Sei sulla pagina 1di 7
CRIATIVIDADE DIGITAL Trabalho individual para avaliação da cadeira Prof. Rodrigo Arena PÓS-GRADUAÇÃO DIGITAL

CRIATIVIDADE DIGITAL

Trabalho individual para avaliação da cadeira Prof. Rodrigo Arena

PÓS-GRADUAÇÃO DIGITAL BUSINESS José Ricardo Pinto de Sousa

a01467002

30 de Dezembro de 2014

Criatividade Digital ÍNDICE PROBLEMA   3 NOME DO PRODUTO 3 SITE 3 TARGET 3

Criatividade Digital

ÍNDICE

PROBLEMA

 

3

NOME DO PRODUTO

3

SITE

3

TARGET

3

APRESENTAÇÃO

4

A

IDEIA

4

DESCRIÇÃO DE CANAIS DE VENDA (site e-commerce/ app)

5

 

DESCRIÇÃO GERAL, “LOOK & FEEL”, CANAIS

5

FUNCIONALIDADES ESPECÍFICAS SITE/APP

5

REFERÊNCIAS ONLINE

6

PROMOÇÃO

DIGITAL

6

 

CANAIS DE PROMOÇÃO ESCOLHIDOS

6

REFERÊNCIAS ONLINE

6

OUTRAS AÇÕES

7

Criatividade Digital PROBLEMA Desenvolver uma estratégia digital para a venda EXCLUSIVAMENTE ONLINE de um produto

Criatividade Digital

PROBLEMA

Desenvolver uma estratégia digital para a venda EXCLUSIVAMENTE ONLINE de um produto tradicional português com as seguintes características:

Produzido e fabricado em Portugal.

Não tenha até o momento uma estratégia de e-commerce própria definida pela marca/fabricante.

NOME DO PRODUTO

CROÇA ou CROSSA

SITE

O nome do site não está ainda definido. Existem algumas hipóteses como:

enterthemagic (enter the magic), desstoplay (dress to play), themysticcover (the mystic cover) …

TARGET

- Homens e Mulheres

- Entre os 25 e 65 anos

- Residentes na Europa

Criatividade Digital APRESENTAÇÃO A Croça ou Crossa é uma capa e sobrecapa de palha, em

Criatividade Digital

APRESENTAÇÃO

A Croça ou Crossa é uma capa e sobrecapa de palha, em técnica de cestaria para proteger da chuva e da neve (a sua função é deixar escorrer a chuva e a neve, impedindo que a humidade passe para a roupa do utilizador, habitualmente um pastor, que passa longos períodos na serra). É uma capa de junco que vai do pescoço até meio da perna, para proteger da chuva.

A croça é natural de Trás-os-Montes. Era

usada pelos pastores pobres nos inícios de

1900 até quase aos dias de hoje. A croça ainda é fabricada e vendida na região de Barroso. É um produto artesanal.

Entrou em desuso há alguns anos porque, agora, os pastores preferem se abrigar com

os novos impermeáveis.

A croça serve agora de vestimenta para

festas populares ou para simples objeto de decoração.

para festas populares ou para simples objeto de decoração. A IDEIA A ideia de utilizar este

A IDEIA

A ideia de utilizar este produto é aproveitar a história perdida de um pouco de

Portugal e dar a conhecer a toda a Europa e depois talvez a todo o Mundo. Para isso, teve que se alterar o conceito “simples” de abrigo e transforma-la numa porta para

um novo mundo virtual e mágico.

Um proprietário de uma capa fica não só com um objeto único, mas também pode passar a fazer parte de uma comunidade “mágica”, onde a capa vai trazer poderes ao seu utilizador.

Sendo a croça um produto, à primeira vista, difícil de ser vendido, teve de ser inserido vários dispositivos eletrónicos (NFC, QR-Codes) que permitissem que o capote passasse para uma nova era e fosse mais apelativa a sua compra. Estes dispositivos ficam operacionais depois do comprador registar a croça no site e depois de descarregar a aplicação.

Quem compra a capa, não compra só o capote mas entra para um mundo virtual mágico que faz com a o proprietário se sinta e viva noutro mundo.

Criatividade Digital DESCRIÇÃO DE CANAIS DE VENDA (SITE E-COMMERCE/ APP) DESCRIÇÃO GERAL, “LOOK & FEEL”,

Criatividade Digital

DESCRIÇÃO DE CANAIS DE VENDA (SITE E-COMMERCE/ APP)

DESCRIÇÃO GERAL, “LOOK & FEEL”, CANAIS

A croça é vendida online. O site é, aparentemente, um site simples de compras online. Tem uma parte que fala da história da croça, como era usada, por quem, com vídeos e fotografias antigas e modernas. Tem uma parte de testemunhos antigos de pessoas proprietárias dos capotes a fim de enriquecer a história. Na zona de compra propriamente dita, o utilizador pode, além de comprar um capote à medida, comprar outros acessórios como calças, chapéu, cajado e mini croças.

FUNCIONALIDADES ESPECÍFICAS SITE/APP

Depois de o proprietário fazer o registo no site e inserir o código da croça, é convidado a fazer o download da app. Com a ativação da aplicação, o mundo do proprietário muda. O site transforma-se. Deixa de ser um site simples e histórico e passa a ser um site místico e fantasioso. Aparece um feiticeiro que vai explicar ao utilizador como escolher a sua personagem, que poderes tem, como ganhar mais poderes, etc.

Ao fazer a configuração do avatar no site , o utilizador pode, com a aplicação descarregada e através de realidade aumentada, ver-se na personagem. Assim a capa passa a ser de ferro, fogo, invisível ou outra, consoante a personagem que escolheu. Quantos mais acessórios tiver (calças, chapéu, cajado, mini croça) mais real a sua personagem parece e mais poderes terá.

mais real a sua personagem parece e mais poderes terá. Todas as capas tem um recetor

Todas as capas tem um recetor de GPS, o que faz com que as personagens saibam onde estão os seus adversários (georeferenciação). Isto é visível no site do jogo ou,

Criatividade Digital se o proprietário for dono de um mini croça, esta avisa quando um

Criatividade Digital

se o proprietário for dono de um mini croça, esta avisa quando um adversário se aproximar (um dos poderes da mini croça).

Como a capa tem inseridos NFC’s, com a aplicação tem uma outra funcionalidade que é: à medida que vai passando o dispositivo móvel pelas partes da do capote, vai mostrando a armadura/ poderes virtual (ais).

Um adversário para ficar com os poderes de outro, tem de utilizar a aplicação mobile. A aplicação tem uma função de atacar/ lançar feitiço. Quando essa função é ativada, é reconhecida a personagem adversária e, os seus poderes são transferidos para o atacante.

REFERÊNCIAS ONLINE

Magic: The gathering http://magic.wizards.com/

PROMOÇÃO DIGITAL

CANAIS DE PROMOÇÃO ESCOLHIDOS

Além do site, a Croça vai ter a participação nas principais redes sociais, como o Facebook , Youtube , Twitter e Pinterest . Os participantes do jogo podem descrever ou mostrar as suas aventuras e conquistas uns com os outros.

Será feita várias campanhas de AdWords e AdS ense para que o capote tenha uma forte presença em muitos sites internacionais.

Pretende-se também que diferentes jornais e revistas falem do renascimento de uma arte/ produto quase perdido português e de como a tecnologia pode ser associada ao artesanato clássico.

Além destes canais, fazer parcerias com portais e comunidades de jogos online, onde, através de homepage takeovers , os utilizadores fiquem com uma ideia do que possa vir a acontecer se comprarem uma croça. Feiticeiros começam a tomar conta do site, lançando feitiços ao utilizador, obrigando-o a comprar uma croça.

REFERÊNCIAS ONLINE

Realidade Aumentada

Criatividade Digital NFC https://www.youtube.com/watch?v=c6ATOgEcR1U Takeovers

Criatividade Digital

NFC

Takeovers

OUTRAS AÇÕES

No site do jogo e na aplicação mobile, serão anunciadas reuniões/ encontros ( gathering s). Com estes encontros, pretende-se dar a conhecer zonas rurais mais esquecidas. Estes encontros irão começar em Portugal, mas pretende-se que, com o sucesso, se expandam para outras zonas da Europa, também rurais e também mais esquecidas.

Uma personagem pode apadrinhar uma pessoa. Quem apadrinha, ganha poderes e, o apadrinhado ganha descontos na loja online .

Serão ainda distribuídas t-shirts, bonés e flyers nas principais cidades europeias, com QR-Codes. Quando os dispositivos móveis leem o código, é visto uma apresentação do novo mundo mágico com a indicação do site de venda da croça.

mágico com a indicação do site de venda da croça. Pós-Graduação Digital Business José Ricardo Pinto