Sei sulla pagina 1di 7

24/04/2017

Detalhes•AmplificadorSubwooferClasseDForadeSucata•Hackaday.io

ProjectDetails

For Class D Suwoofer Amplifier Out of Scrap M experience uilding a suwoofer amplifier (including the power suppl) out of what I had in m parts in.

the power suppl) out of what I had in m parts in. First Stage (Audio Modulator):

First Stage (Audio Modulator):

• 02/18/2015 at 12:35

Stage (Audio Modulator): oolean90 • 02/18/2015 at 12:35 ste amplificador de classe D recee um sinal

ste amplificador de classe D recee um sinal de áudio mono como entrada para um comparador lm393. A outra entrada do comparador é uma onda de triângulo 60Khz usando um circuito de geração de onda de triângulo timer 555 eu puxei a we. A saída resultante do comparador é uma onda quadrada com um ciclo de traalho que é proporcional à amplitude de áudio. ste sinal pode ser usado para alternar a tensão através de um alto-falante usando uma ponte Mosfet (e um filtro passa-aixa em série com o alto-falante). Idealmente, em amplificadores de classe D, gostaríamos de uma frequência de modulação mais rápida de centenas de kilohertz para uma melhor reprodução do som. Uma vez que este é um amplificador de suwoofer terá um corte de

24/04/2017

Detalhes•AmplificadorSubwooferClasseDForadeSucata•Hackaday.io

freqüência em ~ 1Khz, A 50Khz freqüência portadora é muito rápido para recriar essas aixas freqüências.

Segunda fase (Ponte H de saída com protecção de disparo):

Segunda fase (Ponte H de saída com protecção de disparo): sta é a fase de "negócios"

sta é a fase de "negócios" dos amplificadores de classe D! Agora que temos uma onda quadrada a partir do primeiro estágio, podemos usá-lo para mudar uma grande carga, como um suwoofer grande (2-8ohm). A onda quadrada é passada para um inversor IC para criar duas ondas quadradas opostas para dirigir cada lado do Hridge. Amos estes sinais são passados através de entradas de portas XOR separadas. Com uma entrada de cada onda possuindo um filtro passa- alta de série RC. Isso cria um atraso na orda crescente de cada onda proporcional ao tempo que leva o circuito RC para carregar. u simplesmente googled "circuito de tempo morto XOR" para aprender a fazer isso.

24/04/2017

Detalhes•AmplificadorSubwooferClasseDForadeSucata•Hackaday.io

stes sinais são então passados para um controlador de

stes sinais são então passados para um controlador de Gate IRS2110 para controlar um Mosfet Hridge. Como os amplificadores de classe D funcionam ao ligar ou desligar totalmente os Mosfets, as perdas de comutação são minimizadas e as eficiências são elevadas. Portanto, não havia necessidade de eu dissipador de calor os FTs sore esta ponte vendo como eles ficaram frios.

A saída do Hridge não pode ser conectada a um alto-falante ainda! O sinal na saída da ponte H é ainda uma onda quadrada com uma alta freqüência. Precisamos filtrar esta onda de comutação rápida para ficar com a freqüência mais lenta criada pelo ciclo de traalho variável (o áudio que queremos). u fiz isso com dois indutores 800uH série de amos os lados do alto-falante / suwoofer e um capacitor de 1uF através do alto-falante (não tenho certeza sore os valores exatos, eu joguei com ele até que soou direito). Os indutores podem ser vistos à esquerda na imagem aaixo (os indutores pretos estão sustituindo os que eu mão ferida que eram TRRÍVIS em filtrar para fora qualquer coisa):

24/04/2017

Detalhes•AmplificadorSubwooferClasseDForadeSucata•Hackaday.io

Terceira Fase: A Fonte de Alimentação

Terceira Fase: A Fonte de Alimentação

24/04/2017

Detalhes•AmplificadorSubwooferClasseDForadeSucata•Hackaday.io

sta foi a minha primeira tentativa de uma fonte de

sta foi a minha primeira tentativa de uma fonte de alimentação push-pull tipo conversor e deixe- me apenas dizer, houve muitas falhas antes que isso funcionou! O maior prolema que eu tinha era o enrolamento do transformador.

O circuito utiliza um controlador TL494 PWM IC para regular uma tensão de saída constante, variando o ciclo de traalho em dois Mosfets nos lados primários do transformador. O toróide consiste de dois enrolamentos primários usando 4 fios paralelos de fio de esmalte 18AWG (4 voltas). Os dois lados secundários são 3 fios de esmalte 20AWG paralelos enrolados 8-10 vezes. A tensão de saída I regulada a alimentação foi de 25V como máximo com 12-14.5V da ateria do carro como a entrada (varia com a tensão de carregamento dos alternadores). sta tensão "soará" tão alto quanto uma fonte de 50V em um amplificador de Classe D de ponte média, já que o amplificador de classe D da ponte cheia alternará 25v em amas as direções através do suwoofer, dando-nos uma tensão pico a pico de 50V de uma fonte de 25V .

24/04/2017

Detalhes•AmplificadorSubwooferClasseDForadeSucata•Hackaday.io

24/04/2017 Detalhes•AmplificadorSubwooferClasseDForadeSucata•Hackaday.io https://hackaday.io/post/14227 6/7
24/04/2017 Detalhes•AmplificadorSubwooferClasseDForadeSucata•Hackaday.io https://hackaday.io/post/14227 6/7

24/04/2017

Detalhes•AmplificadorSubwooferClasseDForadeSucata•Hackaday.io

sta imagem mostra um teste de esforço que eu executei iluminando dois faróis do carro na série:

que eu executei iluminando dois faróis do carro na série: Os toques finais para a placa

Os toques finais para a placa de alimentação incluem a integração de um circuito de soretemperatura usando um sensor de temperatura LM35 e um comparador de tensão. A saída LM35 é comparada a uma tensão de 0.80V que se traduz em 80 degress Celcuis. Se a temperatura do lado primário Mosfets para a fonte de alimentação passa este ponto, o comparador irá disparar e desativar o driver gate - desligar a saída. u tamém adicionei um fusível 50A em série com todo o sistema em caso de uma situação aaaaad!

O produto acaado :! (Menos o recinto)