Sei sulla pagina 1di 27

“FILOSOFIA, MATEMATICA, FISICA E O PENSAMENTO CIENTIFICO”.

Sumario

 

Prefacio

01

1.Biografias

02

1.1Jonham Carl Friedrich Gauss

02

1.2

Isaac Newton

05

1.3

Aristoteles

08

2.0

Principais ideias e teorias

10

2.1Progressões aritméticas

10

2.2 Congruencias

10

2.3 Teoria da reciprocidade

11

2.4 Divisão do circulo

11

2.5 Distribuição normal

11

2.6 Lei de Gauss

12

2.7 Binômio de Newton

12

2.8 Lei da gravitação

13

2.9 Leis de Newton

13

2.10 Calculo diferencial

14

2.11 Ideias de Aristoteles

14

3.0

Analise da Função do Fisico

16

4.0

Impactos das teorias

17

5.0

A importância do trabalho

20

6.0

Conclusão

24

7.0

Bibliografia

25

Introdução

Nossa civilização criou condições de vida excepcionais, onde estas foram obtidas através das grandes descobertas feita ao longo dos séculos o que permitiu um avanço da humanidade, no qual uma ideia influencia a outra gerando assim uma continuidade ao progresso. O seguinte trabalho tem como objetivo mostrar os pensamentos, teorias, principais ideias, biografia dando relevância aos fatos mais importantes da vida de cada personagem escolhido para ser examinado e mostrando suas contribuições, em relação à sociedade da sua época e com a atual e revelando a verdadeira historia de vários conceitos científicos, estes na maioria vezes têm raízes muita antiga, ao contrario do que muitas pessoas pensam, que uma tese surgiu naquela época, por aquele cientista brilhante que desenvolveu sozinho tal teoria, mas que na verdade é ao contrario ,este tal cientista pode até ter dado seus retoques finais, mas essas teorias vem sendo discutidas ao longo do tempo passando estagio por estagio até serem concretizadas ,mas mesmo assim passam por mudanças futuras pois no ramo cientifico nada prevalece intacto.Com isso o objetivo dessa introdução é mostrar o objetivos do trabalho, e qual o conteúdo encontrado dentro deste.

Biografia: Matemático Jonham Carl Friedrich Gauss

Jonham Carl Friedrich Gauss ficou conhecido como o príncipe da matemática, atuou também nas áreas de astronomia, física. Nasceu no dia 30/04/1777 em brunswich na Alemanha e morreu em 23/02/1855 em Gottgen situada no seu pais de origem.

Gauss era filho de pais humildes, seu pai Gerhard Friedrich era jardineiro e pedreiro

e sua mãe Dorothea Benze era analfabeta. Aos sete anos de idade ele entrou para

escola e aos dez anos sua genialidade, com a matemática foi observada quando o diretor da atual escola pediu aos alunos que somassem os números inteiros de um a cem, ao mal termino da citação do enunciado Gauss já havia feito o exercício por raciocínio de progressão aritmética.

Nos seus doze anos, Gauss já olhava com desconfiança para os fundamentos da geometria euclidiana, com a idade de quinze anos fez um grande avanço em línguas clássicas estudando sozinho e com a ajuda de amigos mais velhos e um ano mais tarde, já tinha uma geometria diferente de Euclides. Quando tinha 17e 18 anos de idade começou a buscar vazios nas teorias dos números, foi o primeiro a provar o teorema de ouro ,conhecido como a lei da reciprocidade quadrática. Neste mesmo período dividiu o mérito com Legendre, a respeito da invenção dos métodos dos mínimos quadrados.

No ano de 1796 ele decidiu se seguiria o caminho da filologia ou a matemática a qual tinha uma apreciação, no qual optou os cálculos como sendo seu caminho e os estudos da língua virou apenas um passatempo. Nesse mesmo ano ele escreveu um precioso documento da matemática, onde só foi reconhecido depois de quarenta

e três anos em que havia morrido. Em suas teorias ele apresentava provas sintéticas

e conclusões indestrutíveis, as quais nada podia ser acrescentado ou retirado, devido o fato de Gauss ser muito perfeccionista em suas teorias onde só dava conclusão após ter a máxima certeza. Por causa dessa perfeição seus cálculos só foram entendidos corretamente a partir do século XIX, fez com que a matemática fica-se atrasada meio século, pois os matemáticos sucessores a ele descobriram o que ele já sabia.

No ano de 1795 a 1798 Gauss ingressou na universidade de gottingen onde foram os seus anos mais prolíficos, ou seja, os mais criativos, onde foi patrocinado pelo duque Ferdinand de brunwick. No final de 1798 partiu para universidade de Helmstedt no qual nesse ano finalizou o livro Disquitiones que representou se adeus a matemática pura, como sendo seu único objeto de estudo, onde o dedicou ao duque.

Em 1804 casou-se com johana Elisabeth Rosina, que faleceu poucos anos depois ,em 11 de outubro de 1809,nesse casamento tiveram tres filhos. Depois de anos casou-se novamente agora com Friederica Wilhelme onde tambem teve tres filhos. Apos algum tempo o duque Ferdinand veio a falecer. Oque fez com ele correce atras de alguma forma de sustenta sua familia, nao foi dificl achar um emprego onde virou diretor do observatorio de gottingen, ficando no cargo ate sua morte.

Gauss teve um segundo estagio em sua vida, esse dedicado a astronomia que começou no primeiro dia do seculo XIX, , quando Guispe Piazz de Palermo, neste mesmo dia, reconheceu inicialmente tomado um pequeno cometa aproximando-se do sol, como um novo planeta, mais que na verdadeera um tarde Ceres como é conhecido atualmente, foi o primeiro do fervilhante número de menores planetas hoje conhecidos. Essa descoberta foi muito criticada nesse ramo da ciencia, como sendo uma perda de tempo fazer estuados relacionados a esses corpos celestes dados como novo planeta. Porem Gauss vendo esse tentrador desafio, observou que o traria fama e dinheiro, mas so apos vinte anos de estudo que seus calculos e seus instrumentos forma testados, onde um grande cometa passou aproximado ao sol, oque ele consegui acertar sua rota ponto a ponto sem erro.

Em 1809, escreveu sua segunda obra a Teoria do Movimento dos Corpos Celestiais Girando em volta do Sol, na qual se encontra dados que determinam as orbitas dos planetas e cometas que se encontram em nossa galaxia. Ele recebeu vairas criticas por esses estudos e tambem pelo fundamento da teoria do eletromagnetismo, trinta anos depois.

A Geodesia deve a Gauss a invenção do helitropo, que é um aparelho pelo qual podem ser transmitidos sinais praticamente instantaneos atraves da luz refletida e o telegrafo eletrico que ele e seu companheiro de trabalho Wilhelm Eduard Weber usavam para trocar mensagens. Na Fisica Gauss teve como seu grande trabalho a

conhecida lei de gauss onde a relação entre o fluxo eletrico que passa atraves de uma superficie fechada é a quantidade de carga existente dentro do volume limitado por eta superficie.Em relaçao a obras publicou em 1840, publicou seu influente Dioptrische Untersuchungen,no qual fez a primeira análise sistemática da formação de imagens sob a aproximação paraxial.

Seus ultimos anos foram cheios de horarias, mas não de felicidade , no dia 23 de fevereiro de 1855, faleceu enquanto dormia, tendo sido como umas das principais causas de morte gota. Gauss deixou sua serenidade científica, livre de ambição pessoal. Todo o seu interesse estava voltado para o avanço da matemáticapara ajuda da humanidade. Rivais duvidavam de sua declaração de que os tinha antecipado na descoberta que faziam. Não dizia isto com jactância, mas como não se preocupava em comprovar a prioridade através da apresentação de seu diário apenas declarava, apoiando-se em seus próprios méritos, deixando de lado as intrigas.

Biografia: Isaac Newton

Isaac Newton foi um grande fisico e matematico que nasceu em weolsthope-by colsteworth em 4 de janeiro de 1643 ,embora ele tivesse sido registrado no dia do do natal 25 de dezembro de 1643 pois a inglaterra usava ainda o calendario juliano, ele morreu em londres 31 de março de 1727 ,alem de ser um grande fisico foi nomeado como um grande cientista . Era filho de um fazendeiro tambem chamado Isaac Newton, mas que morreu tres meses antes do seu nascimento e sua chamada Hannha Ayscough Newton, que ficou na administração da fazenda apos a morte de seu pai.

Isaac foi criado pela sua materna, devido ele nao aceitar o casamento de sua mãe com outra pessoa. Ele apresentou durante toda sua infancia ate sua vida adulta uma personalidade dificil, fechada somente para si e com um temperamente pior ainda.

Com doze anos ate os seus dezoitos, ele foi educado em The kings em granthamm, onde foi retirado, pela sua mãe e voltado para sua terra natal, onde sua mãe estava viuva novamente tentou fazer de Isaac um grande agricultor, mas esta era uma area que ele odiava. Com alguns meses depois o diretor da escola onde ele estudava convenceu sua mãe para manda-lo de volta para completar seus estudos. Segundo fontes confiaveis ele era um aluno mediano, nao era um genio ate então, ate que um fato marcou sua vida, quando brigou com um colega de classe e dai por diante decidiu ser o melhor aluno da classe e do predio.

Após completar seus estudos Newton foi para Trinity College de Cambrige e gradou- se em 1665, nesta mesma universidade no de 1663, ele formulou a teoria conhecida como o binomio de Newton, o embrião do calculo diferencial que foi a teria dos fluxos.

No ano de 1666 teve que voltar para sua casa devido à universidade ter sido fechada por causa da peste negra. Foram neste periodo, esses anos na casa de sua mae que desenvolveu a lei gravitacional, onde viu uma maçã caindo no chão e esse fenomeno intrigou Newton, elevou a pensar que poderia haver uma força puxando a

fruta em direção ao solo da terra, onde atribui que a velocidade da queda de um corpo é porporcional a força de gravidade é inversamente proporcional ao quadro da distancia até o centro da terra, nesses mesmos anos decobriu a natureza das cores,

o calculo diferencial. Ele construi telescopio de reflexão e observou primeiro o

espectro visivel que pode obter pela decomposição da luz solar, ao incindir luz em uma das faces do prisma retangular ou com outro meio de refração.

Em 1667, foi quando Isaac voltou para Cambridge, e redigiu o principio que trata da atração dos corpos, e descobriu a aceleração circular a que dá o nome de " centrípeta ". Em consequência, raciocina que o princípio determinante da gravitação terrestre é o mesmo que governa a rotação da Lua ao redor da Terra. Para comprovar essa teoria seria preciso conhecer a extensão exata do raio terrestre; por isso, abandona por cerca de vinte anos seus trabalhos nessa área além desse obstáculo tem se outro, pois esse ramo não era o preferido de Newton, ele tinha mais afeições a mecânica celeste.

No ano de 1669, ele foca seus olhos no ramo da ótica, se dedicando muito, onde nesses ramos ele constrói seu primeiro telescópio no qual a concentração da luz, em vez de ser feita com uma lente, era obtida pela reflexão num espelho parabólico, este modelo é usado ate hoje, ele descobriu isto a partir dos seus estudos e observações sobre a luz. Suas experiências nesse ramo físico forma surpreendentes

o que possibilitou grandes descobertas na sua época, e nos séculos que

procederam. A experiência mais conhecida de Newton é a do prisma onde passou um feixe de luz branca e as cores se dividiram como em um arco-íris o que ele concluiu que a luz branca é a união de todas as cores.

Dois anos mais tarde, ele assume a vaga de professor catedrático de matemática, e um ano depois , é leito para o Royal Society, um importante grupo no qual fazia parte os maiores cientista ou estudiosos da época, no qual ele apresenta suas teorias e experiências em relação a ótica e lança com isso um opúsculo “Nova teoria da luza e da cor”. No ano de 1675 apresentou um outro trabalho neste mesmo campo da física, que tratava das propriedades da luz, e explicação das cores por laminas delgadas, e a medição dos anéis coloridos, conhecidos como anéis de newton.

Mais tarde em 1686 ele se dedicou a escrever a sua principal obra, no ramo matemático, “Princípios matemáticos da filosofia natural”. Newton tinha um espetacular conhecimento no ramo da matemática, mas ela era um objeto secundário de estudo, pois a mecânica celeste vinha primeiro , ele apenas contribuía para matemática quando os métodos existentes nao ajudavam ele achar os resultados necessários em física. Os seus poucos trabalhos em matemática ajudaram a abrir novas portas para álgebra.

Newton foi membro do parlamento de 1687 a 1690, onde permaneceu ate a dissolução do mesmo, voltando agora estudar matemática. No ano de 1696 muda-se para Londres pelo fato de uma depressão nervosa fez com que se se afasta- se da ciência e assumia-se a inspetoria da casa de moedas. Cinco anos mais tarde ,a é reeleito deputado e nesse mesmo ano apresenta ao Royal Society, se único trabalho em química no qual se trata sobre as temperaturas de ebulição, fusão e a lei de resfriamento por condução. Dois anos depois é eleito o presidente da Royal Society onde permanece ate sua morte.

Em 1705 disputa com Leibniz, sobre o calculo diferencial onde ficou comprovado que as pesquisas de Newton foram primeiras. Dois anos depois ele escreveu o livro “aritmética universal”, onde exprime formulas matemáticas a lei da gravitação e suas aplicações, e os fundamentos do calculo infinitesimal.

Os seus últimos anos de vida foram gloriosos na Inglaterra apesar de passar por diversos problemas renais, ele ocupou-se a complexos estudos teológicos, não terminados devidos sua morte, no dia 31 de março de 1727.

Biografia: Aristoteles

Aristoteles foi um filosofos, chamado por Augusto Canto como o eterno principe dos verdadeiros filosofos, e pelos arabes como sendo o preceptor da inteligencia humana. Ele nasceu no ano de 384 a.c em Estagira, na macedonia, situada atualmente no nordeste da grecia, era filho de Festias e Nicomo, medico e cientista amigo do rei Amintas II. Um interessante fato, é a quebra de costume feito pelo seu pai, foi o de dar outro nome a ele, sem ser o de seu avo, como era de tradição naquela época.

Aristóteles tinha duas irmãs no qual no ano de 373 a.c quando tinha 11 anos de idade ficou órfão e foi morar como uma de suas irmãs, chamada armmesta na cidade de Misia, sendo o seu tutor ou encarregado de lhe ensinar o seu cunhado proxenes. Durante toda a sua infância ele viveu atrás das pilhas de livros, era um menino muito, esforçado e inteligente, devido ter uma curiosidade de nascença vinda de seu pai o seu desejo de aprender coisas novas era tão grande que suas buscas eram intermináveis.

Com apenas 17 anos de idade, cumprindo o desejo de seu pai, ele foi estudar na academia de Platão, uma das escolas mais respeitadas da época que disputava a preferência dos jovens, com a escola de Isocrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e a de Platão com preferência à ciência,com fundamento da realidade. Aristóteles era um aluno excepcional e muito inteligente, e com uma sabedoria enorme para tão pouca idade, esta vinda devido uma infância inteira atrás de uma pilha de livros. Platão afirmou que ele era o seu melhor, onde Aristóteles permaneceu junto a seu mestre por aproximadamente, 20 anos quando Platão morreu no ano de 374 a.c ,tendo assumido seu lugar na sua academia o seu sobrinho no qual Aristóteles não admitiu.

Aos 37 anos, ele vai para Assos, onde fez suas primeiras pesquisas de historia natural, e logo em seguida foi para lesbos onde permaneceu por cinco anos, trabalhando em suas obras no campo da biologia. Neste mesmo período ele se casou com Pithias que frequentava também na mesma época que Aristóteles a

escola de Platão, era filha de Hermeias, rei de Asos, neste casamento tiveram uma filha a onde foi dado o nome da mãe Pithias, porem seu casamento durou pouco, ficando viúvo poucos anos depois do nascimento de sua filha.

Apos a morte de sua mulher, Aristóteles decide voltar para sua terra natal, r tomar conta das terras herdadas, ali se casa novamente agora com herpilia o qual tem um filho chamado de Nicomaco.Em 343 a.c Felipe II rei da macedônia ele para morar em sua residência e ser o tutor de seu filho Alexandre(vindo a ser reconhecido como Alexandre o grande ),que tinha 13 anos de idade onde o ensinou por 7 anos , quando ele assumiu o trono.

Um ano após Alexandre “o grande” assumir o trono de seu pais, Aristóteles dirige-se para Atenas, onde funda sua própria escola o polo Lyceum, que privilegiava as ciências naturais , filosofia, metafisica, logica, ética, politica, retorcia,poesia,biologia, medicina e metodologia cientifica. Suas ideias tinham todo um conhecimento da época, menos a matemática de forma correta, pois, exatas não era seus forte. Boa parte de suas obras foram perdidas, quer dizer apenas as obras relacionadas ao publico classificadas como “exotéricas” perderam-se totalmente, sobrando apenas os esotéricas ou seja aquelas escritas de forma técnica , cientifica. Suas ideias foram bem aceitas pela igreja, pois iam de encontro aos seus ideais, por isso foram difíceis de mudarem o pensamento da humanidade em alguns aspectos e quebras as teorias cientificas feita por ele que estavam erradas, principalmente no ramo da física, onde seu maior triunfo nessa área foi o de dar o nome a ela. Sua escola durou aproximadamente 12 anos, ele tinha ajuda de Teofrasto, um discípulo que o ajudava a dar aula.

A sua escola durou apenas esse determinado tempo devido o fato, após a morte de Alexandre, ele foi acusado de pré-macedonio embora não tivesse qualquer simpatia pelo regime politico, da macedônia, com isso foi obrigo a fechar as portas de sua escola e deixar Atenas e ir para Cálcis na ilha de Eubeia, onde se se instala em uma casa que foi se sua mãe, no qual reprojetou a inteira. Um ano após estar em Eubeia, com 62 anos de idade ele morreu não se sabe como, hipóteses levam a bebida, como talvez sendo a possível causadora, no qual era muito fã.

Leis e teorias

Johan Friedrich Gauss

Progressão aritmética:

Foi sua primeira teoria onde ele, pois em pratica aos dez anos quando diretor da atual escola pediu aos alunos que somassem os números inteiros de um a cem, ao

mal termino da citação do enunciado Gauss já havia feito o exercício por raciocínio de progressão aritmética. Ela é uma sequencia numérica em que cada termo , a partir do anterior é igual a sua soma, tendo uma constante fixa esta sendo uma razão sendo dada pela formula “an=a1+(n-1)*R, onde “n” é o termo a ser achado e “R” é a razão. Temos vários tipos de progressão aritmética, podendo ela serem constante que aquela onde todos os termos são iguais, tem-se a crescente onde o termo que procede é maior que anterior , a decrescente é o contrario da crescente onde o numero que procede é menor que o anterior, e por ultimo temos a de segunda ordem onde é uma sequencia de números em que as diferença entre seus termos seguem uma progressão aritmética. Alguns exemplos de uma PA(progressão

aritmética): 1,4,7,10,13 razão igual a 3.

,

esta é uma progressão aritmética em que cada termo tem

1,3,7,13,21

,progressão

de segunda ordem.

Temos em uma progressão aritmética a soma dos seus termos, que tem como base um intervalo fechado, que vai de um determinado numero a outro tendo como formula: Sn=n(a1+na)/2.

Congruências:

Congruência é a harmonia entra duas coisas sendo congruência de primeiro grau , segundo Gauss fala que se um numero “M” divide a diferença entre (a-b) ou (b-a) , não tendo nada como resto, então a e b são congruentes de modulo m, portanto, a=b(modulo m).Onde m é o modulo de congruência, b é o resto de “a modulo m”, e inversamente o a fica como resto de b modulo de m. Mas se a diferença (a-b) for divisível por m, então a e b são incógnitas, e ambos são o resto de um e do outro.

Congruência do segundo grau:

Essa congruência tem uma importância, onde um numero primo “p” e “a” um numero inteiro qualquer divisível por p , então temos: a^(p-1)=modulo m

Portanto, as leis de congruência são leis que tem um modulo semelhante que divide

a diferença entre dois números, tendo esta divisão um resto ou não, este podendo ser caracterizado como resto dos números ou de modulo.

Teoria da reciprocidade

Esta lei designa o teorema que relaciona a possibilidade de serem solucionadas duas congruências do segundo grau relacionadas.

X²=p(mod q)

onde “p e q” são números primos

Y²=q(mod p)

Onde se nenhum dos números primos p ou q pertencerem a progressão aritmética 4K+1, então uma das congruências tem solução e a outra não. Agora se alguma delas pertencerem a 4k+1, as duas têm solução, ou nenhuma.

Exemplo da situação acima: (p/q)*(q/p)=(-1)*((p-1)*(q-1))/4

Tendo que se alguns dos primos p ou q é congruente com modulo 1 ou 4 é impar igual a 1 agora se for , congruente com modulo 3 e 4 é -1.

Divisão do Circulo:

Nesta lei ,Gauss usa a teoria da congruência do segundo grau, onde p é um numero primo e n um numero natural. A relação de semelhança entre esta divisão, com a equação binominal xn=1 da a solução para divisão do circulo e da construção do polígono de 17 lados ,este apenas podendo ser desenhado se o polígono, ter o n lados como um numero primo da forma n=2^2^k+1.

Distribuição normal:

A distribuição normal é uma das mais importantes distribuições da estatística,

conhecida também como Distribuição de Gauss, Além de descrever uma série de fenômenos físicos e financeiros, possui grande uso na estatística inferencial. É inteiramente descrita por seus parâmetros de média e desvio padrão, ou seja,

conhecendo-se estes se consegue determinar qualquer probabilidade em uma distribuição normal atraves da formula: F(x)=(1/(2*pi)^(1/2))*e^(-x²/2)

Se X e Y são variáveis aleatórias independentes que seguem distribuição normal,

então a soma U = X + Y, a diferença V = X - Y ou qualquer combinação linear W = a

X + b Y também são variáveis aleatórias com distribuição normal.É fácil construir

exemplos de distribuições normais X e Y dependentes (mesmo com correlação zero) cuja soma X + Y não é normal. Por exemplo, seja X uma distribuição normal padrão (média 0 e variância 1), então fixando-se um número real positivo a, seja Y a definida como X sempre que |X| < a e -X sempre que |X| ≥ a. Obviamente, Y a também é uma

normal e X + Y a é uma variável aleatória que nunca pode assumir valores de módulo acima de 2 a (ou seja, não é normal). Quando a é muito pequeno, X e Y são praticamente opostas, e sua correlação é próxima de -1. Quando a é muito grande,

X e Y são praticamente idênticas, e sua correlação é próxima de 1. Como a

correlação entre X e Y a varia continuamente com a, existe um valor de a para o qual

a correlação é zero.

Lei de gauss:

Na física, lei de Gauss é a lei que estabelece a relação entre o fluxo elétrico que passa através de uma superfície fechada e a quantidade de carga elétrica que existe dentro do volume limitado por esta superfície. A lei de Gauss é uma das quatro Equações de Maxwell e foi elaborada por Carl Friedrich Gauss no século XIX e dada pela formula: E*DT=(q*r)/(e0).Onde: E é o campo elétrico;DTé a superfície;Q*r é a carga envolta por DT; volumétrica;e0 é a permissividade do vácuo

Isaac Newton

Binomio de Newton:

Binómio de Newton é uma formula que permite escrever na forma canônica o polinómio correspondente à potência de um binómio, mas ele apenas estudou a as regras que valem para (a+b)^n, onde expoente n é fracionário ou inteiro negativo, o que leva ao estudo de séries infinitas. Ele é dado pela formula:

(x+y)^n=(n/k)*x^(n-k)+y^(k), onde x e y elevado ao numero ‘n’ , é igual a x levado a “n-k” mais y elavado a ‘k’, exemplo:

N=1, e k=0, tem-se (x+y)^(0)=(1/0)*x^(1)+y^(0)

Lei da gravitação: A lei da gravitação universal descreve a lei da gravitação universal, onde Newton viu uma maçã cair de uma árvore e compreendeu que a mesma força que fez a maça cair os corpos fixos na terra.Com isso conseguiu elaborar essa teoria que diz que todos os corpos que possuíam massa sofreriam atração entre si ou seja dois objetos quaisquer se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que depende das massas desses objetos e da distância que há entre eles, tendo essa distancia fundamental para atração onde se aumentar a distancia ,a atração cai o dobro, a lei da gravitação é dada pela formula:

F=G*(m1*m2)/r². Onde G(6,67*10 é uma constante gravitacional, m1 e m2 são as massa dos corpos e r² é a distancia entre eles.

Leis de newton:

I lei de Newton: diz que todo Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele. Está lei é conhecida como principio da inercia onde um objeto que ficar como esta, a não ser se uma força se imponha sobre ele.

II de Newton: trata-se da mudança de movimento que é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida, ou seja a força resultante em uma partícula é igual a razão do tempo de mudança do seu momento linear em um sistema de referência inercial.Ela é dada pela equação:

F=m*a .Sendo a= aceleração do corpo em relação ao espaço dado pela formula a=v/t(onde v é a velocidade e t o espaço) e o m= a massa do corpo.

III lei de Newton: Mostra que toda ação há sempre uma reação oposta e sentido e intensidade iguais, ou seja, diz que a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo.Se um corpo A qualquer exercer uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exercera uma força de mesma magnitude no corpo A ,pois ambas as forças possuiram mesma direção,

contudo os sentidos serao contrários, devido a relação entre dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas. Como exemplo os esquiadores fazem no outro são iguais em magnitude, mas agem em sentidos opostos e em corpos diferentes.

Calculo diferencial: Ele foi desenvolvido por newton e Leibniz,é também chamado de cálculo infinitesimal é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da algebra e da geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas como uma inclinação de uma reta e a acumulação de quantidades exemplo áreas debaixo de uma curva ou o volume de um sólido. Onde há movimento ou crescimento ,onde forças variáveis agem produzindo aceleração. O calculo tem como base técnicas para a manipulação de certos limites este sendo valores de uma função em um certo ponto em termos dos valores de pontos próximos.Dentro dessa teoria estuda-se a definição, propriedade e aplicações da derivada ou deslocamento de um gráfico onde uma derivada é um operador linear, o qual forma uma nova função a partir da função original, em que cada ponto da nova função é o deslocamento da função esta sendo uma função do primeiro grau dado por ‘y=ax+b’. Onde a é descoberto por a=y2-y1/x2-x1 estes sendo pontos do grafico.

Dentro do calculo diferencial tem tambem o calculo integral que estuda as propriedades, e aplicações de dois conceitos as integrais indefinidas e as integrais definidas ou seja estuda dois operadores lineares relacionados.o calculo diferencial tem como teorema fundamental a seguinte formula:f(x)=f(b)-f(a) onde diz que uma funçao “f” é continua bo intervalo de (a,b).

Aristoteles:

Ele defende a existência de um único mundo, este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós.

Logica: Para ele a Lógica é um instrumento para usar nas ciências e para o conhecimento, e baseia-se na dedução e no raciocínio formalmente estruturado para que haja conclusão nescessaria.

Fisica: parte do movimento, tendo análises dos conceitos de crescimento, alteração e mudança onde a teoria do ato e potência, com implicações são os fundamentos do

sistema. No qual o ato e potência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria se forma com a ausência de movimento, e foi ele quem deu esse nome a esta ciencia.

Psicologia: É a teoria que se baseia nos conceitos de alma e intelecto. No qual alma

é a forma primordial de um corpo que possui vida em potência, sendo a essência do

corpo. Já o intelecto, não tem uma relação específica com o corpo, sua atividade vai além dele. O organismo, uma vez desenvolvido, recebe a forma que lhe possibilitará perfeição maior, fazendo com que passe suas potências a ato, ela é que faz com que nascemos, crescemos e nos reproduzimos.

Biologia: É a ciência da vidatem relçao com a física, pois ela está dentro da relação entre ato e potência, ele foi quem fez a primeira divisão do reino animal e é o pai da teoria da abiogênese, que durou até séculos mais recentes,que segundo um ser nascia de um germe da vida, sem que um outro ser precisasse gerá-lo ,exceto os humanos.

Metafisica :É a ciência que se ocupa com realidades que estão além das realidades físicas que possuem fácil e imediata apreensão sensorial onde matéria e forma,

substância e acidente possuem especial importância na metafísica.onde materia é aquilo do qual é feita alguma coisa, forma é a coisa em si,substancia é algo no qual aquilo não pode ser o que é; é o que dá identidade a um ser e por ultimo o acidente

é algo que vai diferancia-la mas nao vai deixar de caracterizar como ela é.

Etica : A ética é a ciência das condutas, ações repetidas, ou hábitos que constituem as virtudes e os vícios. Seu objetivo é garantir ou possibilitar a conquista da felicidade.

Analise de uma função.

Analise de uma função matemática do físico

Função da força gravitacional entre dois corpos=

G(constante de gravitação)= m1(massa do primeiro corpo) m2(massa do segundo corpo) r(distancia entre os corpos)

G*(m1*m2)/r^(2)

6,67*10^(-11)

Usando a função acima, achar a força de atração entre o sol e cada um dos planeta.

G(constante de gravitação)=

6,67E-11

Distancia em relação ao

Massa do

Força de

Planeta

Massa

sol

sol

atração

Mercúrio

3,3E+23

57900000000

1,99E+30

1,30658E+22

Vênus

4,87E+24

1,08E+11

1,99E+30

5,54192E+22

Terra

5,97E+24

1,5E+11

1,99E+30

3,52185E+22

Marte

6,42E+23

2,28E+11

1,99E+30

1,63925E+21

Júpiter

1,9E+27

7,78E+11

1,99E+30

4,16652E+23

Saturno

5,69E+26

1,43E+12

1,99E+30

3,69334E+22

Urano

8,66E+25

2,88E+12

1,99E+30

1,38584E+21

Netuno

1,03E+26

4,5E+12

1,99E+30

6,75136E+20

Plutão

1,5E+22

5,92E+12

1,99E+30

5,68103E+16

IMPACTOS DAS TEORIAS

As teorias Gauss em sua época não gerou muita aceitação, pelo contrario foi muito criticado pelos seus trabalhos relacionados à astronomia, e a física elétrica, como a teoria eletromagnética e com a invenção do telégrafo, movimento dos corpos celestes. Mas apesar da critica gerou grandes impactos, pois conseguiu provar maior parte das suas teorias através de seus cálculos e experiências onde toda população puderam observar tal fato, um exemplo foi a rota de um cometa que passou perto do sol ,no qual ele descobriu a rota deste cometa centímetro por centímetro. Ele redefiniu varias questões de Aristóteles, como modelo de universo e

a lei das esferas e espirais de Gemelli. Geraram também contribuições e impactos

sobre a álgebra, geometria diferencial, teoria das probabilidades e teoria dos números que são utilizadas ate hoje e ensinadas na escola. Sua criatividade concebeu a geometria não euclidiana, mais tarde desenvolvida pelo discípulo Riemann e que, sem dúvida, serviu de base tanto para a teoria da relatividade, trabalhada por Einstein,no mundo atual quanto para a teoria atômica do século XX.O século XIX e XX foi enriquecido pelos trabalhos geniais de Gauss no qual sucessivamente ajudou varios cientistas, apartir de suas ideias como einstein ,a descobrir novas teorias.

Já Aristóteles vem a influenciar na sua época o comportamento e pensamento das

pessoas, neste sentido os indivíduos são propensos, a partir de um conceito a fazer

e desejar o que é justo. O pensamento de Aristóteles influenciou também a forma de

funcionamento da sociedade de sua época, sendo que seu pensamento era inclusive levado em consideração para os comportamentos das pessoas daquela época, como exemplo seus conceitos dado para ética que se trata de uma política, ou melhor, como uma parte ou capitulo da política que anteceda a própria política.

A influência em sua época aconteceu na medida em que, o seu pensamento

dominou de forma absoluta a Idade Média ocidental, onde relacionou uma das contribuições do filósofo quanto à Física, que naturalmente, é uma física filosófica, muito distinta do que se chama física na Idade Moderna, mas afinal a Física tinha sido a de Aristóteles, até Copérnico e Galileu, tinha sido a de Aristóteles substancialmente, com o grau incrível de vigência, muito mais que milenária.

Para elucidar se faz importante relatar que o impacto de sua filosofia a cerca da justiça vem a influenciar diretamente no processo de formação moral e intelectual daqueles que vão atuar na área de direito atualmente, sendo assim contribui com a atuação jurisdicional nesta constituição vigente. Ele proporcionou um novo pensamento sobre ética política e religião, fez com que o homem passasse não apenas a questionar de onde veio e o porquê das coisas, mas tivesse condições de entender e questionar sua moral e ética e, principalmente a questionar a sociedade de uma forma geral, e atualmente sua teoria continua a influenciar o pensamento contemporâneo ocidental, mas apenas na área filosófica, pois como não era muito bom na área de exatas, seus pensamentos não foram valiosos nessa área Isaac Newton foi um cientista inglês, ficou mais reconhecido por seu trabalho como físico e matemático, mesmo que tenha tido também trabalhado como astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Foi com a obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural), que o cientista enunciou a lei da gravitação universal, generalizando e ampliando as constatações de Kepler, e resumindo suas descobertas, principalmente o cálculo. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica, sendo considerada por muitos a obra mais impactante de toda a História da ciência. Muitas ideias de Newton, tais como; A lei da gravitação, a decomposição da luz solar no espectro e os anéis coloridos das lâminas delgadas, foram alguns anos depois, influentes para toda a Ciência. As consequências dessas descobertas se estenderam por todo o campo científico, servindo como chave para abrir a porta para ciência moderna. Ao firmar o princípio da gravitação universal, Newton eliminou a dependência da ação divina que estava fortemente presente em sua época, influenciando profundamente o novo pensamento filosófico do século XVIII, isso o fez com que ele fosse considerado por muitos o fundador da mecânica clássica.

No campo astrônomo a obra de Newton também foi influente, logo depois de sua publicação, as suas ideias e as suas técnicas difundiram-se rapidamente e começaram a ser usadas na solução de diversos problemas da astronomia. Sucesso após sucesso, a comunidade científica dos sécs. XVIII e XIX ficou rendida à gravitação Newtoniana, até que o impacto da obra de Newton estendeu-se muito

para além da astronomia, a todas as áreas da física, e deu origem a uma atitude otimista em relação à capacidade humana de, através da matemática, entender o Universo, que funcionaria de acordo com leis deterministas expressas por equações diferenciais como as que Newton escreveu para o sistema solar, como um gigantesco mecanismo de relógio cujas engrenagens eram leis físicas quantitativas simples. Depois de Newton, a partir do final do séc. XVII toda a comunidade científica abraçou a nova forma de fazer ciência, assente em observar a natureza e descrevê-la com equações.

Newton influenciou também o astrônomo inglês Halley. Que em 1705, usou a lei da gravitação para achar as órbitas de cometas, às quais as leis de Kepler não fazem referência, mas que têm que corresponder também a soluções do problema de dois corpos, uma vez que a lei de gravitação de Newton se aplica a todos os corpos. Analisando essas soluções, Halley identificou os cometas observados em 1531, 1607 e 1682 como pontos de uma mesma órbita elíptica de grande excentricidade em torno do Sol, ligeiramente perturbada pela presença dos outros planetas, e que passa próximo da Terra de 76 em 76 anos. Com base neste cálculo, Halley previu que o cometa voltaria a passar próximo da Terra em 1758. O cometa que foi batizado com o seu nome apareceu de fato no céu. Nessa época os cometas, tinham aparição perturbativa para regularidade da ordem celeste, eram vistos como mensageiros dos deuses e prenúncio de grandes eventos, já se pode imaginar o impacto que ocorreu, afinal era mais uma manifestação que pode ser comandada por uma equação, que teve a contribuição do físico.

As descobertas de Newton foram tanto impactantes quanto influentes, em sua época e também para épocas após Newton. Seus pensamentos revelavam e explicavam os fenômenos da natureza, eliminando a forma de tratar tudo como acontecimento divino, como se fosse uma simples mensagem dos deuses, trazendo então, uma nova maneira de pensar. Foi com base nas ideias de Newton, que outros cientistas que vieram depois do Físico, fizeram novas descobertas, desenvolvendo cada vez mais, o que se entende por ciência hoje.

A importância para a nossa formação e a interdisciplinaridade presente nesse trabalho.

Os estudos que foram feitos para a realização desse trabalho, se tornaram de grande importância, pois com eles foram tomados conhecimentos não apenas dos pensamentos e contribuições dos personagens escolhidos para serem examinados, mas também os caminhos que os mesmos tiveram que trilhar para que fossem realizadas às suas conclusões, compreendendo com mais detalhes o passado e o desenvolvimento do conhecimento humano. Dessa maneira, é evitado o costume simplista que temos, de apenas estudar e decorar as fórmulas e suas aplicações, deixadas por protagonistas da evolução racional humana, como os que foram pesquisados, além de entender mais sobre o desenvolvimento do novo estilo de julgar as coisas que acontecem no dia-a-dia da humanidade.

Investigar o que aconteceu na história vívida por esses personagens é bastante considerável, pois por meio dela, aprendemos como as suas teorias funcionam na prática e o porquê que foram tomadas essas conclusões. Através do exame do passado destes estudiosos, passamos a analisar de maneira bem mais particularizada, cada passo que teve de ser dado para que fossem feitas tais conclusões, observando todos os procedimentos que tiveram de ser tomados por estes intelectuais, e em alguns casos, os experimentos e observações que tiveram que ser feitos por estudiosos antecedentes a eles, para que finalmente fossem concretizadas as suas ideias. Só após muitas tentativas foi possível, que surgisse uma nova forma de entender tudo aquilo que acontece na natureza, eliminando a maneira religiosa de atribuir todos os fenômenos naturais decorrentes da vontade de Deus, e também mostrar como é possível controlar esses fenômenos por meios de cálculos e de fórmulas matemáticas desenvolvidas pelo homem, com novos conceitos e aplicações, que até então, eram desconhecidas pela humanidade e depois puderam ser passadas a serem usadas em benefícios dela. Muitas dessas descobertas fizeram com que o homem pudesse tirar proveito nos dias atuais, o que torna mais importante ainda ter sabedoria sobre os dados que nos foram revelados por este trabalho.

A inteligência dos homens vem se desenvolvendo cada vez mais, isso se deve ao trabalho de todos aqueles que buscaram respostas para as perguntas que ainda

estavam sem soluções. Com o pouco de contribuição que cada um deixou, foi possível que o próximo desse continuidade aos pensamentos daqueles que o antecederam, por isso não podemos dizer que qualquer coisa da ciência foi criada por uma só pessoa, pois cada um deixou um ensinamento, que posteriormente foi aperfeiçoado por um próximo pesquisador. Como o próprio Newton disse “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.

Quando passamos a analisar a história do desenvolvimento humano, tanto matemático como científico, nos é permitido entender que é necessário conhecer e analisar pensamentos de outros para aprimorar ou desenvolver os nossos próprios pensamentos, a própria humanidade evoluiu por causa disso, os trabalhos realizados por um pesquisador acabaram ajudando a outros pesquisadores, permitindo que as teorias que foram criadas, se desenvolvessem cada vez mais conforme o tempo havia passado.

Um exemplo que nos revela de forma bem clara, como os ensinamentos deixados por outros acabaram ajudando no desenvolvimento do trabalho de um pesquisador, foi a teoria da gravitação universal do cientista inglês Isaac Newton, o físico teve como base para a elaboração do seu trabalho a consistência dos pensamentos do matemático alemão Johannes Kepler, que por sua vez através dos conhecimentos da matemática que possuía, soube explorar bem as observações detalhadas sobre os comportamentos dos corpos celestes no espaço, como as fases da lua e muitas outras analises referentes ao que ocorria fora da Terra, que foram anotadas pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, de quem Kepler foi assistente e devido a isso teve acesso ao seus dados. Nesse exemplo temos uma amostra de interdisciplinaridade presente no desenvolvimento de uma teoria, que nos mostra como os conhecimentos de outros, mesmo que de campos de atuações distintos aos nossos, podem ter um ponto em comum que os une aos nossos próprios pensamentos, por conseguinte, nos ajudará a aperfeiçoar nossas ideias. A teoria de Newton apenas se concretizou devido aos conhecimentos da astronomia que foram mais bem explorados por um matemático e aos conhecimentos da matemática que ajudaram a um físico a desenvolver uma teoria que foi e vem sendo aprimorada por outros estudiosos ao longo do tempo, se tornando um trabalho que é considerado por muitos revolucionário e o mais importante do físico Newton, sendo

relevantemente fundamental para a ciência que está presente no nosso mundo nos dias de hoje.

Essa interdisciplinaridade também está presente em nossa formação, e a elaboração desse trabalho, também nos ajuda a perceber a sua presença. Da mesma maneira que aconteceu com o desenvolvimento das teorias feitas por contribuintes, que praticamente inventaram uma nova forma de fazer ciência e uma nova forma de fazer matemática entendida hoje pela humanidade. Através da atenção que damos a idealizações e conhecimentos de outras pessoas, se torna possível o crescimento da nossa própria maneira de raciocinar, por mais que sejam fora do nosso campo de atuação, é possível retirar algum proveito deles. O mesmo acontece com nossa formação, um pouco de conhecimento que aprendemos em alguma disciplina, por consequência, nos ajudará nos estudos de outra disciplina.

Assim como acontece com as idealizações de grandes pensadores, deve acontecer com nossos pensamentos. Para que uma ideia deixe sua forma simples e construa raízes que a transformam mais abrangente, é necessário que ela passe por um momento de constantes estudos sobre o que os outros deixam de ensinamento para nós, todo e qualquer trabalho só pode ser feito através da colaboração de idealizações que estão interligadas entre si por alguma determinada dimensão em comum. O mesmo que aconteceu com a teoria de Newton, a qual apenas ganhou forma devido à contribuição por mais que de maneira indireta de outros que também buscaram desenvolver a forma de pensar do ser humano e avaliar os acontecimentos do dia-a-dia da humanidade, também ocorreu com qualquer outra teoria. O ponto vago de um pensamento serve como referência para que outro desenvolva o procedimento adequado para que tal pensamento se concretize cada vez mais.

Resumindo, esse trabalho ganhou relevância ao nos mostrar seguindo nossos estudos, como foi o desenvolvimento das idealizações dos pensadores escolhidos para serem pesquisados, nos ajudando a compreender como se originaram descobertas do passado que estão sendo favoráveis para o presente. Através das pesquisas feitas, percebemos que se torna importante se aperfeiçoar em todos os campos de atuações, pois todos os conhecimentos que adquirimos em uma

disciplina nos ajudarão a desenvolver pensamentos mais complexos, ao usufruir conhecimentos de diversas áreas para desenvolvê-los.

Conclusão

Portanto verificou-se que os estudos feitos com a realização deste trabalho,

proporcionou um ganho em conhecimento muito valido e grandioso onde aprendemos mais sobre a vida de cada um dos personagens escolhido para se fazer

a analise, verificamos como eles conseguiram elaborar suas leis e conceitos

científicos e o porque tinha tais ideias. Além do mais este trabalho nos mostrou uma

parte da historia que estava talvez escura em nossas mentes que é a interdisciplinaridade das ideias desenvolvidas pelos personagens onde observamos

e entendemos que uma teoria não surge assim do nada mais vem de outras ideias,

vem sendo modificada cada vez mais ao longo tempo, tendo como base a busca para perfeição, do progresso. Com isso conclui-se que este trabalho, serviu também para abrir portas para novos conhecimentos, pois ele buscou ligações não apenas com os personagens escolhidos mais com outros que estavam em suas voltas.

Bibliografia

Gauss, J. C. F. Acesso em: 08 de Abril de 2012 disponíveis em:

Gauss, J. C. F. Acesso em: 08 de Abril de 2012 disponíveis em:

Gauss, J. C. F. Acesso em: 08 de Abril de 2012 disponíveis em:

Gauss, J. C. F. Acesso em: 08 de Abril de 2012 disponíveis em:

http://www.revistaimpacto.com.br/isaac-newton

Isaac Newton Acesso em 07 de Abril de 2012 disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

Isaac Newton Acesso acesso em 22 de Abril de 2012 disponível em :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Newton

Aristóteles Aceso em 01 de Abril de 2012 disponível em :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles

Aristóteles Aceso em 01 de Abril de 2012 disponível em:

http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/biografia.html