Sei sulla pagina 1di 23

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

Apostila nº 1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com Apostila nº 1 Estudos e Devocionais Todo o conteúdo

Apostila nº 1

Estudos e Devocionais

Todo o conteúdo desta apostila encontra-se disponível no blog:

Distribuição Gratuita. Proibida a comercialização. Ao usar este conteúdo, a fonte deve ser citada.

Autora:

Milene Oliveira

https://www.insta g ram.com/dancacrista htt p s://twitter.com/danca_crista https://www.youtube.com/dancacrista
Apostila nº 1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com
Apostila nº 1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

Apostila nº 1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com O Chamado de Deus “Portanto, irmãos, empenhem -se ainda

O Chamado de Deus

E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com O Chamado de Deus “Portanto, irmãos, empenhem -se ainda mais para

“Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão." 2 Pedro 1:10

Na palavra de Deus é muito comum lermos passagens relacionadas ao chamado de Deus, mas quando ela cita isso, você sabe a que ela está se referindo? O que significa de fato ser chamado por Deus? Primeiramente vamos entender o que significa a palavra “CHAMADO”: deriva do verbo chamar e pode ser definido como uma designação, uma denominação, convocação, vocação para algo ou alguma coisa. Ser chamado por Deus é isso, é ser designado a fazer algo a pedido do Senhor. Todo cristão é chamado para exercer ou realizar algo.

A partir da crucificação de Jesus automaticamente somos chamados para uma reconciliação com o Senhor, Ele nos chama para sermos salvos e desfrutar da promessa da eternidade. Esse chamado todos nós temos, mas além deste existem outros que é particular de cada pessoa: pregação do evangelho, louvor, dança, intercessão, missões, ministério de jovens, entre muitos outros, que não depende de nós e sim de Deus, Ele é quem designa cada um para cumprir uma determinada coisa e aqueles que aceitam são capacitados com o Espírito Santo para se tornarem vasos de honra na casa do Senhor. Podemos ver muitos exemplos na palavra de Deus:

Moisés tinha o chamado para tirar o povo da escravidão do Egito; os doze apóstolos foram chamados para andar com Jesus e serem os primeiros fundamentos da igreja; Jonas, Deus o chamou para pregar a um povo estranho; Josué foi escolhido para liderar o povo de Israel em direção a terra prometida. E muitos outros homens da Bíblia tiverem seu chamado. Todos nós temos.

Mas como identificar meu chamado? Como saber qual o ministério que Deus tem para mim? O primeiro passo é sempre a oração, ore, peça a Ele que lhe mostre qual o ministério que você deve atuar. Deus sempre responde aquele que ora com fé. Além disso outra coisa muito importante é o jejum, jejuar te aproxima do

Senhor, fortalece seu Espírito e te deixa mais sensível à voz de Deus. Ore, jejue, busque ter uma comunhão com Ele, uma intimidade com o Espírito Santo. Há muitas formas de Deus nos falar qual o seu chamado para

Você precisa buscar uma

resposta de Deus e descansar nEle, quando você menos esperar Ele falará com você. E quando Ele falar, obedeça-o. Não tenha medo. Muitos perdem as bênçãos de Deus por medo de fazer aquilo que Ele nos pede. "Ah, eu não posso", "Eu não consigo", "Eu não sei pregar", "Eu tenho vergonha", vivem dando desculpas a Deus por não entenderem que é Ele quem capacita. Se Deus te disser que é para você dançar então dance, se hoje não deu certo, não desista, Ele está te capacitando, amanhã você irá dançar melhor, mas faça, dê tudo de si, só assim Ele poderá te moldar. Se você não fizer sua parte, Ele também nada fará.

nossa vida: através da palavra, através de uma pessoa, através de um louvor

Todos encontram dificuldades no caminho, mas o Senhor conhece seu potencial, Ele supera suas limitações. Confie nEle, sua capacidade não vem de si mesmo, e sim dEle. É Ele quem coloca as palavras na sua boca, é Ele quem te dá os movimentos, é Ele que unge sua garganta, é Ele. Ore, esteja buscando constantemente entender o que Deus quer de você e tenha cuidado, pois a todo momento estamos sendo chamados para coisas que satisfazem nosso desejo carnal, e não é isso que Deus quer de nós. Moisés, Jonas, Josué, os apóstolos e tantos outros tiveram que abrir mão de algo para realizar aquilo que o Senhor lhes pediu e com você não será diferente. Seu chamado não vem de agora, antes mesmo de você nascer, Deus já tinha um propósito para sua vida, não permita que as coisas mundanas te impeçam de cumprir esse propósito.

Deus já tinha um propósito para sua vida, não permita que as coisas mundanas te impeçam

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

ORAÇÃO:

Senhor, meu Deus e meu Pai, eu lhe peço que venha abrir os meus olhos espirituais para que eu possa enxergar o propósito que tens para minha vida. Fala comigo Senhor, eu quero te ouvir, sei que tenho um chamado e preciso cumpri-lo, me mostre qual é, me capacita, não me deixe faltar as forças, não me deixe desviar dos teus caminhos, tu Senhor, es suficiente para mim e quero realizar tudo aquilo que colocar nas minhas mãos. Se há algo que está me impedindo de ouvir a tua voz, quebra Senhor agora, eu abro o meu coração, eu estou disposto a fazer o que o Senhor me pedir, obrigada Senhor por me dar a oportunidade de te servir, eu te amo Pai, e oro em nome de Jesus. Amém.

o Senhor me pedir, obrigada Senhor por me dar a oportunidade de te servir, eu te
o Senhor me pedir, obrigada Senhor por me dar a oportunidade de te servir, eu te

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com Consequ ê ncias da Desobedi ê ncia "E veio

Consequências da Desobediência

Consequ ê ncias da Desobedi ê ncia "E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho

"E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR."

Falaremos agora sobre a importância de obedecer ao chamado de Deus, e as consequências que podemos sofrer quando não obedecemos, tendo como exemplo a história de Jonas. Um escolhido de Deus. Ele tinha um chamado: levar uma mensagem de arrependimento ao povo de Ninive, uma cidade grande com mais de 120 mil habitantes, conhecida por sua corrupção. Os moradores possuíam intensa maldade no coração e o Senhor estava decidido a destruir aquele lugar, mas com sua imensa misericórdia chama Jonas para ir até lá orar e rogar por ela para que as pessoas se arrependessem e assim não precisasse destruí -la. Mas Jonas ao invés de cumprir o que Deus lhe pedira, tentou fugir da presença do Senhor e embarcou em um navio que ia para o lado oposto da cidade. Infelizmente nos dias de hoje ainda vemos pessoas tentando fugir daquilo que Deus os designa para fazer. Mas a desobediência a Deus traz sérias consequências não apenas para nós, mas muitas vezes também, para as pessoas que estão a nossa volta.

Jonas entrou no navio e adormeceu, enquanto ele dormia Deus preparou uma grande tempestade no mar que quase destruiu a embarcação e todos que estavam com ele começaram a orar. O capitão acordou Jonas e pediu que ele orasse também ao Deus dele. Os navegantes descobriram que a culpa era de Jonas e começaram a interrogá-lo, ele teve que revelar que havia descumprido uma ordem de Deus, e como consequência foi lançado ao mar. Na mesma hora a tempestade cessou. Deus preparou ainda um grande peixe que tragou a Jonas e ali ele ficou durante 3 dias e 3 noites até se arrepender e finalmente decidir obedecer a Deus. No capítulo 2 do livro de Jonas podemos ver a oração que ele fez ao Senhor enquanto estava na barriga do peixe, ele passou por momentos de desespero, de dor e sofrimento.

Graças a sua desobediência quase morreram todos que estavam no navio. As pessoas que estavam lá tiveram perdas, pois jogaram suas bagagens ao mar para diminuir o peso na embarcação. E tudo isso poderia ter sido evitado se ele tivesse obedecido a Deus. A missão não era fácil, mas quando Deus nos pede algo Ele espera que tenhamos fé para realizar, pois para Ele não existe nada impossível. Ele fugiu de seu chamado por dois motivos: tinha medo daquele povo, e uma imensa raiva em seu coração, que fez com que ele se descontentasse ao ver que o povo estava se arrependendo, ele preferia que a cidade fosse destruída, mas não queria que a misericórdia de Deus viesse sobre aquelas pessoas.

Refletindo na história de Jonas, será que não estamos nos comportando como ele? Deixando as desculpas nos impedirem de cumprir o chamado de Deus? Deixado o medo, a ira, ou a covardia falarem mais alto que nossa fé? Precisamos entender que o chamado de Deus é algo muito sério. Quando Ele chama alguém, ele já confiou uma missão nas mãos daquela pessoa, algo que somente ela poderá fazer, pois o chamado é algo específico. Portanto se Deus chamou você, é você, não é seu amigo, seus pais, seu irmão, então não adianta tentar fugir, pois em algum momento Deus irá cobrar isso de você.

Quando somos chamados para fazer algo é comum se levantarem situações para nos fazer ter medo, ou que nos levam a pensar em desistir, situações que muitas vezes nos fazem cometer atos de desobediência ao Senhor. Jonas queria fazer do jeito dele, mesmo depois de obedecer a Deus e ir até Nínive ele queria pregar a

ao Senhor. Jonas queria fazer do jeito dele, mesmo depois de obedecer a Deus e ir

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

mensagem dele e não de Deus (Jonas cap. 4), ele queria que as pessoas não se arrependessem, mas Deus já sabia o que ia acontecer antes mesmo de Jonas ir até lá. O chamado é nosso, mas os resultados vêm do Senhor. Deus não vai mudar, nem se converter a você, você é quem tem que deixá-lo fazer a obra e o primeiro passo é a confiança, se você confiar no Senhor e deixar que Ele cumpra o propósito dele para sua vida, Ele te honrará.

E mesmo contra sua vontade Jonas pregou a mensagem de Deus, e o impossível aconteceu naquele lugar.

Portanto meus amados, o melhor que você pode fazer é obedecer a Deus, você pode até não entender os motivos que levaram o Senhor a escolher você, mas se Ele te escolheu Ele vai te capacitar. Dificuldades virão, porque atender ao chamado de Deus na maioria das vezes gera mudanças radicais em nossa vida, mas se Deus te chamou não fuja, deixe de lado suas desculpas, pare de pensar que você é incapaz e que não

conseguirá fazer o que Deus lhe ordenou, não deixe a timidez e nem o medo te dominar. Deixe Ele usar você!

A batalha espiritual é grande, mas você não está sozinho, ore pelo seu ministério seja qual for o seu papel

dentro dele, não aceite as críticas do diabo, que diz que você não pode fazer e te manda desistir, ouça apenas

a voz de Deus. Se o inimigo se levantar para destruir seu ministério, mostre a ele que o que está em você é

maior, não permita que intrigas, fofocas, disputas, competição entrem em sua vida. Deus não te levantou para

que você seja melhor que ninguém, Ele te levantou para que você possa buscar das mãos do inimigo aquilo que Ele roubou de Deus: a alma das pessoas. Como servos, nossa preocupação deve ser ganhar almas, salvar vidas, porque Deus tem nos confiado essa missão, então não fique de braços cruzados. Se o inimigo se levantar, lembre-se que ele só tem poder sobre sua vida se você der isso a ele. Lembre-se que quanto maior sua luta, maior será seu ministério e consequentemente maior a sua vitória. E não se esqueça que você tem um aliado para essa luta:

“E eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos”. (Mateus 28:20) JESUS CRISTO

Eu espero que essa palavra tenho penetrado em seu coração, desobedecer a Deus traz consequências, Não se esqueça. Reflita sobre o que foi falado aqui. Você tem tido compromisso com a missão que Deus lhe confiou? Tem feito o que Ele tem te chamado para fazer? Tem sido a pessoa que Ele quer que você seja? Não deixe para amanhã, faça o correto hoje. Não fuja de sua missão, pelo contrário, permita Deus moldar o seu caráter, permita Deus fazer coisas impossíveis através de você, lembre-se que o Deus que chama é também o Deus que capacita. Não tenha medo, OBEDEÇA AO SENHOR!

ORAÇÃO:

Senhor Amado, eu aceito a missão que tem colocado nas minhas mãos, eu te dou liberdade para agir através de mim, usa-me Senhor, molda meu caráter, faça tua obra conforme a tua vontade e não a minha. Faça de mim um instrumento nas tuas mãos, que eu esteja sempre pronto a ouvir o teu chamado e lhe obedecer. Tira do meu coração todo dúvida, todo medo, toda insegurança, afaste de mim todo sentimento maligno que me faz querer desistir e que me acovarda. Eu quero aprender com o exemplo de Jonas, faça arder em meu coração a tua palavra para que eu não venha jamais esquecê-la. Obrigada Senhor pela oportunidade de fazer algo para o teu reino, me capacita Senhor, aumenta a minha fé, realiza o impossível através de mim. Eu te amo Papai, e quero sempre lhe obedecer. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

fé, realiza o impossível através de mim. Eu te amo Papai, e quero sempre lhe obedecer.
fé, realiza o impossível através de mim. Eu te amo Papai, e quero sempre lhe obedecer.

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com O que é um Ministério "E ele designou alguns

O que é um Ministério

- http://www.dancacrista.com O que é um Ministério "E ele designou alguns para apóstolos, outros para

"E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, a fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo." - Efésios 4:11-13

Você sabe o que é um Ministério e para que ele serve? Muitas pessoas acreditam que Ministério envolve apenas pastores e lideranças da igreja, porém o Ministério nada mais é que o exercício do dom de uma pessoa, a execução de uma obra, uma ocupação exercida por alguém, um cargo. É um grupo de pessoas que possuem um mesmo chamado e que se unem a fim de ministrar vidas. Não é um simples grupo, é preciso ministrar salvação, cura, consolo e força buscando resgatar almas para o Senhor.

Aqueles que ocupam um ministério são chamados ministros e precisam ter uma intimidade com Deus, estar sensível a voz do Espírito Santo, além de ser obediente e respeitar a pessoa que Ele levantar como líder. Infelizmente há muitas pessoas querendo ocupar cargos por status, para mostrar que sabe fazer melhor, para impressionar pessoas, buscando recompensas aqui na terra, mas não é isso que Deus quer, Ele nos coloca em um ministério para podermos levar sua palavra até os corações. Portanto, precisamos fazer o nosso melhor, procurando desenvolver cada vez mais o dom que nos foi dado, mas tudo deve ser feito para a glória do Senhor, e não para nossa própria honra:

"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre." (1 Pedro 4:11)

Dentro da igreja existem diferentes ministérios: Ministério de louvor, Ministério de Pastores, Ministério de Oração, Ministério de Intercessão, Ministério de Jovens, Ministério de dança, e muitos outros. Porém o que poucos sabem é que nós não somos detentores de ministério nenhum, e que não é algo em quem podemos nos colocar, somente Deus e o seu Espírito Santo é quem pode nos conceder um ministério, nós somos colocados dentro dele porque fomos chamados para isso e não porque escolhemos estar lá.

O correto seria que TODOS os cristãos estivessem em algum ministério, já que todos possuem pelo menos um dom:

"Atenta para o ministério que recebeste do Senhor, para que o cumpras" (Colossenses 4:17).

Mas muitos não procuram descobrir qual o dom recebido do Senhor, outros sabem, mas preferem ficar no banco e não usar seu talento. Tem ainda aqueles que iniciam um Ministério sem convicção de seu chamado e não procura desenvolver sua vida espiritual nem uma confirmação do Senhor, por isso começam algo e param no meio do caminho ou passam anos fazendo a mesma coisa sem chegar a lugar algum, e o pior é quando a pessoa sabe o que tem que fazer, mas usa seus dons para seu benefício próprio, para ganhar dinheiro, por palmas e não por almas.

o que tem que fazer, mas usa seus dons para seu benefício próprio, para ganhar dinheiro,

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

Aquele que possui um ministério deve ser um servo voltado a agradar a Deus com seu serviço independente de qual seja ele, pensando no seu próximo e buscando trabalhar da melhor forma possível com o dom que lhe foi dado. É importante compreendermos que os nossos dons e talentos são para a edificação da igreja e não para o nosso próprio benefício. Se você tem um Ministério ou tem um dom, seja ele qual for cantar, dançar, pregar, interceder, cuidar das crianças, liderar jovens ou qualquer outro, lembre-se de usá-lo para produzir o crescimento e a edificação da igreja. Cuide dos seus talentos, faça tudo com amor, procure sempre se desenvolver e aperfeiçoar-se naquilo que você faz. Seja fiel ao seu Ministério, procure somar e não dividir, ore sempre pedindo a Deus uma direção sobre o que é correto fazer e peça novas ideias, novas formas de trabalhar, buscando chamar atenção das pessoas que precisam de Deus. Dedique seu tempo a obra, que as coisas de Deus estejam em primeiro lugar na sua vida. Abandone a preguiça e trabalhe em prol daqueles que precisam de Deus e consequentemente estará agradando ao Senhor.

ORAÇÃO:

Deus meu

porém, me dá uma oportunidade que muitos não têm, de trabalhar em prol do teu reino, e eu quero aproveitar essa oportunidade lhe oferecendo o meu melhor. Que os meus dons e talentos sejam usados para a

edificação da tua igreja e não para meu próprio benefício. Perdoa-me Senhor se em algum momento eu deixei de fazer algo que tenha me pedido, ou se tenho usado meus dons de maneira errada. Endireitai meu caminho para que nada me impeça de estar fazendo a tua obra. E mostra-me sempre a melhor forma de trabalhar para que eu possa somar e conquistar muitas almas para o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

meu Rei, meu Pai, meu Senhor, tu não precisas que eu dance, que eu cante, que eu pregue,

Eu oro em nome de Jesus. Amém. meu Rei, meu Pai, meu Senhor, tu não precisas
Eu oro em nome de Jesus. Amém. meu Rei, meu Pai, meu Senhor, tu não precisas

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com Nascendo um Ministério de Dança Tem sido cada vez

Nascendo um Ministério de Dança

http://www.dancacrista.com Nascendo um Ministério de Dança Tem sido cada vez mais comum os grupos de dança

Tem sido cada vez mais comum os grupos de dança nas igrejas evangélicas. Uma grande quantidade tem surgido se tornando tão importante nos cultos como os ministérios de louvor. Podemos ver a dança de forma espontânea ou coreografada, e ainda muitas vezes, utilizando objetos, como bandeiras, fitas, vasos de barro, panos e etc. O ministério de dança é muito bonito? Sim! Mas não pode nascer de um dia para o outro simplesmente porque alguém está com vontade de cria-lo. Para fundar um ministério não apenas de dança, mas qualquer que seja, dentro da igreja deve-se respeitar alguns princípios, por exemplo: é necessário muito mais do que vontade, é preciso ter um chamado.

A alguns são dados o dom de cantar, a outros de tocar, pregar, dançar, enfim, cada um tem um chamado

diferente, e muitas vezes aquele ministério em que tanto desejamos atuar pode não ser o lugar que Deus deseja nos colocar. Melhor do que fazer nossa própria vontade, é permitir que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida. Não adianta você querer cantar se Deus te chama para pregar, não adianta querer pregar se

Deus te chama para dançar. Portanto o primeiro princípio para a criação de um Ministério de dança, é saber

se você tem esse chamado. O segundo é a habilidade: a pessoa que dará início ao grupo será também a que

irá lidera-lo por enquanto, portanto, deve ser alguém que possua habilidades e que esteja disposto a desenvolve-las. O líder é quem irá ensinar, e dirigir o ministério, ele terá responsabilidades e pessoas em suas mãos, as quais deverá treinar e desenvolver técnicas, e se este não souber nada sobre dança como poderá

fazer isso?

Além do chamado e da habilidade, a pessoa que se dispõe a iniciar um ministério na igreja precisa ser um

verdadeiro adorador e ter maturidade espiritual, ou seja, ele precisa ter uma vida de renúncia e em santidade.

É preciso ser humilde e totalmente dependente de Deus. Deve ser alguém que possua um caráter aprovado

diante dEle e que seja um exemplo para as outras pessoas. A sensibilidade ao Espírito Santo também é outro princípio muito importante, pois é Ele quem determina o que você irá fazer, a maioria dos passos e gestos, vem dele.

O ministério de dança não deve ser levado como uma atividade qualquer, ele deve comunicar a mesma

palavra que é pregada pelo pastor e proclamada através das músicas cantadas, é preciso entender que dançar

é muito mais que diversão, mas uma forma de ministrar a palavra, o que muda é a linguagem. Existem

pessoas que entram no ministério de dança por status ou porque acham legal, as roupas são bonitas, as coreografias, acrobacias, chamam a atenção, e enquanto uma pessoa for atraída por essas coisas ela não estará pronta para dançar para Deus, pelo contrário estará apenas adiando o melhor de Deus para a sua vida.

Devemos dançar quando nosso sentimento por Deus for tão grande, mas tão grande que as palavras já não

forem suficientes para adorar e expressar esse amor, e por isso, precisamos demonstrar com o corpo, através

de gestos e passos santos.

Antes de começar a dançar geralmente a pessoa passa por um período de “estágio”, onde ela participa dos ensaios, conhece o ministério, mas ainda não ministra com o grupo à frente da igreja. Esse período é

importante para que o líder juntamente com a pessoa, estejam orando nesse sentido para verificar a vontade

de Deus e assim confirmarem seu chamado ministerial. Um ministério geralmente é formado por pessoas que

possuem um mesmo chamado e se unem a fim de ministrar vidas, (como dito no tópico anterior), e para que isso aconteça é necessário que haja um líder e pessoas a serem lideradas, porém não se deve sair convidando todo mundo para entrar no grupo, porque algumas pessoas gostam de estar à frente de algum serviço apenas

sair convidando todo mundo para entrar no grupo, porque algumas pessoas gostam de estar à frente

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

para estar em evidência e essa não deve ser a verdadeira motivação, mais cedo ou mais tarde essa pessoa acabará deixando o grupo. É Deus que decide quem entra no ministério, o nosso papel é orar, pois na oração Ele mostra os escolhidos. Querer que a igreja inteira venha para seu ministério somente para mostrarem que são bons, que possuem bastante gente, ou coisas do tipo é um erro pois, chegará uma hora em que o ministério acabará ruindo, porque o foco não será o Senhor. Portanto, não se preocupe com a quantidade de pessoas:

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. - Mateus 18:20.

Dançarinos também são levitas, e como todo levita um ministro de dança deve ter uma vida santa, de responsabilidade, tem que ser exemplo para os outros, estar disposto a dizer: “Senhor, eis me aqui, quero te dar meu melhor”. As pessoas têm mania de achar que Deus aceita uma oferta realizada de qualquer forma, simplesmente porque “Ele conhece meu coração”, mas não é bem assim que funciona. Deus nos deu o dom e deseja que cuidemos bem dele. O empenho em aprender, a dedicação constante, o desejo de melhorar a condição técnica agrada ao coração de Deus porque diz exatamente que você quer crescer no seu ministério e na vontade do Senhor para sua vida.

Portanto se Deus te deu um dom agradeça a Ele e não deixe de buscar o aperfeiçoamento, nem tenha medo de exercer o papel que lhe foi colocado em suas mãos, porque Deus não te chama para algo que Ele não te capacitou previamente. É preciso haver humildade para reconhecer em nós o dom que Ele nos deu e dedicação para melhorar cada dia mais, lembrando que tudo deve ser feito para a honra e glória do Senhor.

Ele nos deu e dedicação para melhorar cada dia mais, lembrando que tudo deve ser feito
Ele nos deu e dedicação para melhorar cada dia mais, lembrando que tudo deve ser feito

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com O que a Bíblia diz sobre a Dança "Louvai

O que a Bíblia diz sobre a Dança

O que a Bíblia diz sobre a Dança "Louvai ao Senhor com danças" - Salmos 149:3

"Louvai ao Senhor com danças" - Salmos 149:3

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a ministração da dança nas igrejas, alguns dizem que é errado, que Deus não aprova, outros já veem a dança como uma forma de louvor e adoração. Mas o que a Bíblia diz sobre isso? Dançar na igreja é certo ou errado?

Assim como nos dias atuais, vemos danças com estilos e propósitos diferentes, as danças na Bíblia também não são todas iguais e nem todas possuem o mesmo sentido. É possível observar em várias passagens bíblicas que muitas danças foram uma expressão de alegria, regozijo, louvor e celebração diante de Deus. Podemos vê-la ainda como um sinal de gratidão a Deus, como aconteceu com Miriã, que dançou com as mulheres de Israel em gratidão ao Senhor pelo livramento que lhes foi dado:

“Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.” - Êxodo 15: 20-21

Miriã não pegou o tamboril e saiu chamando as outras mulheres, pelo contrário, as mulheres é que saíram atrás dela, isso aconteceu porque a verdadeira adoração contagia quem está por perto. Quando fazemos algo para chamar a atenção de Deus, Ele manda o seu Espírito Santo, para tocar e quebrantar os corações daqueles que estão ali nos assistindo.

Há ainda a dança de Davi, que dançou em comemoração à volta da arca da aliança para a cidade de Jerusalém, a Bíblia diz que ele dançou com todas as suas forças na presença do Senhor, ou seja, ele estava oferecendo a Deus o seu melhor, um momento de verdadeira adoração ao Pai. Davi dançou diante da arca, que era a real presença de Deus entre os israelitas:

“E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho. Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor, com júbilo, e ao som das trombetas.” - 2 Samuel 6:14-15.

Algumas pessoas não concordam que a dança seja aceita por Deus, pois Davi e Miriã dançaram, mas ele pecou em adultério e ela ficou leprosa. Porém, Davi não pecou porque dançou e sim por não guardar seus desejos. Assim como o pecado de Miriã foi por sua rebeldia contra seu irmão e não pela sua dança.

Outro relato da dança na Bíblia é na volta do filho pródigo, uma parábola onde Jesus ilustra a relação do homem com Deus e a alegria que existe no céu quando um pecador se arrepende. Ao retornar para casa o filho que estava perdido é recebido com danças e músicas:

"Enquanto isso o filho mais velho estava no campo; quando se aproximou da casa ouviu a música e a dança" - Lucas 15:25.

isso o filho mais velho estava no campo; quando se aproximou da casa ouviu a música

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

Além desses exemplos, podemos ver outras passagens em que a dança foi citada na Bíblia:

"Louvem ao Senhor com tamboris e danças" - Salmos 150:4.

"Eu a edificarei mais uma vez, ó virgem, Israel! Você será reconstruída! Mais uma vez você se enfeitará com guizos e sairá dançando com os que se alegram" - Jeremias 31:4

"Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza." - Jeremias 31:13

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer,

e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar" - Eclesiastes 3:1-4

Por outro lado, na Bíblia também encontramos danças como um aspecto sensual, usada para agradar os homens:

“Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados.” - Marcos 6:22

Assim como a filha de Herodias, podemos ver a maioria das danças mundanas praticadas hoje envolvendo sensualidade e pensamentos impróprios. Mas isso não impede que a dança seja praticada dentro das igrejas. Podemos louvar a Deus com músicas, aplausos e porque não com dança? Porém, tudo deve ser feito com muita ordem e decência (I Coríntios 14:40). Não é correto usar roupas inadequadas que expõem o corpo ou ainda criar coreografias com passos sensuais que gerem pensamentos impuros nas pessoas, porque isso sim não agrada ao Senhor.

Quando estávamos no mundo cantávamos de uma forma, depois de convertidos continuamos cantando, mas de uma maneira correta para adorar ao Senhor, então porque não dançar também de uma nova maneira? Não por puro prazer carnal, mas para o único que é digno de toda honra e toda glória. As pessoas no mundo dançam para alimentar a carne e agradar ao diabo, então porque não dançar para adorar aquele que é o nosso Senhor? Será que Deus merece menos que o diabo? Se não podemos ter grupos de dança nas igrejas também não podemos ter pastores, já que muitos pregam buscando enriquecer, visando apenas o lucro, também não podemos cantar, pois muitos fazem da música uma profissão, querem ganhar dinheiro, aparecer, ter fama. A Palavra de Deus diz:

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus." - 1 Coríntios 10:31-32

Quando a palavra fala QUALQUER OUTRA COISA acredito que a dança esteja incluída, o erro não está em dançar, mas em não fazer da dança uma verdadeira adoração. Portanto, se você está dançando exclusivamente para o Senhor, adorando a Ele com toda a sua força e oferecendo o que você tem de melhor, não precisa se preocupar porque Deus está recebendo sua adoração.

É necessário compreender que são os pensamentos do homem que o contamina, um grupo pode estar apresentando maravilhosamente, mas se alguém não estiver com o pensamento em Deus pode acabar pecando, pois para os puros, tudo é puro, mas para os contaminados tudo tem defeito (Tito 1:15).

Cada um recebe de Deus um dom específico, alguns são capacitados para cantar, outros para evangelizar, uns pregam e há ainda aqueles que fazem teatros, então porque não dançar? Porque só a dança é pecado? Existem músicas no mundo com letras pornográficas, desprezíveis de se ouvir, mas mesmo assim cantamos para o Senhor então porque não podemos dançar? A dança também é uma forma de adoração, uma atitude de gratidão e regozijo. Não importa onde você dança, no quarto, na sala, em um momento de

confraternização, na igreja

Se Deus for o foco, se Deus for o motivo, se Deus for o centro, você não está

pecando. Dance, desde que o faça alimentado por um espírito de alegria, comunhão e louvor a Deus.

Infelizmente ainda existem dentro das igrejas pessoas sinceras e pessoas hipócritas, pessoas vaidosas, fanáticas, competitivas, há muita maledicência, falsa santidade, inveja, onde o foco passa a ser o estrelismo, a

fanáticas, competitivas, há muita maledicência, falsa santidade, inveja, onde o foco passa a ser o estrelismo,

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

fama, porém, somente a Deus compete separar o trigo do joio. E Ele não deixará sem punição aqueles que se levantarem contra os ministros que Ele escolheu para atuarem em seu ministério.

ORAÇÃO:

Senhor Deus, digno de toda honra e toda glória, digno de todo louvor e adoração, eu lhe peço que me ensine a dançar de uma forma que agrade o teu coração, guiada pelo teu Espírito Santo. Enche-me Senhor, de unção, que pessoas possam ser tocadas e corações possam ser alcançados através da minha dança. Eu quero dançar para a tua Glória Senhor, eu quero dançar com todas as minhas forças como fez Davi. Quero lhe dedicar inteiramente meus passos, gestos e movimentos. Se não for para te adorar para que nasci? Receba minha dança como uma forma de adoração sincera ao Senhor. Obrigada Pai por confiares em mim, por me colocar no teu ministério. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sincera ao Senhor. Obrigada Pai por confiares em mim, por me colocar no teu ministério. Eu
sincera ao Senhor. Obrigada Pai por confiares em mim, por me colocar no teu ministério. Eu

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com Qual o Propósito de um Ministério de Dança O

Qual o Propósito de um Ministério de Dança

Qual o Propósito de um Ministério de Dança O Ministério de Dança assim como qualquer outro,

O

Ministério de Dança assim como qualquer outro, possui três propósitos principais: adoração, ministração

da

palavra e evangelização. Vamos falar primeiramente da adoração:

Você já se perguntou qual a diferença entre dançar e adorar? Como podemos adorar a Deus através de nossa dança? Bom, vamos entender a diferença entre esses dois termos: Dançar é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados. E adorar significa gostar exageradamente de,

prestar culto, reverenciar, amar muito, venerar. Adoração quer dizer também entrega, honra. Agora que você

já sabe a diferença entre os termos, vamos descobrir o que significa de fato adorar ao Senhor através da

dança.

Adorar vai muito além de dançar. Não basta criar passos lindos e maravilhosos, que impressionem os homens, é preciso mais que isso. Quando dançamos nosso principal objetivo deve ser tocar o coração de Deus, devemos nos mover em direção a Ele, só assim as pessoas poderão ser tocadas através de nossos movimentos, podendo até ser curadas e libertas. Será que você está dançando para adorar ao Senhor ou apenas por dançar?

O fato de estar incluído em Ministério não faz de ninguém, um adorador. Cada pessoa deve ter em sua

intimidade com Deus uma vida constante de adoração, aquela oração que ninguém vê, aquele jejum que só você e Deus sabem, enfim, a adoração deve ser um estilo de vida, de cada cristão, dessa forma, quando formos adorar ao Senhor junto com a igreja estaremos apenas fazendo uma extensão da vida que já temos de adorador. Se você não dança na sua casa sozinho no seu quarto, enquanto ora, ou enquanto louva ao Senhor na sua vida diária, e faz isso apenas quando há outras pessoas olhando, você deve se questionar se sua dança está sendo realmente direcionada a Deus ou ás pessoas.

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” - João 4:23-24.

É preciso que sejamos verdadeiros adoradores, adorar a Deus através da nossa dança é entregar-nos a Ele no mais profundo de nosso ser, ter uma intimidade, se prostrar, se humilhar. Não temos que dançar apenas para preencher a programação dos cultos, nem entrarmos neste ministério somente porque não nos encaixamos em outros. A dança deve ser levada a sério, com o mesmo cuidado que temos ao pregar ou ministrar o louvor.

Nossa adoração precisa ser pura e sincera, o dom nos foi dado por Deus para que possamos engrandecer o seu nome sobre a terra e para que pessoas sejam alcançadas, curadas, libertas, restauradas, assim como acontece durante a ministração do louvor. Precisamos plantar uma semente no coração de cada um, esse é o nosso papel, o Espírito Santo é quem fará com que essa semente cresça e germine, mas precisamos fazer a nossa parte, usando o dom que Deus nos deu de maneira correta e agradável aos olhos do Senhor. A partir do momento em que não há unidade no ministério ou não há comunhão com Deus, amor e respeito aos seus mandamentos, a sua dança deixa de ser uma adoração.

A ministração da palavra e a evangelização andam juntas, um ministério como o próprio nome diz, deve

ministrar a palavra, ou seja, levar a palavra de Deus para as pessoas. Jesus ordenou:

como o próprio nome diz, deve ministrar a palavra, ou seja, levar a palavra de Deus

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” - Marcos 16.15.

Mas pregar o evangelho não é apenas ir à frente de um púlpito e começar a explicar versículos bíblicos, ou pegar uma música e começar a cantar, não! Existem diversas formas de evangelização e a dança também é uma delas, por esse motivo devemos dançar não por dançar apenas, mas procurando levar uma mensagem através de nossos movimentos, oferecendo uma adoração sincera ao Senhor e buscando tocar os corações daqueles que estiverem nos assistindo. Nosso alvo deve ser atrair as pessoas e não sermos atraídos por elas. Por isso tudo deve ser feito, tendo como base a oração e a palavra de Deus, é impo rtante orar pedindo sabedoria e discernimento para transmitir a mensagem de forma correta e agradável ao Senhor.

Atualmente vemos muitos ministérios de dança, cada dia que passa está se tornando mais comum dançar nas igrejas, mas será que estamos realmente sendo instrumentos do Espírito Santo? Ou estamos buscando aparecer? Eu pergunto aos ministros: Você tem feito da dança uma verdadeira adoração ao Senhor, ministrando com o propósito de salvar vidas e pregar o evangelho? Ou está no ministério simplesmente porque se considera um bom dançarino, que possui um corpo bonito e boas técnicas? Você tem uma vida de adorador, uma intimidade com o Espírito Santo que te faz dançar mesmo quando está sozinho ou está procurando apenas ocupar um lugar de destaque na sua igreja e dançando somente quando outras pessoas estão olhando? Você tem usado a dança para a edificação da igreja ou apenas para seu benefício próprio?

Reflita, e a partir de hoje aceite o desafio de ter uma vida de verdadeira adoração ao Senhor, e usar s eus dons e talentos para edificar e modificar o coração das pessoas. Deixe Deus usar você conforme a vontade dele.

ORAÇÃO:

Deus, com sua infinita bondade e misericórdia, me colocaste em um ministério e me confiaste uma missão:

ministrar a tua palavra ao coração das pessoas, através da minha dança, uma forma tão bela de adorar. Não sei se o que tenho feito até aqui tem agradado ao Senhor, mas aceito o desafio de me tornar um verdadeiro adorador, e fazer da minha dança uma forma de alcançar o teu coração. Quero agradar-te com meus movimentos. Quero aprender cada dia mais não para meu benefício próprio, mas para a honra e Glória do Senhor. Que a minha dança seja ministrada única e exclusivamente para ti. Ensina-me Senhor a dançar conforme a tua vontade. Usa-me Senhor, que eu possa ser um canal de bênçãos na minha igreja e também para todos a minha volta. Obrigada pelo dom que me destes, quero usá-lo para ministrar a tua palavra, evangelizar e principalmente para adora-lo. Eu te amo Deus, eu oro em nome de Jesus. Amém.

para ministrar a tua palavra, evangelizar e principalmente para adora-lo. Eu te amo Deus, eu oro
para ministrar a tua palavra, evangelizar e principalmente para adora-lo. Eu te amo Deus, eu oro

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com Como Agradar ao Senhor com a Minha D ança

Como Agradar ao Senhor com a Minha Dança

Como Agradar ao Senhor com a Minha D ança "Sejamos agradecidos, e adoremos a Deus de

"Sejamos agradecidos, e adoremos a Deus de um modo que o agrade" (Hebreus 12:28).

A

Bíblia é clara ao dizer que devemos adorar a Deus de um modo que o agrade. Mas como podemos agrada-

lo

através da nossa dança? No tópico anterior, eu falei sobre como fazer da dança uma forma de adoração ao

Senhor e da importância de o adorarmos em Espírito e em verdade. Se queremos agradar ao Senhor através

de nossos passos e gestos precisamos que estes sejam totalmente voltados para Ele.

Nós que fazemos parte de um ministério devemos ter compromisso com a obra de Deus. Não podemos ministrar na igreja e ao mesmo tempo dançarmos músicas seculares. Mesmo que seja em oculto e as pessoas não vejam, Deus vê! E Ele nos quer por inteiro. Não apenas uma parte de nós, mas todo o nosso coração, nossa alma, nossa mente, nosso tempo, nossa santidade e nossa obediência. Tudo que formos fazer deve ser em total dependência do Senhor, nem sempre a forma que queremos dançar é a mesma que Deus quer que dancemos, portanto devemos estar sensíveis à voz dEle, para fazer o que Ele nos manda fazer.

A diferença entre dançar para o mundo e dançar para Deus está na direção. Quando dançamos focados no

Senhor, com total entrega e dependência Dele, estamos direcionando nossa dança a Ele, porém quando Deus não é o foco, a direção passa a ser outros deuses: fama, estrelismo, pessoas, etc., estamos dançando para o mundo, para o diabo. A Bíblia diz:

"O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" - 1 Samuel 16:7.

Ou seja, quando dançamos as pessoas veem nossos passos e coreografias muitas vezes lindas e exuberantes, mas Deus enxerga além disso, Ele vê a postura de nossos corações. Ele sabe se estamos adorando verdadeiramente ou sendo fingidos. E meus amados, o Senhor odeia a hipocrisia. Se você não estiver com o coração totalmente voltado ao Senhor, não dance, pois Ele não se agrada de falsos adoradores, exibicionistas e hipócritas, Ele busca corações sinceros e verdadeiros, que faça tudo com amor e que represente esse amor por Ele.

A palavra de Deus nos ensina que o nosso corpo é templo do Espírito Santo:

"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que não são de vocês mesmos?" - I Coríntios 6:19.

Por esse motivo devemos ter muito cuidado com o que vamos fazer com ele. Quando dançamos temos o privilégio de sermos usados pelo próprio Deus, pelo próprio Espírito Santo dono do nosso corpo, por isso quando nossa dança não é direcionada a Deus, ela torna-se oca, vazia.

É necessário entregar-se ao Senhor em verdadeiro louvor, ministrar vidas através de gestos e uma dança

santa, evitando expor o corpo, e sendo cauteloso para que os movimentos não reflitam sensualidade e sim,

adoração. Santidade é o que todos devem buscar. Uma forma de busca-la é através da consagração, que significa separação, a busca pela presença de Deus em oração. É uma forma de estar em comunhão com o Espírito Santo e abster-se do pecado. Veja o que Salmos diz:

Deus em oração. É uma forma de estar em comunhão com o Espírito Santo e abster-se

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

“Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro

de coração, que não entrega a sua alma à vaidade

- Salmos 24:3-4

É assim que devemos nos apresentar diante do Senhor, com as mãos limpas, o coração puro e sem vaidade.

Através de orações, jejum, consagração, podemos tocar o coração de Deus e fortalecer nosso espírito rumo a uma luta incessante contra o pecado, só assim alcançaremos a santidade.

O

ministro da dança precisa ter cuidado com suas vestes que não devem mostrar o corpo, o correto seria que

as

roupas utilizadas fossem separadas e guardadas. O grupo precisa levar a sério os ensaios, treinar bastante,

emprenhar-se na obra de Deus, dedicar-se, além de buscar estudar juntos a palavra, para que cresçam em entendimento e sabedoria. Confraternizações e projetos fora da igreja também são importantes. Isso mantém

o grupo sempre motivado e fortalece a união dos membros.

Outra forma de agradar a Deus é sendo quem você é. Parem de querer copiar de outros grupos, outras pessoas! Se Deus te deu o dom, Ele também te deu a capacidade de criar. Os passos não vêm de nós, mas do Espírito Santo. Não estou dizendo que é proibido copiar uma coisinha ou outra de alguma apresentação que você tenha visto, estou falando daqueles ministérios que se sentem incapazes de criar algo para Deus e ficam copiando tudo. Entenda uma coisa: SUA FONTE DE INSPIRAÇÃO DEVE SER O ESPIRITO SANTO E NÃO O YOUTUBE! Se você está com dificuldades para montar suas coreografias ou até mesmo na ministração de dança espontânea é sinal de que algo está errado. Talvez falta oração, ou comunhão com o Espírito Santo, reveja seus conceitos e descubra onde está errando.

Peça a direção do Senhor, sempre que for fazer algo e coloque Ele a frente de tudo que for fazer. Escute ideias de todos do grupo, dedique mais tempo a treinos e ensaios. Corrija o que for necessário. E seja humilde, diante do Senhor e das outras pessoas. A humildade também é muito importante para um servo de Deus:

• “O galardão da humildade é riqueza, honra e vida". - Pv. 22:4;

• “Diante da honra vai a humildade." - Pv 15:33;

• “E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro seja o vosso servo." - Mt. 20:27.

Líder, não queira fazer tudo sozinhos, escute seus liderados, peça sugestões, aceite as críticas, seja humilde. Se empenhe em aprender mais, para ensinar melhor, não guarde seus conhecimentos tudo para você, procure consagrar seus grupos a Deus.

Membros, escute seu líder, ele foi colocado nesta posição não porque queria, mas porque Deus o escolheu. Obedeça a ele e principalmente a Deus. Evitem as intrigas e fofocas no meio de vocês. O Espírito de Deus não opera na divisão. Sejam unidos, ajudem-se uns aos outros e ajudem seu líder. Orem uns pelos outros, amem uns aos outros e sejam um verdadeiro instrumento divino na vida das pessoas.

A dança precisa ser ministrada buscando levar uma palavra profética de consolo, força, quebrantamento,

alegria, salvação

for para Deus então para quem será?

Ela precisa edificar e ser totalmente voltada para o Senhor, porque se o que fizermos não

Resumindo, para agradar ao Senhor com sua dança é preciso:

Que seus passos e gestos sejam totalmente voltados para Deus;

Ter compromisso com a obra de Deus;

Estar sensível à voz de Deus;

Entregar ao Senhor um verdadeiro louvor;

Tomar cuidado com as vestes, evitando expor o corpo;

Ser quem você é;

Pedir a direção do Senhor sempre que for fazer algo;

Escutar as ideias de todo grupo;

Dedicar mais tempo aos treinos e ensaios;

Ser humilde diante do Senhor e das outras pessoas;

Evitar intrigas e fofocas no grupo, cultivando a união;

Edificar;

diante do Senhor e das outras pessoas; • Evitar intrigas e fofocas no grupo, cultivando a

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

Eu espero que você guarde essas dicas em seu coração e comece a colocá-las em prática hoje mesmo.

ORAÇÃO:

Senhor, eu entro agora na tua presença Pai, e te peço que venha me mostrar o que há em mim que precisa ser mudado. Se tenho feito algo que precise ser corrigido mostre-me, se tenho desagradado o teu coração perdoa-me Senhor. Sou falha, cheia de erros, mas quero me apresentar limpa diante do Senhor, quero ter uma vida em santidade, para poder agradar o teu coração. Me dê humilde, me ensina a ouvir, a obedecer, não somente a ti meu Deus, mas também aos meus líderes. Que haja respeito entre mim e meus colegas, que nosso ministério possa ter como foco agradar ao Senhor. Que nossa adoração seja verdadeira, que nossos passos sejam voltados única e exclusivamente para Ti. Tira do meu coração todo sentimento ruim, me dê sabedoria e discernimento para que eu possa fazer aquilo que queres que eu faça e que eu ministre uma dança com santidade ao Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

fazer aquilo que queres que eu faça e que eu ministre uma dança com santidade ao
fazer aquilo que queres que eu faça e que eu ministre uma dança com santidade ao

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

Apostila nº 1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com Que Deus abençoe cada um de vocês!!!

Que Deus abençoe cada um de vocês!!!

Apostila nº 1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com Que Deus abençoe cada um de vocês!!!
Apostila nº 1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com Que Deus abençoe cada um de vocês!!!

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com ATENÇÃO: Este material que você está recebendo foi

ATENÇÃO:

Este material que você está recebendo foi desenvolvido pela Equipe Dança Cristã e está protegido pela licença:

CREATIVE COMMONS CC BY-NC-CN 4.0

Ou seja, a distribuição ou comercialização deste trabalho sem autorização do dono da obra, é proibida. Agradecemos a compreensão e estamos a disposição para qualquer dúvida ou problema.

CRIAÇÃO:

Milene Oliveira

Administradora do Blog Dança Cristã

g ram Dança Cristã https://www.instagram.com/dancacrista Twitter Dança Cristã https://twitter.com/danca_crista

Apostila nº 1 ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com

Graça

Apostila nº 1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com Graça e paz!

e paz!

Apostila nº 1 – ESTUDOS E DEVOCIONAIS - http://www.dancacrista.com Graça e paz!