Sei sulla pagina 1di 59
1 www.questoesnasaude.com.br / www.romulopassos.com.br GRATUITO INFORMÁTICA NA SAÚDE Professor Francisco Júnior
1 www.questoesnasaude.com.br / www.romulopassos.com.br GRATUITO INFORMÁTICA NA SAÚDE Professor Francisco Júnior

GRATUITO

INFORMÁTICA NA SAÚDE

Professor Francisco Júnior |Aula 01

Olá, amigo (a) concurseiro (a)! Com muita alegria e satisfação chegamos à nossa primeira aula do

curso de Informática na Saúde.

Direcionaremos a nossa abordagem para TODOS os concursos da saúde que vêm exigindo o conhecimento de Informática. Este curso será formado por 04 aulas escritas no formato PDF. Comentaremos quase duzentas questões relativas à Informática e aplicadas em concursos recentes.

relativas à Informática e aplicadas em concursos recentes. Informática é um disciplina exigida em concursos

Informática é um disciplina exigida

em concursos públicos na área da Saúde?

Sim, e tem se tornado um grande diferencial na classificação dos candidatos, uma vez que se trata de uma matéria negligenciada pela grande maioria dos concurseiros. Lembre-se de que uma questão pode ser a diferença entre estar ou não na lista de aprovados. Observamos a exigência deste conteúdo em muitos e importantes concursos recentes. Há uma grande tendência que outros grandes concursos cobrem os conhecimentos básicos de informática.

O Professor Francisco Júnior nos guiará ao longo desta viagem pelo mundo da tecnologia. Graduado em Letras, Especialista em Língua Portuguesa e Bacharelando em Direito pela Universidade Estadual do Maranhão, trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde de Bacabal, onde desempenhou a função de Superintendente de Tecnologia da Informação (TI). Foi aprovado em dois concursos públicos para o cargo de Professor e atualmente é servidor público federal vinculado ao Instituto Nacional do Seguro Social INSS. Atualmente está treinando concurseiros de todo o Brasil que estão se preparando para o Concurso do INSS 2014/2015. Portanto estamos em mãos seguras rumo à aprovação. Siga o nosso professor nos seguintes endereços eletrônicos:

Grande abraço, bons estudos e boa sorte. Equipe Professor Rômulo Passos

MAIS UMA GRANDE DICA!

Você

pode

aprender

muito

mais

com

o

site

. Você pode aprender muito mais com o site O nosso novo site foi desenvolvido para

O nosso novo site foi desenvolvido para que você possa aprimorar a sua preparação para concursos e residências em saúde.

Você encontra milhares de questões organizadas por bancas,

cargos, disciplinas

Tudo para que você possa praticar,

memorizar e aprender muito mais.

Sumário

1. HARDWARE

6

2. SISTEMAS OPERACIONAIS

18

2.1 Windows (4 Sistema operacional Windows 7)

18

2.2 Linux

43

1. HARDWARE

45

2. SISTEMAS OPERACIONAIS

48

2.1 Windows (4 Sistema operacional Windows 7)

48

2.2 Linux

59

GABARITO:

59

1. HARDWARE

1. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO)

Sobre meios de armazenamento de dados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(

) O setor 0 (zero) do disco rígido é chamado de MBR (Master Boot Record).

(

) SRAM, DRAM e SDRAM são tipos de memórias voláteis.

(

) ROM, PROM, EPROM, EEPROM são tipos de memórias não voláteis.

(

) A memória flash é uma memória do tipo volátil.

Assinale a sequência correta.

A) F, V, F, V

B) V, V, V, F

C) V, F, V, V

D) F, F, F, F

COMENTÁRIO:

Esta questão testa nossos conhecimentos sobre os tipos de memória. Faz-se necessária, assim, uma incursão por seus vários tipos para encontrarmos o gabarito.

Antes, porém, vamos ao comentário da alternativa “a”: O “setor 0” realmente é chamado de “Master Boot Record” ou, em bom português, “Registro de Inicialização Mestre”. Esse setor armazena informações sobre os discos rígidos. A BIOS, depois de efetuada a leitura delas, carrega o sistema operacional e, assim, o dispositivo fica pronto para uso.

Agora, sim, vamos entender primeiro o que é a memória RAM (Random Access Memory Memória de Acesso Aleatório), já que as demais são variações dela. É uma memória composta por circuitos eletrônicos e armazena os dados através de eletricidade. São, portanto, voláteis, isto é, quando o computador é desligado, todas as informações constantes apenas dela são apagadas, pois ela não funciona sem energia, ficando o seu uso restrito aos momentos em que a máquina estiver ligada, ou seja, em uso.

SRAM(RAM Estática). É um tipo de memória RAM. Mais rápidas que as estáticas, só perdem as informações quando o computador é desligado.

DRAM (RAM Dinâmica). Desenvolvidas com circuitos baseados em capacitores, que armazenam carga elétrica, tendo, assim, função semelhante a de uma bateria elétrica, com necessidade constante de recargar-se. Tal recarga acontece com uma realimentação (refresh) feita em termos de segundos. Esse tipo de memória é bastante usado nas memórias principais dos computadores. A SDRAM é um subtipo.

Atenção: A RAM estática é mais rápida que a RAM dinâmica.

Memória ROM (Read-Only Memory Memória Somente para Leitura). Possui estrutura parecida com a RAM. A diferença mais importante entre a RAM e a ROM é que esta já vem com todas as informações possíveis de fábrica, não sendo permitido que informações sejam gravadas nela. Geralmente trazem um firmware, que são informações inseridas pelo fabricante para o funcionamento da memória.

Memória PROM (Programable ROM) É uma memória ROM programável com chips virgens que ao serem gravados, não permitem mais regravações, ficando, assim, inalteráveis.

Memória EPROM (Erasable Programable ROM ROM Programável e Apagável):

Este tipo de ROM já é apagável através de um processo que utiliza raios ultravioletas, sendo, portanto, regraváveis.

Memória EEPROM (Electrically Erasable Programable ROM ROM Programável

e Apagável Eletricamente): Diferencia-se de sua antecessora pelo fato de ser regravável, bit a bit, não mais por raios UV, mas, sim, por impulsos elétricos, dentro dos chips.

Memória Flash é uma evolução da EEPROM. Também são regraváveis. É mais rápida que a sua antecessora, pois, no processo de regravação, não necessita aumentar a corrente elétrica, pois ele é feito em blocos, e não bit a bit. Sabe onde esse tipo de memória está presente? No seu pen drive e memórias de celular por exemplo.

E o gabarito

é letra “B”.

8 www.questoesnasaude.com.br / www.romulopassos.com.br Observe que estamos fazendo uma revisão dos itens que mais

Observe que estamos fazendo uma revisão dos itens que mais são cobrados. Estude os comentários (todos, não só os referentes à alternativa correspondente ao gabarito) com calma e tente memorizar os pontos mais importantes.

2. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ)

Ao religar um computador que foi abruptamente desligado em função de uma queda de energia:

(a) É possível recuperar o conteúdo da memória RAM, que estava sendo usado no momento da

queda de energia.

(b) É possível recuperar o conteúdo da memória RAM, que estava sendo usado 05 minutos

antes da queda de energia.

(c) Não é possível recuperar o conteúdo que estava presente na memória RAM an tes da queda

de energia.

(d) É possível recuperar o conteúdo da memória RAM, que estava sendo usado 10 minutos

antes da queda de energia.

(e) É possível recuperar o conteúdo da memória RAM que estava sendo usado no momento da

queda de energia, desde que o computador seja religado em até duas horas após a queda de

energia.

COMENTÁRIO:

Este comentário responde a todas as alternativas. Você lembra o que é a memória RAM? Caso não lembre, ela é uma memória composta por circuitos eletrônicos e armazena os dados através de eletricidade. São, portanto, voláteis, isto é, quando o computador é desligado, todas as informações constantes apenas dela são apagadas, pois ela não funciona sem energia, ficando o seu uso restrito aos momentos em que a máquina estiver ligada, ou seja, em uso.

Realmente não é possível recuperar o conteúdo que estava presente na memória RAM antes da queda de energia, pois a memória RAM é volátil, ou seja, perde todos os dados não salvos quando o computador é desligado, seja ou não por queda de energia.

A alternativa “C” é a correta.

3. (PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA)

Com relação ao uso de pendrives:

I. É recomendável sempre desconectar o pendrive, no caso do Windows, através da opção remover dispositivo, sob o risco de queimar ou perder arquivos contidos nele.

II. No Windows, existe a possibilidade de proteger um pendrive para impedir a gravação de arquivos nele, impedindo que seja infectado por vírus.

III. Podemos ter uma única partição no pendrive.

IV. Existe ainda a possibilidade de atribuir uma letra que desejarmos ao pendrive, bem como o

nome ao mesmo. Das afirmativas acima, são VERDADEIRAS apenas:

a) II e III. b) I e III. c) I e IV. d) I e II. e) III e IV.

COMENTÁRIO:

Tema discutido! Mas somos da opinião que retirar o pen drive sem desabilitar o hardware primeiro pode, sim, danificá-lo e ainda danificar os arquivos que ele contiver, pelo fato de que esse dispositivo de armazenamento funciona à base de

impulsos elétricos! Pense em seu HD: O que acontece se desligarmos com frequência

o computador simplesmente apertando o botão do nobreak? Vai queimar o HD! A remoção do pen drive segue o mesmo princípio. Item I correto.

O item II é falso. Há alguns cuidados que podemos tomar, mas nenhum deles é

totalmente seguro. Você pode apagar o arquivo de inicialização do pen drive

o autorun para que esse arquivo não seja executado automaticamente e execute também um vírus. Você pode ainda editar o registro do Windows. O que se deve fazer, mesmo, é manter um bom antivírus na máquina e rastrear sempre o pen drive. Acho que este item não deveria fazer parte de uma prova objetiva. O gabarito oficial considerou-o errado.

O item III está mal redigido, pois pode nos levar a duas interpretações: 1ª: Que

podemos ter uma única partição no pen drive. 2ª: Mesmo podendo ter mais de uma partição, é possível ter apenas uma partição no pen drive. Seja como for, podemos, sim, ter uma única partição no pen drive assim como podemos ter várias. O gabarito oficial considerou-o errado.

Item IV correto. Dar um nome ao pen drive é tarefa comum, bastando clicar sobre ele, escolher a opção Renomear e dar o nome de sua preferência. Alterar a letra

do pen drive já é um procedimento avançado, muita gente nem sabe que existe! Mas

é possível, sim. Veja:

Acesse o Painel de Controle, depois Ferramentas Administrativas, depois Gerenciamento do Computador e depois Repositório>Gerenciamento de Disco. Observação: “DIVERSOS” é o nome do meu pen drive. Veja:

“DIVERSOS” é o nome do meu pen drive. Veja: Após clicar na opção “ Alterar letra

Após clicar na opção “Alterar letra de unidade e caminho

” aparecerá a

será aberta uma sub-opção, na qual

respectiva janela. Clicando-se em “Alterar

você clicará para escolher a letra que designará dali em diante o seu pen drive.

Gabarito, portanto, letra “C”.

em diante o seu pen drive. Gabarito, portanto, letra “C”. Informática na Saúde – Gratuito (Aula

4. (TJ-AM/ANALISTA JUDICIÁRIO)

A figura a seguir ilustra um equipamento especificado como Impressora multifuncional Epson Wireless 4532.

como Impressora multifuncional Epson Wireless 4532. Tendo por foco a especificação desse equipamento, pode-se

Tendo por foco a especificação desse equipamento, pode-se concluir que

A) imprime com velocidade de até 4532 bps.

B) gera listagens impressas a laser.

C) suporta comunicação sem fios.

D) possui capacidade de armazenamento de 4532 GB.

E) é conectada a um microcomputador por meio da interface PCIExpress.

COMENTÁRIO:

Não se deixe enganar pelo examinador, somos mais espertos que ele!

Observe o nome do equipamento em questão: Impressora multifuncional Epson Wireless 4532. O destaque é para o fato de essa impressora ser Wireless, ou seja, de ela se conectar ao computador sem a necessidade de fios. O “4532” é simplesmente o modelo dela, não tendo, portanto, nenhuma ligação com GB (da letra D) e muito menos com o barramento PCI-Express(da letra E), já que ela não necessita de “ponte” para conectar-se à máquina e ser efetivamente usada.

Sei que você quer saber: “E a letra B?”. A letra B fala da utilidade da impressora, que é a de imprimir listagens e documentos diversos. Mas note que a pergunta é enfática: “Tendo por foco a especificação desse equipamento”, ou seja, com base no nome da impressora. Assim, como no nome a única palavra que traz especificação técnica acerca dessa impressora é a palavra wireless (suporta comunicação sem fios), é a letra “C” o gabarito desta questão.

5. (CORENPA)

Tipo de barramento local largamente utilizado, que permite que uma placa de expansão em um computador possa ser conectada a dispositivos periféricos, tais como o scanner, o disco rígido e o CD-ROM. Trata-se do

(A)

MCA.

(B)

SCSI.

(C)

AGP.

(D)

DMA.

COMENTÁRIO:

A questão trata do barramento SCSI (leia “ISCÂZI”); está correta, portanto, a

SCSI (leia “ISCÂZI”); está correta, portanto, a alternativa “B”. Cabo SCSI HD SCSI Mas o que
SCSI (leia “ISCÂZI”); está correta, portanto, a alternativa “B”. Cabo SCSI HD SCSI Mas o que

alternativa “B”.

está correta, portanto, a alternativa “B”. Cabo SCSI HD SCSI Mas o que é barramento? E

Cabo SCSI

HD SCSI

Mas o que é barramento? E o que é SCSI? Vamos às definições!

Barramentos

são

partes

constantes

da

placa-mãe

que

têm

por

função

interligar os seus componentes. Podem ser de sistema ou de expansão.

O barramento de sistema interliga os componentes da placa-mãe, como CPU, memória etc.

O barramento de expansão serve para ligar o barramento do sistema a periféricos, como impressoras, drives de CD/DVD e scanners. Faz, portanto, o papel de ponte entre a placa-mãe e o equipamento que você quer conectar a ela, como os citados.

Os que vimos acima nas imagens são periféricos (um cabo e um HD) que, para se interligarem à placa-mãe, precisam de uma “ponte”, é aí que entra o barramento. Acho que, para nossa prova, já é o suficiente. Entendido o que é um barramento, vamos falar um pouco sobre eles.

Barramento MCA (sigla para Micro Channel Architecture): Estimulado pelo surgimento dos processadores 386 (leia “três, oito, meia”), sucedeu o ISA e nasceu da necessidade que se tinha de mais rapidez par o uso de periféricos como HD e placa de vídeo. Foi criado pela IBM e, dentre as novidades que trazia, está o fato de ter sido o primeiro barramento com suporte à tecnologia plug-and-play. Este barramento usava melhor a memória RAM e deixava o processador “desafogado” para outras atividades. O seu grande problema foi ter sido do tipo padrão proprietário (as empresas deveriam pagar para usar esta tecnologia em seus equipamentos), fato que o sepultou.

Barramento AGP: Accelerated Graphics Port, é uma tecnologia também criada pela IBM, em 1996, para dar melhor suporte a processos gráficos. Seu Slot (o encaixe) recebe unicamente placas de vídeo. Jogar e assistir a filmes são atividades que melhoraram muito com a criação dessa tecnologia.

Barramento DMA: Direct Memory Access, permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador. Por serem muito lentos, esse tipo de barramento caiu em desuso desde a década de 90, sendo que sua presença nos computadores justifica-se ainda hoje como forma de dar suporte aos periféricos de legados, como os antigos drives de disquete.

Barramento SCSI. Small Computer Systems Interface, ou Interface para Sistemas Computacionais de Pequeno Pote, é o típico barramento de expansão, pois a sua função é conectar periféricos, como os citados na questão, à placa-mãe do computador. Eles não são comuns em computadores domésticos, já que são utilizados em arquiteturas mais robustas, como nos servidores, por isso necessitam de uma placa de expansão, também chamada de placa controladora, para intermediar a placa-mãe e o periférico.

Outros barramentos: SATA, Serial, PS2, PCI, PCI-Express etc.

Outros barramentos: SATA, Serial, PS2, PCI, PCI-Express etc. SATA PCI- Express PS2 6. (PREFEITURA MUNICIPAL DE
Outros barramentos: SATA, Serial, PS2, PCI, PCI-Express etc. SATA PCI- Express PS2 6. (PREFEITURA MUNICIPAL DE

SATA

PCI-

Express

PS2

Serial, PS2, PCI, PCI-Express etc. SATA PCI- Express PS2 6. (PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ-PR) Entre os

6. (PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ-PR)

Entre os meios de armazenamento de dados secundários apresentados a seguir, assinale a alternativa que corresponde a um disco óptico conhecido como a “evolução” do DVD:

A) BLU-RAY

B) Pendrive

C) CACHE

D) ZIP-Drive

COMENTÁRIO:

A constante necessidade que temos de armazenar, cada vez mais, grandes quantidades de dados e com resolução/qualidade também superiores fez com que um grupo de empresas incluindo Sony, Panasonic, LG, Philips e Samsung, desenvolvesse o formato Blu-Ray que, por ser superior ao DVD em capacidade de armazenamento e em qualidade de exposição de dados, vem tomando cada vez mais seu espaço.

Pendrive (veja que não é pendriveR, é pendrivE! Fique atento à pronúncia e escritas corretas desse termo!) e Zip-Drive também são mídias para armazenamento de dados.

Cache é um local de armazenamento de dados ou processos que são usados com frequência. O objetivo é ganhar tempo e não utilizar desnecessariamente os recursos do hardware, pois muitos dados já ficarão acessíveis no Cache da máquina sem que precisemos fazer todo o acesso do início novamente.

Gabarito: A.

7. (PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO TOCANTINS)

Os dados inseridos num computador podem ser armazenados no componente “memória secundária”. São exemplos de periféricos de armazenamento (memória secundária), exceto:

A) Disco rígido.

B) Cartão de memória.

C) Cd-Rom.

D) Registrador.

COMENTÁRIO:

Essa, com uma leitura atenta já se resolveria! E mais uma vez: Atenção! A questão quer a INcorreta. Realmente, disco rígido, cartão de memória e CD-ROM são mídias/periféricos para armazenamento de dados. O registrador é uma memória que fica na própria CPU e que contém dados específicos para o seu uso. Na pirâmide das memórias, ele ocupa o topo; portanto, não é secundária. É o gabarito da questão: D.

8. (PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO TOCANTINS)

Os monitores de vídeo, usados para exibir textos e imagens no computador, podem ser classificados em diversas categorias, exceto:

A) CRT.

B) LCD.

C) PMP.

D) PDP.

COMENTÁRIO:

CRT (Cathodic Ray Tube, ou Tubo de Raios Catódicos) é o mais clássico tipo de monitor. É o monitor tubo grande, semelhante às primeiras TV.

LCD

(Liquid Cristal Display, ou Tela de Cristal Líquido) é mais moderno que o CRT,

pois gera as imagens a partir da polarização de cristais.

O PDP (Plasma Display Panel) são as telas de plasma também muito usadas hoje.

Nota-se, portanto, que nos restou a alternativa C, sendo o gabarito da questão.

9. (COREN-SC)

Sobre conceitos de Hardware e Software, assinale a alternativa correta.

A) A memória RAM é um chip de memória à bateria no computador que armazena informações

sobre a inicialização do computador.

B) Drivers são programas específicos que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional do

computador e o Hardware.

C) Memória Cache L1 é uma memória volátil presente na memória ROM.

D) O cooler é uma memória de alta velocidade que fica próxima à CPU e consegue acompanhar

a velocidade de trabalho da CPU.

E) No computador a perda da configuração da BIOS ocorre exclusivamente por problemas na

memória RAM da máquina.

COMENTÁRIO:

A memória RAM é composta por circuitos eletrônicos, não por bateria, e armazena os dados através de eletricidade. São, portanto, voláteis, isto é, quando o computador é desligado, todas as informações constantes apenas dela são apagadas, pois ela não funciona sem energia, ficando o seu uso restrito aos momentos em que a máquina estiver ligada, ou seja, em uso.

Definitivamente, não é função da memória armazenar informações sobre a inicialização do computador. Tais informações ficam na BIOS.

Temos na letra b o gabarito. Definição simples e objetiva para driver.

b o gabarito. Definição simples e objetiva para driver. Não confunda “driver” com “dri ve ”!

Não confunda “driver” com “drive”! Aquele é um software, este é um hardware. Lembre-se do seu pen DRIVE, que é um hardware, é parte física.

A memória Cache L1 fica no processador. Mesmo que você não soubesse disso, há uma contradição entre “volátil” e “ROM”, que é permanente!

Cooler é o ventiladorzinho que fica acoplado ao processador, também às placas de vídeo mais potentes, com a finalidade de esfriá-lo.

Desconfie de termos como “exclusivamente”, “apenas”, pois geralmente tornam a questão errada. BIOS, Basic Input Output System, Sistema Básico de Entrada e Saída, é um aplicativo executado toda vez que o computador é ligado.

Ele checa a comunicação entre todos os componentes físicos da máquina e só

depois inicializa o sistema operacional (Windows

seu excluídas, podem apenas ser atualizadas. Um exemplo de atualização é quando se entra na BIOS para alterar o boot da máquina da unidade C:\ para inicializar dando boot pela unidade de CD/DVD.

As configurações não podem

).

2. SISTEMAS OPERACIONAIS

2.1 Windows (4 Sistema operacional Windows 7)

10.(EBSERH/HC-UFTM/IADES/2013)

A figura a seguir, extraída do Windows 7 com sistema de arquivos NTFS, apresenta as permissões atribuídas a uma pasta de nome EBSERH-HC.

as permissões atribuídas a uma pasta de nome EBSERH-HC. Com base nessa figura, assinale a alternativa

Com base nessa figura, assinale a alternativa cuja operação não pode ser realizada nessa pasta.

(A) Ler arquivos.

(D) Executar arquivos.

(B) Remover arquivos. (C) Remover a pasta.

(E) Criar arquivos.

COMENTÁRIO:

As permissões são itens da política de segurança que utilizamos seja nos computadores corporativos seja nos micros pessoais. São elas que dirão qual usuário terá acesso ao que. Na imagem em tela, fica claro que as permissões dadas pelo administrador do sistema foram: Ler e Executar (alternativa D), Listar conteúdo da pasta (alternativa A), Leitura (alternativa A) e Gravar (alternativa E). Assim, percebe- se que ficaram de fora as alternativas B e C. O examinador optou pela

alternativa C para ser o gabarito da questão porque o enunciado fala de pasta e

não de arquivo. Portanto, com as configurações exibidas na imagem, o usuário não

poderá remover a pasta EBSERH-HC.

11.(FUNDACENTRO/2014)

40. Assinale a alternativa que contém a opção do menu de contexto da Lixeira, que pertence à Área de Trabalho do Windows 7, em sua configuração padrão, que permite, após confirmação, excluir permanentemente os arquivos da Lixeira.

(A) Esvaziar Lixeira. (B) Excluir todos os itens. (C) Restaurar todos os itens. (D) Restaurar Lixeira. (E) Excluir Lixeira.

COMENTÁRIO:

Já temos nosso gabarito no início, letra A. A opção “Esvaziar a Lixeira“ exclui de

forma permanente o seu conteúdo. O Windows, inclusive, faz a seguinte pergunta ao

usuário: “Tem certeza que deseja excluir permanentemente estes itens?” As demais

alternativas são para tentar confundir você, afora “Restaurar todos os itens”, que

realmente é uma opção que fica habilitada depois que se apaga um item de forma

não permanente.

12.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014)

Observe a seguir a imagem parcial da tela do navegador Windows Internet Explorer.

a imagem parcial da tela do navegador Windows Internet Explorer. Informática na Saúde – Gratuito (Aula

COMENTÁRIO:

O único buscador presente dentre as alternativas é o Google. Assim, temos na

letra “D” o nosso gabarito.

A letra “a” tem a barra de endereços.

A letra “b” mostra um antivírus.

A letra “c” exibe os botões de navegação.

A letra “e”, os favoritos.

13.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014)

No Windows, o local que exibe ícones representando os aplicativos que estão abertos em seu computador é chamado de:

A) Menu Iniciar.

B) Área de Trabalho.

C) Painel de Controle.

D) Barra de Tarefas.

E) Área de Notificação.

COMENTÁRIO:

É na “Barra de Tarefas” que ficam os programas em uso, abertos. Gabarito

letra D.

O Menu Iniciar é a “porta” de entrada do sistema, pois, a partir dela, você tem

acesso ao sistema por completo.

A Área de Trabalho é a tela principal de trabalho do Windows. É nela que

ficam os principais atalhos do sistema e também os atalhos referentes aos recursos,

programas e arquivos mais acessados.

Painel de Controle é um conjunto de softwares usados para configurar e dar

manutenir o sistema.

Área de Notificação é a seção que fica no canto inferior direito da tela principal

com alguns ícones, a exemplo do relógio e da data.

14.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014)

/ www.romulopassos.com.br 14.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014) Observe a seguir a imagem parcial do Windows Explorer. É

Observe a seguir a imagem parcial do Windows Explorer.

É correto afirmar que:

A) os arquivos exibidos no lado direito estão armazenados na pasta “Biblioteca

Documentos”.

B) o arquivo atualizado mais recentemente é Despesas_2013 - maio 2013.

C) as

setas

mais recentemente é Despesas_2013 - maio 2013. C) as setas permitem navegar pelas últimas pastas visitadas.

permitem navegar pelas últimas pastas visitadas.

D) a opção de menu “Ferramentas” exibe os aplicativos instalados em seu computador.

E) a barra de rolagem exibida na imagem permite rolar a lista de arquivos exibidos no lado direito da tela.

COMENTÁRIO:

Veja que à esquerda temos a pasta que contém os arquivos exibidos à direita. Tal pasta é a “Despesas”. Fique esperto!

Note que na coluna “Data de modificação”, que é responsável por exibir os arquivos listando-os de cima para baixo a partir do último a ter sido usado, o

primeiro arquivo que aparece é o Despesas_2014-jan 2014. Assim, falsa a alternativa

B.

Na alternativa “C” está nosso gabarito. As setas para direita e para a

esquerda servem para navegarmos entre as últimas pastas visitadas. Estão,

seguramente, entre os ícones mais utilizados.

O menu Ferramentas exibe opções como “Mapear unidade de rede” e “Opções de

Pasta”. Não tendo nenhuma relação com os aplicativos instalados no computador.

A barra de rolagem exibida na imagem permite rolar a lista de arquivos exibidos

no lado ESQUERDO da tela. Eis o erro da alternativa e.

15.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014)

A área do Windows para mostrar notificações sobre eventos como email de entrada e conectividade de rede se localiza:

A) no lado direito da Barra de Tarefas.

B) no lado esquerdo da Barra de Tarefas.

C) no Painel de Controle.

D) no Menu Iniciar.

E) na Área de Trabalho.

COMENTÁRIO:

A Área de Notificação do Windows localiza-se à direita, na Barra de Tarefas. Ela

contém ícones importantes como o relógio, acesso à Internet etc. Gabarita esta

questão a alternativa “A”.

16.(MDIC/CESPE/2014)

40 O compartilhamento de pastas no Windows pode ser feito por qualquer perfil de usuário do sistema operacional, por meio da opção Compartilhar esta pasta do menu Compartilhamento, acionada por meio do botão direito do mouse sobre a unidade que se deseja compartilhar.

COMENTÁRIO:

Assertiva Falsa. Nem todos os usuários terão permissão para compartilhar pastas

no Windows, mas tão somente os que tiverem em seu perfil autorização para tal.

Além disso, não há o menu “Compartilhamento” e a opção é “Compartilhar com”.

Gabarito: E.

17.(MDIC/CESPE/2014)

No ambiente Windows, a criação de atalhos no desktop permite o acesso direto a um programa ou arquivo por meio de um ícone, sem que seja necessário utilizar as entradas presentes no botão Iniciar.

COMENTÁRIO:

Correta a questão. Os atalhos servem exatamente para isso. Todos os programas

estão acessíveis pelo menu Iniciar, só que acessá-lo por lá é mais demorado e requer

vários passos, às vezes. Assim, para termos maior agilidade e praticidade, colocamos

um atalho referente ao programa que desejamos abrir e, quando formos trabalhar

com ele, simplesmente clicaremos no atalho na Área de trabalho. Questão Correta.

18.(SABESP/Fundação Carlos Chagas/2013)

No Windows 7 Professional, em português, Ana recebeu as seguintes tarefas:

Verificar se os componentes de hardware do computador corretamente.

Alterar as definições da configuração de hardware, caso necessário.

Identificar os drivers de dispositivos carregados para cada dispositivo e obter informações sobre cada driver.

Habilitar, desabilitar e desinstalar dispositivos, caso necessário.

estão funcionando

Exibir os dispositivos de acordo com o tipo, a conexão com o computador ou os recursos que utilizam.

Para executar estas tarefas Ana deve clicar no botão Iniciar, em Painel de Controle, na opção Hardware e Sons e na opção

(A)

Gerenciador de Dispositivos.

(B)

Alterar as Configurações Padrão para os Dispositivos.

(C)

Gerenciar as Configurações do Sistema.

(D)

Configurar Hardware.

(E)

Configurar Hardware de Dispositivos.

COMENTÁRIO:

Gabarita a nossa questão a alternativa “A”. Todas as ações listadas na assertiva estão no Gerenciador de Dispositivos.

As demais alternativas não encontram correspondência no painel de controle.

19.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ)

No Windows Explorer, ao se tentar renomear um arquivo de extensão .doc que está aberto no MS Word:

(a) O Windows o renomeia normalmente e mantém salvo com o nome original o arquivo que

está aberto.

(b)

O Windows o renomeia normalmente e o arquivo aberto automaticamente muda de nome.

(c)

O Windows o renomeia normalmente e envia o arquivo original para a lixeira.

(d)

O Windows não o renomeia e não exibe mensagem alguma.

(e)

O Windows exibe uma mensagem informando que não é possível renomear o arquivo, pois

o mesmo está sendo usado.

COMENTÁRIO:

Realmente não se pode modificar arquivo que está em uso. Temos que fechá-lo primeiro para depois renomeá-lo. As alternativas erram ao afirmar que com o arquivo aberto podem ser feitas alterações em seu nome. Ao tentar alterar o nome, o arquivo original não vai para a lixeira e outra instância dele é criada! O examinador tentou confundir você.

Assim, efetuando a ação indicada no enunciado, O Windows exibe uma mensagem informando que não é possível renomear o arquivo, já que ele está em uso. Para renomeá-lo, então, devemos fechá-lo e daí dar um nome novo a ele.

Gabarita a questão a letra “E”.

20.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ)

Para imprimir as páginas 2, 3, 6, 7 e 8 de um documento no Windows, dentre as opções abaixo, qual a forma correta de se informar a sequência a ser impressa?

(a) 2-3, 6-8

(b) 2 a 3; 6 a 8

(c) 2 3 6 7 8

(d) 2:3 ; 6:8

(e) 2,3 6:8

COMENTÁRIO:

Gabarito, letra “A”.

O hífen “-“ significa, neste contexto, “intervalo”. Assim, a expressão 2-3 quer dizer “imprima o intervalo compreendido entre as páginas 2 e 3. O mesmo se aplica a 6-8, ou seja, serão impressas as páginas 6, 7 e 8, referentes ao intervalo entre 6 e 8.

O “;” ponto e vírgula significa “isoladamente”. Caso se queiram imprimir as páginas 5, 10 e 14 de um documento, dever-se-ia digitar na caixa de impressão a seguinte expressão: 5; 10; 14. Dessa forma, seriam impressas, isoladamente, apenas as páginas cinco, dez e quatorze. As páginas compreendidas entre elas não seriam, assim, impressas.

21.(PREFEITURA DE ARARAS-SP)

O sistema Windows 7 contempla diversas operações que podem ser realizadas sobre as unidades de armazenamento de dados. Algumas operações são reversíveis, enquanto que outras não. Observe a figura a seguir:

enquanto que outras não. Observe a figura a seguir: Sobre a operação circulada e assinalada pela

Sobre a operação circulada e assinalada pela seta, e a sua característica de reversibilidade, pode-se afirmar que:

a) realizará a formatação sobre a unidade de disco C: e pode ser reversível com auxílio de determinados softwares de recuperação.

b) realizará a formatação sobre a unidade de disco C: e sempre é reversível, bastando o usuário

proceder o comando de Ctrl+Z.

c) não realizará formatação alguma, pois apenas organizará as informações e pode ser reversível com o auxílio de determinados softwares de recuperação.

d) tratará de uma operação corriqueira nos computadores e não realiza qualquer modificação

na unidade de disco C:.

COMENTÁRIO:

A formatação será feita. Há, todavia, softwares no mercado que recuperam dados apagados pela formatação, o que torna a alternativa correta. Gabarito, letra “A”.

Não é “sempre” reversível e o comando CTRL+Z não reverte a formatação.

Ao acionar o comando Formatar, o sistema realizará, sim, a formatação. Esta poderá, entretanto, ser revertida com a ajuda de softwares especiais.

Formatar um HD definitivamente não é uma operação corriqueira. Sua execução se dará quando o disco rígido estiver realmente necessitando. No dia-a-dia de trabalho, diversos programas são usados para limpar, compactar etc. o HD para que o seu tempo de vida útil seja maior, assim como para otimizar o seu uso no que diz respeito ao ganho de performance da máquina.

22.(PREFEITURA DE ARARAS-SP)

Por diversos motivos, um programa pode apresentar erros de execução. Esses erros podem ocasionar a parada de funcionamento desse programa, não permitindo que o usuário realize quaisquer outras ações sobre ele, tampouco o encerre de maneira convencional. O sistema operacional Windows 7 oferece recursos que permitem uma manipulação privilegiada desses programas. Dessa forma, quando um programa entra em estado de erro, pode-se:

a) acessar o gerenciador de tarefas, selecionar todos os programas e finalizar a todos eles,

fazendo com que o sistema operacional saia de operação.

b) acessar o gerenciador de tarefas, selecionar o programa com problemas e finalizar a tarefa.

c) acessar o gerenciador de tarefas e selecionar o mecanismo de scandisk, permitindo que ele

recupere o HD.

d) acessar o gerenciador de tarefas e selecionar o mecanismo de scandisk para que ele reinicie

o programa normalmente.

COMENTÁRIO:

A todos os programas. A
A
todos os programas.
A

alternativa “A” está errada porque não há a necessidade de selecionar e finalizar

alternativa “B” é o nosso gabarito. Quando acionamos o Gerenciador de Tarefas

por meio da combinação Ctrl + Alt + Del, teremos a seguinte tela com as abas Aplicativos, Processos, Serviços, Desempenho, Rede e Usuários:

Gerenciador de Tarefas do Windos 7

Nessa tela, aparecem todos os programas que estão em execução, bastando que se escolha qual o que vai ser encerrado, clicar sobre ele e apertar em Finalizar Processo.

Desta forma, não há necessidade de selecionar e encerrar todos os programas. Destaquei na imagem acima o Windows Explorer, sendo que, caso eu o quisesse encerrar, bastaria clicar sobre ele e depois em Finalizar Processo.

Alternativas “C” e “D”. O Skandisk não está no Gerenciador de Tarefas do Windows 7, como você poderá observar na imagem acima. Essa ferramenta serve para verificar a integridade do disco rígido e tentar corrigir os seus erros. Fique atento, todavia, ao fato de ela não aparecer no Windows 7 com esse nome ou com o equivalente da época do DOS, CHKDSK. A função, entretanto, é a mesma.

Para acessá-la, clique na unidade “C:\” com o botão direito do mouse e, em

seguida, clique em propriedades; depois em Ferramentas; ato seguido, clique em

Verificar agora

Iniciar. Veja abaixo:

e depois escolha um dos dois parâmetros e, finalmente, clique em

escolha um dos dois parâmetros e, finalmente, clique em Verificar Disco Local (C:) Propriedades do disco
escolha um dos dois parâmetros e, finalmente, clique em Verificar Disco Local (C:) Propriedades do disco

Verificar Disco Local (C:)

Propriedades do disco local (C:)

23.(PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA)

O recurso executar do menu iniciar do Windows é muito flexível. Marque a opção que NÃO pode ser realizada através do executar do Windows.

a) Abrir uma pasta do computador digitando o caminho da mesma.

b) Executar um programa simplesmente digitando o seu nome.

c) Abrir um documento do Word, digitando o nome do arquivo.

d) Acessar um site digitando a URL completa do mesmo.

e) Acessar as pastas compartilhadas de um computador, simplesmente digitando o seu IP.

COMENTÁRIO:

Todas as funcionalidades descritas nas alternativas “a” a “d” são possíveis a partir

do menu executar, do menu “iniciar” do Windows, menos acessar as pastas

compartilhadas de um computador, simplesmente digitando o seu IP.

Gabarita a questão a letra “E”.

Faz-se

necessária

a

digitação

de

duas

compartilhadas de um computador:

barras

antes

de

acessar

\\IP ou \\nome da pasta compartilhada.

pastas

24.(PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA)

A lixeira do Windows é um dos recursos mais importantes, pois permite recuperar arquivos apagados. Com relação a esse recurso, podemos afirmar:

a) Nem sempre é possível recuperar os arquivos que estão na lixeira.

b) Para excluir um arquivo, usamos a combinação de teclas shift + Del, mas ao apagar o

arquivo, ele não envia para a lixeira.

c) Quando efetuamos a operação de esvaziar a lixeira, o Windows restaura os arquivos aos

locais de origem.

d) Quando apagamos o arquivo usando a tecla Del, ele não envia para a lixeira, somente envia

para a lixeira se for apagado, usando o botão direito do mouse, na opção apagar.

e) Uma grande vantagem da lixeira, é que ela não possui limite de armazenamento ou

capacidade.

COMENTÁRIO:

Correta a letra “B”. Ao se apertar as teclas Shift + Del para apagar um arquivo, se o estará apagando permanentemente, ou seja, ele não vai para a Lixeira, dando ao usuário a possibilidade de recuperá-lo, pois uma vez deletado usando a referida combinação, o arquivo não tem mais como ser recuperado. Afora a situação comentada anteriormente, é possível recuperar os arquivos da Lixeira. A operação “esvaziar lixeira” limpa, não “restaura os arquivos”. Apertar a tecla Del tem o mesmo efeito que usar o comando “esvaziar lixeira”. A lixeira tem seu limite de armazenamento determinado na opção Propriedade. Clicando-se sobre o ícone da lixeira com o botão direito do mouse, obtém-se no menu deslizante que aparece a opção Propriedades que, ao ser clicada, abrirá a janela Propriedades da Lixeira, que exibirá a opção Configurações do Local Selecionado > Tamanho máximo em MB. É neste último que você determina o tamanho da Lixeira.

Veja:

/ www.romulopassos.com.br Veja: Propriedades da Lixeira Informática na Saúde – Gratuito

Propriedades da Lixeira

25.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO)

A figura abaixo ilustra a janela Propriedades de Disco Local (C:) do Microsoft Windows XP.

Propriedades de Disco Local (C:) do Microsoft Windows XP. Sobre a figura, analise as afirmativas. I

Sobre a figura, analise as afirmativas.

I - A opção Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo, identificada pelo número 1, possibilita criptografar os arquivos do disco.

II

- A guia/aba Hardware possui, dentre outros, recurso para realização de backup da unidade

de

disco.

III

- Na guia/aba Compartilhamento, é possível compartilhar a unidade C: com outros usuários.

IV

- Na guia/aba Cota, pode-se ativar o gerenciamento de cota, que permite controlar a

quantidade de espaço em disco utilizada por usuários individualmente.

Estão corretas as afirmativas

A) III e IV, apenas.

B) II e III, apenas.

C) I, III e IV, apenas.

D) I e II, apenas.

COMENTÁRIO:

Item I está incorreto. A opção “Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo” serve para pré-localizar alguns arquivos, os principais, de forma que quando o usuário utilizar o comando “Pesquisar”, a pesquisa será mais rápida, já que vários arquivos já estarão pré-localizados.

Item II também está incorreto, veja a referida guia é Ferramentas, que é o local onde realmente está a ferramenta de backup:

é o local onde realmente está a ferramenta de backup : Guia (Ou Aba) Hardware Item

Guia (Ou Aba) Hardware

Item III, correto. Veja a referida Aba:

(Ou Aba) Hardware Item III, correto. Veja a referida Aba: Guia Ferramentas Item IV, correto. Veja

Guia Ferramentas

Item IV, correto. Veja a referida aba:

33 www.questoesnasaude.com.br / www.romulopassos.com.br Guia (Ou Aba) Compartilhamento Guia (Ou Aba) Cota Compartilhar
33 www.questoesnasaude.com.br / www.romulopassos.com.br Guia (Ou Aba) Compartilhamento Guia (Ou Aba) Cota Compartilhar

Guia (Ou Aba) Compartilhamento

Guia (Ou Aba) Cota

Compartilhar significa permitir acesso determinado (a recursos do sistema, a arquivos, a dispositivos etc.) a outros usuários.

Estabelecer cotas refere-se à faculdade de estipular o espaço em disco que estará disponível a cada usuário.

Gabarito, letra “A”.

26.(TJ-AM/ANALISTA JUDICIÁRIO)

Um funcionário do Tribunal de Justiça do Amazonas, seleciona a pasta C:\TJ_AM no Windows Explorer, na qual estão diversos arquivos armazenados, e executa o atalho de teclado Ctrl + A. Esse atalho de teclado gera o seguinte resultado:

A) Exclui todos os arquivos armazenados na pasta C:\TJ_AM de forma permanente.

B) Transfere todos os arquivos armazenados na pasta C:\TJ_AM para a lixeira.

C) Ordena todos os arquivos armazenados na pasta C:\TJ_AM por nome.

D) Classifica todos os arquivos armazenados na pasta C:\TJ_AM por data.

E) Seleciona todos os arquivos armazenados na pasta C:\TJ_AM.

COMENTÁRIO:

As alternativas de “a” a “d” não correspondem à realidade.

Já a letra “e”, sim. O “A” do atalho CTRL+A remete a all, que em inglês significa tudo. Essa combinação serve, dessa forma, para selecionar tudo. Assim, acionada dentro de uma pasta, ela selecionará todas as subpastas.

27.(TJ-AM/ANALISTA JUDICIÁRIO)

A figura ilustra a janela do Windows Explorer.

JUDICIÁRIO) A figura ilustra a janela do Windows Explorer. Os componentes identificados pelos números 1 e

Os componentes identificados pelos números 1 e 4 são denominados, respectivamente:

A) Painel de navegação e Barra de endereços

B) Painel de navegação e Barra de ferramentas

C) Painel da biblioteca e Barra de endereços

D) Painel de detalhes e Barra de ferramentas

E) Painel de detalhes e Barra de endereços

COMENTÁRIO:

Responde a questão a letra “A”.

1
1

Figura 1(a) - Janela principal da "Lixeira"

1 Figura 1(a) - Janela principal da "Lixeira" F Figura 1(b) - Caixa de diálogo "Propriedades
F
F

Figura 1(b) - Caixa de diálogo "Propriedades de Lixeira"

A questão 28 baseia-se nas Figuras 1(a), 1(b) e 1(c), do Windows 7 Starter. A Figura 1(a) mostra, apenas, parte da janela principal da "Lixeira". Considere os seguintes aspectos sobre a Figura 1(b): (1) ela mostra, também, apenas parte da caixa de diálogo "Propriedades de Lixeira", com as configurações que estão ativas no computador objeto dessa questão; e (2) as unidades (C:) e (D:) estão configuradas da mesma forma. A Figura 1(c) mostra uma janela do Windows 7 Starter, na qual se encontra selecionado o arquivo apontado pela seta nº 3.

28.(PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO-RS)

Considere as seguintes assertivas, após observar as Figuras 1(a), 1(b) e 1(c), do Windows 7 Starter:

I. Na janela do Windows 7 Starter, mostrada na Figura 1(c), pressionando-se, uma vez, a tecla "DELETE" do teclado, será exibida uma mensagem solicitando a confirmação de exclusão do arquivo apontado pela seta nº 3. II. Ao ser excluído o arquivo apontado pela seta nº 3 (Figura 1(c)), ele será removido do painel apontado pela seta nº 2 (Figura 1(c)) e permanecerá armazenado dentro da "Lixeira", do Windows 7 Starter, mostrada na Figura 1(a). III. Ao ser excluído o arquivo apontado pela seta nº 3 (Figura 1(c)), ele poderá ser recuperado da "Lixeira", bastando, para isso, selecioná-lo e, a seguir, dar um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o botão apontado pela seta nº 1 (Figura 1(a)). Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas III. C) Apenas I e II. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

COMENTÁRIO:

O item I está correto. Ao se selecionar um arquivo e logo em seguida apertar a tecla DELETE, realmente o Windows 7 retorna uma mensagem de confirmação perguntando se o usuário quer mesmo deletá-lo. Veja a imagem seguinte:

se o usuário quer mesmo deletá-lo. Veja a imagem seguinte: Imagem de janela de confirmação de
se o usuário quer mesmo deletá-lo. Veja a imagem seguinte: Imagem de janela de confirmação de

Imagem de janela de confirmação de Exclusão de Arquivo

Os itens II e III também estão corretos. Gabarito, letra “E”.

29.(CORENPA)

O teclado padrão ABNT2 possui uma tecla especial com duas funções, sendo a função principal

a “Pause”. Trata-se da tecla

A) <Pause / Continue>.

B) <Pause / Loop>.

C) <Pause / Break>.

D) <Pause / Lock>.

COMENTÁRIO:

A questão refere-se ao conjunto que está na mesma tecla Pause/Break.

Gabarito, letra C.

30.(CORENPA)

O menu de contexto mostra opções rápidas de acesso a uma determinada situação no Microsoft

Windows 7. São exemplos de menus de contexto obtidos no Microsoft Windows 7, exceto:

A) Menu de Contexto da Lixeira.

B) Menu de Contexto da Área de Trabalho.

C) Menu de Contexto do Windows Explorer na Área de Trabalho.

D) Menu de Contexto das Opções de Internet.

COMENTÁRIO:

Menus de contexto são aquelas janelas deslizantes que aparecem quando clicamos com o botão direito do mouse sobre/em determinados objetos, como por exemplo a Lixeira, a Área de Trabalho e o Windows Explorer. Corretas, portanto, as alternativas de “a” a “c”. Mas queremos a alternativa errada!

Satisfaz a questão a letra “D”, pois Opções de Internet não é um menu de contexto e também não é do Windows 7, é do Internet Explorer, como mostra

não é do Windows 7, é do Internet Explorer , como mostra figura abaixo : Internet

figura abaixo:

Internet Explorer 11

31.(ILSL BAURU-SP)

No Windows XP para capturar a tela que está sendo exibida no monitor e armazená-la na área de transferência devemos pressionar a tecla:

a) Caps Lock.

b) Scroll Lock.

c) Page Down.

d) Print Screen.

COMENTÁRIO:

“Caps Lock” serve para acessar permanentemente as letras maiúsculas do teclaro.

“Page Down” é utilizada para rolarmos a página para ter acesso ao conteúdo que

está abaixo.

A que talvez tenha lhe causado mais dúvidas é a alternativa “b”, “Scroll Lock”.

Essa tecla praticamente não tem sentido hoje, mas no início, quando não tínhamos

mouses como hoje, ela era utilizada para ativar ou não a rolagem da tela em

programas e orientar como se deveriam usar as setas do teclado, isto é, se o cursor

se movimentaria na tela ou se as setas rolariam a página.

Gabarita a questão a letra “D”.

32.(ILSL BAURU-SP)

No Windows 7 tipicamente personalizamos as configurações do sistema usando o:

a) Windows Update.

b) Painel de Controle.

c) Prompt de Comando.

d) Monitor de Recursos.

COMENTÁRIO:

No Windows Update, atualizamos o sistema operacional.

Prompt de Comando é aquela tela preta com o cursor. Serve para utilizarmos comandos do MS-DOS. O Painel de Controle serve realmente para personalizarmos as configurações do

sistema, como segue:

39 www.questoesnasaude.com.br / www.romulopassos.com.br Figura do Painel de Controle, Windows 7 E o Monitor de

Figura do Painel de Controle, Windows 7

Figura do Painel de Controle, Windows 7 E o Monitor de Recursos? Vem agora: Conforme o

E o Monitor de Recursos? Vem agora:

Conforme o próprio site da Microsoft (<http://windows.microsoft.com/pt- br/windows7/open-resource-monitor>, acesso feito em 26/01/2014, às 14h45min),

“O Monitor de Recursos é uma ferramenta que você pode usar para monitorar o uso

de CPU, disco rígido, rede e memória em tempo real.

Para abrir Monitor de Recursos, clique no botão Iniciar . Na caixa de pesquisa,

digite Monitor de Recursos e, na lista de resultados, clique em Monitor de

de Recursos e, na lista de resultados, clique em Monitor de Recursos. Se você for solicitado
de Recursos e, na lista de resultados, clique em Monitor de Recursos. Se você for solicitado

Recursos. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua

confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

33.(UNIVERSIDADE

ESTADUAL

DO

HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA)

PAMPA-RS/HEMOMINAS/ANALISTA

DE

No Windows XP, ao renomear uma série de arquivos selecionados, foi dado o nome Aniversario. Os outros arquivos da série serão denominados:

a) Aniversario 1, Aniversario 2 e assim por diante.

b) Aniversario (1), Aniversario (2) e assim por diante.

c) Aniversario-1, Aniversario-2 e assim por diante.

d) Aniversario.1, Aniversario.2 e assim por diante.

COMENTÁRIO:

Gabarita a questão a letra “B”. Ficará o nome, um espaço, e entre parêntesis o

respectivo número, sendo que haverá uma crescente na sequência numérica (1, 2,

3

que haverá uma crescente na sequência numérica (1, 2, 3 Com base na figura acima, que

Com base na figura acima, que ilustra uma janela do Windows 7, julgue o item a seguir.

34.(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAMPA-RS)

A janela do Windows 7 exibe o conteúdo de uma pasta denominada Organizador e contém um arquivo do Word e um do Excel. Para abrir o arquivo Cronograma, é suficiente clicar uma vez, com o botão direito do mouse, o ícone

clicar uma vez, com o botão direito do mouse, o ícone COMENTÁRIO: Não, não. Obtém-se o

COMENTÁRIO:

Não, não.

Obtém-se o resultado pretendido clicando uma vez com o botão esquerdo mouse

e aplicando-se um ENTER.

O mesmo resultado será obtido clicando-se sobre a palavra com o botão direito e,

no menu de contexto que surgirá, clicar com o botão esquerdo ou com o direito na

opção Abrir, como segue:

esquerdo ou com o direito na opção Abrir , como segue: Clicar uma vez, portanto, e

Clicar uma vez, portanto, e somente isso não vai abrir o arquivo.

Errada a questão.

Figura de minha máquina, para ilustrar o conteúdo.

35.(PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO TOCANTINS)

A opção do “Menu Iniciar” denominada

execução das aplicações do sistema operacional Microsoft Windows 7.

- O item abaixo que preenche corretamente a lacuna acima é

A) Arquivos de Programas.

B) Todos os Programas.

C) Acesso aos Programas.

D) Porta dos Programas.

é utilizada como porta de acesso à

COMENTÁRIO:

Note que a questão pede as “aplicações do sistema operacional Microsoft Windows 7”, assim, a alternativa que responde a questão é a letra B, pois ao se clicar no menu “Iniciar”, logo aparecerá a opção “Todos os Programas”, que serve para listar todos programas instalados em seu computador. Assim, realmente é a “porta de acesso” para executarmos os sistemas instalados. As outras opções não aparecem no menu “Iniciar”, não condizendo, dessa forma, com a assertiva buscada.

36. (PREFEITURA DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE POÁ)

Por padrão, o MS-Windows 7, em sua configuração original, armazena um arquivo de extensão JPG, GIF, PNG ou BMP na biblioteca

A) Programas.

B) Vídeos.

C) Músicas.

D) Documentos.

E) Imagens.

COMENTÁRIO:

As extensões são parte da estrutura que forma o nome do arquivo. Há inúmeras. Vêm antecedidas de um ponto(.) que por sua vez vem antecedido do nome. Exemplo: minhafoto.jpg (minhafoto=nome, o “.” serve para separá-lo da extensão, o “jpg” é o tipo de arquivo, que tem por conteúdo imagens).

Todos esses termos citados são extensões

referentes a

padrões gráficos,

referindo-se, assim, a imagens, fotos, papéis-de-parede, artes gráficas em geral etc.

O “gif” e o “bmp” são formatos gráficos muito utilizados no início da Internet, mas, por não suportarem muitos milhões de cores, como o jpeg e o png, são pouco usados atualmente.

Ficou claro, dessa forma, que não são programas, não são vídeos, não são músicas nem documentos.

Ah! Não poderia deixar de observar que as bibliotecas são um recurso do MS- Windows 7 que permite formar uma pasta virtual (nesta questão, a pasta imagens) com conteúdo localizado fisicamente em diversas outras pastas diferentes. Gabarita a questão a alternativa E.

37.(COREN-SC)

No ambiente do Sistema Operacional Windows XP Professional, é possível percorrer todas as janelas abertas na área de trabalho mantendo pressionadas quais teclas? Obs.: O caractere “+” é utilizado apenas para interpretação

A) Shift + Tab

B) Ctrl + Alt

C) Alt + Tab

D) Shift + Ctrl

E) Ctrl + Tab

COMENTÁRIO:

Gabarita a questão a letra C.

Shift + TAB alterna entre a opção mostrar a área de trabalho e ícones dela.

CTRL + ALT é igual a tentar pegar o vento! Ou seja, é uma combinação que não vai dar em nada.

SHIFT + CTRL também não dá em nada.

CTRL + TAB também não tem utilidade.

2.2 Linux

38.(CIA. DE SANEAMENTO DE SERGIPE/DESO)

Considerando o Sistema Operacional Linux e Windows 7 Ultimate (instalação padrão português Brasil). Assinale a alternativa INCORRETA. Obs.: O caractere + é usado apenas para interpretação.

A) A combinação das teclas Shift+Del são teclas de atalho utilizadas no Windows que permitem

apagar arquivos sem que os mesmos sejam enviados à lixeira.

B) O pacote Samba, instalado em um servidor Linux, permite o compartilhamento de arquivos e

serviços de impressão, sem necessidade de instalação de software especial no lado do cliente Windows que esteja configurado como rede Microsoft.

C) No Gerenciador de Tarefas do Windows é possível visualizar o quanto cada programa em

execução consome da memória RAM

D) O Linux é um software livre, desenvolvido voluntariamente por programadores experientes,

hackers, e contribuidores espalhados ao redor do mundo.

E) No Linux, a partição swap é uma extensão da sua memória ROM.

COMENTÁRIO:

Questão muito malvada!!! Todos os itens estão corretos, menos a alternativa “E”, pois no LINUX, a partição swap é uma extensão da sua memória RAM, e não ROM.

LISTA DE QUESTÕES:

1. HARDWARE

1. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO)

Sobre meios de armazenamento de dados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(

) O setor 0 (zero) do disco rígido é chamado de MBR (Master Boot Record).

(

) SRAM, DRAM e SDRAM são tipos de memórias voláteis.

(

) ROM, PROM, EPROM, EEPROM são tipos de memórias não voláteis.

( ) A memória flash é uma memória do tipo volátil. Assinale a sequência correta.

A)

F, V, F, V

B)

V, V, V, F

C)

V, F, V, V

D)

F, F, F, F

2.

(UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ)

Ao religar um computador que foi abruptamente desligado em função de uma queda de energia:

(a) É possível recuperar o conteúdo da memória RAM, que estava sendo usado no momento da

queda de energia.

(b) É possível recuperar o conteúdo da memória RAM, que estava sendo usado 05 minutos

antes da queda de energia.

(c) Não é possível recuperar o conteúdo que estava presente na memória RAM antes da queda

de energia.

(d) É possível recuperar o conteúdo da memória RAM, que estava sendo usado 10 minutos

antes da queda de energia.

(e) É possível recuperar o conteúdo da memória RAM que estava sendo usado no momento da

queda de energia, desde que o computador seja religado em até duas horas após a queda de

energia.

3. (PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA)

Com relação ao uso de pendrives:

I. É recomendável sempre desconectar o pendrive, no caso do Windows, através da opção remover dispositivo, sob o risco de queimar ou perder arquivos contidos nele.

II. No Windows, existe a possibilidade de proteger um pendrive para impedir a gravação de arquivos nele, impedindo que seja infectado por vírus.

III. Podemos ter uma única partição no pendrive.

IV. Existe ainda a possibilidade de atribuir uma letra que desejarmos ao pendrive, bem como o

nome ao mesmo. Das afirmativas acima, são VERDADEIRAS apenas:

a) II e III.

b) I e III.

c) I e IV.

d) I e II.

e) III e IV.

4. (TJ-AM/ANALISTA JUDICIÁRIO)

A figura a seguir ilustra um equipamento especificado como Impressora multifuncional Epson

Wireless 4532.

como Impressora multifuncional Epson Wireless 4532. Tendo por foco a especificação desse equipamento, pode -se

Tendo por foco a especificação desse equipamento, pode -se concluir que

A)

imprime com velocidade de até 4532 bps.

B)

gera listagens impressas a laser.

C)

suporta comunicação sem fios.

D)

possui capacidade de armazenamento de 4532 GB.

E)

é conectada a um microcomputador por meio da interface PCIExpress.

5.

(CORENPA)

Tipo de barramento local largamente utilizado, que permite que uma placa de expansão em um

computador possa ser conectada a dispositivos periféricos, tais como o scanner, o disco rígido e

o CD-ROM.

Trata-se do

(A)

MCA.

(B)

SCSI.

(C)

AGP.

(D)

DMA.

6.

(PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ-PR)

Entre os meios de armazenamento de dados secundários apresentados a seguir, assinale a alternativa que corresponde a um disco óptico conhecido como a “evolução” do DVD:

A) BLU-RAY

B) Pendrive

C) CACHE

D) ZIP-Drive

7. (PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO TOCANTINS)

Os dados inseridos num computador podem ser armazenados no componente “memória secundária”. São exemplos de periféricos de armazenamento (memória secundária), exceto:

A)

Disco rígido.

B)

Cartão de memória.

C)

Cd-Rom.

D)

Registrador.

8.

(PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO TOCANTINS)

Os monitores de vídeo, usados para exibir textos e imagens no computador, podem ser classificados em diversas categorias, exceto:

A)

CRT.

B)

LCD.

C)

PMP.

D)

PDP.

9.

(COREN-SC)

Sobre conceitos de Hardware e Software, assinale a alternativa correta.

A) A memória RAM é um chip de memória à bateria no computador que armazena informações

sobre a inicialização do computador.

B) Drivers são programas específicos que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional do

computador e o Hardware.

C) Memória Cache L1 é uma memória volátil presente na memória ROM.

D) O cooler é uma memória de alta velocidade que fica próxima à CPU e consegue acompanhar

a velocidade de trabalho da CPU.

E) No computador a perda da configuração da BIOS ocorre exclusivamente por problemas na

memória RAM da máquina.

2. SISTEMAS OPERACIONAIS

2.1 Windows (4 Sistema operacional Windows 7)

10.(EBSERH/HC-UFTM/IADES/2013)

A figura a seguir, extraída do Windows 7 com sistema de arquivos NTFS, apresenta as permissões atribuídas a uma pasta de nome EBSERH-HC.

as permissões atribuídas a uma pasta de nome EBSERH-HC. Com base nessa figura, assinale a alternativa

Com base nessa figura, assinale a alternativa cuja operação não pode ser realizada nessa pasta.

(A)

Ler arquivos.

(B)

Remover arquivos.

(C)

Remover a pasta.

(D)

Executar arquivos.

(E)

Criar arquivos.

11.(FUNDACENTRO/2014)

40. Assinale a alternativa que contém a opção do menu de contexto da Lixeira, que pertence à Área de Trabalho do Windows 7, em sua configuração padrão, que permite, após confirmação, excluir permanentemente os arquivos da Lixeira.

(A)

Esvaziar Lixeira.

(B)

Excluir todos os itens.

(C)

Restaurar todos os itens.

(D)

Restaurar Lixeira.

(E)

Excluir Lixeira.

12.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014)

Observe a seguir a imagem parcial da tela do navegador Windows Internet Explorer.

parcial da tela do navegador Windows Internet Explorer. 13.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014) No Windows, o local que exibe

13.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014)

No Windows, o local que exibe ícones representando os aplicativos que estão abertos em seu computador é chamado de:

A)

Menu Iniciar.

B) Área de Trabalho. C) Painel de Controle.

D)

Barra de Tarefas. E) Área de Notificação.

14.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014)

Observe a seguir a imagem parcial do Windows Explorer.

Observe a seguir a imagem parcial do Windows Explorer. É correto afirmar que: A) os arquivos

É correto afirmar que:

A) os arquivos exibidos no lado direito estão armazenados na pasta “Biblioteca

Documentos”.

B) o arquivo

C) as

D) a opção de menu “Ferramentas” exibe os aplicativos instalados em seu computador.

E) a barra de rolagem exibida na imagem permite rolar a lista de arquivos exibidos no

lado direito da tela.

atualizado mais recentemente é Despesas_2013 - maio 2013.

permitem navegar pelas últimas pastas visitadas.

maio 2013. permitem navegar pelas últimas pastas visitadas. setas 15.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014) A área do Windows para

setas

15.(FUNCAB/PRODAM-AM/2014)

A área do Windows para mostrar notificações sobre eventos como email de entrada e

conectividade de rede se localiza:

A) no lado direito da Barra de Tarefas.

B) no lado esquerdo da Barra de Tarefas.

C) no Painel de Controle.

D) no Menu Iniciar.

E) na Área de Trabalho.

16.(MDIC/CESPE/2014)

40 O compartilhamento de pastas no Windows pode ser feito por qualquer perfil de usuário do sistema operacional, por meio da opção Compartilhar esta pasta do menu Compartilhamento, acionada por meio do botão direito do mouse sobre a unidade que se deseja compartilhar.

17.(MDIC/CESPE/2014)

No ambiente Windows, a criação de atalhos no desktop permite o acesso direto a um programa ou arquivo por meio de um ícone, sem que seja necessário utilizar as entradas presentes no botão Iniciar.

18.(SABESP/Fundação Carlos Chagas/2013)

No Windows 7 Professional, em português, Ana recebeu as seguintes tarefas:

Verificar se os componentes de hardware do computador corretamente.

Alterar as definições da configuração de hardware, caso necessário.

Identificar os drivers de dispositivos carregados para cada dispositivo e obter informações sobre cada driver.

Habilitar, desabilitar e desinstalar dispositivos, caso necessário.

estão funcionando

Exibir os dispositivos de acordo com o tipo, a conexão com o computador ou os recursos que utilizam.

Para executar estas tarefas Ana deve clicar no botão Iniciar, em Painel de Controle, na opção Hardware e Sons e na opção

(A)

Gerenciador de Dispositivos.

(B)

Alterar as Configurações Padrão para os Dispositivos.

(C)

Gerenciar as Configurações do Sistema.

(D)

Configurar Hardware.

(E)

Configurar Hardware de Dispositivos.

19.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ)

No Windows Explorer, ao se tentar renomear um arquivo de extensão .doc que está aberto no MS Word:

(a) O Windows o renomeia normalmente e mantém salvo com o nome original o arquivo que

está aberto.

(b)

O Windows o renomeia normalmente e o arquivo aberto automaticamente muda de nome.

(c)

O Windows o renomeia normalmente e envia o arquivo original para a lixeira.

(d)

O Windows não o renomeia e não exibe mensagem alguma.

(e)

O Windows exibe uma mensagem informando que não é possível renomear o arquivo, pois

o mesmo está sendo usado.

20.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ)

Para imprimir as páginas 2, 3, 6, 7 e 8 de um documento no Windows, dentre as opções abaixo, qual a forma correta de se informar a sequência a ser impressa?

(a) 2-3, 6-8

(b) 2 a 3; 6 a 8

(c) 2 3 6 7 8

(d) 2:3 ; 6:8

(e) 2,3 6:8

21.(PREFEITURA DE ARARAS-SP)

O sistema Windows 7 contempla diversas operações que podem ser realizadas sobre as unidades de armazenamento de dados. Algumas operações são reversíveis, enquanto que outras não. Observe a figura a seguir:

enquanto que outras não. Observe a figura a seguir: Informática na Saúde – Gratuito (Aula 01)

Sobre a operação circulada e assinalada pela seta, e a sua característica de reversibilidade, pode-se afirmar que:

a) realizará a formatação sobre a unidade de disco C: e pode ser reversível com auxílio de

determinados softwares de recuperação.

b) realizará a formatação sobre a unidade de disco C: e sempre é reversível, bastando o usuário

proceder o comando de Ctrl+Z.

c) não realizará formatação alguma, pois apenas organizará as informações e pode ser

reversível com o auxílio de determinados softwares de recuperação.

d) tratará de uma operação corriqueira nos computadores e não realiza qualquer modificação

na unidade de disco C:.

22.(PREFEITURA DE ARARAS-SP)

Por diversos motivos, um programa pode apresentar erros de execução. Esses erros podem ocasionar a parada de funcionamento desse programa, não permitindo que o usuário realize quaisquer outras ações sobre ele, tampouco o encerre de maneira convencional. O sistema operacional Windows 7 oferece recursos que permitem uma manipulação privilegiada desses programas. Dessa forma, quando um programa entra em estado de erro, pode-se:

a) acessar o gerenciador de tarefas, selecionar todos os programas e finalizar a todos eles,

fazendo com que o sistema operacional saia de operação.

b) acessar o gerenciador de tarefas, selecionar o programa com problemas e finalizar a tarefa.

c) acessar o gerenciador de tarefas e selecionar o mecanismo de scandisk, permitindo que ele

recupere o HD.

d) acessar o gerenciador de tarefas e selecionar o mecanismo de scandisk para que ele reinicie

o programa normalmente.

23.(PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA)

O recurso executar do menu iniciar do Windows é muito flexível. Marque a opção que NÃO

pode ser realizada através do executar do Windows.

a) Abrir uma pasta do computador digitando o caminho da mesma.

b) Executar um programa simplesmente digitando o seu nome.

c) Abrir um documento do Word, digitando o nome do arquivo.

d) Acessar um site digitando a URL completa do mesmo.

e) Acessar as pastas compartilhadas de um computador, simplesme nte digitando o seu IP.

24.(PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA)

A lixeira do Windows é um dos recursos mais importantes, pois permite recuperar arquivos

apagados. Com relação a esse recurso, podemos afirmar:

a) Nem sempre é possível recuperar os arquivos que estão na lixeira.

b) Para excluir um arquivo, usamos a combinação de teclas shift + Del, mas ao apagar o

arquivo, ele não envia para a lixeira.

c) Quando efetuamos a operação de esvaziar a lixeira, o Windows restaura os arquivos aos

locais de origem.

d) Quando apagamos o arquivo usando a tecla Del, ele não envia para a lixeira, somente envia

para a lixeira se for apagado, usando o botão direito do mouse, na opção apagar.

e) Uma grande vantagem da lixeira, é que ela não possui limite de armazenamento ou

capacidade.

25.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO)

A figura abaixo ilustra a janela Propriedades de Disco Local (C:) do Microsoft Windows XP.

Propriedades de Disco Local (C:) do Microsoft Windows XP. Sobre a figura, analise as afirmativas. I

Sobre a figura, analise as afirmativas.

I - A opção Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo, identificada pelo número 1, possibilita criptografar os arquivos do disco.

II

- A guia/aba Hardware possui, dentre outros, recurso para realização de backup da unidade

de

disco.

III

- Na guia/aba Compartilhamento, é possível compartilhar a unidade C: com outros usuários.

IV

- Na guia/aba Cota, pode-se ativar o gerenciamento de cota, que permite controlar a

quantidade de espaço em disco utilizada por usuários individualmente.

Estão corretas as afirmativas

A) III e IV, apenas.

B) II e III, apenas. C) I, III e IV, apenas.

D) I e II, apenas.

26.(TJ-AM/ANALISTA JUDICIÁRIO)

Um funcionário do Tribunal de Justiça do Amazonas, seleciona a pasta C:\TJ_AM no Windows Explorer, na qual estão diversos arquivos armazenados, e executa o atalho de teclado Ctrl + A. Esse atalho de teclado gera o seguinte resultado:

A) Exclui todos os arquivos armazenados na pasta C:\TJ_AM de forma permanente.

B) Transfere todos os arquivos armazenados na pasta C:\TJ_AM para a lixeira.

C) Ordena todos os arquivos armazenados na pasta C:\TJ_AM por nome.

D) Classifica todos os arquivos armazenados na pasta C:\TJ_AM por data.

E) Seleciona todos os arquivos armazenados na pasta C:\TJ_AM.

27.(TJ-AM/ANALISTA JUDICIÁRIO)

A figura ilustra a janela do Windows Explorer.

JUDICIÁRIO) A figura ilustra a janela do Windows Explorer. Os componentes identificados pelos números 1 e

Os componentes identificados pelos números 1 e 4 são denominados, respectivamente:

A) Painel de navegação e Barra de endereços

B) Painel de navegação e Barra de ferramentas

C) Painel da biblioteca e Barra de endereços

D) Painel de detalhes e Barra de ferramentas

E) Painel de detalhes e Barra de endereços

1
1
de ferramentas E) Painel de detalhes e Barra de endereços 1 Informática na Saúde – Gratuito

Figura 1(a) - Janela principal da "Lixeira"

Figura 1(a) - Janela principal da "Lixeira" Figura "Propriedades de Lixeira" 1(b) - Caixa de

Figura

"Propriedades de Lixeira"

1(b)

-

Caixa

de

diálogo

A questão 28 baseia-se nas Figuras 1(a), 1(b) e 1(c), do Windows 7 Starter. A Figura 1(a) mostra, apenas, parte da janela principal da "Lixeira". Considere os seguintes aspectos sobre a Figura 1(b): (1) ela mostra, também, apenas parte da caixa de diálogo "Propriedades de Lixeira", com as configurações que estão ativas no computador objeto dessa questão; e (2) as unidades (C:) e (D:) estão configuradas da mesma forma. A Figura 1(c) mostra uma janela do Windows 7 Starter, na qual se encontra selecionado o arquivo apontado pela seta nº 3.

28.(PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO-RS)

Considere as seguintes assertivas, após observar as Figuras 1(a), 1(b) e 1(c), do Windows 7 Starter:

I. Na janela do Windows 7 Starter, mostrada na Figura 1(c), pressionando-se, uma vez, a tecla "DELETE" do teclado, será exibida uma mensagem solicitando a confirmação de exclusão do arquivo apontado pela seta nº 3. II. Ao ser excluído o arquivo apontado pela seta nº 3 (Figura 1(c)), ele será removido do painel apontado pela seta nº 2 (Figura 1(c)) e permanecerá armazenado dentro da "Lixeira", do Windows 7 Starter, mostrada na Figura 1(a). III. Ao ser excluído o arquivo apontado pela seta nº 3 (Figura 1(c)), ele poderá ser recuperado da "Lixeira", bastando, para isso, selecioná-lo e, a seguir, dar um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o botão apontado pela seta nº 1 (Figura 1(a)). Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas III.

C) Apenas I e II.

D) Apenas II e III.

E) I, II e III.

29.(CORENPA)

O teclado padrão ABNT2 possui uma tecla especial com duas funções, sendo a função principal

a “Pause”. Trata-se da tecla

A) <Pause / Continue>.

B) <Pause / Loop>.

C) <Pause / Break>.

D) <Pause / Lock>.

30.(CORENPA)

O menu de contexto mostra opções rápidas de acesso a uma determinada situação no Microsoft

Windows 7. São exemplos de menus de contexto obtidos no Microsoft Windows 7, exceto:

A) Menu de Contexto da Lixeira.

B) Menu de Contexto da Área de Trabalho.

C) Menu de Contexto do Windows Explorer na Área de Trabalho.

D) Menu de Contexto das Opções de Internet.

31.(ILSL BAURU-SP)

No Windows XP para capturar a tela que está sendo exibida no monitor e armazená-la na área de transferência devemos pressionar a tecla:

a) Caps Lock.

b) Scroll Lock.

c) Page Down.

d) Print Screen.

32.(ILSL BAURU-SP)

No Windows 7 tipicamente personalizamos as configurações do sistema usando o:

a) Windows Update.

b) Painel de Controle.

c) Prompt de Comando.

d) Monitor de Recursos.

33.(UNIVERSIDADE

ESTADUAL

DO

HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA)

PAMPA-RS/HEMOMINAS/ANALISTA

DE

No Windows XP, ao renomear uma série de arquivos selecionados, foi dado o nome Aniversario. Os outros arquivos da série serão denominados:

a) Aniversario 1, Aniversario 2 e assim por diante.

b) Aniversario (1), Aniversario (2) e assim por diante.

c) Aniversario-1, Aniversario-2 e assim por diante.

d) Aniversario.1, Aniversario.2 e assim por diante.

58 www.questoesnasaude.com.br / www.romulopassos.com.br Com base na figura acima, que ilustra uma janela do Windows 7,

Com base na figura acima, que ilustra uma janela do Windows 7, julgue o item a seguir.

34.(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAMPA-RS)

A janela do Windows 7 exibe o conteúdo de uma pasta denominada Organizador e contém um arquivo do Word e um do Excel. Para abrir o arquivo Cronograma, é suficiente clicar uma vez, com o botão direito do mouse, o ícone

clicar uma vez, com o botão direito do mouse, o ícone 35.(PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS

35.(PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO TOCANTINS)

A opção do “Menu Iniciar” denominada

execução das aplicações do sistema operacional Microsoft Windows 7.

- O item abaixo que preenche corretamente a lacuna acima é

A) Arquivos de Programas.

B) Todos os Programas.

C) Acesso aos Programas.

D) Porta dos Programas.

é utilizada como porta de acesso à

36. (PREFEITURA DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE POÁ)

Por padrão, o MS-Windows 7, em sua configuração original, armazena um arquivo de extensão JPG, GIF, PNG ou BMP na biblioteca

A) Programas.

B) Vídeos.

C) Músicas.

D) Documentos.

E) Imagens.

37.(COREN-SC)

No ambiente do Sistema Operacional Windows XP Professional, é possível percorrer todas as janelas abertas na área de trabalho mantendo pressionadas quais teclas? Obs.: O caractere “+” é utilizado apenas para interpretação

A) Shift + Tab

B) Ctrl + Alt

C) Alt + Tab

D) Shift + Ctrl

E) Ctrl + Tab

2.2 Linux

38.(CIA. DE SANEAMENTO DE SERGIPE/DESO)

Considerando o Sistema Operacional Linux e Windows 7 Ultimate (instalação padrão português Brasil). Assinale a alternativa INCORRETA. Obs.: O caractere + é usado apenas para interpretação.

A) A combinação das teclas Shift+Del são teclas de atalho utilizadas no Windows que permitem

apagar arquivos sem que os mesmos sejam enviados à lixeira.

B) O pacote Samba, instalado em um servidor Linux, permite o compartilhamento de arquivos e

serviços de impressão, sem necessidade de instalação de software especial no lado do cliente Windows que esteja configurado como rede Microsoft.

C) No Gerenciador de Tarefas do Windows é possível visualizar o quanto cada programa em

execução consome da memória RAM

D) O Linux é um software livre, desenvolvido voluntariamente por programadores experientes,

hackers, e contribuidores espalhados ao redor do mundo.

E) No Linux, a partição swap é uma extensão da sua memória ROM.

GABARITO:

1

B

A

11 21

A

31

D

2

C

D

12 22

B

32

B

3

C

D

13 23

E

33

B

4

C

C

14 24

B

34

E

5

B

A

15 25

A

35

B

6

A

E

16 26

E

36

E

7

D

C

17 27

A

37

C

8

C

A

18 28

E

38

E

9

B

E

19 29

C

   

10

C

A

20 30

D