Sei sulla pagina 1di 3

ZEN

CROMOTERAPIA

A prática que dá cor à sua vida

Por: Margot Shalders

A cromoterapia é a ciência que utiliza o poder das cores na busca do equilíbrio do nosso corpo, curando assim, inúmeras disfunções orgânicas. Com base nesse estudo você pode escolher suas roupas e cores de decoração. Saiba como as vibrações das cores podem ajudar no desenvolvimento do pro- gresso físico e metal de cada um.

É uma cor fria que refresca o corpo inteiramente. Além de refrescar, ele acalma como uma carícia. Ele

é anti-séptico, limpa até pensamentos e sentimentos! O azul dá equilíbrio ao Chakra Laríngeo, no centro da

garganta. A glândula desse centro é a tireóide e seu hormônio age no crescimento, no metabolismo e no sistema nervoso. É o centro responsável pela comunicação, pela expressão do que sentimos e pensamos e pela compreensão e julgamento. Os pulmões ficam saudáveis e os brônquios fortes e descontraídos. O azul dissolve acúmulos e trata garganta, rouquidão, aquecimentos e pressão alta, além de tratar dentes, cabeça e queimaduras deixando tudo em paz, com saúde e frescor.

AZUL

VERDE

É uma cor neutra, considerada a cor do equilíbrio. Traz esperança e fertilidade. Exerce efeito calmante

ao sistema nervoso e regenerador sobre os músculos. O verde equilibra o Chakra Cardíaco, cuja glândula é o timo. O timo é uma glândula tímida que se mostra quando a pessoa está relaxada e confiante. Os hormônios

secretados pelo timo atuam no sistema imunológico. É o centro do amor, onde a auto-estima, a auto-sustentação

e renovação são seus pontos fortes. É nesse centro de energia que vivenciamos a sensação da proteção do

Universo. O verde trata o coração, as artérias, as veias, o sistema imunológico, os gânglios linfáticos, os brôn-

quios e os nervos. As úlceras, as dores lombares, de cabeça e nevrálgicas são curadas. É excelente para o sono e para a tranqüilidade.

É quente e leva à felicidade. Estimula a sociabilidade, o divertimento e o intelecto. É a cor da

sabedoria, estando ligado à auto-satisfação e à realização pessoal. Estimula a purificação do fígado, dos intes- tinos e da pele. É a cor de equilíbrio do Chakra Umbilical, no plexo solar, na boca do estômago. Este chakra está ligado ao pâncreas que secreta os sucos digestivos e a insulina. Ele é o centro do ego e da vontade consciente que leva à nossa total capacidade de realização. Esse centro é o ponto de ligação entre os chakras inferiores e os superiores, em equilíbrio deixa as idéias se realizarem e o sexo se fundir ao amor.

AMARELO

O amarelo dá ânimo e garante um estado de satisfação e de vontade de agir.

66

Foto Divulgação VERMELHO O vermelho é a cor da vitalidade, da saúde e do vigor.

Foto Divulgação

VERMELHO

O vermelho é a cor da vitalidade, da saúde e do vigor. Ele aquece o ambiente e o corpo. O

vermelho equilibra o Chakra Raiz, localizado na base da coluna vertebral. Esse centro de energia está ligado

à supra-renal que produz a adrenalina, a aldosterona e a hidrocortisona, cujas funções estão diretamente ligadas à força vital, à consciência física e ao instinto de sobrevivência. O vermelho ativa o metabolismo, fazendo tudo funcionar dinamicamente, além de agitar e fazer as estagnações dispersarem, por isso é bom para o emagrecimento, quando usado parcimoniosamente.

O violeta é a menos densa das cores do espectro eletromagnético. É uma cor fria que está asso-

ciada à inspiração espiritual e ao Chakra Coronário, no alto da cabeça. O Chakra Coronário é ligado à glândula

pinhal, cujas funções ainda são pesquisadas, mas que, sem sombra de dúvida, estão ligadas ao metabolismo. É nesse centro que se recebe a energia do cosmos e se percebe a consciência de que somos algo além da maté- ria física. É bom usar a cor violeta nas meditações e nos vitrais de templos, igrejas e altares. O violeta tem poder da purificação e da transmutação da mente, dos sentimentos e do corpo físico. Ele estimula o sistema imunológico produzindo leucócitos (glóbulos brancos) no sangue. Potencializando as capacidades latentes do cérebro, o violeta dissipa o que é denso e dá espaço para o novo. Todos os corpos estranhos e sem função no cérebro, sejam eles densos ou não, são dissolvidos com ele.

VIOLETA

67

Foto Divulgação

ZEN

É quente e alegra. Se você busca prazer, deve usar laranja na roupa e nas mentalizações. A cor

laranja concede equilíbrio sexual e traz saúde emocional, mental e física. O laranja é a cor que equilibra o Chakra Genital, responsável pelas glândulas sexuais, as gônadas, o ovários, nas mulheres e os testículos, nos homens. Este centro de energia está ligado ao processo de dar e receber e ao processo da busca do outro para completar a existência individual. É a liberação das tensões e o descarregar natural através do orgasmo. Este centro é responsável pelo fundir-se no outro, o ato de amor. O laranja fortifica o sistema imunológico, dá saúde ao sistema respiratório e revigora os rins e os órgãos genitais internos. Ele dá boa vida aos ossos e acende a mente, atuando nas duas estruturas básicas do homem: o esqueleto e o pensamento. As lactantes usando essa cor têm leite em abundância. Os tímidos e os sexualmente inseguros podem mudar, usando mais essa cor em suas roupas.

LARANJA

MARROM

O marrom possui ligação com a terra. É associado à confiabilidade e à solidez. Também se asso-

cia ao chakra dos pés e não deve ser visualizado nas mentalizações, porém, cristais dessa cor podem ser usados nas meditações.

PRETO

O preto absorve todas as cores e por isso não é considerado uma cor. Está associado à matéria e à

ausência de luz. Possui efeito “escudo”, por onde a energia não flui. Pessoas muito sonhadoras podem usar pedras dessa cor para ganhar o senso de materialidade. É associado a um chakra secundário que possuímos na sola dos pés. Deve-se evitar a mentalização do preto, mas pedras pretas podem ser utilizadas para medita- ções criativas.

BRANCO

É o produto do reflexo de todas as cores do espectro. É associado à pureza e à beleza. Vibra na

sintonia do sétimo chakra, o Coronário. Deve ser utilizado para rejuvenescer e renovar todo o organismo. Pode ser usado em visualização, transpassando todas as células do corpo com concentração e perseverança, uma vez por dia.

É uma cor fria que está associada à psique e aos processos mentais. Seus efeitos mais

fortes são a purificação e libertação. Seus efeitos regulam o Chakra Frontal, no centro das sobrancelhas. Este centro está ligado à hipófise, também chamada pituitária, cuja função é regular a produção de vários hormônios importantes a todo o organismo. Este centro de energia é considerado a sede da alma. É o centro de onde emanam os pensamentos, as idéias e a imaginação. Esse é o centro responsável pela interação do físico, da mente, dos sentimentos e do espírito. Daí o uso do azul índigo ser fundamental no cultivo da saúde. O azul índigo vai melhorar a visão, a audição e a percepção interna e externa. Para a corrente sangüínea, ele é um excelente coagulante. É anestésico e beneficia os sistemas respiratórios, nervosos e imunológicos.

AZUL ÍNDIGO

68