Sei sulla pagina 1di 11

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

1 TEMA

Tratamento de leses por queimaduras.

2 DELIMITAO DO TEMA

O Papel do Enfermeiro no tratamento de pacientes com leses por queimaduras.

3 PROBLEMA

As queimaduras so feridas traumticas causadas, na maioria das vezes, por agentes trmicos, qumicos, eltricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruio parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas como tecido celular subcutneo, msculos, tendes e ossos. Baseado neste contexto: A equipe de enfermagem est realizando de forma adequada os cuidados de enfermagem com paciente de queimadura? O enfermeiro est apto a avaliar e orientar o paciente sequelado de queimadura?

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

4 JUSTIFICATIVA

A fase de reabilitao no cuidado da queimadura comea imediatamente depois da ocorrncia da queimadura to precocemente quanto fase emergencial e, com freqncia, estende-se por anos depois da leso, o paciente queimado enfoca cada vez mais as alteraes da auto-imagem e do estilo de vida que podem acontecer (SMELTZER & BARE, 2002). Ainda de acordo com as autoras citadas a cicatrizao da leso, o apoio psicossocial e a restaurao da atividade funcional mxima permanecem como prioridades. O enfoque manuteno do equilbrio hidroeletroltico e melhora do estado continua. reconstrutora para melhorar a aparncia corporal e a funo pode ser necessria. Baseado neste princpio isso me motivou o interesse por este assunto, por observar em estgios que, aps a alta do individuo acometido por queimadura no era realizado um acompanhamento do seu prognstico, e de sua evoluo durante o processo de reabilitao das seqelas fsicas, psicolgicas e sociais do paciente portador de queimadura. A contribuio desta pesquisa para a enfermagem ser de mostrar que enquanto profissionais da sade devemos, informar no somente os cuidados de enfermagem, mas tambm, conduzir o cliente a fase de reabilitao, trabalhando o seu psicolgico, fsico e social. Devido ao grande ndice de pacientes vitimas de queimaduras, observou-se durante o estgio curricular a grande necessidade da qualificao da rea da enfermagem em relao a vtimas de queimaduras em hospital que atendem urgncias e emergncias. Avalio-se que a equipe de enfermagem necessita de preparo para oferecer ao paciente uma assistncia qualificada, humanizada e holstica. Diante dessa problemtica, conhecimentos tcnicos e cientficos amplos sobre o processo da queimadura e as conseqncias que ela apresenta a vtima de uma importncia para a reabilitao e convalescena do mesmo. A enfermeira que cuida de um paciente com queimadura requer um alto nvel de conhecimento sobre as alteraes fisiolgicas que acontecem depois de uma queimadura, bem como habilidades experientes de avaliao para detectar alteraes sutis na condio do paciente, alm disso, a enfermeira deve ser capaz de fornecer cuidados sensveis e compassivos para os pacientes que esto criticamente doentes e devem iniciar a reabilitao precoce no curso dos cuidados. A cirurgia

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

5 OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral

Abordar a assistncia de enfermagem ao paciente queimado prevenindo as seqelas na fase de reabilitao.

5.1 Objetivos Especficos

- Descrever a anatomia e Fisiologia do Sistema Tegumentar; - Conceituar queimadura e sua classificao; - Enfocar os primeiros socorros ao paciente lesado por queimadura; - Destacar os fatores de risco que possam inicializar a recuperao do paciente; - Enfatizar a assistncia de enfermagem ao paciente com queimaduras destacando as orientaes necessrias para a reabilitao; - Descrever as maneira pelas qual a pele afetada pelas queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau; - Enfatizar o papel do enfermeiro durante o processo de reabilitao.

6 PROCEDIMENTOS METODOLOGCOS

6.1 Caracterizao da Pesquisa

O mtodo utilizado ser a pesquisa bibliogrfica, segundo Furaste, (2006) e Prestes (2007), mtodo qualitativo, pois para a fundamentao terico-metodolgica do trabalho sero realizadas investigaes sobre o conceito de queimadura, fisiopatologia e cuidados de enfermagem durante a fase de reabilitao em livros, pesquisa on-line, artigos cientficos

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

publicados em revistas especializadas, portanto em literaturas cientficas relacionadas com o tema. Quanto tcnica da pesquisa, a mesma ser realizada em documentos disponveis sobre o tema, sendo que o material escolhido para a realizao do projeto. Esta pesquisa se trata de uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, por expor a necessidade de monitorar a assistncia de enfermagem na reabilitao das leses por queimaduras e as caractersticas de um tratamento de forma adequada tendo conhecimento tcnico e cientifico de forma ao oferecer ao cliente assistncia de qualidade. Trata-se, quanto aos meios, de uma pesquisa ao mesmo tempo bibliogrfica e documental. Bibliogrfica, pois se recorrer ao uso de livros e artigos referentes necessidade no preparo da equipe de enfermagem para repercutir na qualidade da assistncia prestada.

7 REVISO LITERRIA

7.1 Anatomia e Fisiologia do Sistema Tergumentar

Para Herlihy & Maebius, (2002), o tergumento comum formado por pele e estruturas acessrias (plos, unhas e glndulas). A pele composta por duas camadas, a epiderme e a derme, a derme situa-se sobre uma camada denominada tela subcutnea ou hipoderme. A pele um rgo complexo que desempenha diversas funes: fornece proteo para todo o corpo, atua como barreira, regular a temperatura, detecta sensaes (tato, presso, temperatura e dor), sintetiza vitamina D e atua como um rgo excreto. (p.100). De acordo com Figueiredo (2006), o sistema tergumentar constitudo pela pele e seus rgos assessrios, como plos, unhas, glndulas e os vrios receptores especializados. Pelo seu fcil acesso sob o ponto de vista clnica, a pele oferece um dos melhores indicadores de sade. Efeitos fisiolgicos quando a pele queimada, incluem efeitos de curto prazo (perda de fluidos e eletrlitos, incapacidade para regular a temperatura corporal, infeco), e os de longo prazo (cicatrizao, perda da funo e problemas estticos e emocionais), (HERLIHY & MAEBIUS, 200)). Para Figueiredo (2006), a pele protege o organismo contra substncias nocivas lquidas, slidas e gasosas e insetos. E um rgo de sensibilidade, pois a sede do tato, com

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

o auxlio da qual percebemos a forma, a dimenso e a temperatura dos objetivos. tambm um rgo de respirao (de pouca intensidade no homem). Alm disso, funo excretora, eliminando suor e secrees sebceas, e auxilia no fenmeno da regulao trmica do organismo pela eliminao de suor, contribuindo para que a temperatura do corpo permanea constante, independentemente das variaes externas.

7.1.1 Funes da Pele

A pele tem como funo:

1. Proteo do corpo contra o meio ambiente; 2. Termorregulao corporal atravs da ao das glndulas sudoripas e vasos sangneos; 3. Sensibilidade atravs dos receptores nervosos espalhados por todo o corpo. (FIGUEIREDO, 2006).

7.1.2 Camadas da Pele

De acordo com Herlihy & Meabius (2002), a pele isola e reveste o corpo por duas camadas: - Epiderme, uma camada mais externa e superficial; - Derme, uma camada de tecido conjuntiva profunda.

7.2 Queimaduras

Trevilato, (2001), so leses produzidas por ao de agentes fsicos trmicos (frio ou calor), tais como eletricidade, raios solares, fogo, vapores; ou agentes qumicos (produtos corrosivos); cidos ou lcalis forte.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Segundo Sharp, (2002), queimadura uma leso de um tecido produzido pelo efeito do calor, de substncias qumicas ou da eletricidade.

As queimaduras so feridas traumticas causadas, na maioria das vezes, por agentes trmicos, qumicos, eltricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruio parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas como tecido celulares, cutneo, msculos, tendes e ossos. (LIMA & SERRA, 2004, p.37).

7.2.1 Incidncia de Queimadura

Segundo Smeltzer & Bare, (2002), aproximadamente 1,25 milhes de pessoas sofrem uma queimadura por ano nos Estados Unidos. Desse grupo, cerca de 51.000 necessitam de internao hospitalar aguda. Cerca de 5.500 pessoas morrem por ano em decorrncia de queimaduras e leses inalatrias.

7.2.2 Causas

De acordo com Smeltzer & Bare, (2002), as queimaduras so causadas por uma transferncia de energia oriunda de uma fonte de calor para o corpo. O calor pode ser transferido por conduo ou radiao eletromagntica. As queimaduras so categorizadas como trmicas, por radiao ou qumicas.

7.2.3

Classificao

Para Sharp, a quantidade de uma queimadura depende da quantidade de tecido afetado e da profundidade da leso, que descrita como sendo de primeiro, segundo e terceiro grau. Onde so classificadas em: 1) primeiro grau: so as menos graves. A pele queimada fica hiperemiada, dolorosa, muito sensvel ao tato e mida ou edemaciada. A rea queimada torna-se branca ao ser levemente tocada, mas no ocorre a formao de bolhas; 2) segundo grau: causam uma leso mais profunda. Formam-se bolhas na pele. As bolhas apresentam uma base perfeita ou branca e

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

10

contm um lquido claro e espesso. A queimadura, dolorosa ao tato, pode ficar branca ao ser tocada; 3) terceiro grau: produzem uma leso ainda mais profunda. A superfcie da queimadura pode ser branca e macia ou negra, calcinada. A rea queimada perde a sensibilidade ao tato. Geralmente, as queimaduras de terceiro grau so indolores porque as terminaes nervosas da pele so destrudas (2002. p. 1444).

Segundo Lima & Serra, (2004), aps a avaliao da profundidade e extenso da leso, podemos classificar as queimaduras quanto a gravidade em: Queimaduras leves onde: 1 grau - qualquer extenso; 2 grau menor que 10%; 3 - menor que 2%. Na maioria das vezes podem ser tratadas em nvel ambulatorial, no levam a repercusso hemodinmica e raramente complicam. As queimaduras moderadas so: 2 grau entre 10% e 20%, 3 grau entre 3% e 5%. Estes pacientes necessitam de um acompanhamento dirio, podendo ser tratados em nvel ambulatorial, porm na maioria das vezes, mais prudente internar e observar a evoluo das manifestaes clnicas e da leso. Portanto as queimaduras graves so: 2 grau excedem 20% da SC; 3 grau que excedem 10% da SC. Paciente

extremamente, necessitando de internao em um centro de tratamento de queimados ou se for possvel, um centro de tratamento intensivo. De acordo com Candido, (2001), a queimadura est classificada em primeiro grau ou superficial. caracterizada por eritema e dor, por exemplo, a excessiva exposio solar a raios ultravioleta. As leses tissulares so superficiais, sendo a dor provocada pelo efeito vasodilatadores proveniente da produo local de prostaglandinas,

s de segundo grau conhecida como superficial, que atinge a epiderme e a derme parcial. identificada pela formao vericulosa (bolhas), e a leso dolorosa. O agente mais comum o lquido quente. A queimadura profunda atinge a epiderme e a derme total. Normalmente, no h formao de vesculas mais tecido necrosado aderido a planos profundos e de colocao esbranquiada, geralmente necessitando de escarectomia. As queimaduras de

terceiro grau ou profunda atinge todos os estratos cutneos e geralmente planos profundo incluindo tecidos sseos, com necrose total dos tecidos atingidos. No provoca dor, pois os terminais nervosos tambm so destrudos. Segundo Smeltzer & Bare, (2002), a extenso da rea de superfcie corporal lesado utiliza uma regra pra detectar o quanto foi lesada. Uma regra dos nove: uma estimativa da ASC total envolvida em uma queimadura simplificada pelo uso da regra dos nove. A regra dos nove um meio rpido para calcular a extenso de queimaduras. O sistema determina percentuais em mltiplo de nove para as principais superfcies corporais. Agora o mtodo de

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

11

Lund & Browder que reconhece que o percentual da ASC de diversas regies anatmicas, especialmente da cabea e das pernas, modifica com o crescimento. Ao dividimos o corpo em reas muito pequenas e dar uma estimativa da proporo da ASC atribuda para essas partes do corpo, podemos obter uma estimativa confivel da ASC total queimada. A avaliao inicial feita na chegada ao hospital e revista no segundo e terceiro dia aps a queimadura, porque em geral, a demarcao no est definida at esse momento. No mtodo de Palma os pacientes queimados e analisados o tamanho da regio palmar do paciente de aproximadamente 1% da ASC. O tamanho da mo da palma pode ser empregado para avaliar a extenso da queimadura. Cndido, (2001), ressalta que o clculo da porcentagem da rea corporal envolvida. Esse clculo importante para determinar a gravidade da leso e definir a hidratao que dever ser administrada ao cliente. Pode-se utilizar a regra dos noves, o mais popular dos mtodos ou a tabela de Lund & Browder, utilizada em noves, para o clculo da porcentagem da superfcie queimada existem trs grupos: lactente, criana e adulto. Nettina, (2003), afirma que a localizao anatmica, as queimaduras que afetam as mos, ps, face e perneo exigem cuidados especializados. As queimaduras circunferncias tambm requerem ateno especial e podem exigir a escarotomia.

7.2.4

Fisiopatologia

Segundo Nettina, (2003). A fisiopatologia das queimaduras ocorre: 1) No geral uma queimadura resulta da transferncia de energia de uma fonte calrica para o corpo. O tipo de queimadura pode ser por chamas, relmpago, por contato, escaldamento (gua, leo, etc.), substncias qumicas, eletricidade, inalao ou qualquer fonte trmica. Muitos fatores alteram a resposta dos tecidos corporais a estas fontes de calor; 2) A reao fisiolgica a uma queimadura similar ao processo inflamatrio; 3) As queimaduras podem ser de espessura parcial ou total; 4) A profundidade da queimadura diretamente relacionada temperatura do agente causal e a durao do contato com o tecido corporal.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

12

De acordo Smeltzer & Bare, (2002), as queimaduras so causadas por uma transferncia de energia oriunda de uma fonte de calor para o corpo. O calor pode ser transferido por conduo ou radiao eletromagntica, por radiao ou qumica. A destrino do tecido resulta da coagulao, desnaturao protica ou ionizao do contedo celular. A pele e a mucosa das vias reas superiores so os stios de destruio tecidual. Os tecidos profundos, inclusive as lceras, podem ser lesados por queimaduras eltricas ou atravs do contato prolongado.

7.3

Primeiros Socorros com Paciente Queimado

Segundo Trevilato, (2001), conduta imediata, retirar pessoa do contato a causa da queimadura. Se a causa so agentes qumicos, lavar a rea queimada com bastante gua a temperatura ambiente, retirando a roupa que tenha entrado em contato com a substncia. Se o agente o fogo, apagar de forma adequada (extintor apropriado, areia, gua) ou abafar com cobertor. Caso o fogo seja em voc mesmo, tente rolar no cho para apagar as chamas. No deixar que o queimado corra para no atiar o fogo. Retirar objetos em contato com a pele (relgios, anis, pulseiras), desde que no estejam grudados. Em caso de queimadura por vapor (exploso de caldeira) ou gases, remover o paciente para rea aberta e ventilada. Nas queimaduras por eletricidade, desligar a fora, se no for possvel, mova a vtima sem contato direto com ela, separando-a do contato eltrico atravs de um mal condutor de eletricidade (cabo de vassoura, pedao de tecido forte, cinto de couro e luvas). - Verificar sinais vitais (em especial respirao e batimento cardaco) e nvel de conscincia. Se anormais, procede reanimao cardiorrespiratria. Toda queimadura que produz alteraes de sinais vitais (queda de presso, aumento de temperatura, respirao e pulso) e sintomas sistmicos (tontura, palidez, viso turva, nuseas), deve ser considerada grave e encaminhada avaliao mdica. - Evitar a contaminao, no aplicando, no aplicando substancias estranhas (pasta dental, p de caf, leo e manteiga), e utilizando panos e compressas limpas e gua pura no atendimento da queimadura.

7.4

Tratamento

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

13

Cndido, (2001), ressalta o tratamento de feridas ps-queimadura pode ser realizado de vrias formas, todas com vantagens e desvantagens, variando de caso a caso, conforme as necessidades, as possibilidades e a experincia da equipe. Segundo Sharp, (2002), refere que aproximadamente 85% das queimaduras so pouco importantes e podem ser tratadas em casa, em um consultrio ou em um servio de emergncia hospitalar. Em queimaduras graves que so potencialmente letais exigem um tratamento imediato, de preferncia em um hospital equipado para tratar queimaduras. As queimaduras externas podem acarretar uma perda de lquidos potencialmente letais.

7.4.1 Preveno e Tratamento das Complicaes

As causas primrias de morbidade e mortalidade em vtimas de queimaduras so as relacionadas infeco e problemas pulmonares. Os antibiticos IV podem ser administrados profilaticamente, para evitar a infeco por gram-positivos. Os agentes antibacterianos tpicos ajudam a retardar a proliferao dos organismos patognicos, at que o fechamento da ferida ocorra de forma espontnea ou atravs da interveno cirrgica. (SMELTZER & BARE, 2002).

7.5

O Papel do Enfermeiro e Cuidados de Enfermagem

O papel do enfermeiro orientar o paciente a realizar exerccios de fisioterapia no cuidado para evitar a atrofia muscular e para manter a mobilidade necessria para as atividades dirias. A tolerncia atividade, a fora e a resistncia do paciente aumentaro gradualmente quando a atividade ocorre por perodos cada vez maiores. Fadiga, febre e tolerncia dor so monitorizadas e usadas para determinar a qualidade de atividade a ser encorajada em uma base diria. A atividade como as visitas da famlia e as terapias de lazer e jogos, pode proporcionar a diverso, melhorando a perspectiva do paciente e aumentar a tolerncia atividade fsica. (SMELTZER & BARE, 2002).

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

14

Segundo Horta, (1979), a enfermagem trabalha com o objetivo de cuidar das necessidades humanas, do paciente vindo que o enfermeiro e sua equipe devem estar motivando o paciente para sua reabilitao. Segundo Smelzer & Bare, (2002), a enfermagem avalia com freqncia os sinais vitais, volumes gstricos residuais e pH do paciente com uma sonda nasogstrica. O histrico da queimadura requer olho, tato e olfato. Aspectos importantes do histrico leses incluem tamanho, colorao, odor, escara, exsudado, formao de abscesso sob a escara, brotamentos epiteliais, sangramento e aspecto do tecido de granulao.

O cuidado do enfermeiro na unidade de queimados abrange as responsabilidades nos planos administrativos, educacionais e assistenciais: a) plano administrativo: temos a organizao do setor, provendo recursos matrias (consumo e equipamento) e humano; b) plano educacional: recebem estagirios e alunos de diversas reas; participao em cursos promovidos pela Instituio ou solicitada; orientaes para funcionrios com cursos de desenvolvimento e treinamento; treinamento de novos funcionrios; trabalhos e pesquisas na rea de enfermagem; c) plano assistencial: delegando atribuies e cuidados diretos. (LIMA JNIOR, 2004, P. 325).

Potrebbero piacerti anche