Sei sulla pagina 1di 89

Vendo o mundo com os olhos de Gaia.

Viver em harmonia pessoal e universal completa. É esse o propósito da Editora Gaia. Nossos livros celebram a visão de Gaia, a Terra como organismo dinâmico, que pulsa e vive. Assim o catálogo da editora auxilia nossos leitores para o equilíbrio e uma vida natural.

Sempre nos perguntam o significado de Gaia; portanto, antes de apresentarmos nossas publicações, eis uma breve explicação sobre o nome de nossa editora.

Gaia é como os gregos chamavam a deusa Terra. A moderna teoria de Gaia se baseia no trabalho pioneiro dos cientistas James Lovelock e Lynn Margulis: a biosfera como um “superorganismo”, um sistema fisiológico. Segundo essa teoria, a Terra e a mitológica Gaia são reguladas por um processo evolucionário que funciona ao mesmo tempo como a origem e o sustento da vida, mas é impiedoso com as transgressões ambientais.

Em outras palavras, a vida de Gaia e suas espécies são interdependentes. Ao poluirmos nosso planeta, poluímos nós mesmos; ao cuidarmos de nós, cuidamos de nosso planeta. Essa filosofia busca um equilí- brio saudável e dinâmico entre a Terra e os homens, levando em consideração a individualidade, a vida em sociedade e os empreendimentos de todos.

Dessa forma o catálogo da Editora Gaia abrange um universo amplo sobre desenvolvimento humano, educação e meio ambiente, fotografia, gastronomia, magia, saúde, alimentação e esportes.

Boa leitura!

educação e meio ambiente, fotografia, gastronomia, magia, saúde, alimentação e esportes. Boa leitura! Os Editores

Os Editores

SUMÁRIO

5
5

DESENVOLVIMENTO HUMANO

25
25

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

37
37

FOTOGRAFIA

41
41

GASTRONOMIA

53
53

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESPORTES

71 53
71
53

WICCA

85
85

ÍNDICE DE OBRAS E AUTORES

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

6
6

Lançamento

Prelo

DESENVOLVIMENTO HUMANO 6 Lançamento Prelo ISBN 85‑7555‑086‑1 160 páginas 1 a edição A BEM‑AVENTURANÇA DA

ISBN 85‑7555‑086‑1

160 páginas 1 a edição

A BEM‑AVENTURANÇA DA CHAMA INTERIOR

Prática do coração das Seis Yogas de Naropa

Lama ThubTen Yeshe

Os ensinamentos de um ser extraordinário é a impressão que fica após a leitura das reflexões de Lama Thubten Yeshe sobre as Seis Yogas de Naropa, conjunto de práticas tântricas do Yoga Tântra Superior. Apesar de sua grande erudição, é com simplicidade e sabedoria que este Lama tibetano fala da bem-aventurança da chama interior, uma das práticas mais avançadas da meditação tântrica.

Enfatizando a necessidade de a prática sobrepor-se à teoria, a obra oferece instruções detalhadas sobre as várias fases da meditação da chama interior e revela-se um verdadeiro manual para aqueles interessados em se engajar em um aprendizado sério e prolongado. Orientação que não precisa se transformar numa via dolorosa de autoconhecimento, pois, como Lama Yeshe afirma, ainda que ache difícil conseguir resultados com outras medita- ções, esta prática vai convencê-lo do contrário, porque rapidamente perceberá um sensível progresso e, satisfeito, logo estará se perguntando: mas do que mais eu preciso?

A ESSÊNCIA DO SUTRA DO CORAÇÃO

sua sanTidade o daLai Lama

Nesta obra, o Dalai Lama desvenda magistralmente o Sutra do coração, que há mais de 2 mil anos tem feito parte do cotidiano de milhões de budistas. Sem dever nada à concisão e aliando seções pontuais a capítulos de conteúdo abrangente, a obra mantém um estilo que só beneficia a leitura de seus ensinamentos. Com isso o leitor abre-se à libertação do sofrimento e o viver em verdadeira compaixão.

Tomando por base palestras ministradas a milhares de ouvintes em 2001, o conteúdo é a visão geral, abrangente e acessível de Sua Santidade sobre a Filosofia Budista. Valendo-se das contribuições adicionais do erudito e tradutor Thupten Jinpa, o livro faz uma apresentação autorizada de um texto seminal para a herança religiosa do mundo.

A SABEDORIA DA MENOPAUSA

Criando saúde física e emocional, curando‑se durante a mudança

ChrisTiane norThrup

Ao longo da história da humanidade, muitas mulheres morriam antes de chegar à menopausa. Hoje, porém, elas podem viver de trinta a quarenta anos além da meno- pausa. Muitas das histórias que aparecem neste livro são a combinação de diversos relatos; mas as características e nomes que poderiam identificar as pessoas envolvidas foram alterados.

Neste livro, fundamental para todas as mulheres, a autora ensina como encarar com saúde e equilíbrio essa fase natural da vida, num eterno recomeçar. Uma viagem cativante, excitante e salutar rumo à melhoria da qualidade de vida. Dessa forma, o período da menopausa se torna para as mulheres época de aprendizado. Tempo de colher sabedoria.

ABERTO AO DESEjO

A verdade sobre o que Buddha ensinou

mark epsTein

É comum tanto ao budismo quanto à psicanálise freudiana tratar o desejo como se fosse a raiz de todos os sofrimentos e problemas. Mas aqui o psiquiatra Mark Epstein nos ensina que isso é apenas uma grande confusão. Recorrendo aos mitos hindus, aos ensinamentos budistas e à teoria psicanalítica, o autor nos revela que o desejo busca a totalidade e a bem-aventurança e que, conforme nos abrimos para o desejo, tudo se torna mais erótico, mais cheio de prazer e de vida.

Aberto ao desejo está dividido em quatro partes, baseadas nas Quatro Nobres Ver- dades de Buddha, mapeando o caminho pelo qual o desejo pode nos levar, se formos capazes de usá-lo para o crescimento espiritual. Cada parte começa com uma citação de um famoso poema épico hindu, o “Ramayana”, que narra a história do amor frustrado de um homem e uma mulher que sem saber eram encarnações de Deus.

Propondo que o compromisso espiritual não deve ser separado da intimidade e do erotismo, Aberto ao desejo apresenta um novo olhar sobre o que Buddha realmente ensinou sobre esse sentimento tão humano.

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

sobre esse sentimento tão humano. DESENVOLVIMENTO HUMANO ISBN 85‑7555‑032‑2 528 páginas 1 a edição ISBN

ISBN 85‑7555‑032‑2

528 páginas

1 a edição

ISBN 85‑7555‑032‑2 528 páginas 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑189‑9 192 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑189‑9

192 páginas

1 a edição

7
7

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

8
8
DESENVOLVIMENTO HUMANO 8 ISBN 85‑85351‑85‑3 136 páginas 3 a edição ISBN 85‑85351‑91‑8 376 páginas 24

ISBN 85‑85351‑85‑3

136 páginas

3 a edição

8 ISBN 85‑85351‑85‑3 136 páginas 3 a edição ISBN 85‑85351‑91‑8 376 páginas 24 páginas em cores

ISBN 85‑85351‑91‑8

376 páginas

24 páginas em cores 3 a edição

AUTOCURA I

Proposta de um mestre tibetano

Lama GanGChen rinpoChe

O Budismo Tibetano deve ser vivenciado de forma simples e direta. Assim este livro pro-

cura difundir os ensinamentos de Buddha, que podem libertar as pessoas do sofrimento.

Autocura I reúne a essência dos pensamentos sobre a prática do budismo no Ocidente. Como um guia prático, auxilia o leitor a pensar e se concentrar na autocura e autoproteção, encontrando em si próprio o caminho para a cura.

O Lama Gangchen Rinpoche, profundo conhecedor da relação entre corpo e mente,

ensina que temos muitos conflitos e dúvidas. Por isso a autocura; pois o verdadeiro problema é sempre interno, cuja solução está na sabedoria, na capacidade de despir-se de qualquer egocentrismo. E, com amor, compaixão, alegria, igualdade e paz, o mestre mostra a cura a si e ao próximo, desenvolvendo em nosso interior a energia desses pensamentos ilimitados.

AUTOCURA TÂNTRICA II

Autocura tântrica do corpo e da mente, um método para transformarmos este mundo em Shambala

Lama GanGChen rinpoChe

Contribuindo para uma cultura de paz no terceiro milênio, apresentamos Autocura tântrica II. Este livro de exercícios e meditações para purificarmos o corpo e a mente mostra aos ocidentais métodos fáceis e diretos para se desenvolver a energia espiritual no dia a dia. Isso se dará através do caminho da autocura rumo à iluminação, desper- tando e transformando as influências por meio de práticas astrológicas de cura.

Repleto de mantras e preces que evocam a sabedoria de inúmeros mestres do budis- mo, a obra tem como guia orientar a busca por bênção e paz, seja interior ou mundial. Mais uma vez o Lama Gangchen Rinpoche torna acessíveis a todos as experiências universais do ser humano e prova que não é preciso ser budista para assimilar essa sabedoria, para transformar o mundo e se curar.

AUTOCURA TÂNTRICA III

Guia para o supermercado dos bons pensamentos

Lama GanGChen rinpoChe

A paz tem sido proclamada por ciências, religiões e Estados. O Lama Gangchen

Rinpoche escreveu este livro para oferecer uma nova perspectiva à paz interior e, ao mesmo tempo, colocar um fim à guerra interna que a maioria insiste em viver.

Como realizar a paz interior e a paz no mundo hoje e amanhã? Como manter nos- sa energia de vida pura e saudável? Como viver em harmonia com o meio ambiente e reparar o que causamos aos cinco elementos? Nossa pureza, mente e natureza são passíveis de recuperação? Ciência e religião: como interagir?

Essas e muitas outras questões são respondidas neste livro. A base são os ensina- mentos que Siddhartha Gautama difundiu há mais de 2.500 anos, fundamentados na teoria do karma, também conhecida como lei da ação e reação, na compreensão do espaço absoluto e na interdependência dos fenômenos.

AYURVEDA

O caminho da saúde

maria inês marino e WaLkYria a. GiusTi dambrY

A Ayurveda vem ganhando destaque no mundo. O conhecimento holístico do in-

divíduo e sua integração ao meio ambiente marcam o ponto de partida dessa ciência milenar que nunca é ultrapassada.

Este livro é um guia prático para o contato com a natureza íntima e fundamental de cada um de nós. Com uma linguagem clara e precisa, prescreve a adoção de hábitos simples para uma rotina que terá no equilíbrio e na harmonia suas palavras-chave:

equilíbrio mental e emocional e entre mente e corpo, que se refletirá em movimentos corporais livres de tensões; harmonia no convívio pessoal, nas relações de trabalho, familiares e com o meio ambiente. Esses ingredientes, se não os únicos, revelam-se

fundamentais para a saúde e longevidade que todos

almejam.

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

e longevidade que todos almejam. DESENVOLVIMENTO HUMANO ISBN 85‑7555‑010‑1 448 páginas 3 a edição ISBN

ISBN 85‑7555‑010‑1

448 páginas

3 a edição

ISBN 85‑7555‑010‑1 448 páginas 3 a edição ISBN 85‑7555‑037‑3 128 páginas 8 páginas em cores 1

ISBN 85‑7555‑037‑3

128 páginas

8 páginas em cores

1

a edição, 1 a reimpressão

9
9

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

10
10
DESENVOLVIMENTO HUMANO 10 ISBN 978‑85‑7555‑194‑3 238 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑116‑7 208

ISBN 978‑85‑7555‑194‑3

238 páginas

1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑194‑3 238 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑116‑7 208 páginas 1 a edição, 1 a

ISBN 85‑7555‑116‑7

208 páginas

1 a edição, 1 a reimpressão

BUDDHA E OS NEGóCIOS

Sair‑se bem fazendo o bem

LLoYd m. FieLd

Apesar de parecer que o budismo e a administração de empresas modernas perten- çam a mundos diferentes, estes ainda fazem parte do mesmo todo, possibilitando a

aplicação de alguns princípios semelhantes. Para assegurar um negócio bem-sucedido,

é preciso separar a verdade da mentira e ter coerência nas palavras e nas atitudes,

bem como determinação inabalável e manter os pés no chão. Se as empresas puderem deixar de lado a mentalidade voltada apenas para o lucro e aprender com o espírito empreendedor budista irão prosperar e contribuirão para melhorar a sociedade.

Com apresentação de Sua Santidade o Dalai Lama, esta obra utiliza as Quatro Nobres Verdades para analisar o funcionamento do sistema econômico e mostra como aplicar

a mensagem de alegria do Buddha à comunidade empresarial, ajudando a trabalhar na direção de uma família, carreira e vida mais felizes.

CORAGEM PARA SEGUIR EM FRENTE

Lama miCheL rinpoChe

A coragem aumenta à medida que reconhecemos o quanto algo é realmente im-

portante para tornar nossa vida mais significativa. Quando temos a meta de nos desen- volver interiormente, passamos a acreditar que nosso potencial de realizá-la é maior do que as interferências à nossa frente. É essa mensagem que Lama Michel Rinpoche nos transmite neste livro, de coração para coração, por meio de sua sabedoria inata

e da experiência adquirida ao seguir os ensinamentos de seu mestre Lama Gangchen Rinpoche e de outros grandes mestres do Budismo Tibetano.

As 63 fotografias do arquivo pessoal do Lama Michel e do Centro Kunpen Lama Gangchen, em Milão, levam o leitor a contemplar as mensagens de cada página deste livro de um modo mais sutil e profundo. Aliás, este livro também pode ser usado como

um oráculo. Pense no que gostaria de saber e, de olhos fechados, peça por inspiração

e abra aleatoriamente numa página para encontrar a sua resposta.

CURA DEFINITIVA

O poder da compaixão

Lama Zopa rinpoChe

As doenças se manifestam em nível físico, no corpo, mas sua origem está na mente, no modo de pensar e agir. A cura real é interna. Por isso, Cura definitiva não é um livro de preces para aliviar as enfermidades físicas.

O mestre relata a história de vida de algumas pessoas e expõe seus ensinamentos sobre meditação.

Com sua humildade lendária, o Lama Zopa Rinpoche explica como reconhecer a raiz das doenças e oferece as ferramentas para a cura. Ele mostra como e por que todos temos o potencial de curar – nós e aos outros. Sem nada excepcional nem técnicas misteriosas, apenas modificando o pensamento.

CURANDO CORAÇÕES

dr. roque marCos savioLi

Como vai seu coração? Você está estressado? Faz exercícios? E as emoções, como estão? Você sabia que o infarto do miocárdio é a principal causa de morte tanto nos países desenvolvidos como nos emergentes? Por isso a grande preocupação com um órgão tão vital como o coração. Para mostrar como manter sua vitalidade, dr. Roque apresenta dicas de alimen- tação saudável, exercícios, tabelas de risco coronário, relação peso versus altura e nível de estresse. Todos esses tópicos estão contemplados neste livro, escrito por mãos que se preocupam não apenas com o coração, mas também com as emoções que guiam nosso órgão vital. Com base em um entrelaçamento do coração físico ao coração emocional, Curando corações revela, de maneira inequívoca, a associação entre o científico e o religioso. Refaz os estreitos laços entre ciência e fé.

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

laços entre ciência e fé. DESENVOLVIMENTO HUMANO I S B N 9 7 8 ‑ 8

ISBN 9788575551929

240 páginas

1 a edição

5 5 5 ‑ 1 9 2 ‑ 9 240 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑034‑9

ISBN 85‑7555‑034‑9

160 páginas

1 a edição, 2 a reimpressão

11
11

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

12
12
DESENVOLVIMENTO HUMANO 12 ISBN 978‑85‑7555‑121‑9 136 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑030‑6 176

ISBN 978‑85‑7555‑121‑9

136 páginas

1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑121‑9 136 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑030‑6 176 páginas 10 a edição, 3

ISBN 85‑7555‑030‑6

176 páginas

10 a edição, 3 a reimpressão

DEPOIS DO SUICÍDIO

Apoio às pessoas em luto

dra. sheiLa CLark

Para viver o luto serão necessárias duas grandes forças: uma para aceitar a dor e outra para despedir-se dela. O luto é um processo que nos leva a rever o passado como condição para nos movermos em direção ao futuro. E esse caminho é solitário, carregado de questionamentos. No entanto, o luto causado por suicidas torna-se ainda mais complexo, pois o enlutado recebe a sobrecarga do estigma da morte autodestru- tiva: uma sombra que a sociedade ocidental evita olhar, pois ela revela sua própria tendência destrutiva.

Sheila Clark, médica australiana, dedica-se há anos à formação de grupos de apoio àqueles que enfrentam o luto causado por suicidas. A autora sugere conselhos práticos

que ajudarão o leitor no seu processo de reconstrução.

DEPRESSÃO

Onde está deus?

dr. roque marCos savioLi

A pergunta que o título do livro encerra resume não apenas um conteúdo rico, baseado na experiência científica e na fé do seu autor, médico cristão, mas sobretudo resume e expressa o espanto e o questionamento feito por todos aqueles que passam ou passaram pela terrível experiência da depressão, ou que estejam passando por problemas e situações aparentemente insolúveis.

Segundo o autor, o ser humano precisa descobrir, com a máxima urgência, sua vocação para o alto. Por meio da transcrição de inúmeras cartas e e-mails, demonstra como muitas pessoas saíram de situações extremas e conseguiram ser mais felizes após a leitura deste livro.

Pela fé, que preenche o vazio espiritual e moral, este livro é um apelo para a ele- vação e para a busca da cura, propondo um encontro com Deus.

DzOGCHEN

A essência do coração da Grande Perfeição

sua sanTidade o daLai Lama

Este livro reúne ensinamentos sobre o Dzogchen, a essência do coração da antiga

tradição Nyingma do Budismo Tibetano, ministrados por Sua Santidade o Dalai Lama

a estudantes da Europa e da América do Norte. Com instruções perfeitamente claras

para a obtenção da mente búdica, Sua Santidade oferece ao leitor um vislumbre sem prece-dentes de um dos mais profundos sistemas de meditação.

Prestando um tributo à singularidade do Dzogchen, Sua Santidade o insere no es-

pectro mais amplo do Budismo Tibetano. Explica a essência da prática do Dzogchen

e responde a perguntas como: “Por que o Dzogchen é chamado ‘pináculo de todos os

veículos?’”; “Quais suas características especiais?”; e “Quais os princípios cruciais dos outros caminhos budistas que um praticante do Dzogchen deve conhecer?”. Para os meditantes, um trabalho de valia e riqueza incomuns.

FOCALIzAÇÃO

Uma via de acesso à sabedoria corporal

e uGene T. G endLin

“Como toda nova e poderosa ideia, a Focalização não pode ser prontamente descrita

É, ao mesmo tempo,

vislumbrando o potencial de

um novo tipo de relacionamento e um novo tipo de sociedade” (Marilyn Ferguson).

Este livro traz a abordagem de Eugene T. Gendlin sobre a Focalização. Você aprenderá a entrar em contato com um processo básico que flui em cada um de nós:

a experienciação. A Focalização propõe uma maneira de articular nossas sensações com a nossa parte mais subjetiva, aquela anterior à lógica e que sabe, como todo organismo vivo, o que é melhor para si. Da relação entre essas partes, novas pers- pectivas se abrem. Da leitura deste livro, uma nova experiência acontece.

um método e uma filosofia. Trata da sabedoria corporal [

em velhos termos. Ela nos move a um território desconhecido

]

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

move a um território desconhecido ] DESENVOLVIMENTO HUMANO ISBN 85‑7555‑084‑5 280 páginas 1 a edição ISBN

ISBN 85‑7555‑084‑5

280 páginas

1 a edição

HUMANO ISBN 85‑7555‑084‑5 280 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑108‑6 192 páginas 1 a edição 13

ISBN 85‑7555‑108‑6

192 páginas

1 a edição

13
13

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

14
14
DESENVOLVIMENTO HUMANO 14 ISBN 85‑7555‑078‑0 176 páginas 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑156‑1 384

ISBN 85‑7555‑078‑0

176 páginas

1 a edição

14 ISBN 85‑7555‑078‑0 176 páginas 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑156‑1 384 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑156‑1

384 páginas

1 a edição

FRONTEIRAS DA CIÊNCIA E DA FÉ

dr. roque marCos savioLi

A fé pode modificar a evolução das doenças. Pesquisas e congressos médicos re- sultantes desse enfoque são publicados em periódicos de reconhecido valor científico. E médicos e pacientes vêm considerando essa alternativa em seus tratamentos.

Em plena afinidade com esses resultados, o autor não vê ciência e fé como domínios inconciliáveis. Isso porque o paciente vai muito além de sua doença, o tratamento ultrapassa o diagnóstico tradicional e o ser humano como um todo – corpo, mente e emoção – não se limita ao estritamente físico. Ou seja, afiliado ou não a uma religião, ele tem anseios, medos, espiritualidade e principalmente fé.

Este livro discorre sobre como tornar a consulta médica um atendimento global, que satisfaça o paciente em suas várias dimensões.

GRAÇA E CORAGEM

Espiritualidade e cura na vida e morte de Treya Killam Wilber

ken WiLber

Este é um livro sobre a história de Treya, que é simplesmente a história de todo mundo. Por meio de seu diário, seu marido, o autor, nos conta como ela enfrentou o câncer com “equanimidade apaixonada”, como se livrou da autopiedade e escolheu jovialmente ir em frente. Revela-nos como foi destemida, não por falta de medo, mas por tê-lo admitido de imediato, até mesmo quando ficou óbvio que morreria em breve.

“Eu trarei o medo para o meu coração. Para encarar a dor e o medo com abertura, aceitá-los, permiti-los. Perceber que isto cria maravilhamento em vida. Alegra meu coração e nutre minha alma. Eu sinto esta felicidade. Não estou tentando ‘derrotar’ minha moléstia; estou me permitindo acolhê-la, perdoá-la. Eu continuarei vivendo, não

com raiva e amargura, mas com determinação e alegria.”

GUIA ESPIRITUAL PARA O NOVO MILÊNIO

aaron John beTheL

Amor, vida, sofrimento, morte, destino. Palavras que evocam conceitos que inspi- ram as reflexões contidas neste livro. As necessidades do indivíduo no século XXI são abordadas nesta obra, que pode ser definida como um manual para a vida e o viver.

Compreender a vida não é tarefa das mais fáceis, mas com este guia o leitor poderá abrir-se para a sabedoria que a vida faz florescer incessante e eternamente. Também estará preparado para ver e escutar os ensinamentos que a vida, mestra de todos nós, transmite dia após dia, assimilando os parâmetros para a libertação da humanidade.

Organizado em ordem alfabética, com milhares de verbetes que são na verdade profundas reflexões, este livro abre um caminho aprazível para penetrarmos nos mis- teriosos processos da criação. Com sua leitura, compreenderemos a nós mesmos e, sobretudo, compreenderemos a vida.

ILUMINAÇÃO COTIDIANA

Como ser um guerreiro espiritual no dia a dia

veneráveL Yeshe Chödron

Quando a Venerável Yeshe Chödron tinha 14 anos, seu pai morreu, e ela mergulhou

numa depressão profunda. Aos 15 anos, raspou a cabeça, distribuiu seus bens pessoais

e

pôs-se a buscar maneiras de superar seu sofrimento. Aos 17 anos, deixou a Austrália

e

foi para o Himalaia encontrar o significado da vida.

O que sustentava o povo tibetano que ela conheceu na viagem? De onde obtinha sua felicidade, compaixão e determinação? Ela descobriu que tais qualidades vêm de dentro, iniciando assim a verdadeira jornada espiritual que a levou, com 23 anos, a tomar os votos de monja budista.

Agora, após anos de prática e estudos budistas, Yeshe relata sua jornada espiritual. Com grande bom humor, descreve como podemos alcançar paz, felicidade e ilumi- nação em nossa vida por meio do Budismo Tibetano, e nos inspira a nos tornarmos verdadeiros guerreiros espirituais do dia a dia.

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

guerreiros espirituais do dia a dia. DESENVOLVIMENTO HUMANO I S B N 8 5 ‑ 8

ISBN 8585351861

408 páginas 1 a edição

5 3 5 1 ‑ 8 6 ‑ 1 408 páginas 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑125‑7

ISBN 978‑85‑7555‑125‑7

288 páginas 1 a edição

15
15

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

16
16
DESENVOLVIMENTO HUMANO 16 ISBN 978‑85‑7555‑126‑4 184 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑115‑9 304

ISBN 978‑85‑7555‑126‑4

184 páginas

1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑126‑4 184 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑115‑9 304 páginas 1 a edição, 1 a

ISBN 85‑7555‑115‑9

304 páginas

1 a edição, 1 a reimpressão

INTRODUÇÃO AO TANTRA

A transformação do desejo

Lama ThubTen Yeshe

Em 1981, Lama Yeshe sentiu que era necessário haver uma obra que apresentasse ao Ocidente o Budismo Tântrico de maneira simples e clara. Assim surgiu a ideia para In‑ trodução ao Tantra, cuja mensagem é muito relevante no século XXI.

Nesta obra o leitor descobrirá que a prática do Tantra visa aproveitar a força inte- rior oculta no ser humano e oferece a melhor oportunidade de integração de todos os aspectos da vida.

Talvez seu ensinamento mais profundo seja apenas este: que cada um de nós possui, em seu âmago, não só a resposta para os próprios problemas, mas também o potencial para viver de maneira elevada. As palavras de Lama Yeshe aqui registradas

são um maravilhoso legado para o presente e o futuro.

MANIA DE SOFRER

Reflexões inspiradas na Psicologia do Budismo Tibetano

beL Cesar

Em Mania de sofrer, Bel Cesar, psicóloga clínica e praticante do Budismo Tibetano, apresenta ao leitor suas considerações acerca da Roda da Vida.

A Roda da Vida foi uma imagem criada por Buddha Shakyamuni como presente para um amigo, que era rei. Ele explica com clareza os principais aspectos da Psico- logia Budista, como a origem do sofrimento, suas causas e a maneira de desenvolver gradualmente a concentração e a sabedoria, para transcendermos nossos sofrimentos psicológicos e encontrarmos a paz interior.

De maneira clara e objetiva, a autora compartilha com o leitor as práticas e os en- sinamentos que recebeu de seu mestre Lama Gangchen Rinpoche e suas experiências pessoais na Psicologia Ocidental. Não são textos acadêmicos, mas reflexões sobre como podemos transformar a habitual “mania de sofrer” em sabedoria intuitiva, para não tornar crônico o sofrimento em nossas vidas.

MENSAGENS DE OTIMISMO PARA O DIA A DIA

m. d. basTos (orG.)

Rousseau, Goethe, Voltaire, Benjamin Franklin, Shakespeare, Schopenhauer, Alexandre Dumas, Gibran Khalil Gibran e muitos outros pensadores, em reflexões lapidares, são colocados à disposição do leitor para orientá-lo e iluminar seu caminho nas horas de aflição ou em seu cotidiano.

Com maestria raramente vista em compilações do gênero, as mensagens mais otimistas e alentadoras são temperadas aqui e ali com aforismos amargos, pessimis- tas até, mas sempre verdadeiros e irrefutáveis: livres de um contexto, as máximas se adaptam a quaisquer contextos e se fazem ensinamentos ideais para o leitor neces- sitado de orientação, paz ou estímulo, com a marca dos timoneiros espirituais da aventura humana e a assinatura de quem sabe o que diz.

MENSAGENS DE SABEDORIA PARA O DIA A DIA

m. d. basTos (orG.)

O que é sabedoria? Segundo Aristóteles, “a sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade”. Sábios os que se alimentam de coragem e disposição para enfrentar o dia a dia, ouvindo as mensagens de sabedoria que os principais pensadores de nossa história nos legaram e que agora estão reunidas neste livro precioso – uma pausa para reflexão na pressa da vida.

Aristóteles, Platão, Voltaire, Tales de Mileto, Shakespeare, Nietzsche e muitos outros inscrevem suas mensagens, geram reflexões, despertam dúvidas, e a dúvida, de acordo com Segurs, é o começo da sabedoria.

Trata-se de um livro pequeno, para carregar no bolso, mas a grandeza de suas mensagens só a alma pode conter. Uma vez adquirido, será impossível separar-se dele, pois “uma coleção de belas máximas é um tesouro mais apreciável que as riquezas”.

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

mais apreciável que as riquezas”. DESENVOLVIMENTO HUMANO ISBN 85‑7555‑080‑2 128 páginas 2 a edição ISBN

ISBN 85‑7555‑080‑2

128 páginas 2 a edição

ISBN 85‑7555‑080‑2 128 páginas 2 a edição ISBN 978‑85‑7555‑183‑7 64 páginas 2 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑183‑7

64 páginas 2 a edição

17
17

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

18
18
DESENVOLVIMENTO HUMANO 18 ISBN 978‑85‑7555‑171‑4 320 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑027‑6 160

ISBN 978‑85‑7555‑171‑4

320 páginas

1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑171‑4 320 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑027‑6 160 páginas 20 a edição, 4

ISBN 85‑7555‑027‑6

160 páginas

20 a edição, 4 a reimpressão

MENTE EM CONFORTO E SOSSEGO

A visão da iluminação na Grande Perfeição

sua sanTidade o daLai Lama

Esta é considerada a melhor palestra de Sua Santidade o Dalai Lama. Convidado a falar sobre os princípios básicos do Budismo Tibetano a uma plateia ocidental no sul da França, o Dalai Lama faz uma leitura erudita e inspirada da obra-prima Mente em conforto e sossego: a visão da iluminação na Grande Perfeição, escrita no século XIV por Longchen Rabjam, um dos fundamentos do Budismo Dzogchen.

A tocante humildade e a profunda doçura do Dalai Lama produzem uma leitura

agradável e cativante, que permite a qualquer ocidental iniciar-se no estudo desta gran- de tradição espiritual, em especial os interessados em entender o conceito de Grande Perfeição. Ele também aproxima Budismo e ciência moderna, oferecendo novos insights

sobre a visão materialista dos estudos psicanalíticos, da mente e da consciência.

MILAGRES QUE A MEDICINA NÃO CONTOU

dr. roque marCos savioLi

Em uma linguagem simples e didática, este livro procura demonstrar o quanto a fé, a experiência de Deus e a sua graça produzem na vida dos pacientes grandes mi- lagres. Eles recuperam a integridade física, desenvolvem a saúde espiritual e passam a considerar a fé na continuidade de seus tratamentos clínicos.

O milagre acontece quando a Medicina chega ao seu limite. É o momento da inter-

venção direta de Deus, que não é possível explicar com conceitos científicos.

Por meio do relato dessas experiências, em especial as do autor, doutor com espe- -cialização em cardiologia, o leitor irá descobrir como é grande o poder de Deus. Outra revelação do livro é que, mesmo sem a Medicina contar, os milagres acontecem.

MORRER NÃO SE IMPROVISA

Relatos que ajudam a compreender as necessidades emocionais e espirituais daqueles que enfrentam a morte

beL Cesar

O que fazer quando nada resta a fazer? A perspectiva da morte tira a esperança da vida, mas então é o caso de compreender as necessidades emocionais e espirituais de quem enfrenta a morte. Se falarmos da morte sem preconceitos vamos aprender a lidar com ela serenos. Vemos então que a morte é, na verdade, a maior oportunidade da vida, um momento para voltar à verdadeira natureza interna, e que o mais fundamental da consciência humana sobrevive à morte.

Baseado em princípios budistas, este livro ensina como ajudar uma pessoa a atingir um estado mental positivo no momento da morte, com paz e plenitude. Relatos de pacientes terminais, comentados por profissionais de diversas áreas, fazem deste livro algo vivo – emocionante e encorajador. Um ensinamento de que sempre há algo a fazer e que mostra a morte com serenidade e esperança.

MORTE, ESTADO INTERMEDIáRIO E RENASCIMENTO NO BUDISMO TIBETANO

LaTi rinpoChe e JeFFreY hopkins

Para a maioria dos ocidentais, a morte é um mistério a ser desvendado apenas no momento em que chega, enquanto para os praticantes do Tantra Ioga Mais Elevado do Budismo Tibetano, a morte é um processo muito familiar, pois é considerado o momento mais elevado de sua prática espiritual: quando os níveis mais profundos da mente se manifestam.

Neste livro, o mestre tibetano Lati Rinpoche e Jeffrey Hopkins, profundo conhecedor do Budismo Tântrico, descrevem os oito estágios de dissolução do corpo e da mente durante o processo de morrer.

Ao compreender os estágios da morte, podemos nos inspirar a lidar melhor com este momento único de nossa vida, assim como de nos sentir mais preparados para acom- panhar aqueles que enfrentam o processo de morrer.

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

que enfrentam o processo de morrer. DESENVOLVIMENTO HUMANO ISBN 85‑85351‑93‑4 208 páginas 1 a edição, 1

ISBN 85‑85351‑93‑4

208 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão

208 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão ISBN 85‑7555‑106‑X 96 páginas 1 a edição 19

ISBN 85‑7555‑106‑X

96 páginas 1 a edição

19
19

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

20
20
DESENVOLVIMENTO HUMANO 20 ISBN 978‑85‑7555‑158‑5 160 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão ISBN

ISBN 978‑85‑7555‑158‑5

160 páginas

1 a edição, 1 a reimpressão

160 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão ISBN 85‑7555‑023‑3 256 páginas 1 a edição NÃO

ISBN 85‑7555‑023‑3

256 páginas

1 a edição

NÃO ENTRE EM PÂNICO!

dr. roque marCos savioLi

Como médico do InCor, o dr. Roque Marcos Savioli se depara sempre com pessoas que sofrem de ansiedade, síndrome do pânico e estresse. Não são queixas da cardio- logia. Mas o que fazer? Dispensar o paciente e encaminhá-lo para a psiquiatria?

Para o autor, o cardiologista deve, sim, lidar com esses sentimentos assim como trata os sintomas físicos do paciente. Não basta recorrer a exames para diagnosticar as doenças do coração. Afinal, a ciência tem comprovado a influência psicológica no maior dos males do mundo moderno: a doença cardiovascular. Mas como falar ao paciente sobre a tristeza, a raiva e a falta de perdão?

A resposta do dr. Roque é simples: por meio do coração e da fé. Pois a fé ajuda a

Medicina a cumprir sua missão de salvar vidas. Como cristão, o autor procura ouvir,

entender e respeitar tudo o que aflige o íntimo de cada ser humano.

NOSSA VIDA COMO GAIA

Práticas para reconectar nossas vidas e nosso mundo

Joanna maCY e moLLY YounG broWn

O livro de Joanna Macy e sua coautora, Molly Brown, representa uma importante e

vital contribuição para o esforço de catalisar uma mudança revolucionária na percepção

e ação relativas ao meio ambiente.

Macy convida as pessoas a entrar em contato com suas próprias e autênticas respos- tas ao ambiente em deterioração, baseadas na experiência, e a realizar ações efetivas baseadas na motivação pessoal.

Nossa vida como Gaia traz a transformação, na forma de técnicas em grupos, que nos levam da apatia à compaixão, do medo à energia criativa e da alienação à per-

cepção íntima de nossa extrema interconexão. Com isso, desperta nossas almas para

a maravilhosa beleza e trabalho da Terra.

O CAMINHO PARA A ILUMINAÇÃO

sua sanTidade o daLai Lama

Nesta obra está o comentário de Sua Santidade o Dalai Lama sobre a Essência do ouro purificado, de Sonam Gyatso, o terceiro Dalai Lama do Tibete. Sempre que ensinava, deixava a mágica e o mistério de lado e falava apenas sobre os métodos cotidianos simples para o cultivo da percepção espiritual.

Por onde andou, deixou mosteiros e centros espirituais que, ao longo dos séculos seguintes, remodelaram as civilizações em contato com ele. Graças ao seu trabalho, as gentis doutrinas de Buddha difundiram-se como o sol nascente sobre uma terra que só conhecia conflito e guerra.

Este livro inclui o trabalho mais famoso deste Dalai Lama, Essência do ouro purifi‑ cado. Ao mesmo tempo simples e profundo, deixa uma sensação de mágica e assombro em todos que assistiram a suas palestras.

O LAPIDADOR DE DIAMANTES

Estratégias de Buddha para gerenciar seus negócios e sua vida

Gueshe miChaeL roaCh

Os que desejam enriquecer e prosperar, mantendo uma relação saudável com a riqueza, devem conhecer as estratégias de O lapidador de diamantes. Um mestre do Budismo Tibetano executivo, responsável pelo setor de diamantes da Andin Interna- tional, começou do nada e gerou negócios de milhões de dólares utilizando princípios da sabedoria budista, que o autor transmite neste livro.

Qualquer executivo espera o sucesso, e para isso trabalha; mas nem sempre mantém a mente e o corpo saudáveis para usufruir de seus bens, acabando por perder o senti- do de tantos anos de trabalho. É justamente essa atitude que o autor procura inverter, ajudando-nos a atribuir um sentido profundo à vida e aos negócios, mostrando que o dinheiro é compatível com a vida espiritual. E essa lição pode ser aprendida e aplicada por qualquer pessoa, não importando a sua formação ou crença.

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

a sua formação ou crença. DESENVOLVIMENTO HUMANO ISBN 978‑85‑7555‑123‑3 280 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑123‑3

280 páginas

1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑123‑3 280 páginas 1 a edição ISBN 85‑85351‑92‑6 230 páginas 3 a edição, 1 a

ISBN 85‑85351‑92‑6

230 páginas

3 a edição, 1 a reimpressão

21
21

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

22
22
DESENVOLVIMENTO HUMANO 22 ISBN 85‑7555‑035‑7 304 páginas 2 a edição, 1 a reimpressão ISBN

ISBN 85‑7555‑035‑7

304 páginas

2 a edição, 1 a reimpressão

304 páginas 2 a edição, 1 a reimpressão ISBN 978‑85‑7555‑131‑8 160 páginas 32 a

ISBN 978‑85‑7555‑131‑8

160 páginas

32 a edição

O LIVRO DAS EMOÇÕES

Reflexões inspiradas na Psicologia do Budismo Tibetano

beL Cesar

A autora nos convida a questionar as convicções profundas que alimentamos a respeito de nós mesmos e a aceitar o desafio de acolher irrestritamente todas as nossas emoções sem as rotular em boas ou ruins. Desse modo, vergonha, frustração, autossabotagem e autoestima, irritação, medo, morte e luto são temas visitados.

Tendo como base para sua reflexão o Budismo Tibetano, a autora nos inspira a recuperar a confiança básica na essência pura da mente por meio da constante aber- tura, confiança e coragem para olhar com entendimento e compaixão tudo com que deparamos em nossa vida.

Há também indicações de meditações que farão o leitor se familiarizar com os esta-

dos positivos da mente, além da descrição clara e concisa de conceitos que, no âmbito da Psicologia do Budismo Tibetano, servem de base para reflexão.

O MAIS TRADICIONAL LIVRO DOS SONHOS E DA SORTE

Revelação e interpretação dos sonhos acompanhadas dos números da sorte

ben samir

Este livro pode ser considerado um dos mais antigos e tradicionais dicionários de revelação e interpretação de sonhos, acompanhados pelos números da sorte. Editado pela primeira vez nos anos 1950, chega agora à sua 32 a edição pela Editora Gaia.

Com nova apresentação gráfica, sem dúvida continua a esclarecer e satisfazer a curiosidade de milhares de pessoas interessadas no significado dos sonhos.

Amor, finanças e tudo mais que compõe nossas vidas são revelados de maneira clara e objetiva, apresentados em quatro números, que podem ser combinados entre si, servindo de palpite para os mais variados jogos existentes no país.

Um livro permanente de consultas para ser utilizado durante toda a vida.

ORáCULO I LUNG TEN

108 predições de Lama Gangchen Rinpoche e outros mestres do Budismo Tibetano

beL Cesar

Reflexões colhidas num lampejo, no exato momento em que foram proferidas pelos mestres tibetanos.

Assim o Oráculo I Lung Ten reúne frases que a psicóloga Bel Cesar, ao longo dos anos, foi anotando em cadernos de viagem, folhas soltas gravadas na memória durante encontros com o Lama Gangchen Rinpoche e grandes mestres: Sua Santidade o Dalai Lama, Lama Zopa Rinpoche, Gueshe Sopa, Gueshe Lobsang Tempa e outros.

Segundo Bel Cesar, a intenção de dispor as frases página após página é exatamente para que elas sejam usadas como um sistema de adivinhação; daí o nome oráculo:

“Sempre procuramos soluções para nossos problemas; esse oráculo será o primeiro de uma série e nos ajudará a encontrar soluções apropriadas para despertar nosso autodesenvolvimento”, diz seu mestre Lama Gangchen.

PARA SEMPRE UMA APRENDIz

maria GLáCia FranCener desChamps

Cada um de nós tem um medo inominado do câncer, inimigo traiçoeiro, que se desenvolve em silêncio e quase sempre é sinônimo de dor, sofrimento e morte, porque descoberto tardiamente. Por isso é preciso encará-lo. Este livro é o relato da autora que, a partir do enfrentamento de um diagnóstico de câncer, apresenta os ensinamentos preciosos que lhe possibilitaram um jeito novo de ver as coisas, a vida e as pessoas.

É uma lição de esperança de alguém que se declara “aprendiz” sobre o sentido da vida. Para além dos tratamentos clínicos e das contingências biológicas do organismo, viver é maravilhoso quando deixamos o excesso ao longo do caminho e temos a co- ragem de levar apenas o essencial.

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

ragem de levar apenas o essencial. DESENVOLVIMENTO HUMANO ISBN 85‑7555‑011‑X 126 páginas 2 a edição ISBN

ISBN 85‑7555‑011‑X

126 páginas

2 a edição

HUMANO ISBN 85‑7555‑011‑X 126 páginas 2 a edição ISBN 85‑7555‑026‑8 176 páginas 2 a edição 23

ISBN 85‑7555‑026‑8

176 páginas

2 a edição

23
23

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

24
24
DESENVOLVIMENTO HUMANO 24 ISBN 85‑85351‑88‑8 192 páginas 48 páginas em cores 2 a edição VIAGEM INTERIOR

ISBN 85‑85351‑88‑8

192 páginas 48 páginas em cores 2 a edição

VIAGEM INTERIOR AO TIBETE

Acompanhando os mestres do Budismo Tibetano Lama Gangchen Rinpoche e Lama Michel Rinpoche

beL Cesar

Este livro é como um diário de viagem: narra a visita da autora ao Tibete em agosto de 2000. Foram 25 dias registrados em belas palavras e em mais de cem fotos coloridas, que retratam a linda paisagem tibetana, sua cultura e seu povo.

É um convite para que acompanhemos com a autora os Lamas Gangchen Rinpoche e Michel Rinpoche nesta viagem pela tradição cultural tibetana, totalmente baseada na paz. Busca, acima de tudo, focar a espiritualidade em nossas ações cotidianas, pois percebendo a riqueza exterior do Tibete encontramos em nós mesmos um tesouro interior.

Um livro que leva as pessoas a encontrar a paz com o conhecimento espiritual do

Budismo e a sabedoria do povo tibetano.

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

25
25

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

26
26
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 26 ISBN 85‑85351‑03‑9 240 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão ISBN

ISBN 85‑85351‑03‑9

240 páginas

1 a edição, 1 a reimpressão

240 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão ISBN 978‑85‑7555‑174‑5 352 páginas 2 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑174‑5

352 páginas

2 a edição

A PAz TAMBÉM SE APRENDE

naomi dreW

A paz mundial começa com cada um de nós. É este o conceito fundamental que

este livro desenvolve. Onde impera a tolerância e o pluralismo, não há lugar para a

violência, e se seguirmos os passos concretos indicados neste livro poderemos afastar

as guerras de nossas vidas e viver definitivamente em paz.

Juntos podemos buscar novas soluções para os problemas que afligem a todos. Cientes de que a paz começa no indivíduo, devemos assumir um compromisso com a não violência e ensinar a nossas crianças que a paz também se aprende. É justamente para lançar uma semente de paz que apresentamos este livro, com técnicas e exer- cícios pedagógicos que auxiliam pais, professores e orientadores em geral a cumprir esta nobre missão.

O futuro que sonhamos, com paz e alegria para nossas crianças, deve ser cons-

truído no presente.

A TERRA EM BALANÇO

Ecologia e o espírito humano

aL Gore

Para Al Gore não é mais possível adiar: é preciso intervir agora contra a devastação do planeta. A sociedade de consumo chegou ao limite. Proteger a nossa casa não é mais tarefa de ativistas, especialistas ou políticos: são pequenas ações cotidianas que interferem no meio ambiente.

Neste corajoso ensaio, de 1992, ele avalia o impacto do indivíduo sobre o planeta.

O Gore político fica em segundo plano, e entra em cena o intelectual: baseando-se

em fatos e estatísticas, ele procura demonstrar como cada escolha de pessoas comuns influencia o ambiente que a cerca.

Pode-se discordar das posições de Al Gore, mas é impossível ignorá-las. A Terra

em balanço é um marco na luta pelo desenvolvimento sustentável e um apelo pela

ação individual na defesa do nosso planeta.

A VIDA OCULTA DE GAIA

A inteligência invisível da Terra

shirLeY niChoLson e brenda rosen

“A Terra não pertence ao homem, o homem pertence à Terra. Todas as coisas estão ligadas, assim como o sangue nos une a todos. O homem não teceu a rede da vida, é apenas um dos fios dela. O que quer que ele faça à rede, fará a si mesmo.” Esse trecho da carta do Chefe Seattle vem ao encontro da proposta deste livro, que demonstra a vida como uma teia. Não obstante a diversidade dos autores, é interessante notar suas visões semelhantes sobre a necessidade de recobrar a consciência e a vida em harmonia com Gaia, ou seja, com a Terra.

É necessário que o homem sinta-se um só com a Terra e com os outros, estabe-

lecendo um diálogo com a natureza e percebendo suas mensagens. Com isso, deve

deixar para trás a perigosa alienação que ofusca a antiga sabedoria dos povos indígenas norte-americanos: um tesouro que garante a subsistência e a integração do homem

à rede.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GenebaLdo Freire dias

A Educação Ambiental (EA) é a prática educacional voltada para a vida em socie-

dade. Quando o indivíduo se conscientiza do seu meio ambiente, adquirindo conheci- mentos, valores e determinação para solucionar questões ambientais, está sendo parte integrante do processo de EA.

Proposta inovadora, a obra destina-se a professores de todas as disciplinas do Ensino Fundamental, sugerindo cinquenta práticas de EA com definições, objetivos, princípios e estratégias dessa prática educacional. Ilustrada com figuras, fotografias e tabelas, apresenta uma lista de órgãos, associações e instituições direcionadas ao meio ambiente.

Temas como “A água e o homem”, “O que é licenciamento ambiental”, “As indústrias

e a comunidade”, “Preservação cultural”, “Aprendendo a viver em paz”, entre outros, são discutidos com inteligência e lucidez.

entre outros, são discutidos com inteligência e lucidez. ISBN 85‑85351‑66‑7 304 páginas 1 a edição ISBN

ISBN 85‑85351‑66‑7

304 páginas

1 a edição

ISBN 85‑85351‑66‑7 304 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑076‑4 224 páginas 2 a edição

ISBN 85‑7555‑076‑4

224 páginas

2 a edição revista e atualizada

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

27
27

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

28
28
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 28 ISBN 85‑85351‑58‑6 230 páginas 1 a edição Acompanham dois disquetes ISBN

ISBN 85‑85351‑58‑6

230 páginas

1 a edição

Acompanham dois disquetes
Acompanham
dois disquetes

ISBN 85‑7555‑077‑2

288 páginas

1 a edição

AVALIANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

Materiais impressos

raCheL TraJber e LúCia heLena manZoChi (orGs.)

A Educação Ambiental tem tido cada vez mais espaço seja nas escolas ou em de-

bates científicos e perspectivas empresariais.

Este volume é dedicado a uma leitura dos materiais impressos e publicados em Educação Ambiental no Brasil, resultado de um projeto realizado de junho de 1995 a junho de 1996.

Com esta publicação, contribui-se para fomentar os debates em torno da impor- tante questão da publicação de materiais voltados para a Educação Ambiental em nosso país. Que as tendências aqui apontadas, relativas à produção atual nesta área, possam ser úteis a todos os envolvidos, de uma forma ou de outra, com as tarefas de Educação Ambiental em ONGs, empresas, escolas, universidades, editoras e órgãos governamentais.

BASES CONCEITUAIS DA BIOÉTICA

Enfoque latino‑americano

voLnei GarraFa, miGueL koTToW e aLYa saada (orGs.)

A bioética foi originalmente pensada como uma ética que se relacionava com os

fenômenos da vida humana no seu mais amplo sentido, incorporando sobretudo os temas ambientais ligados à sustentabilidade do planeta, sem deixar de incorporar questões biomédicas e sociais. No início dos anos 1990, o caráter universalista de seus princípios passou a ser questionado, sobretudo ante a necessidade de que fossem respeitados os diferentes contextos sociais e culturais existentes em um mundo globalizado. Diante dessa perspectiva, foi criada a Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioé- tica da Unesco, que tratou de iniciar a construção de novos referenciais teóricos para a bioética, mais próximos da realidade em que ela atua. Esta obra trata do esforço de

intelectuais da América Latina que trabalham com a bioética e começam a pensar suas questões com seus próprios cérebros.

BIOÉTICA CLÍNICA

José eduardo de siqueira, eLma ZoboLi e déLio José kipper (orGs.)

Num mundo em rápida transformação, no qual a tecnologia cria e expande diariamente as fronteiras do conhecimento, deparamo-nos com questões novas e complexas como a Bioética. Este livro, organizado por alguns dos estudiosos mais proeminentes da Bioética no Brasil, preenche uma lacuna na bibliografia básica para universidades de saúde de todo o país. Fugindo da visão puramente cartesiana e deontológica que ainda impera nos cursos tradicionais ministrados em universidades brasileiras, Bioética clínica dá voz a diversas correntes de debates sobre a relação entre médico e paciente. Todas essas vozes estão de acordo: é preciso reconstruir a relação entre o profissional da saúde e o usuário com mais humanidade, igualdade e respeito ao pluralismo moral da sociedade.

CADERNOS DO III FóRUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

marCos sorrenTino, raCheL TraJber e Tania braGa (orGs.)

A Educação Ambiental quer o homem crítico, capaz de perceber, planejar, com- partilhar conhecimentos e dar um novo rumo ao futuro incerto de seus descendentes. A Rio-92 foi um exemplo de que esse processo já se encontra em andamento.

Cadernos do III Fórum de Educação Ambiental apresentam o conteúdo discutido no Fórum de mesmo nome, realizado na PUC-SP, em agosto de 1994. É formado ainda por uma seleção de textos apresentados no II Fórum (realizado às vésperas da Rio-92), além de outros elaborados especialmente para a publicação.

Escritos em linguagem fluida e agradável, os textos foram divididos em seis temas, ou cadernos, que discutem assuntos relacionados à questão ambiental. Acompanha o livro um disquete contendo os anais dos II e III Fóruns de Educação Ambiental.

os anais dos II e III Fóruns de Educação Ambiental. ISBN 978‑85‑7555‑160‑8 256 páginas 1 a

ISBN 978‑85‑7555‑160‑8

256 páginas

1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑160‑8 256 páginas 1 a edição ISBN 85‑85351‑49‑7 248 páginas 1 a edição

ISBN 85‑85351‑49‑7

248 páginas

1 a edição

Acompanha um disquete
Acompanha
um disquete

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

29
29

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

30
30

Lançamento

Prelo

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 30 Lançamento Prelo ISBN 85‑85351‑65‑9 320 páginas 3 a edição, 1 a

ISBN 85‑85351‑65‑9

320 páginas 3 a edição, 1 a reimpressão

CARTA DA TERRA

earTh CharTer inTernaCionaL

Após a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro (1992), Maurice Strong (Canadá), Mikhail Gorbachev (Rússia) e o governo da Holanda coordenaram, em 1994, um processo para a criação da Carta da Terra. Lançada em Haia, em 2000, com a ambição de ser um documento da Organização das Nações Unidas, indica os princípios para uma sociedade global justa, equilibrada, sustentável e pacífica.

Com ilustrações de Ellen Pestili, o texto enfoca a importância de certos valores. Os

principais são respeitar e cuidar da comunidade, a integridade ecológica, a justiça social,

a democracia, a paz e a busca pela construção de um futuro melhor dentro da concepção de que o amanhã encerra tantos grandes perigos como enormes promessas pautadas pela diversidade de culturas e formas de vida.

DICIONáRIO DE CIÊNCIA AMBIENTAL

Um guia de A a z

h. sTeven dasheFskY

Este livro é um guia fácil e rápido, que abrange de A a Z as palavras-chave, expres- sões e conceitos mais importantes relacionados a este sistema crucial e fascinante de

nossa atualidade: a questão ambiental. Isso faz desta obra uma referência imprescindível

a todos os interessados nessa problemática.

O conhecimento adquirido neste livro oferece total subsídio para o leitor tomar de- cisões e estabelecer prioridades bem informadas e bem fundamentadas, pois, seja qual for sua área de atuação ou participação no movimento ecológico, todas as decisões e atitudes tomadas hoje terão um papel fundamental no destino de nosso planeta. Assim sendo, cabe a todos nós a responsabilidade de estudarmos seriamente essas questões para que possamos garantir um futuro melhor.

ECOPERCEPÇÃO

Um resumo didático dos desafios socioambientais

GenebaLdo Freire dias

Cada vez mais, sabemos que depende de cada um de nós a solução para os graves problemas ambientais que se apresentam.

Só mesmo quando todos internalizarmos a necessidade dessa mudança e fizermos

a

nossa parte, poderemos alcançar as mudanças de percepção em nossas relações com

o

ambiente e com nós mesmos, agindo assim em prol da sustentabilidade.

Temos uma grande influência como eleitores e consumidores e cada pessoa é um educador ambiental.

Assim, precisamos adotar a não violência e trabalhar para a paz e solidariedade como meta para a sustentabilidade: eis a mensagem de Genebaldo Freire nesta obra.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Princípios e práticas

GenebaLdo Freire dias

O desenvolvimento e a prática da Educação Ambiental (EA) no Brasil sempre esbar- rou em graves problemas socioeconômicos, acrescidos da falta de materiais educativos adequados.

Este livro reúne as informações básicas conceituais sobre EA, faz um histórico de suas atividades pelo mundo, sugere mais de cem atividades para sua prática, fornece subsídios para a ampliação dos conhecimentos sobre EA e expõe as diferentes formas legais de ação individual e comunitária que possibilitam um exercício de cidadania, visando uma melhor qualidade de vida.

Trata-se de uma obra inovadora pelo seu pioneirismo como documento para estu-

diosos e leigos, posicionando a EA como instrumento de busca da harmonia racional

e responsável entre o homem e o seu meio ambiente.

racional e responsável entre o homem e o seu meio ambiente. ISBN 85‑7555‑024‑1 64 páginas 1

ISBN 85‑7555‑024‑1

64 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão

64 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão ISBN 85‑85351‑09‑8 552 páginas 9 a edição, 1

ISBN 85‑85351‑09‑8

552 páginas 9 a edição, 1 a reimpressão

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

31
31

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

32
32
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 32 ISBN 85‑7555‑114‑0 120 páginas 1 a edição ISBN 85‑85351‑01‑2 208 páginas

ISBN 85‑7555‑114‑0

120 páginas

1 a edição

32 ISBN 85‑7555‑114‑0 120 páginas 1 a edição ISBN 85‑85351‑01‑2 208 páginas 3 a edição

ISBN 85‑85351‑01‑2

208 páginas

3 a edição

EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL

GenebaLdo Freire dias

Este livro traz um estudo de caso que mostra como o desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental em uma instituição implantou um sistema simplificado de gestão ambiental.

Inclui a realização do diagnóstico, o estabelecimento do marco referencial, a construção da política ambiental da instituição, o desenvolvimento de atividades de gestão ambiental (avaliada por indicadores), os processos de sensibilização e a promoção de uma nova cultura de responsabilidade socioambiental, por meio da adoção progressiva de práticas sustentáveis.

O autor, um reconhecido inovador de práticas de responsabilidade socioambiental

no Brasil e no exterior, socializa essa conquista, demonstrando que é possível produzir

as mudanças que tanto ouvimos falar e que normalmente ficam apenas no discurso.

GAIA

Uma teoria do conhecimento

WiLLiam irWin Thompson (orG.), John Todd, henrY aTLan, LYnn marGuLis, James LoveLoCk, FranCisCo vareLa, haZeL henderson, GreGorY baTeson e humberTo maTurana

A imaginação é necessária para dar forma a uma teoria ou a uma hipótese, pois

trata-se de uma capacidade de sentir aquilo que ainda não se conhece, de intuir o que não pode ser compreendido.

Ao retomar o mito de Gaia, a deusa grega que representa a Terra, este livro caminha em direção a uma nova teoria do conhecimento, considerando que os organismos vivos expressam uma dinâmica na qual os opostos são inerentes e a oposição é essencial.

Portanto, analisar mito e ciência, ou as implicações culturais de uma nova biologia, é algo que insere este livro no contexto da pós-modernidade, em que a interdependência e a interdisciplinaridade tentam construir uma nova maneira de pensar, um “paradigma holístico” que nos encaminhe para o controle consciente do planeta.

INICIAÇÃO À TEMáTICA AMBIENTAL

Antropoceno

GenebaLdo Freire dias

Devastação, poluição, contaminação por produtos tóxicos, tudo isso está geran- do consequências desastrosas para a humanidade. Vivemos a época das alterações ambientais globais impostas pelo ser humano. Não obstante as limitações do homem diante da grandiosidade do Universo, alguns, em nome de um progresso que jamais contempla todos, vêm promovendo a destruição do planeta. Portanto, este livro é um alerta, um convite para a reflexão e para a necessidade de conscientização. É hora de parar e tentar recuperar o planeta.

Fotografias e imagens (belas e chocantes) ilustram este livro de Genebaldo Freire Dias, uma das maiores autoridades em Educação Ambiental no Brasil. O autor não se limita a apresentar o problema, mas sugere também soluções, e o livro configura-se, na verdade, como uma grande mensagem de esperança.

KNUT

Como um ursinho polar cativou o mundo

JuLiana, isabeLLa e CraiG haTkoFF, e dr. GeraLd r. uhLiCh

Mascote dos debates sobre mudanças climáticas: esse é Knut, o urso polar que conquistou o mundo.

Knut nasceu em 2005 no zoológico de Berlim e foi rejeitado pela mãe. O filhote teria morrido, se não fosse o carinho incondicional de Thomas Dörflein, funcionário do zoológico. Thomas cuidou de cada momento da sobrevivência de Knut, desde as primeiras horas de vida: dava mamadeira de duas em duas horas, dava banho no ursi- nho e dormia perto dele. Durante vários meses, o tratador não saiu do lado do filhote, nem mesmo para dormir em casa e ficar com a família.

Eis toda a trajetória de sobrevivência do filhote em muitas fotos do pequeno urso que virou estrela mundial e símbolo da luta contra o aquecimento global.

mundial e símbolo da luta contra o aquecimento global. ISBN 85‑85351‑99‑3 112 páginas em cores 2

ISBN 85‑85351‑99‑3

112 páginas em cores 2 a edição

85‑85351‑99‑3 112 páginas em cores 2 a edição ISBN 978‑85‑7555‑172‑1 36 páginas em cores 1 a

ISBN 978‑85‑7555‑172‑1

36 páginas em cores 1 a edição

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

33
33

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

34
34
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 34 ISBN 85‑7555‑005‑9 240 páginas 1 a edição ISBN 85‑85351‑67‑5 256 páginas

ISBN 85‑7555‑005‑9

240 páginas

1 a edição

34 ISBN 85‑7555‑005‑9 240 páginas 1 a edição ISBN 85‑85351‑67‑5 256 páginas 1 a edição

ISBN 85‑85351‑67‑5

256 páginas

1 a edição

MONOCULTURAS DA MENTE

Perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia

vandana shiva

Os cinco capítulos deste livro refletem sobre as causas do desaparecimento da diversidade ambiental e sobre as mudanças na sua conservação.

Isso reflete no desaparecimento das alternativas para os seres humanos e para

o meio ambiente. Encarar a diversidade como uma maneira de pensar permite que múltiplas escolhas surjam.

Vandana Shiva é autora do muito aclamado Staying alive: women, ecology and deve‑ lopment. Física, filósofa e feminista, é diretora da Fundação de Pesquisa para Ciência, Tecnologia e Política de Recursos Naturais, Dehra Dun; ativista na luta dos cidadãos contra a destruição ambiental, incluindo o Movimento Chipko, além de cientista e

conselheira ambiental do TWN (Third World Network).

OLHANDO PELA TERRA

O despertar para a crise espiritual/ecológica

James GeorGe

Mesmo uma década após a Rio-92, ainda estamos longe da postura fundamental que produzirá um futuro seguro e sustentável para o homem. Mas ainda é tempo de as pessoas preocupadas em tornar este mundo um lugar melhor encontrarem soluções.

E este livro é, sem dúvida, o melhor começo. Analítico e prático, combina a visão de

um filósofo, as qualidades profissionais de um diplomata talentoso e as habilidades práticas de um homem de ação. É assim que James George procura apontar o caminho viável para o futuro da Terra.

A profunda separação da natureza e de nós mesmos é a origem da crise ecológica criada pelo crescente abuso de nosso planeta e profundamente indicativa de uma crise interior, espiritual. Em outros termos, a crise ambiental global é a expressão de uma con- fusão interior, e isso denota que a cura do mundo começa no indivíduo, começa em cada um para contagiar todos. Não seria o momento de começarmos a curar o planeta?

PEGADA ECOLóGICA E SUSTENTABILIDADE HUMANA

GenebaLdo Freire dias

A economia global entrou em choque com os limites naturais da Terra. A humani-

dade não pode mais ignorar as consequências ambientais de seus atos. O livro procura estimular e indicar os caminhos visando a construção de uma economia que respeite

a natureza. Senão uma tragédia evolutiva virá a se concretizar.

A origem dos problemas ambientais globais, como chegamos à situação atual e as

dimensões humanas da crise ambiental servem de base para redimensionar o presente

e procurar construir o futuro com mais consciência e responsabilidade. Quando se

trata de meio ambiente, é possível e necessário recuperar o passado, principalmente para que tenhamos futuro. Há esperança, mas precisamos começar a mudar as coisas desde já.

PESQUISAS EM BIOÉTICA NO BRASIL DE HOjE

voLnei GarraFa e JorGe Cordón (orGs.)

Dos três campos históricos da ética aplicada – bioética, ética ambiental e ética dos negócios –, a bioética foi a que mais avançou epistemologicamente e na prática. Este livro, de autoria de pesquisadores da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília, aceita o desafio de definir objeto e métodos de pesquisa dessa disciplina, que conta apenas 35 anos de vida.

Aproveitando o rico instrumental teórico e metodológico desse novo campo do saber, a obra oferece aos leitores uma visão dinâmica e renovada de temas emergentes

e persistentes da realidade brasileira. Assim, se revelará trabalho útil a todos os leitores interessados no assunto: estudantes, pesquisadores, professores e, por sua clareza e facilidade de compreensão, também o público em geral.

e facilidade de compreensão, também o público em geral. ISBN 85‑85351‑97‑7 264 páginas 1 a edição,

ISBN 85‑85351‑97‑7

264 páginas

1 a edição, 1 a reimpressão

264 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão ISBN 85‑7555‑079‑9 256 páginas 1 a edição

ISBN 85‑7555‑079‑9

256 páginas

1 a edição

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

35
35

EDUCAÇÃO E

MEIO AMBIENTE

36
36
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 36 ISBN 85‑7555‑038‑1 48 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão 40

ISBN 85‑7555‑038‑1

48 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão

40 CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS PARA A SUSTENTABILIDADE

GenebaLdo Freire dias

Pequeno livro que se insere no embate entre a cruel degradação ambiental e a reação do homem para contê-la ou evitá-la, com sugestões de ações pontuais e realistas.

Alinhados às políticas mais avançadas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, os quarenta breves tópicos, de leitura leve e ilustrados com feliz adequação e propriedade, têm o dom de semear uma conscientização individual que estará na base de uma ação coletiva e eficaz.

Uma contribuição conscienciosa e de nosso tempo, própria de uma geração que percebeu os desafios socioambientais e já entrevê as possíveis soluções. Genebaldo Freire Dias é doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília e o autor brasileiro mais citado na área de Educação Ambiental.

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS:

CoLeção Céu, Terra e mar

BIchoS da terra

Salvatore Siciliano

BIchoS do céu

Luciano Moreira Lima

BIchoS do mar

Estéfane Cardinot Reis

CoLeção Fundo do mar

a vIda de golfINhoS e BaleIaS

Salvatore Siciliano

a vIda de loBoS‑marINhoS e

leõeS‑marINhoS, focaS e morSaS

Fernando Siqueira Alvarenga

a vIda doS tuBarõeS e raIaS

Bismarck Fazzano Gadig

cNIdárIoS

corais, anêmonas e medusas

Estéfane Cardinot Reis

lulaS e polvoS

Teodoro Vaske Júnior

fOTOgrAfIA

38
38
fOTOgrAfIA 38 ISBN 978‑85‑7555‑152‑3 80 páginas em cores 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑157‑8 164

ISBN 978‑85‑7555‑152‑3

80 páginas em cores 1 a edição

80 páginas em cores 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑157‑8 164 páginas em cores 2 a

ISBN 978‑85‑7555‑157‑8

164 páginas em cores 2 a edição

Edição bilíngue

(português‑inglês)

áGUA

adrian koJin

Sebastian Rojas, Tony Fleury, John Callahan, Joli, Tim Mackenna, Luiz Blanco e Eduardo Moody fazem parte de um seleto time de fotógrafos que percorrem o mundo colhendo imagens para a Fluir, a revista mais lida pelos surfistas brasileiros. Renomados por sua técnica apurada, coragem para encarar ondas poderosas e disposição para qual- quer tipo de aventura – desde que renda boas fotos –, eles também são dotados de uma sensibilidade artística tocante, que nem sempre encontra vazão nas páginas “nervosas” das publicações para as quais normalmente contribuem. Água abre justamente essa janela, iluminando a faceta menos conhecida, mas não menos relevante, de um trabalho capaz de tocar profundamente qualquer um, surfista ou não. Não espere imagens de ação, não espere explicações, elas não estão aqui. Porém de emoção está transbordando.

AMAzONAS

Pátria da água/Heartland

ThiaGo de meLLo

Se a Amazônia é a pátria da água, o poeta Thiago de Mello destaca-se como um de seus mais ilustres patriotas. Nascido à beira do rio, o poeta vem cantando a vida e a liber- dade, combatendo como um bravo em todas as batalhas pela proteção da natureza.

Este livro é um navio, ou melhor, é um daqueles barcos que sobem e descem o imenso labirinto fluvial da bacia Amazônica. Pois aqui você tem, leitor amigo, a ventura de fazer uma viagem inesquecível.

No fim da jornada, a leitura deste livro nos conduz enriquecida pelo esplêndido olho do fotógrafo Luiz Claudio Marigo. O leitor vai descobrir que o personagem dessa aventura não é apenas a floresta, mas certamente o mais belo fruto do seu chão: o homem amazônico, nascido em comunhão com a natureza.

AzUL/BLUE

marCeLo maraGni

Fernando de Noronha é o cenário para estas magníficas fotos de Marcelo Maragni.

A obra é o resultado de quatro viagens que o fotógrafo especializado em esportes

radicais fez à ilha.

Se Fernando de Noronha fosse uma peça de teatro, o mar seria o seu ator principal.

E Maragni está no seu ambiente natural. Com uma câmera inquieta, sempre no meio

da ação, ele consegue captar os movimentos do surfe em toda a sua plasticidade, transformando um tubo, uma batida, em uma pintura, que apesar de estática, transmite todo o movimento e a agilidade do esporte.

Mas Maragni também se sente à vontade clicando a natureza. Azul é o registro da beleza e da exuberância de uma região privilegiada do país em imagens de pura poesia, captada com maestria por Marcelo Maragni.

CAVERNAS/CAVES

O fascinante Brasil subterrâneo/The fascination of underground Brazil

C LaYTon F. L ino

A importância histórica, cultural e ecológica das cavernas finalmente está registrada

num livro impecável, certamente uma das mais belas publicações do gênero. Com mais

de duzentas fotos coloridas que retratam o fascínio e a beleza do Brasil subterrâneo, o livro traz ainda conceitos e explicações bastante úteis sobre a relação do homem com

as cavernas, os aspectos históricos da Espeleologia no Brasil e no mundo e sobre o ambiente e a vida nesses espaços.

A ação do homem primitivo e da natureza no interior das cavernas, sua fauna, o

contraste com a água, tudo isso contribui para a riqueza das paisagens, que propor- cionam imagens ricas e belas. O texto de Clayton F. Lino procura estimular novos e experientes espeleólogos à prática dessa ciência-esporte e dar-lhes o sentido de sua

importância ecológica e cultural. É um livro que fascina os apaixonados pela arte: seja

a da fotografia, seja a de um texto bem escrito.

arte: seja a da fotografia, seja a de um texto bem escrito. ISBN 978‑85‑7555‑182‑0 80 páginas

ISBN 978‑85‑7555‑182‑0

80 páginas em cores 1 a edição

Edição bilíngue

(português‑inglês)

edição Edição bilíngue (português‑inglês) ISBN 85‑85351‑87‑X 288 páginas em cores 2 a

ISBN 85‑85351‑87‑X

288 páginas em cores 2 a edição revista e atualizada

Edição bilíngue

(português‑inglês)

fOTOgrAfIA

39
39

fOTOgrAfIA

40
40

gASTrONOMIA

42
42

Coleção DiCionário GastronômiCo

gASTrONOMIA 42 C oleção D iCionário G astronômiCo ISBN 978‑85‑7555‑188‑2 176 páginas em cores 1 a

ISBN 978‑85‑7555‑188‑2

176 páginas em cores

1 a edição

176 páginas em cores 1 a edição ISBN 85‑7555‑111‑6 162 páginas em cores 3 a

ISBN 85‑7555‑111‑6

162 páginas em cores

3 a edição

DICIONáRIO GASTRONôMICO

Café com suas receitas

GiuLiana basTos

Cercado de lendas antigas e folclóricas que dão conta de sua história, a verdade é que desde o seu surgimento o café é uma bebida apaixonante. Capaz de despertar sabores, estimular sensações, embalar sonhos e ideias de seus inveterados admiradores, é um elixir poderoso a frequentar corações e mentes de boa parte da humanidade.

Informações curiosas, detalhes técnicos de qualidade e produção dos grãos, além de elaborada pesquisa histórica, tornam o Dicionário gastronômico: café com suas receitas, de Giuliana Bastos, uma obra saborosa. E para enriquecer ainda mais o livro, ele está re- cheado de belas fotos e ilustrações e acompanhado de variadas receitas para os paladares mais apurados. É só degustar!

DICIONáRIO GASTRONôMICO

Ervas & especiarias com suas receitas

neLusko LinGuanoTTo neTo

O encantador e pouco conhecido universo das ervas e especiarias ainda é um mis-

tério até para chefs de cozinha. Dicionário gastronômico: ervas & especiarias apresenta 53 tipos de temperos e 26 misturas usadas nos cinco continentes. Considerada uma das obras mais completas do Brasil sobre o tema, o autor discorre sobre ervas e especiarias de várias partes do mundo. Os textos fornecem informações científicas e históricas e dicas práticas para o dia a dia, voltadas para os profissionais de culinária, pessoas que gostam de cozinhar ou simplesmente apreciam uma gastronomia aromática.

A obra traz também uma série de receitas, todas testadas na cozinha experimen-

tal da Editora Boccato e organizadas por Maria Helena Vieira. São receitas fáceis de realizar e que incentivam o uso de ervas e especiarias pouco conhecidas. Prefácio de Josimar Melo.

DICIONáRIO GASTRONôMICO

Pimentas com suas receitas

neLusko LinGuanoTTo neTo

Este livro de Linguanotto proporciona, aos aficionados de pimentas e aos mestres- -cucas de horas vagas, uma oportunidade rara de conhecer alguns dos principais tipos de pimentas usados no mundo (e a maioria, felizmente, disponível também no Brasil). E o que é ainda melhor: ele ensina também como utilizá-las na prática para extrair o máximo de seu sabor e beleza.

Dicionário gastronômico: pimentas com suas receitas de certa forma dá continui- dade ao projeto iniciado com Dicionário gastronômico: ervas & especiarias, do mesmo autor: ambos têm o grande mérito de lançar luz sobre esses mágicos, aromáticos e tantas vezes invisíveis ingredientes que dão alma às receitas mais simples.

Indispensável para quem faz da cozinha e do preparo de pratos um verdadeiro ritual de prazer e descobertas. Bem-vindo a bordo do fascinante mundo das pimentas.

Bem-vindo a bordo do fascinante mundo das pimentas. ISBN 978‑85‑7555‑124‑0 164 páginas em cores 1 a

ISBN 978‑85‑7555‑124‑0

164 páginas em cores 1 a edição

Coleção

reCeitas saborosas

RECEITAS SABOROSAS COM AVES

andré boCCaTo e esTúdio paLadar

Um dos mais importantes recursos alimentares da humanidade, as aves são ingredientes versáteis na culinária e se prestam a uma infinidade de variações para o seu preparo. Fonte segura de proteína e com índices baixos de gordura, especialmente se for consumido sem a pele, o frango, entre as aves, segue como o campeão na mesa brasileira e por esse motivo é o tema central deste livro de receitas.

A proposta é mais que oportuna, pois apesar da popularidade, não costumamos ter outras ideias na hora do seu preparo, além do conhecido repertório: frango refogado na panela, filé grelhado, ou, no máximo, o tradicional “a passarinho”. Para fugir do trivial, este livro apresenta 45 receitas práticas e criativas para o dia a dia e para ocasiões especiais, especialmente desenvolvidas por André Boccato e Estúdio Paladar.

desenvolvidas por André Boccato e Estúdio Paladar. ISBN 978‑85‑7555‑208‑7 96 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑208‑7

96 páginas 1 a edição

gASTrONOMIA

43
43

gASTrONOMIA

44
44
gASTrONOMIA 44 ISBN 85‑7555‑120‑5 64 páginas em cores 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑207‑0 96 páginas 1

ISBN 85‑7555‑120‑5

64 páginas em cores

1 a edição

85‑7555‑120‑5 64 páginas em cores 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑207‑0 96 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑207‑0

96 páginas

1 a edição

RECEITAS SABOROSAS COM CARNE

andré boCCaTo

Você deve estar cansado do bife com batata frita. Quem sabe você seja um mari- nheiro de primeira viagem pilotando seu novo fogão ou talvez uma experiente dona de casa à procura de novas ideias e praticidade na sua cozinha. É pensando em tudo isso, ou melhor, no que seria interessante cozinhar, que neste livro foram reunidas receitas criativas, saborosas e práticas.

A carne, portanto, é a nossa paixão nacional e este pequeno livro, uma saborosa

contribuição para quem quer se destacar neste ramo. Esperamos que esta obra, por meio das receitas cuidadosamente escolhidas, possa trazer à sua família e convidados momentos de prazer e saúde à mesa.

RECEITAS SABOROSAS COM MASSAS

andré boCCaTo e esTúdio paLadar

Esta obra traz pratos com massas sempre com soluções criativas, saudáveis e estimu- lantes. Aponta que a base do macarrão se revela de extrema praticidade no preparo, salvo exceções como pratos de gala. Recorda ainda que o Brasil é o terceiro país do mundo em fabricantes e consumidores da iguaria. A primeira advertência é justamente a de nunca deixar passar do ponto o cozimento da massa.

O autor evidencia que o macarrão jamais é entediante, seja como prato único ou como

coadjuvante apetitoso. Numerosos formatos e mesclas valorizam o molho caprichado e inventivo. A obra ressalta o valor nutricional dos carboidratos, recordando que 60% da alimentação diária devem contê-los devido à energia pura que eles fornecem.

RECEITAS SABOROSAS COM PEIxES E FRUTOS DO MAR

andré boCCaTo e esTúdio paLadar

Esta obra apresenta um conjunto de receitas práticas, saborosas e relativamente simples que oferecem variedade e criatividade, tanto no dia a dia como para incrementar jantares especiais e sofisticados que agradam os mais exigentes paladares. O peixe, seja de água doce ou salgada, é ressaltado por ser fonte de vitaminas, minerais e proteínas, fatores essenciais para manter a saúde.

Leve, saboroso e altamente proteico, contém o ácido graxo ômega-3, cujos benefícios para uma dieta saudável estão cientificamente comprovados. Na obra, são destacadas re- ceitas com sardinha, robalo, salmão, pescada, cação, Saint Peter, entre tantos outros peixes facilmente encontrados em mercados e feiras livres, frescos ou congelados.

ALLA NAPOLETANA

Depoimento de Antonio Buonerba da Cantina de Napoli

anTonio buonerba e sandro Ferrari

Entre, fique à vontade! Você está no Jardim de Napoli, uma das casas mais tradi- cionais de São Paulo, que tem orgulho de receber aqueles que apreciam a boa mesa num ambiente agradável. O livro Alla napoletana retrata tudo aquilo em que acredita ao resgatar a história da gastronomia sob o ponto de vista do imigrante italiano, um povo que ajudou a escrever a história da maior cidade do país, São Paulo. E, como se não bastasse a rica gastronomia, herdamos ainda a alegria e a garra desse povo que, ainda hoje, tem muito que agregar à nossa cultura. Este livro permite ainda que seus leitores desfrutem das receitas e possam levar um pouquinho de um dos mais reno- mados restaurantes de São Paulo para suas casas. Venha desfrutar e se deliciar com as receitas maravilhosas que essa rica cozinha tem a nos oferecer.

maravilhosas que essa rica cozinha tem a nos oferecer. ISBN 978‑85‑7555‑206‑3 96 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑206‑3

96 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑206‑3 96 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑119‑1 160 páginas em cores 1 a

ISBN 85‑7555‑119‑1

160 páginas em cores 1 a edição

gASTrONOMIA

45
45

gASTrONOMIA

46
46
gASTrONOMIA 46 ISBN 85‑7555‑118‑3 64 páginas em cores 1 a edição ISBN 85‑7555‑109‑4 162 páginas em

ISBN 85‑7555‑118‑3

64 páginas em cores 1 a edição

85‑7555‑118‑3 64 páginas em cores 1 a edição ISBN 85‑7555‑109‑4 162 páginas em cores 2 a

ISBN 85‑7555‑109‑4

162 páginas em cores 2 a edição

Edição em inglês Brazil, rhythms and recipes

Edição em francês Brésil, sons et Saveurs

BANQUETES DIET

mYrian abiCair

Essa é uma das principais

sugestões de Banquetes diet: um belo livro com saborosíssimas receitas para entradas,

acompanhamentos, carnes, massas, aves, peixes e sobremesas.

Proprietária do Sete Voltas Spa Resort, a autora elabora há mais de dezoito anos uma dieta gratificante e gostosa: o máximo gosto com o mínimo peso calórico.

“A proposta deste livro vem responder diretamente ao anseio por uma nova abor- dagem do prazer de ‘comer bem’, eliminando suas extravagâncias e excessos, assim como suas consequências. E falo não só em ‘emagrecer’, perder peso, mas em adquirir e ganhar uma autêntica satisfação consigo mesmo e com a vida.”

Com prefácio do crítico gastronômico Josimar Melo e deliciosas fotografias de Tuca Reinés, esta coedição com a Editora Boccato é um convite ao prazer.

Perder peso, mas sem perder o prazer de comer bem

BRASIL, RITMOS E RECEITAS

morena LeiTe

Brasil, ritmos e receitas reúne música e culinária. São 52 receitas da tradicional cozinha brasileira, revisitadas pela técnica francesa da jovem chef Morena Leite, que nos apresenta a infinidade de cores, cheiros e sabores excepcionais encontrados no nosso país.

Acompanha o livro um CD que proporciona uma viagem musical pelos domínios da nossa culinária, com canções interpretadas pela cantora Mariana Aydar, por meio de letras atuais, como “Amigos bons”, de Junio Barreto, Bactéria e Otto, além de clássicos regravados da MPB como “Vatapá”, de Dorival Caymmi, “Vendedor de bananas”, de Jorge Ben Jor e “Jurubeba”, de Gilberto Gil. As músicas falam de pratos e comidas da tradição brasileira e suas partituras estão graciosamente impressas no livro. As fotos de Emiliano Boccato retratam a diversidade e beleza da gastronomia nacional.

CHURRASCO

Uma paixão nacional

andré boCCaTo

Fazer um churrasco não se resume a chamar uns amigos, comprar o carvão e assar a carne. Neste livro sobre a paixão nacional, o chef André Boccato ensina passo a passo a arte do churrasco. Ele não esquece nenhum detalhe. Além de dar uma aula sobre os cortes do boi e apresentar receitas de dar água na boca, ele destaca a importância da recepção, explica como escolher bebidas e acompanhamentos, fala sobre os tipos de churrasqueira e facas. O livro tem também uma FAQ no qual o chef responde às dúvi- das mais comuns quando se pensa em churrasco – e revela os segredos e as técnicas de um especialista no assunto.

André Boccato reúne aqui receitas inusitadas, técnicas e segredos de uma arte simples e cotidiana para os brasileiros, mas que tem muitas sutilezas. É um livro para ser degustado por quem deseja se tornar um mestre e também por quem ainda está se iniciando no universo do churrasco.

DICIONáRIO DE TERMOS DE GASTRONOMIA FRANCÊS/PORTUGUÊS

heLen heLene

Helen Helene nasceu na cozinha, quer dizer, cresceu ao lado de seu pai, que foi chef de cozinha e proprietário do restaurante Mexilhão por mais de trinta anos.

Sempre ligada à gastronomia, a autora, que morou em Paris, sentiu necessidade de um dicionário que contivesse os principais termos de gastronomia em francês. Isso porque, afinal de contas, ninguém consegue (nem os franceses) lembrar de todos os nomes e nomenclaturas. Para os amantes da gastronomia e do vinho, é como “beber na fonte do conhecimento”, ou seja, na gastronomia francesa, que é mãe de todas as outras.

A importância deste dicionário da Editora Gaia, em coedição com a Editora Boccato, é tanto socorrer aos que dele necessitarem em suas viagens como também aos estudantes de gastronomia. Ele traz um anexo inédito sobre vinhos e queijos e suas regiões na França, com nomes ilustres da gastronomia francesa, terminando com algumas receitas clássicas francesas e suas versões em português.

receitas clássicas francesas e suas versões em português. ISBN 978‑85‑7555‑159‑2 160 páginas em cores 1 a

ISBN 978‑85‑7555‑159‑2

160 páginas em cores

1 a edição

160 páginas em cores 1 a edição ISBN 85‑7555‑112‑4 176 páginas 1 a edição, 1 a

ISBN 85‑7555‑112‑4

176 páginas

1 a edição, 1 a reimpressão

gASTrONOMIA

47
47

gASTrONOMIA

48
48
gASTrONOMIA 48 ISBN 978‑85‑7555‑173‑8 160 páginas 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑179‑0 176 páginas em

ISBN 978‑85‑7555‑173‑8

160 páginas

1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑173‑8 160 páginas 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑179‑0 176 páginas em cores 1 a

ISBN 978‑85‑7555‑179‑0

176 páginas em cores

1 a edição

É VINHO, NATURALMENTE!

Em defesa do vinho orgânico e biodinâmico

LuCiano perCussi

Neste encantador livro sobre o mundo dos vinhos, Luciano Percussi deixa um testemunho sobre a trajetória dessa bebida que acompanha a humanidade desde os primórdios da civilização. Em estilo coloquial, repleto de belas lembranças de sua vivência nas regiões vinícolas, ele nos mostra todos os passos percorridos para se fazer um bom vinho; do vinhedo até seu engarrafamento.

O autor nos conta sobre solos, climas, métodos, truques e artimanhas da preparação do vinho, bem como sobre envelhecimento, armazenagem, serviço e degustação. E nos oferece, ao final, um manual completo sobre tintos e brancos.

É vinho, naturalmente!, um livro sobre o vinho genuíno que tanto inspirou e trouxe

alegria e prazer ao homem.

FESTAS CONTEMPORÂNEAS

A arte de celebrar

GLíCia abud, kaTi barbieri, LiLian bapTisTeLLa e sYLmara venTureLLi

Este livro é um convite para o desfrute de momentos encantados. Em uma edição belíssima, guarda em suas páginas algumas das inúmeras festas que os autores tiveram o prazer de presenciar. Seja qual for o motivo, nada supera um local bem-arrumado, com cores, flores, móveis, iluminação e perfumes.

Acompanham as diversas fotos do livro relatos de renomados arquitetos. Por meio deles

descobrimos a melhor maneira de ocupar os espaços (a ventilação, a iluminação, a acústica,

a ambientação e a decoração adequadas), desde pequenos ambientes aconchegantes, para

receber alguns convidados, até amplos espaços elegantes e requintados, para abrigar um número maior de pessoas.

Festas contemporâneas reúne exemplos de trabalhos de cenografia e decoração, atribui-

ções que todo arquiteto deve possuir. A partir deles você poderá dar asas à sua imaginação

e realizar as festas para as quais não faltarão elogios. Celebre!

NOVAS RECEITAS LIGHT

mYrian abiCair

Inicialmente vá ao mercado como quem vai fazer um passeio agradável e escolha alimentos naturais e de baixa caloria: frutas, ervas aromáticas, grãos integrais, peixes fres- quinhos. Antes de cozinhar, vista uma roupa bonita e confortável, afinal cozinhar é um

ritual de meditação, elegância e simplicidade

À frente do Sete Voltas Spa Resort há mais de dezoito anos, ela reuniu neste livro uma série de receitas nutritivas, saborosas e fáceis de fazer. Para Myrian Abicair, o fazer e o degustar a própria comida é uma forma de conhecer-se melhor: “Mais do que saciar a fome, o ato de comer é despertar o paladar, aguçar a visão, estimular o olfato, proporcionar o prazer”.

Com pratos atraentes e sofisticados é possível saciar-se, mesmo com uma dieta de 600 a 1200 calorias – revela este livro da Editora Gaia em coedição com a Editora Boc- cato. Vale destacar a beleza das imagens de Tuca Reinés e André Boccato.

Assim sugere a autora, Myrian Abicair.

O BRASIL BEM TEMPERADO

Nordeste

ana CeCíLia niGro maZZiLLi Xavier de mendonça e FáTima heLena Leime sCiarreTTa

É um livro único, que reúne as mais gostosas receitas e os interessantes e ricos aspectos culturais dos nove Estados nordestinos brasileiros.

O pano de fundo desta obra é o forte sentimento de identidade do país. Este livro tempera a cultura da cozinha. É a culinária tendo a ligação com o povo do lugar, a comida como companheira do homem na sua caminhada.

Os ingredientes típicos de cada Estado do Nordeste são utilizados em receitas deliciosas e cheias de sabor, entremeadas com informações pitorescas sobre cos- tumes e tradições, artesanatos, expressões populares, citações literárias dos principais autores de nossa língua, músicas, danças e festas dos nove estados nordestinos.

músicas, danças e festas dos nove estados nordestinos. ISBN 85‑7555‑117‑5 64 páginas em cores 1 a

ISBN 85‑7555‑117‑5

64 páginas em cores 1 a edição

85‑7555‑117‑5 64 páginas em cores 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑154‑7 198 páginas em cores 1 a

ISBN 978‑85‑7555‑154‑7

198 páginas em cores 1 a edição

gASTrONOMIA

49
49

gASTrONOMIA

50
50
gASTrONOMIA 50 ISBN 85‑7555‑113‑2 222 páginas em cores 2 a edição ISBN 978‑85‑7555‑190‑5 72 páginas

ISBN 85‑7555‑113‑2

222 páginas em cores 2 a edição

85‑7555‑113‑2 222 páginas em cores 2 a edição ISBN 978‑85‑7555‑190‑5 72 páginas em cores 1 a

ISBN 978‑85‑7555‑190‑5

72 páginas em cores 1 a edição

PÃO DA PAz

195 receitas de pão de países membros da ONU

pauLo braGa

Pão da paz, de Paulo Braga, reúne 195 receitas desse alimento universal. São pães de

192 países que integram a Organização das Nações Unidas. Trigo, sorgo, centeio, aveia,

glúten

“O livro foi concebido por um padeiro amador, fotógrafo profissional e pacifista apaixonado”, segundo palavras do próprio autor. Isso significa que o leitor tem em mãos um livro fartamente ilustrado, com receitas de pão representativas de cada país e, de acompanhamento, mensagens de paz.

Variados são os ingredientes, bem como a feitura: assados, cozidos, fritos.

RECEITAS DE NATAL

Cozinhando fácil com grandes marcas

andré boCCaTo

Você sabe qual é a origem da ceia de Natal? Há centenas de anos, os europeus deixavam

abertas as portas de suas casas no dia de Natal, para que peregrinos e viajantes entrassem

e, junto com a família, confraternizassem nesse dia. Daí o porquê de o Natal ser uma data

de confraternização entre amigos e familiares.

Pensando neste momento alegre e único, a Global Editora, em parceria com a Editora Boccato, realizaram este livro, um guia de receitas de Natal de dar água na boca. Sem

querer menosprezar o tradicional peru, aqui você encontrará opções saborosas de doces

e salgados, carnes e tortas, massas, aves, molhos, sucos e pães.

Todas as receitas levam produtos de marcas com excelência de qualidade, o que ga- rante os elogios para qualquer um dos pratos escolhidos e uma feliz ceia de Natal para você, amigos e família.

RECEITAS MARAVILHOSAS DO SPAMED PARA UMA DIETA DE MANUTENÇÃO

equipe do spamed

Na década de 1970, a mídia e a sociedade não estavam atentas à gravidade dos problemas decorrentes do sobrepeso e da obesidade. Acreditando que a obesidade e o sobrepeso eram consequências diretas de uma vida sedentária, de uma alimentação inadequada e do estresse provocado pela vida moderna, o doutor Mauro Tadeu Mou- ra, endocrinologista e idealizador do conceito Spamed, se aliou ao doutor Sergio dos Santos e apresentou esse conceito inédito ao mundo.

O Spamed é um local para as pessoas se hospedarem e iniciarem uma dieta de emagrecimento saudável, com reeducação alimentar orientadas por uma equipe mul- tidisciplinar, em um ambiente sem estresse e de camaradagem.

Este livro é o resultado de 27 anos de experiência de culinária dietética com óti- mos resultados. Ele oferece ao leitor opções de pratos para todos que desejam fazer uma dieta de manutenção do peso-saúde ideal. Em cada receita você encontrará a dosagem equilibrada de todos os nutrientes necessários para uma vida longa e feliz. Bom apetite!

necessários para uma vida longa e feliz. Bom apetite! ISBN 978‑85‑7555‑180‑6 96 páginas em cores 1

ISBN 978‑85‑7555‑180‑6

96 páginas em cores 1 a edição

PRÓXIMO LANÇAMENTO:

áraBeS No BraSIl história e sabores

Ricardo Maranhão

gASTrONOMIA

51
51

gASTrONOMIA

52
52

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

54
54
SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES 54 ISBN 85‑7555‑029‑2 328 páginas 16 páginas em cores 1 a edição,

ISBN 85‑7555‑029‑2

328 páginas 16 páginas em cores 1 a edição, 1 a reimpressão

Lançamento

Prelo

A BIOGRAFIA DE KELLY SLATER

Pipe dreams

keLLY sLaTer e Jason borTe

Em A biografia de Kelly Slater, levados para dentro de um tubo turbulento em Pi- peline, vivenciamos descargas de adrenalina e perigo.

Contando sua vida desde criança, Slater explica os vários trabalhos de sua carreira e os altos e baixos do lado afetivo. Homenageia grandes amigos que perderam a vida no surfe de ondas grandes e narra como é o Circuito Mundial, as fofocas com celebri- dades, o assédio das fãs e a loucura das competições, contando histórias de bastidores de surfistas famosos, como Tom Curren, Tom Carroll, Gary Elkerton, entre outros.

Esta obra oferece uma visão rara da vida pública e privada do homem que quebrou todos os recordes do surfe, um esporte dominado, durante muito tempo, por pessoas que achavam que os campeões mundiais não cresciam na Flórida.

A ESCALADA

A verdadeira história da tragédia no Everest

anaToLi boukreev e G. WesTon deWaLT

Em 10 de maio de 1996, uma tempestade atroz atingiu o Monte Everest por mais de dez horas. Dos 33 escaladores que estavam subindo pela Face Sul, apenas 28 retor- naram, sendo que, dos sobreviventes, três escaparam por muito pouco e dois sofreram graves queimaduras e, mais tarde, tiveram extremidades amputadas. Este livro conta como Anatoli Boukreev ajudou a salvar três pessoas quase mortas. O guia-chefe russo tomou uma decisão aparentemente suicida ao tentar um resgate sozinho. Enfrentou assim a tempestade, a fúria da neve e a escuridão naquilo que alguns consideram “um dos mais incríveis resgates da história do montanhismo” e que lhe valeu do Clube Americano de Alpinismo o maior prêmio concedido a atos de heroísmo, sendo eternizado como um dos maiores montanhistas do Himalaia.

A LUTA DE LANCE ARMSTRONG

A luta de um homem contra o destino, a fama, o amor, a morte, o escândalo de alguns outros rivais a caminho do Tour de France

danieL CoYLe

Este livro traz uma história extraordinária de heroísmo levado ao limite, um retrato vivo dos bastidores da atuação de Armstrong – talvez o atleta mais completo de nosso tempo – ao encarar seu maior desafio: uma fantástica sexta vitória consecutiva no Tour de France, o evento esportivo mais difícil do planeta.

Vendo-se vulnerável pela idade, pelo seu próprio destino, pela fama, por acusações de doping e por toda uma série de provações, Armstrong luta em todas as frentes para fazer o que sabe como ninguém: dar vazão à sua inquebrantável vontade de vencer. Essa vontade, que notoriamente o alçou de suas humildes raízes texanas acima do câncer e para alturas sem paralelo de glória no esporte, é revelada pelo aclamado jornalista Daniel Coyle em novas e inusitadas dimensões.

AS ERVAS QUE CURAM

Um reencontro com a farmacologia natural

roberTo WeiL

No curso das eras, curandeiros, bruxos, alquimistas, monges e filósofos escreveram sobre os milagres e mistérios das plantas curativas. Na China, o Pen Tsao, o grande livro das ervas, já era um guia para os doentes 3 mil anos antes do advento do cristianismo. No Egito, médicos e sacerdotes incluíam o alho na dieta dos escravos, que despendiam grandes quantidades de energia na construção das pirâmides. E os indígenas americanos sempre detiveram esse conhecimento, que foi também o de nossos avós e bisavós.

Porque tudo vem da natureza e a ela retorna, no bom e sábio uso das ervas pode- -se encontrar a libertação dos estados de medo e ansiedade, a libertação da fadiga, dos problemas no sono e de muitas doenças, o reencontro com o apetite, com a boa memória e com o bom humor. Este livro promove um resgate literalmente salutar da sabedoria fitoterápica.

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

da sabedoria fitoterápica. SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES ISBN 85‑7555‑081‑0 352 páginas 1 a edição, 1 a

ISBN 85‑7555‑081‑0

352 páginas

1 a edição, 1 a reimpressão

352 páginas 1 a edição, 1 a reimpressão ISBN 85‑85351‑70‑5 128 páginas 11 a edição

ISBN 85‑85351‑70‑5

128 páginas

11 a edição revista e atualizada

55
55

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

56
56
SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES 56 ISBN 978‑85‑7555‑127‑1 96 páginas 9 a edição ISBN 85‑7555‑039‑X

ISBN 978‑85‑7555‑127‑1

96 páginas

9 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑127‑1 96 páginas 9 a edição ISBN 85‑7555‑039‑X 208 páginas 16 páginas em cores 1

ISBN 85‑7555‑039‑X

208 páginas

16 páginas em cores

1 a edição

ADESTRAMENTO DE CÃES

Educação, treinamento e obediência

riberG Cosse

Os cães descendem dos lobos, que viviam em matilhas muito organizadas, onde existiam líderes e liderados. Ainda hoje eles nos veem como membros da matilha. Precisamos assim exercer a liderança sobre nossos cães ou outro animal que vamos adestrar, com o intuito de ter uma relação tranquila.

Neste livro você receberá orientações e dicas de como educar e adestrar seu cão, sempre por um processo de recompensas, nunca de punição.

Numa primeira fase serão explicados os comandos primários. Depois, os comandos avançados, sempre no momento certo e na sequência adequada.

Todos os exercícios devem ser feitos de forma agradável, brincando e em clima de camaradagem. Com ilustrações muito próximas da realidade, você irá desfrutar de momentos de grande amizade com o seu cão.

ALMA PANAMERICANA

Uma aventura de 25 mil km por 14 países

adrian koJin

Há mais de uma forma de ver e ler este livro: o homem na estrada, uma viagem pelas três Américas, catorze fronteiras, catorze países, 25 mil quilômetros, uma XL 600cc, prancha de surfe na garupa, a caça às ondas e a perseguição de belas paisagens. Pode-se também encará-lo como a vontade de escrever o seu próprio destino, em vez de simplesmente acreditar que tudo está escrito nas estrelas.

Adrian Kojin vivenciou uma e outra coisa ao sabor de vias tortas e ondas perfeitas, atravessando as costas do México, a guerrilha na América Central, surfando com pin- guins no Chile, para chegar feliz e sem grana ao Chuí.

Um sonho de viagem e de liberdade, ilustrado em fotos belíssimas, que traduzem

o sentimento da verdadeira alma pan-americana.

CÂNCER DE MAMA

Um guia prático para a vida após o tratamento

hesTer hiLL sChnipper

Não será um jogo fácil e todas sabem. No momento em que recebem o diagnóstico de câncer de mama a maioria das mulheres está consciente de que sua vida irá mudar e, querendo ou não, terão de passar por uma transformação. Mas, em que pesem os avanços da Medicina e as inúmeras possibilidades de tratamento e acompanhamento médico, o que talvez elas não saibam é que não estão preparadas para a parte mais difícil.

Foi pensando no que significa terminar o tratamento ativo contra essa doença e o início do restante da sua vida, que a terapeuta Hester Hill Schnipper resolveu contar sua experiência pessoal como paciente, para revelar as dificuldades físicas e psicológicas que teve de enfrentar. Tratando das terapias complementares, das preocupações familiares e abordando temas como a sexualidade e a gravidez, a autora produziu um verdadeiro guia para a vida após o tratamento.

CONTROLE SUA ALERGIA COMENDO BEM

neLson Thorup

Para além da vermelhidão, da coceira, da urticária, do eczema, a alergia também pode ser enxaqueca sem causa definida, a sinusite renitente, a bronquite asmática inexplicável, o falso diabetes, uma dor de estômago intratável, a náusea que nada justifica, o corrimento nasal absurdo. A causa desses males é uma proteína que pode estar na grama que se corta, no cheiro da gasolina, no pólen das flores, nas células de fungos e na estrutura de alguns cereais. Este livro ensina a identificar essa proteína, descobrir sua origem, evitar seu contato, substituir alimentos, com testes para diagnósticos e programas alimentares básicos capazes de curar doenças.

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

capazes de curar doenças. SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES ISBN 978‑85‑7555‑211‑7 232 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑211‑7

232 páginas

1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑211‑7 232 páginas 1 a edição ISBN 85‑7555‑073‑X 128 páginas 2 a edição

ISBN 85‑7555‑073‑X

128 páginas

2 a edição revista e atualizada

57
57

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

58
58
SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES 58 ISBN 85‑7555‑022‑5 272 páginas 16 páginas em cores 2 a edição

ISBN 85‑7555‑022‑5

272 páginas

16 páginas em cores

2 a edição

272 páginas 16 páginas em cores 2 a edição ISBN 978‑85‑7555‑155‑4 128 páginas 4 páginas em

ISBN 978‑85‑7555‑155‑4

128 páginas

4 páginas em cores

1 a edição, 1 a reimpressão

EDDIE WOULD GO

A história de Eddie Aikau, herói havaiano

sTuarT hoLmes CoLeman

Esta é a única biografia de um dos maiores heróis havaianos – Eddie Aikau –, um ho- mem sincero e tímido que surfou nas maiores ondas do mundo e que, como salva-vidas, resgatou centenas de vidas das traiçoeiras águas do North Shore, no Havaí, sacrificando a sua para salvar seus companheiros que estavam a bordo da canoa Hokule’a.

O livro é baseado em numerosas entrevistas com os familiares e amigos de Eddie, com

alguns dos principais homens do mar e intelectuais havaianos, e relata a história do Havaí moderno e o papel de Eddie no renascimento havaiano dos anos 1970.

Explorando sua lendária vida e legado, este livro mostrará por que Eddie se transformou num permanente ícone do Havaí e do mundo do surfe.

EMAGREÇA & APAREÇA!

Descubra seu tipo metabólico

dr. WiLson rondó Jr.

O médico ortomolecular Wilson Rondó Jr. oferece uma abordagem inovadora para

as dietas de emagrecimento. Ao considerar o tipo metabólico dos pacientes, o autor mostra que alimentar-se corretamente não exige esforço descomunal.

A própria nutrição se torna a chave para boa forma e saúde. A base dessa proposta

é a individualidade bioquímica: cada pessoa tem um perfil bioquímico ou fisiológico. Neste livro, além de apresentar como atua sua terapia nutricional, o médico oferece um teste minucioso para que os leitores identifiquem seu tipo metabólico. Com base no perfil individual, ensina como cada um pode aproveitar melhor os alimentos – co-

mendo de forma saudável e sem culpa.

ENTRE EM FORMA COM O SURFE

roCkY snYder

Finalmente os surfistas brasileiros têm acesso a uma rotina de treinamento específica para os praticantes do esporte. Rocky Snider, personal trainer e surfista com quase duas décadas de experiência, oferece neste livro dicas práticas para todo tipo de atleta: dos praticantes de fim de semana aos profissionais em busca da máxima performance. As rotinas simples e fáceis de seguir criadas por Rocky proporcionam ao leitor um caminho divertido e agradável para melhorar todas as habilidades de um surfista profissional. Mas Rocky também oferece dicas de como melhorar o posicionamento na prancha e como desenvolver a coordenação necessária para que o praticante possa extrair o máximo de diversão. Porque, segundo o autor, o surfe é o esporte que precisa agregar prazer, alegria e desenvolver o respeito pelo meio ambiente. A abordagem simples e as mais de sessenta ilustrações fazem deste livro um manual obrigatório para todos os atletas que levam o surfe a sério.

EVEREST

Escalando a Face Norte

maTT diCkinson

Em 1996 houve uma tragédia no Everest. Foi o maior número de mortes em um único dia na história da montanha. E Matt Dickinson estava lá. Para os amantes de livros de aventura, Everest: escalando a Face Norte narra os acontecimentos de uma perspectiva nova. Os livros clássicos sobre o ano fatídico, No ar rarefeito, de Jon Krakauer, e A escalada, de Anatoli Boukreev, exploraram o que acorreu na Face Sul da montanha, e pouco se soube da Face Norte, a rota mais técnica e difícil para conquistar o cume. Dickinson, diretor de documentários de aventura, estava no Everest para filmar um ator britânico com mais de 60 anos que aceitaria o desafio de escalar a montanha. Como todos os que estavam presentes no desastre de 1996, ele se pergunta por que as pessoas continuam a se arriscar em um dos ambientes mais hostis do planeta. E sua resposta é a mesma de um dos primeiros alpinistas a sentir a “febre do cume”: “Por que escalar o Everest? Por que ele esta lá”.

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

Lançamento

Prelo

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES Lançamento P r e l o ISBN 978‑85‑7555‑153‑0 240 páginas 16 páginas

ISBN 978‑85‑7555‑153‑0

240 páginas 16 páginas em cores 1 a edição

59
59

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

60
60
SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES 60 ISBN 978‑85‑7555‑205‑6 192 páginas 1 a edição ISBN 85‑85351‑73‑X

ISBN 978‑85‑7555‑205‑6

192 páginas

1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑205‑6 192 páginas 1 a edição ISBN 85‑85351‑73‑X 144 páginas 3 a edição FACE

ISBN 85‑85351‑73‑X

144 páginas

3 a edição

FACE A FACE COM O MAL DE ALzHEIMER

doroTea Cuevas FraCaLanZa

A autora relata aquilo que aprendeu a duras penas ao tratar da mãe com Mal de Al-

zheimer. Não se trata de um manual médico, mas da narração de experiências marcadas por interpretações pessoais sobre situações e circunstâncias que a maior parte das pessoas que se encontra em situações semelhantes enfrenta. Dessa maneira, ela faz o livro que gostaria de ter lido quando precisava de referenciais.

A obra traz orientação e solidariedade, escrita por alguém que não inventa nem exage-

ra, mas conta como resolveu questões práticas, contornou problemas e se sentiu perante algumas situações. Dorotea descreve ainda como superou as próprias limitações e passou a dar importância a coisas que até então mal conhecia, alterando valores e conversando de coisas que não lhe eram significativas até se deparar com a doença da mãe.

FAzENDO AS PAzES COM SEU PESO

Obesidade e emagrecimento: entendendo um dos grandes problemas deste século

dr. WiLson rondó Jr.

Como perder peso ganhando energia? Como tornar a vida mais saudável? Na con- cepção do dr. Wilson Rondó Jr., fazer as pazes com seu peso é uma questão de equi- líbrio, boa vontade e objetivo. Para tanto este livro trata de refutar teorias enganosas introduzindo dietas práticas facilmente seguidas, para eliminar os efeitos que a má combinação dos alimentos pode causar no organismo.

Beleza é importante, sobretudo quando associada ao desejo de viver mais ou ter mais energia, prevenindo até mesmo doenças como câncer, diabetes e infarto. É por isso que este livro não se preocupa apenas com o resultado estético da perda e da manutenção do peso, pois a correção de hábitos nutricionais e alimentares é o primeiro passo para uma vida saudável e feliz; a beleza é mera consequência.

FIBROMIALGIA

Uma nova abordagem integrativa: como combinar o melhor das terapias tradicional e alternativa

miLTon hammerLY

Todos os pacientes com fibromialgia são iguais? Todos experimentam a fibromialgia da mesma maneira? O tratamento da fibromialgia deve ser sempre igual? O leitor responderá que “não”. E, curioso, vai querer saber mais do que a Medicina não convencional tem a oferecer. É o que o leitor interessado encontrará em Fibro‑ mialgia. Este livro descortina uma promissora perspectiva para a compreensão dessa doença e de seus tratamentos, com uma nova abordagem baseada na combinação criteriosa de alguns dos mais eficazes tratamentos praticados pela Medicina ocidental com as melhores terapias complementares, que reconhecem o papel crucial do corpo, da mente e do espírito na cura das doenças.

FLUIR 25 ANOS

adrian koJin, LuCiano Ferrero e riCardo horTa

Fluir 25 anos é um presente muito especial para quem adora surfar, ama o mar e gosta de ver fotos impressionantes, dessas que nos fazem viajar sem sair de casa. As 276 capas da revista aqui reunidas apontam o caminho da felicidade, porque Fluir trata de surfe, da filosofia de vida do surfe, que em essência significa buscar a onda perfeita, ou seja, buscar momentos de felicidade.

Assim como o mar é uma imensidão de água azul, nesta coletânea há uma imensidão de entrevistas, campeonatos, ídolos, mulheres lindas, ondas incríveis, sonhos, adrenalina e aventura para você reler, rever, comparar, relembrar. E a certeza de que todo esse pro- jeto só foi possível por reunir muitas mãos, muitos olhares, muita gente comprometida com o movimento da vida, da água, com a fluidez da vida. Gente como você, que adora mergulhar nesse mundo azul.

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

mergulhar nesse mundo azul. SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES ISBN 85‑7555‑083‑7 264 páginas 1 a edição I

ISBN 85‑7555‑083‑7

264 páginas

1 a edição

ISBN 85‑7555‑083‑7 264 páginas 1 a edição I S B N 9 7 8 ‑ 8

ISBN 9788575551783

160 páginas em cores

1 a edição

61
61

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

62
62
SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES 62 I S B N 9 7 8 ‑ 8 5 ‑

ISBN 9788575551226

144 páginas em cores

1 a edição

‑ 1 2 2 ‑ 6 144 páginas em cores 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑128‑8 128

ISBN 978‑85‑7555‑128‑8

128 páginas

1 a edição

GUIA DA MOUNTAIN BIKE

José anTonio ramaLho

Em onze capítulos, este livro é um guia simples para aqueles que já têm ou desejam ter uma mountain bike, para utilizá-la tanto na cidade como no campo, ou mesmo para competição.

Ao folheá-lo você conhecerá, nas inúmeras fotos do autor, os tipos de mountain bike disponíveis, seus componentes e dicas para comprar uma bike ou fazer um upgrade. Aprenderá sobre os tamanhos que são compatíveis com a estatura, os acessórios es- senciais que aumentarão a segurança, o conforto e a experiência de pedalar.

Encontrará também diversos assuntos pertinentes à condução da bicicleta em ci- dades, estradas e trilhas, roteiros e dicas para viagens, descrição de competições e sites de organizadores para obter mais detalhes e as datas de realização.

HIDROGINáSTICA

Um guia para condicionamento, treinamento e aprimoramento do desempenho na água

sTeve Tarpinian e dr. brian J. aWbreY

Este livro é dirigido para qualquer pessoa que queira utilizar as maravilhosas pro- priedades e o ambiente da água para reabilitação, fitness e/ou exercício para aprimorar a competição. Há pessoas que adoram o ambiente aquático e exercitar-se nele tem tudo a ver com elas. Outras, com limitações causadas por lesão, artrite ou obesidade, encontram na água as propriedades curativas e de apoio de que precisam.

Escrito em primeira pessoa, Hidroginástica está dividido em oito capítulos: “O poder da água”; “Planejamento de um programa”; “Aeróbica aquática” (com exercícios de reabilitação, condicionamento e aprimoramento de desempenho); “Corrida e cami- nhada em água e caminhada em água profunda”; “Natação” (com dicas de exercícios específicos); “Treinamento de força na água”; “Aperfeiçoamento de desempenho”; e “Treinamento suplementar”.

LANCE ARMSTRONG

Programa de treinamento

LanCe armsTronG e Chris CarmiChaeL

Em 1999 Lance Armstrong vivenciou a mais incrível recuperação da história do esporte. No mesmo ano, conquistou o Tour de France apenas três anos depois de seu corpo ter sido devastado por um câncer. O que estimulou sua coragem e determinação, foi algo além do próprio Lance, para que o imponderável se tornasse realidade: um programa multidisciplinar de exercícios e alimentação, aliado a técnicas de concen- tração e resistência.

Todo esse programa de treinamento, com uma dieta alimentar para cada tipo físico, além de histórias e conselhos pessoais do campeão e de seu treinador, Chris Carmichael, estão presentes neste livro. Com isso, em até sete semanas o leitor estará preparado para alcançar o melhor desempenho com sua bicicleta.

NATAÇÃO

Um guia ilustrado de aperfeiçoamento de técnicas e treinamento para nadadores de todos os níveis

sTeve Tarpinian

Este livro é dirigido tanto aos que nadam para manter a boa forma quanto àqueles

que competem. Nele você encontrará um programa eficaz de natação que reúne técnica

e treinamento. A técnica é a base de tudo. Assim, por meio da técnica de instrução

prática e ilustrações passo a passo, Natação irá permitir que você corrija as braçadas

e alcance o objetivo que está querendo atingir.

Uma vez que consiga dominar uma boa técnica, os exercícios adequados se tornam mais eficazes. Esses exercícios misturam treinos de braçadas, de impulsos e de conjuntos de intervalos, que juntos tornarão o treinamento mais eficaz e divertido.

Além de técnica e treinamento, este livro também aborda outros assuntos rela- cionados à natação, tais como equipamentos, nado em águas abertas e competitivo, flexibilidade e treinamentos de força, nutrição e nado cruzado.

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

nutrição e nado cruzado. SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES ISBN 85‑7555‑075‑6 240 páginas 1 a edição, 2

ISBN 85‑7555‑075‑6

240 páginas

1 a edição, 2 a reimpressão

240 páginas 1 a edição, 2 a reimpressão ISBN 978‑85‑7555‑129‑5 120 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑129‑5

120 páginas

1 a edição

63
63

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

64
64
SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES 64 ISBN 85‑85351‑82‑9 160 páginas 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑107‑3

ISBN 85‑85351‑82‑9

160 páginas

1 a edição

64 ISBN 85‑85351‑82‑9 160 páginas 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑107‑3 144 páginas 42 a

ISBN 978‑85‑7555‑107‑3

144 páginas

42 a edição revista e

atualizada

O ATLETA NO SÉCULO xxI

dr. WiLson rondó Jr.

Todos reconhecem a importância da atividade esportiva na vida de qualquer ser humano. Uma vida sedentária, com hábitos nocivos à saúde e sem a observância de certos cuidados com o corpo pode ser o caminho mais curto para uma série de proble- mas. Entretanto, a prática correta de exercícios, com acompanhamento médico, dieta adequada ou uma boa base nutricional pode evitar muitos danos à saúde e ao corpo. E é justamente essa prática que o dr. Wilson Rondó Jr. pretende difundir.

Este livro, cuja intenção é ensinar e não induzir ao autotratamento, revela-se uma fonte de informações preciosas e sempre estimula o leitor a procurar um profissional médico especializado antes de iniciar alguma atividade física. É leitura obrigatória aos que buscam uma vida saudável, para atletas profissionais e para todos os que desejam saber como exercícios, combinados e integrados com a ação de nutrientes e vitaminas,

podem elevar a qualidade de vida de qualquer pessoa.

O CÃO EM NOSSA CASA

Como criar, tratar e adestrar

Théo GYGas

De todos os animais que conhecemos, o cão é o que mais se uniu a nós. Para o cão o tempo parou. A sua alma, incólume ao século turbulento das bombas atômicas e viagens interplanetárias, não conhece nem malícia nem falsidade. Com a mesma alegria natural ele nos acompanha na chuva torrencial e no forte calor: sempre o amigo mais fiel do homem.

Neste livro você encontrará informações importantes para criar, tratar e adestrar seu cão. Questões como alimentação, vacinação, dentição, saúde e cuidados veterinários são apresentadas, bem como inúmeras dicas para educar seu cão de forma que ele se sinta feliz, mas não se sinta o dono da casa.

Esportes e competições são também detalhados no livro e atividades assistidas por animais, como ajuda aos deficientes ou velhinhos nos asilos, são incentivadas.

O CÃO EM NOSSA CASA

Perguntas e respostas

Théo GYGas

Meu cachorro fica urinando por todo lugar. O que devo fazer? Como evitar que um cão pule nas visitas? O que fazer para meu cão não ser tão medroso? Quais são os critérios para escolher um animal bom para crianças?

Este é o livro essencial para todos que amam cães: são as perguntas e respostas que todo proprietário de animal faz à medida que seu animal se desenvolve.

Como escolher o seu novo companheiro, dicas práticas de educação, como resolver

e entender comportamentos estranhos, até mesmo questões específicas sobre raças: este

livro é perfeito para tirar dúvidas pontuais ou apenas ensinar mais sobre as outras “pessoas” que habitam nossa casa.

O HOMEM‑PEIxE

A história de jacques Cousteau

JenniFer berne

Este é um livro para que você se sinta estimulado em seguir seus sonhos, e que fala de um menino que seguiu o próprio sonho. O nome dele é Jacques Cousteau. Depois que aprendeu a mergulhar, ele descobriu um mundo totalmente novo. E sua vida mudou para sempre. Cousteau filmou e nadou, explorou e descobriu os oceanos do mundo e,

dentro deles, plantas, peixes, baleias, tubarões, conchas. E reuniu, em um barco chama- do Calipso, uma tripulação que também amava o mar. Também alertou o mundo para

a destruição dos oceanos e da vida marinha e se tornou um defensor incansável desse mundo líquido e azul.

Quem escreveu esta história foi Jennifer Berne, que adora o mar e vive velejando, e quem ilustrou foi Eric Puybaret, que também adora o mar e passa grande parte do seu tempo livre mergulhando. Agora só falta você mergulhar em suas páginas e seguir em busca do seu sonho.

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

em busca do seu sonho. SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES ISBN 978‑85‑7555‑170‑7 112 páginas 2 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑170‑7

112 páginas 2 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑170‑7 112 páginas 2 a edição ISBN 978‑85‑7555‑187‑5 32 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑187‑5

32 páginas 1 a edição

65
65

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO

E ESpOrTES

66
66
SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ESpOrTES 66 ISBN 85‑7555‑082‑9 272 páginas 8 páginas em cores 1 a edição

ISBN 85‑7555‑082‑9

272 páginas

8 páginas em cores

1 a edição

272 páginas 8 páginas em cores 1 a edição ISBN 978‑85‑7555‑181‑3 296 páginas 1 a edição

ISBN 978‑85‑7555‑181‑3

296 páginas

1 a edição

OCCY, O ANO DO TOURO

mark oCChiLupo e sarGe Quase um diário, mês a mês, de uma semana a outra, ou até dia após dia. Este é o relato fascinante de um ano na vida de uma figura das mais carismáticas e irreverentes do surfe mundial. Após um certo período de reclusão, o surfista Occy protagonizou um retorno espetacular, com talento e muita determinação, na temporada vitoriosa que teve em 1999, cumulada pela consagração na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A paixão pelo surfe e a alegria de viver, lances dentro e fora da água, tubos an- tológicos, as baterias, os competidores, as conquistas e comemorações, a montanha- -russa das emoções e o estilo de vida do campeão são apresentados de forma a um só tempo despojada e eletrizante.

OUTRAS ONDAS

áfrica : Américas : Brasil : Havaí : Indonésia

Fred d’oreY

Fred d’Orey nasceu no Rio de Janeiro, em 1962. Fez Jornalismo, tornou-se empre- sário de sucesso na moda carioca e é surfista de vocação desde os 7 anos. Fundador e editor do primeiro jornal de surfe do Brasil, em 1983, o Staff, foi editor da revista Fluir de 1988 a 1990. Sempre esteve presente na divulgação e na reflexão sobre o surfe, sua profissão de fé e seu estilo de vida. E nunca deixou de escrever.

Outras ondas é a aclamada e esperada reunião de suas colunas, de mesmo nome, publicadas na Fluir, que existe desde 2000, onde ele jamais deixou de surfar e revelar em palavras a forma corajosa e original com que enxerga o mundo.

Em seus textos, Fred adota o surfe como metáfora, ultrapassando o universo de seus praticantes e se debruçando sobre moda, política, arte, música, muita música, e poesia, porque no fundo todo surfista é um poeta fazendo versos às vezes sobre a prancha girando nas águas, outras vezes ao lado dela, descansando na areia.

PREVENÇÃO: A MEDICINA DO SÉCULO xxI

A guerra ao envelhecimento e às doenças

dr. W</