Sei sulla pagina 1di 6

EXERCÍCIO Nº 001 PROFº PAULO SÉRGIO COM GABARITO

Exercícios de Estatuto - Provas anteriores do CESPE/UNB:

QUESTÃO 01 (CESPE/UNB-PMDF/SDPM-2001):

Acerca da hierarquia e da disciplina policial-militar, julgue os itens a seguir. 1) Os alunos da Escola de Formação de Oficiais Policiais-Militares são denominados praças especiais e frequentam o círculo de praças. 2) A disciplina e o respeito à hierarquia devem ser mantidos em todas as circunstâncias, inclusive na inatividade, pelos policiais militares. 3) Os aspirantes-a-oficial PM são hierarquicamente superiores aos subtenentes PM e frequentam o círculo de oficiais subalternos. 4) Em igualdade de graduação, os policiais militares em atividade não têm precedência sobre os da inatividade. 5) O ingresso na carreira de oficial ocorre mediante aprovação do aluno-oficial PM no curso ministrado pela Escola de Formação de Oficiais Policiais - Militares.

QUESTÃO 02 (CESPE/UNB-PMDF/SDPM-2001):

Em cada um dos itens abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. 1) Um cabo PM encontra-se afastado temporariamente do serviço ativo por ter permanecido, por mais de nove meses contínuos em licença para tratar de interesse particular. Nessa situação, o cabo deverá ser agregado. 2) Um soldado PM deixou de comparecer por 48 horas consecutivas à Organização Policial Militar (OPM) onde servia, sem comunicar nenhum motivo de impedimento. Nessa situação, o soldado será considerado desertor. 3) Um policial militar na inatividade encontra-se em viagem com paradeiro ignorado por mais de oito dias. Nessa situação, ele será considerado desaparecido. 4) Um cabo PM da ativa desapareceu durante uma operação policial militar, permanecendo com o paradeiro ignorado há mais de tr inta e nove dias.Nessa situação, ele será oficialmente considerado extraviado. 5) Um cabo PM encontra-se afastado temporariamente do serviço ativo por haver sido considerado oficialmente extraviado. Nessa situação, o cabo deverá ser agregado.

QUESTÃO 03 (CESPE/UNB-PMDF/SDPM-2001):

Julgue os seguintes itens, relativos ao Estatuto dos Policiais-Militares da PMDF. 1) O policial militar em atividade pode exerce diretamente a gestão de seus bens, participando de uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada na qualidade de sócio-gerente. 2) Considere a seguinte situação hipotética. Um soldado PM da ativa, no desempenho de uma operação policial-militar, praticou um ato configurador de crime militar de transgressão disciplinar. Nessa situação, independentemente da reprimenda relativa ao crime, o soldado receberá a pena disciplinar. 3) Será submetido a conselho de disciplina, na forma da legislação específica, o Capitão PM presumivelmente incapaz de permanecer como policial militar da ativa. 4) Considere a seguinte situação hipotética. Um primeiro-tenente PM foi agregado por ter passado a disposição de outro órgão do Distrito Federal (DF) para exercer função de natureza civil, afastando-se temporariamente do serviço ativo. Nessa situação, exonerado da função de natureza civil, o oficial retornará ao respectivo quadro por meio da reversão.

5) Considere a seguinte situação hipotética.

Roberto foi promovido, por bravura, a capitão PM. Verificou-se posteriormente que não havia vaga, ficando Roberto na situação de excedente. Nessa situação, a primeira vaga de capitão aberta será ocupada por Roberto, deslocando o critério da promoção a ser seguido para a vaga seguinte.

QUESTÃO 04 (CESPE/UNB-CBMDF/CFS-2001 COM ADAPTAÇÕES):

Acerca da violação das obrigações e dos deveres do Policial Militar, Julgue os itens. 1) A praça da reserva remunerada ou reformada poderá ser submetida a conselho de disciplina, desde que seja presumivelmente i ncapaz de permanecer na inatividade. 2) A praça com cinco anos de efetivo serviço, presumivelmente incapaz de permanecer como policial militar, será submetida a conselho de disciplina. 3) No concurso de crime militar e de transgressão disciplinar, será aplicada primeiro a punição disciplinar e, posteriormente , após o julgamento, a pena do crime. 4) O nível de gravidade da violação dos preceitos da ética do policial militar independe do posto ou da graduação de quem a cometer. 5) O oficial da ativa também poderá ser submetido a conselho de disciplina, desde que possua conduta incompatível com o cargo ou demonstre incapacidade de exercer suas funções.

QUESTÃO 05 (CESPE/UNB-CBMDF/CFS-2001 COM ADAPTAÇÕES):

A agregação é a situação na qual o Policial Militar da ativa deixa de ocupar vaga na escala hierárquica do seu quadro, nela permanecendo sem número. O Policial Militar não deve ser agregado quando 1) For nomeado para cargo considerado no exercício de função de natureza Policial-Militar, estabelecido em lei ou decreto, não-previsto no Quadro de Organização da PMDF. 2) Houver ultrapassado um ano contínuo de licença para tratamento de saúde própria. 3) Houver ultrapassado seis meses contínuos em licença para tratar de interesse particular. 4) estiver em gozo de licença especial por um período de seis meses contínuos. 5) Houver ultrapassado seis meses contínuos em licença para tratamento de saúde de pessoa da família.

GABARITO:

QUESTÃO 01

E, C, C, E, E

QUESTÃO 02

C, E, E, C, C

QUESTÃO 03

E,E,E,C,C

QUESTÃO 04

C,E, E,E,E

QUESTÃO 05

E, E, E, C, E

EXERCÍCIO Nº 002 PROFº PAULO SÉRGIO

(CESPE/UNB-PMDF/CFC-2003 COM ADAPTAÇÕES) Item 01 ao 12:

Acerca da PMDF e da atividade policial-militar, inclusive de seu regime disciplinar, julgue os itens a seguir. 01) A PMDF é uma força auxiliar reserva do Exército. 02) Os alunos de órgãos de formação de policiais-militares são considerados policiais-militares em serviço ativo. 03) Não é considerado um policial-militar na inatividade aquele que foi reformado em decorrência da prática de abuso de autoridade. 04) Uma vez reformado, um policial-militar não pode ser convocado compulsoriamente para o exercício de atividade policial-militar.

05) Considerando que o acesso à carreira de oficial da Polícia Militar é privativo de brasileiro nato, é correto afirmar que um brasileiro naturalizado não pode ser cabo da PMDF. 06) Dentro de uma mesma graduação, considera-se hierarquicamente superior o policial militar mais antigo na graduação. 07) Chama-se posto o grau hierárquico dos oficiais, e chama-se graduação o grau hierárquico das praças.

08) Considere a seguinte situação hipotética. Rejane é solteira, tem 27 anos de idade e é filha de um cabo da PMDF. Nessa situação, Rejane deve ser considerada dependente de seu pai, mesmo se ela exercer atividade profissional remunerada. 09) O policial-militar extraviado por mais de trinta dias é considerado ausente. 10) Um primeiro-tenente que pede demissão durante o terceiro ano de oficialato não precisa indenizar o Estado pelas despesas relativ as à sua preparação e formação. 11) Um cabo da PMDF não pode ser condenado a pena disciplinar de detenção superior a trinta dias. 12) Policiais-militares de círculos hierárquicos diferentes não podem ficar presos na mesma dependência.

(CESPE/UNB-PMDF/CFS-2003 COM ADAPTAÇÕES) Item 13 ao 22:

Acerca do Estatuto dos policiais-militares da PMDF, julgue os itens a seguir:

13) São considerados policiais-militares na inatividade os policiais-militares reformados que, embora definitivamente dispensados da prestação de serviço na ativa, continuam percebendo remuneração do DF. 14) É permitido o acesso de brasileiro naturalizado à carreira de oficial da Policia Militar do Distrito Federal (PMDF). 15) Um major da PMDF pertence ao círculo de oficiais superiores, enquanto um primeirotenente pertence ao círculo de oficiais subalternos. 16) Dentro de um mesmo posto, considera-se hierarquicamente superior o policial-militar mais antigo na PMDF. 17) Um major que se utiliza de seu posto para obter facilidades pessoais de qualquer natureza viola um dos princípios da ética policial-militar. 18) Compete aos sargentos e aos subtenentes da PMDF auxiliar e complementar as atividades dos oficiais. 19) Considera-se a violação dos preceitos da ética policial-militar tão mais grave quanto mais elevado for o grau hierárquico de quem a cometer. 20) É vedado aos sargentos o alistamento eleitoral. 21) Um sargento da PMDF que se casa tem direito a afastar-se do serviço pelo período de oito dias. 22) Um sargento da PMDF pode receber condecorações, mas não dispensas de serviço, como recompensa decorrente do reconhecimento de bons serviços prestados.

O terceiro sargento Ronaldo e o soldado Marcelo trabalhavam para manter a ordem pública quando foram alvejados por disparos de arma de fogo, ficando ambos incapacitados definitivamente para o serviço policial militar. Acerca da Situação hipotética e do Estatuto dos policiais militares da PMDF, Julgue os itens abaixo:

23) Os dois policiais serão transferidos para a reserva remunerada. 24) o terceiro sargento Ronaldo nessa situação será reformado com remuneração calculada com base no soldo de um segundo sargento. 25) O soldado Marcelo será promovido a terceiro sargento. 26) Os dois policiais serão reformados. 27) A reforma nesses casos ocorrerá a pedido ou ex-offício.

De acordo com o estatuto dos Policiais Militares da Polícia Militar do DF, julgue os itens.

28) A PMDF, organizada com base na hierarquia e disciplina, força auxiliar do exército é destinada a exercer as fun ções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. 29) Ao Governador do DF compete julgar os processos oriundos dos conselhos de justificação. 30) A percepção de remuneração correspondente a dois graus hierárquicos superiores ou melhoria dela quando, ao ser transferido para a inatividade, contar mais de 30 anos de serviços é um direito do policial militar. 31) O filho menor de 21 anos é considerado dependente do Policial Militar. 32) Os aspirantes a oficial PM são hierarquicamente superiores às demais praças e frequentam o círculo de oficiais subalternos. 33) Os policiais falecidos ou que tenham sido considerados desertores ou extraviados deixam vago o cargo de policial militar. 34) Dedicar-se na defesa da sociedade é um dever do policial militar. 35) O policial militar é responsável pelos atos que pratica, mas não pelas ordens que emite. 36) São facultativas as manifestações coletivas contra ato de superior, bem como as de caráter reivindicatório ou político. 37) Ao Governador do DF cabe o julgamento em última instância dos recursos oriundos do conselho de disciplina; já o TJDFT julga os processos oriundos do conselho de justificação. 38) A ocupação de cargo correspondente ao posto ou graduação é um direito do policial militar. 39) O marido que não perceba remuneração e que estiver em cárcere por mais de 2 anos será considerado dependente da esposa policial militar. 40) A concessão de licença é regulada pelo governador do Distrito Federal.

GABARITO:

ITEM 01 AO 12

C,C,NULO, C, E, E, C, E, E, E, C, C

ITEM 13 AO 27

C, E, C, E, C,C, C, E, C, E, E, E, E, C, E

ITEM 28 AO 40

E, E, E, C, C, C, E, E, E, C, C, C, E

EXERCÍCIO Nº 003 PROFº PAULO SÉRGIO

Exercícios - Estatuto PMDF

Julgue os itens abaixo de acordo com o Estatuto da PMDF:

01) Dentre os policiais militares da ativa estão aqueles incluídos na PMDF voluntariamente, no tempo a que se obrigaram a ser vir. 02) Os candidatos aprovados em concursos públicos na PMDF, também são considerados PM da ativa. 03) O PM da reserva remunerada, que pode ser a qualquer momento convocado, é considerado em atividade. 04) Os policiais militares da ativa, no exercício da função, são dispensados do serviço na instituição do Júri e do serviço n a Justiça Eleitoral. 05) A agregação é a situação na qual o policial militar na inatividade deixa de ocupar a vaga na escala hierárquica do seu quadro, nela permanecendo sem número. 06) Os integrantes da PMDF, em razão da destinação constitucional, natureza e organização, formam uma categoria denominada militares do Distrito Federal. 07) O PM da reserva remunerada somente poderá retornar a ativa quando convocado. 08) É facultado o ingresso na PMDF aos brasileiros natos e naturalizados. 09) É proibida a reinclusão na PMDF, salvo por decisão judicial, deserção, extravio ou desaparecimento. 10) Os alunos a oficial e os subtenentes são considerados praças especiais. 11) O PM da reserva remunerada que for convocado para o serviço ativo, será mais moderno do que os que estão na ativa. 12) Os cabos PM tem precedência hierárquica sobre os alunos do Curso de Formação de Sargentos, respeitada a antiguidade relativa. 13) O policial militar será oficialmente declarado extraviado após o 38º dia, ou seja, quando tiver passado pelas situações de ausente e desaparecido. 14) O ingresso na carreira de oficial será por promoção do aluno oficial PM para o quadro de oficiais policiais militares.

15) Os policiais militares da ativa não podem exercer gestão direta sobre seus bens. 16) Nenhum policial militar pode desenvolver outra atividade profissional, salvo os médicos. 17) Obedecidas às disposições legais e regulamentares, os policiais militares da ativa e inatividade têm direito ao período de 08 dias de afastamento temporário por motivo de núpcias. 18) Não haverá promoção de policial militar por ocasião de sua transferência para a reserva remunerada ou reforma. 19) Somente em casos de interesse da Segurança Nacional, da manutenção da ordem, de extrema necessidade do serviço ou de transferência para a inatividade, para cumprimento de punição decorrente de transgressão disciplinar de natureza grave e em caso de baixa a hospital, os policiais militares terão interrompido ou deixado de gozar, na época prevista, o período de férias a que tiverem direito, registrando -se, então, o fato em seus assentamentos. 20) A Licença para tratar de saúde própria é a autorização para afastamento total do serviço, concedida ao PM que contar mais de 10 (dez) anos de efetivo serviço e que requerer com aquela finalidade. 21) A interrupção de licença para tratar de interesse particular será definitiva, quando o PM for reformado ou transferido ex-officio para a reserva remunerada. 22) O uso de títulos, uniformes, distintivos, insígnias e emblemas da PMDF correspondentes ao posto ou graduação são prerrogativas dos policiais militares.

GABARITO:

ITEM 01 AO 22

C, E, E, C, E, C, E, C,C,E, E,C, E, E, E, E, E, C, C, E, C,C

EXERCÍCIO Nº 004 PROFº PAULO SÉRGIO Exercícios - Estatuto PMDF

Julgue os itens abaixo de acordo com o Estatuto da PMDF:

1)O Policial Militar será considerado faltoso se deixar, por mais de 24 horas consecutivas, sem licença, a organização militar em que serve ou o local onde deve permanecer. 2) O PM será considerado desertor se não comparecer ao quartel por período superior a 08 dias contínuos ou não, conforme legislação pertinente. 3) O PM será considerado oficialmente extraviado se, no desempenho de qualquer serviço Policial Militar, permanecer desaparecido por mais de trinta dias e não houver indícios de deserção. 4) O PM será considerado oficialmente extraviado se, no desempenho de qualquer serviço Policial Militar, permanecer com paradeiro ignorado por mais de trinta e nove dias e não houver indícios de deserção. 5) O PM será considerado desaparecido se, no desempenho de atividade policial militar, tiver paradeiro ignorado por mais de oito dias. 6) O PM será considerado ausente se deixar de comparecer à organização militar por mais de 24 horas consecutivas, sem comunicar qualquer motivo de impedimento.

Julgue os itens abaixo, relativos ao Estatuto dos Policiais Militares:

7) Ao PM da ativa é vedado participar como sócio-cotista em sociedade comercial por cotas de responsabilidade limitada. 8) Mesmo havendo justificação da autoridade militar superior, a pena disciplinar de prisão não poderá ultrapassar trinta dias. 9) Será submetido a Conselho de Disciplina a praça PM com 15 anos de serviço, sendo que destes, 07 anos são de efetivo serviço, desde que presumivelmente incapaz de permanecer como policial militar da ativa. 10) Será submetido a Conselho de Disciplina o cabo PM com estabilidade assegurada, presumivelmente incapaz de permanecer como policial militar da ativa. 11) Ao Governador do DF cabe, em última instância, julgar os recursos que forem interpostos nos processos oriundos de Conselho de Disciplina. 12) A conselho de Justificação será submetido o Aspirante a Oficial PM presumivelmente incapaz de permanecer como policial militar da ativa.

13) O Major PM presumivelmente incapaz de permanecer como oficial da ativa da PMDF será submetido a Conselho de Justificação, conforme a legislação pertinente.

Acerca da PMDF e da atividade policial-militar julgue os itens a seguir. 14) A PMDF é uma força auxiliar reserva das Forças Armadas Brasileiras. 15) Os alunos a Oficial da Academia da PMDF são considerados policiais-militares em serviço ativo. 16) É considerado um policial-militar na inatividade aquele que foi reformado por incapacidade definitiva em decorrência de acidente, seja em serviço Policial Militar ou fora dele. 17) Uma vez reformado, um policial-militar pode ser convocado compulsoriamente para o exercício de atividade policial-militar, desde que por extrema necessidade do serviço, mesmo que esteja naquela situação há mais de 05 anos. 18) Mesmo sabendo que o acesso à carreira de oficial da Polícia Militar é privativo de brasileiro nato, é correto afirmar que um brasileiro naturalizado pode ser cabo da PMDF. 19) Dentro de uma mesma graduação, a precedência hierárquica é estabelecida pela antiguidade na graduação. 20) Chama-se posto o grau hierárquico dos oficiais e aspirantes a oficial, e chama-se graduação o grau hierárquico das praças.

Acerca do Estatuto dos policiais-militares da PMDF, julgue os itens a seguir:

21) Um Capitão da PMDF pertence ao círculo de oficiais intermediários, enquanto um segundotenente pertence ao círculo de oficiais subalternos. 22) Dentro de um mesmo posto, considera-se hierarquicamente inferior o policial-militar mais novo na PMDF. 23) Um Cabo PM que se utiliza de sua graduação para obter facilidades pessoais de qualquer natureza viola um dos princípios da ética policial- militar. 24) Compete aos Cabos e Soldados da PMDF auxiliar e complementar as atividades dos oficiais; já a execução dos serviços PM é competência dos Subtenentes e Sargentos. 25) Considera-se a violação dos preceitos da ética policial-militar por um Cabo PM mais grave que a mesma violação praticada por um Soldado PM, mesmo este militar tendo mais tempo na Corporação que o referido Cabo. 26) Um Aluno a oficial da PMDF que se casa tem direito a afastar-se do serviço pelo período de oito dias, conforme a legislação pertinente. 27) Um Candidato a Soldado da PMDF pode receber condecorações, mas não dispensas de serviço, como recompensa decorrente do reconhecimento de bons serviços prestados a Corporação.

GABARITO:

ITEM 01 AO 05

E, E, C,C,C, C

ITEM 07 AO 13

E, C, E, C, C, E, C

ITEM 14 AO 20

E, C, C, E, C, C, E

ITEM 21 A 27

C, E, C, E, C, E, E