROGER disse,

6 Outubro 2008 às 20:06

valeu pela explicação estava bem detalhada

Responder
29.

11 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Ricardo Maia disse,

9 Outubro 2008 às 14:36

Querio amigo, adorei suas explicações, gostaria de saber se pode me informar como montar
circuitos pulsantes ou pisca pisca em série, ou ´paralelo…porém tem que ser tudo muito pequeno,
qual a menor led que existe e qual sua (v) e (R), para pilhas também que possam ser em qtdes
pequenas, meu produto tem que ser muito leve.
agradeço se puder me ajudar, fico no aguardo.

Responder
30.

Njay disse,

13 Outubro 2008 às 19:41

Caro Ricardo, existem no mercado LEDs de tamanho normal que já piscam, sem ser necessária
nenhuma electrónica externa. Mais pequeno é difícil. Fica aqui um link para esses LEDs numa loja
aqui em Portugal, aí no Brasil provavelmente também conseguirá encontrar:

LEDs pisca

Responder
31.

Agamenon Maior disse,

27 Fevereiro 2009 às 00:53

Olá!
Por favor, estou interessando em montar uma placa ( uma malha quadrada) com 20 LEDs! (
BRANCO) e se possível usando o sistema 110-220V.
Alguma Sugestão?
Grato e parabéns pelo trabalho

Responder
32.

Njay disse,

2 Março 2009 às 17:01

Tenho uma sugestão sim, Agamenon: não mexer em 110/220V! É preferível usar um tensão mais
baixa, por exemplo uns 18V a 22V vindos do carregador de computador portátil, que até é eficiente.
Depois é só aplicar a montagem paralelo-série como descrito acima. Votos de bons projectos!

Responder
33.

machado disse,

12 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

8 Março 2009 às 22:00

Parabens mesmo! Vc foi bem claro e objetivo,o seu material bem elaborado tbm.

Responder
34.

matheus disse,

25 Março 2009 às 22:07

sua explicaçã esta muito boa vlw

Responder
35.

Bruno disse,

2 Abril 2009 às 17:20

Legal!!!

Responder
36.

alex disse,

7 Abril 2009 às 03:47

gostaria de saber como faço para utilizar leds de alto brilho em uma fonte de 24v , existe algum
projeto?

Responder
37.

Njay disse,

7 Abril 2009 às 07:39

Só precisas de saber qual é a queda de tensão e a corrente tipica nesses LEDs de alto brilho que
tens, tudo o resto está aí no artigo. Há no entanto mais um detalhe que o artigo não cobre, e que tem
a ver com a potência de dissipação da resistência. Se usares poucos LEDs em 24V pode ser
necessário usar uma resistência de maior dissipação do que as tipicas de 1/4W.

Depois de calcular o valor da resistência, aplica-se a fórmula da potência para saber quanta é
dissipada na resistência, multiplicando o valor da resistência pelo quadrado da corrente. Por
exemplo, se a resistência deu 1000 Ohm e a corrente que a atravessa é 0.02 A (que é a mesma
corrente que atravessa o LED, pois estão ambos em série), a potência dissipada na resistência é
1000 x 0.02 x 0.02 = 0.4W. 0.4W é maior do que 0.25W (1/4W), logo é necessário usar uma
resistência de maior dissipação, por exemplo 0.5W, mas melhor ainda 1W para termos uma boa
margem. A resistência deve ser de pelo menos aproximadamente o dobro da potência que vai
dissipar, para não aquecer e termos muita segurança e fiabilidade em todas as condições. Se ela não

13 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

tiver a dissipação apropriada vai aquecer e/ou queimar, podendo acontecer em segundos, em dias,
ou daqui a 2 Verões num dia que seja anormalmente quente.

Responder
38.

willian disse,

7 Abril 2009 às 12:43

Bom dia Pessoal.

Preciso acender 43 leds em 220 volts leds de alto brilho de 3 volts cada, em serie vcs tem alguma
noção de como ligar eles em serie.

Eu tenho uma base mas não sei se está correto.

Tensão de entrada 220 leds irão ter que ter uma tensão de 134 volts para acender e coloquei um
resistor de 6K 5W e o circuito não acende.

Responder
39.

Njay disse,

7 Abril 2009 às 13:55

A tensão da tomada de 230V tem uma parte positiva e uma parte negativa, ambas de 325V em
módulo, no pico da sinusóide. Sim, 325V e não 230V. 230V é o chamado valor RMS; o valor de
pico é igual ao valor RMS multiplicado pela raíz quadrada de 2 (~1 .4). Os LEDs não aguentam
tanta tensão inversa. Talvez tenham pifado. Experimenta desligar o circuito da tomada e testar os
LEDs um a um para ver se ainda acendem todos. Eu já disse aqui várias vezes que a tomada é para
levar a sério. Ter dúvidas de como ligar qualquer coisa à tomada já é sinal suficiente para ir estudar
muito bem o assunto antes de meter as mãos na massa.

Responder
40.

alex disse,

12 Abril 2009 às 15:29

gostaria de saber se há algum projeto para sinalização de 24v com leds sendo que é necessário
sinalizar em um angulo de 180º

Responder
41.

tristão trindade disse,

22 Abril 2009 às 12:21

14 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

ola !
Tenho um monte de led 5v e não tenho progeto nenhum p/ aproveitalos
Alguma ideia
obrigado

Responder

Njay disse,

27 Abril 2009 às 01:45

LEDs de 5V nunca ouvi falar… o que não quer dizer que não haja.

Aqui está um projecto simples:

http://www.instructables.com/id/easy-led-project/

Existem mais projectos simples na barra lateral direita da página do projecto acima (onde diz
“Related”).

Responder
42.

Caio San disse,

5 Maio 2009 às 02:09

Muito obrigado pelas informações do artigo

Sou um estudante de desenho industrial aqui do Brasil e absorvi cada palavra de conhecimento para
poder projetar um trabalho de faculdade!!

Abraços

Responder
43.

Rafael Karg da Silva disse,

7 Maio 2009 às 23:30

Na verdade para identificar a polaridade de um led quadrado e com as perninhas cortadas, podemos
observar as bases de dentro do led (o cátodo é maior do que o ánodo).

Responder
44.

Fifas disse,

19 Maio 2009 às 00:37

Boas Njay,

15 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Bom texto

Deixa-me só discordar de uma coisa.

Logo no inicio do texto, quando dizes como identificar o anodo e o catodo do led dizes: “Se
tivermos por exemplo um LED quadrado cujas perninhas já foram cortadas então não temos
nenhuma pista”

Existe uma pista sim. Se reparares no interior do led, aquela “chapinha” tem um corte na diagonal.
Hás de reparar que a parte negativa é sempre maior!

Cumprimentos

Responder
45.

Mario disse,

25 Maio 2009 às 13:57

Boas Njay.
Otimo post…agora diz.me uma coisa sff, posso usar uma pilha de 12v (aquelas para os comandos de
alarme dos carros) para acender 2 leds azuis?Nao ha qualquer problema?e a luz que emite e forte ou
fraca?se me puderes ajudar agradecia.

Cumptz =)

Responder

Njay disse,

27 Maio 2009 às 23:04

Não tou a ver que pilhas são essas, mas se são de 12V, é só fazer as contas como no artigo.
Não sei é se dará corrente suficiente para os LEDs, normalmente as pilhas para esses
pequenos aparelhos que duram muito tempo dão pouca corrente, mas é uma questão de
experimentar. Se vai dar muita luz ou não, depende… para começar, há N tipos de LEDs, uns
mais brilhantes que outros (mesmo com a mesma cor) e, para terminar, “forte/fraca” são
adjectivos extremamente subjectivos

Responder
46.

Pauilo Bianchi disse,

6 Julho 2009 às 03:11

Posso usar uma fonte de computador para acender os leds ?

Responder

16 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Njay disse,

17 Julho 2009 às 02:20

Sim, mas elas têm saídas de várias tensões, é preciso decidir qual se vai usar.

Responder
47.

johnny disse,

10 Julho 2009 às 23:34

quantos volts é um led q pisca tres cores diferentes???

Responder

Njay disse,

17 Julho 2009 às 02:22

Se esse LED já pisca por si só, não sei. Se é um LED “normal” de 3 cores, então é como se
fosse 3 LEDs e cada um tem a tensão relativa à sua cor (esses LEDs têm 4 patas, que são 3
LEDs com uma pata em comum e a outra em separado).

Responder
48.

Gilson de Souza disse,

24 Julho 2009 às 00:33

Preciso ligar um LED junto ao interruptor que liga uma lampada incandescente e que fica no sotão.
Como o interruptor fica dentro de casa e após fechar a porta do sotão, sempre esqueço de apagar a
lãmpada, acredito que um LED vai me alertar.
A corrente de minha casa é de 110.

Responder
49.

Daniel disse,

25 Julho 2009 às 18:13

Muito boa a explicação, está de parabéns.

Responder
50.

jubson disse,

17 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

26 Julho 2009 às 16:57

com estas dicas sobre como acencer um LeD vem minha duvida e gostaria que vc me explica-se:

tenho um pisca led que uso na minha bike, alimentação 3V com 5 Leds, tambem com opção de
totalmente aceso.

Como é que 3V consegue alimentar 5 Leds? se vc descobrir um circuito que faça isso tem como vc
me passar

Responder
51.

Elton disse,

25 Setembro 2009 às 00:28

você poderia me informar como eu consigo esses leds de alto brilho?


se poder me ajudar agradesço desde já…

valeu…

Responder

Njay disse,

25 Setembro 2009 às 20:55

Em geral as lojas de electrónica têm… o melhor será informares-te onde há dessas lojas na
zona onde vives.

Responder
52.

Ivão brasil disse,

26 Setembro 2009 às 02:43

parabens o//

Responder
53.

wendel disse,

4 Outubro 2009 às 23:13

Oi tudo bem? Por favo preciso da sua ajuda, Eu quero legar uma lanterninha de 9 Led brancos em 3
bateria paralelas de celular, bom ela liga mais com tempo os led começa dar problemas fica meio
amarelado ou queima um ou dois ou mas led, eu estou procura ( um ) resistor que da pra liga os 9
led,e que não deixa perde o brilho forte da lanterninha,

18 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Si não for incomoda mim manda a resposta


xxxxxxxx@gmail.com (endereço moderado para evitar spam)

Responder

Njay disse,

1 Novembro 2009 às 10:58

Sem saber qual a tensão que estás a dar aos LEDs e como estão eles ligados (se em série, em
paralelo, ou misto) é impossível dar uma resposta certa, mas podes tentar ligar uma resistência
de 56 Ohm entre as baterias e a lanterna (basta pôr em 1 dos 2 fios). De qualquer forma estás
no caminho certo, o problema é que os LEDs estão a receber demasiada corrente e com o
tempo queimam.

Responder
54.

Gerson Diesel disse,

5 Outubro 2009 às 18:29

Excelente aula de leds e resistores. Tirei aqui todas as minhas dúvidas.

Parabéns!

Obrigado e abraço!

Responder
55.

samuel disse,

24 Outubro 2009 às 20:22

Boa tarde amigo

Gostaria de saber como faço para ligar a lanterna traseira do meu veiculo no sistema de leds, queria
colocar 4 com menor intensidade e 1 com maior; como calculo o resistor para os 4 leds de menor
intensidade e para o de maior nesse caso bateria de 12V corrente de 75A.?

Obrigado.

Responder

Njay disse,

25 Outubro 2009 às 02:42

1º deves calcular usando 14V para a tensão de alimentação e não 12V; pois quando o motor

19 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

está ligado é o alternador que alimenta os sistemas eléctricos do veículo, e este debita cerca
de 14V. Portanto 14V é a tua tensão de alimentação dos LEDs.

A corrente da bateria não interessa para o caso, o que nos interessa é a corrente que
queremos fazer passar em cada LED, e que é tipicamente 0.02A (20mA) como indicado no
artigo. Para acender alguns LEDs mais fracos, tens que calcular a resistência para uma
corrente no LED mais baixa do que os 20mA, por exemplo 10mA; o valor exacto não sei,
“menor intensidade” é muito sujectivo!

De qualquer forma com os dados acima é agora fácil pegar na informação do artigo e calcular
essas resistências. A minha recomendação é que utilizes o esquema em série para os 4 de
menor intensidade e que uses uma resistência de 1/2W de dissipação para o de maior
intensidade.

Para finalizar quero acrescentar que o sistema eléctrico de um automóvel é muito “ruídoso” e
que pode acontecer os LEDs pifarem. Eu colocaria pelo menos um condensador de 100nF em
paralelo com o LED (no caso de vários LEDs em série basta 1 condensador em paralelo com
o conjunto de todos os LEDs), para absorver picos de tensão.

Boa sorte!

Responder
56.

C.Ramos disse,

30 Outubro 2009 às 12:38

Olá

Gostaria que me ajudasse num circuito que estou a montar.

Estou a montar um circuito com 36 Led brancos ligados em paralelo. Este circuito é adapta
(aproveitado) de um outro, (uma gambiarra) que têm 38 Leds com 19 conjuntos paralelos de 2 ledes
e que apenas usa uma resistência de 12R 5W.

Uma vez que eu vou usar menos 2 Leds que o circuito original mas vou colocar todos os Leds em
paralelo, qual é a formula para calcular a resistência.

O esquema pode ser consultado atravez do seguinte link:

http://www.pt-team.com/ficheiros/Painel_de_Leds_-_Esquema.pdf

Responder

Njay disse,

1 Novembro 2009 às 01:12

Em geral não é garantido que ligar LEDs directamente em paralelo (cátodo com cátodo e
ánodo com ánodo) funcione, e nunca o vi fazer.

A fórmula para calcular a resistência está no artigo, só precisas de saber a cor do LED e que
tensão é usada para alimentar os LEDs. Assumindo que ter LEDs directamente em paralelo

20 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

funciona, basta considerar que cad grupo de LEDs em paralelo são apenas 1 LED.

Responder

C.Ramos disse,

2 Novembro 2009 às 00:31

Que funciona, eu tenho a certeza, pois os Leds vão ser aproveitados de uma gambiarra
da loja dos chineses (os ledes ficam mais baratos do que compra-los avulso na loja) e a
mesma funciona dessa forma, só com a diferença que eles usam uma sequência paralela
de 19 séries de dois leds .

No circuito actual, se falhar um Led, ficam logo dois apagados, com circuito que
pretendo montar, falha apenas o Led que avariar.

Esquema do circuito original.


http://www.pt-team.com/ficheiros/Painel_de_Leds_B.pdf

57.

Njay disse,

4 Novembro 2009 às 23:26

Essa gambiarra é mesmo esquema de “coisa barata”, basta ver a potência que é desperdiçada na
resistência (essa ganbiarra deve não deve ter mais de 60% de eficiência). Isso funciona
minimamente bem porque provavelmente os LEDs sairam da mesma “fornada” da fábrica e logo
têm características muito semelhantes. Esse tipo de esquema não aconselho a ninguém, não é fiável.
Para estares a falar em LEDs fundidos deve ser porque já os tiveste…

Mas querendo fazer vai dar no mesmo, os LEDs que estiverem em paralelo consideras como se só lá
estivesse 1 para cálculo da tensão; já para a corrente (coisa que não tinha logo reparado no meu
comentário anterior) tens que considerar que cada LED deve ter 0.02A a passar, logo, se tens N
Leds em paralelo, tens que fazer as contas com N x 0.02A. Isso vai ser mau para o teu esquema,
porque agora a tua gambiarra vai passar a consumir umas 3.5 vezes mais energia dando a mesma
luz. A resistência que antes era de 5W agora deve ter que ser de uns 18W para manter a mesma
tolerância da actual (é preciso fazer as contas; vê um comentário meu mais acima neste tópico),
tens aí um belo aquecedor para as noites frias de Inverno

Responder

C.Ramos disse,

5 Novembro 2009 às 02:59

Está feita, e com resistência de 5W…

Pelo que eu entendi, e uma vez que a queda de tensão de cada Led é de 3,1 V e consome
0,02A e a tensão de entrada é de 12V, a formula para achar o valor da resistência será:

21 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

(12 V – 3,1V) / 0,02A = 445R

Porem, é de estranhar que segundo a mesma formula, o circuito original deveria ter uma
resistência de 290R, porem este vinha com uma de 12R, o que é muito inferior.

Quanto a queimar Led’s, já queimei alguns, mas não deste circuito.

Responder

Njay disse,

5 Novembro 2009 às 10:12

Fizeste contas como se tivesses só um LED, mas tens 36 em paralelo; os 0.02 A vão ser
divididos pelos 36 LEDs, ou seja, vão acender muito pouco cada um (0.02A / 36 em
cada um).
Para esse circuito nem precisavas da resistência de 5W, uma resistência normal (1/4W)
servia perfeitamente.

58.

C.Ramos disse,

6 Novembro 2009 às 13:13

Tambem não é bem assim, pois se ligar uma fonte de 500 mA os ledes dão menos luz, mas se ligar
uma fonte de 1A os ledes já dão muito mais luz.

Ainda não medi, mas calculo que o consumo dos 36 Led’s esteja na ordem dos 720 mA

Responder

Njay disse,

6 Novembro 2009 às 23:30

Yap, o consumo teórico dos 36 LEDs em paralelo anda pelos 0.72A, daí que faz sentido que
com a fonte de 0.5A eles não acendam tanto como com a de 1A. Agora estás a ver a potência
dissipada da resistência: 0.72 x (12 – 3.1) = 6.4W. Tens que usar uma de no minimo 10W de
dissipação. E agora se fores calcular quanta energia consomem os LEDs, tens 3.1 x 0.72 ~
2.23W, ou seja, estás a gastar 3x mais energia na resistência do que a que os LEDs gastam,
~26% de eficiência.

Responder

C.Ramos disse,

7 Novembro 2009 às 14:57

22 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Por isso é que estou a pensar fazer uma fonte de alimentação de 3v 2A para alimentar
os circuitos, pois vou ter 2 circuitos desses a trabalhar em simultâneo.

59.

Richard disse,

13 Novembro 2009 às 00:14

Njay, adorei seu blog e, gostei mais ainda de saber que você é portugues, pois moro no brasil des
dos meus dois anos de idade e, a dois dias fiquei a saber que fui aprovado em engenharia de
eletronica no vestibular e pretendo seguir meu futuro por este campo, mas não te mando este
comentario simplesmente para falar de mim alem de lhe dar os parabens mas, gostaria de saber a
sua opinião sobre as novas luzes de natal de led que sairam este ano nas lojas pois, estou cansado de
queimar as luzinhas comuns e gostaria de saber os riscos das de led ou, se sou eu mesmo que estou
traumatizado.
bom , obrigado, e estou a esperar a resposta!
abraços!

Responder

Njay disse,

30 Dezembro 2009 às 21:56

Caro Richard, obrigado pelos parabéns e boa sorte com esses estudos!
Quanto às luzinhas sinceramente não sei o que te diga. Qualquer produto é fabricado em
muitas versões, umas melhores (mais caras) e outras piores (mais baratas). Os LEDs são
muito fiáveis mas, como qualquer outro dispositivo, essa fiabilidade depende da forma como
são utilizados. Portanto…

Responder
60.

ronaldo rebeca disse,

25 Novembro 2009 às 04:09

como fasso pra ligar um led em 24v? e gual resistor devo usar pra ele ficar mais forte e não queimar

Responder
61.

Daniel disse,

10 Janeiro 2010 às 03:43

tutorial simplesmente sensacional !


estou tentando montar um circuito com leds para inserir dentro do gabinete do meu cpu e esse
tutorial é perfeito !
claro, simples, objetivo, didático…etc etc

23 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

parabéns !

Responder
62.

TiberiuZ disse,

4 Março 2010 às 16:23

Muito bom, ajudou imenso no meu projecto de Robotica (:

Responder
63.

Miguel disse,

4 Março 2010 às 16:26

Está mesmo excelente explica tudo direitinho e vai ser uma óptima ajuda para o projecto de
robótica que a minha escola está a desenvolver com a minha turma.
Parabéns,

Responder
64.

Barros disse,

4 Março 2010 às 16:36

muito bom post

eu tou a trabalhar num projecto de robotica e vou experimentar isso no robot

Responder
65.

juninho disse,

22 Março 2010 às 19:41

gente como faz para acender um LED de infravermelho?


O led de infravermelho so funciona dentro do controle remoto?
eu uso a camera para ver o LED acendendono controle, mas quando tirei do controle e tentei ligar a
uma pilha de 1.5 v não funcionou. por que?
lembrando: a pilha que eu testei e nova.

Responder

Njay disse,

24 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

22 Março 2010 às 19:54

Há 2 hipóteses: A) Ligaste o LED sem resistência e ele queimou, B) É um LED atípico que
acende com mais do que 1.5V (como por exemplo alguns LEDs que na verdade têm 2 ou
mais LEDs ligados em série “lá dentro”).

Responder
66.

juninho disse,

22 Março 2010 às 20:21

que tipo de resistência e essa?

Responder

Njay disse,

22 Março 2010 às 21:51

Do tipo “normal”, de 1/4W, como esta aqui:

Responder
67.

juninho disse,

23 Março 2010 às 15:30

Valeu ai
vc e d+

Responder
68.

Evaldo Martins Vieira disse,

1 Abril 2010 às 16:10

Prezados;
Vou descrever abaixo um poblema. Caso alguém saiba e me mostre como resolvê-lo, ficarei grato.
Substituí todas as lâmpadas “esmagadinhas” do painel da minha moto por leds de alto brilho.
Logo em seguida, notei que algumas não acendiam e entendi por conta própria, depois li no tutorial
acima, que os leds têm positivo e negativo definidos, ao contrário das “esmagadinhas”. Não foi
problema: Apenas invertê-las já resolveu o problema.

25 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

No entanto, o que está me desafiando é o indicador de setas. Ele só acende para as setas acionadas
de um lado. Quando eu inverto o led, ele passa acender somente para o acionamento das setas do
outro lado.
Analisando, verifiquei o seguinte: Quando as setas não estão acionadas, os dois fios do indicador
ficam “negativos”. Quando você aciona um dos lados da seta, o relê torna um dos dois fios
“positivo”, o acionamento do outro lado das setas torna o outro fio “positivo”. Ou seja, o led
sempre vai acender para apenas um dos lados.
Exemplificando para ficar mais claro: O led recebe dois fios “negativos”, um amarelo e um roxo. A
seta para esquerda torna o amarelo “positivo” e a seta para direita torna o roxo “positivo”.
Alguém tem uma solução simples para eu resolver este problema ?

Responder

Njay disse,

1 Abril 2010 às 20:45

A solução simples são 2 LEDs ligados em paralelo, invertidos (cátodo de um com o ánodo do
outro e vice-versa), e podem usar a mesma resistência pois só 1 de cada vez estará aceso. Um
LED acenderá quando o pisca está para um lado e o outro LED quando o pisca está para o
outro.

Responder

Evaldo Martins Vieira disse,

2 Abril 2010 às 00:49

Eu pensei nisso mas como é no painel da moto, só há lugar para um led.

Njay disse,

2 Abril 2010 às 12:43

Evaldo, podes usar LEDs de 3mm de diametro, e/ou limar uma das faces de cada LED
(há uma “grande zona” que é só plástico) para que juntos fiquem com um diametro
menor, podes até colá-los um ao outro por essas faces limadas.

Tirando isto, não vejo solução sem ter que se fazer um circuito, talvez uma ponte de
diodos.

69.

Shav disse,

5 Abril 2010 às 20:07

Grande!! Gostei muito desse tutorial ainda mais que eu sou muito curioso e gosto de eletrônica. mas

26 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

tenho aqui uma duvida:


E se eu quisesse acender 2 leds amarelos e 3 verdes eu eu serie eu teria que colocar os amarelos
primeiro por questão do pico?

Responder

Njay disse,

5 Abril 2010 às 21:01

Qual pico? Nunca ouvi falar disso! Não, podem ser colocados em qualquer ordem; cada irá
“remover” a sua parte de tensão respectiva.
Na verdade os LEDs amarelos também aguentam em geral 20mA de corrente, mas ainda
ninguém apontou essa “falha” no meu artigo e deu-me jeito para introduzir melhor este
conceito da corrente

Responder

Shav disse,

6 Abril 2010 às 17:17

Ops, desculpa escrevi tolice, é, eu me atrapalhei não sei com o quê, mas o que eu quiz
dizer é se os led amarelos devem vir antes dos verdes, já que a corrente máxima (e não
pico kkk) deles é de 0,015A e a dos leds verdes são de 0,02 A. Então se eu tiver certo
dessa vez os leds amarelos irão limitar a corrente para os leds verdes não é isso?

Njay disse,

7 Abril 2010 às 02:38

A resistência é que limita a corrente, os LEDs não limitam a corrente, e é por isso que
precisamos da resistência. A resistência é que manda, por isso se for calculada para
0.015A é essa a corrente que vai passar em todos os LEDs (assumindo que estão
ligados em série).

Shav disse,

11 Abril 2010 às 17:10

Valeu mesmo! Fique com Deus.

70.

Henrique disse,

27 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

28 Abril 2010 às 04:28

Tenho uma lanterna de LED CREE 5W que funciona com 3 pilhas AAA
Gostaria de substituir as pilhas e liga-lo na tomada 110v

Do que eu preciso?

Obrigado pela ajuda.

Responder

Njay disse,

28 Abril 2010 às 20:11

Um tranformador “de parede” com saída de 4V a 5V, e capaz de fornecer 1.5A ou mais de
corrente

Responder
71.

aurelio disse,

3 Maio 2010 às 02:00

alguem pode me dizer qual o nome desce led amarelo ai em cima ?

Responder

Njay disse,

6 Maio 2010 às 20:22

LED rectangular!

Responder
72.

Fernando disse,

15 Maio 2010 às 20:35

Prezados,

Tenho um painel em vidro bem grande com o desenho da minha rede de dados entre dois vidros e
gostaria de colocar um LED em cada ponto de presença dos meus equipamentos para apagar ou
piscar quando houver problema na comunicação.
Tenho um programa que checa estas informações de tempo em tempo e posso emitir valores pela
serial, só não sei como criar este circuito para acender os LEDs. Alguém pode me dar uma luz como
fazer isso ou a forma correta para que eu coloque isso em papel e solicite alguma eletrônica pra

28 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

fazer?
ah, gostaria de poder monitorar 64 equipamentos.
Grato!

Responder

Njay disse,

17 Maio 2010 às 20:31

Eu apostava numa matriz de 8 por 8 LEDs controlada por um Arduino:


http://www.arduino.cc/playground/Main/LEDMatrix

Responder
73.

CELSO EDUARDO ALENCAR LINS disse,

13 Junho 2010 às 18:38

Ola amigo, boa tarde…estou com alguns problemas, a tempo atras estou tentando montar um
circuitinho para o carrinho de meu filho , e toda vez que ligo 4 leds peq vermelhas e
amarelas(lanterna) e duas super brancas(farol) com 3 pilhas pequenas de 1,5v ,sempre queima uma
delas (não uso resistencia nenhuma pois só após ler essas instruções é que me dei conta dela), como
devo proceder pois sou totalmente leigo nesse quesito, poderia me orientar o que devo
fazer??obrigado

Responder

Njay disse,

13 Junho 2010 às 22:49

É exactamente isso que falta, a(s) resistência(s). Basta seguir o artigo para calcular o valor
para as resistências para os LEDs, usando uma montagem em série ou em paralelo, tendo em
conta que com 3 pilhas de 1.5V (muito provavelmente em série) tem disponíveis 4,5V (tá tudo
no artigo).

Responder
74.

Luis disse,

28 Junho 2010 às 01:11

Show, o topico explicou exatamente oque eu estava procurando, sanou todas as duvidas.

Parabens e obrigado.

Responder

29 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

75.

HELTON R. disse,

20 Julho 2010 às 09:00

Bom dia Njay , estou precisando de um orientação, tenho alguns equipamentos de iluminação e
estou montando uma pequena mesa com 10 interruptores para liga-los, a tensão é 127v, então quero
colocar uma indicação por led nos interruptores, quando acionados acenderá também o respectivo
led. A dúvida é como fazer isto, pois a tensão é AC e os leds trabalhão em DC também não aceitam
tensão reversa, então devo colocar outro diodo limitando a tensão e em qual lado do led?
R=V/I > R=127/0,02 = 6350 Ω seria então qual resistor para comprar no mercado?

Responder
76.

Diego s. Lima disse,

16 Agosto 2010 às 13:14

Olá
Muito legal a explicação … mas estou passando por um dilema complicado.
Preciso fazer um circuido para operar em 12V corrente continua e 127 em AC.
Queria saber se é possivel interligar o polo positivo do led com dois resistors sendo que cada um
deles estaria apropriado para reduzir uma tensão especifica, ou então o que seria a dequado que eu
fissece
vlw pela atenção

Responder

Njay disse,

26 Agosto 2010 às 00:05

Esse esquema de 2 (ou mais) resistências pode ser feito, só que um LED não se aguenta em
127V AC, independentemente do valor da resistência.
Lamento mas não tenho uma resposta pronta para essa questão.

Responder
77.

Pimp disse,

29 Agosto 2010 às 18:59

eu posso usar uma pilha de 3V em vez de duas de 1,5?

Responder

30 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Njay disse,

29 Agosto 2010 às 23:06

Sim, perfeitamente, o que interessa é o valor da tensão e não quantas pilhas temos para atingir
esse valor.

Responder
78.

Celmar disse,

30 Agosto 2010 às 20:32

Bom post,
Gostaria de saber onde posso comprar LED´s infravermelho com algum alcance, é que algum tempo
atrás comprei uma luz de LED´s para meter na cabeça como a que os mineiros usam. Comprei 8
LED´s IV e substitui pelos LED´s brancos. O problema é que apenas têm um alcance de 20 cm, o
que não é nada bom.
Algum site ou loja que vendesse esse tipo de LED´s, que fosse sugerida agradecia.

Obrigado

celmarfg@hotmail.com

Responder
79.

Renato Lazzari disse,

3 Setembro 2010 às 12:12

Muito útil e bem explicado!

Parabéns!

Responder
80.

Shav disse,

5 Outubro 2010 às 14:18

Olá Njay sou eu de novo! eu queria saber se… por exemplo, eu tivesse uma fonte de 12V (qualquer
uma) e quisesse fazer acender 6 leds azuis ,na teoria não é possível, pois 12v não são suficientes
para iluminar todos eles de uma vez, mas se por exemplo eu colocasse um capacitor (de 30v por
exemplo) depois da fonte e uma resistência depois do capacitor, será que funcionaria? Porque eu li
um artigo de um blog que relatava que um capacitor só funciona em AC e em VC dicilmente se
carregaria?
O esquema ficaria mais ou menos assim:

-FONTE+ —— Capacitor || —–RRRR——6LEDS

31 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Responder

Njay disse,

5 Outubro 2010 às 14:24

A resposta para o teu problema está no artigo.

Responder

Shav disse,

5 Outubro 2010 às 14:33

Então teria uma outra forma de acendê-los (sem o capacitor)?


Agradeço e desculpe o incômodo.

81.

valter vieira disse,

8 Outubro 2010 às 16:44

Njay,em quantos minutos[ininterrúptos ou não] 2 baterias de 1,5v., alimentando 1 led amarelo,


manterá a luminosidade do led num padrão desejável. [Instalação atual com lampadas de lanterna
tradicional]. Utilizando uma bateria de 9v, que parece-me o correto ,terei aproximadamente 8 hs de
led com luz normal? Grato

Responder

Njay disse,

9 Outubro 2010 às 13:33

Para um cálculo (optimista) é preciso saber o consumo de corrente (em A) do dispositivo a


ser alimentado e saber a capacidade das pilhas ou bateria (em Ah) usada na sua alimentação.
Aí, e assumindo que o consumo do dispositivo é constante, a duração é dada por capacidade a
dividir por consumo. Por exemplo, 1 LED a consumir 20mA (0.02A) alimentado por uma
bateria de 1000mAh (1Ah) ficaria aceso por 1Ah / 0.02A = 50 horas.

Responder
82.

HARLEY disse,

23 Outubro 2010 às 01:15

Boa noite.Preciso de sua ajuda.Sou leigo e pretendo fazer um enfeite de Natal,na loja encontrei um

32 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

led grande de tres cores,como faço para ligar cada led em um transformador(fonte)?Tenho que levar
em consideração quantos w. é a saida do tranformador,certo?Alem do led ,o que devo usar
dependendo dos wats da saida do transformador?A saida do transformador é logico que tem que ser
3v. mas caso for maior,oque faço?Da para voce me orientar?OBRIGADO

Responder

Afixar um Comentário

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

URI

Quero ser notificado de comentários adicionais por email.

Quero ser notificado de novos posts por email.

Licença de Utilização
Por omissão, os conteúdos deste blog estão licenciados sob Atribuição - Uso Não-Comercial -
Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal

AVISO
Não me responsabilizo pela utilização, correcta ou não, da informação contida neste blog ou em
páginas externas. Cada um está por sua própria conta e risco!

Categorias
Diy
Geral
Notícias
Projecto
Tutorial

Páginas

33 de 34 31/10/2010 00:35
Como acender um LED? « Tróniquices http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Projecto: Aplicação de gestão fiscal simplificada


Projecto: Controlador de Selecção de Combustível
Simple Unified Search for WP e-commerce plug-in
Venha de lá o teu feedback

Blogroll
Construir o meu próprio veículo híbrido?
Um dos meus sonhos

Calendário
Outubro 2007
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
Nov »

Arquivos
Agosto 2010
Maio 2010
Fevereiro 2009
Novembro 2008
Outubro 2008
Setembro 2008
Agosto 2008
Dezembro 2007
Novembro 2007
Outubro 2007

Meta
Registar
Iniciar Sessão
RSS dos Posts
Feed RSS dos comentários.
WordPress.com

Tema: Dusk por Beccary. Blog em WordPress.com.

34 de 34 31/10/2010 00:35

Potrebbero piacerti anche