Sei sulla pagina 1di 4
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CECE - CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS PROF.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CECE - CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS PROF. LEILA DENISE FIORENTIN FERRARI LISTA 1° BIMESTRE: PRINCÍPIOS E CÁLCULOS DA ENGENHARIA QUÍMICA

Questão 1) Fazer exercícios Cap 3 – Escolhendo uma base: Exemplo 3.1, 3.2, 3.5.

Questão 2) Selecione uma base de cálculo. Você tem 25 lb de um gás com a seguinte composição: CH 4 =80%, C 2 H 4 =10% e C 2 H 6 =10%. Qual é a massa molecular média da mistura? Qual é a fração ponderal (mássica) de cada composto da mistura? Não precisa resolver.

Questão 3) Dois engenheiros estão calculando a massa molecular média de uma mistura gasosa contendo oxigênio e outros gases. Um deles utiliza o valor correto de 32 para a massa molecular do oxigênio, determinando a massa molecular média da mistura como 39,2. O outro utiliza erradamente 16 para a massa molecular do oxigênio, encontrando 32,8 para a massa molecular média. Este é o único erro cometido em seus cálculos. Qual é a percentagem de oxigênio na mistura expressa em % molar? Apenas aponte uma base adequada para resolver o problema, não é necessário resolvê-lo.

Questão 4) Um fabricante formula óleo lubrificante misturando em um tanque 300 kg/min de óleo N° 10 com 100 kg/min de óleo N° 40. O óleo é homogeneizado, sendo retirado do tanque a uma vazão de 380 kg/min. Admita que o tanque não contenha óleo no início do processo de mistura. Quanto óleo permanece no tanque ao final de uma hora de operação? R: 1200 kg.

Questão 5) Água entra em um tanque de 2,00 m 3 com uma vazão de 6,0 kg/s e é esvaziado com uma vazão de 3,0 kg/s. O tanque está inicialmente pela metade.

a) Este processo é contínuo, em batelada ou em semibatelada? É transiente ou

estacionário?

b) Escreva um balanço de massa para este processo. Identifique os termos que

possivelmente serão cancelados. R: 3,0 kg/s.

Questão 6) Tanques com agitação podem ser usados para misturar correntes de composições diferentes, de modo a produzir uma corrente de saída com composição intermediária. Avalie o fechamento do balanço material global e dos balanços materiais de componentes para esse processo. O fechamento de balanço significa quão adequadamente os valores das entradas concordam com os das saídas em um processo estacionário. R: Balanço fecha satisfatoriamente, mas não exatamente.

Questão 7) Examine os processos na Figura. Cada caixa representa um sistema. Para cada um

Questão 7) Examine os processos na Figura. Cada caixa representa um sistema. Para cada um deles determine se:

a) O processo está em: estado estacionário, estado não-estacionário ou condições desconhecidas.

b) O sistema é: fechado, aberto, nenhum dos dois ou ambos.

Nesta figura a linha ondulada representa o nível inicial do vaso quando se

inicia o escoamento. No caso (c) o tanque mantém-se fechado.

o escoamento. No caso (c) o tanque mantém-se fechado. Questão 8) Considere um aquecedor de água

Questão 8) Considere um aquecedor de água doméstico. Admita que o casco de metal do tanque seja a fronteira do sistema.

a) Qual é o sistema?

b) O que está do lado de fora do sistema?

c) O sistema está trocando material com o seu exterior?

d) Você poderia escolher outra fronteira do sistema?

Questão 9) Para o processo abaixo, quantas equações de balanço material podem ser escritas? Escreva-as. Quantas equações de balanço material independentes existem nesse conjunto? Resolva. R: 3 equações independentes.

Quantas equações de balanço material independentes existem nesse conjunto? Resolva. R: 3 equações independentes.

Questão 10) No processo em estado estacionário, nenhuma reação química ocorre, pede-se para determinar se existe uma única solução para os valores das variáveis. Mostre todos os cálculos e considerações. Faça análise do N°GL (número de grau de liberdade). R: N° GL=-1

do N°GL (número de grau de liberdade). R: N° GL=-1 Questão 11) O conteúdo do tanque

Questão 11) O conteúdo do tanque A, com 90% de nitrogênio, é misturado com o do tanque B, com 30% de nitrogênio, para se obter o conteúdo do tanque C, com 65% de nitrogênio. Pede-se que você determine a razão entre as quantidades de gás usadas dos tanques A e B. Escreva a eq. do balanço, simplificações, analise de N°GL. R: A/B=1,4.

Questão 12) Trezentos galões de uma mistura contendo 75% em massa de etanol e 25% de água (densidade relativa da mistura=0,877) e uma quantidade de mistura de 40% em massa de etanol e 60% de água (densidade relativa=0,952) são misturados para produzir uma mistura 60% em massa de etanol. Desenhe e rotule o fluxograma do processo e faca uma análise do grau de liberdade. Calcule V 40 , o volume requerido da mistura de 40%. R: 207 gal

Questão 13) Destilam-se mil kilogramas por hora de uma mistura contendo partes iguais em massa de metanol e água. As correntes de produto saem pelo topo e pelo fundo da coluna de destilação. A vazão da corrente de produto do fundo é 673 kg/h, enquanto a corrente de produto do topo contém 96%, em massa de metanol. a) Desenhe e rotule um fluxograma do processo e faça a análise dos graus de liberdade b) Calcule as frações mássica e molar de metanol e as vazões molares de metanol e água na corrente de produto de fundo. R. fração molar metanol:

0,176 mol CH 3 OH/mol.

Questão 14) A fração orgânica em efluentes é medida em termos de material com demanda bioquímica de oxigenio (DBO), a saber a quantidade de oxigênio requerida para biodegradar o teor de produtos orgânicos. Se a concentração de oxigênio dissolvido (OD) em um corpo hídrico torna-se muito baixa, os peixes nessa corrente morrerão. A agência de proteção ambiental americana estabeleceu um valor mínimo de OD para lagos no verão de 5 mg/L. Uma corrente hídrica escoa a 0,3 m 3 /s e tem uma DBO inicial de 5 mg/L antes de chegar ao ponto de descarga de uma planta de tratamentos de esgotos. Sabendo

que essa planta descarta 3,785 ML/dia de resíduos tratados, com um nível de DBO de 0,15 g/L, qual será o valor de DBO imediatamente após o ponto de descarte da planta? Causará algum problema ao meio ambiente este descarte? R: 23,475.10 -3 g/L.

Questão 15) Fazer exercícios Cap 11 – Problemas de balanço material Exemplos11.1, 11.2, 11.3, 11.4.

Questão 16) A figura mostra um processo de separação em três estágios. A razão de P 3 /D 3 é 3, a razão de P 2 /D 2 é 1 e a razão de A para B na corrente P 2 é 4 para 1. Calcule a composição e o percentual de cada componente na corrente E. Escreva a eq. do balanço, considerações, análise do N°GL. R: D 1 =D 2 =P 2 =P 3 =30, E=10, D 3 =10.

D 1 =D 2 =P 2 =P 3 =30, E=10, D 3 =10. Questão 17) Uma

Questão 17) Uma mistura líquida contendo 30% molar de benzeno (B), 25% de tolueno (T) e o resto de xileno (X) alimenta uma coluna de destilação. O produto de fundo contém 98% molar de X e nenhum B e 96% do X na alimentação são recuperados nesta corrente. O produto de topo alimenta uma segunda coluna. O produto de topo da segunda coluna contém 97% do B contido na alimentação desta coluna. A composição desta corrente é 94% molar de B e o resto de T. a) Desenhe e rotule um diagrama de fluxo para esse processo e faça uma análise do grau de liberdade b) Calcule (i) a percentagem do benzeno na alimentação do processo (a alimentação da primeira coluna) que sai no produto de topo da segunda coluna e (ii) a percentagem do tolueno na alimentação do processo que sai no produto de fundo da segunda coluna. R: benzeno 97% e tolueno 89%.