Sei sulla pagina 1di 1

CORREIO DO POVO

SÁBADO | 30 de agosto de 2008 7

O União Cooks realiza, em 24 e 25 de setembro, o Curso de Cozinha Baiana, com o chef Júlio Cesar, do hotel Deville. Fone: 3025-3822.

Gastronomia

por Thamara de Costa Pereira

thamara@correiodopovo.com.br

EDSON VARA / DIVULGAÇÃO / CP

thamara@correiodopovo.com.br EDSON VARA / DIVULGAÇÃO / CP Jantar harmonizado O Sheraton Porto Alegre realiza a
Jantar harmonizado

Jantar harmonizado

O Sheraton Porto Alegre realiza a Semana de Jantar Harmoniza- do com a vinícola Cave

O Sheraton Porto Alegre realiza a Semana de Jantar Harmoniza- do com a vinícola Cave Marson, de 1 O a 7 de setembro. Os vinhos e espumantes selecionados pelo enólogo Heitor Marson chegam à mesa ao lado dos pratos do chef Mauro Sousa. Com mais de 120 anos, a produtora do Vale da Ferradura é a vencedora do Prêmio Top Ten Expovinis 2008 na categoria Melhor Tinto Nacional. As reservas podem ser feitas pelo telefone 2121-6060.

Quinoa

Quinoa

Originária dos Andes, a quinoa começa a cair nas graças dos gaúchos. O restaurante America

Originária dos Andes, a quinoa começa a cair nas graças dos gaúchos. O restaurante America (Shopping Iguatemi) é o primeiro no país a incluir o chamado grão de ouro como ingrediente dos hambúrgueres vegetarianos. O veggie burger leva abobrinha e cenoura e vem acompanhado de rúcula, tomate, molho de romã e pão integral com gergelim. O restaurante também tem uma receita leve e nutritiva de tabule com quinoa no bufê de saladas.

leve e nutritiva de tabule com quinoa no bufê de saladas. FOTOS CAMILLA CAMARGO / DIVULGAÇÃO

FOTOS CAMILLA CAMARGO / DIVULGAÇÃO / CP

bufê de saladas. FOTOS CAMILLA CAMARGO / DIVULGAÇÃO / CP Doce de abóbora Vô Mário INGREDIENTES

Doce de abóbora Vô Mário

INGREDIENTES

– 1 kg de abóbora

– 2 litros de água

– 2 kg de açúcar

– cravo-da-índia

– 3 colher (sopa) de cal virgem

MODO DE PREPARO DA CALDA Colocar na panela 2 litros de água em fogo brando e adi- cionar açúcar e cravo-da-índia. Deixe ferver por 2 horas. MODO DE PREPARO DO DOCE Cortar a abóbora em cubos de 2 cm x 2 cm e deixar de molho em água diluída com as 3 colheres de sopa de cal virgem por 3 horas, mexer de vez em quando. Após o molho de 3 horas, lavar em água corrente a abóbora cor- tada e deixar descansar sob um pano branco por 1 hora. A calda já deve estar pronta para que a abóbora seja acrescentada após o descanso de 1 hora. Deixar ferver por 2 horas até que a abóbora fique com uma coloração mais escura, desligar e deixar descansar até que esfrie para que possa ser colocada em vidros já esterelizados para guardar. Tempo de preparo: 6 horas. Rendimento: 15 porções

A receita acima foi cedida pelo Hotel Vô Mário, locali- zado, em Gramado. O hotel é o terceiro do Grupo Casa da Montanha. Um lugar semelhante à casa dos avós (com atendimento personalizado, decoração bem clássica, um café da manhã ao estilo da casa da vó). A gerente do Vô Mário, Elisangela Pereira, aprendeu com a avó dela, Ma- ria Santa Pereira Gotardo, 74 anos, uma deliciosa recei- ta de doce de abóbora. Ela garante que é uma receita ex- clusiva, agora só encontrada no Vô Mário. Na verdade, não é uma receita comum. Embora seja de preparo fácil, tem uma forma peculiar no modo de fazer.

Cursos O Centro Técnico da Himalaia Distribuidora (Aveni- da das Indústrias, 1092) realiza, nos dias

Cursos

O Centro Técnico da Himalaia Distribuidora (Aveni- da das Indústrias, 1092) realiza, nos dias 1

O Centro Técnico da Himalaia Distribuidora (Aveni- da das Indústrias, 1092) realiza, nos dias 1 O e 2 de setembro, das 15h às 17h30min, o curso gratuito que ensina a preparar trufas. As aulas serão minis- tradas pelo técnico Nilson Silva. No dia 4 de setem- bro, mediante o pagamento de taxa, o chef Gilvan Bertinati comandará o Curso de Salgados de Festa. Inscrições pelo fone 3373-4500.

Ficar em casa bem acompanhado também é irresistível. APRECIE COM MODERAÇÃO.
Ficar
em casa bem
acompanhado
também é
irresistível.
APRECIE COM MODERAÇÃO.

Drinques naturais, soluções para driblar a Lei Seca

transfira para um copo (350 ml). Finalize decorando com um espetinho montado com as frutas utilizadas e sirva em seguida.

Suco do bem-estar INGREDIENTES

– 600 g de melancia

– 1 lima-da-pérsia

– 1 talo (20 g) de capim-santo

– açúcar a gosto

MODO DE PREPARO Corte a fatia da melancia, retire a casca e coloque a polpa no copo do liqüidificador. Retire a casca e os caroços da lima-da-pér- sia, corte-as em pedaços e adicione ao copo do liquüidificador. Por último, coloque o ta- lo de capim-santo lavado e picado, bata na

velocidade máxima até obter um líquido

homogêneo. Coe, adoce a gosto e despeje o

suco no copo long drink (300 ml). Finalize

com cubos de gelo. Rende uma porção.

Vitafibra INGREDIENTES

– 200 ml de chá verde

– 1 laranja

– 1 cenoura grande

chá de mate 1 limão

Com a chegada da Lei Seca, que prevê mais rigor contra motoristas que ingerem bebidas alcoólicas, muitas pessoas buscam alternativas para não correrem riscos ao volante. Para aproveitar o encontro com os amigos, existemopções que vão muito além dos coquetéis elaborados com álcool. A ri- queza e variedade de frutas que temos à disposição ganham um sabor diferenciado quando misturadas a chás, especiarias, fo- lhas aromáticas ou mel. Por isso, a Santa Marina elaborou deliciosas receitas de drinques que fogem do convencional e que podem se tornar as grandes protagonistas do happy hour em casa.

Frutamix

INGREDIENTES

– 6 morangos

– 4 acerolas

– 1 cacho pequeno de uva Thompson

– açúcar

MODO DE PREPARO Coloque no copo do liqüidificador os mo- rangos lavados (sem as folhas), a acerola, as uvas e açúcar a gosto. Bata em velocida- de máxima por alguns instantes, coe e

– 1 maçã verde

– folhas de hortelã

MODO DE PREPARO Bata no liqüidificador o chá verde frio, 1 ce- noura em pedaços, 1 laranja descascada e

cortada em pedaços e 1 maçã verde lavada

e cortada em pedaços, até obter uma bebi-

da homogênea. Adoce a gosto. Coe e despe-

je a bebida no copo (350 ml). Decore com

pedacinhos de maçã, folhas de hortelã, coloque gelo e sirva. Rende uma porção.

Coração tranqüilo INGREDIENTES

– 1 maracujá

– 2 colhere (sopa) de mel

MODO DE PREPARO Misture a polpa de um maracujá maduro com duas colheres (sopa) de mel e despeje em uma fôrma para gelo, leve ao freezer até endurecer. Preencha o copo (350 ml) até a

metade com chá-mate gelado, adicione 3

colheres (sopa) de suco de limão. Finalize

com rodelas bem finas de limão, gelo feito

com mel e maracujá e sirva em seguida.