Sei sulla pagina 1di 3

PERGUNTA 1:

O ergonomista, o médico do trabalho, o fisiologista e o psicólogo do trabalho tentam reduzir, nas fábricas, nas oficinas e nos escritórios, sempre que tal se torna necessário, a carga de trabalho dos operadores. A palavra «carga» é sinónimo de fardo. É aquilo que pesa, aquilo que um homem ou um animal devem carregar. A ideia subjacente é que a carga é um grande peso, o esforço inerente a qualquer coisa que se faz.

Clarifique os conceitos de “exigências” e de “carga de trabalho” e a importância do seu conhecimento para o médico do trabalho. Dê exemplos concretos.

PERGUNTA 2:

Quais os 3 níveis de estruturação e análise de uma situação de trabalho e o significado de cada um deles?

PERGUNTA 3:

Tome em atenção o significado de ACTIVIDADE.

TAREFA e

o significado de

a) Qual a diferença entre um e outro termo? O que representam? b) No contexto da Análise Ergonómica do Trabalho (AET), onde reside a necessidade da sua confrontação? A esse propósito aborde a “variabilidade” nos seus diversos elementos.

PERGUNTA 4:

“A análise ergonómica do trabalho pretende ser exaustiva mas não

universal.

a) Indique e explicite as quatro grandes características da análise de

uma situação de trabalho;

b) Partindo do conhecimento de organização estrutural de uma

situação de trabalho, explique como é que a análise das situações de

trabalho é determinante para a prática da medicina do trabalho em

particular no que respeita à definição de protocolos de vigilância

médica de trabalhadores.

PERGUNTA 5:

“A ergonomia preocupa-se menos com o assento ou com o ecrã tomados isoladamente e mais com o conjunto da situação de trabalho”

Fundamente a afirmação partindo das diferentes de correntes, das

tipologias de intervenção ergonómica e dos consequentes objetivos

nesse âmbito.

PERGUNTA 6:

“Para a ergonomia o trabalho é ao mesmo tempo objetivo e objeto:

compreender o trabalho para o transformar” (Guerin et al., 1992)

Comente a afirmação partindo dos conceitos “contexto”, “trabalho” e

“intervenção”.

PERGUNTA 7:

A descrição da atividade de trabalho na perspetiva da Ergonomia e a consequente identificação da exposição aos fatores de risco no tempo torna-se um elemento fundamental para a gestão do risco e para a vigilância da saúde dos trabalhadores.

Comente a afirmação partindo das definições de setores da empresa, ciclo de produção, atividade, subatividade, fator de risco, risco, gestão do risco e vigilância da saúde dos trabalhadores.

PERGUNTA 8:

A análise da situação de trabalho é efetuada através da: Mobilização de conhecimentos sobre o homem, o envolvimento técnico e ambiental e sobre a análise das características do interface “Homem- Trabalho”.

Comente a afirmação considerando a necessidade de complementar a sua resposta com exemplos elucidativos no contexto da intervenção em Ergonomia e Saúde Ocupacional nos locais de trabalho.