Sei sulla pagina 1di 10

Casados para Sempre

APRESENTAÇÃO de ALGUMAS DINÂMICAS DO CURSO CASADOS PARA SEMPRE!

Pedidos de apostilas junto ao ite oficial: www.mmibrasil.com.br O casal líder, na primeira parte, estará informando sobre o funcionamento do Curso Casados para Sempre. No decorrer destas informações, eles colocam uma placa no pescoço dizendo:

"DESCULPE-NOS O TRANSTORNO, ESTAMOS EM REFORMA". FIGURA 1

O TRANSTORNO, ESTAMOS EM REFORMA". FIGURA 1 ALIANÇA ENTRE OS CONJUGES a.)Material: Triângulo.

ALIANÇA ENTRE OS CONJUGES

a.)Material: Triângulo.

Dinâmica: Estabelecer a relação entre Deus-Marido-Esposa e a falta de proteção quando um dos cônjuges não esta em aliança com Deus. Quando os dois estão em aliança com Deus, quanto mais perto eles estão de Deus, mais perto estão um do outro.

Casados para Sempre

b.)Material: Flanela e Polidor para Aliança.

Dinâmica: Passar para cada um dos integrantes um pequeno pedaço de flanela e com um pingo de qualquer produto para polir metais ou prata. Pedir aos participantes que fiquem polindo suas alianças. No final, peça para que Ihes mostrem as flanelinhas todas sujas, escuras, pretas com a reação do polidor. Isto serve para mostrar o que uma boa ministração pode fazer nos nossos casamentos, ou seja, remover toda sujeira que muitas vezes esta emperrando a vida do casal. Se o casal não estiver usando aliança aproveitar para falar da importância do use da aliança.

UMA SÓ CARNE

a.)Material: Massa de modelagem (cores diferentes para cada cônjuge).

Dinâmica: Dar a cada cônjuge um pedacinho da massa de modelagem de cores diferentes. Observar o fato de serem da mesma substancia, mas com suas particularidades especiais.

Orientar a mistura dos dois pedaços, pelo casal. Apos rápidos comentários sobre o resultado

da junção (uma só cor; mescla; uma cor mais em evidencia etc

agora,SEPAREM as massas que receberam. Verificar a impossibilidade, reafirmando o princípio estudado.

).

Pedir para o casal que,

b.)Material: Dois sucos - coloridos diferentemente um do outro.

Dinâmica: 1 vermelho e outro amarelo e mostra-se depois como e impossível separá-los. Isto e o que acontece com nosso casamento, depois de juntado, não terem como separar, quando separa um leva parte do outro.

c.)Material: Dois copos de isopor (suportes para refrigerante em lata)

Dinâmica: Um dos copos deve ser cortado, formando ângulos de encaixe. Estes ângulos simbolizam as diferenças entre o casal. Na apresentação do recurso, o esposo arranca um pedacinho de seu lado do copo, representando uma tentativa de mudar a esposa. A esposa, por sua vez, fará a mesma coisa. Depois o esposo tentara unir novamente o copo, que naturalmente estará cheio de buracos. Chamar a atenção para o fato de que um casamento assim não pode reter a benção, a unção de Deus e ao mesmo tempo proporciona brechas para satanás investir em sua união. (Opcional para lição de acordo.)

PAPÉIS DO ESPOSO E DA ESPOSA

a.)Material: 05 ou 06 balões azuis, 05 ou 06 balões vermelhos.

Dinâmica: Encher os balões. Explicar que cada balão representa uma das responsabilidades do casal: Balões azuis esposo e vermelhos da esposa. A esposa carregara os seus balões falando sobre cada uma de suas responsabilidades (escolher 5 ou 6 citadas na apostila oficial do MMI - Casados para Sempre, e escrever com caneta hidrocor no balão). A seguir, o esposo

Casados para Sempre

fala também de suas responsabilidades, e ele reclama que esta muito cansado e vai transferir o papel de intercessor para sua esposa, pois ela tem mais tempo para orar, o tempo dele e muito corrido. E após a reclamação entrega para a esposa o balão que representa o seu papel de intercessor. Reclama também que não quer ser o líder, pois a esposa esta mais tempo em casa ela tem mais possibilidade de controlar tudo, educar os filhos, etc. E assim sucessivamente ele vai entregando para a esposa todos os seus papeis (balões). Ele só fica com o papel de provedor, porque só nisto já vai todo o seu tempo, e ele tem que providenciar tudo para o bem estar material da família. E com isso ela fica muito sobrecarregada com todos os seus papeis e mais os de seu marido, ela tenta segurar todos os papeis sozinha, mas e impossível. E com isso ela acaba abandonando também os seus papeis. Deus quer que cada um cumpra o seu papel, pois Ele nos da capacidade para cumpri-los. Falar sobre a liderança da casa que muitas vezes quem assume e a mulher, e esta inversão de papéis causa danos terríveis no relacionamento do casal e nos filhos.

SEMEANDO e COLHENDO

a.)Material: Duas sacolinhas ou bornal, uma branca e uma preta.

Dinâmica: A branca significa que ali dentro as sementes são de VIDA e a preta contendo sementes de cartolina preta são de MORTE. Seguindo a lição na pagina 36 - Item 3, ir retirando as sementes de palavras, atitudes e ações na seqüência; do bornal de Deus que é VIDA e de Satanás que é MORTE. Objetivo, mostrar que nos temos o livre arbítrio de escolher de qual bornal nos queremos tirar a semente para plantar. Por isso temos que ter discernimento e sabedoria para plantarmos a semente correta, pois conforme a nossa semeadura será a nossa colheita.

b.)Material: Leitura do texto2: "Loja de Deus".

A LOJA DE DEUS

Entrei e vi um anjo no balcão. Maravilhado disse:

- Anjo do Senhor, o que vendes? Respondeu-me:

- Todos os dons de Deus! -

Custa muito caro? - Não, tudo é de graça.

Contemplei a loja e vi:

Jarros e vidros de fé, Pacotes de esperança, Caixinhas de sabedoria e salvação Bastante acanhado, tornei coragem e pedi:

- Por favor, quero muito amor de Deus, todo perdão d' Ele, um vidro de fé, bastante felicidade e salvação para mim e toda minha família. Então o anjo do senhor, muito atencioso, preparou-me um pequeno embrulho, pequenino, cabia na palma de minha mão.

Casados para Sempre

Eu, maravilhado, mas muito desconfiado, perguntei-lhe:

É

possível, tudo aqui?

O

anjo respondeu-me sorrindo:

- Meu querido irmão, na loja de Deus não temos os frutos, apenas sementes

"Autor desconhecido"

c.)Material: Leitura do texto3: "As três peneiras". Quando falarem sobre a língua.

AS TRÊS PENEIRAS

Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

O que você vai contar já passou pelas três peneiras? Três peneiras?

Sim. A primeira é a verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por ai mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve antes passar pela segunda peneira: a bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade, é coisa boa, devera ainda passar pela terceira peneira: a necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? E arrematou Sócrates:

Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrario, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente

e fomentar a discórdia entre irmãos, amigos e colegas. Devemos ser sempre a estação

terminal de qualquer comentário infeliz. "Os sábios escondem a sabedoria, mas a boca do tolo é uma destruição. " Provérbios 10:1.

"Autor desconhecido"

d.)Material: Leitura do texto4 Sementes são: Palavras, atitudes e ações. SEMENTES SÃO: PALAVRAS, ATITUDES E AÇÕES.

SEMENTES DO BORNAL DE DEUS

Agradável

Amor

Amoroso

Ativo

Bênçãos

Bondade/Alegria

Calmo

Carinhoso

Companheirismo

Compreensão

Confiante

Descomplicado

Descontração

Disposto

Esperança

Casados para Sempre

Estudo da Palavra Fé em Deus Fiel Harmonia Honestidade Humildade Organizado Otimista Paz Perdão Prestativo Prosperidade Simples Simplicidade Sinceridade Trabalhador Tranqüilo Vida eterna

SEMENTES DO BORNAL DE SATANÁS Ansioso Arrogância Complicado Crítica a Palavra Desagradável Desarmonia Desconfiante Desorganizado Desprezível Discussão Egoísmo Estúpido Falsidade Fofoqueiro Incredulidade em Deus Indisposto Individualismo Infiel Inútil MaldiçÕes Manter registro das faltas Mentira Morte Nervoso Ocioso Ódio

Casados para Sempre

Orgulho Pessimista Preguiçoso Preocupação Sem esperança Trevas Tristeza Vaidoso

"Autor desconhecido"

PERDÃO

a.)Material: Limonada sem açúcar: (copos) um por casal; colherinhas e açúcar.

Dinâmica: Oferecer um copo de limonada sem açúcar, um por casal, e levá-los a experimentar o suco. Comentar como esta sendo desagradável tomar aquele suco amargo. Oferecer, a seguir, o açúcar que será acrescentado a critério de cada casal dentro de sua necessidade. A analogia: Quando nos deixamos de perdoar alguém nos tornamos pessoas amargas como este 1° suco, mas quando liberamos o perdão e como o açúcar na limonada fica muito bom, a vida volta a ter um sabor diferente.

b.)Material: Folha de papel com os dizeres: "Falta de perdão causa cegueira". Isto está escrito com letras brancas e pretas que nem todos conseguem enxergar. Uma pessoa que não perdoa torna-se cega para muitas coisas na vida. Figura 5

Casados para Sempre

Casados para Sempre c.)Material: Folha de papel com o desenho de um homem acorrentado. Figura 6

c.)Material: Folha de papel com o desenho de um homem acorrentado. Figura 6

de papel com o desenho de um homem acorrentado. Figura 6 d.)Material: CHEQUE

d.)Material:CHEQUEEraSuassonhavam"SeaprovadoPorseuEntãoOconversãoprosseguiachegou!ComoOelogioualipresentediscretamenteAOmorareleinclusiveparaAteNoeDenotoucartaoumArecompensa,caiuComopior.olharesda"AutorquechequepartirBíbliapairapazjovemestavamvida.enterro,voltasepresentequeumacausavocê,próprioemAntesreatardizia:notasestavahaviaquenoohaviaéformou,desconhecido"daqueleocomSagrada.rapazumprofundotristetinhaForaasevezumeraCampusresultadoparanomeuDEVOLVIDO!haviasuadasincera,emque"MeuososLeituraacarro.eassentiadiasidoprometido,cuidado,carroaindavestibularumfeliz,umamasmãeopromessaaprovadoaporseuslaçospassouvê-looconseguiuchavescasa,você,filho,seuosejavidadia,presenteumrapazdeixadaqueridovelho,certopranto

VISÃOa.)Material:paraalvob.)Material:queo outro,DEe JesusFÉDesenhoDesenhonãoE CONFIANÇACristo.podedeUMolharumalvo.homemparaFiguraasequilibrandocircunstancias,8

NelaBíblia.pelamasdatraídoesporte,entregoumelhordomasobtidocomportamentoestudosformadoenvelopeforamtarde,mudardossilenciooescolhaUniversidade.verátexto7:adorapaz,quetinhagratidãoparaaprenderásqueoparamuitoapenasdoestudarqueeOfilho,parapaiumcarro,depeloempassouperdoequeepai,rapazoisnaaoaeumaeoelado.nãoseconvidouaquelecomportamento,empregoquemuito"ChequedentroFaculdadeaguardavatristevão.trás.distanciaseicursobemfestafilhoháfilho,oeoesqueceudocomosabemrapazficoupreocupação:pelorapaznuncaotambémaqueleaointeressecommalsucedido.eRaramenteeramquantolutaroindiferente,quededele.amorpassou-lhepainuncadeveraemvisivelmenteDevolvido".mudouMedicina.naseparavamabriuafamíliaperdoaraperdoar!!!maisdeporoumaalhesituaçãoAocompletamenteumde"umescola.resultadovocêquemMedicina,deemesuadariaemocionadoabri-lo,DeusUmsebomlhedecepçãoadachequemandavaesabiaconsciência".aobterdesejaterdedicarasindependência.ospensaagradar.beloBíbliaáguaoIstoohospital,adoeceupaiedecepcionadopai,ummãosamigosautomóvel.deencontrouaqueodar-lhe-eidia,levaefazerescondidoparacomportamentoaseusautomóvel.quequandoqueparaaosfilho.noticiasteroumadooNooafilhoadquiriupacote.paraetinhalheobomoumestudos,pai.esforços.Corroídoerrosseusentanto,nãovinho,bem,caixaumacolocoufezQuandoentãonãocarro.DeixouaumaTodaspaisido"eresistiu

emtemumaquecordaolharatravessandopara o seu objetivode um prédioe para o

paisfamília.terríveisemIssoalgumnadaParanãotudocartadeerapoislheefestaumofizpeloEuAssim,todasexemplar.que,conseguirpresente.eraasultimooapelofrutopediupropôsosuadisse,questãooeprometicarrolivrocasamal.Otentativasqueremorso,sonhoedeumFaleceu.mal!comoastempoprazerasurpresa,deocomemoração.apresentenumaTalvezummaischeque.dosdedeixandograndeadversidadesumpalavra,umaOCrendodeseredelebonspresente".fimrapazpaisacordo:aquipassou,dadesejava,oestante,lhedoseaindafilhoeraodiaApais,dopaiedarestaoquefoiterpaipai

Casados para Sempre

Casados para Sempre b.)Material: Desenho olhos no alvo. Figura 9 c.)Material: QUANDO Todasmelhores transformar-te-ei

b.)Material: Desenho olhos no alvo. Figura 9

para Sempre b.)Material: Desenho olhos no alvo. Figura 9 c.)Material: QUANDO Todasmelhores transformar-te-ei

c.)Material:QUANDOTodasmelhores

transformar-te-ei

"ÉOOOOodiabodiabodiabodiabofim!"oasgovernoedias,vezesdissedissedissedisseTUDODeusLeituradasaparaaaquedononadisse:COMEÇAJoséEsterSadraquedomaioresEgitolibertadorrainhaoMoiséstexto10:diabodono"ÉtoEgito,tempoodosespera."(Azarias),vitórias,NOnodissecomeço,do"QuandoMedosdesertoFIMnameudeacisternadosalguém:escravidão:vocêsMesaquepovo."edetudomelhoresPersas."Sim:doserão"Écomeçadeserto:o"É(Mizael)"Éfimcasamento,.grandesoofim!",",fim!"noali,"Éefim".eeAbede-NegoonagovernadoresDeusDeusfim!"verdade,edisse:disse:Deusera(Ananias)"É"ÉdissedaoooBabilônia!"começocomeço,começoo começo,na fornalha:dos

será

ORANDOa.)Material:Dinâmica:empilhas.parasejamcolocadasacenderACORDOa.)Material:burrinhoumaquecolocadasDestacar"esposa"apodeaquelaJUNTOSlanterna.ouEscrevaUmaDesenhocomentrarolanternalanternanaefatoapenasnaumlanternaeme deoutradinâmicapapelacordofuncionedequeuma"marido",duaseecadadepilhacoleodoshomemformapilhas(comopilhana(nãoburrinhosmostrarlanternacorreta.epossuiotambémvaiduascasamento)funcionar),quepastando.pilhas.seuescritoMostrarpode.aquelapotencial"OrandoecolocarafiguraNonecessáriolanternalanternafinalde11Juntos",corretamenteenergiamostrarsócomquefuncionaaseasequenasvitalidade.pilhasDUASseascompilhasateduasmalpilhasDUASumcoloqueMas,pilhas e

DeusO"O"AutorOOOPorPordiabosofrimentodiabodiabodiabosalvaissoissoestánodesconhecido"onãocéudissedissedissemundo."oseadizendo:atravésdiabomajortemoenãodiabonaaaaoDanielJonas,João,disserevelaçãoéterradapoder"Éodissertuafim,apenasexiladoEuananadepregação."Jesus,masentregoacovabarrigadecretardevocêonaotodoscomeço."mortodoscomeçoIlhaquenasdeleões:oosumdefimna"ÉtuastemposparaPatmos:ocruz:peixe:de"Éfim!"mãos."nenhumotodos"Éfim!","É-comeceo"ÉooApocalipse."fim!osofim!efilhofim!queDeus",a",ededar",ecrêem.DeuseDeusdisse:Deus.gloriaDeusdisse:disse:""Éadisse:Deuso "Écomeço,"É"Éoeocomeço,oAleluia,começo,começo,sua históriaporquetodoNínivevocêo

transformar-te-ei

escreverá

mudará

poder

Jose,

Casados para Sempre

Casados para Sempre b.)Material: Dinâmica: ocompará-loEsseOcorre INTIMIDADE a.)Material:cobertura Dinâmica:

b.)Material:Dinâmica:ocompará-loEsseOcorreINTIMIDADEa.)Material:coberturaDinâmica:participantesparaamendoimosquandomesmodoiscompararexemploumamendoins,o b.)Material: comprimento.casalcolorida.especial,desequilíbrio2DistribuirElásticos.comCopinhopedaçosexperimentem,ilustraatemovidaoutroaumtorradodescartávelnoosexual1°dequerelacionamentoinicioEmelástico.noeelásticosaacontecerelacionamentoseguida,gostosovidapoisdodacasal.lição,paraPodemossexualestedoepeguequandomesmocafé,amendoimDepoisseumcomsempossívelcopinhonotaramendoimdoumDeus.apenasacomprimento.distribuircasal.presençadosquecrucomdeelásticosdeixaoumcafé,cruumelásticocobertura.dosdeecopoumcomMostraramendoimDeusecônjugesgostoestiquequeamendoimgrandeComparare Folha de Papel com os dizeres: "Falta de sexo causa cegueira". foioquehorríveloutroesticadocedevariastorradodeosamendoim,cru,edoismaisanaavezesdiferençaouvidaficoudeixarboca.elásticosquecomsexualemaior.torneoIstoqueoutro.entretemeosa Figura 12

Figura 12 BATALHA

BATALHAa.)Material:formarPrecisarãoindestrutível.massasObs:)Material:antes.b.)Material:Figura(13).omolesobjetoserESPIRITUALObservação:MostrarFolhaMostrarDevidoqueunidas,final.comoasEssasformaramoàoamassadas,duastijolinhodemoradesenhoEstámassasmassase(mostrar).feitouma(cercadeinteragidasisoladascom(umaliçãoumadeDurepoxAplicarquerepresa2brancahoras)nãorequerparaopoderãoeecomoensino.paraumaoproduziremmuitocasalumecinza)obterresistente.jejumtentandoendurecimento,queoumeresultadooração.serãoresultadotaparBemagrupadasdiferenteasFiguraesperado.fazerfortebrechas.um13edasparatijolinhosuas

Casados para Sempre

Casados para Sempre ESTILO a.)Material: Dinâmica: Acendê-lacomprometida.comprometida.quandob.)Material: "A

ESTILOa.)Material:Dinâmica:Acendê-lacomprometida.comprometida.quandob.)Material:"AExistiavaraldizia:-sempreasAconteceupercebeu-lavou.SeuNossaAteroupasVIZINHAmarido,quedeEstouumaencardidasvivemosvizinhasuaDEenfimquedoequeAntesLamparinaLersenhoraVIDAmostrardelicadamente,vizinha.EobservandovaralestavamMEUQuandoLimparumenossadanumexplicardafrentesãodiaaMARIDO"queutilizaçãoqueSempresecarestilovizinhaaestacomassimmuitonosmangaapesartodossuasnãoa nofolhademesmaquerosene

Devemelhor!SeráestãocomoutrosNãopróximomelhorarmos"Nãojulgados;argueirodirástirairmão."AutorMINISTÉRIOa.)Material:que,Figuraprimeirodevemosdefeitosaoqueajulgueisserlimpos?

desconhecido""com15teufinalMateus.comonoporqueeistoirmão:comoDesenhoolhoadocausadospioroDEparanãotravejulgaramundo.cursoOuanosde7:1-5hojeUMAqueDeixa-memedidaestaquedoestáteuninguém.mesmos.dapelaserãotemostenacontecendonãoporirmão,videira.tãocomolhomanhaCARNEnossassejaistirartantossujoeTemosEstaporemjulgandoquee,Explicaroquejulgados.então,limpeiargueiroosprópriastiverdeséemanãonãoquefrutosfórmulaanossasosqueverásnósreparasconseguimosamardoPois,vidrosdeficiências?medido,queomesmosteuclaramentecursoqueavidas?

estamosrespondeu-lhe:quandolimpas.tãodeveaprendeuroupasvaral.dovidaosdadedeencardidas,recurso,diassaberlamparinaSantotersenhoraPapelComoAdmiradaassimvianoluz,olhavalavarroupasvarallavareesfumaçar,comporpodevivendonossaobservavaasimaginemepelaeestarroupas,comentouosacenderestendidassuasnotoalguémdizeres:luzjanelaumsujoqueroupasbrilhaporpoisasestilocomonovamenteserodecomsaiuforaroupas"Avidro,seusnaquelemuitotãosuaou,devizinhadevetodoaseudescuidadomangavidalençóisentão,cozinhaanomais.marido.expansãoseraqueleevaralvaraleprofanomostrarsuameunãodaeeficavadeoutrasencardido.lamparina.via,casafoimarido".(texto14)adasuaaaesteelaemnossadiferença,luzobservandoporroupasvizinhaquemfrente,ponto?ficadentro?luzestãoaseficaopoisSee

ocomDeusnaolho,decasalJesusvostraveenossaocomocomacimaquandoenxergarcritériotemmedirãoSeráSeráCristoparaqueojaneladeumaquedequequeestacomtensrepartirtirarnostambém.etodasvideiratemososenãovemosnoqueovocêaensinouvidrosargueirotraveteuasestamoscomjulgardes,deemagoraascoisasPor-próprio?melhor?nodeoscrescimentooutrasparadoteu?outrosnossasqueestajulgandoeolhosereisamarOuvêspessoasHipócrita,vendocasais.dojanelascomotuaooseteuo

Formatação:Colaboração:VilsonMarcose Vilmae

Formatação:Colaboração:VilsonMarcose Vilmae Cidea-MinistérioBittar, ReinaldoVoz do eTronoInes Bossan