Sei sulla pagina 1di 11

DETOX

Reduza Medidas Limpando Seu Organismo Com Sucos Detox

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse livro pode ser utilizada, reproduzida, copiada, transcrita ou mesmo transmitida por meios eletrônicos ou quaisquer outros meios existentes sem autorização por escrito dos editores.

Copyright © 2016 por LKS Digital

O QUE É DETOX?

Você certamente já ouviu ou leu o termo “Detox” no jornal, na casa de uma amiga, na boca da vizinha ou em alguma revista. “Detox” nada mais é que a forma abreviada para a palavra “Desintoxicação”. Embora muitas pessoas usem a palavra como sinônimo de dieta para perder peso, a prática Detox é um método que integra os saberes da Medicina Alternativa e seu objetivo principal é desintoxicar o corpo e o organismo, limpando o metabolismo para que funcione melhor e, assim, reflita no bem-estar e qualidade de vida da pessoa. Portanto, é preferível falar em uma alimentação desintoxicante e não numa dieta DETOX para perda de peso. A perda de peso pode ser uma boa consequência da dieta por um motivo simples: as toxinas ingeridas e a má alimentação de cada pessoa inevitavelmente geram ganho de peso ou adoecimento do corpo. Assim, assumir uma dieta de limpeza corporal irá resultar num corpo mais sadio e poderá resultar em boa perda de peso. Na verdade, o corpo humano por si só realiza processos de combate às toxinas a todo momento. Mas o montante de toxinas aos quais as pessoas são expostas diariamente, a todo momento, são demasiado altos para que o corpo execute a limpeza sozinho. Por isso, é importante ter essa consciência e seguir uma dieta que funcione como uma aliada do corpo, potencializando e expandindo essa capacidade de desintoxicação. Para propiciar essa ajuda ao organismo, é necessário se alimentar corretamente e escolher os alimentos certos para essa função. Contudo, não adianta ingerir os alimentos corretos e manter, ao mesmo tempo, o consumo dos alimentos que fazem o trabalho oposto: potencializam as toxinas ou trazem ainda mais toxinas. É preciso trabalhar nas duas vias, consumindo os bons alimentos e eliminando os maus da dieta diária. É muito importante reforçar que qualquer suco detox não deve substituir nem suprir nenhuma das refeições principais do seu dia. Devem, sim, ser consumidos nos intervalos entre elas, nos lanches ou antes das refeições, dependendo das propriedades do suco. O acompanhamento de um profissional da saúde, especialmente uma nutricionista, é sobretudo recomendado. Algumas coisas que você precisa saber antes de iniciar sua dieta DETOX:

DETOX não é uma moda nova… Definitivamente é uma prática antiga que agora voltou com um nome atual. De fato, inúmeras culturas usavam métodos de desintoxicação por meios naturais durante centenas de anos para limpar o corpo e promover determinados efeitos. Não faça mudanças radicais: não vai ser benéfico se você substituir suas refeições principais por um galão de sucos de frutas, legumes e vegetais da noite pro dia. Na verdade, os sucos detox não são para substituir refeições, mas sim para complementar a sua alimentação. Invés disso, prepare seu corpo começando essa mudança lentamente até 2 semanas antes de iniciar a dieta. Adicione um vegetal a mais no seu jantar à noite, acrescente mais grãos integrais na sua comida, troque o consumo de refrigerantes ou sucos artificiais por água com sabor preparada naturalmente em casa. Essas mudanças graduais vão tornar a desintoxicação muito mais fácil e você poderá sentir os efeitos positivos muito antes de terminar a sua dieta detox. Cuidado com a frutose: frutose é o açúcar encontrado nas frutas. Ainda que seja natural, consumido em excesso pode ser tão maléfico quanto o açúcar branco. Então, vá devagar no consumo de frutas e não exagere na ingestão dos sucos. Vale o ditado: tudo consumido em excesso faz mal! Diminua a cafeína gradualmente: se você estava habituada a beber uma ou duas xícaras de café toda manhã durante anos, não é muito sábio privar o seu corpo da cafeína repentina e bruscamente. Diminua o consumo de cafeína lentamente na sua dieta, pouco a pouco, até o dia em que for começar a sua dieta detox. Invés de beber café normal, beba descafeinado. Se prefere chá verde, experimente tomar chás que tenham menos cafeína como de folha de framboesa, por exemplo. Beber chás de ervas que contenham gengibre e erva mate pode suprir a energia que você precisa ao mesmo tempo em que livra seu corpo das toxinas e acelera seu metabolismo. Relaxe: a dieta Detox funcionará melhor quando sua mente e o seu corpo estiverem tranquilos e quando você estiver preparada para essa mudança temporária. Tire alguns minutos por dia para meditar e anote as metas que deseja cumprir pela desintoxicação. Faça exercícios: se o se objetivo é emagrecer, não espere que os sucos resolvam milagrosamente. O seu corpo necessita vitalmente de exercícios físicos para queimar a energia consumida nos alimentos. E isso levará a um melhor funcionamento da dieta Detox. Além disso, você sentirá mais rapidamente os benefícios, colaborando com seu corpo e atingindo seus objetivos de forma saudável e rápida. Em apenas duas semanas, você já poderá notar a diferença.

A seguir, veja 15 receitas para iniciar sua dieta DETOX.

RECEITA #1 Recomendação: Consumir no café da manhã. Observação: Fortalece as células e ajuda o sistema digestivo.

Ingredientes

4

maçãs com casca

1

pedaço de gengibre (3cm)

3

cenouras inteiras

3

folhas de couve

Preparo: Misture todos os ingredientes na centrífuga ou liquidificador. Não é necessário adicionar água. Formará um líquido denso e concentrado. Basta um copo.

RECEITA #2 Recomendação: Consumir ao almoço. Função: Fortalecer o sistema imunológico e remove toxinas dos rins. Poderá, alternativamente, adicionar o sumo de um limão para fazer desintoxicação do fígado.

Ingredientes 3 Fatias grandes de melancia sem casca 10 morangos médios

Preparo: Bata todos os ingredientes juntos sem adicionar água ou leite.

RECEITA #3 Recomendação: Consumir ao jantar e/ou almoço. Função: Auxilia na digestão, por isso é recomendado em refeições pesadas (como churrascos ou massas) e especialmente útil ao jantar.

Ingredientes

3/4 de copo americano de abacaxi em cubos

1 cenoura inteira

3/4 de copo americano de talos de erva-doce

1 suco de limão e raspas da casca

Preparo: Bata todos os ingredientes juntos com um pouco de água mineral ou água de coco. Sem açúcar ou adoçantes.

RECEITA #4 Recomendação: Consumir antes de fazer exercícios. Função: Limpa o organismo e fornece energia.

Ingredientes

1

maçã

4

cenouras

1

pedaço de gengibre

1

limão (suco)

2

laranjas

Preparo: Bata todos os ingredientes juntos com um pouco de água mineral ou água de coco. Preferencialmente, não adicionar açúcar ou adoçantes.

RECEITA #5 Recomendação: Consumir antes de uma refeição principal. Função: Limpa o organismo e propicia perda de peso.

Ingredientes

1

Rodela de Gengibre

3

Folhas de alface

1 Maçã com casca e sem sementes ¼ de pepino (sem casca)

1 colher de sopa de aveia

1500ml de água bem gelada

Preparo: Bata todos os ingredientes juntos. Preferencialmente, não adicionar açúcar ou adoçantes.

RECEITA #6 Recomendação: Consumir em poucas quantidades ao longo do dia. Função: Alivia as dores menstruais e sintomas da pré-menopausa. Diurético, auxilia o emagrecimento.

Ingredientes 3 colheres de talos secos de cereja 1l de água

Preparo: Para secar os talos, basta deixá-los ao sol durante aproximadamente uma semana. Depois de secos, coloque os talos em água fervente e deixe em infusão por

10min.

RECEITA #7 Recomendação: Consumir antes do café da manhã (em jejum). Função: Diminuir o ácido úrico na corrente sanguínea; auxilia no tratamento de artrite e gota.

Ingredientes 80g de cenoura 80g de beterraba 80g de pepino 20g de agrião

Preparo: Adicione todos os ingredientes na centrífuga ou liquidificador e beba o suco imediatamente a seguir.

RECEITA #8 Recomendação: Consumir até três vezes ao dia. Função: Auxilia no combate à artrose, artrite, reumatismo, cálculos renais, colesterol alto, mau hálito, obesidade. Ajuda a desinchar tratando a retenção de líquidos e na cicatrização de feridas.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de folhas secas de freixo 200ml de água fervendo

Preparo: Coloque as folhas secas de freixo na água fervendo e deixe a infusão descansar por aproximadamente 10 minutos. O recipiente deve estar bem abafado e vedado para concentras as propriedades. Depois disso, coe o chá e beba logo a seguir.

RECEITA #9 Recomendação: Consumir duas ou três xícaras por dia, 30min antes das refeições principais. Função: Auxilia no tratamento da asma, diarreia, febre, indigestão, problemas gástricos, problemas nos rins e coração, cólicas, vermes, picadas de cobras, depressão, sífilis e vírus resistentes, entre outros.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de cipó de mil homens 1L de água

Preparo: Coloque as folhas em água fervente e deixe a infusão descansar por aproximadamente 15 minutos. O recipiente deve estar bem abafado e vedado para concentras as propriedades. Depois disso, coe o chá e beba logo a seguir.

RECEITA #10 Recomendação: Consumir meia xícara até três vezes ao dia.

Função: Auxilia no tratamento de insônia e diabetes, além de fortalecer as células do corpo.

Ingredientes

1 colher de sopa de folhas desidratadas de graviola 1L de água fervendo

Preparo: Coloque as folhas desidratadas de graviola em água fervendo e deixe a infusão descansar por aproximadamente 30min, até esfriar. O recipiente deve estar bem abafado e vedado para concentras as propriedades. Depois disso, coe o chá e beba meia xícara três vezes ao dia.

RECEITA #11 Recomendação: Consumir ao intervalo das refeições principais. Função: Desinchar o corpo com a retenção de líquidos e perda de peso.

Ingredientes

250ml de água de coco

8

morangos

2

kiwis

Raspas de gengibre

Preparo: Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador, com exceção das raspas de gengibre – que deverão ser adicionadas sobre o suco pronto.

RECEITA #12 Recomendação: Consumir no intervalo das refeições principais. Função: Desinchar o corpo com a retenção de líquidos e perda de peso.

Ingredientes

1 laranja sem a polpa branca

1 Maçã (gala ou fuji)

1

folha de couve

½ suco de limão

½ copo americano de água

Preparo: Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador e beba o suco logo a seguir.

RECEITA #13 Recomendação: Consumir no intervalo das refeições principais. Função: Desinchar o corpo com a retenção de líquidos e perda de peso.

Ingredientes

1 folha de couve

1 pedaço pequeno de pepino sem semente e sem casca

½ suco de limão

1 maçã vermelha sem casca

½ suco de limão

150ml de água de coco

Preparo: Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador e beba o suco gelado logo a seguir.

RECEITA #14 Recomendação: Consumir pela manhã ou após o almoço. Função: Acelerar o metabolismo, queimar a gordura e auxilia no combate à diabetes.

Ingredientes

1 maçã com casca

1 fatia média de abacaxi

25g de gengibre

Preparo: Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador até obter um líquido bem homogêneo e beba o suco a seguir.

RECEITA #15 Recomendação: Consumir pela manhã ou após o almoço. Função: Acelerar o metabolismo, queimar a gordura e auxilia no combate à diabetes.

Ingredientes

1

Bandeja de tomate Sweet Grape

½

cenoura

½

suco de limão

2

folhas de couve

½

copo americano de água

3

pedras de gelo

Sal a gosto Pimenta do reino moída a gosto

Preparo: Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador até obter um líquido bem homogêneo e beba o suco a seguir.