Sei sulla pagina 1di 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Lista 2 Física Fundamental

1.

Um tempo de aula (50 min.) é aproximadamente igual a 1,0 microsséculo. (a) Qual é a duração real de 1 microsséculo em minutos? Considere 1 ano igual a 365 dias. (b) Qual seria o acréscimo de aulas, ao longo de 1 semestre, se usarmos o valor real do microsséculo ao invés da aproximação? Considere uma disciplina com carga horária de 16 aulas mensais.

2.

A

posição de um objeto movendo se ao longo de um eixo x é dada por x =

3t² - t³ com x em metros e t(>0) em segundos. (a) Calcule a velocidade média e a velocidade escalar média no intervalo de tempo de t = 2s a t = 3s. (b) Para que intervalo(s) de tempo o movimento é acelerado?

3.

Os dois vetores a e b têm módulos iguais a 12,0m e os ângulos são α 1 = 30°

e

α 2 = 100°. (a) Encontre o módulo e o ângulo que o vetor soma s = a + b,

faz com o sentido positivo do eixo x. (b) Qual deve ser o menor módulo de um terceiro vetor c, que adicionado ao vetor s, resulte em um vetor na direção x positiva.

 
 

4.

A

posição r de uma partícula que se move em plano xy é dada por r = 2t.i +

(3 + 2t²).j, com r em metros e t em segundos. Em t = 0 a partícula encontra- se no ponto A de coordenadas (0,3). (a) Qual o módulo dos vetores velocidade e aceleração no instante t = 1s. (b) Faça um esboço da trajetória, representando os vetores r, t e a no instante t = 1s.

5.

Um projétil é lançado do topo de um plano inclinado com velocidade de 10 m/s e um ângulo de 20° com a direção horizontal. (a) Qual o módulo da velocidade do projétil passado 0,5 s após o lançamento? (b) A que distância, medido em relação à vertical, o projétil encontra-se da rampa no instante considerado?

o projétil encontra-se da rampa no instante considerado? Universidade Federal do Ceará – Centro de Tecnologia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

6.

Um avião leve atinge a velocidade de 500 km/h. O piloto pretende chegar a um ponto 800 km ao norte, mas descobre que deve direcionar o avião a 20°

a

leste do norte para atingir seu destino. O avião chega em 2,0 h. Nessas

condições, calcule (a) o módulo e (b) a orientação da velocidade do vento.

7.

Um vaso de plantas cai do alto de um edifício e passa pelo 3° andar, situado 20 m acima do chão, 0,5 s antes de se espatifar no chão. (a) Qual é a altura do edifício? (b) Com que velocidade o vaso atinge o chão?

8.

O

alcance de um projétil é 4 vezes sua altura máxima, e ele permanece no

ar durante 2 s. (a) Em que ângulo ele foi lançado? (b) Qual foi a velocidade

inicial? (c) Qual é o alcance?

9.

Um rio de 1 km de largura tem uma correnteza de velocidade 1,5 km/h. Um homem atravessa o rio de barco, remando a uma velocidade de 2,5 km/h em relação à água. (a) Qual é o tempo mínimo que leva para atravessar o rio? Onde desembarca neste caso? (b) Suponha agora que o homem quer chegar a um ponto diametralmente oposto na outra margem, e tem duas opções: remar de forma a atingi-lo diretamente, ou remar numa direção perpendicular a margem, sendo arrastado pela correnteza até além do ponto onde quer chegar, e depois caminha de volta até lá. Se ele caminha a 6 km/h,qual das duas opções e mais vantajosa e quanto tempo leva?

10. Uma roda, partindo do repouso, é acelerada de tal forma que sua velocidade angular aumenta uniformemente para 180 rpm em 3,0 min. Depois de girar com essa velocidade por algum tempo, a roda é freada com desaceleração angular uniforme, levando 4,0 minutos para parar. O número total de rotações é 1080. Quanto tempo, ao todo, a roda ficou girando?