Sei sulla pagina 1di 16

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

A integração no SIGAEIC está dividida em: importação e exportação de arquivos. Em ambas as

modalidades os arquivos de entrada e de saída, respectivamente, estarão no formato ASCII (texto).

I. Exportação de Arquivos

É feita através da rotina “Gerador de Relatórios” na opção “Miscelânea” do menu principal, onde o

usuário tem a facilidade de selecionar e classificar as informações desejadas em qualquer das fases dos processos (S.I., P.O., L.I., Embarque e Desembaraço) e gerá-las em arquivos no formato TXT ou DBF, através da função F4:Gera Arquivo, a qual também está disponível nas seguintes rotinas:

Solicitação de NFE (Menu Diário - Desembaraço) todas as opções Controle Financeiro (Menu Diário) Previsão de Desembolso Desembolso Realizado Relatórios (todas as opções) Follow-up de Pagtos.

II. Importação de Arquivos

É efetuada através da rotina “Integração” na opção “Miscelânea” do menu principal, e aceita a entrada

de informações nas seguintes etapas:

Fase de “S.I.” (Solicitação de Importação) ou Fase de “P.O.” (Purchase Order) e,

Cadastros

II.1 Requisitos

-

Família de Itens, Taxas de Conversão e Despesas do Despachante.

Itens,

Fabricantes/Fornecedores,

Ligação

Item/Fabricante/Fornecedor,

NCM,

O arquivo deve ser obrigatoriamente no formato ASCII (texto), sem caracter separador de campo, e com cada registro delimitado pelo caracter correspondente à tecla <RETURN>: CHR(13).

II.1.1 Arquivos de Entrada

Sempre através de arquivos no formato ASCII (texto), com extensão “TXT”. As estruturas, com a descrição detalhada dos campos encontram-se no tópico II.6.

II.1.2 Delimitação de Campos

Os campos devem estar contíguos, ou seja, sem separador.

II.1.3 Preenchimento dos campos

Observar a Tabela de Legendas, constante do tópico II.6, e as regras de preenchimento descritas abaixo pois, o preenchimento incorreto dos campos provocará a rejeição do(s) registro(s).

1

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

1) Código do Item e Número do P.O.

Os campos devem ser preenchidos até o tamanho configurado no sistema, com alinhamento à esquerda, sem os caracteres especiais que fizerem parte da máscara e completados com espaços à direita.

Ex:

Colunas

:

1

15

30

Máscara do Item: AAA-9999/999 campo gravado : BCA1234567 Máscara do P.O.: 99/99999-AAAA campo gravado : 9512345-XYZK

2) Campos Numéricos

Completá-los com zeros não significativos ou com espaços à esquerda para os inteiros e à direita para os decimais. É obrigatório informar o caracter “.” (ponto) como separador de casas decimais.

Exemplos de entradas válidas para se gravar o campo Preço Unitário com 5.762,31 (9 inteiros e 5 decimais, com tamanho total de 15 posições). Observar que o “ponto” sempre ocupa a mesma posição dentro do campo.

posição

1

2

3

4

5

6

7

8

9

0

1

2

3

4

5

 

0

0

0

0

0

5

7

6

2

.

3

1

0

0

0

           

5

7

6

2

.

3

1

     
 

0

0

0

0

0

5

7

6

2

.

3

1

     
           

5

7

6

2

.

3

1

0

0

0

3) Campos de data

- completar com zeros significativos à esquerda

(Ex.: 040396)

- datas inválidas provocarão a rejeição do registro (Ex.: 311195)

4) Campos no formato caracter

. completar tamanho dos campos com espaços : chr(20) .

5) Campos sem Informação

No caso de inclusão (vide tópico II.4), os campos que não possuírem informação devem conter espaços e o sistema procurará pela informação no “Modelo de S.I./P.O” (vide tópico II.2) através do código do modelo no arquivo de entrada. Caso este não tenha sido informado, o registro será rejeitado.

Para os casos de alteração e de exclusão estes campos serão desprezados.

6) Códigos sem Cadastro no Sistema

Poderá ser indicado através da função “Parâmetros da Integração” (vide tópico II.3) se o sistema deve incluir automaticamente um código que não esteja previamente cadastrado no sistema. Pôr exemplo, se o código do item não estiver cadastrado, o sistema, de acordo com o informado na tabela de parâmetros poderá incluí-lo no Cadastro de Itens ou rejeitar o registro. Vale lembrar que, devido a falta de informação adicional, alguns campos serão preenchidos com asteriscos (descrição do item, unidade de medida, nome do fornecedor, etc).

2

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

É importante salientar que o cadastramento automático não poderá ser efetuado para códigos externos ao sistema (determinados pelo DECEX ou outro órgão oficial) ou cujo cadastramento completo é imprescindível ao acompanhamento dos processos, como pôr exemplo: Condição de Pagamento, Símbolo da Moeda, Via de Transporte, Origem/Destino das mercadorias.

II.2 Modelo de S.I. ou P.O.

Para contornar os casos em que não se possuem todos os dados, ou em que estes são idênticos em todos os processos, como pôr exemplo, na hipótese de se trabalhar com apenas um Agente Embarcador, poderá ser utilizada a função “Modelo de S.I. ou P.O.”, também constante da opção “3- Rotinas Especiais”. A partir daí, o arquivo de Capa informará o código do modelo a ser utilizado no caso da ausência de algum dado e o sistema assumirá o que estiver cadastrado no Modelo de S.I./P.O (vide tópico II.6).

Vale lembrar que é possível que o arquivo de Capa possua vários códigos de modelo para diferentes S.I.s / P.O.s.

II.3 Parâmetros da Integração

Nesta função pode-se informar os nomes dos arquivos de entrada e optar pelo cadastramento automático de códigos não existentes no sistema, além de serem controladas a datas da últimas integrações. Ver tópico II.6 com a estrutura deste arquivo. Quando no nome do arquivo de entrada for informada a sequência de caracteres DD, MM e/ou AA, o sistema automaticamente os substituirá pelo dia, mês e ano da data corrente no processamento da integração.

Ex: integração efetuada em 01/03/96.

Siddmmaa => SI010396 ITEMaamm => ITEM9603

II.4 Tipos de Integração

Na integração são permitidas três ações:

1) Inclusão: inclui novos registros no sistema; 2) Alteração: altera registros já existentes no sistema (na integração de “cadastros”, a Alteração pode equivaler a uma Inclusão ver tópico II.4.3); 3) Exclusão: elimina registros do sistema.

Cabe ressaltar que os campos que controlam a sequência da execução no caso de integração de SI/PO, permitem que um mesmo item, seja tratado mais de uma vez na mesma integração.

II.4.1 Integração de S.I.

1) Inclusão:

é incluída uma nova S.I. e os itens correspondentes. Caso a S.I. já exista o registro será rejeitado; é obrigatório que existam dois arquivos de entrada: Capa e Detalhe; todos os itens do Detalhe serão inclusos; para se incluir um item numa S.I. já existente no sistema vide item 2) Alteração.

3

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

2) Alteração:

a S.I. somente poderá ser alterada se não estiver alocada em algum P.O., nem tampouco sofrido alterações nas quantidades originalmente informadas; este tipo de integração é utilizado basicamente para se fazer inclusões ou exclusões de itens sem alterar a própria Capa da S.I. pois, o sistema excluirá todos os itens informados anteriormente e incluirá os novos itens informados; para se incluir ou excluir um item numa S.I., reinformar todos os itens que se deseja manter no Detalhe, deixando de informar aqueles que se deseja excluir e acrescentando aqueles que se deseja incluir; para a Capa basta informar apenas os campos chave da S.I. (vide coluna ALT na estrutura da Capa da S.I.).

3) Exclusão:

a S.I. deve existir no sistema e será excluída junto com os itens correspondentes, desde que a S.I. não tenha sido alocada em algum P.O. e nem sofrido alterações nas quantidades originalmente informadas para os itens; neste tipo de integração o sistema não lerá o Detalhe, uma vez que os itens já estão no sistema para se excluir um item de uma S.I., sem excluir a própria S.I., vide item 2) Alteração.

II.4.2 Integração de P.O.

Sempre será necessário a existência de um arquivo para capa e outro para detalhe. Os campos requeridos na capa, só são obrigatórios na inclusão, com exceção do nº PO, tipo e data.

1) Inclusão:

O pedido e os seus itens serão inclusos no arquivo de pedidos e de solicitações.

2) Alteração:

Capa:

o P.O. deve existir no sistema e será alterado a capa do P.O. e os detalhes se houver; Qualquer campo que não deve ser alterado, deixar em branco.

Itens:

o Item do P.O. somente poderá ser alterado se não estiver alocado em algum P.L.I., nem tampouco sofrido um embarque; para a Capa basta informar apenas os campos chave do P.O.

3) Exclusão:

Capa será excluído junto com a S.I. e os itens correspondentes, desde que os itens do P.O. não tenham sofrido embarques, ou tenham P.L.I.;

Item o P.O. deve existir no sistema e será excluído junto o Item da S.I., desde que o item do P.O. não tenha sofrido embarques, ou tenham P.L.I.

4

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

II.4.3 Integração de Cadastros

1) Inclusão:

Serão inclusos registros ainda não existentes no sistema. A inclusão de um cadastro específico pode ocasionar também a inclusão em outros cadastros, desde que a opção “Inclusão Automática”, tenha sido parametrizada como verdadeira no Arquivo de Parâmetros. Pôr exemplo, a inclusão de registros no Cadastro de Itens pode provocar a inclusão no Cadastro de Famílias e no de NBMs, assim como a inclusão do Cadastro de Ligação Item/Fabricante/Fornecedor pode efetuar a inclusão nestes três cadastros.

2) Alteração

O registro deve existir no sistema e será efetuada a alteração dos campos preenchidos no registro de alteração, sendo necessário o preenchimento do campo chave e somente os campos que se deseja alterar.

OBSERVAÇÃO: Na Integração de Cadastros, se o registro a ser alterado não existir no sistema, a “alteração” será tratada como “inclusão”.

3) Exclusão

Elimina registros do sistema, desde que estes não pertençam a nenhum processo em aberto ou mesmo encerrado. Se, pôr exemplo, for solicitada a exclusão de um Item que esteja alocado em qualquer fase de um determinado processo (S.I., P.O., G.I., etc), esta será rejeitada. Analogamente somente será excluído um registro da Ligação Item/Fabricante/Fornecedor, se esta não estiver presente em algum processo.

A exclusão de Fabricantes/Fornecedores somente será aceita se não houver nenhuma ligação no Cadastro de Ligação Item/Fabricante/Fornecedor. Neste caso, deve-se primeiro excluir todas as ligações do Fabricante/Fornecedor em questão.

Pôr outro lado, quando da exclusão de um item no Cadastro de Itens, todos os respectivos registros da Ligação Item/Fabricante/Fornecedor também serão excluídos.

II 4.4. Integração de Despesas do Despachante.

1) Inclusão / Alteração :

Para a integração das Despesas do Despachante não é necessário ter dois arquivos ( Capa - Detalhe ), basta ter um só contendo os dois tipos, com “identificadores” indicando se a informação é de capa ou de detalhe (vide tópico II 6.7), na coluna “OBS”, é onde se encontra o “identificador”, usa-se “D.I.”, quando a informação for de Capa e “D.E.”, quando a informação for de Detalho.

São inclusas novas despesas para aquele Conhecimento ao qual o despachante pertence e alteradas algumas informações do próprio Conhecimento.

5

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

II.5 Processamento da Integração

Para qualquer das etapas, sempre que o usuário acionar a função de integração, será exibida uma tela “browse” com o resultado da última integração efetuada. O usuário tem a opção de efetuar uma prévia, a fim de verificar as ocorrências que serão encontradas quando da integração. Esta opção não irá atualizar nenhum arquivo do sistema.

Após processada a prévia ou a integração a tela de “browse” será atualizada com os novos resultados. Caso se queira salvar estas informações, pode-se solicitar a impressão de relatório ou geração de arquivo texto. Os arquivos de entrada terão sua extensão alterada de “TXT” para a extensão “OLD”.

Todos os registros exibidos na tela conterão um campo informando o status do processamento (Aceito ou Rejeitado) e um campo com a (s) mensagem (s) correspondentes, onde estarão descritas as ações efetuadas (Ex: condição de pagamento não informada, moeda não cadastrada, item cadastrado no sistema, etc).

Vale lembrar que serão rejeitados aqueles registros com data de integração inferior à última integração processada e também quando um mesmo registro for processado em duplicidade (isto no caso dos mesmos arquivos de entrada serem processados mais de uma vez).

Quando se tratar de integração de P.O. será(o) incluída(s) automaticamente a(s) S.I.(s) que compuserem o P.O.

II.6 Opções da integração

Existem opções na integração que devem serem feitas através do configurador, são elas:

II.6.1 MV_MANTEM

Nesta opção é permitido que no TXT (PO/SI) não sejam passados todos os campos obrigatórios na alteração dos itens, os campos em branco serão substituídos pelos campos já existentes no arquivo do SIGAEIC. Na SI os campos obrigatórios que não necessitam serem passados caso esta opção esteja ativada são:

- Código do Item;

- Quantidade Solicitada;

- Data Solicitada para Entrega e

- Tipo do Material.

Os campos que não necessitam serem passados caso esta opção esteja ativada no PO são:

- Código do Item;

- Unidade Requisitante;

- Número da Solicitação de Importação;

- Código do Fabricante;

- Quantidade Solicitada;

- Data Prevista de Embarque;

- Data Solicitada para Entrega;

- Preço Unitário e

- Tipo do Material.

6

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

Para configurar esta opção deve-se ir ao configurador no menu Ambiente Cadastros Parâmetros e no botão pesquisar procurar pôr MV_MANTEM e clicar no botão alterar, deve-se alterar o campo CONTEUDO colocando T para que este mantenha o que já estiver cadastrado caso não seja enviado no TXT e F para que o PO ou SI sejam rejeitados caso não sejam enviados os campos obrigatórios no TXT. Esta opção só é valida na alteração.

II.6.2 MV_CARGA

Existem duas opções de integração a modo EXCLUSIVO e modo COMPARTILHADO

Modo Exclusivo: Neste módulo a integração é feita exclusiva, ou seja é feita sem que outros usuários estejam usando o módulo porém a integração é mais rápida; geralmente só utilizada se a integração for grande ou para a primeira carga.

Modo Compartilhado: Neste módulo a integração é feita compartilhada, ou seja é feita sendo que outros usuários também estejam usando o módulo porém a integração é mais lenta; é como se utiliza a integração geralmente.

Para configurar esta opção deve-se ir ao configurador no menu Ambiente Cadastros Parâmetros e no botão pesquisar procurar pôr MV_CARGA e clicar no botão alterar, deve-se alterar o campo CONTEUDO colocando T para que este fique exclusivo ou F para que fique no modo compartilhado.

II.6.3 MV_PATH_IN

Os arquivos TXTs colocados no parâmetro podem ser lidos de qualquer diretório sendo necessário para isto entrar no configurador no menu Ambiente Cadastros Parâmetros e no botão pesquisar procurar pôr MV_PATH_IN e clicar no botão alterar, deve-se alterar o campo CONTEUDO colocando a PATH (caminho onde se encontram os TXTs).

II.6.4 MV_INC_PO

Existem duas opções de integração do PO uma com inclusão automática quando se envia o PO como alteração e o PO não está cadastrado, e outra na qual o PO é recusado caso não esteja cadastrado.

Modo Inclusão Automática: Esta facilidade permite que o PO seja incluído automaticamente, caso o mesmo não esteja cadastrado para isto, informar o tipo de manutenção como "A" (alteração).

Modo não Automático: Neste modo a integração do PO obedecerá o conteúdo do campo tipo de manutenção I/A/E (inclusão/alteração/exclusão). Obs.: Caso o tipo do PO seja uma alteração o PO será rejeitado caso não esteja cadastrado.

Para configurar esta opção deve-se ir ao configurador no menu Ambiente Cadastros Parâmetros e no botão pesquisar procurar pôr MV_INC_PO e clicar no botão alterar, deve-se alterar o campo CONTEUDO colocando F para que este não fique com inclusão automática ou T para que este fique com inclusão automática.

7

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

II.7 Estruturas dos Arquivos da Integração

 

LEGENDA

TAM

Tamanho do campo. No caso de campos numéricos com decimais, indica a quantidade de inteiros, mais a de decimais e uma posição para o caracter ponto (“.”), que é o separador de decimais. Exemplo: se TAM = 15 e DEC = 2 então Nº de inteiros = 12.

*

Indica tamanho máximo

DEC

Número de decimais (já computadas no tamanho)

TIPO

Formato do campo

C

Caracter ou alfanumérico

N

Numérico

D

Data no formato DD/MM/AA

M

Memo (texto com até 64K)

L

Lógico (T - true, F - false)

REQ

= # -> preenchimento requerido, ou seja, obrigatório

= X -> o campo deve ser informado apenas na inclusão ou caso deseje alterar

= $ -> preenchimento requerido, ou seja, obrigatório e não pode ser repetido

CAD

=X -> deve estar previamente cadastrado no sistema

POS

número da coluna, posição relativa do campo no registro

8

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

PARÂMETROS DA INTEGRAÇÃO

 

CAMPO

tipo

tam

dec

req

cad

pos

Data da Última Integração: S.I. / P.O.

D

06

       

Data da Última Integração: Cadastro de Itens

D

06

       

Data da Última Integração: Fabricante/Fornecedor

D

06

       

Data da Última Integração: Ligação Item/Fabr/Forn

D

06

       

Data da Última Integração: Cadastro de NBMs

D

06

       

Data da Última Integração: Cadastro de Famílias

D

06

       

Data da Última Integração: Taxas de Conversão

D

06

       

Data da Última Integração: Despesas do Despachante

D

06

       

Data da Última Integração: Atualização da Data de Rec.

D

06

       

Data da Última Integração: Unidade Requisitante

D

06

       

Arquivo de Entrada: Capa de S.I. ou Capa de P.O.

C

08

       

Arquivo de Entrada: Detalhe da S.I. ou do P.O.

C

08

       

Arquivo de Entrada: Cadastro de Itens

C

08

       

Arquivo de Entrada: Fabricantes/Fornecedores

C

08

       

Arquivo de Entrada: Ligação Item/Fabr/Forn

C

08

       

Arquivo de Entrada: Cadastro de NBM

C

08

       

Arquivo de Entrada: Cadastro de Taxas

C

08

       

Arquivo de Entrada: Cadastro de Famílias

C

08

       

Arquivo de Entrada: Despesas do Despachante

C

08

       

Arquivo de Entrada: Atualização da Data de Rec.

C

08

       

Arquivo de Entrada: Unidade Requisitante

C

08

       

Inclusão automática de Item ?

L

01

       

Inclusão automática de Fabricante ?

L

01

       

Inclusão automática de Fornecedor ?

L

01

       

Inclusão automática da Ligação Item/Fabr/Forn ?

L

01

       

Inclusão automática de Comprador ?

L

01

       

Inclusão automática de Local de Entrega ?

L

01

       

Inclusão automática de Centro de Custo ?

L

01

       

Inclusão automática de Agente Embarcador ?

L

01

       

Inclusão automática de Forwarder ?

L

01

       

Inclusão automática de Importador ?

L

01

       

Inclusão automática de Consignatário ?

L

01

       

Inclusão automática de NCM ?

L

01

       

Inclusão automática de Famílias ?

L

01

       

Inclusão automática de Bancos ?

L

01

       

9

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

II.7.1 FASE DE PEDIDO DE COMPRAS (PURCHASE ORDER)

 

CAPA DOS P.O.s

 

CAMPO

tipo

tam

dec

req

cad

pos

Tipo de Integração: “I” - inclusão, “A” - alteração e exclusão.

“E” -

C

01

 

#

 

001

Data da Integração

D

06

 

#

 

002

Código do Modelo de S.I. ou P.O.

 

C

02

   

X

008

No. do Pedido de Compras

C

15

 

#

 

010

Data do Pedido

D

06

 

X

 

025

Local de Entrega da mercadoria

 

C

02

 

X

X

031

Código do Comprador

C

03

 

X

X

033

Código Via de Transporte (aérea/marítima/sea air)

 

C

02

 

X

X

036

Porto / Aeroporto de Origem (sigla)

 

C

03

 

X

X

038

Porto / Aeroporto de Destino (sigla)

 

C

03

 

X

X

041

Condição de Pagamento

C

05

 

X

X

044

Dias da Condição Pagto

(0/30/60/

)

N

03

 

X

X

049

Código do Agente

C

03

 

X

X

052

Código do Importador

C

02

 

X

X

055

Símbolo da Moeda

C

03

 

X

X

057

Despesa de Frete na origem

N

15

02

   

060

Despesa de embalagem na origem

 

N

15

02

   

075

Desconto obtido

N

15

02

   

090

Frete Internacional ( C&F )

N

15

02

   

105

Tipo de Frete (“PP” - Prepaid , “CC” - Collect)

 

C

02

 

X

 

120

Código do Consignatário

C

02

   

X

122

Código do Fornecedor

C

06

 

X

X

124

Número da Proforma

C

15

     

130

Data da Proforma

D

06

     

145

Coeficiente da Paridade com USD

 

N

13

06

   

151

Data da Paridade com USD

D

06

     

164

Peso Bruto

N

13

03

   

170

Código do Cliente

C

06

   

X

183

Código do Forwarder

C

03

   

X

189

Incoterms

C

03

   

X

192

FILLER

C

05

     

195

Observações (até 7 linhas de 60 posições)

 

C

420

     

200

Número da seqüência de execução na Integração

 

N

6

 

#

 

620

10

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

 

DETALHE DOS P.O.s (ÍTENS)

 

CAMPO

 

tipo

tam

dec

req

cad

pos

No. do Pedido de Compras

   

C

15*

 

#

 

001

Código do Item

 

C

15

 

#

X

016

FILLER

 

C

15

     

031

Código do Centro de Custo

   

C

05

 

#

X

046

No. da Solicitação de Importação

   

C

06

 

$

X

051

Código do Fabricante

 

C

06

 

#

X

057

Quantidade Solicitada

 

N

13

03

#

 

063

Data Prevista de Embarque

   

D

06

 

#

 

076

Data Solicitada de Entrega

   

D

06

 

#

 

082

Preço Unitário

 

N

15

05

#

 

088

Tipo de Material:

“1” - Direto, “2” - Indireto

 

C

01

 

#

 

103

“3” – Consumo, “4” - Ativo Fixo e “5” - Revenda

 

Outro Código de Fabricante (2º)

   

C

06

   

X

104

Outro Código de Fabricante (3º)

   

C

06

   

X

110

Outro Código de Fabricante (4º)

   

C

06

   

X

116

Outro Código de Fabricante (5º)

   

C

06

   

X

122

Outro Código de Fabricante (6º)

   

C

06

   

X

128

Posição do Item

 

N

04

 

#

 

134

Número da seqüência de execução na Integração igual a da capa do P.O.

 

N

06

 

#

 

138

Número da seqüência de execução do Item dentro do P.O. na Integração.

 

N

06

     

144

Número do Fluxo do P.O. “1” ANUTENTE e “7” NÃO ANUENTE

 

C

1

     

150

Tipo de Integração: “I” - inclusão, “A” - alteração, exclusão.

“E”

-

C

01

 

#

 

151

TEC

 

C

08

     

152

EX-NCM

 

C

03

     

160

EX-NBM

 

C

03

     

163

OBS: 1- O número da SI deve ser preenchido; e uma SI não pode pertencer a dois POs, ou seja uma SI só pode ter um PO, isto somente na integração.

11

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

II.7.2. FASE DE SOLICITAÇÃO DE IMPORTAÇÃO

 

CAPA DAS S.I.s

 

CAMPO

tipo

tam

dec

req

cad

pos

Tipo de Integração: “I” - inclusão, “A” - alteração e “E” - exclusão.

C

01

 

#

 

001

Data da Integração

D

06

 

#

 

002

Código do Modelo de S.I. ou P.O.

C

02

   

X

008

Código do Centro de Custo

C

05

 

#

X

010

No. da Solicitação de Importação

C

06

 

#

 

015

Data da Solicitação de Importação

D

06

 

X

 

021

Local de Entrega da mercadoria

C

02

 

X

X

027

Código do Comprador

C

03

 

X

X

029

Nome Solicitante

C

40

     

032

Número Interno P.A.

C

11

     

072

Número da seqüência de execução na Integração da S.I.

N

06

 

#

 

083

 

DETALHE DAS S.I.s (ÍTENS)

 

CAMPO

tipo

tam

dec

req

cad

pos

Código do Centro de Custo

C

05

 

#

X

001

No. da Solicitação de Importação

C

06

 

#

 

006

Código do Item

C

15

 

#

X

012

FILLER

C

15

     

027

Quantidade Solicitada

N

13

03

#

 

042

Data Solicitada para Entrega

D

06

 

#

 

055

Código do Fabricante

C

06

   

X

061

Código do Fornecedor

C

06

   

X

067

Tipo de Material:

“1” - Direto, “2” - Indireto

C

01

 

#

X

073

“3” - Consumo, “4” - Ativo Fixo e “5” - Revenda

Posição do Item

N

04

 

#

 

074

Número da seqüência de execução na Integração igual a da capa da S.I.

N

06

 

#

 

078

Número da seqüência de execução do Item dentro do S.I. na Integração.

N

06

     

084

Tipo de Integração: “I” - inclusão, “A” - alteração e “E” - exclusão.

C

01

 

#

 

090

12

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

II. 7.3. CADASTROS

CADASTRO DE ITENS

 

CAMPO

tipo

tam

dec

req

cad

 

pos

Tipo de Integração: “I” - inclusão, “A” - alteração e “E” - exclusão

C

01

 

#

   

0001

Data da Integração

D

06

 

#

   

0002

Código do Item

C

15

 

#

   

0008

FILLER

C

15

       

0023

Unidade de Medida

C

02

 

X

X

 

0038

FILLER

C

01

       

0040

Descrição em Português (até 10 linhas de 36 pos.)

C

360

 

X

   

0041

Descrição em Inglês (até 10 linhas de 36 posições)

C

360

       

0401

Descrição para L.I./D.I. (até 10 linhas de 48 posições)

C

480

 

X

   

0761

Classificação NCM

C

08

   

X

 

1241

FILLER

C

07

       

1249

Peso Líquido

N

11

04

     

1256

Valor de Referência em US$

N

15

05

     

1267

Código da Família

C

02

   

X

 

1282

Anuência (´S´-Sim/´N´-Não)

C

01

       

1284

EX NCM

C

03

       

1285

LIGAÇÃO DE ÍTENS COM FABRICANTES E FORNECEDORES

 

CAMPO

tipo

tam

dec

req

cad

pos

Tipo de Integração: “I” - inclusão, “A” - alteração e “E” - exclusão

C

 

01

 

#

 

001

Data da Integração

D

 

06

 

#

 

002

Código do Item

C

 

15

 

#

X

008

FILLER

C

 

15

   

023

Código do Fabricante

C

 

06

 

#

X

038

Código do Fornecedor

C

 

06

 

#

X

044

Part-Number

C

 

20

   

050

Status: “ “, “1”- Homologado, “2” - Não Homologado

C

 

01

   

070

Valor da cotação em US$

N

 

15

 

05

 

071

Lead Time de entrega

N

 

05

   

086

Quantidade cotada

N

 

13

 

03

 

091

Data da última entrega

D

 

06

   

104

Último FOB

N

 

15

 

05

 

110

Lote mínimo

N

 

08

 

02

 

125

Múltiplos do lote

N

 

08

 

02

 

133

Part-Number opcional

C

 

48

   

141

Símbolo da moeda da negociação

C

 

03

 

X

189

Unidade

C

 

02

 

X

192

FILLER

C

 

01

   

194

13

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

CADASTRO DE FABRICANTES / FORNECEDORES

 

CAMPO

tipo

Tam

dec

req

cad

Pos

Tipo Integração: “I” - incluir, “A” - alterar e “E” - Excluir

C

01

 

#

 

001

Data da Integração

D

06

 

#

 

002

Código

C

06

 

#

 

008

Razão Social

C

40

 

X

 

014

Nome Reduzido

C

15

 

X

 

054

Endereço

C

40

 

X

 

069

Número do Endereço

N

06

     

109

Bairro

C

20

 

X

 

115

Cidade

C

20

 

X

 

135

Estado

C

15

 

X

 

155

FILLER

C

05

     

170

Código do País

C

03

 

X

X

175

CEP

C

08

     

178

Caixa Postal

C

05

     

186

Pessoa para Contato

C

50

     

191

Departamento

C

30

     

241

Telefones

C

50

     

271

Telex

C

10

     

321

FILLER

C

10

     

331

Fax

C

15

     

341

FILLER

C

05

     

356

Identificação : “1” – Fabr., “2” - Forn., “3” - Fabr./Forn.

C

01

 

X

 

361

Status: “1” – Homologado, “2” - Não Homologado

C

01

 

X

 

362

Razão Social do Representante no Brasil

C

52

     

363

Endereço do Representante

C

52

     

415

Identifica Representante na L.I.

C

01

 

X

 

467

Código do Banco (no Brasil) do Representante

C

03

   

X

468

FILLER

C

01

     

471

Código da Agência Bancária do Representante

C

05

   

X

472

FILLER

C

02

     

477

Número da Conta Bancária do Representante

C

10

     

479

FILLER

C

01

     

489

C.G.C. do Representante

C

14

     

490

Código do Banco (no exterior) do Fornecedor

C

03

   

X

504

FILLER

C

01

     

507

Código da Agência Bancária do Fornecedor

C

05

   

X

508

FILLER

C

02

     

513

Número da Conta Bancária do Fornecedor

C

10

     

515

FILLER

C

10

     

525

Comissão sobre:“ “- branco, “1” - F.O.B., “2” - C & F, “3” - Ex. Fab, “4” - F.A.S.

C

01

     

535

Comissão retida no país ? “ “, “S” - Sim, “N” - Não

C

01

     

536

1o. País de Procedência

C

03

   

X

537

2o. País de Procedência

C

03

   

X

540

3o. País de Procedência

C

03

   

X

543

Telefones do Representante

C

50

     

546

Fax do Representante

C

20

     

596

Contato do Representante

C

50

     

616

Cidade do Representante

C

20

     

666

Estado do Representante

C

02

     

686

FILLER

C

18

     

688

Código do País do Representante

C

03

   

X

706

14

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

CEP do Representante

C

08

709

Swift do Fornecedor

C

30

717

Bairro do Representante

C

20

747

E-Mail do Representante

C

30

767

E-Mail do Fornecedor

C

30

797

CEP do Fornecedor

C

10

827

OBS: 1- Existem dois CEPs um com 8 posições e outro com 10 posições, o CEP com 8 posições foi mantido para efeito de compatibilização com clientes que já utilizavam a integração e não necessitavam de 10 posições, caso os dois CEPs estejam preenchidos no TXT, vai ser assumido o CEP com 8 posições, caso contrário o CEP que estiver preenchido. 2- Caso um destes campos esteja preenchido: Endereço do Representante, CGC do Representante, Banco do Representante, Agência do Representante, Telefone do Representante, Fax do Representante, Município do Representante, Estado do Representante, País do Representante, CEP do Representante, Contato do Representante, Conta do Representante, Bairro do Representante e E- Mail do Representante o NOME DO REPRESENTANTE fica obrigatório.

CADASTRO DE NCM’s

 

CAMPO

tipo

tam

dec

req

cad

pos

Tipo de Integração: “I” - inclusão, “A” - alteração e “E” - exclusão

C

01

 

#

 

001

Data da Integração

D

06

 

#

 

002

Código NCM

C

08

 

#

 

008

Código NALADI NCCA

C

07

   

X

016

Código NALADI SH

C

08

   

X

023

Descrição

C

40

 

X

 

031

Código ALADI

N

03

   

X

071

Percentual de I.I.

N

06

02

   

074

Percentual de I.P.I.

N

06

02

   

080

Percentual de I.C.M.S.

N

06

02

   

086

Unidade de medida

C

02

 

X

X

092

FILLER

C

01

     

094

Decreto Lei NALADI

C

10

     

095

Decreto Lei GATT

C

10

     

105

EX NCN

C

03

     

115

Destaque

C

03

     

118

CADASTRO DE FAMÍLIAS

 

CAMPO

tipo

tam

dec

req

cad

pos

Tipo de Integração: “I” - inclusão, “A” - alteração e “E” - exclusão

C

01

 

#

 

001

Data da Integração

D

06

 

#

 

002

Código da Família

C

02

 

#

 

008

Descrição da Família

C

25

 

X

 

010

15

ROTEIRO PARA INTEGRAÇÃO COM O EASY IMPORTAÇÃO

CADASTRO DE TAXAS

 

CAMPO

tipo

tam

dec

req

cad

pos

Tipo de Integração: “I” - inclusão, “A” - alteração e “E” - exclusão

C

01

 

#

 

001

Data da Integração

D

06

 

#

 

002

Data da Cotação

D

06

 

#

 

008

Símbolo da Moeda

C

03

 

#

X

014

Valor da Cotação (venda)

N

15

08

   

017

Valor da Cotação (fiscal)

N

15

08

   

032

Valor da Cotação (compra)

N

15

08

   

047

Obs.: Na integração de taxas uma das taxas de venda, compra ou fiscal deve estar preenchida.

 

CADASTRO DE UNIDADE REQUISITANTE

 

CAMPO

Tipo

Tam

Dec

Req

Cad

Pos

Tipo de Integração: “I” - inclusão, “A” - alteração e “E” – exclusão

C

01

 

#

 

001

Data da Integração

D

06

 

#

 

002

Código da Unidade Requisitante

C

05

 

#

 

008

Descrição da Unidade Requisitante

C

50

 

X

 

013

Local de Entrega

C

02

 

X

X

063

ATUALIZAÇÃO DA DATA DE RECEBIMENTO

 

CAMPO

tipo

tam

Dec

req

cad

pos

Data da Integração

D

06

 

#

 

001

Número do Processo

C

17

 

#

X

007

Data de Recebimento

D

06

 

#

 

024

Nota Fiscal de Entrada

C

20

 

#

 

030

Data da Nota Fiscal

D

06

 

#

 

050

Numero da D.I.

N

10

00

   

056

Valor da Nota Fiscal

N

15

02

   

066

Serie da NF de Entrada

C

03

     

081

16