Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Performance: Aprendendo Uma Arte
Performance: Aprendendo Uma Arte
Performance: Aprendendo Uma Arte
Ebook167 pages1 hour

Performance: Aprendendo Uma Arte

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

O autor trabalha neste livro temas importantes envolvidos na preparação da performance musical, como memória, motivação e prática deliberada.
A performance musical pode ser caracterizada pela realização artística em um instrumento musical e envolve controlar os processos cognitivos relacionados à performance. A interação entre aspectos técnicos, aspectos interpretativos e estratégias individuais pode colaborar com a melhora nos resultados da performance. Nesse sentido, o primeiro tema abordado pelo autor são os diferentes tipos de memórias envolvidos na execução instrumental. Entender em profundidade sobre o uso das memórias envolvidas na execução pode contribuir para o desenvolvimento de diferentes estratégias de estudo para a aprendizagem musical.
Outro tema apresentado pelo autor é a prática deliberada, termo cunhado por Karl Anders Ericsson e que é associado a elaboração e planejamento efetivo, cuja principal finalidade é a melhora qualitativa nos resultados na performance musical. Para isso, é necessário o planejamento detalhado da prática, com objetivos definidos, metas, avaliação dos resultados e elaboração de um plano detalhado de estudo, que pode contribuir tanto para a melhora dos resultados do estudo musical quanto na própria performance.
Por fim, a prática deliberada como estratégia de preparação da performance musical demanda muita dedicação e energia; e a motivação é um elemento fundamental para sustentar os esforços que a prática musical requer, minimizando os esforços exigidos na preparação da
performance. Nesse aspecto, a motivação pode ser importante para manter o foco no aprendizado da prática musical e contribuir para a manutenção do foco no estudo musical em longo prazo.
Este livro traz luz para estudantes de música que queiram compreender que o estudo musical é interdisciplinar e o autor busca na psicologia da música e na psicologia cognitiva ferramentas que podem contribuir tanto para a melhora efetiva do estudo musical quanto nos resultados da performance musical.
Anderson Cesar Alves
Dr. em Práticas Interpretativas pela UFRJ,
Clarinetista na Orquestra Sin ônica Nacional
LanguagePortuguês
Release dateMay 25, 2023
ISBN9786525043098
Performance: Aprendendo Uma Arte

Related to Performance

Related ebooks

Art For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for Performance

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Performance - Francisco Vanderlei Alves dos Santos

    capa.jpg

    SUMÁRIO

    CAPA

    INTRODUÇÃO

    CAPÍTULO 1

    Memória

    1.1 Tipos de memória

    1.2 Trajeto da informação na memória

    1.3 Memória sensorial

    1.4 Memória de curto prazo

    1.5 Memória de longo prazo

    1.6 Consolidação na memória de longo prazo

    1.7 Relação entre memória e aprendizado na preparaçãode uma performance musical

    1.8 Utilizando a memória em seu potencial máximona preparação de uma performance musical

    CAPÍTULO 2

    A Prática Deliberada

    2.1 Música, uma linguagem comunicativa

    2.2 Ansiedade na performance musical

    2.3 Prática deliberada como amenizador da ansiedade

    2.4 Concentração na execução musical

    2.5 Prática deliberada

    CAPÍTULO 3

    Motivação

    3.1 Motivação e sua importância no aprendizadoe na preparação de uma performance musical

    3.2 Razões intrínsecas e extrínsecas

    3.3 Flow, a Teoria do Fluxo de Mihaly Csikszentmihalyi

    3.4 A relação do estado de fluxo com o prazer durante o estudo

    3.5 Motivação intrínsecas e extrínsecas

    3.6 Como se motivar?

    CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS

    SOBRE O AUTOR

    SOBRE OS COAUTORES

    SOBRE A OBRA

    CONTRACAPA

    Performance

    Aprendendo uma arte

    Editora Appris Ltda.

    1.ª Edição - Copyright© 2023 dos autores

    Direitos de Edição Reservados à Editora Appris Ltda.

    Nenhuma parte desta obra poderá ser utilizada indevidamente, sem estar de acordo com a Lei nº 9.610/98. Se incorreções forem encontradas, serão de exclusiva responsabilidade de seus organizadores. Foi realizado o Depósito Legal na Fundação Biblioteca Nacional, de acordo com as Leis nos 10.994, de 14/12/2004, e 12.192, de 14/01/2010.

    Catalogação na Fonte

    Elaborado por: Josefina A. S. Guedes

    Bibliotecária CRB 9/870

    Livro de acordo com a normalização técnica da ABNT

    Editora e Livraria Appris Ltda.

    Av. Manoel Ribas, 2265 – Mercês

    Curitiba/PR – CEP: 80810-002

    Tel. (41) 3156 - 4731

    www.editoraappris.com.br

    Printed in Brazil

    Impresso no Brasil

    Francisco Vanderlei Alves dos Santos

    Coautores:

    Daniel Souza de Araújo

    Johnson Joanesburg Anchieta Machado

    Performance

    Aprendendo uma arte

    Ao inspirador Maestro Joaquim Jayme (in memoriam).

    Um verdadeiro maestro da vida, cheio de carisma, que para muitos ensinou o verdadeiro sentido da música.

    AGRADECIMENTOS

    Agradeço, em primeiro lugar, ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. O criador da vida e de todo o universo. O dono de toda ciência, sabedoria e poder que iluminou о meu caminho agraciando-me com inteligência durante esta caminhada, sem a qual não alcançaria tal objetivo.

    Aos meus pais, Manoel Alves Vanderlei e Elisete Rodrigues dos Santos, por serem meu alicerce; por toda a educação dada a mim; pela ajuda, muitas vezes, sacrificial; pela compreensão da minha ausência no ambiente familiar em virtude da longa distância em que vivo; e por sempre me incentivarem a acreditar que meus sonhos poderiam ser realizados.

    Aos meus dois amáveis irmãos, Chanxerlley Alves e Danrley Alves, por todas as brincadeiras na minha infância e por contribuírem na formação do meu caráter.

    À querida professora Regina Amorim, que em meu primeiro dia de aula no ensino fundamental ao perceber que eu não sabia ler, doou seu valioso tempo a ensinar-me a incrível e bela arte de ler.

    Ao professor Libonato e sua esposa Glória, por acreditarem em meu potencial e oferecerem uma bolsa de estudo no colégio Copérnico que foi essencial para minha formação ética e escolar.

    Ao meu espetacular professor durante os anos de graduação, Johnson Machado, por todos os ensinamentos musicais e por sempre acreditar que minha vida artística seria bem-sucedida, mesmo quando eu não acreditava ser possível.

    Ao JC Woodwinds, nas pessoas de Jâmson Costa e Marconi Andrade, pela verdadeira amizade, pelos verdadeiros ensinamentos para a vida, os verdadeiros ensinamentos musicais no ambiente orquestral e por mostrarem-me como de fato é ser um verdadeiro profissional.

    À querida professora Dr.a Nilceia Protásio Campos, por toda disposição, paciência e todos os ensinamentos que muito contribuíram para a descoberta do mundo da pesquisa.

    Ao meu precioso amigo Daniel Araújo, por contribuir para esta obra e, sobretudo, por toda a amizade desenvolvida principalmente no ambiente do IFG, lugar em que tive o privilégio de trabalhar com esse profissional exemplar.

    Aos meus primeiros professores de clarineta, Wilker Marques e Francisco Santos, por ensinarem-me muitas lições musicais e incentivarem-me a persistir no aprendizado desse instrumento tão especial — clarineta.

    Ao meu grande amigo Hugo Macêdo, por toda a amizade, carinho e respeito construídos ao longo do tempo e por contribuir de várias formas, sobretudo por acompanhar meu crescimento musical.

    Ao querido Fred Marroquim, por todas as lições de história da música, experiências vividas contadas à minha pessoa e por todo o incentivo que sempre recebi desse ser humano incrível.

    Ao amigo Martin Hinojosa, um mexicano graduado pela universidade da vida, por me dar a oportunidade de aprender com sua experiência e exemplo de ser humano o significado das coisas simples que nos tornam felizes.

    À Michele Zukovsky e ao James Prendergast, por acreditar em meu talento e me oferecer o privilégio de ter uma família em Los Angeles que diariamente compartilha verdade e amor.

    E, por fim, quero agradecer ao David Cranmer, um britânico-português de alma brasileira que a vida decidiu me presentear como amigo.

    Somos assim. Sonhamos o voo, mas tememos a altura. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.

    (Os irmãos Karamazov, Fiódor Dostoiévski)

    PREFÁCIO

    Uma amizade pode ter início a qualquer momento, nas circunstâncias menos esperadas, entre seres com pouco de óbvio para os ligar. Conhecemo-nos num evento organizado, em 2015, pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), na pequena cidade de Pirenópolis, no interior de Goiás — eu musicólogo de origem inglesa, radicado em Portugal havia mais de 30 anos e docente da Universidade Nova de Lisboa, e Vanderlei, então jovem clarinetista e estudante da graduação em música na UFG, que entendeu assistir a um minicurso que eu lecionava.

    O Vanderlei integrou também um grupo que tocou numa breve atuação musical, no primeiro dia do evento, e foi então que reparei que o seu clarinete era ligeiramente diferente dos instrumentos dos outros clarinetistas. Curioso, perguntei-lhe, quando surgiu uma oportunidade, qual era a diferença exata e qual a sua função. Dessa conversa cresceu a semente da nossa amizade, baseada não só na empatia que qualquer amizade requer, mas num respeito mútuo profissional e numa paixão partilhada pela música.

    Fundamental no que nos une como amigos é a importância que cada um de nós atribui à articulação entre a música e a musicologia. Se o Vanderlei procurou no meu minicurso uma contextualização pela prática musical, eu abordo a musicologia, em parte, como músico praticante — como organista e pianista.

    Existe, contudo, uma diferença importante entre nós. Ao longo dos sete anos que nos conhecemos, tenho testemunhado um florescimento que nunca imaginei na maneira como o Vanderlei toca o seu instrumento, em termos quer técnicos, quer artísticos, enquanto eu continuo mais ou menos estagnado como organista e pianista. E os motivos por detrás dessa diferença estão expostos neste livro. O seu autor não só se informou sobre os três aspectos que descreve (a memória, a prática deliberada e a motivação), como também os aplica no seu dia a dia. Assim, tornou-se o excelente profissional que é hoje, o que permite prever um futuro prodigioso como clarinetista. Eu, pelo contrário, tendo outras prioridades como musicólogo e, apesar da plena consciência do que é necessário para tocar verdadeiramente bem, tenho de me contentar com o estatuto de amador bem-intencionado, com as limitações que essa realidade impõe. Tocar dá-me bastante prazer, sem dúvida, mas não posso nem sonhar com interpretar as grandes obras que adoraria dominar.

    A minha mensagem, portanto, é bem simples. A presente obra não é um texto de dicas ou truques fáceis ou simplistas, mas um trabalho fundamentado e metódico. Tornar-se músico de alto nível exige. Exige muito. Porém, com a ajuda desta abordagem sistemática de aprendizagem, terá o apoio firme de um amigo fiel.

    Salvador, Bahia (de visita), outubro de 2022

    David Cranmer

    Professor na Universidade Nova de Lisboa

    INTRODUÇÃO

    A performance musical é a realização artística em um instrumento musical.

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1