Sei sulla pagina 1di 2

Ética e cidadania

Antes mesmo de aprofundar em assuntos sobre relações humanas, faz-se necessária uma breve discussão sobre o assuntos relacionados à ética e cidadania, que deve servir como primeiro passo para uma reflexão.

Todos os dias, nós nos relacionamos com pessoas de diferentes ligares, religiões, etnias, orientação sexual, cultura, etc. as quais devemos respeitar, mas para isso precisamos conhecer conceitos de ética e cidadania.

Ética: A palavra ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou o plural mores)(costumes, de onde se derivou a palavra moral).

Em filosofia ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo- sociedade.

Define-se MORAL como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores. Também conhecido como conjunto de valores, que norteiam o comportamento o indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica, e buscando explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Porém, deve-se deixar claro que etimologicamente éticae moralsão expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é sua tradução para o latim.

Exemplo:

De acordo com os preceitos morais brasileiros, quando alguém entra em uma fila de ônibus, banco ou outro local em seu devido lugar está sendo ético, pois não feriu a moral.

Se esta pessoa fura filaestá sento antiética, pois, fere os preceitos morais brasileiro, que neste caso representam os nossos costumes.

Se alguém estiver falando muito alto em um ambiente que exige concentração estará ferindo a moral desse local, portanto, sendo antiético, nesse caso que embasa o moral são os princípios contidos nesse ambiente.

Muitas empresas, com o objetivo de pautar seus princípios, costumes, valores, ou seja a moral, elaboram os códigos de éticas empresariais, que contém por escrito a conduta empresarial da mesma, a qual todos os colaboradores devem seguir.

Portanto, para que todos adotem uma postura ética, é necessário conhecer o conjunto de valores que norteiam aquele ambiente. Caso o indivíduo não conheça, ele deve procurar alguém que tenha conhecimento sobre o mesmo, para se nortear em sua conduta ética.

Sendo assim, partindo do princípio que o indivíduo possui conduta ética, saberá respeitar as diferenças, conforme mencionado acima.

Cidadania: Ninguém nasce cidadão, mas torna-se pela educação. Porque a educação atualiza a inclinação potencial e natural dos homens à vida comunitária ou social. Cidadania é, nesse sentido, um processo. Processo que começou nos primórdios da humanidade e que se efetiva através do conhecimento e conquista dos direitos humanos, não como algo pronto, acabado; mas, aquilo se constrói.

Assim como na ética, a cidadania é hoje questão fundamental, quer na educação quer na família e entidades, para o aperfeiçoamento de um modo de vida.