Sei sulla pagina 1di 4
 
Teste de Atenção por cancelamento: avaliação daatenção em estudantes do ensino fundamental
 
Gabriel Tortella
*
Universidade São Francisco
 
A neuropsicologia tem crescido nos últimos anos com o desenvolvimento e avalidação de instrumentos de avaliação e de procedimentos de intervenção.Visando a uma contribuão neste sentido, e diante da importância dadisponibilidade de instrumentos neuropsicogicos precisos, validados enormatizados no âmbito nacional, esta nota apresentarum instrumentoneuropsicológico para a avaliação da atenção, a saber, o !este de Atenção por"ancelamento #$ontiel % "apovilla, &''(). * instrumento +oi desenvolvido por os-$. $ontiel, doutorando em psicologia pela Universidade o Francisco, eAlessandra otuzo Seabra "apovilla, pós/doutora em 0sicologia pela Universidadede São 0aulo e docente da Universidade São Francisco, e +oi publicado no livro
'Teoria e Pesquisa em Avaliação Neuropsicológica' 
, pela editora $emnon.* !este de Atenção por "ancelamento - composto por tr1s matrizes impressascom di+erentes tipos de est2mulos, em 3ue a tare+a do su4eito consiste em assinalartodos os est2mulos iguais a um est2mulo/alvo anteriormente determinado. Aprimeira parte do teste - destinada 5 avaliação da atenção seletiva, 3ue consistena capacidade do indiv2duo de atentar a um est2mulo determinado dentre outrosest2mulos di+erentes. 0ara esta tare+a - utilizada uma prova de cancelamento de+iguras com uma matriz impressa composta por seis di+erentes tipos de est2mulos6c2rculo, 3uadrado, triângulo, cruz, estrela e traço. *s est2mulos são de cor pretaem +undo branco, distribu2dos em 78 lin9as, sendo 3ue cada lin9a - composta por&' +iguras resultando na apresentação de cada est2mulo :' vezes, dispostos emuma +re3;1ncia de 7< est2mulos por 3uadrante da +ol9a de resposta, totalizando=:' +iguras. >eve/se, portanto, assinalar o est2mulo/alvo sempre 3ue esterecorrer, sendo o tempo m?imo de e?ecução da tare+a de um minuto. A Figura 7apresenta uma ilustrão da primeira parte do !este de Ateão por"ancelamento, com a representação das respostas corretas.
 
 
 
@a segunda parte do instrumento o ob4etivo, assim como na primeira parte, -avaliar a atenção seletiva, por-m, com um maior grau de di+iculdade. Acon+iguração estrutural da matriz não se modi+ica, sendo composta por 78 lin9ascom &' +iguras em cada lin9a, totalizando =:' +iguras distribu2das em ordemdi+erente da parte anterior, onde o est2mulo/alvo ocorre 7& vezes, sendo tr1s vezesem cada 3uadrante da +ol9a de resposta. A tare+a - semel9ante, por-m, nestasegunda parte o est2mulo/alvo - composto por duas +iguras impressas na partesuperior da +ol9a. * tempo m?imo para a e?ecução da tare+a - de um minuto. AFigura & ilustra a segunda parte do !este de Atenção por "ancelamento, com arepresentação das respostas corretas.
 
@a terceira e última parte, o teste ob4etiva avaliar a atenção alternada, ou se4a, acapacidade do individuo mudar o +oco de atenção. 0ara a e?ecução desta tare+a -utilizada uma prova de cancelamento de +iguras com uma matriz impressa. Sãoapresentados seis di+erentes tipos de est2mulos #c2rculo, 3uadrado, triângulo, cruz,estrela e traço), de cor preta com +undo branco, totalizando =:' +iguras ao todo,onde &' +iguras são distribu2das por 78 lin9as em ordem di+erente das duasprimeiras partes do teste. @esta última parte, no entanto, o est2mulo/alvo muda acada lin9a e aparece representado como a +igura inicial de cada lin9a. >i+erentedas partes anteriores, o número de vezes 3ue o est2mulo/alvo aparece se alterna,aparecendo no m2nimo duas e no m?imo seis vezes ao longo das lin9as, de modo3ue os est2mulos se encontrem distribu2dos com uma +re3;1ncia de 7< est2mulospor 3uadrante da +ol9a de resposta. * tempo m?imo para a e?ecução desta tare+a- de um minuto. A Figura =, a seguir, ilustra a terceira parte do !este de Atençãopor "ancelamento, representando as respostas certas.
 
 
m 3ual3uer uma das tr1s partes, o su4eito pode terminar a tare+a em menos deum minuto. São computados para anlise posterior tr1s tipos de escores. >entreos tipos de escores, o primeiro corresponde ao número total de acertos #itensmarcados ade3uadamente), o segundo diz respeito ao número de erros #itensmarcados inade3uadamente) e o terceiro escore corresponde ao número deaus1ncias, ou se4a, o número de itens 3ue deveriam ter sido marcados, mas não o+oram. >ias, !revisan, $ontiel e "apovilla #no prelo) investigaram evid1ncias de validadedo !este de Atenção por "ancelamento em uma amostra de estudantes de 7B a CBs-rie do ensino +undamental. ste estudo demonstrou 3ue o escore total noinstrumento - e+etivo em discriminar entre &B, =B e CB s-ries e, ainda, proveuevid1ncias de validade das partes & e = do teste para a3uela população. "om o ob4etivo de complementar o estudo precedente, o !este de Atenção por"ancelamento +oi aplicado em uma amostra de estudantes de <B a 8B s-rie doensino +undamental #"apovilla % >ias, em preparação). m tal estudo, uma Anlisede variância do e+eito de s-rie sobre o escore total no !este de Atenção por"ancelamento, considerando o escore DacertosD, revelou aumento dos escores na8B em relação 5 <B s-rie. A terceira parte do teste +oi a 3ue mel9or discriminouentre as s-ries, 9avendo di+erenças signi+icativas entre <B e as (B e 8B s-ries. steestudo +orneceu evid1ncias de validade de um teste neuropsicogico paraavaliação da atenção em estudantes da <B 5 8B s-rie do ensino +undamental. *sautores sugerem dar continuidade com a ampliação da idade podendo assimbuscar evid1ncias de validade deste instrumento para avaliação da atenção emestudantes do ensino m-dio e universitrio e, paralelamente, acompan9ar odesenvolvimento da atenção nessas +ai?as etrias.>este modo, as pes3uisas a3ui apresentadas contribu2ram para +ornecer evid1nciasde validade para o !este de Atenção por "ancelamento em crianças de 7B a 8Bs-rie do ensino +undamental, disponibilizando assim, um teste para os conte?toscl2nico e escolar. E, tamb-m, evid1ncias de validade do teste para discriminaradultos com transtorno de pânico de adultos sem tal transtorno #$ontiel, &''<).Visto 3ue a avaliação neuropsicológica vem ao encontro da compreensão dosmecanismos sub4acentes 5s alteraçes encontradas nos processos cognitivos, o!este de Atenção por "ancelamento pode contribuir para esta compreensão, bemcomo para o aprimoramento de procedimentos de avaliação da atenção e para a

Premia la tua curiosità

Tutto ciò che desideri leggere.
Sempre. Ovunque. Su qualsiasi dispositivo.
Nessun impegno. Annulla in qualsiasi momento.
576648e32a3d8b82ca71961b7a986505