Sei sulla pagina 1di 33

Solo Grampeado - Introduo

A tcnica de solo grampeado consiste na incluso de elementos passivos semirrgidos, denominados de grampos, utilizados para estabilizao e proteo de taludes, sejam eles taludes naturais ou provenientes de processos de escavao.

Essa tcnica de grampeamento no solo bastante eficaz no que se diz respeito conteno e proteo do solo. Pode ser utilizado em processos permanentes ou provisrios para obras de pequenos e longos prazos atravs da introduo de grampos no terreno.

Estes elementos de proteo so posicionados horizontalmente ou sub horizontalmente no macio de forma a introduzir esforos resistentes de trao e cisalhamento (Ortigo et al., 1993).

Pode ser instalado por processos de cravao grampos cravados ou injeo grampos injetados, um revestimento, em geral de concreto projetado ou argamassa aplicado superficialmente na face da escavao ou superfcie do talude.

A funo do solo grampeado diminuir os deslocamentos do macio terroso devido ao acrscimo de foras internas contrrias a acomodao do solo. E o principal objetivo a estabilizao do talude durante o processo de escavao

A tcnica de solo grampeado bastante eficaz, e tem como grandes vantagens rapidez na execuo e o baixo custo.

Solo Grampeado Mtodo Construtivo


Inicia-se com o corte do solo na geometria de projeto, a no ser no caso de reforo de taludes. Segue-se com a execuo da primeira linha de chumbadores e aplicao de revestimento de concreto projetado. Caso o talude j esteja cortado pode-se trabalhar de forma descendente ou ascendente, conforme a convenincia. Simultaneamente ao avano dos trabalhos, so executados os drenos profundos, de paramento e as canaletas ou as descidas dgua, conforme projeto.

Primeira Fase - Escavao


As escavaes podem ser executadas manualmente ou mecanicamente, devendo respeitar a altura mxima permitida para a escavao, de modo a manter a estabilidade do provisria terreno at a instalao final do paramento

Para cortes verticais, Gassler (1990) apud Lima (2007) indicou profundidades de cada estgio de escavao em funo do tipo de solo.

A escavao deve-se manter estvel at o momento da perfurao e aplicao do concreto projetado; se o solo no se sustentar pelo perodo necessrio, a frente de escavao deve ser estabilizada imediatamente, invertendo assim a ordem da segunda e terceira etapas.

Segunda Fase Construo e instalao de grampos

Perfurao
As perfuraes so executadas por equipamentos de fcil manuseio, pesando entre 25 e 500 kg, instalveis sobre qualquer talude. Como fludo de perfurao e limpeza de furo pode ser utilizada gua, ar ou lama. Se a opo for por trados, no necessrio o uso de fludos. Usualmente, adotado o sistema de lavagem com gua, por meio de haste dotada de elemento cortante na sua extremidade, do tipo tricone com vdea, no dimetro de 3. Dependendo da profundidade do furo, do seu dimetro e de rea de trabalho, pode-se optar por perfuratrizes tipo sonda, crawlair, wagon drill ou at ou at por perfuratrizes manuais. Quando a condio de trabalho permite alta produtividade, so utilizadas carretas perfuratrizes sobre esteiras, cujos pesos variam entre 2.000 e 4.000 kg. Os chumbadores tem sempre inclinao abaixo da horizontal, variando de 5 a 30. A escolha do mtodo de perfurao deve ser feita de modo que a cavidade perfurada permanea estvel at a injeo ser concluda.

Montagem

Concluda a perfurao, segue-se a instalao e fixao da armao metlica, que deve manter suas caractersticas de resistncia ao longo do tempo. As nervuras devem receber tratamento anticorrosivo, feito usualmente por meio de resinas polimtricas e calda de cimento. Ao longo destes elementos devem ser instalados dispositivos centralizadores, que garantam seu contnuo e constante recobrimento com a calda de cimento. Usualmente, a barra de ao tem dimetro de 10 a 25 mm. Ela deve ter uma dobra na sua extremidade (para dimetros at 20 mm), com cerca de 20 cm, e ter centralizadores a cada 2 m. A aplicao de placa e porca ocorre para barra com dimetro igual ou superior a 22 mm, quando no possvel dobr-la. comum tambm a solda de um pedao de barra de ao. Adjacente barra, instala-se um ou mais tubos de injeo perdidos, de polietileno ou similar, com dimetro de 8 a 15 mm, providos de vlvulas a cada 0,5 mm, a at 1,5 mm da boca do furo. A quantidade de tubos depende das fases de injeo previstas, e deve-se considerar um tubo para cada fase.
Injeo A bainha injetada pelo tubo auxiliar removvel, de forma ascendente, com calda de cimento fator gua/cimento prximo de 0,5 (em peso), proveniente de misturador de alta turbulncia, at que se extravase na boca do furo. Uma boa alternativa o preenchimento do furo com calda e posterior introduo da armao metlica. A bainha a fase inicial de injeo em que se pretende recompor a cavidade escavada. Aps um mnimo de 12 horas, o chumbador deve ser re-injetado por meio do tubo de injeo perdido, anotando-se a presso mxima de injeo e o volume de calda absorvida. No se executa a re-injeo, a no ser que haja mais tubos de injeo perdidos.

Chumbador - Definio Os chumbadores so peas moldadas no local, por meio de operaes de perfurao com equipamentos mecnico ou manual, e instalao e fixao de armao metlica, com injeo de calda de cimento sob presso. Os chumbadores podem ser feitos com a cravao de barras, cantoneiras ou tubos de ao, utilizando-se martelos pneumticos, ou manualmente. Porm, esta no a pratica brasileira.

Ao longo do grampo, devero ser instalados dispositivos centralizadores, usualmente a cada 2 ou 3m, que garantam a centralizao do mesmo no furo e seu recobrimento total com calda de cimento.

Instalao dos grampos, tcnicas usuais.

Grampos injetados: As barras so colocadas no macio aps a execuo de um pr-furo (em geral de 70 a 120mm de ). Para a injeo, so utilizados um ou mais tubos de injeo, perdidos, de PVC ou similar, com dimetro de 8 a 15mm. Neles so instaladas vlvulas a cada 0,5m, a at 1,5m da boca do furo. A quantidade de tubos depende das fases de injeo previstas, e deve-se considerar um tubo para cada fase. O material utilizado a nata de cimento (relao gua-cimento em torno de 0,5 em peso) ou argamassa. Este material dever atender ao projeto, no contento cimentos agressivos aos grampos. Em alguns casos, aps um mnimo de 12 horas, faz-se a injeo do chumbador, por meio do tubo de injeo perdido, anotando-se a presso mxima de injeo e o volume de calda absorvida. No se executa reinjeo, a no ser que haja dois ou mais tubos de injeo perdidos. A injeo de alm de auxiliar na ancoragem do chumbador trata o macio, adensando-o e preenchendo as fissuras. A instalao de grampos injetados a tcnica mais comum no Brasil. Com ela, possvel o uso de grampos de diversos comprimentos, inclusive longos, e a instalao em praticamente qualquer tipo de solo.

Grampos cravados: A tcnica de grampos cravados consiste na cravao por percusso de barras, tubos metlicos ou perfis metlicos com o auxilio de martelete, o que torna o processo de execuo mais rpido. Porm na presena de pedregulhos e argila porosa, esse processo torna-se no recomendado, devido resistncias reduzidas. Outra limitao o comprimento mximo do grampo, limitado a 6m. Alguns cuidados devem ser levados em considerao em relao proteo contra corroso. Em geral, os grampos cravados, o tratamento feito atravs do recobrimento com 7 pintura anticorrosiva.

Terceira fase: REVESTIMENTO


O revestimento do talude tem funo de evitar desagregao de sua superfcie evitando assim o deslocamento. Geralmente o revestimento feito com concreto projetado e uma malha de tela soldada, porm tambm pode ser utilizado painis pr-fabricados, em funo de aspectos arquitetnicos.

Concreto Projetado

Definio
Trata-se de uma mistura de cimento, areia pedrisco, gua e aditivos, que impulsionada por ar comprimido desde o equipamento de projeo at o local de aplicao, atravs de mangote.

Na extremidade do mangote existe um bico de projeo, onde acrescentada a gua.


Esta mistura lanada pelo ar comprimido, a grande velocidade, na superfcie a ser moldada. Na mistura podem ser adicionadas ao trao microsslica, fibras ou outros componentes.

As peas podem receber ferragens convencionais, telas eletrossoldadas ou fibras, conforme a necessidade de projeto.
Existem duas maneiras de obter o concreto projetado: por via seca ou por via mida. A diferena bsica est no preparo e conduo dos componentes do concreto:

Via Seca: preparado a seco. Adio de gua feita junto ao bico de projeo, instantes antes da aplicao; Via mida: preparado com gua e desta forma conduzido at o local da aplicao. Ambas as vias utilizam traos e equipamentos com caractersticas especiais.

Em caso de taludes com pouca inclinao, uma boa alternativa o revestimento vegetal ou a grama armada. Para o revestimento com concreto projetado, sua aplicao depende do correto dimensionamento das redes de conduo de ar, vazo, presso do compressor e principalmente do ajuste da bomba e da projeo manual. A aplicao pode ser feita por via mida ou deca. O concreto por via mida uma mistura de areia mdia, pedrisco, cimento e gua, que so conduzidos atravs da bomba de concreto projetado para a aplicao, j o concreto via seca, consiste na mesma mistura, porm a gua s adicionada pela bomba no bico de projeo, pouco antes da aplicao. O usual por via seca, devido sua praticidade.

Equipamentos Para via seca so necessrios, pelo menos, os seguintes equipamentos e acessrios:

Bomba de Projeo: recebe o concreto seco adequadamente misturado e o disponibiliza para aplicao;
necessrio que os equipamentos estejam em perfeitas condies de trabalho; as peas de consumo devem estar com desgaste aceitvel e a mquina sempre bem ajustada;

Compressor de Ar: acoplado bomba de projeo, fornece ar comprimido em vazo e presso corretas para conduzir o concreto at o local da aplicao.
A prtica brasileira, entretanto, de que para qualquer dimetro de mangueira ou vazo de trabalho, a presso caracterstica do compressor deve ser de 0,7 MPa.

Este valor, quando da projeo do concreto, lido no compressor, no pode ser inferior a 0,3 MPa. Desta forma, para distncias at 50 m teramos, como condio mnima os valores do quadro abaixo.
Vazo do compressor (pcm) Dimetro do mangote Presso de ar necessria (MPa)

350 600

1 2

0,7

700

Bomba de gua: fornece gua em vazo e presso junto ao bico de projeo. Pode ser substituda pela rede pblica de fornecimento de gua. Deve fornecer gua junto ao bico de projeo com presso pelo menos 0,1 MPa superior aquela dos materiais em fluxo. Mangote: o duto de borracha por onde o concreto conduzido da bomba ao ponto de aplicao; Bico de Projeo: pea instalada na extremidade de sada do mangote junto aplicao; Anel de gua: componente do bico de projeo pelo qual se adiciona gua ao concreto; Bico pr-umidificador: instalado a cerca de 3 m do bico de projeo, visa fornecer gua ao concreto seco antes do ponto de aplicao. Pode ser ou no utilizado.

Os acessrios como mangotes, bicos, anis dgua, pr-umidificadores e discos devem estar em plenas condies, conforme especificaes dos fabricantes e fornecedores.

O concreto Normalmente a resistncia solicitada em projeto de 15 MPa, podendo atingir valores muito superiores, de at 40 MPa. O concreto seco pode ser fornecido usinado, em caminhesbetoneiras, ou preparado no canteiro de obras. Agregados Como agregados, temos o pedrisco ou pedra zero e a areia mdia. necessrio que ambos tenham uma umidade mnima. A areia em torno de 5%, nunca inferior a 3%, pois causaria muita poeira, nem superior a 7%, pois ocasionaria entupimentos do mangote e nicio de hidratao do cimento. Para pedrisco, a umidade de 2% suficiente. A areia mdia no pode ter acima de 5% de gros finos, podendo compor-se por 60% de gros mdios e de at 35% de gros grossos. Cimento O cimento pode ser de qualquer tipo, Comum, composto, Pozlanico, Alto Forno, ARI ou ARIRS, dependendo das especificaes de projeto. Podem ser utilizados aditivos aceleradores de pega, secos ou lquidos, conforme a necessidade da obra.

gua A gua deve estar de acordo com o que recomenda a tecnologia do concreto. Sua dosagem feita pelo mangoteiro, por meio de registro, junto ao anel dgua. Advm da sensibilidade e experincia adquirida noutras obras pelo operador.
Controle O controle de qualidade do concreto feito pela extrao dos corpos de prova de placas moldadas em obra. Existem algumas normas brasileiras da ABNT para este controle, que tiveram seu desenvolvimento impulsionado pelos servios de execuo de Tneis NATM:

Normatizao concreto projetado


NBR-13044 - Concreto Projetado - Reconstituio da Mistura recm-projetada - Mtodo de Ensaio; NBR-13069 - Concreto Projetado - Determinao do tempo de pega em pasta de Cimento Portland com ou sem a utilizao de aditivo acelerador de pega - Mtodo de Ensaio; NBR-13070 - Moldagem de placas para ensaio de argamassa e concreto projetados Procedimento; NBR-13371 - Concreto Projetado - Determinao do ndice de reflexo por determinao direta Mtodo de Ensaio; NBR-13354 - Concreto Projetado - Determinao do ndice de reflexo em placas - Mtodo de Ensaio

Aplicao/Mangoteiro Os aplicadores do concreto tm extrema importncia na qualidade do servio. Neste trabalho usual termos dois especialistas: o mangoteiro e o bombeiro. O bombeiro est sempre junto bomba de projeo, ajuntando-se conforme os desgastes ocorrem e verificando o correto fornecimento do compressor. O mangoteiro o profissional que aplica o concreto, em movimentos contnuos, usualmente circulares, dirigidos ortogonalmente superfcie, a uma distncia de 1 m. Alm disso, o mangoteiro regula a gua, e tem sensibilidade para perceber uma oscilao nas caractersticas de vazo e presso do ar.

Armao
As telas eletrossoldadas tem sido a armao convencional do concreto projetado. Sua instalao feita em uma ou duas camadas, conforme especifica o projeto. Aplica-se a primeira camada com a primeira tela, a segunda camada do projetado, a segunda tela e o concreto final. Pode-se instalar telas antes do concreto. Entretanto, preciso tomar um cuidado especial para evitar que a tela funcione como anteparo e ocorram vazios atrs da mesma. utilizada alternativamente s telas, fibras metlicas de ao, adicionadas diretamente na betoneira ou caminho-betoneira, obtendo uma mistura perfeitamente homognea. Isto no obriga qualquer mudana nos equipamentos, promove reduo da equipe de trabalho, visto que no h necessidade de mo-de-obra para preparo e instalao das telas. Elas se ajustam perfeitamente ao corte realizado no talude, aceitando superfcies irregulares, com espessura constante. O resultado um concreto extremamente tenaz. A presena das fibras produz concreto de baixa permeabilidade, uma vez que age no combate as tenses de trao, durante o incio da cura, homogeneamente em todas as regies da pea. No h cuidado especial com cobrimento de armadura, pois a corroso eventual se limita quela fibra que est em contato com a atmosfera, no prosseguindo para as outras, imersas no concreto.

A despeito de seu custo por quilo ser superior ao das telas, a economia do produto final de 20 a 40% por metro quadrado aplicado. A tendncia atual a total substituio das telas por fibras de ao.

Drenagem Definio A prtica usual recomenda sempre a execuo de servios de drenagem profunda e de superfcie. Para drenagem profunda usa-se o DHP Dreno Subhorizontal Profundo. Os drenos de superfcie so os drenos de paramento e as canaletas. Dreno subhorizontal profundo So elementos que captam as guas distantes da face do talude antes que nela aflorem. Ao capt-las, eles as conduzem ao paramento e despejam-nas nas canaletas. Os drenos sub-horizontais profundos, DHPs, resultam da instalao de tubos plsticos drenantes de 1 a 2, em perfuraes no solo, de 2 a 4. Os tubos so perfurados e recobertos por manta geotxtil ou por tela de nylon. So drenos lineares embutidos no macio, cujos comprimentos se situam, normalmente, entre 6 e 18 m. Dreno de superfcie As canaletas de crista e p, bem como as de descida dgua, so moldadas no local e revestidas por concreto projetado. Deve ser analisado, a cada caso, o eventual efeito erosivo no despejo, causado por esta forma de captao e conduo das guas.

Dreno de paramento
So peas que destinam a promover um adequado fluxo s guas que chegam ao paramento vindas do talude. Para os drenos de paramento, ou aqueles atrs e adjacentes ao revestimento de concreto, tem-se o dreno linear contnuo e o barbac. O dreno tipo barbaa o resultado da escavao de uma cavidade com cerca de 20 x20 x 20 cm preenchida com material arenoso tendo como sada tubo de PVC drenante, partindo do seu interior para fora do revestimento com inclinao descendente. Trata-se de uma drenagem pontual. O dreno linear contnuo resultado da instalao, numa escavao, de calha plstica drenante revestida por manta geotxtil ou por dreno fibroqumico. Ele estende-se ao longo da direo vertical da crista at o p do talude, aflora na canaleta de p e considerado um dreno linear. Trata-se de uma opo eficiente, recomendvel para projetos.

Equipe de trabalho Encarregado geral de servios Operador de perfuratriz Injetador Mangoteiro Operador de bomba de projeo Auxiliar geral Armador Controle executivo No existe at o momento normalizao brasileira que regulamenta os controles de execuo. Chumbador Aceita-se um erro de deslocamento local de at 15% da distncia horizontal ou vertical no posicionamento do chumbador. Porm, deve ser mantida a quantidade de chumbadores no projeto para a rea contida. No preciso qualquer controle rigoroso quanto tolerncia de inclinao, aceita-se pelo menos, uma variao em torno de 5. A ferragem deve estar centrada e com recobrimento totalmente seguro. Deve-se garantir que no tenha havido perda de calda ou resina, observando-se, minutos aps a injeo junto boca do chumbador, se no houve decantao.

A calda de injeo deve atender as especificaes de projeto, no contendo cimento agressivo armao do chumbador. O fator gua-cimento ajustado em campo, em funo das condies da estabilidade da cavidade perfurada e da sua permeabilidade. Sugere-se que todo chumbador receba, pelo menos, uma fase de injeo alm da bainha. Esta tcnica a mais segura, pois minimiza erros operacionais, alm de permitir um adequado adensamento e, portanto, melhor fixao da barra ao solo. A injeo alm de promover a melhor ancoragem do chumbador, trata o macio, adensando-o e preenchendo fissuras. Para o local onde foram cravados elementos de ao, considerada desnecessria a aplicao de proteo contra a corroso. Neste caso deve-se adotar uma espessura de ao adicional. Se o elemento cravado for tubular, possvel a injeo posterior, desde que se crave com ponteiras.

Como sugesto de proteo anticorrosiva, pode-se adotar a proposta da NBR5629 Tirantes Ancorados no Terreno, publicada em 1996 pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), considerando o grampo como trecho ancorado de um tirante.

O ensaio de tracionamento do chumbador pode ser realizado para se obter dados para projeto. Porm no h normalizao para isso. Sugere-se a execuo de ensaios num mnimo de 10 % das ancoragens, ou numa quantidade tal que permita haver representatividade do resultado. Durante a perfurao, devem ser observadas as posies estruturais das camadas de solo em funo do corte, ajustando, se necessrio, o posicionamento dos chumbadores. Concreto projetado O concreto projetado deve ter espessura controlada por meio de marcos aplicados a cada 4 m. Devem ser seguidas as Normas Brasileiras de concreto projetado, nos casos em que couberem. necessria especial ateno para a utilizao do equipamento de via seca em condies corretas de presso e vazo, o clculo correto do volume de aplicao da gua e a cura. Como a exposio atmosfrica do concreto muito grande, durante a cura devem ser tomados cuidados especiais de umidificao.

A utilizao do pr-umidificador de linha deve ser objetivada, obtendo-se um concreto com menor reflexo, maior resistncia, menor permeabilidade e com menos poeira.

Drenagem
Durante a execuo devem ser avaliadas e determinadas as posies e fluxos do lenol fretico, que dificilmente o so na fase do projeto. Desta forma haver um correto ajuste no sistema de drenagem.

Geral
Para que se possa avanar com aplicao desta tcnica, bem como para sua otimizao, fundamental a medida de deformao do macio. Sugere-se que sejam tomadas deformaes da forma mais simples e prtica possvel. Considerando-se, no mnimo, leitura de deformaes de pinos, por estao total, em 3 faixas verticais do muro, de tal forma que sejam representativas da obra. A visita do projetista ou do consultor durante a execuo fundamental para boa qualidade da obra. Visa avaliar as premissas de projeto bem como analisar as presses e consumos das injees dos chumbadores, e os ensaios realizados.

As propostas acima visam a compilao de informaes quando no h recomendaes especificas do projeto em execuo.

DIMENSIONAMENTO
No dimensionamento de uma estrutura em solo grampeado alguns parmetros so levados em considerao, como o comprimento dos grampos, o ngulo de instalao, os espaamentos dos grampos e a inclinao do talude. Sendo feito atravs de mtodos de analises de equilbrio limite das zonas ativas e passivas .

Os grampos na zona passiva devem garantir um comprimento suficiente para suportar os esforos provenientes da zona ativa, que fica localizada no plano de ruptura. Os mtodos de dimensionamentos atravs do equilbrio limite so boas solues e consiste no clculo da estabilidade interna e externa do talude. Para estabilidade externa so analisados quatro fenmenos que so: deslizamento, tombamento, ruptura da fundao e ruptura global. Na estabilidade interna os grampos so dimensionados para suportar os esforos de trao.
Para obteno dos parmetros de dimensionamentos, na fase de projetos so necessrias investigaes geotcnicas onde sero coletadas amostras indeformadas representativas para se obter os parmetros de resistncia, que so a coeso e o ngulo de atrito, do solo e sero utilizadas no projeto e na execuo do solo grampeado, no intuito de fornecer dados sobre o comportamento do solo em determinado talude. Clouterre (1991) recomenda que as investigaes geotcnicas sejam executadas at uma distncia mnima de uma vez e meia a altura do muro, quando o terreno de montante for horizontal, e trs vezes quando o terreno de montante for inclinado.

Um mtodo bastante utilizado para o calculo de estabilidade de uma estrutura em solo grampeado o mtodo de Bishop simplificado. Que consiste na analise da estabilidade atravs de um sistema de equilbrio de foras estticas que atuam na massa do solo limitada pela superfcie de ruptura. PARMENTROS MONITORADOS: Os principais parmetros a serem monitorados para a avaliao do comportamento do macio so: Movimentaes horizontais e verticais da face do talude; As movimentaes locais ou trincas no revestimento; Drenagem da massa reforada; Movimentao das estruturas prximas crista do talude (edificaes, fundaes, obras de arte, etc.); Esforos atuantes nos grampos, com especial ateno para a magnitude e localizao dos esforos axiais mximos no reforo; Esforos atuantes nas extremidades do grampo, prximo face de escavao; Precipitao pluviomtrica: Infiltrao da gua no terreno.

INSTRUMENTOS MAIS UTILIZADOS Segundo Zirlis et al., (1999), alguns instrumentos utilizados para monitoramento de taludes com solo grampeado e as variveis analisadas
Deslocamentos em superfcies verticais e horizontais Estao Total

Deslocamentos Internos Horizontais

Inclinmetro

Deslocamentos internos verticais


Cargas nas ancoragens Carga de ruptura ancoragem-solo

Inclinmetro horizontal
Strain-Gauges Ensaio de arranchamento

VANTAGENS E DESVANTAGENS
So muitas as tcnicas utilizadas para reforo e estabilizao de taludes de escavao, embora existam diferenas bsicas entre si, podem haver situaes onde essas solues sejam utilizadas em conjunto, de forma em que elas possam se relacionar entre si, aumentando assim a resistncia da rea reforada. Uma das vantagens do solo grampeado que os materiais utilizados para execuo da conteno so de pequeno porte, sendo assim possvel o acesso as reas mais reduzidas.A rapidez tambm um ponto favorvel a esse tipo de conteno, os trabalhos de escavao, perfurao e injeo, podem ser executados simultaneamente em diferentes frentes de trabalho, permitindo um avano considervel na execuo dos servios de forma contnua.
O uso do solo grampeado apresenta tambm algumas desvantagens se comparado a outros tipos de contenes, sua utilizao em solos no-coesivos pode ser dificultada, pois no possvel garantir a estabilidade do talude durante as escavaes. No aconselhvel tambm o uso em solos permeveis, com a presena de lenol fretico, ou abaixo do nvel dgua.

Potrebbero piacerti anche