Sei sulla pagina 1di 17
EDITAL N.º 01/2016-PMR Superior Cargo: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Caderno de Prova Nome do
EDITAL N.º 01/2016-PMR
Superior
Cargo:
ANALISTA DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO
Caderno de Prova
Nome do Candidato
Número de Inscrição
-

Universidade Federal de Mato Grosso

Secretaria de Articulação e Relações Institucionais Gerência de Exames e Concursos

www.pciconcursos.com.br

I N S T R U Ç Õ E S

LEIA

COM

ATENÇÃO

1. Este Caderno de Prova, com páginas numeradas de 1 a 15, é constituído de 40 (quarenta) questões objetivas, cada uma com quatro alternativas, assim distribuídas:

01

a 10 – Língua Portuguesa

11

a 40 – Conhecimentos Específicos

2. Caso o Caderno de Prova esteja incompleto ou tenha qualquer defeito de impressão, solicite ao fiscal que o substitua.

3. Sobre a Marcação do Cartão de Respostas

As respostas da Prova Objetiva deverão ser, obrigatoriamente, transcritas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta não porosa, fabricada em material transparente, para o Cartão de Respostas, que será o único documento válido para correção. Não haverá substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.

3.1. Para cada questão existe apenas uma alternativa que a responde acertadamente. Para a marcação da alternativa escolhida no CARTÃO DE RESPOSTAS, pinte completamente o campo correspondente.

Exemplo: Suponha que para determinada questão a alternativa C seja a escolhida.

N.º da

Questão

A
A
B
B
C
C
D
D

3.2. Será invalidada a questão em que houver mais de uma marcação, marcação rasurada ou emendada, ou não houver marcação.

3.3. Não rasure nem amasse o CARTÃO DE RESPOSTAS.

4. A duração da prova é de quatro horas, já incluído o tempo destinado ao preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS e a coleta de impressão digital de candidatos.

5. Todos os espaços em branco, neste caderno, podem ser utilizados para rascunho.

6. Será permitida a saída de candidatos da sala de prova somente após decorridas duas horas e trinta minutos do início da prova. Nesse caso, o candidato deverá entregar, obrigatoriamente, ao fiscal o Caderno de Prova e o Cartão de Respostas.

7. O candidato que insistir em sair da sala de prova antes de transcorridas duas horas e trinta minutos do início da prova deverá assinar Termo de Ocorrência declarando desistência do Concurso.

8. Ao candidato somente será permitido levar seu Caderno de Prova na última meia hora de prova.

9. Na página 15 deste Caderno de Prova, encontra-se a Folha de Anotação do Candidato, a qual poderá ser utilizada para a transcrição das respostas das questões objetivas. Essa folha poderá ser levada pelo candidato para posterior conferência com o gabarito somente após decorridas duas horas e trinta minutos do início da prova.

10. Terminada a prova, o candidato deverá, obrigatoriamente, entregar ao fiscal o CARTÃO DE RESPOSTAS.

www.pciconcursos.com.br

LÍNGUA PORTUGUESA

INSTRUÇÃO: Leia trecho do artigo Saúde, de Ruth de Aquino, e responda às questões de 01 a 03.

Quando brindamos, o primeiro voto é “saúde” – e não por acaso. Só depois vem “paz, amor”. Sem saúde, o resto não é possível. Por que, então, o Brasil é tão cruel com seus doentes? Crises na Saúde não são produzidas de um dia para outro. O caos nos hospitais do Rio de Janeiro é apenas a vitrine de um sistema falido e desumano [

O Estado brasileiro nunca deu assistência médica digna à massa da população. Jamais transformou a

Saúde em prioridade. No Brasil profundo, não é novidade a falta de médicos, leitos, remédios e equipamentos. [ ]

Os governos federal, estaduais e municipais empurram com a barriga, há mais tempo do que a nossa memória alcança, os péssimos índices de desenvolvimento humano no Brasil. E aí se incluem também educação, saneamento e transporte. A negligência se explica. Os políticos não usam hospital público, escola pública e transporte público. Eles enriquecem muito no poder. A vida real passa ao largo de quem manda.

(Revista ÉPOCA, ed. 917.)

QUESTÃO 01

largo de quem manda. (Revista ÉPOCA, ed. 917.) QUESTÃO 01 Nos trechos Sem saúde e Crises
largo de quem manda. (Revista ÉPOCA, ed. 917.) QUESTÃO 01 Nos trechos Sem saúde e Crises

Nos trechos Sem saúde e Crises na Saúde, a palavra saúde foi escrita de modos diferentes. Sobre esse fato, analise as afirmativas.

I - O sentido da palavra saúde, seja com inicial maiúscula ou minúscula, é inalterado, expressa a boa condição física e mental de um indivíduo; as diferentes grafias devem-se à informalidade da linguagem. II - As iniciais minúscula, no primeiro trecho, e maiúscula, no segundo, atribuem sentido diferenciado para a mesma palavra, revelado na situação de uso.

III - O termo saúde, no primeiro trecho, refere-se ao estado de um indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais estão em situação normal. IV - O termo Saúde, no segundo trecho, significa Ministério da Saúde, assim grafado devido ao registro formal

da linguagem.

Está correto o que se afirma em

(A)

I, apenas.

(B)

II e III, apenas.

(C)

II, III e IV, apenas.

(D)

I e IV, apenas.

QUESTÃO 02

II, III e IV, apenas. (D) I e IV, apenas. QUESTÃO 02 Quanto aos recursos linguísticos
II, III e IV, apenas. (D) I e IV, apenas. QUESTÃO 02 Quanto aos recursos linguísticos

Quanto aos recursos linguísticos e expressivos no texto, assinale a afirmativa correta.

(A)

Na primeira frase do texto, a conjunção Quando introduz sentido de tempo posterior e pode ser substituída por No momento em que.

(B)

A veemência da crítica da articulista é marcada também pelo uso de advérbios e adjetivos com valor semântico de caráter negativo, a exemplo de não, jamais, nunca, falido, desumano, péssimos.

(C)

No segmento há mais tempo do que a nossa memória alcança, foi usado pronome possessivo na primeira pessoa com a finalidade de distanciar os leitores da posição defendida pela articulista.

(D)

A linguagem do texto é bastante informal, inclusive com desrespeito à escrita padrão, haja vista a expressão empurram com a barriga.

QUESTÃO 03

QUESTÃO 03
QUESTÃO 03

Em todo esse trecho do artigo, está presente um tom firme de crítica. Sobre essa presença, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(

) A primeira menção de crítica está na interrogativa Por que, então, o Brasil é tão cruel com seus doentes?, constante do primeiro parágrafo.

(

) Nos três parágrafos, a autora apresenta marcas linguísticas para expressar que a referida crise não acontece no Brasil há pouco tempo.

(

) A ideia de que a referida crise não é atual está no segundo parágrafo apenas, no trecho não é novidade a falta de médicos, leitos, remédios e equipamentos.

(

) No terceiro parágrafo, foi ampliado o alcance da crítica à crise brasileira que, antes, era citada somente na Saúde.

A crítica no final do trecho volta-se aos políticos que, segundo a articulista, dedicam-se à vida real, posto que se enriquecem no poder. Assinale a sequência correta.

(

)

(A)

V, F, F, V, V

(B)

F, F, V, F, V

(C)

V, V, F, V, F

(D)

F, V, V, F, F

QUESTÃO 04

(C) V, V, F, V, F (D) F, V, V, F, F QUESTÃO 04 Galveias é
(C) V, V, F, V, F (D) F, V, V, F, F QUESTÃO 04 Galveias é

Galveias é um lugarejo perdido no interior de Portugal onde vivem pouco mais de 1.000 pessoas. Lá, morrem mais velhos do que nascem crianças. O escritor José Luís Peixoto nasceu nessa freguesia, homenageada em seu novo livro. Galveias, o romance, mistura grandes histórias, personagens admiráveis e um enredo misterioso. O resultado é um livro que reflete sobre a vida portuguesa no início dos anos 1980, quando a modernidade europeia arrasava um país pequeno, orgulhoso e apegado ao passado.

Em relação aos recursos coesivos responsáveis pela ligação dos sentidos no texto, assinale a afirmativa INCORRETA.

(A)

O advérbio , elemento coesivo cujo sentido é construído na situação linguística, retoma o termo Galveias, a cidade.

(B)

No trecho nasceu nessa freguesia, o termo freguesia exerce a função de elemento coesivo de substituição, retoma o sentido de Galveias.

(C)

Em em seu novo livro, o pronome possessivo é elemento coesivo referencial anafórico, pois refere-se a algo dito anteriormente, o escritor José Luís Peixoto.

(D)

Os relativos onde e que retomam o sentido de Portugal e livro, respectivamente, e podem ser ambos substituídos por em que.

QUESTÃO 05

e podem ser ambos substituídos por em que. QUESTÃO 05 vivendo a 26 mil anos-luz da
e podem ser ambos substituídos por em que. QUESTÃO 05 vivendo a 26 mil anos-luz da

vivendo

a 26 mil anos-luz da Via Láctea, é impossível tirarmos uma foto do tamanho da galáxia.

, por conta de referências utilizadas pelos cientistas, como as

estrelas luminosas e aglomerados de jovens estrelas, é

Conhecemos o seu formato espiral,

regiões de nuvens de gás chamadas de HII,

possível desenhar o aspecto da galáxia

base nos cálculos de distância entre os diferentes corpos.

Há palavras que servem para ligar outras palavras, expressões e partes do texto, são as preposições e conjunções. Quais palavras preenchem correta e respectivamente as lacunas do texto?

(A)

Mesmo, entretanto, além de, com.

(B)

Embora, mas, pois, por.

(C)

Apesar de, logo, com, com.

(D)

Assim, todavia, além de, por.

QUESTÃO 06

QUESTÃO 06
QUESTÃO 06

Leia as frases abaixo.

- Mais da metade da Amazônia está no Brasil.

-

É

o Brasil que tem a maior taxa proporcional de desmatamento em comparação com os vizinhos.

-

O

Brasil ganha também no número de assassinatos de ativistas ligados ao meio ambiente.

-

Esses assassinatos são resultado da disputa por nacos da Amazônia.

Reunindo essas frases em um único período, com recursos de coesão e com coerência, fica:

(A)

O Brasil, que possui mais da metade da Amazônia, em comparação com os vizinhos, tem a maior taxa proporcional de desmatamento, mas ganha também no número de assassinatos de ativistas ligados ao meio ambiente, resultado da disputa por nacos da Amazônia.

(B)

Em comparação com os vizinhos, o Brasil tem a maior taxa proporcional de desmatamento, no entanto ganha também no número de assassinatos de ativistas ligados ao meio ambiente, pois é resultado da disputa por nacos da Amazônia.

(C)

Mais da metade da Amazônia está no Brasil que, em comparação com os vizinhos, tem a maior taxa proporcional de desmatamento e ganha também no número de assassinatos de ativistas ligados ao meio ambiente, resultado da disputa por nacos da Amazônia.

(D)

O Brasil, apesar de possuir mais da metade da Amazônia, em comparação com os vizinhos, tem a maior taxa proporcional de desmatamento, mas ganha também no número de assassinatos de ativistas ligados ao meio ambiente, resultado da disputa por nacos da Amazônia.

INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões 07 e 08.

Tomar banho em cima de um balde, cortar cabelo a seco, trocar os talheres e pratos nos restaurantes por versões de plástico. As atitudes adotadas pelos paulistas durante a pior crise hídrica já registrada até hoje podem se repetir em 2016, mas a falta de água assombrará boa parte do mundo. Há duas razões para esse problema. A primeira é que o aquecimento global continuará a alterar os padrões de chuvas e a criar novas áreas de estresse hídrico. A segunda é que as medidas anunciadas para combater o problema, como captar mais água de outros rios, até podem ser um alívio emergencial, mas não atacam problemas sistêmicos como a falta de cuidado com os mananciais e o aumento desenfreado de consumo, criando pressão sobre a natureza. O problema que afetou São Paulo, o Nordeste, a Califórnia e outras várias regiões do mundo em 2015 tende a se agravar. Até 2055, segundo a ONU, dois terços dos habitantes do planeta viverão em áreas de estresse hídrico e 2,8 bilhões enfrentarão escassez de água potável.

QUESTÃO 07

enfrentarão escassez de água potável. QUESTÃO 07 (Revista Galileu, janeiro de 2016.) Sobre as ideias
enfrentarão escassez de água potável. QUESTÃO 07 (Revista Galileu, janeiro de 2016.) Sobre as ideias

(Revista Galileu, janeiro de 2016.)

Sobre as ideias apresentadas no texto, analise as afirmativas.

I - Antes de 2015, não havia ocorrido tamanha falta de água em São Paulo, que não foi a única região afetada.

II - O problema foi resolvido de forma tranquila e definitiva pela captação de água de outros rios que não o que já abastecia a cidade.

III - O fato de as pessoas não controlarem o consumo de água aliado ao descuido com as nascentes pode agravar o problema de falta de água. IV - Com base na realidade atual, a ONU faz previsões otimistas sobre como resolver a gigantesca pressão sobre a natureza.

Está correto o que se afirma em

(A)

I, II e IV, apenas.

(B)

I, II e III, apenas.

(C)

III e IV, apenas.

(D)

I e III, apenas.

QUESTÃO 08

QUESTÃO 08
QUESTÃO 08

Releia o trecho: As atitudes adotadas pelos paulistas durante a pior crise hídrica já registrada até hoje podem se repetir em 2016, mas a falta de água assombrará boa parte do mundo. Há duas razões para esse problema.

Sobre as relações de concordância nominal e verbal no trecho, assinale a afirmativa correta.

(A)

O verbo haver, em Há duas razões, significa existir, por isso está empregado na terceira pessoa do singular.

(B)

O adjetivo adotadas está pluralizado em função do substantivo paulistas ao qual se liga, caracterizando-o.

(C)

Já que a forma verbal podem refere-se à expressão a pior crise hídrica, deveria estar no singular – pode.

(D)

O termo problema, por retomar as ideias de crise hídrica e falta de água, não deveria estar no singular.

INSTRUÇÃO: Leia atentamente a propaganda abaixo e responda às questões 09 e 10.

a propaganda abaixo e responda às questões 09 e 10. QUESTÃO 09 Em relação a essa

QUESTÃO 09

abaixo e responda às questões 09 e 10. QUESTÃO 09 Em relação a essa peça de
abaixo e responda às questões 09 e 10. QUESTÃO 09 Em relação a essa peça de

Em relação a essa peça de propaganda, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(

) Maior presença de frases curtas, linguagem apelativa, correção gramatical são características da propaganda social, como é o caso.

(

) O visual da propaganda mostra uma folha de jornal ou revista sendo queimada, estabelecendo relação de sentido com o título e não com o fumante.

( )

( )

Destina-se a fumantes e a não fumantes.

A linguagem verbal apresenta termos usados comumente na esfera da mídia impressa, a exemplo de matéria de primeira capa.

Assinale a sequência correta.

(A)

V, V, F, F

(B)

V, F, V, V

(C)

F, V, F, F

(D)

F, F, V, V

QUESTÃO 10

QUESTÃO 10
QUESTÃO 10

Assinale a frase do texto em que há uso do modo verbal imperativo.

(A)

O cigarro apaga as melhores notícias da sua vida.

(B)

4 milhões de fumantes morrem por ano.

(C)

No DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TABACO você pode escrever uma nova história e tornar sua superação uma matéria de primeira capa.

(D)

Não entre para esse quadro de notícias ruins.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 11

de notícias ruins. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO 11 O modelo de desenvolvimento de software Processo Unificado
de notícias ruins. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO 11 O modelo de desenvolvimento de software Processo Unificado

O modelo de desenvolvimento de software Processo Unificado (PU) é um exemplo de processo guiado pelo desenvolvimento iterativo. Sobre esse assunto, analise as afirmativas.

I - O desenvolvimento é organizado em uma série de miniprojetos curtos, de duração fixa, chamados iterações. II - O produto de cada iteração é um protótipo parcial do sistema que, caso passe pelos testes, deve ser implementado definitivamente na próxima iteração. III - São programadas iterações para atividades de análise, outras iterações para as atividades de projeto, outras para atividades de implementação e outras para testes. IV - A recomendação geral para os processos iterativos é que as iterações tenham duração entre duas e seis semanas.

Está correto o que se afirma em

(A)

I e IV.

(B)

I e III.

(C)

II e III.

(D)

II e IV.

QUESTÃO 12

e III. (C) II e III. (D) II e IV. QUESTÃO 12 Sobre as fases do
e III. (C) II e III. (D) II e IV. QUESTÃO 12 Sobre as fases do

Sobre as fases do modelo de desenvolvimento de software Processo Unificado (PU), assinale a afirmativa INCORRETA.

(A)

Na fase de Transição, é realizada a implantação do sistema no ambiente final, com a realização de testes de operação, as migrações de dados existentes e o treinamento dos usuários, caso seja necessário.

(B)

Na fase de Concepção, é realizada a elaboração de uma visão abrangente do sistema; os principais requisitos são levantados, um modelo conceitual preliminar é produzido, além da identificação dos casos de uso de alto nível mais significativos para os clientes.

(C)

Na fase de Construção, as iterações devem levantar e documentar os casos de uso mais complexos do sistema e consolidar sua arquitetura, visto que na fase anterior era apenas uma proposta de arquitetura.

(D)

Na fase de Elaboração, as iterações têm como principal objetivo o detalhamento da análise, expandindo os casos de uso; o modelo conceitual preliminar é evoluído para um modelo definitivo.

QUESTÃO 13

é evoluído para um modelo definitivo. QUESTÃO 13 Sobre a técnica de Análise por Pontos de
é evoluído para um modelo definitivo. QUESTÃO 13 Sobre a técnica de Análise por Pontos de

Sobre a técnica de Análise por Pontos de Função INCORRETA.

(APF) e sua aplicabilidade, assinale a afirmativa

(A)

Pode ser usada para medir processos de manutenção de um sistema já desenvolvido.

(B)

Pode ser aplicada para verificar o custo benefício de um sistema ou de um componente de software.

(C)

Pode ser usada para medir o tamanho de um sistema antes de desenvolvê-lo.

(D)

Deve ser aplicada em sistemas cuja linguagem de programação seja compatível ao modelo funcional ou procedural.

QUESTÃO 14

QUESTÃO 14
QUESTÃO 14

O Modelo de desenvolvimento de software Cascata (Waterfall) foi definido na década de 1970. Sobre esse modelo, analise as afirmativas.

I - A sequência clássica das fases é: análise, projeto, codificação, testes, implantação e manutenção. II - O processo de desenvolvimento evolui da fase de análise para a fase de projeto somente quando os requisitos do sistema forem estabelecidos e registrados. III - Os artefatos produzidos nas primeiras fases do modelo são direcionados aos analistas de requisitos e projetistas. IV - É indicado para projetos em que os requisitos não são conhecidos e possuem pouca estabilidade.

Está correto o que se afirma em

(A)

I, II e III, apenas.

(B)

I, II e IV, apenas.

(C)

III e IV, apenas.

(D)

I e II, apenas.

QUESTÃO 15

III e IV, apenas. (D) I e II, apenas. QUESTÃO 15 Sobre os perfis previstos no
III e IV, apenas. (D) I e II, apenas. QUESTÃO 15 Sobre os perfis previstos no

Sobre os perfis previstos no modelo de desenvolvimento de software Scrum, assinale a afirmativa INCORRETA.

(A)

Não existe o papel de gerente do projeto na equipe de desenvolvimento, a equipe tem autonomia para definir como executa as tarefas de desenvolvimento.

(B)

O Product Owner é o cliente que fornece os requisitos a serem contemplados no projeto de desenvolvimento de software.

(C)

Scrum Team é a equipe de desenvolvimento, formada pelas pessoas que executam as tarefas de desenvolvimento do software.

(D)

O Scrum Master tem autoridade sobre o processo e as atividades inerentes a ele, mas não sobre a equipe de desenvolvimento.

QUESTÃO 16

ele, mas não sobre a equipe de desenvolvimento. QUESTÃO 16 Considerando o Guia PMBOK (5.ª Edição)
ele, mas não sobre a equipe de desenvolvimento. QUESTÃO 16 Considerando o Guia PMBOK (5.ª Edição)

Considerando o Guia PMBOK (5.ª Edição) e seus processos de Gerenciamento de Tempo do Projeto e mais especificamente o processo Definir as Atividades, a coluna da esquerda apresenta as classificações Entradas, Ferramentas e Técnicas, e Saídas e a da direita, os elementos que compõem cada grupo. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Entradas

(

)

Lista de atividades

(

)

Ativos de processos organizacionais

2 - Ferramentas e técnicas

(

)

Fatores ambientais da empresa

(

)

Decomposição

3 - Saídas

(

)

Linha base do escopo

(

)

Atributos das atividades

(

)

Plano de gerenciamento do cronograma

(

)

Planejamento em ondas sucessivas

(

)

Lista de marcos

Assinale a sequência correta.

(A)

3, 1, 1, 2, 1, 3, 1, 2, 3

(B)

2, 3, 1, 3, 2, 1, 3, 1, 2

(C)

1, 3, 1, 2, 3, 1, 1, 3, 2

(D)

2, 1, 3, 1, 2, 3, 1, 2, 3

QUESTÃO 17

QUESTÃO 17
QUESTÃO 17

Sobre testes funcionais de software, analise as afirmativas.

I - Teste de Unidade tem o objetivo de verificar se um componente individual do software foi implementado corretamente. II - Teste de Aceitação visa à validação do software no que tange aos requisitos e não à verificação de defeitos. III - Teste de Sistema tem como objetivo verificar se a versão atual do sistema pode ser implantada em ambiente de produção, ou seja, verifica-se a compatibilidade das tecnologias do ambiente de produção. IV - Teste de Integração é realizado depois que as unidades do software estão prontas e tem o objetivo de verificar se essas unidades podem ser incorporadas em uma nova versão do sistema em desenvolvimento.

Está correto o que se afirma em

(A)

I e III, apenas.

(B)

I, II e III, apenas.

(C)

I, II e IV, apenas.

(D)

II e IV, apenas.

QUESTÃO 18

I, II e IV, apenas. (D) II e IV, apenas. QUESTÃO 18 Sobre Testes de Software,
I, II e IV, apenas. (D) II e IV, apenas. QUESTÃO 18 Sobre Testes de Software,

Sobre Testes de Software, a coluna da esquerda apresenta tipos de testes e a da direita, a descrição de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Teste de interface com o usuário

(

) Consiste em executar a operação e mensurar seu tempo, avaliando se está dentro dos padrões definidos.

2 - Teste de performance

(

) Consiste em verificar a Integridade, Autenticação,

3 - Teste de segurança

Autorização, Confidencialidade, Disponibilidade e o Não Repúdio.

(

)

Testa se o software não entra em conflito com outros

4 - Teste de recuperação a falha

 

sistemas já instalados em uma máquina, bem como, se todas as informações e produtos estão disponíveis para

5

- Teste de instalação

os usuários instaladores.

 

(

) Tem o objetivo de verificar se a interface permite realizar, com eficácia e eficiência, as atividades previstas nos casos de uso.

(

) Trata de questões de recuperação provenientes de questões como: queda de energia, discos corrompidos ou problemas de comunicação.

Assinale a sequência correta.

(A)

2, 5, 1, 4, 3

(B)

3, 1, 4, 2, 5

(C)

4, 5, 3, 2, 1

(D)

2, 3, 5, 1, 4

QUESTÃO 19

(C) 4, 5, 3, 2, 1 (D) 2, 3, 5, 1, 4 QUESTÃO 19 Sobre conceitos
(C) 4, 5, 3, 2, 1 (D) 2, 3, 5, 1, 4 QUESTÃO 19 Sobre conceitos

Sobre conceitos do paradigma Orientado a Objetos, assinale a afirmativa INCORRETA.

(A)

O Encapsulamento é uma técnica que adiciona proteção ao estado do objeto pelo fato de evitar o acesso direto à propriedade do objeto.

(B)

O Estado de um objeto é representado pelos valores dos atributos de classe desse objeto em um determinado instante.

(C)

A Herança é um conceito que está fortemente ligado ao reuso de código, tendo em vista que classes podem reaproveitar características e comportamentos de outras classes.

(D)

O Polimorfismo permite que referências de tipos de classes mais genéricas representem o comportamento das classes especializadas que referenciam, permitindo o tratamento homogêneo de diferentes tipos.

QUESTÃO 20

QUESTÃO 20 Sobre a linguagem Java, a coluna da esquerda apresenta modificadores da linguagem e a
QUESTÃO 20 Sobre a linguagem Java, a coluna da esquerda apresenta modificadores da linguagem e a

Sobre a linguagem Java, a coluna da esquerda apresenta modificadores da linguagem e a da direita, características de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 -

transient

(

)

)

Se utilizado em atributo, indica que o mesmo pertence à

2 -

final

(

classe e não ao objeto. Indica que os atributos marcados não fazem parte do estado persistente de um objeto.

3 - static

(

) Se utilizado em método, indica que o mesmo não pode ser sobrescrito.

Assinale a sequência correta.

(A)

2, 3, 1

(B)

3, 2, 1

(C)

3, 1, 2

(D)

1, 3, 2

INSTRUÇÃO: Analise a Modelagem abaixo para responder às questões 21 e 22.

Relacionamentos

abaixo para responder às questões 21 e 22. Relacionamentos Atributos QUESTÃO 21 O mapeamento dessa modelagem

Atributos

responder às questões 21 e 22. Relacionamentos Atributos QUESTÃO 21 O mapeamento dessa modelagem para o

QUESTÃO 21

às questões 21 e 22. Relacionamentos Atributos QUESTÃO 21 O mapeamento dessa modelagem para o modelo
às questões 21 e 22. Relacionamentos Atributos QUESTÃO 21 O mapeamento dessa modelagem para o modelo

O mapeamento dessa modelagem para o modelo lógico relacional é:

(A)

dessa modelagem para o modelo lógico relacional é: (A) (B) (C) (D) 8/15 – Concurso Público

(B)

dessa modelagem para o modelo lógico relacional é: (A) (B) (C) (D) 8/15 – Concurso Público

(C)

modelagem para o modelo lógico relacional é: (A) (B) (C) (D) 8/15 – Concurso Público da

(D)

para o modelo lógico relacional é: (A) (B) (C) (D) 8/15 – Concurso Público da Prefeitura

QUESTÃO 22

QUESTÃO 22 O conjunto de comandos corretos para criação das tabelas Pessoa, Pessoa_tem_Grupo e Grupo é:
QUESTÃO 22 O conjunto de comandos corretos para criação das tabelas Pessoa, Pessoa_tem_Grupo e Grupo é:

O conjunto de comandos corretos para criação das tabelas Pessoa, Pessoa_tem_Grupo e Grupo é:

(A)

CREATE TABLE Pessoa ( id INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, nome VARCHAR(100), dataNasci DATE, ama INTEGER, CONSTRAINT amaFK FOREIGN KEY (ama) REFERENCES Interesse (id));

CREATE TABLE Pessoa_tem_Grupo ( pessoa INTEGER NOT NULL, grupo INTEGER NOT NULL, CONSTRAINT pessoaFK FOREIGN KEY (pessoa) REFERENCES Pessoa (id), CONSTRAINT grupoFK FOREIGN KEY (grupo) REFERENCES Grupo (num), CONSTRAINT pessoagrupoPK PRIMARY KEY (pessoa, grupo));

CREATE TABLE Grupo ( num INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, nome VARCHAR(100));

(B)

CREATE TABLE Pessoa ( id INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, nome VARCHAR(100), dataNasci DATE, ama INTEGER);

CREATE TABLE Pessoa_tem_Grupo ( pessoa INTEGER NOT NULL, grupo INTEGER NOT NULL, CONSTRAINT pessoaFK FOREIGN KEY (pessoa) REFERENCES Pessoa (id), CONSTRAINT grupoFK FOREIGN KEY (grupo) REFERENCES Grupo (num));

CREATE TABLE Grupo ( num FLOAT NOT NULL PRIMARY KEY, nome VARCHAR(100));

(C)

CREATE TABLE Pessoa ( id INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, nome VARCHAR(100), ama INTEGER, CONSTRAINT amaFK FOREIGN KEY (ama) REFERENCES Interesse (id));

CREATE TABLE Pessoa_tem_Grupo ( pessoa INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, grupo FLOAT NOT NULL PRIMARY KEY, CONSTRAINT pessoaFK FOREIGN KEY (pessoa) REFERENCES Pessoa (id), CONSTRAINT grupoFK FOREIGN KEY (grupo) REFERENCES Grupo (num));

CREATE TABLE Grupo ( num INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, nome VARCHAR(100));

(D)

CREATE TABLE Pessoa ( id INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, nome VARCHAR(100), dataNasci DATE, ama INTEGER, CONSTRAINT amaFK FOREIGN KEY (ama) REFERENCES Interesse (id));

CREATE TABLE Pessoa_tem_Grupo ( pessoa INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, grupo INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, CONSTRAINT pessoaFK FOREIGN KEY (pessoa) REFERENCES Pessoa (id), CONSTRAINT grupoFK FOREIGN KEY (grupo) REFERENCES Grupo (num));

CREATE TABLE Grupo ( num INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, nome VARCHAR(100), pessoa INTEGER, CONSTRAINT grupopessoaFK FOREIGN KEY (pessoa) REFERENCES Pessoa (id));

QUESTÃO 23

QUESTÃO 23 Sobre modelo de dados de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), é
QUESTÃO 23 Sobre modelo de dados de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), é

Sobre modelo de dados de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), é correto afirmar:

(A)

O Relacional tem como unidade básica uma tabela multidimensional.

(B)

O baseado em Documentos usa nós e arestas para representar as informações.

(C)

O baseado em Grafos permite a representação de redes sociais.

(D)

O Objeto Relacional possui somente objetos para representar as informações.

QUESTÃO 24

objetos para representar as informações. QUESTÃO 24 Considere as relações abaixo, com seus atributos à
objetos para representar as informações. QUESTÃO 24 Considere as relações abaixo, com seus atributos à

Considere as relações abaixo, com seus atributos à esquerda e seus relacionamentos à direita.

Pessoa = {idPessoa, nome, dataNasci} Pessoa_tem_Amigo = {idPessoa, amigo} Pessoa_tem_Grupo = {idPessoa, idGrupo} Grupo = {idGrupo, nome}

= {idPessoa, idGrupo} Grupo = {idGrupo, nome} A consulta SQL que retorna todos os grupos dos

A consulta SQL que retorna todos os grupos dos amigos da pessoa denominada João é:

(A)

SELECT G.nome FROM Grupo G, Pessoa P, Pessoa_tem_Amigo PA, Pessoa_tem_Grupo PG WHERE P.idPessoa=PG.idPessoa AND PA.amigo = PG.idPessoa AND P.nome=”João” AND PG.idGrupo = G.idGrupo;

(B)

SELECT G.nome FROM Grupo G, Pessoa P, Pessoa_tem_Amigo PA, Pessoa_tem_Grupo PG WHERE P.idPessoa=PA.idPessoa AND P.id = PG.idPessoa AND PA.nome=”João” AND PG.idGrupo = G.idGrupo;

(C)

SELECT G.nome FROM Grupo G, Pessoa P, Pessoa_tem_Amigo PA, Pessoa_tem_Grupo PG WHERE P.idPessoa=PA.idPessoa AND P.nome=”João” AND PA.amigo = PG.idPessoa AND PG.idGrupo = G.idGrupo;

(D)

SELECT G.nome FROM Grupo G, Pessoa P, Pessoa_tem_Amigo PA, Pessoa_tem_Grupo PG WHERE P.idGrupo=PA.idPessoa AND PA.amigo = PG.idPessoa AND P.nome=”João”;

QUESTÃO 25

PA.amigo = PG.idPessoa AND P.nome=”João”; QUESTÃO 25 Considerando procedimentos armazenados e gatilhos, analise
PA.amigo = PG.idPessoa AND P.nome=”João”; QUESTÃO 25 Considerando procedimentos armazenados e gatilhos, analise

Considerando procedimentos armazenados e gatilhos, analise as afirmativas abaixo.

I - Não é possível chamar um procedimento armazenado a partir de um gatilho. II - Um gatilho com a definição BEFORE UPDATE é acionado após a execução de uma operação de atualização na tabela. III - Para alterar o corpo de um gatilho é preciso executar o comando CREATE OR REPLACE TRIGGER. IV - Um procedimento armazenado utiliza Cursores para manipular resultados de uma consulta executada em seu corpo. Está correto o que se afirma em

(A)

III e IV, apenas.

(B)

I, II e III, apenas.

(C)

II e IV, apenas.

(D)

I, III e IV, apenas.

QUESTÃO 26

QUESTÃO 26 O termo ACID utilizado em transações significa: (A) Atomicidade, Concorrência, Integridade e
QUESTÃO 26 O termo ACID utilizado em transações significa: (A) Atomicidade, Concorrência, Integridade e

O termo ACID utilizado em transações significa:

(A)

Atomicidade, Concorrência, Integridade e Durabilidade.

(B)

Atomicidade, Consistência, Integridade e Dados.

(C)

Atomicidade, Concorrência, Isolamento e Dados.

(D)

Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade.

QUESTÃO 27

Consistência, Isolamento e Durabilidade. QUESTÃO 27 Considere os comandos SQL: CREATE TABLE Casa ( id INTEGER
Consistência, Isolamento e Durabilidade. QUESTÃO 27 Considere os comandos SQL: CREATE TABLE Casa ( id INTEGER

Considere os comandos SQL:

CREATE TABLE Casa ( id INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, numero INTEGER, endereco VARCHAR(100), bairro VARCHAR(100), cep VARCHAR(8) NOT NULL); CREATE TABLE Dono ( id INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, nome VARCHAR(100)); CREATE TABLE CasaDono ( idCasa INTEGER NOT NULL, idDono INTEGER NOT NULL, CONSTRAINT casaDonoPK PRIMARY KEY (idCasa,idDono));

CREATE VIEW CasasDonos AS SELECT D.nome, C.numero, C.endereco FROM Dono D, Casa C, CasaDono CD WHERE D.id = CD.idDono AND C.id=CS.idCasa AND C.bairro = “Centro”;

Sobre esses comandos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(

)

É criada uma visão chamada CasasDonos que possui dados das casas do Centro.

(

)

É possível inserir dados na visão CasasDonos com o comando INSERT INTO CasasDonos (“João”, 12, “Rua 45”).

(

)

É possível alterar a visão CasasDonos com o comando ALTER VIEW.

(

)

É possível selecionar dados na visão CasasDonos com o comando SELECT * FROM CasasDonos.

Assinale a sequência correta.

(A)

V, F, F, V

(B)

F, V, V, F

(C)

F, F, V, V

(D)

V, V, F, F

QUESTÃO 28

V, F (C) F, F, V, V (D) V, V, F, F QUESTÃO 28 Sobre uma
V, F (C) F, F, V, V (D) V, V, F, F QUESTÃO 28 Sobre uma

Sobre uma instância Oracle, é INCORRETO afirmar:

(A)

A variável de ambiente ORACLE_SID recebe o nome da instância.

(B)

Só é possível existir uma instância ativa em um servidor.

(C)

Pode ser inicializada sem montar o banco de dados.

(D)

Em um desligamento do tipo IMMEDIATE, ela é desligada sem aguardar as transações correntes serem finalizadas.

QUESTÃO 29

QUESTÃO 29 Quando executado no Oracle, o comando grant select, update on carro to pessoa with
QUESTÃO 29 Quando executado no Oracle, o comando grant select, update on carro to pessoa with

Quando executado no Oracle, o comando

grant select, update on carro to pessoa with grant option;

(A)

fornece direitos de seleção e atualização na tabela carro ao usuário pessoa, e o mesmo pode atribuir esses direitos para outros usuários.

(B)

fornece direitos de manipulação na tabela carro ao usuário pessoa, sem que o mesmo possa atribuir esses direitos para outros usuários.

(C)

fornece direitos de seleção, atualização e remoção na tabela pessoa ao usuário carro, e o mesmo pode atribuir esses direitos para outros usuários.

(D)

fornece direitos de seleção, atualização e remoção na tabela pessoa ao usuário carro, sem que o mesmo possa atribuir esses direitos para outros usuários.

QUESTÃO 30

atribuir esses direitos para outros usuários. QUESTÃO 30 A coluna da esquerda apresenta processos de uma
atribuir esses direitos para outros usuários. QUESTÃO 30 A coluna da esquerda apresenta processos de uma

A coluna da esquerda apresenta processos de uma instância Oracle e a da direita, funcionalidade de cada um.

Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1

-

Process Monitor Process (PMON)

(

) Escreve os dados do buffer para o arquivo.

2

-

System Monitor Process (SMON)

(

) Monitora os processos existentes em segundo plano.

3

-

Database Writer Process (DBWn)

(

) Limpa segmentos temporários não utilizados.

4

- Log Writer Process (LGWR)

(

) Assina uma transação cujo COMMIT foi acionado.

Assinale a sequência correta.

(A)

1, 3, 4, 2

(B)

3, 4, 2, 1

(C)

4, 2, 1, 3

(D)

3, 1, 2, 4

QUESTÃO 31

2, 1 (C) 4, 2, 1, 3 (D) 3, 1, 2, 4 QUESTÃO 31 Sobre Sistema
2, 1 (C) 4, 2, 1, 3 (D) 3, 1, 2, 4 QUESTÃO 31 Sobre Sistema

Sobre Sistema Operacional Linux para servidores, o comando lsof executa a função de listar os

(A)

donos de arquivos.

(B)

links simbólicos criados.

(C)

hard links criados.

(D)

arquivos que estão abertos no sistema.

QUESTÃO 32

(D) arquivos que estão abertos no sistema. QUESTÃO 32 Sobre Sistema Operacional Windows para Servidores, o
(D) arquivos que estão abertos no sistema. QUESTÃO 32 Sobre Sistema Operacional Windows para Servidores, o

Sobre Sistema Operacional Windows para Servidores, o recurso NLB implementa o Balanceamento de Carga

na Rede. Sobre o NLB, analise as afirmativas.

I - Requer que os servidores sejam multihomed para ter vários endereços IP virtuais no caso de clusters virtuais. II - Dentro de cada cluster, todos os adaptadores de rede devem ser multicast ou unicast. O NLB não dá suporte a ambientes mistos unicast e multicast em um único cluster. III - Não oferece suporte ao protocolo DHCP. O NLB desabilita o DHCP em cada interface que ele configura.

Estão corretas as afirmativas

(A)

I e II, apenas.

(B)

II e III, apenas.

(C)

I e III, apenas.

(D)

I, II e III.

QUESTÃO 33

QUESTÃO 33 Sobre o protocolo HTTP, o método PUT realiza a seguinte função: (A) Retorna o
QUESTÃO 33 Sobre o protocolo HTTP, o método PUT realiza a seguinte função: (A) Retorna o

Sobre o protocolo HTTP, o método PUT realiza a seguinte função:

(A)

Retorna o objeto, ou seja, a informação requisitada.

(B)

Envia uma cópia de um objeto/informação para ser armazenado num servidor Web.

(C)

Envia informações para o servidor Web, sendo método utilizado por scripts.

(D)

Retorna somente informações sobre o objeto, como tamanho e data de criação.

QUESTÃO 34

o objeto, como tamanho e data de criação. QUESTÃO 34 Sobre Modems, o conceito de baud
o objeto, como tamanho e data de criação. QUESTÃO 34 Sobre Modems, o conceito de baud

Sobre Modems, o conceito de baud refere-se à medida

(A)

da quantidade de bits transmitidos por segundo.

(B)

do tamanho do buffer de dados.

(C)

da taxa de compressão alcançada.

(D)

da quantidade de vezes que um sinal muda por segundo.

QUESTÃO 35

de vezes que um sinal muda por segundo. QUESTÃO 35 Sobre o licenciamento de software livre
de vezes que um sinal muda por segundo. QUESTÃO 35 Sobre o licenciamento de software livre

Sobre o licenciamento de software livre GPL, analise as afirmativas.

I - A GPL não permite a venda de cópias de programa. II - A GPL não obriga a distribuição da versão modificada, no entanto, se a mesma for disponibilizada publicamente, a GPL requer que o código fonte esteja disponível para os usuários. III - Se uma biblioteca é disponibilizada sob a GPL, significa que qualquer programa que a usa tem que estar sob a GPL.

Estão corretas as afirmativas

(A)

I e II, apenas.

(B)

I e III, apenas.

(C)

II e III, apenas.

(D)

I, II e III.

QUESTÃO 36

(C) II e III, apenas. (D) I, II e III. QUESTÃO 36 Sobre processador com conjunto
(C) II e III, apenas. (D) I, II e III. QUESTÃO 36 Sobre processador com conjunto

Sobre processador com conjunto reduzido de instruções, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(

)

Possui um grande número de registradores de propósito geral.

(

)

Contém poucos registradores e instruções complexas.

(

)

Possui um conjunto de instruções simples e limitadas.

(

)

Tem sua ênfase na otimização do pipeline de instrução.

Assinale a sequência correta.

(A)

F, V, F, F

(B)

V, F, V, F

(C)

V, F, V, V

(D)

F, V, F, V

QUESTÃO 37

V, F (C) V, F, V, V (D) F, V, F, V QUESTÃO 37 Sobre arquitetura
V, F (C) V, F, V, V (D) F, V, F, V QUESTÃO 37 Sobre arquitetura

Sobre arquitetura de STORAGE, assinale a alternativa que apresenta a classe de dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor, por exemplo, gavetas de HD ligadas por meio de uma porta eSATA.

(A)

NAS

(B)

SAN

(C)

VESA

(D)

DAS

QUESTÃO 38

QUESTÃO 38 Sobre Topologia de redes de computadores, assinale a topologia que tem como característica um
QUESTÃO 38 Sobre Topologia de redes de computadores, assinale a topologia que tem como característica um

Sobre Topologia de redes de computadores, assinale a topologia que tem como característica um nó concentrador

(A)

Estrela

(B)

Anel

(C)

Bus

(D)

Barramento

QUESTÃO 39

(B) Anel (C) Bus (D) Barramento QUESTÃO 39 Qual meio de transmissão de dados NÃO é
(B) Anel (C) Bus (D) Barramento QUESTÃO 39 Qual meio de transmissão de dados NÃO é

Qual meio de transmissão de dados NÃO é considerado um meio guiado?

(A)

Par-trançado

(B)

Fibra Ótica

(C)

Infravermelho

(D)

Coaxial

QUESTÃO 40

(C) Infravermelho (D) Coaxial QUESTÃO 40 Sobre vírus de computador, assinale a alternativa que
(C) Infravermelho (D) Coaxial QUESTÃO 40 Sobre vírus de computador, assinale a alternativa que

Sobre vírus de computador, assinale a alternativa que apresenta o tipo de vírus que vincula seus códigos a modelos de documentos e a outros arquivos, principalmente de pacote de escritório.

(A)

Hijackers

(B)

Macro

(C)

Trojan

(D)

Zombi

EDITAL N.º 01/2016-PMR FOLHA DE ANOTAÇÃO DO CANDIDATO 01 21 02 22 03 23 04
EDITAL N.º 01/2016-PMR
FOLHA DE ANOTAÇÃO DO CANDIDATO
01
21
02
22
03
23
04
24
05
25
06
26
07
27
08
28
09
29
10
30
11
31
12
32
13
33
14
34
15
35
16
36
17
37
18
38
19
39
20
40
Esta folha é destinada para uso EXCLUSIVO do candidato.