Sei sulla pagina 1di 3

Manual do e-Mail Móvel da MB

MARINHA DO BRASIL CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA

Manual do e-Mail Móvel da MB MARINHA DO BRASIL CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA

MANUAL DO E-MAIL MÓVEL DA MB DEZ - 2010

Manual do e-Mail Móvel da MB 1. Introdução O e-mail móvel da MB é uma solução

Manual do e-Mail Móvel da MB

  • 1. Introdução

O e-mail móvel da MB é uma solução de TI que permite o acesso ao correio eletrônico funcional (Lotus Notes) a partir de telefones celulares, padrão “smartphone”, via serviço celular de Internet (3G ou WiFi). A solução permite ao usuário manipular a respectiva caixa postal, com a possibilidade de ler, enviar, encaminhar e apagar correspondências eletrônicas, bem como arquivá-las em pastas, a título de organização. O e-mail móvel da MB também permite ao usuário acessar sua agenda e a lista de endereços da Marinha (Mar Address Book). Todas as operações realizadas no aparelho são posteriormente replicadas (sincronizadas) na caixa postal do usuário.

  • 2. Restrições

    • a) Somente aparelhos celulares dotados com sistemas operacionais Iphone-OS,

Symbian ou Android são suportados pela solução 1 ; e

  • b) É possível cadastrar, no máximo, 10 smartphones (pessoais ou funcionais) por OM

cujo titular é Almirante e, 5 aparelhos, nos demais casos.

  • 3. Como solicitar o uso do e-mail móvel

Os administradores de correio Lotus Notes de cada OM serão os responsáveis por concentrar todas as solicitações de uso do serviço das respectivas OM, encaminhado-as ao CTIM, via CSRECIM. Ressalta-se que não competirá ao CTIM e nem aos CLTI o suporte à configuração de “smartphones”.

  • 4. Configuração do smartphone

Após o cadastramento pelo CTIM, os seguintes passos deverão ser executados pelo usuário para utilizar o serviço de e-mail móvel:

  • a) Acessar a URL http://movel.mar.mil.br, por meio do navegador disponível no

smartphone (a conexão será automaticamente comutada para o protocolo seguro, https).

  • b) Uma vez iniciada a conexão com o serviço, o tipo de aparelho (iPhone, Nokia

Symbian ou Android) do usuário é automaticamente identificado e oferecida a possibilidade de baixar o programa cliente correspondente. É por meio deste programa que se estabelece a conexão entre o smartphone e o(s) servidor(s) na rede da MB (RECIM)

que proveem o serviço.

Manual do e-Mail Móvel da MB c) Depois de baixar, instalar e carregar o programa cliente,

Manual do e-Mail Móvel da MB

c) Depois de baixar, instalar e carregar o programa cliente, o usuário precisa fornecer algumas informações:

login: sigla_da_om-”número funcional” ou fulano@om.mar.mil.br. Ex.: ctim-55 ou fulano@ctim.mar.mil.br; senha: senha Internet do usuário no Domino (não é a mesma senha utilizada pelo programa cliente do Lotus Notes, associada ao arquivo ID do usuário); site: movel.mar.mil.br; conexão segura (https): sim; intervalo de tempo para efetuar o sincronismo (frequência para verificar e/ou baixar e-mails): a critério do usuário, mas sugere-se intervalos não muito pequenos, superiores a 15 minutos; e tempo de sincronismo, ou seja, intervalo de tempo em que os e-mails ficarão armazenados no dispositivo: a critério do usuário, mas vale lembrar que o e-mail móvel é apenas uma alternativa, em caso de necessidade, para acesso ao correio eletrônico da MB. Não é recomendável, por questões de segurança, performance e espaço em memória (cartão), manter e-mails muito antigos no aparelho.

5. Segurança

Uma vez que os smartphones habilitados com o serviço de e-mail móvel da MB armazenam informações pertencentes à Marinha (correio eletrônico e lista de endereços do Domino), as recomendações de segurança contidas na DGMM-540, capítulo 8, são também aplicáveis, sempre que for o caso. Destaca-se a necessidade de bloquear o aparelho, após algum período de inatividade, por meio de senha (proteção de tela). Este procedimento visa dificultar o acesso de qualquer pessoa aos e-mails e outras informações contidas no smartphone, em caso de roubo ou extravio. Nestes casos, adicionalmente, o usuário ou administrador da OM deverá participar o fato imediatamente ao CTIM, via CSRECIM. O CTIM efetuará então um procedimento denominado wipe, que consiste em enviar um comando especial ao smartphone que apaga todas os e-mails armazenados no aparelho, bem com as demais informações utilizadas na configuração do serviço (login, senha, URL para acesso e etc.).