Sei sulla pagina 1di 11

Actividades Psicomotoras: atenção, concentração

Actividade: “Memória de sequências”

Descrição: O técnico apresenta uma sequência de cartões diferentes à criança durante alguns segundos e depois baralha-os. Posteriormente a criança terá de colocar os respectivos cartões na sequência correcta. Objectivos/Áreas a trabalhar: Estruturação espacial, organização sequencial, memória, atenção e concentração. Material: Cartões com figuras. (Em anexo encontram-se alguns exemplos de cartões). Critérios de Êxito: Conseguir memorizar e colocar os cartões na devida ordem.

Conseguir memorizar e colocar os cartões na devida ordem. Actividade: “Memorizar bolas de cor” Descrição: O

Actividade: “Memorizar bolas de cor”

Descrição: O técnico mostra à criança uma caixa cheia de bolas de diferentes cores. Em seguida retira por exemplo 3 bolas de cor e a criança observa-as durante alguns segundos. Posteriormente retira essas 3 bolas e mistura-as com as restantes bolas de cor que estão na caixa. O objectivo é que a criança retire dessa caixa as 3 bolas de cor que lhe foram mostradas. Objectivos/Áreas a trabalhar: Memória, atenção e concentração. Material: Uma caixa e várias bolas de cor. Critérios de Êxito: Conseguir memorizar e seleccionar as bolas que foram retiradas da caixa.

e várias bolas de cor. Critérios de Êxito: Conseguir memorizar e seleccionar as bolas que foram

Actividade: “Dominó”

Descrição: A criança possui várias peças, semelhantes às de dominó, no chão (peças grandes feitas de esferovite) que correspondem às carruagens do comboio. A criança terá que ligar as carruagens do comboio umas às outras, sabendo que os símbolos do lado direito da carruagem anterior têm que ser iguais aos do lado esquerdo da carruagem seguinte. Objectivos/Áreas a trabalhar: Atenção, concentração. estimulação cognitiva e estruturação espácio-temporal. Material: 20 peças semelhantes às de dominó (de esferovite).

Critérios de Êxito: conseguir corresponder os elementos da peça seguinte aos da peça anterior

elementos da p e ç a se g uinte aos da peça anterior Actividades: “Jogo dos

Actividades: “Jogo dos pares”

Descrição: O “jogo dos pares” é constituído por um conjunto de cartas ou cartões com diferentes imagens (2 figuras de cada). O técnico vira as cartas ao contrário e a criança terá que virá-las uma a uma até encontrar o par correspondente. No final deverá formar todos os pares. Este jogo pode ser jogado individualmente ou em grupo. Objectivos/Áreas a trabalhar: Concentração, atenção, memória, estimulação cognitiva e praxia fina. Material: 30 cartões (2x15 figuras diferentes) Critérios de Êxito: Conseguir memorizar a imagem que visualiza; conseguir memorizar a localização espacial da mesma imagem do cartão que visualizou.

Actividade: “Sopa de letras” Descrição: O jogo consiste em encontrar palavras no meio de uma

Actividade: “Sopa de letras”

Descrição: O jogo consiste em encontrar palavras no meio de uma “confusão” de letras e contorná-las com um lápis. Deverá construir-se uma sopa de letras com palavras do interesse da criança, por exemplo se a criança gosta de jogar futebol poderão utilizar-se as palavras: bola, baliza, jogador, Benfica, porto, Sporting, etc. Objectivos/Áreas a trabalhar: Atenção, concentração e praxia fina. Material: Papel quadriculado, lápis. Critérios de Êxito: Conseguir realizar a preensão no lápis e traçar os contornos; conseguir discriminar as letras e encontrar as palavras.

Conseguir realizar a preensão no lápis e traçar os contornos; conseguir discriminar as letras e encontrar

Actividade: “Imagens iguais”

estão

misturadas num conjunto de figuras, através da discriminação visual. Objectivos/Áreas a trabalhar: Discriminação visual, orientação espacial, concentração e atenção. Material: Cartões com imagens. Critérios de êxito: Conseguir discriminar as figuras iguais.

Descrição: Este

jogo

consiste

em

fazer

corresponder

as

imagens

iguais,

que

jogo consiste em fazer corresponder as imagens iguais, que Actividade: “A pista” que contêm, cada um,

Actividade: “A pista”

que

contêm, cada um, uma letra do alfabeto. Os quadrados são colocados dentro de uma caixa. Dividem-se as crianças em duas equipas e atribui-se uma caixa com letras a cada uma. O técnico em seguida refere em voz alta uma pista (ex.: “Serve para abrir portas.”). As crianças com os quadrados terão que formar a palavra, que responde ao enigma, no chão (ex.: chave). A equipa que terminar primeiro a palavra ganha um ponto e no final a equipa com mais pontos vence a prova. Objectivos/Áreas a trabalhar: Apoio à língua portuguesa, velocidade, estruturação espacial, discriminação visual, raciocínio, atenção e concentração. Material: 2 caixas, vários quadrados com letras do alfabeto. Critérios de êxito: Realizar um rápido raciocínio mental de modo a responder ao enigma; discriminar as letras necessárias para elaborar a palavra; e construir a palavra rapidamente.

Descrição: Elaborar

previamente

diversos

quadrados

em

cartolina

ou

esferovite

Actividade: “Descobre as diferenças” Descrição: O jogo das diferenças consiste em identificar as diferenças

Actividade: “Descobre as diferenças”

Descrição: O jogo das diferenças consiste em identificar as diferenças entre duas figuras, através da discriminação visual. Objectivos/Áreas a trabalhar: Discriminação visual, estruturação espacial, concentração e atenção. Material: Cartões com imagens semelhantes. Critérios de êxito: Conseguir identificar as diferenças das figuras e a sua orientação espacial.

as diferenças das figuras e a sua orientação espacial. Actividade: “O fósforo” Descrição: O técnico forma

Actividade: “O fósforo”

Descrição: O técnico forma uma figura inicial com 4, 5 ou 6 fósforos. Em seguida apresenta um cartão com outra figura formada também com fósforos. A criança terá que transformar a 1.ª figura na figura do cartão movendo apenas 1 ou 2 palitos no máximo. Objectivos/Áreas a trabalhar: Concentração, atenção, raciocínio, memória, estruturação espacial. Material: Fósforos.

Critérios de êxito: Conseguir transformar a 1.ª construção na 2.ª, movendo apenas 1 ou 2 fósforos.

1.ª construção na 2.ª, movendo apenas 1 ou 2 fósforos. Actividade: “Figura fundo” Descrição: O técnico

Actividade: “Figura fundo”

Descrição: O técnico apresenta à criança uma imagem com várias figuras sobrepostas. Em seguida pede-lhe que pinte apenas uma determinada figura (exemplo: pinta o triângulo). Objectivos/Áreas a trabalhar: Discriminação visual, estruturação espacial, atenção e concentração. Material: Folhas com várias figuras sobrepostas e lápis de cor. Critérios de êxito: Conseguir discriminar a figura referida pelo técnico.

Conseguir discriminar a figura referida pelo técnico. Actividade: “A pauta musical” Descrição: O técnico

Actividade: “A pauta musical”

Descrição: O técnico desenha uma pauta musical, como ilustra na figura, em papel de cenário. Em seguida pede às crianças que realizem a actividade, que consiste em discriminar os símbolos visuais e pintar cada símbolo com a cor correspondente como ilustra na legenda. Objectivos/Áreas a trabalhar: Discriminação visual, atenção, memória e estruturação espacial. Material: Papel de cenário e lápis de cor.

Critérios de êxito: Discriminar as figuras que têm a “bolinha” orientada para a esquerda - direita, cima - baixo.

orientada para a esquerda - direita, cima - baixo. Actividade: “Quantidades e tamanhos” Descrição: Esta

Actividade: “Quantidades e tamanhos”

Descrição: Esta actividade consiste em discriminar quantidades e tamanhos, maiores e menores. Objectivos/Áreas a trabalhar: Discriminação visual, atenção, memória e estruturação espacial. Material: Lápis de cor. Critérios de êxito: Discriminar quantidades e tamanhos identificando quais os elementos maiores e menores.

de cor. Critérios de êxito: Discriminar quantidades e tamanhos identificando quais os elementos maiores e menores.

Actividade: “Busca a palavra”

Descrição: O técnico coloca diversos cartões com palavras colados na parede da sala. Em seguida, em voz alta, nomeia várias palavras (exemplo: mesa, cadeira, professor, aula, matemática). Ao parar, dá sinal de partida e a criança terá que procurar na sala os cartões com as palavras referidas pelo técnico e recolhê-las o mais rápido que conseguir. Objectivos/Áreas a trabalhar: Memória, atenção, concentração, discriminação visual, estruturação espacial. Material: Cartões com palavras. Critérios de êxito: Conseguir discriminar e memorizar as palavras verbalizadas pelo técnico e recolher os respectivos cartões.

pelo técnico e recolher os respectivos cartões. Act ividade: “O intruso” Descrição: Com vários

Actividade: “O intruso”

Descrição: Com vários cartões forma-se um conjunto de símbolos. Entre esses símbolos deverão constar vários símbolos correspondentes à mesma categoria e um símbolo que não pertence a essa categoria. A criança deverá identificar o símbolo “intruso”. Objectivos/Áreas a trabalhar: Discriminação visual, concentração e atenção. Material: Cartões com símbolos de várias categorias. Critérios de êxito: Conseguir fazer a discriminação do símbolo que não pertence à categoria.

Actividade: “Qual a minha sombra?” Descrição: Cola-se um conjunto de cartões à frente da criança:

Actividade: “Qual a minha sombra?”

Descrição: Cola-se um conjunto de cartões à frente da criança: um com uma imagem e vários com sombras em que apenas uma corresponde à imagem inicial. A criança deverá identificar qual a sombra correspondente à imagem. Objectivos/Áreas a trabalhar: Discriminação visual; atenção, concentração, memória, estruturação espacial. Material: Vários cartões com figuras e sombras. Critérios de êxito: Conseguir discriminar visualmente qual a sombra correspondente à figura.

visualmente qual a sombra correspondente à figura. Actividade: “Mensagem de código” Descrição: O

Actividade: “Mensagem de código”

Descrição: O técnico entrega uma mensagem código a cada criança ou a um grupo de crianças, com a respectiva correspondência de símbolos a cada letra em anexo. A criança ou grupo de crianças terão que realizar as acções que a mensagem secreta ordena pela ordem

indicada. Se a actividade for realizada em grupo a equipa que terminar primeiro a tarefa vence. Objectivos/Áreas a trabalhar: Coordenação; concentração, atenção memória, estruturação espacial e discriminação visual. Material: Documento com mensagens código; documento com alfabeto correspondente aos símbolos da mensagem código.

Critérios de êxito: Interpretar a mensagem código, fazendo corresponder cada símbolo a uma letra; realizar as actividades instruídas na mensagem código segundo a sua ordem.

instruídas na mensagem código segundo a sua ordem. Actividade: “Tangram” Descrição: Construa as figuras

Actividade: “Tangram”

Descrição: Construa as figuras geométricas (peças) constituintes do tangram em cartão ou esferovite. Posteriormente o técnico apresenta uma determinada sombra formada pelas peças do tangram. A criança terá que reproduzi-la. Objectivos/Áreas a trabalhar: Discriminação visual, praxia fina, orientação espacial, atenção, concentração e memória. Material: Peças do tangram (figuras geométricas) construídas em cartão ou esferovite. Critérios de êxito: Discriminar as figuras geométricas que terá de utilizar para construir uma reprodução igual à sombra; colocar as peças na orientação espacial adequada de modo a formar uma figura igual à sombra.

De Meur, A. & Staes, L. (1984). Psicomotricidade: Educação e reeducação . São Paulo: Editora

De Meur, A. & Staes, L. (1984). Psicomotricidade: Educação e reeducação. São Paulo: Editora Manole.