Sei sulla pagina 1di 37

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.

: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga

Apresentao Prezados Senhores, sejam bem vindos ao CEMAL- TREINAMENTOS. Somos uma empresa de capacitao e qualificao profissional que tem por objetivo a melhoria latente e a excelncia na formao de mo de obra tcnica e no treinamento continuado. O CEMAL apresenta comprovada habilidade em oferecer treinamentos de alta qualidade para o setor de petrleo e gs, como tambm para as demais atividades. Desejamos a todos um excelente treinamento. A Diretoria Cemal

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


REGRAS INTERNAS:

1- Respeitar a todos os sinais de advertncia, avisos de segurana e instrues; 2- Roupas soltas, jias, piercings e etc.. no devem ser usados durante os exerccios; 3- No e permitido o uso de shorts, bermudas camisas sem manga, ou trajes incompatveis s atividades de treinamento desenvolvidas; 4- Durante as aulas prticas, o uso dos equipamentos de proteo individual (EPIs) ser obrigatrio. 5- Fumar somente em locais predeterminados, conforme legislao ambiental e normas internas; 6- EXPREMAMENTE PROBIDO O uso de drogas, lcitas e ou ilcitas, dentro das instalaes da instituio, assim como os alunos que se encontrarem sob o efeito de tais substncias sero imediatamente convidados a se retirarem do recinto e, posteriormente, desligados do curso; 7- Telefones celulares, iphods e afins devero estar desligados durante o curso das aulas prticas e tericas; 8- quesito imprescindvel de segurana que as mulheres evitem o uso de sapatos abertos e de saltos altos e finos; 9- EXTREMAMENTE PROIBIDO comportamentos inadequados, tais como brincadeiras inconvenientes, empurres, discusses e discriminaes de quaisquer naturezas, no decurso das atividades ministradas; 10- Se, por motivo de fora maior, for necessrio ausentar-se durante o perodo de treinamento, o aluno dever solicitar autorizao prvia de sada junto ao instrutor. Se o perodo for maior a 1/3 (um tero) da carga horria da disciplina, tal fato ser motivo de desligamento.

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


1. CONHECENDO A 1.1 Conceito 1.2 Uso de Aplicao 1.3 Classificao 1.4 Outros componentes 1.5 Elementos de Comando 2. INSTRUO DE OPERAO ... 2.1 Elevao do Garfo 2.2 Deslocamento do Equipamento 2.3 Direo do Equipamento 2.4 Velocidade de Movimento 2.5 Botoeira de Reverso 2.6 Hormetro 3. SEGURANA 3.1 Acidente de Trabalho 3.2 Conceitos Prevencionistas 3.3 Causas e Conseqncias 3.4 Equipamento de Proteo 3.5 Responsabilidades Civil, Criminal e Trabalhista 3.6 Simbologia de riscos e Manuseio de Cargas 3.7. Ergonomia no Movimento de Cargas 4. NR-11- TRASPORTE, MOVIMENTAO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS . 5. EQUILBRIO, ESTABILIDADE, CAPACIDADE DE CARGA E VOLOCIDADE 5.1 Equilbrio 5.2 Placa de identificao e especificao 5.3 Estabilidade 5.4 Centro de Gravidade 5.5 Velocidade da Empilhadeira 5.6 Operao de Empilhadeira 6. MANUSEIO / OPERAO DE CARGA 6.1 Tipos de Mercadoria 6.2 Manuseio e Arrumao 6.3 Manejo 6.4 Operao de Carga e Descarga 6.5 Operao de Carga e Descarga em Caminhes 6.6 Armazenamento 7. NORMAS DE SEGURANA NA OPERAO DE MQUINAS 8. INSPEO DIRIA 9.REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS MAQUINA .

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


1. CONHECENDO A MQUINA 1.1 Conceito: Mquinas de Elevao de Cargas so veculos industriais autopropelidos, utilizados para o transporte horizontal de cargas paletizadas, sendo dotados de patolas que entram sob o pallet (plete em portugs), liberando-o do piso. 1.2 Uso de aplicao: L 14 BR - a empilhadeira patolada ideal para carregamento, descarregamento e empilhamento de pletes, de cargas paletizadas ou de pequenos contineres em armazns e reas industriais. Eltricas, substituem os carrinhos hidrulicos manuais em locais onde o uso da carga paletizada, movimentada ao nvel do piso, seja constante. Assim, podem ser utilizadas como auxiliares de empilhadeiras, em reas de expedio (deslocamento e carregamento) ou em linhas de produo. 1.3 Classificao: Empilhadeira Eltrica Patolada L14 BR

1.4 Outros Componentes:

CHASSIS - De chapas soldadas, projetado para ter baixo centro de gravidade e grande rigidez

Direo - Timo direcional com controle de ACELERAO, DIREO ELEVAO, BUZINA.

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga

Freio: eletromagntico acionado pelo movimento de inclinao do Timo

Garfos: Fabricados em chapas de ao soldadas, resistentes flexo e toro

Controle Motriz: Acelerao suave e gradual por meio de uma manopla que comanda o sistema eletrnico. Controlador Eletrnico de velocidade permite aceleraes contnuas e progressivas, reduzindo o consumo de energia da bateria e aumentando a autonomia do equipamento. Invertendo-se a posio da manopla, o equipamento reduzir a velocidade at a imobilidade e, em seguida, iniciar o deslocamento sentido contrario.

Trao: motor eltrico em regime contnuo de elevao, torque e eficincia comprovada, capaz de suportar sobrecargas instantneas e temperaturas isolamento. elevadas sem alterar suas caractersticas de

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


Roda de Trao: Revestida de poliuretano com 230 mm de dimetro e 82 mm de largura Roda de Apoio: Revestida de poliuretano com 150 mm de dimetro e 54 mm de largura, montada em suporte giratrio com regulagem.

Mastro: Panormico, permitindo ampla visibilidade com perfis estruturados e laminados de alta resistncia. Rolamentos especiais que absorvem esforos axiais e laterais, assegurando alta eficincia e baixo consumo de energia.

1.5 Elementos de Comando

BOTOEIRA DE DESCIDA NORMAL

BOTOEIRA DE ELEVAO NORMAL

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


BOTOEIRA DE REVERSO DE EMERGNCIA

CHAVE DE CONTATO REMOVVEL

MARCADOR DE DESCARGA indica o estado de carga de bateria. HORIMETRO Indica total de horas trabalhadas pelo equipamento.

TOMADA DE BATERIA

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


2. INSTRUES DE OPERAES: Conectar a tomada de bateria ao equipamento Ligar a chave geral (puxando o Boto vermelho) Inserir a chave no interruptor do contato girar a direita. Verificar se os leds verdes do marcador de descarga esto acesos. Se os leds verdes estiverem apagados, colocar a bateria para recarregar. Em caso de problemas na instalao eltrica, verificar: Tomada da bateria encaixada Se os fusveis esto em perfeito estado. Advertncia: Em caso de emergncia e/ou manuteno, antes de abrir a tampa do sistema eltrico hidrulico desligar o equipamento e soltar a tomada da bateria. 2.1 Elevao dos Garfos: Elevar os garfos, pressionando a botoeira; Descer os garfos, pressionando a botoeira; A velocidade de elevao e de descida controlada pela forma com que se aciona o boto do timo, pois ligada ao mdulo de interface que comanda as vlvulas de descida e de elevao. Nota: Nunca desa os garfos repentinamente. Este movimento deve ser suave.

2.2 Deslocamento do Equipamento: Puxar o timo na posio L, a fim de liberar o freio. Pressionar suavemente a manopla do timo frente ou r. Para aumento de velocidade, acionar totalmente a manopla.

Verificar o funcionamento do freio, posicionando o timo na vertical ou na horizontal.

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


2.3 Direo do Equipamento:

Girar manopla Posio R - r

Girar manopla Posio F - frente.

2.4 Velocidade de Movimentao: A velocidade do equipamento controlada eletronicamente via atuao manual da manopla. Quanto mais se girar a manopla maior ser a velocidade de deslocamento. Recomenda-se pressionar lenta e gradualmente a manopla. A Velocidade do equipamento automaticamente reduzida quando o garfo ultrapassar a 1.3m de altura. 2.5 Botoeira Reverso: Quando a botoeira de reverso de emergncia pressionada, o equipamento se move imediatamente no sentido dos garfos at que a botoeira de reverso seja liberada. O equipamento s volta a operar corretamente aps a liberao do timo posio vertical. Este dispositivo de segurana s disponvel quando se est deslocando o equipamento no sentido oposto ao do garfo. Cuidado: assegure-se de que a botoeira de reverso de emergncia no seja acionada acidentalmente durante a passagem do equipamento por portas do tipo vai-e-vem ou em condies similares. 2. 6 Hormetro: O hormetro indica o tempo total em horas que o equipamento est em uso ( com o motor de trao funcionando ou motor bomba acionado). O marcador de descarga indica energia residual de bateria.

10

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


O medidor de descarga possui dispositivo que desliga o sistema hidrulico (elevao) quando a bateria atingir 20% (vinte por cento) de carga residual, permitindo somente que o operador conduza o equipamento at o local de recarga. Com a bateria totalmente carregada, o ponteiro LED verde superior indicar que a bateria est em plena carga. Quando o equipamento comear a consumir energia da bateria, o primeiro LED verde (superior) se apagar, dando lugar ao LED verde abaixo. Este processo se repetir at o instante em que o primeiro LED vermelho que indica 80% (oitenta por cento) de descarga comea piscar. Neste instante, o operador ter 03 (trs) minutos para finalizar a operao e deslocar-se para a rea de recarga de bateria. Aps 03 minutos, dois LEDs vermelhos comearo a piscar e o medidor de descarga desligar o sistema hidrulico. 3. SEGURANA 3.1 Acidente de Trabalho: Acidente de Trabalho aquele que ocorre no exerccio da funo, a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional, causando perda ou reduo permanente ou temporria da capacidade de trabalho, ou at mesmo a morte.

3.2 Conceitos Prevencionistas: Qualquer ocorrncia, inesperada ou no, que venha a interferir no andamento regular do trabalho, resultando em leso ao trabalhador, perda de produo e/ou danos material, sejam estes isolados ou simultneos deve ser evitada. Ex.: queda de empilhamento sem resultar em vtimas. 3.3 Causas e Consequncias: As causas dos acidentes so os motivos, as situaes, os comportamentos e as aes geradoras dos acidentes. Os motivos mais comuns que levam aos acidentes so as falhas humanas, falhas ambientais, elementos da natureza ou situaes especiais. Os acidentes podem ser classificados da seguinte maneira: Causas: a) Pela Inteno: No intencional (inconsciente): Ocorre por ato inseguro, condies inseguras e que no existe inteno.

11

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


Intencional (consciente): todo aquele acidente em que houve a inteno, o dolo, com o objetivo de atingir uma ou mais pessoas, ou com a conscincia da possibilidade de ferir e/ou matar. Circunstancial: quando o emocional, devido circunstncias do momento, sobrepe o racional, tendo como exemplo a tentativa de salvar algum, mesmo conhecendo os perigos do ato. b) Pela Causa do Acidente: Falha Humana = Desvio: toda maneira incorreta de trabalhar ou agir, que possa ocasionar o acidente. Na questo do desvio, existe outro item que est inserido: o fator pessoal de insegurana

(conflitos familiares, alcoolismo, uso de substncias txicas, problemas de sade no tratados, etc..), o que podemos chamar de problemas pessoais do indivduo e que agindo sobre o trabalhador podem vir a provocar acidentes. Outros exemplos so os atos imprudentes, tais como: a inutilizao ou a recusa de utilizar os equipamentos de proteo individual (EPIs), operao de mquinas e equipamentos sem a devida habilitao e treino, brincadeiras durante o trabalho, fumar em locais onde h perigo de incndio, correr entre mquinas e equipamentos, entre outros fatores. Falha Ambiental: Condio Insegura: toda falha encontrada no ambiente de trabalho ou nas mquinas e equipamentos, que possa favorecer a ocorrncia de acidentes. Problemas de iluminao, rudos e trepidaes em excesso, falta de protetores em partes mveis de mquinas e pontos de operao, falta de limpeza e ordem, pisos escorregadios, calor excessivo e resduo inflamvel acumulado so alguns exemplos de falha ambiental. Condies da Natureza: So as condies impostas pela natureza que contribuem com quase 2% dos acidentes inesperados. Exemplos: so os raios, enchentes, furaces, tempestades, etc.. Doenas Ocupacionais: Acidente de trabalho, devendo ser considerados alguns fatores relevantes. Divide-se em: Doenas Profissionais: So as doenas desencadeadas pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e causa incapacidade para o exerccio da profisso ou morte. Doenas Do Trabalho: So as doenas adquiridas ou desencadeadas em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente. Outros fatores que tambm se equiparam a acidente de trabalho: O acidente sofrido pelo segurado no local e horrio de trabalho, em consequncia de ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiros, ofensa fsica intencional, ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia de terceiros, ato de pessoa privada ou razo social, desabamento, inundao e outros acidentes decorrentes de fora maior.

12

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


Consequncias:

Para o empregado as perdas podem ser a Invalidez permanente ou temporria, perda financeira, auto-estima, qualidade de vida, privaes e at a morte.

Para o empregador as perdas podem ser financeiras, aumento de despesas, queda de produo, paralisao, atrasos, perda de material, de tempo, etc..

Para o Governo as perdas podem ser despesas com o acidentado, reduo de contribuintes, insatisfao das empresas, aumento dos impostos.

Para o meio-ambiente as perdas podem ser a contaminao, o desequilbrio, a mortandade, a reduo de recursos, etc..

3.4 Equipamentos de Proteo: EPCs - So equipamentos instalados no posto de trabalho, para dar proteo a todos que ali executam suas tarefas, tais como: Exaustores, ventiladores, barreira de proteo contra

luminosidade e radiao, extintores de incndio, hidrantes e mangueiras, sprinklers, detectores de fumaa, fusveis e disjuntores, oxi-catalizadores, protetores de mquina, etc. EPIs so equipamentos de uso pessoal, cuja finalidade proteger o trabalhador contra os efeitos incomodativos e/ou insalubres de agentes agressivos. Para o operador de empilhadeira, os tipos de EPI utilizados so:

13

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


Capacetes utilizados pelo operador em reas onde existem riscos de quedas de objetos suspensos ou em reas onde existam pontes rolantes ou talhas.

culos de Segurana utilizados para proteger os olhos contra a luz (radiao luminosa) ou estilhaos, em locais onde existam tais riscos.

Protetores Auriculares utilizados em locais onde haja rudo intenso ou em mquinas com rudo alm de 85 decibis, para uma jornada diria de 8 horas.

Mscaras Respiradoras devem ser utilizadas em locais onde existam concentraes perigosas de poeiras, gases e trabalhos com tintas,

principalmente micro pulverizadas.

Botinas ou Sapatos com ou sem biqueira de ao, devero ser utilizados quando as caractersticas do local assim o exigirem.

Observaes sobre os EPIs Para cada tarefa e risco, existe um EPI adequado. Todo EPI deve ser verificado antes e aps o seu uso; deve-se guard-lo limpo e em local apropriado.

14

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


Jamais trocar segurana por comodidade! Lembre-se de que, NO USANDO O EPI, alm de sofrer uma leso, ou ficar exposto a um agente agressivo, o operador estar violando o artigo 158 da CLT. Comete falta o empregado que no obedece s normas de segurana e higiene do trabalho, inclusive quanto ao uso de EPI. O objetivo da lei que as instrues expedidas pelo empregador cheguem de fato aos empregados. O ato faltoso do empregado poder ou no constituir justa causa para resciso do vnculo laboral, consoante a gravidade das circunstncias, de sua reiterao, etc., como acontece com as demais faltas, propiciando em certas hipteses simples advertncia (esta deve ser sempre escrita e nunca verbal), suspenso ou demisso por justa causa, tudo na forma do art. 158 da CLT. Deve-se atentar, ainda, ao que diz a alnea b da NR 1, que relata no subitem 1.8.1: Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado quanto ao no uso do EPI fornecido, permitindo a o empregador adverti-lo de forma oral, por escrito e, na reincidncia, demisso por justa causa - art. 482 da CLT. Alm de usar, deve-se ainda lembrar os companheiros de que usem os EPIs; 3.5 Responsabilidades Civil, Criminal e Trabalhista: Toda vez que adquirimos um ofcio, junto com ele vm responsabilidades, no s morais como tambm legais, podendo at mesmo incidir na severidade das punies previstas por lei. Neste tpico voc conhecer algumas dessas leis e compreender a responsabilidade que temos no s conosco mas tambm com os outros.

ACIDENTE - RESPONSABILIDADE EMPRESA

15

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


CDIGO CIVIL

Pratica falta a empregada que no obedece s normas de segurana e higiene do trabalho, inclusive quanto ao uso de EPI (equipamento de proteo individual). O objetivo da lei que as instrues expedidas pelo empregador cheguem de fato aos empregados. O ato faltoso do empregado poder ou no constituir justa causa para resciso do vnculo laboral, consoante a gravidade das circunstncias, de sua reiterao, etc, como acontece com as demais faltas, propiciando em certas hipteses simples advertncia (esta deve ser sempre escrita e nunca verbal) ou suspenso ou demisso por justa causa, tudo na forma do art. 158 da CLT.
Art.159 Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar os direitos o u causar prejuzo a outrem, fica obrigado a reparar o dano. Art. 1.521 So tambm responsveis pela reparao civil: III. O patro, amo ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou por ocasio dele.

CDIGO PENAL Art.121 MATAR ALGUM: pena de 6(seis) a 20(vinte) anos de recluso. 4 - No homicdio culposo, a pena aumentada de um tero, se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar a priso em flagrante. Art. 132 Expor a vida ou a sade de outrem a perigo eminente, a pena de 3 (trs) meses a 1(um) ano de deteno, se de fato no constituir crime mais grave. Ex.: falta de EPI (art. 166, CLT) Penalidades trabalhistas Para o empregador a falta do EPI (artigo 166 da CLT) resulta em interdio da empresa. Para o empregado: O Ato faltoso permite ao empregador advertir de forma oral ou por escrito o empregado infrator, que na reincidncia poder sofrer demisso por justa causa, conforme artigo 482, da CLT Falta grave. multa, embargo e/ou

16

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


Art.158 da CLT, alnea b do item 1.8 da NR-01 da Portaria 3214 de 08.06.78, no item 1.8.1: constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado quanto ao uso do EPI fornecido pelo empregador. 3.6 Simbologia de Risco e Manuseio de cargas: A simbologia ajuda a orientar o operador de empilhadeira quanto ao tipo de produto, a sua resistncia, o seu estado fsico, as condies de armazenagem e at a condio de pegar da embalagem.

17

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga

18

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


3.7 Ergonomia Na Movimentao De Cargas Ergonomia uma cincia ou disciplina que se dedica ao estudo da adaptao do trabalho ao homem, e do desempenho do homem em atividade de trabalho. No trabalho, h uma parte que compe a prescrio, o comando, os objetivos, as metas e o que a organizao oferece para a execuo do mesmo, a qual chamamos tarefa, e outra parte, que a maneira de o trabalhador executar essa tarefa a ele determinada, a qual chamamos de atividade. A tarefa o tipo, a quantidade e a qualidade da produo por unidade de tempo, e os necessrios meios para realiz-la, determinada a um posto de trabalho, a um trabalhador ou a um grupo de trabalhadores. Ela , assim, constituda pela organizao (as condutas, os mtodos de trabalho, as instrues), tudo o que o trabalhador tem que fazer e como ele deve faz-lo, bem como o conjunto de objetivos a serem atingidos, as especificaes do resultado a obter (normas de qualidade, quantidade e manuteno, etc.), os meios fornecidos para a execuo da tarefa (condies da matria-prima, mquinas e equipamentos, formao e experincia exigidas do trabalhador, composio da equipe de trabalho, etc.) e as condies necessrias para a execuo do trabalho (ambientes fsico e humano, tempo, ritmo e cadncia da produo, etc.). J a atividade a ao como essa tarefa executada, fruto da integrao da tarefa com o homem que a executa. mais do que a tarefa realmente executada. como o trabalho real acontece, como se d a realizao do objetivo proposto, com os meios disponveis e nas condies dadas, de parte do trabalhador ou grupo de trabalhadores. A atividade o fruto da execuo de uma tarefa, o que o trabalhador faz para atingir os objetivos da tarefa, o resultado de uma sntese entre a tarefa (objetivos, resultados esperados, meios oferecidos, exigncias requeridas) e o homem que a executa (sua histria, sua experincia, formao, cultura, estado interno de sade fsica e mental). O transporte manual de cargas uma das formas de trabalho mais antigas e comuns, sendo responsvel por um grande nmero de leses e acidentes do trabalho. Estas leses, em sua grande maioria, afetam a coluna vertebral, mas tambm podem causar outros males como, por exemplo, a hrnia escrotal.

Levantamento de carga

19

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


A figura acima mostra a tcnica correta para o levantamento de cargas (caixa, barra, saco, etc.). O joelho deve ficar adiantado em ngulo de 90 graus. Braos esticados entre as pernas. Dorso plano. Queixo no dirigido para baixo. Pernas distanciadas entre si lateralmente. Carga prxima ao eixo vertical do corpo. Tronco em mnima flexo.

Movimentao lateral Na figura acima, a tcnica indicada para a movimentao lateral de carga (no caso, um barril) a seguinte: posio dos ps em ngulo de 90 graus, para evitar a toro do tronco. No outro croqui, em que o modelo carrega uma caixa, o porte da carga feito com os braos retos (esticados), de modo a obter menor tenso nos msculos dos mesmos. A movimentao manual de cargas cara, ineficaz (o rendimento til para operaes de levantamento da ordem de 8 a 10%), penosa (provoca fadiga intensa) e causa inmeros acidentes. Portanto, sempre que possvel, deve ser evitada ou minimizada.

Transporte de cargas

20

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga

Exigncias Fsicas e Posturais As tarefas relacionadas com a movimentao de carga so comumente exigentes em termos fsicos, biomecnicos e posturais. Os trabalhadores, ao manipular peas, equipamentos, cabos-guias, frequentemente assumem posturas que, a mdio e longo prazos, podem vir a comprometer a integridade de sua coluna vertebral e da musculatura associada a este tipo de movimentao.

Postura inadequada

Acidentes com a coluna vertebral A maioria dos acidentes que envolvem a coluna vertebral poderia ter sido evitado pelo uso de tcnicas apropriadas para levantamento de peso. A biomecnica do levantamento de peso mostra que a pior situao do levantamento de peso, acontece quando o corpo est estendido sobre a carga. A parte mais baixa da coluna se torna um ponto de apoio do peso do corpo, dando oportunidade para causar danos por qualquer movimento naquela posio. O ponto chave para se lembrar DOBRAR O JOELHO NO INCLINE SOBRE O PESO para erguer uma carga. Erga a carga mentalmente, imagine o lugar que voc vai e qual caminho voc ir tomar. Se voc precisar de ajuda adicional ou perceber que voc precisar de algum, informe seu supervisor. No se exponha a uma leso de coluna vertebral. Lembre-se: NO LEVANTE QUALQUER OBJETO SE VOC SENTIR QUE NO EST CAPACITADO. PEA AJUDA!

21

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga

Forma incorreta de sustentar a carga 1. No mantenha as pernas estendidas; 2. No eleve a carga com a coluna; 3. No esteja longe da carga; 4. No dobre seu tronco; 5. Evite levantar cargas com seus joelhos ou coxas. 4. NR-11 TRANSPORTE, MOVIMENTAO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS 11.1. Norma de segurana para operao de elevadores, guindastes, transportadores industriais e mquinas transportadoras 11.1.3. Os equipamentos utilizados na movimentao de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta cargas, ponte rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras rolantes, transportadores de diferentes tipos, sero calculados e construdos de maneira que ofeream as necessrias garantias de resistncia e segurana, e conservados em perfeitas condies de trabalho. 11.1.3.1. Especial ateno ser dada aos cabos de ao, cordas, correntes, roldanas e ganchos que devero ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se suas partes defeituosas 11.1.3.2. Em todo o equipamento ser indicada, em local visvel, a carga mxima de trabalho permitida. 11.1.5. Nos equipamentos de transporte com fora motriz prpria, o operador dever receber um treinamento especifico, dado pela empresa, que o habilitar nessa funo. 11.1.6. Os operadores de equipamento de transporte motorizado devero ser habilitados e s podero dirigir se durante o horrio de trabalho portarem um carto de identificao, com o nome e fotografia em lugar visvel. Operador de Mquinas de Elevao de Cargas

22

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


11.1.6.1. O carto ter validade de um ano, salvo imprevisto; e, para revalidao, o empregado dever passar por exames de sade completos, por conta do empregador 11.1.7. Os equipamentos de transporte motorizados devero possuir sinal de advertncia sonora (buzina). 11.1.8. Todos os transportadores industriais sero permanentemente inspecionados e as peas defeituosas, ou que apresentarem deficincias, devero ser imediatamente substitudas. 11.1.9. Nos locais fechados ou poucos ventilados, a emisso de gases txicos, por mquinas transportadoras, dever ser controlada para evitar concentraes, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissveis. 11.1.10. Em locais fechados e sem ventilao proibida a utilizao de mquinas transportadoras, movidas a motores de combusto interna, salvo se provida de dispositivos neutralizadores adequados. 11.3. Armazenamento de materiais 11.3.1. O peso do material armazenado no poder exceder a capacidade de carga calculada para o piso. 11.3.2. O material armazenado dever ser disposto de forma a evitar a obstruo de portas, equipamentos contra incndios, sadas de emergncias, etc. 11.3.3. O material empilhado dever ficar afastado das estruturas laterais do prdio a uma distancia de pelo menos 50 cm. 11.3.4. A disposio da carga no dever dificultar o transito, a iluminao, o acesso s sadas de emergncia. 11.3.5. O armazenamento dever obedecer aos requisitos de segurana especiais a cada tipo de material.

5. EQUILBRIO, ESTABILIDADE, CAPACIDADE DE CARGA E VELOCIDADE. Agora que voc conhece as partes fsicas da empilhadeira, passar a conhecer as partes mais importantes dela, que so o equilbrio, a estabilidade, a capacidade de carga e a sua velocidade que, se no forem respeitadas, a probabilidade de acontecer um acidente grande. 5.1 Equilbrio: O primeiro item que o operador dever conhecer o ponto de equilbrio entre a carga e a empilhadeira.

23

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


Rodas e Patolas O equipamento desenhado com um sistema de quatro pontos de apoio: uma roda de trao no lado esquerdo, montada sob a caixa de engrenagem, e no lado direito a roda de apoio estabilizadora. Os dois pontos de apoio restantes consistem nas rodas de carga, localizadas nas pontas das patolas. Toda vez que a capacidade especificada pelo fabricante respeitada, a probabilidade de um acidente quase nulo. Para se manter as cargas bem posicionadas em cima dos garfos, preciso que a carga fique de sua base sobre os garfos, ou seja, 75% do seu volume no mnimo.

5.2 Placa de Identificao e Especificao - Capacidade Para Carga Uniformemente Distribuda, Centrada Lateralmente e Com Torre Na Posio Vertical. Todas as empilhadeiras ao sair da fbrica j saem com uma placa de identificao e especificao que geralmente localizada sobre o caput do motor, ao lado do assento do operador. Essa placa contm alm do modelo, possui as especificaes da capacidade nominativa da mquina em termos da distncia do centro de carga. obrigatrio o operador ter o conhecimento dos valores indicados na placa para que a manipulao da carga seja feita de forma segura. A Capacidade de carga, conforme a indicao para a empilhadeira, no pode excedida. A capacidade de carga e funo do centro gravidade de carga da altura de elevao. Todas as informaes fornecidas nas plaquetas do equipamento devem ser respeitadas. O acrscimo de peso extra ou incluso de outra pessoa a bordo com finalidade de aumentar a capacidade de carga proibido.

24

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


A capacidade indicadas so computadas com a torre de elevao na posio vertical, e os centros de carga so determinados do topo e da face dianteira dos garfos. H linde l16BR peso mximo 1600 kg. 5.3 Estabilidade Da Empilhadeira Excelente estabilidade, graas ao centro de carga baixo e ao sistema de apoio de 4 pontos para capacidades residuais altas. Curto e estreito chassi com excelente raio de giro. Combina preciso, progressividade e resposta rpida, graas ao sistema CANBUS.

5.4 Centro De Gravidade Todas as coisas existentes possuem um centro de gravidade, este ponto o que proporciona o equilbrio de um objeto que garante um movimentar seguro. O centro de gravidade da empilhadeira linder encontra-se a 600 mm da haste.

5.5 Velocidade da Empilhadeira Quando dirigimos uma empilhadeira muito importante observarmos as diferentes velocidades

com que iremos operar, com ou sem carga, pisos em condies irregulares, e at as condies metrolgicas nos casos de ptio aberto que influenciar na estabilidade.

A linder l16br atua tem as seguintes velocidades:

25

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


Velocidade com carga / sem carga Velocidade de elevao com carga / sem carga Velocidade de abaixamento com carga / sem carga Rampa mxima com carga / sem carga Tempo de acelerao (percurso de 10m) com carga / sem cargas 5,4 / 6,0 km/h 0,15 / 0,22 m/s 0,29 / 0,26 m/s 6,0 / 15,0% 9,0 / 7,6 m/s

5.6 Operao de Empilhamento Classificao e caractersticas das mercadorias e cargas. Na verdade, eles se parecem muito com relao ao nosso objetivo principal, isto , ambos so produtos comerciais, responsveis pela grande movimentao, seja manual ou mecanizada. As cargas e mercadorias apresentam-se nos seguinte estados fsicos: Slido: algodo, minrio, carne, etc. Lquido: petrleo, vinho, azeite, etc. Gasoso: butano, acetileno, gases em geral. Obs.: alguns gases podem se apresentar sob o estado liquefeito, tal como o GLP, e so transportados a granel. 6. MANUSEIO / OPERAO DE CARGA 6.1 Tipos De Mercadoria a) Mercadorias Contaminantes ou Contaminadoras: So aquelas que, por suas caractersticas naturais ou em funo de uma avaria, adulteram as propriedades organolticas, ou seja, o cheiro, o aroma, o paladar e a cor de outras cargas e mercadorias. Ex.: caf, arroz com cheiro e gosto de sabo. b) Mercadorias Contaminveis ou Contaminadas: So aquelas que sofrem a adulterao de suas propriedades organolticas. Ex.: o acar, o caf. ATENO: AO MANUSEAR QUALQUER CARGA OU MERCADORIA FAA USO DOS

EQUIPAMENTOS DE PROTEO.

26

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


6.2 Manuseio e Arrumao Da Carga: Agora que voc j conhece bem uma empilhadeira, o seu funcionamento e manuseio, aprender as tcnicas para empilhar as cargas, seja nas prateleiras ou em um carregamento de caminho. de extrema importncia que o operador de empilhadeira leve em considerao os seguintes itens: 1. Promover o ajuste dos garfos para que ocorra o contato entre a carga que se est carregando e a empilhadeira propriamente dita. 2. Voc dever sempre manter esta carga o mais estvel possvel. 3. Ao pegar um pallet (palete), mantenha os garfos o mais afastados possvel dentro dos canais. 4. Ao erguer uma carga, certifique-se de que os garfos esto sob a carga em toda a extenso, e veja se a carga est estvel sobre os garfos antes de transport-la. 6.3 Manejo da Carga 1. Na hora que for apanhar o material (se levantar), aproxime-se ao mximo deste, com as lanas bem paralelas ao cho, mirando sempre no meio do vo. 2. Assim que as lanas estiverem introduzidas no pallet (palete), inicie a elevao da carga sutilmente, de forma lenta e contnua, at uma altura de 15cm do cho, no caso de se locomover com a mesma. 3. Aps erguer a carga, incline sutilmente a torre em sua direo para que haja um aumento do centro de gravidade da empilhadeira. 4. No podemos esquecer tambm a importncia da abertura dos garfos.

27

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


6.4 Operao De Carga e Descarga Em reas Fixas

Parar a empilhadeira prxima carga, elevar os garfos at alcanar o palete desejado

Avanar o equipamento devagar e com cuidado para no deslocar cargas adjcentes

Elevar a carga at a altura necessria para retir-la e recuar o equipamento devagar.

Baixar a carga de 150mm das patolas. Transportar ao local necessrio

No local de descarga, posicionar o equipamento.

28

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga

Elevar a carga e avanar devagar a empilhadeira para frente. Baixar a carga verificar sua estabilidade na estrutura com paletes, descer os garfos at solt-los do palete.

Recuar o equipamento o suficiente para livrar os garfos do palete.

Baixar garfos at a posio de base e retornar prxima carga a ser Transportada.

6.5 Operao de carga e descarga de caminhes

29

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


Devido variedade de caminhes hoje existentes, h vrias formas de carreg-los, cabendo ao empilhador distribuir de forma coerente o peso da carga, de forma que no comprometa a estabilidade do caminho fazendo com que a carga viaje segura. Veja alguns exemplos: Ao carregar ou descarregar um caminho, faa as seguintes consideraes: 1. Nunca tente entrar em um reboque sem que a rampa esteja muito bem fixa; 2. Ao entrar ou sair do reboque, necessrio reduzir a velocidade e centrar a empilhadeira bem no meio; 3. Inspecione sempre o piso do reboque para ver se est em perfeitas condies; 4. No tente fazer manobras dentro do reboque; 5. No faa manobras na rampa, perigoso; 6. Use o bom senso, siga as regras de segurana; 7. Nunca deixe uma carga abandonada no cho do reboque ou na rampa; 8.Caso no consiga subir uma rampa no force, descer e refazer a manobra. O carregamento de caminhes poder ser feito de duas formas:

Traseiro: esse tipo de carregamento feito atravs um deck ou de rampa, devendo sempre verificar que caminho a ser carregado esteja totalmente travado para que o mesmo no se afaste do deck provocando queda da empilhadeira.Ex.: Caminho ba.

Lateral: ao carregar desta forma o operador dever a colocar a carga de forma que no comprometa a estabilidade do caminho

principalmente quando a carga for desforme e diversa. Ex.: Caminho de refrigerantes, carregamento de peas automotivas.

6.6 Armazenamento Armazenar uma carga em prateleiras parace ser muito fcil, mas no to quanto parece!

30

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


Os espaos limitados para manobra dentro dos depsitos, a interferncia da iluminao, a conservao do piso e outros fatores podero contribuir para algum acidene, para isso preciso que voc treinando, tenha o mximo de ateno e tranquilidade para trabalhar.

Para isso siga algumas dicas:

1 Conhea bem o local de trabalho; 2 Inspecione o local antes de iniciar o seu trabalho; 3 Respeite a velocidade; 4 S levante a carga quando estiver parado, nunca em movimento; 5 S abaixe a carga quando tiver certeza que estar realmente na prateleira. 7. NORMAS DE SEGURANA NA OPERAO DE MQUINAS Como no poderia ser diferente, as empilhadeiras s sero eficientes se conduzidas por

profissionais habilitados por meio de um treinamento, respeitando as regras de segurana, utilizando o equipamento perfeitamente, sabendo aplic-las com muita prudncia e discernimento. Para que possamos alcanar este nvel ser preciso seguir as seguintes regras :

1 importante o uso do EPI e roupas adequadas.

2- Antes de operar qualquer empilhadeira, faa a inspeo diria.

31

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


3- Inspecione sempre toda a rea ao redor da empilhadeira, antes de moviment-la e lembre-se de que as partidas e paradas devem ser feitas de forma vagarosa e suave.

4- Trabalhe fim,

com

empilhadeira somente nas reas de circulao para tal desobstrudas. Obedea a todas as placas de sinalizao de precauo.

conservando-as

trfego ou avisos de

5-

No

deixe

ferramentas

ou

outros

equipamentos

sobre

empilhadeira.Mantenha desobstrudo o acesso para os pedais, para maior segurana, e nunca opere com os ps e mos molhados ou sujos de leo ou graxa.

6- Mantenha os garfos mais ou menos 20cm do solo e a torre inclinada para trs, quando a empilhadeira estiver em movimento. Nunca levante ou abaixe a carga enquanto a empilhadeira estiver em movimento.

7- Nunca faa acrobacias, corridas ou brincadeiras enquanto estiver operando a empilhadeira.

8-No d caronas.

32

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


9-Nunca exceda os limites de peso especificado na placa de identificao da empilhadeira.

10-Para manter o juntos deslocamento s da

equilbrio, a carga deve estar centralizada no pallet, e os garfos extremidades laterais do mesmo. Isso torna mais fcil o mquina e pode evitar desperdcios.

11-A sobrecarga perigosa, mesmo com contrapeso.

12-Ao levar e/ou manobrar carga de grande largura, cuidado com o movimento da mesma.

13-Jamais permita que algum permanea ou passe sob ou sobre os garfos da empilhadeira, ou qualquer outro acessrio instalado na torre da elevao.

14-No eleve pessoas, mas em caso de necessidade, use uma plataforma adequada e segura, presa firmemente aos garfos.

33

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


15- Esteja sempre certo de que a carga est bem empilhada e balanceada entre os dois garfos. Nunca tente levantar cargas com apenas um dos garfos.

16-Diminua a velocidade nas curvas, nas tampas, nos cruzamentos, nas superfcies molhadas ou escorregadias. No tente fazer curvas nas rampas ou terrenos inclinados.

17-Conserve a cabea, os braos, as mos, as pernas e os ps dentro dos limites do compartimento do operador. Olhe sempre para frente, evite distraes.

18-Observe sempre os limites de carga do piso onde a mquina est trabalhando.

19-No fume, no acenda fsforos e desligue o motor quando abastecer ou carregar baterias. Limpe o excesso de combustvel antes de liga novamente o motor.

20-Tenha bastante cuidado quando empilhar materiais ou passar prximo ou sob canos dgua, sprinklers, fiaes eltricas, encanamentos de vapor e outros.

34

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


21- Ao estacionar em rea apropriada,, incline a torre de elevao para frente; abaixe os garfos at o solo; aplique o freio de estacionamento; retire a chave do contato e calce as rodas quando em declive.

22-Ao transportar cargas volumosas que lhe obstruem a viso, ao descer rampas faa-o de r.

23- No transporte cargas sobrepostas, elas se tornam instveis e difceis de controlar.

24-No ultrapasse outro veculo quando em cruzamento, em locais que ofeream perigo ou se estiver com a viso obstruda. Pare e buzine em todas as esquinas, estradas e sadas ou diante da aproximao de pedestres.

25-Mantenha uma distncia razovel do veculo a sua frente (mais ou menos a distncia de trs empilhadeiras) de modo a frear com segurana, caso haja necessidade.

26- No use os garfos para empurrar. Empurrar cargas com a empilhadeira pode danificar a carga e a mquina.

35

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


27- Cuidado ao baixar os garfos, pode haver algo em baixo.

28-Freie devagar e com cuidado! Frear bruscamente pode despejar a carga e mquina.

tombar a

29-

Quando deixar a empilhadeira, desligue o motor, engate uma marcha, abaixe completamente os garfos e puxe o freio de mo. Calce as rodas quando estacionar numa rampa e sempre que estiver fazendo reparo na empilhadeira.

30- Ateno com a altura das portas e instalaes suspensas.

31-Nunca use a empilhadeira para empurrar ou rebocar outra, no permita tambm que ela seja emperrada ou rebocada por qualquer outra. As mquina por qualquer razo parar de funcionar repentinamente e precisar ser deslocada, avise imediatamente a pessoa encarregada pela sua manuteno.

32-Calce seguramente o veculo que est sendo carregado ou descarregado.

8. INSPEO DIRIA Na maioria das empresas, uma paleteira utilizada por vrios operadores, na maioria das vezes por ter vrios turnos; e uma vez que cada um possui uma maneira diferenciada de dirigir, a mesma desgasta-

36

CEMAL TREINAMENTOS contato@cemaltreinamentos.com.br Tel.: (22) 2762 3073

Operador de Mquinas de Elevao de Carga


se com muito mais facilidade. Para isso muito importante que o operador antes de iniciar o seu trabalho faa uma inspeo minuciosa do equipamento levando em considerao alguns itens, sendo essa inspeo chamada de Check list.

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABNT, NBR 7500; transporte, armazenamento e manuseio de materiais; simbologia, Rio de Janeiro, 1983, 1 v BRASIL, Ministrio do Trabalho, Legislao de segurana, higiene e medicina do trabalho. 8. ed. So Paulo; FUNDCENTRO, 1981, 269p. Comentada por Eduardo Gabriel Saad CLARK, Manual de instrutores do operador de empilhadeira. S.n.t. 1 v.. HYSTER. Manual do operador de empilhadeira. S.n.t 40p Segurana e Medicina do Trabalho. Equipe Atlas. 1 ttiragem, 39. Ed. (D.O.U de 7 de janeiro de 1998). So Paulo; Atlas, 1998. 584 p. Manuais de Legislao Atlas. TOYOTA. Normas de segurana para empilhadeiras. S.n.t. 27p..

37

Potrebbero piacerti anche