Sei sulla pagina 1di 2

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro Estudo 07 O DIA DO SENHOR

Elaborado por Alexandre De Bonis adb@debonis.com.br


O DIA DO SENHOR Caro ouvinte, o estudo de hoje sobre O Dia do Senhor. Em !nesis capitulo ". #ersicilos " e $% Ora, havendo Deus completado no dia stimo a obra &ue tinha 'eito, descansou nesse dia de toda a obra &ue 'i(era. Aben)oou Deus o stimo dia, e o santi'icou* por&ue nele descansou de toda a sua obra &ue criara e 'i(era. +o #elho ,estamento o Dia do Senhor 'oi institu-do como o dia do descanso, ou seja, s.bado. A palavra s.bado, tradu(ida literalmente si/ni'ica descanso. E isso 'oi re'or)ado por ocasi0o da proclama)0o dos De( 1andamentos, como lemos em 2xodo capitulo "3. #ersicilos 4 a 55% 6embra7te do dia do s.bado, para o santi'icar. Seis dias trabalhar.s, e 'ar.s todo o teu trabalho* mas o stimo dia o s.bado do Senhor teu Deus. +esse dia n0o 'ar.s trabalho al/um, nem tu, nem teu 'ilho, nem tua 'ilha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estran/eiro &ue est. dentro das tuas portas. 8or&ue em seis dias 'e( o Senhor o cu e a terra, o mar e tudo o &ue neles h., e ao stimo dia descansou* por isso o Senhor aben)oou o dia do s.bado, e o santi'icou. E 2xodo capitulo $5. #ersicilos5$ a 59% :alar.s tambm aos 'ilhos de ;srael, di(endo% Certamente /uardareis os meus s.bados* por&uanto isso um sinal entre mim e v<s pelas vossas /era)=es* para &ue saibais &ue eu sou o Senhor, &ue vos santi'ica. 8ortanto /uardareis o s.bado, por&ue santo para v<s* a&uele &ue o pro'anar certamente ser. morto* por&ue &ual&uer &ue nele 'i(er al/um trabalho, a&uela alma ser. exterminada do meio do seu povo. O povo judeu /uardava o stimo dia da semana para o descanso, pois era mandamento de Deus, era o dia em &ue o
tt!"##$$$%!i&rj%org%&r

povo de Deus deixava suas atividades cotidianas e rotineiras para dedicar7se a cultuar a Deus, celebrando a cria)0o e o livramento 'eito por Deus da escravid0o do E/ito. 2xodo capitulo $5. #ersicilos5> a 5?% Seis dias se trabalhar., mas o stimo dia ser. o s.bado de descanso solene, santo ao Senhor* &ual&uer &ue no dia do s.bado 'i(er al/um trabalho, certamente ser. morto. uardar0o, pois, o s.bado os 'ilhos de ;srael, celebrando7o nas suas /era)=es como pacto perptuo. Entre mim e os 'ilhos de ;srael ser. ele um sinal para sempre* por&ue em seis dias 'e( o Senhor o cu e a terra, e ao stimo dia descansou, e achou re'ri/rio. 8ortanto, o s.bado, dia de descanso, o Dia do Senhor. @ preciso di'erenciar descanso da ociosidade. O dia do Senhor n0o um dia para 'icar ocioso, de Apapo para o arB, sem 'a(er nada ou apenas dedicado C atividade de la(er. Deus, conhecendo o homem &ue criou, ao instituir o dia de descanso, o 'e( para &ue a mudan)a de rotina e a dedica)0o Cs atividades espirituais servisse para renovar e recarre/ar as ener/ias /astas durante a semana. Se o s.bado o Dia do Senhor, por &ue n<s crist0os temos como dia do Senhor o domin/oD Antes de tudo, n<s crist0os e batistas adotamos o Dia do Senhor como dia de descanso por reconhecermos a necessidade de separar um dia da semana para cultuarmos a Deus, no entanto este dia n0o o s.bado, como dos judeus. A ra(0o por&ue adotamos o domin/o, o primeiro dia da semana e n0o o stimo dia, justi'icada biblicamente.
8/. 5

6i)0o 3? 7 9, "33$

:a(endo analo/ia entre a motiva)0o dos judeus para /uardar o s.bado, com a motiva)0o dos crist0os para /uardar o domin/o, temos &ue% O judeu /uarda o s.bado por&ue nele Deus descansou da obra da cria)0o. O crist0o /uarda o domin/o por&ue nele Deus completou o plano de Salva)0o do homem com a ressurrei)0o de Cristo. O judeu /uarda o s.bado como lembran)a da liberta)0o do cativeiro e/-pcio. O crist0o /uarda o domin/o como lembran)a da vit<ria sobre a morte e a escravid0o do pecado, com a ressurrei)0o de Eesus Cristo.

Em Eo0o capitulo "3. #ersicilos 5, 5F, "G, lemos% +o primeiro dia da semana 1aria 1adalena 'oi ao sepulcro de madru/ada, sendo ainda escuro, e viu &ue a pedra 'ora removida do sepulcro. Che/ada, pois, a tarde, na&uele dia, o primeiro da semana, e estando os disc-pulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, che/ou Eesus, pHs7se no meio e disse7lhes% 8a( seja convosco. Oito dias depois estavam os disc-pulos outra ve( ali reunidos, e ,om com eles. Che/ou Eesus, estando as portas 'echadas, pHs7 se no meio deles e disse% 8a( seja convosco. Alm dessas duas ra(=es, temos ainda como motiva)0o para adotar o domin/o como Dia do Senhor, o 'ato de &ue a ;/reja 8rimitiva recebeu a visita do Senhor Eesus Cristo ressurreto por tr!s ve(es no primeiro dia da semana e 'oi nesse dia &ue a ;/reja passou a se reunir. Atos capitulo "3. #ersicilo?% +o primeiro dia da semana, tendo7nos reunido a 'im de partir o p0o, 8aulo, &ue havia de sair no dia se/uinte, 'alava com eles, e prolon/ou o seu discurso at a meia7noite. 8rimeira Carta de 8aulo aos Cor-ntios capitulo 5G. #ersicilos 5 e "% Ora, &uanto C coleta para os santos 'a(ei v<s tambm o mesmo &ue ordenei Cs i/rejas da alilia. +o primeiro dia da semana cada um de v<s ponha de
tt!"##$$$%!i&rj%org%&r

parte o &ue puder, con'orme tiver prosperado. E 'oi no domin/o &ue o Esp-rito Santo 'oi derramado sobre o povo de Deus, no Dia de 8entecostes. A,OS capitulo ". #ersiculos 5,", e 5> a "5, lemos% Ao cumprir7se o dia de 8entecostes, estavam todos reunidos no mesmo lu/ar. De repente veio do cu um ru-do, como &ue de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Ent0o 8edro, pondo7se em p com os on(e, levantou a vo( e disse7lhes% #ar=es judeus e todos os &ue habitais em Eerusalm, seja7vos isto not<rio, e escutai as minhas palavras.8ois estes homens n0o est0o embria/ados, como v<s pensais, visto &ue apenas a terceira hora do dia. 1as isto o &ue 'oi dito pelo pro'eta Eoel% E acontecer. nos Iltimos dias, di( o Senhor, &ue derramarei do meu Esp-rito sobre toda a carne* e os vossos 'ilhos e as vossas 'ilhas pro'eti(ar0o, os vossos mancebos ter0o vis=es, os vossos anci0os ter0o sonhos* e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Esp-rito na&ueles dias, e eles pro'eti(ar0o. E mostrarei prod-/ios em cima no cu* e sinais embaixo na terra, san/ue, 'o/o e vapor de 'uma)a. O sol se converter. em trevas, e a lua em san/ue, antes &ue venha o /rande e /lorioso dia do Senhor. E acontecer. &ue todo a&uele &ue invocar o nome do Senhor ser. salvo. 8or esses motivos &ue n<s temos o domin/o como o Dia do Senhor, o &ual devemos reservar para cultuar a Deus. 8or Iltimo, a ado)0o do domin/o como o Dia do Senhor pela ;/reja 8rimitiva deu7se de 'orma contin/encial, pois o s.bado era o cumprimento da 6ei e o domin/o o cumprimento da /ra)a salvadora. Apocalipse capitulo 5. #ersicilo 53% Eu 'ui arrebatado em esp-rito no dia do Senhor, e ouvi por detr.s de mim uma /rande vo(, como de trombeta. E assim como o s.bado si/ni'ica descanso, o domin/o si/ni'ica literalmente Ao &ue pertence ao SenhorB. 8or isso para n<s o domin/o O Dia do Senhor. E &ue Deus nos d! sabedoria e discernimento para o viver di.rio. Amm.
8/. "

6i)0o 3? 7 9, "33$

Potrebbero piacerti anche