Sei sulla pagina 1di 8

m es 5 volu 27 cm to 20x a m r o f

1 Livro mi nha fr ica bra sile ira

ro ara O p p d v D 1

f es s o r

Acompanha: 1 Livro para o aluno (1 ao 5 ano); 1 livro para o professor (1 ao 5 ao);

ara O a 1 Dv d p

lu n o

a 1 bols l i z a da e rs o n a

1 dvd com palestra de sensibilizao afro-brasileira para o professor; 1 dvd com aula dramatizada de histria afro-brasileira para o aluno; 1 livro minha frica brasileira de Natanael dos santos; 1 bolsa personalizada.

DESCRIO DO MATERIAL:
A coleo Joo de Barro composta de 5 volumes destinados aos alunos do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental das Escolas do Campo. Cada volume dividido em unidades, que por sua vez, so organizadas por temas, com exceo do primeiro volume que est especialmente voltado para a alfabetizao e tambm iniciao da matemtica, no deixando de tratar variados temas para o conhecimento dos educandos. Estes temas abordados em cada unidade foram escolhidos a fim de propiciar o processo ensino-aprendizagem tendo como contedos principais os de Lngua Portuguesa, Matemtica, Cincias da Natureza, Geografia e Histria numa perspectiva interdisciplinar, permeados pelos temas transversais segundo os Parmetros Curriculares Nacionais. Cada unidade compem-se de sees que podem variar de uma unidade para outra, sendo que algumas so imprescindveis em todas as unidades e seguem a ordem, de acordo com a necessidade do processo. As sees foram criadas com o intuito de diversificar a metodologia em sala de aula, evitando assim, a prtica contnua de aulas expositivas seguidas de atividades que priorizem somente a escrita. Entre as sees destaca-se a Roda de conversa, onde o educando expe atravs da oralidade o seu conhecimento, compartilhando ideias, aprendendo a aceitar e a respeitar as opinies alheias construdas a partir da diversidade cultural e, concomitantemente, realizar sua autoavaliao sobre o tema discutido. Espera-se com isso, contribuir de forma efetiva e agradvel no trabalho do educador e no processo ensino-aprendizagem das escolas do campo.

OBJETIVOS:
Reconhecer que as pessoas que vivem no campo tm direito a uma educao diferenciada; Trabalhar com a interdisciplinaridade atravs do trabalho com Temas Transversais; Colaborar para institucionalizar a implantao das diretrizes curriculares nacionais para a educao das relaes tnico-raciais e para o ensino da histria e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de nvel fundamental; Visar atividades que propiciem o pleno desenvolvimento das crianas em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual, social e cognitivo; Incentivar os alunos sobre a importncia de nossas razes afro-brasileiras, de que maneira contriburam para as diversas facetas que formaram a comunidade em que vive. Aprendendo que o povo brasileiro no deve ter idias preconcebidas contra a cultura negra ou contra qualquer etnia existente; Valorizar a cultura afro-brasileira, dentro do ambiente escolar e tambm dentro do ambiente familiar; Sensibilizar a equipe para o trabalho com a cultura afro-brasileira e africana para o enriquecimento de seus conhecimentos.

JUSTIFICATIVA:
Os desafios da educao brasileira, na sua dimenso de qualidade, sero superados se a escola for um ambiente prazeroso e acolhedor, que valorize as diferenas e nunca se transforme num ambiente de reproduo das desigualdades sociais. A garantia do direito de aprender tem que ser democraticamente igual para todos. Apesar de a cultura africana estar inserida na formao de nosso povo, o pouco que vemos sobre este assunto nos livros didticos quando se fala do perodo da escravido ou das festas regionais que a pesquisa na Regio Nordeste revela traos marcantes desta cultura. Nesse contexto, o governo federal sancionou, em maro de 2003, a Lei n 10.639/03 MEC, que altera a LDB e estabelece as Diretrizes Curriculares para implementao da mesma. A 10.639 instituiu a obrigatoriedade do ensino da Histria da frica e dos africanos no currculo escolar do ensino fundamental e mdio. Essa deciso resgata historicamente a contribuio dos negros na construo e formao da sociedade brasileira. Partindo deste histrico, vimos necessidade de implantar a obra Joo de Barro, a qual apresenta o conhecimento da histria do negro no currculo das escolas brasileiras de ensino fundamental. Para complementar a obra mencionada, o livro Minha frica Brasileira contribui qualidade da formao histrica e cultural da infncia brasileira.

METODOLOGIA:
Uma vez que cada unidade compem-se de sees e estas so metodologicamente importantes para a formao de cidados aptos a participar plenamente da sociedade em que vivem, e ainda para facilitar ao educando, a apropriao do sistema de escrita de nossa lngua, o trabalho do educador, comea por facultar-lhes atividades visando a prtica da oralidade, tendo como metas, em longo prazo, o desenvolvimento de alunos bons oradores e bons ouvintes. Sendo assim, as sees se destacam em:

Roda de conversa
Esta seo tem foco no desenvolvimento oral do educando, proporcionando ao professor a investigao dos conhecimentos prvios dos alunos. Caracteriza-se como uma oportunidade de aprendizagem e de explorao de argumentos, sem a exigncia de elaboraes conclusivas. Alm disso, propicia a interao coletiva do grupo e ainda informa-lhes sobre o contedo a ser estudado na unidade.

Nesta seo, o educando convidado a apreciar a poesia, esta possuindo diversos contextos interessantes que facilitam o seu envolvimento. O universo da poesia encantador e o professor o mediador e iniciador das crianas nesse mundo maravilhoso da leitura. O trabalho com a leitura deve ser ldico e prazeroso, visando sempre desenvolver a reflexo, a criatividade, a memorizao e a entonao de voz nos alunos.

Hora de poesi ... a

Musicalizao
O trabalho com msicas traz muito prazer para os alunos, alm de ser muito importante dentro de sala de aula pois, este trabalho no feito somente no aspecto ldico, mas tambm no aprendizado e na leitura crtica da mesma e seu conjunto. Nesta seo, o objetivo trabalhar a msica no espao escolar como elemento contribuinte para o desenvolvimento da inteligncia e a integrao do ser.

Entendendo melhor
A seo Entendendo melhor st voltada para a interpretao de textos no decorrer das unidades e, prope atividades gradativas para que os alunos possam realizar diversas operaes, como associar elementos diversos presentes no texto ou que fazem parte da vivncia deles, para compreender informaes ou inter-relaes entre informaes que no estejam explicitadas no texto.

Estas sees se baseiam no pressuposto de que o objetivo do trabalho com a leitura na escola deve ser o de formar leitores competentes, que faam o uso da funo social da escrita. O contato com os diferentes tipos de textos que a coleo apresenta, poder proporcionar aos alunos vivncia e conhecimento de mundo inclusive dos temas de estudos das unidades e consequentemente, contribuir efetivamente para o desenvolvimento de atitudes e disposies favorveis leitura.

Hora de leitura... Indicao literria Mais leitura...

Tecendo texto
Nesta seo, alm do aluno ser convidado a escrever textos dentro do tema em estudo na unidade, ele tambm planeja, revisa, avalia e reelabora os prprios textos. Isso envolve bem mais que conhecimentos e procedimentos, mais do que saber fazer, porque requer a atitude reflexiva de voltar-se para os prprios conhecimentos e habilidades para avaliar os textos e reformul-los com a orientao dada pelo professor.

Trocando ideias
o momento em que se prope aos alunos, geralmente em duplas ou trios, a realizao de atividades, porm que discutam primeiramente, expondo suas ideias e que juntando os conhecimentos do pequeno grupo, elaborem as respostas a partir de um consenso. Esta seo tem como objetivo de provocar um conflito de ideias para que com atitudes harmoniosas, os alunos possam se desenvolver social e eticamente a fim de encontrarem solues Trocando ideias.

?
?

Aprofundando sobre o tema

Aqui se faz necessrio um estudo mais sistematizado do contedo estudado, geralmente relacionado s disciplinas de Cincias da natureza e de Geografia.

?
?

?
?

Aplicando conhecimento

Trabalhando em equipe
Nesta seo so colocadas situaes de trabalho em grupo a fim de propiciar condies para que os alunos possam saber se expressar, consultar, questionar, fazer planos, tomar decises, estabelecer compromissos e partilhar tarefas.

Esta seo tem o objetivo de colocar em prtica os conhecimentos adquiridos na unidade. So propostas nesta seo atividades diferenciadas desde atividades relacionadas aos textos, como atividades de ortografia, gramtica e fatos histricos.

Representando o espao
O aluno motivado nesta seo a observar melhor o espao geogrfico e represent-lo seja por desenho, por meio de uma planta ou mesmo de uma maquete. H tambm o trabalho com cartografia que aponta para o ensino do mapa e o ensino pelo mapa a fim de propiciar a familiarizao gradativa dos alunos com a cartografia por meio de atividades com o objetivo de desenvolver diversas habilidades ao longo da coleo.

Entrevista
necessrio realizar atividades diferenciadas com os alunos, e a entrevista uma delas. Alm de possibilitar vrias habilidades desde a elaborao das perguntas at a habilidade de sintetizao e anlise do conhecimento, o aluno descobre coisas novas, ouve pessoas diferentes, analisa vivncias e se apropria de descobertas feitas por outras pessoas que muito tem a contribuir com o saber escolar.

Pesquisa
O propsito da seo Pesquisa o de ampliar os conhecimentos dos alunos de forma que a curiosidade no seja adormecida e sim despertada, motivada e cada vez mais desenvolvida.

Aplicando a gramtica
Esta seo destinada ao estudo da gramtica e prope um conjunto de prticas de leitura e escrita que sejam significativas para o usurio da lngua contemplar seus interesses. Enfim, o objetivo tornar o ensino da linguagem escrita mais interessante, no s para os alunos compreend-la, mas tambm para os professores ensin-la.

Qual a letra?

Ampliando conhecimento
As atividades nesta seo, normalmente, iniciam-se com uma Roda de conversa e o contedo na perspectiva do ensino de Histria. Considera-se ampliar os conhecimentos dos alunos em relao ao tema da unidade, levando-os a refletir no fatos histricos referentes ao passado, presente e futuro.

O objetivo desta seo proporcionar aos alunos vrios caminhos na descoberta e apropriao do sistema de escrita de uma forma divertida. As atividades so construtivistas, com textos significativos, jogos, cruzadinhas, dobraduras e desafios significadamente ilustrados.

Matematicando
A matemtica tem um papel fundamental, pois se relaciona com diversas reas do conhecimento, sendo responsvel pelo desenvolvimento do raciocnio lgico, entre outras capacidades cognitivas.

Saiba mais!
Nesta seo, so abordados desdobramentos do tema em estudo na unidade na perspectiva de enriquecer ainda mais o processo ensino-aprendizagem. Tambm so abordados assuntos de forma transversal, temas diversos como: relaes tnico-raciais, histria e cultura afro-brasileira e africana, histria e culturas indgenas, direitos humanos, relaes de gnero, incluso de pessoas com deficincia, sustentabilidade socioambiental, direito das crianas e adolescentes.

Fi

e li g a d u q

Fazendo arte
O objetivo nesta seo tornar o processo-aprendizagem um momento prazeroso e a escola um espao facilitador de atitudes que possam valorizar a criatividade e o gosto dos alunos, elevando assim a sua autoestima e muitas vezes admitindo at a participao da famlia no auxlio de algumas atividades.

Esta seo destina-se indicao de sites, para que os prprios alunos possam aprofundar seus conhecimentos, de acordo com seus interesses.

Mural
Esta seo geralmente proposta na parte final do estudo da unidade, prope aos alunos que renam os trabalhos realizados durante todo o estudo da unidade. Funciona como fechamento do trabalho a ser apreciado pelos alunos de outras turmas.

o!

Varal
A seo Varal destina-se exposio de textos e outros trabalhos artsticos individuais dos alunos na sala de aula.

APOIO:

CEPIR

www.claranto.com

Av. Jos Fonseca e Silva, 1050 B. Jd. Patrcia Cep 38414-073 - Uberlndia - MG Fone: 34 - 3254-5464

Potrebbero piacerti anche