Sei sulla pagina 1di 4

4 Domingo do Tempo Comum

Segunda leitura Da Carta aos Esmirnenses, de Santo Incio de Antioquia, bispo e mrtir. (Inscriptio; nn. 1,14,1: Funk 1,235-237) (Sc. I) Cristo chamou-nos para seu reino glorioso Incio, o Teforo, Igreja de Deus Pai e de Jesus Cristo, o dileto, rica de todos os dons da misericrdia, repleta de f e de caridade, sem que lhe falte qualquer graa, muito amada por Deus, portadora da santidade, Igreja que est em Esmirna na sia, efusivas saudaes no Esprito imaculado e no Verbo de Deus. Rendo glria a Jesus Cristo, Deus, que vos deu tanta sabedoria; pois notei como sois perfeitos na f inabalvel, como que, de corpo e alma, presos por cravos cruz do Senhor Jesus Cristo e firmes na caridade pelo sangue de Cristo, crendo com f plena e segura que nosso Senhor em verdade oriundo da estirpe de Davi segundo a carne, Filho de Deus pela vontade e poder de Deus. Crendo de igual modo que verdadeiramente nasceu da Virgem, foi batizado por Joo para que nele se cumprisse toda a justia. Crendo que verdadeiramente, foi, sob Pncio Pilatos e o tetrarca Herodes, crucificado na carne por ns a cujo fruto ns pertencemos por sua bem-aventurada paixo a fim de, por sua ressurreio, elevar pelos sculos a bandeira que rene seus santos e seus fiis, judeus ou gentios, no nico corpo de sua Igreja. Tudo padeceu por ns para alcanarmos a salvao; e padeceu de verdade, como tambm de verdade ressuscitou a si mesmo. Eu tambm sei que, depois da ressurreio, vive em seu corpo e creio estar ele ainda agora com seu corpo. Ao se encontrar com Pedro e seus companheiros, disse-lhes: Pegai, apalpai-me e vede que no sou um esprito incorpreo. E logo o tocaram e creram, unidos sua carne e a seu esprito. Por esta razo, desprezaram tambm a morte e da morte saram vitoriosos. Depois da ressurreio, comeu e bebeu com eles como qualquer ser corporal, embora, espiritualmente, unido ao Pai. Exorto-vos, portanto, carssimos, embora bem saiba que pensais do mesmo modo.

4 Domingo do Tempo Comum


Responsrio Gl 2,19-20 R. Pela Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Vivo agora esta vida na f no Filho de Deus, Jesus Cristo. * Que me amou e por mim se entregou. V. Estou pregado com Cristo na cruz. Eu vivo, porm, j no eu, mas Cristo que vive em mim. * Que me amou e por mim se entregou. HINO TE DEUM (A VS, DEUS, LOUVAMOS) A vs, Deus, louvamos, a vs, Senhor, cantamos. A vs, Eterno Pai, adora toda a terra. A vs cantam os anjos, os cus e seus poderes: Sois Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! Proclamam cus e terra a vossa imensa glria. A vs celebra o coro glorioso dos Apstolos, Vos louva dos Profetas a nobre multido e o luminoso exrcito dos vossos santos Mrtires. A vs por toda a terra proclama a Santa Igreja, Pai onipotente, de imensa majestade, e adora juntamente o vosso Filho nico, Deus vivo e verdadeiro, e ao vosso Santo Esprito. Cristo, Rei da glria, do Pai eterno Filho, nascestes duma Virgem, a fim de nos salvar.

4 Domingo do Tempo Comum


Sofrendo vs a morte, da morte triunfastes, abrindo aos que tm f dos cus o reino eterno. Sentastes direita de Deus, do Pai na glria. Ns cremos que de novo vireis como juiz. Portanto, vos pedimos: salvai os vossos servos, que vs, Senhor, remistes com sangue precioso. Fazei-nos ser contados, Senhor, vos suplicamos, em meio a vossos santos na vossa eterna glria. (A parte que se segue pode ser omitida, se for oportuno). Salvai o vosso povo. Senhor, abenoai-o. Regei-nos e guardai-nos at a vida eterna. Senhor, em cada dia, fiis, vos bendizemos, louvamos vosso nome agora e pelos sculos. Dignai-vos, neste dia, guardar-nos do pecado. Senhor, tende piedade de ns, que a vs clamamos. Que desa sobre ns, Senhor, a vossa graa, porque em vs pusemos a nossa confiana. Fazei que eu, para sempre, no seja envergonhado: Em vs, Senhor, confio, sois vs minha esperana!

4 Domingo do Tempo Comum


Orao Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o corao, e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. Concluso da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graas a Deus.

Potrebbero piacerti anche