Sei sulla pagina 1di 2
Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Curso de Matemática 3ª Lista de Exercícios – Geometria

Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Curso de Matemática

Federal Goiano - Campus Urutaí Curso de Matemática 3ª Lista de Exercícios – Geometria Euclidiana Espacial

3ª Lista de Exercícios Geometria Euclidiana Espacial

Prof. Ricardo Gomes Assunção

Questão 01) Determine o intervalo de variação de , sabendo que os ângulos das faces de um triedro medem , 260° e 30° .

Questão 02) Mostre que pelo menos um ângulo de uma face de um triedro tem media menor que 120° .

Questão 03) Três retas , e do plano, distintas e não-coplanares, que se interceptam num ponto , formam quantos triedros?

Questão 04) Se um triedro tem as medidas dos ângulos de suas faces iguais, entre que valores poderão estar compreendidas as medidas de cada um desses ângulos?

Questão 05) A que distância do vértice de um triedro tri-retângulo deve passar um plano para que a secção obtida seja um triângulo eqüilátero de lado ?

Questão 06) Considere um triedro de vértice , cujos ângulos das faces medem 60° cada um. Considere também, os pontos , e , cada um situado em cada aresta do triedros, onde = = = 9 cm. Determine o comprimento do segmento , sendo o pé da perpendicular baixada de até a a face oposta a .

Questão 07) Qual é o intervalo de variação de para que 20° , 30° , 120° e sejam medidas dos ângulos das faces de um ângulo poliédrico?

Questão 08) Qual é o número máximo de arestas de um ângulo poliédrico cujos ângulos das faces medem todos 70° ?

Questão 09) Determine o número de vértices de um poliedros convexo que tem 3 faces triangulares, 1 face quadrangular , 1 pentagonal e 2 hexagonais.

Questão 10) Um poliedro convexo tem 11 vértices, o número de faces triangulares igual ao número de faces quadrangulares e uma face pentagonal. Calcule o número de faces desse poliedro.

Questão 11) Calcule o número de faces triangulares e o número de faces quadrangulares de um poliedro de 20 arestas e 10 vértices.

Questão 12) Um poliedro convexo possui, apenas, faces triangulares, quadrangulares e pentagonais. O número de faces triangulares excede o de faces pentagonais em duas unidades. Calcule o número de faces de cada tipo, sabendo que o poliedro tem 7 vértices.

Questão 13) Numa molécula tridimensional de carbono, os átomos ocupam os vértices de um poliedro convexo com 12 faces pentagonais e 20 faces hexagonais, como numa bola de futebol. Qual o número de átomos de carbono na molécula? E o número de ligações entre esse átomos?

Questão 14) Um poliedro convexo apresenta faces quadrangulares e triangulares. Calcule o número de faces desse poliedro, sabendo que o número de arestas é o quádruplo do número de faces triangulares e o número de faces quadrangulares é igual a

5.

Questão 15) Ache o número de vértices de um poliedro convexo quem tem faces de lados, faces de lados e faces de lados.

Questão 16) Um poliedro convexo de 28 arestas possui faces triangulares e heptagonais. Quantas tem de cada espécie, se a soma dos ângulos das faces é 64 retos?

Questão 17) A soma dos ângulos das faces de um poliedros é 720° . Calcule o número de faces, sabendo que é 3 2 do número de arestas.

Questão 18) A menos do tetraedro, calcule a soma dos ângulos das faces dos demais poliedros de Platão.