Sei sulla pagina 1di 12

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

Samba de Gafieira: a malandragem da ginga


Denise Mancebo Zenicola Doutora em Teatro pela UNIRIO

Alba Cavalcanti 1990- Gafieira tpica Arte Naf

Ainda cedo; vinte horas e eles j comeam a chegar. Geralmente so casais ou pequenos grupos. Raros so os que chegam sozinhos, principalmente mulheres. Todos bem arrumados, usam sua melhor roupa no estilo social ou esporte fino. So pessoas "simples" que tm algo em comum: o amor pela dana e o prazer de danar a dois. Com menor freqncia, a este pblico habitual somam-se artistas, estudantes, intelectuais, turistas, o que promove a formao de um grupo heterogneo. Comparecem a mais um baile na tradicional Estudantina Musical, no

1 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

Rio de Janeiro, um dos muitos bailes de dana de salo, que acontece de quinta a domingo na cidade.

Este espao de dana se localiza num sobrado antigo, do incio do sculo XX, na Praa Tiradentes, bairro central da cidade. A entrada composta de uma bilheteria gradeada e uma porta dupla de madeira; compem a cena um segurana que, invariavelmente, est sentado em um pequeno banco e um bilheteiro, que recolhe os tquetes de entrada. Sobe-se uma larga escadaria de madeira. L dentro, uma luz ilumina parcialmente o espao composto por vrias mesas e cadeiras que circundam a grande pista de dana do o salo. Num canto, perto da janela, v-se um pequeno palco. Do outro lado, um jirau que quase no mais usado, outras tantas cadeiras, mesas e uma pista menor . A pista de dana tem o piso ideal para a dana de salo, ou seja, coberto por tbuas corridas e sem cera, oferecendo a aderncia exata para o deslize dos sapatos, que geralmente so de solado de couro.

Os garons arrumam as mesas por setores. Distribuem avisos nas mesas reservadas antecipadamente. Forram as mesas com pequenas toalhas de papel, timbradas com a logomarca da casa, um cinzeiro e ligam os grandes ventiladores. Recolhem-se atrs do balco espera do pblico.

O pblico distribui-se pelo salo. A maioria j tem sua mesa reservada com antecedncia e alguns, mais constantes, tm reserva cativa. As mesas mais procuradas so as que circundam a pista de dana, por facilitarem o acesso e permitirem melhor viso dos que danam. So as chamadas mesas de pista e, quanto mais prximas da orquestra, mais disputadas. A mesa principal fica vazia, logo ao lado do palco da orquestra. Mais tarde ser ocupada pela grande dama do baile e da dana de salo brasileira, a professora Maria Antonietta Guaycurus de Souza. Ao chegar, ela cumprimentar todos os conhecidos, indo de mesa em mesa e at a alguns casais que esto na pista de dana. Estes param de danar para cumpriment-la. Considera-se uma honra falar com Maria Antonietta ou partilhar a sua mesa e, mais ainda, danar com ela, privilgio para poucos, alm de seu parceiro habitual.

No pequeno palco onde a orquestra tocar, os msicos acertam os ltimos detalhes, afinando seus instrumentos. Antes de iniciar o baile, ouve-se msica ambiente proveniente de um aparelho de som eletrnico. Boleros ou, sambas mais lentos, so tocados. Poucos casais danam. A maioria dos presentes circula entre as mesas, cumprimentando-se e esperando a orquestra iniciar, ou abrir o baile.

Surge uma fotgrafa oferecendo seus servios aos presentes como lembrana da noitada. A foto ter no rodap, impressa, a logomarca da casa e mais: Estudantina Musical, a Gafieira do Rio, em letras brancas desenhadas. A fotgrafa escolhe certeiramente apenas as mesas onde esto os freqentadores no assduos.

Por volta das 21h a orquestra abre o baile, normalmente com a msica-tema do filme 2001 Uma Odissia no Espao, Assim falou Zaratrusta . Em um ritmo um pouco mais lento, a performance da orquestra d um tom de solenidade apotetica para o comeo do baile. Os componentes da orquestra so apresentados pelo maestro e alguns recados so dados, como avisos de outros bailes, das bandas que tocaro nestes, algum aniversrio, um evento excepcional ou mais importante. Comea o baile.

As msicas iniciais so lentas, preferencialmente Boleros antigos. Os casais, pouco a pouco, encaminham-se para a pista, para mostrar com orgulho sua dana, um novo passo, um floreio de um movimento tradicional, uma juno de passos diferenciada ou simplesmente dar dois passos para c e dois para l. Os pares misturam-se, desde os mais famosos e respeitados pela sua performance de dana at casais que no sabem danar (ou que esto indo gafieira

2 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

pela primeira vez) e alguns turistas. Os casais circulam na pista sempre em sentido anti-horrio, uma norma importante na dana de salo: manter o sentido correto e constante deslocamento para evitar choques entre os casais. Os que danam melhor costumam circular pela extremidade, motivados pela facilidade de deslocamento. Afinal, s faz a gira quem est seguro; por isso no se importam com a maior visibilidade. Os iniciantes, ou os que querem ter mais privacidade para iniciar uma paquera, geralmente ocupam o miolo da pista e danam praticamente sem sair do lugar. Fora da pista, sentados nas mesas reservadas, poucos conversam. Quem no dana observa a evoluo dos casais.

Alguns cavalheiros, mais tradicionalistas, passam de mesa em mesa tirando praticamente todas as damas do baile para danar, sempre pedindo permisso ao acompanhante destas, com o palet devidamente abotoado, sem chapu, de preferncia segurando um pequeno leno na mo esquerda para evitar transpirao na mo da dama. A dama que rejeitar tal convite possivelmente no ser mais convidada a danar. A dama que, ao ser tirada para danar, demonstra que no tem ritmo ou um mnimo de conhecimento em dana de salo no ser mais tirada; provavelmente tomar ch de cadeira. Afinal, todos reparam em quem est danando, em sua performance. Esta a moeda corrente do povo que dana: a grande valorizao do conhecimento das tcnicas da dana e domnio de um estilo.

Aps o tema de abertura, a orquestra passa a tocar blocos de quatro a cinco msicas. Cada bloco tem um ritmo musical especfico, que define claramente o estilo da dana, como o bolero, o soltinho, o samba de gafieira. Os blocos vo se sucedendo at chegar ao samba de gafieira, estilo preferido e o mais difcil de ser danado, pela velocidade e dificuldade de passos que se pode alcanar.

Antes do primeiro intervalo, depois de aproximadamente uma hora de baile, a orquestra toca uma seqncia de quatro ou cinco msicas rpidas e pra de tocar. Ser um intervalo de vinte a trinta minutos, o suficiente para se descansar um pouco, comer um petisco, conversar mais um tanto enquanto a orquestra se refaz . Para quem est muito animado, a msica eletrnica continua permitindo a dana .

Com alguma regularidade, em um destes intervalos tocado um tango, caso esteja presente um grande danarino ou especialista nesta dana. O casal sozinho, em elaborada coreografia, apresentar sua dana utilizando todo o espao do salo, em grande performance espetacularizada. Ao terminar, o casal agradece a todos em elegantes reverncias e volta para sua mesa.

Antes de recomear o baile, o maestro parabeniza algum aniversariante presente e todos cantam em sua homenagem. O maestro anuncia a presena da grande dama Maria Antonietta, e todos aplaudem. Esta, geralmente, sobe ao palco para saudar a todos e transmitir algum recado, falar sobre a importncia da dana, anunciar algum evento prximo etc...

Nova seqncia de msicas ser tocada assim que a orquestra recomear, sempre passando dos ritmos lentos para os mais rpidos, sempre fechando cada bloco do baile com o samba de gafieira, via de regra o motivo de turistas e curiosos freqentarem a Estudantina apreciar o espetculo desse ritmo.

Por volta das trs horas da manh, depois de vrias seqncias de ritmos que vo do mais lento ao mais rpido, o baile encerrado com a performance do Samba de Gafieira acelerado, momento onde apenas os melhores danarinos atrevem-se a danar e exibir a sua arte. Com mais espao na pista, as evolues se sucedem em variadas manobras. Em outros bailes, como os do Clube Srio Libans ou do Fluminense Futebol Clube, este momento final marcado por arriscadas coreografias, algumas integrando at movimentos de acrobacias. No encerramento do baile, um verdadeiro show do entretenimento acontece. A orquestra fecha, ento, o

3 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

espetculo, com a mesma msica solene da abertura. O maestro agradece a presena de todos, transmite novos recados e assim acaba mais um encontro de pessoas que gostam de danar o samba.

Vrios presentes, cansados felizes e suados, continuam na casa despedindo-se de todos, trocando recados com seus velhos conhecidos e as novas amizades feitas naquela noite, s ento, vo embora. Aguardaro o prximo encontro, quando tudo recomear.

Danar o samba de gafieira neste que um dos estabelecimentos mais antigos da cidade sempre uma nova e boa noitada, embora j se tenha tornado um hbito, uma tradio, para a maioria dos freqentadores. Semanalmente, um grande nmero de homens e mulheres, amantes da dana, encontra-se para praticar. Diversos podem ser os ritmos danados; no entanto, dentre todos os estilos, o preferido e mais difcil deles o samba de gafieira: dana que reproduz uma antiga e rotineira forma de entretenimento popular de lazer social e urbano do carioca.

Cada vez que tocado o samba de gafieira, observa-se um maior nmero de casais se dirigir para a pista e um clima mais animado tomar conta do ambiente, bem diferente do que ocorre com outros ritmos. O samba de gafieira representa um momento especial dentro do baile, um acontecimento espetacular dentro do espetculo. Percebe-se, ento, que o ato de danar o samba de gafieira estabelece um dilogo corporal rico em alegria, descontrao e fisicalidade; um artefato cultural que, como sistema de prtica da vida social, revela interessantes traos da sua tradio.

A dinmica do movimento no Samba de Gafieira

4 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

Samba de Gafieira passo Sada lateral

Estabelecido como forma de danar enlaada no incio do sculo XX, o samba de gafieira expressa fortes influncias do lundu, do maxixe, do tango e, em menor instncia, de danas europias. Configura-se como uma dana de infinitas possibilidades de movimentos em sua evoluo e apresenta ainda boa performance em deslocamento pelo espao. Estabelece uma relao corporal especfica e necessria entre os parceiros que danam, para que em harmonia e velocidade alcancem uma unidade. Dana que imprime no corpo um comportamento expressivo e especfico, faz os performers agirem de forma diferenciada no baile. Mesmo no sendo uma atuao artstica, o samba de gafieira pode alcanar alto ndice de expressividade e espetacularidade em estado de dana e em estado de performance de samba de gafieira. Para se chegar a este estado necessria a prontido corporal, e s desta forma possvel a fruio desta dana nica. Tal prontido dialoga com a velocidade, com alternncias de ritmo, com a sintonia no tempo musical e muitos contra-tempos, transferncias de peso, deslocamentos no espao, planos altos e baixos e inverses rpidas de sentido.

Entendendo esta dana ou partitura corporal como uma complexa teia de relaes entre as diferentes partes de um todo, o corpo que dana performa como um complexo tecido de aes no qual diferentes tramas se alternam, sobrepem ou se combinam determinando, assim, a textura do todo de forma infinitamente complexa. Um todo interconectado no qual parte alguma mais fundamental que qualquer outra, de tal forma que as propriedades de qualquer uma das partes do corpo so determinadas pelas propriedades de todas as outras. Nesse sentido, poder-se-ia dizer que cada parte contm todas as outras e, na verdade, a viso de um mtuo englobamento parece ser a caracterstica da experincia da natureza. O conceito de interpenetrao de movimento est representado.

Tais formas de uso do corpo, com princpios de todo, de interconexo, revelam pedaos de cultura, corpos culturais como uma montagem de cdigos aparentemente no convencionais e

5 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

desconexos que, no entanto, atravs de seu campo de seleo, revelam o quanto a totalidade da sociedade est implcita em suas partes ou em suas estruturas organizadoras. Geertz (2003) j chamava a ateno para o simbolismo inscrito na vida cotidiana, alargando a noo de simblico, at faz-la coincidir com o cultural. Tal alargamento implicava, por exemplo, estar atento para o fato de que culturas se construram em contato com outras, servindo como limite entre grupos, como utenslios de diferenciao. A cultura e, dentro dela, os processos de aculturao, aparecia, nesta perspectiva, como um elemento estratgico e no necessariamente consciente dos atores sociais.

As origens da dana

Victor Turner argumenta que as performances sociais encenam histrias poderosas mticas e tambm de senso comum que proporcionam ao processo social uma retrica, uma forma de enredo e um significado (1980). Nesse sentido, a observao da esttica corporal nesta dana, naturalmente nos leva a constar aproximaes com a filosofia africana Congo, pela linguagem de atitudes corporais.

Os escravos Congo trouxeram, no corpo, a memria de seu reino e da sua cultura para as Amricas. Dois pesquisadores (Fu-Kiau, 2003, Thompson, 2002) tm estudado e confirmam a presena, da filosofia e cosmogonia Congo, explicando a presena do homem na terra e seu destino, no tempo e espao. Nesta cosmoviso o gestual funciona como porta (bimwelo) para a compreenso. Os signos corporais traduzem sentimentos e atos dos homens, decodificam suas realizaes intelectuais e espirituais, como forma de manuteno de cultura.

[...] os gestos Congo so, em seu conjunto, difusores atravs do mundo, como uma verdadeira revelao (mbonokono) inscrita no corpo. Assim como os gestos clssicos da ndia, os mudras, ...os gestos prprios das religies a da corte de justia Congo levam mais longe seu reino de origem. Eles so haveres indestrutveis porque portam seus valores (Thompson, 2002, 27).

Nas tradies africanas, e para o Banto em particular, o corpo um microcosmo e o princpio filosfico de personalidade constitui-se de quatro elementos no plano fsico e mtico. Estes quatro elementos se comunicam atravs do corpo como invlucro, como princpio biolgico, pela ancestralidade e pelo princpio social da vida. O corpo dever, ento, operar dimensionando a existncia como um universo em constante busca de equilbrio:

[...] o corpo (invlucro corporal); o princpio biolgico (rgos internos, sistemas automticos e psicossomticos); o princpio de vida e o esprito propriamente dito, substncia imortal. (Amenwusika Kwadzo Tay apud Lopes, 1988, 126)

No samba de gafieira, o corpo estabelece estreitas relaes com estes princpios, o que reflete sua valorizao nas possibilidades corporais, em que a ao exteriorizada em sintonia: nos ps, que se apiam no concreto e do direo, determinam paradas e comunicam suas reaes ao resto do corpo; no ritmo do andar, onde os ps representam a firmeza, o equilbrio e a estabilidade, da o enraizamento, como tambm podem ser armas rpidas, como na capoeira angola (Thompson, 2002); nas mos que transformam, tanto as mos dadas (direita da dama com a esquerda do cavalheiro) como a do cavalheiro enlaada nas costas da dama que

6 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

determinam as mudanas bruscas ou suaves de velocidade e ou direo; no movimento da cintura, aberta para as mudanas repentinas; nas articulaes afrouxadas, para o constante estado de prontido; na flexibilidade da coluna vertebral, atitude necessria para a ginga da dana.

No samba de gafieira possvel jogar ou brincar com coisas srias. Competio, sorte, simulacro e vertigem coabitam num jogo de posies e movimentos corporais difceis e extravagantes de habilidades corporais. Jogo e cultura, paidia e paidia , andam juntos no momento de criao e no controle desse corpo no jogo e pelo jogo, a civilizao surge e se desenvolve (Huizinga, 2004).

O samba, bem como a milonga, o tango, a rumba e o mambo so apontados por Thompson como representantes, no mundo profano, da manuteno da cultura africana, como esttica de valores de luta e de rivalidade, como tambm de sensualidade, jogo e prazer (2002). Brincadeira sria dana sub specie ludi [sob modalidade de brincadeira], apresenta um carter esttico no qual a beleza do corpo em movimento apresenta alta expressividade. Ritmo e harmonia misturam-se na esttica do jogo, no corpo dos danantes. Como todo jogo, uma atividade voluntria para os que sabem e gostam de brincar. Praticado nas horas de lazer, um prazer fechado em si mesmo e livre para ser interrompido, adiado, como todo jogo, uma atividade temporria, a reside a sua instabilidade. No entanto, quando iniciado, apresenta-se como um momento suspenso da vida real, deslocado para um nvel alterado da realidade cotidiana que mantm o jogador-danarino em total envolvimento. Sua temporalidade, separao espacial em relao vida, sustenta-se no prazer do seu acontecimento como um intervalo da vida cotidiana ocupando tempo, espao e sentido prprios (Huizinga, 2004). Suspenso e complemento do cotidiano, o samba de gafieira d cor vida, tornando-se vital ao praticante, dando-lhe um novo sentido de qualidade e prazer, expressividade e relao social.

[...] representada no interior de um espao circunscrito sob a forma de festa, isto , dentro de um esprito de alegria e liberdade. Em sua inteno delimitado um universo prprio de valor temporrio. Mas seus efeitos no cessam depois de acabado o jogo; seu esplendor continua sendo projetado sobre o mundo de todos os dias, influncia benfica que garante a segurana, a ordem e a prosperidade de todo o grupo at a prxima poca... (Huizinga, 2004, 17).

Ao apresentar relacionamentos diferenciados entre as partes do corpo, a organizao corporal bsica da dana samba de gafieira opera de forma integrada entre o corpo fsico, biolgico e social conectado ao ancestral atravs de caractersticas especficas, clara herana do lundu e do maxixe.

7 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

Casal negro danando Lundu ao som da Kalimba (instrumento africano)

O Maxixe Kalixto - (1907)

8 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

Este algo representado o jogo das relaes entre ancestralidade, corpo e integrao social. Sua representao consiste em exibir, perante o outro, caractersticas naturais deste dilogo. Sua realizao como representao conserva, deste modo, vrios aspectos formais da cultura Congo, no intuito de provocar admirao e continuidade.

Tais caractersticas a singularizam diante das demais danas, em ritmo e padres corporais de movimento, identificando e evidenciando o estilo do samba de gafieira em relao s demais danas sociais por suas matrizes africanas. No entanto, vale destacar a principal marca da dana eque a diferencia das demais: sua cadncia. Percebe-se uma oscilao corporal peculiar, ou melhor, uma ginga especfica. Esta ginga est presente na forma interpretativa dos passos e no que revela em termos de cultura, entendida como uma cultura irnica do corpo, que apresenta a valentia de um danar gingado, semelhante ao andar do capoeirista (Sodr, 2002).

Confuso suburbana, urbana e rural Paulo Moura.RCA/Victor

A palavra ginga ou zinga tem mais de um significado. Pode ser um tipo de remo de popa, em que o navegador segurando-o com ambas as mos e dando-lhe um movimento, na gua, de boreste a bombordo e de cima para baixo, de modo que faa a embarcao prosseguir na direo desejada (Holanda, 1975). A embarcao desloca-se oscilando lateralmente, de um lado para o outro, o que chamado de gingado ou zingado. Uma segunda acepo, mais conhecida, relaciona-se com a capoeira. Ginga o movimento fundamental, do qual partem os golpes. O corpo oscila constantemente de forma ofensiva e ou defensiva e o capoeirista, movendo-se de modo imprevisvel e rtmico, mantm a base de apoio. O balano procura iludir e desnortear o adversrio, impedindo a referncia fixa, o que dificulta a estratgia de ataque do

9 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

adversrio. Quanto melhor o gingado, maior imprevisibilidade no ataque. Muito da ao corporal e movimento de ginga, possivelmente, nasceu da necessidade de camuflar o ataque, como tambm para esconder o jogo de quem o assistia; estratgias elaboradas como forma de fugir da perseguio policial, que obrigou a criao de disfarces para a manuteno do jogo. Um jogo de brincadeira e movimentos com malcia. A ginga dos ps no cho e no ar, a agilidade da esquiva e a astcia da fuga. E de repente, o gesto rpido. O inimigo se d conta, caiu no jogo da mandinga. Existem similaridades entre capoeira e o samba de gafieira, e esta percepo no nova. Johann Moritz Rugendas, em sua primeira visita ao Brasil, no perodo de 1821 a 25, intitulou uma das suas pinturas: Jogar Capoeira ou Dana de Guerra.

Se a capoeira uma luta que pode ser apreciada como dana, o samba de gafieira uma dana que tem um perfil de luta. Ambos contm elementos do ldico, do ataque e defesa, da habilidade corporal, da velocidade, da alternncia de velocidade, de beleza esttica, da demonstrao de fora e poder, da relao dual, enfim do jogo e da ginga e muito mais... a possibilidade articulada em todas as direes, de um quadril solto, em curvas e sinuosas que estabelecem a ginga da dana. Tal mobilidade de coluna vertebral e de quadris estabelece um jogo de corpo dinmico e peculiar. Desta forma, a ginga apresenta um jeito de danar que mescla o molejo e a malandragem, a irreverncia e a alegria. um jeito de ser e de encarar a vida. A ginga tem presena corporal definida, aberta ao improviso, ludicidade e esquiva. O samba de gafieira incorporou aes de outras danas de salo; no entanto, manteve sua essncia, a ginga. A ginga mantm, ainda, a possibilidade de abertura na dana por sua capacidade de improviso e do excepcionalidade. Nesta abertura, a ginga mantm o acesso permanente ao novo e reconstruo do que historicamente tem sido construdo. A ginga mostra em imagens corporais novas possibilidades: performar presentificando comportamentos ainda no instaurados, num desafio s hierarquias dominantes. So performances de uma forma de ser, fazer e mostrar cultura que pouco examinada e, no entanto, traz percepes da vida cotidiana que, atravs do discurso corporal da realidade, vai mantendo e criando novos conhecimentos. As caractersticas de disfarce, improviso, estratgias de sobrevivncia, revelam a malcia desta dana e criam o corpo mandingueiro, to presente na capoeira. So revelaes corporais de ritos e mitos, lazer e sobrevivncia, memria e divertimento, que esto fortemente imbricados (Sodr, 2000).

Observa-se ento uma forte caracterstica afro-americana, considerada a principal, para Alejandro Frigrio (2003), que seu carter multidimensional no qual a performance ocorre em diversos nveis misturando gneros que para ns seriam diferentes e separados. Como resultado, mais que um somatrio de gneros, o todo que se consegue a partir da fuso dessas diferentes artes maior que a soma de suas partes constitutivas. Esta percepo da multidimensionalidade da performance africana j havia sido detectada por Thompson, em razo do nvel de equilbrio que, nas artes, este encontro de gneros consegue alcanar:

[...] a afamada unidade das artes na performance africana sugere uma abordagem sensvel em que um meio nunca absolutamente enfatizado em relao aos outros. A escultura no a arte central, mas tampouco o a dana, visto que ambas dependem de palavras, msica e at mesmo de sonhos e adivinhao. (Thompson, 1974: 110)

A performance do samba de gafieira alcana, por este carter multidimensional, um ndice de densidade que a torna complexa estruturalmente, tornando difcil a separao dos gneros envolvidos, para efeito de anlise: dana, jogo, msica, luta, ritual, teatro, funcionam harmonicamente por interpenetrao de seus elementos constitutivos. Em alguns passos, evidenciam-se pequenas paradas ou pequenas oscilaes bruscas que revelam, com clareza, a contoro dos corpos. Em tal mudana de ritmo e/ou direo est a ginga. Ela pode ser reconhecida como finta ou ginga. A ginga caracterstica corporal da cultura urbana e negra presente no lundu e que, no samba de gafieira est claramente representada na marcao do andar gingado do passo bsico. A ginga, feita no contra-tempo da dana, estabelece um jogo

10 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

de engano no fluxo do ritmo e ou direo imprimido na dana. A diminuio de velocidade ou a parada como a encontrada nos passos na seqncia faquinha/faco, na pescaria e na tesoura permite exibir a destreza corporal dos que danam, bem como demonstrar o jogo de improviso que esta dana proporciona. a ginga que oferece o andar malemolente", gria especialmente empregada para descrever a flexibilidade charmosa desenvolvida por afrodescendentes quando movem seus corpos (Rego, 1976).

Concluso

Constatamos que o samba de gafieira alimentado veementemente pela astcia, o que leva o danarino a sempre tentar ultrapassar seus limites. Assim, um certo prazer funcional mantido a partir da percepo de que h algo em jogo, da constatao de que se corre risco constante e da necessidade de suportar a incerteza e a tenso. no prprio movimento que se delineia, ento, uma forte caracterstica cultural da filosofia africana, absorvida pela cultura da cidade, a ludicidade da ginga. A cultura africana mostra-se visvel na liberdade de movimento do eixo do corpo de quem dana. Dana, luta, cultura, memria, ginga e jogo criam fortes conexes de relao que dialogam e estabelecem uma teia de relacionamentos eficientes e, ao mesmo tempo, fornecem um conjunto de informaes precisas a respeito da sua origem atravs da dana praticada.

No samba de gafieira, a ginga est presente na pernada do cavalheiro e na esquiva da dama, bem como no Bum Bum Baticumbum Brucurundum da cadncia sincopada da msica, lxicos da cultura afro-carioca. Percebe-se que a ginga o que no se rouba, ou perde, da tradio africana; o que fica mantido, memria e matriz, estratgia e sobrevivncia.

Verificamos, ainda, que o samba de gafieira mantm uma abertura que permite a apropriao seletiva de elementos que sejam enriquecedores e no conflitantes, o que lhe confere um carter de dana de incluso. No entanto, esta permanncia de abertura obrigada a dialogar, e s vezes entrar em confronto, com tentativas constantes de processos de clareamento. Apesar desta tenso, o samba de gafieira, dana nascida no Rio de Janeiro no meio urbano, negro/mestio e popular, mantm matrizes africanas vivas, observveis e apreciadas por todos, at pelos que no as conhecem ou no querem reconhecer como tal. A filosofia mantida corporalmente inclui princpios e padres corporais, malandramente conservadas no vis da ginga nos corpos dos praticantes.

Cabe acrescentar que o desenvolvimento desta dana, a maneira como produzida e utilizada, nos permite pensar sua funo social nas relaes culturais que ela medeia e representa. Um fenmeno inicialmente considerado marginal, perifrico, indecente, presente em festas profanas e at religiosas, funciona como suporte para que uma ginga corporal especfica, de razes negras, seja evidenciada.

Podemos afirmar que o casal performa em sintonia na dana e usa o samba de gafieira como palco e vitrine para a prtica e permanncia de elementos da cultura afro-brasileira carioca. Uma dana que liberta e desperta a nossa cultura. s ter f; s permitir. Quem tem f, sabe, o samba e gafieira isso, f no seu corpo. Esta a grande estratgia de sobrevivncia do samba de gafieira a malandragem da ginga.

do NEPAA (Ncleo de Estudos das Performances Afro-Amerndias), professora de Tcnicas Corporais na Universidade Estcio de S, preparadora corporal de teatro, Coregrafa, Diretora e Bailarina Na dcada de 80, a Estudantina era mais concorrida do que na atualidade e a reserva de mesas deveria ser feita com rigorosa antecedncia. Tal procura exigia a abertura constante do jirau para comportar a procura habitual. Em 1973, Eumir Deodato escreveu um arrojado arranjo para "Assim falou Zaratrusta", de Richard Strauss (tema musical do filme de Stanley Kubrick "2001: uma odissia no espao"), faixa includa em seu disco "Prelude", que atingiu a marca de cinco

Notas Pesquisadora

11 sur 12

08/09/2010 23:04

:::OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana::: ISSN 1806-05...

http://www.aguaforte.com/osurbanitas6/Zenicola.html

milhes de cpias vendidas.

Webgrafia Do Afro ao Brasileiro - Religies Afro- Brasileiras e Cultura Nacional: uma abordagem em hipermdia.

Bibliografia FRIGERIO, Alejandro. Artes negras: perspectiva afrocntrica. In: Estudos Afro-Asiticos. Rio de Janeiro: CEAA, no. 23, set.1992. FU-KIAU, Kimbwandende Kiiakiabunseki. Medicina Tradicional Africana: o poder e a terapia da auto-cura. Curitiba: CENTHRU/Faculdade Esprita, (Traduo- no prelo), s/d. Petrpolis: 2003. GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrpolis: Vozes, 2003. HOLANDA, Ferreira Buarque de, Aurlio. Novo dicionrio da lngua portuguesa. 15a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 5.ed. So Paulo: Perspectiva, 2004. LOPES, Nei. Bantos, Mals e identidade negra. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1988. REGO, Jos Carlos. Dana do Samba: exerccio do prazer. Rio de Janeiro: Aldeia, 1976. SODR, Muniz. Mestre Bimba: corpo de mandinga.Rio de Janeiro: Manati, 2002. THOMPSON, Robert Farris. Le Geste Congo. Paris: Muse Dapper, 2002. TURNER, Victor. Dramas, Fields and Metaphors. Ithaca and London: Cornell University Press, 1980.

12 sur 12

08/09/2010 23:04

Potrebbero piacerti anche