Sei sulla pagina 1di 8

Documento da Comisso do FORPRED para subsidiar a discusso sobre Mestrado Profissional para a rea de Educao da CAPES (Braslia, maro/2012)

Veja na ltima pgina deste documento os princpios referentes poltica sobre Mestrado Profissional em Educao (MPEdu)

Este documento foi elaborado pela Comisso designada pelo FORPRED, em Natal (RN), durante a 34 RA da ANPEd (out/2011), sendo constituda por Dario Fiorentini (Unicamp), Crmen Passos (UFSCar) e Tania Brasileiro (UNIR). O objetivo deste texto subsidiar a discusso a ser realizada pelo Frum dos coordenadores de Programas de Ps-Graduao em Educao (FORPRED), no dia 08/03/2012, de modo que a rea de Educao da Capes possa construir e assumir uma concepo de Mestrado Profissional (MP) a ser oferecido aos professores da Educao Bsica e que atenda ao Programa de qualificao de professores da rede pblica da Educao Bsica (PROEB) apresentado pela Portaria 209/2011 da CAPES.
Cabe destacar que as ideias e consideraes aqui apresentadas resultaram, em grande parte, de encontros de discusso sobre MP realizados na PUC-SP, na FE/Unicamp e na Secretaria de Educao do Estado de So Paulo, incluindo a realizada no dia 09/dezembro/2011 e que contou com a presena de vrios coordenadores de PPGE e da Coordenadora da rea de Educao da Capes, Profa. Clarilza Prado.

Histrico do surgimento e regulamentao dos Mestrados Profissionais (MP) na CAPES O Mestrado Profissional1 (MP) foi criado pela Portaria da Capes n 80/1998 como um programa condizente com a feio peculiar do Mestrado dirigido formao profissional com padro da ps-graduao stricto sensu. De acordo com Paolo Nosella (2005)2, no havia, at 2005, um documento da CAPES que explicitasse de maneira clara a diferena entre MP e MA. Com base nos documentos at ento disponveis, Nosella (p.1) caracterizou o MP, em termos sintticos e simplificados, atravs de 5 aspectos essenciais:
1) 2) 3) 4) 5) um curso com contedos mais prticos e especficos; seu quadro docente predominantemente de doutores; em vez de dissertao, exige-se um trabalho final (TCC); possui uma vocao para o auto-financiamento; ser avaliado pela CAPES que atribuir as mesmas notas (1 a 7) utilizadas no Mestrado Acadmico, para o credenciamento.

Uma certa clarificao, com objetivos, orientaes e normas para credenciamento e avaliao do MP, surgiria apenas em 23/06/2009, com a Portaria Normativa n 07/2009 da Capes, reafirmando e consolidando o MP como modalidade de formao ps-graduada stricto sensu. Com esta Portaria, o ttulo de mestre obtido nos cursos de MP, recomendados e avaliados pela Capes e credenciados pelo Conselho
O Mestrado Profissional diferencia-se do Mestrado Profissionalizante por referir-se a uma formao profissional especializada para profissionais em servio. O Profissionalizante, por sua vez, visa promover uma formao profissional pr-servio, a qual tem geralmente durao de dois anos e oferecido sequencialmente aps a concluso da graduao (algo similar ao que prope o Tratado de Bolonha).
2 1

NOSELLA, P. Mestrado Profissional em Educao? So Carlos: UFSCar, 2005 (mimeo).

Nacional de Educao (CNE), passam a ter validade nacional e concede ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulao nos cursos de mestrado acadmico. Seu ttulo, portanto, permite ao portador o ingresso aos cursos de doutorado e docncia no Ensino Superior, no podendo ser privado desse direito por qualquer forma de edital. O Art.4 desta Portaria define os seguintes objetivos para o MP: I - capacitar profissionais qualificados para o exerccio da prtica profissional avanada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; II - transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas especficas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; III - promover a articulao integrada da formao profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficcia e a eficincia das organizaes pblicas e privadas por meio da soluo de problemas e gerao e aplicao de processos de inovao apropriados; IV - contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizaes pblicas e privadas.
Esta Portaria, conforme Art. 5 da Portaria 07/2009, amplia as instituies em condies de oferecer MP, podendo ser proposto por universidades, instituies de ensino e centros de pesquisa, pblicos e privados, inclusive em forma de consrcio, atendendo necessria e obrigatoriamente aos requisitos de qualidade fixados e, em particular, demonstrando experincia na prtica da pesquisa aplicada. E, no pargrafo nico deste Artigo, recomenda que a formao no Mestrado Profissional ter como nfase os princpios de aplicabilidade tcnica, flexibilidade operacional e organicidade do conhecimento tcnico-cientfico, visando o treinamento de pessoal pela exposio dos alunos aos processos da utilizao aplicada dos conhecimentos e o exerccio da inovao, visando a valorizao da experincia profissional.

Quanto organizao de uma proposta de MP, conforme Art. 7, esta dever, necessria e obrigatoriamente: I - apresentar estrutura curricular objetiva, coerente com as finalidades do curso e consistentemente vinculada sua especificidade, enfatizando a articulao entre conhecimento atualizado, domnio da metodologia pertinente e aplicao orientada para o campo de atuao profissional; II - ser compatvel com um tempo de titulao mnimo de um ano e mximo de dois anos; III - possibilitar a incluso, quando justificvel, de atividades curriculares estruturadas das reas das cincias sociais aplicadas correlatas com o curso, tais como legislao, comunicao, administrao e gesto, cincia poltica e tica; IV - conciliar a proposta ao perfil peculiar dos candidatos ao curso; V - apresentar, de forma equilibrada, corpo docente integrado por doutores, profissionais e tcnicos com experincia em pesquisa aplicada ao desenvolvimento e inovao; VI - apresentar normas bem definidas de seleo dos docentes que sero responsveis pela orientao dos alunos;

VII - comprovar carga horria docente e condies de trabalho compatveis com as necessidades do curso, admitido o regime de dedicao parcial; VIII - prever a defesa apropriada na etapa de concluso do curso, possibilitando ao aluno demonstrar domnio do objeto de estudo com plena capacidade de expressar-se sobre o tema; IX - prever a exigncia de apresentao de trabalho de concluso final do curso. O trabalho de concluso final do curso, conforme 3 do Art. 7, no exige, como acontece no MA, a elaborao e defesa de uma dissertao baseada em investigao sistemtica. O TCC do MP pode ter diferentes formatos, tais como dissertao, reviso sistemtica e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos tcnicos, publicaes tecnolgicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didticos e instrucionais e de produtos, processos e tcnicas; produo de programas de mdia, editoria, composies, concertos, relatrios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatrio tcnico com regras de sigilo, manual de operao tcnica, protocolo experimental ou de aplicao em servios, proposta de interveno em procedimentos clnicos ou de servio pertinente, projeto de aplicao ou adequao tecnolgica, prottipos para desenvolvimento ou produo de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovao tecnolgica, produo artstica; sem prejuzo de outros formatos, de acordo com a natureza da rea e a finalidade do curso, desde que previamente propostos e aprovados pela CAPES.
Os mestrados profissionais na rea de Educao ou de ensino tm surgido a partir 2001, principalmente com a criao da rea de Ensino de Cincias e Matemtica da CAPES. Em final de 2011, esta rea aprovou os seus trs primeiros mestrados profissionais (PUC-SP; PUC-RS e UFRN). poca, a ANPEd e alguns programas de ps-graduao da rea de Educao e vrios educadores em cincias e matemtica - sobretudo da Unicamp, da USP e da UNESP - se posicionaram contra os MPs, principalmente porque no exigiam um trabalho de pesquisa como produto de concluso de curso. Moreira e Nardi (2009) continuam at hoje reafirmando que o TCC do MP, na rea de Ensino de Cincias e Matemtica, no precisa ser pensado como uma pesquisa, mas como relato de um projeto em desenvolvimento3. Segundo levantamento feito por esta Comisso do Forpred, junto ao Portal da Capes, havia, no final do ano de 2011, mais de 70 programas de MPs relacionados ao Ensino ou Educao aprovados e reconhecidos pela Capes. A maioria pertencia rea de Ensino (sobretudo Ensino de Cincias e Matemtica, num total de 39 Programas) e na rea Interdisciplinar (20 programas). A rea de Educao, at final de 2011, contava com apenas nove MP reconhecidos pela Capes. Outras reas, embora sem tradio de estudo, pesquisa e inclusive prtica no campo educacional, tm tambm oferecido MP em ensino. Dentre outras, destacamos, as reas de: Cincias da Sade (3 programas); Matemtica; Biologia; Sociologia e Psicologia. A seguir analisamos um desses cursos.

Anlise do MP como poltica pblica para a qualificao de docentes do ensino bsico nas redes pblicas

MOREIRA, M.A.; NARDI, R. O mestrado profissional na rea de Ensino de Cincias e Matemtica: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Educao Cientfica e Tecnolgica , v.2, n. 3, set/dez.2009.

O primeiro aspecto a ser considerado, em relao implementao de MP em larga escala, diz respeito aos possveis impactos dessa poltica pblica de MP da Capes? O primeiro impacto ser sobre o Mestrado Acadmico. As instituies privadas ou confessionais certamente sero induzidas a priorizar o MP, tendo em vista o menor custo e o fomento que est sendo prometido a quem oferec-lo. Assim, a longo prazo, o MA corre o risco de ser extinto, deixando de ser uma fase preparatria importante para o doutorado. O segundo impacto incide sobre os cursos de especializao, pois, sendo bastante prximos aos MPs em termos de proposta de formao e de exigncia de TCC, perdero status frente ao valor do ttulo de mestre. O terceiro impacto sobre a qualificao do docente do Ensino Superior. O docente com o ttulo de mestre, obtido em uma formao mais aligeirada sem a vivncia da prtica da pesquisa, ter as mesmas condies legais de docentes com ttulo de mestre acadmico para concorrer e ingressar na docncia do Ensino Superior.

Com a recente Portaria 209/2011, a CAPES cria e regulamenta um Programa de qualificao de professores da rede pblica da Educao Bsica (PROEB) com o objetivo exclusivo de fomentar a manuteno e desenvolvimento dos programas de ps-graduao em MP, para qualificao de docentes do ensino bsico das redes pblicas, recomendados pelo CTC de educao superior da Capes. As IES que promoverem MP e que atendam a esse objetivo podero contar com apoio financeiro para atendimento ao custeio das atividades pertinentes manuteno de seus alunos regularmente matriculados. Esse custeio prev, alm de bolsas para os estudantes, I. recursos para o financiamento das atividades referentes a concepo, implantao, avaliao, monitoramento, acompanhamento e demais despesas vinculadas a oferta do curso . II. podero ser financiadas no grupo de despesas de custeio itens essenciais ao atendimento das finalidades do programa conforme descritos a seguir: a) material de consumo; b) produo de material didtico-instrucional e publicao de artigos cientficos; c) participao de professores convidados em Bancas Examinadoras; d) Outras despesas de custeio do programa com aprovao da CAPES.(Art. 9) Essa portaria, entretanto, no apresenta nenhuma considerao a respeito da concepo de MP que poderia ser mais apropriada formao profissional dos professores da rede pblica. No h exigncias de que o currculo do MP deva incluir disciplinas de natureza didtico-pedaggica ou tenha que inter-relacionar a prtica acadmica com a prtica profissional. Na ausncia dessa orientao especfica para o MP para professores da escola bsica, valem os parmetros e orientaes gerais da Portaria Normativa n 07/2009 da Capes. Nesta portaria constam objetivos e metas (Art. 4) tais como: transferir conhecimento para a sociedade...; capacitar profissionais para o exerccio da prtica profissional...; melhorar a eficcia e a eficincia das organizaes pblicas e privadas por meio da soluo de problemas e gerao e aplicao de processos de inovao apropriados; agregar competitividade e aumentar a produtividade. Essas expresses evidenciam a perspectiva aplicacionista, tcnica e tecnicista da funo da universidade e dos estudos posgraduados no MP. No h evidncias de que o MP possa ser uma instncia de pesquisa, de produo de conhecimentos e de desenvolvimento profissional que contribua para o desenvolvimento da autonomia intelectual do professor.

Por outro lado, se adotarmos a concepo de que o professor um intelectual e estudioso de suas prticas e dos saberes que sustentam seu campo profissional, ento no podemos abrir mo da pesquisa, pois por meio dela que a relao entre teoria e prtica se torna uma unidade dialtica. Tal processo de formao profissional, que inclui realizao de investigaes sobre a prtica profissional, pode produzir resultados que contribuem para uma transformao efetiva e qualificada da gesto escolar e das prticas de ensinar e aprender nas diferentes reas de conhecimento do currculo escolar. Ou seja, o eixo da formao de professores da rede pblica da Educao Bsica, durante o MP, deveria incluir estudos, teorizaes e investigaes dos professores acerca de problemas e desafios de sua realidade imediata, podendo priorizar a prpria prtica profissional. As disciplinas e atividades curriculares do MP poderiam dar suporte a esse processo de formao mediado pelo estudo e investigao da prtica profissional. Isso implica construir inter-relaes entre as prticas formativas dos formadores e as demandas das prticas profissionais. O resultado desse processo de formao profissional, como evidenciam vrias pesquisas nacionais e internacionais, traz contribuies tanto para o desenvolvimento profissional do professor quanto para a melhoria da prtica escolar, pois viabiliza a construo de conhecimentos e de uma cultura profissional da docncia e da gesto escolar pelos prprios professores da escola bsica, tendo os formadores/acadmicos da Universidade como parceiros e colaboradores fundamentais desse processo. Essa prtica colaborativa de estudo e investigao da prtica escolar precisa estar embasada em referenciais sobre processos de formao profissional do docente, amplamente divulgados e j consolidados na literatura da rea de educao em nvel nacional e internacional.
Princpios e Parmetros Gerais que a rea de Educao poderia assumir para suas propostas de MP

1) Considerando que a rea de Educao possui, atualmente, uma massa crtica baste ampla de doutores em todas as sub-reas de conhecimento, poderia exigir que o corpo docente seja constitudo exclusivamente por doutores. 2) Considerando que o professor da Escola Bsica concebido como um profissional intelectual e estudioso das prticas de ensinar e aprender ou das prticas de gesto escolar ou educacional, sua qualificao no MP deveria ter a pesquisa como eixo de formao, sendo exigido como trabalho de concluso de curso a produo de uma investigao sobre uma problemtica especfica da prtica escolar. 3) Considerando que os professores da escola bsica podem constituir comunidades investigativas que produzem conhecimentos relativos ao seu campo profissional e tenham competncia para utilizar criticamente o saber acadmico como instrumento de compreenso, problematizao e transformao de suas prticas, as disciplinas do curso de MP deveriam assumir uma abordagem mais exploratria, problematizadora e de estudo conjunto ou colaborativo dos professores da educao bsica com os formadores/pesquisadores da universidade sobre temticas e problemticas relativas s prticas de ensinar e aprender na escola bsica, de modo que teoria e prtica sejam entretecidas e indissociveis durante o percurso formativo. O MP, assim, pode contribuir para o desenvolvimento de comunidades locais de profissionais do ensino com autonomia para desenvolver estudos e propostas curriculares que atualizem permanentemente as prticas curriculares locais, interconectadas com as 5

4)

5)

6)

7)

8)

tendncias nacionais e internacionais de inovao/atualizao educacional (Cochran-Smith & Lytle, 1999)4. Considerando a necessidade de forte interao entre teoria e prtica, as turmas de MP no podem ser numerosos, no mximo 25 alunos, e o tempo de estudo presencial, no caso de cursos semipresenciais, deve ser superior ao de estudo via EaD. Ou seja, no seria permitido, na rea de Educao, o oferecimento de cursos totalmente exclusivamente sob a modalidade de EaD. O MP poderia ter durao mxima, para a realizao de disciplinas, de dois anos, sendo possvel ampliar por mais um ano destinado ao desenvolvimento da dissertao de mestrado, a qual resultaria de uma investigao sobre a (prpria) prtica, podendo ser realizada e defendida em coautoria por no mximo trs alunos. Por se tratar de um programa de qualificao profissional, o MP deve oferecer pelo menos 50% de disciplinas voltadas aos contedos escolares, sendo desenvolvidas sob um abordagem que inter-relacione necessariamente aspectos conceituais, didticos-pedaggicos e curriculares relativos a esses contedos. Alm disso, a proposta deve garantir que a formao tecnolgica, sobretudo relacionada ao uso de informtica no ensino, tenha presena obrigatria seja em uma disciplina especfica ou no mbito das disciplinas oferecidas. Recomenda-se a proposio de programas de MP articulados aos interesses e demandas de formao de professores das Secretarias Estaduais ou Municipais de Educao. Essa poltica de apoio, permitem otimizar os recursos a serem investidos pelo Estado, pode proporcionar, a longo prazo, a sustentabilidade do Programa de Formao Profissional. Isso implica, por parte das Secretarias Estaduais e Municipais de Educao, adotar uma poltica pblica que favorea:
Condies de tempo para os alunos-professores estudarem, liberando horas da carga horria do professor para realizao do curso de MP e desenvolvimento de seus estudos. Atribuio de bolsa de estudos, advindas da CAPES e de outros rgos de fomento, de modo que os alunos-professores possam participar das atividades acadmicas e desenvolver experincias e investigaes em sua prtica. Oferecimento de estratgias que permitam aos alunos-professores construrem identidade profissional com postura reflexiva e investigativa sobre suas prticas, tais como: organizao de seminrios - em parceria entre SEE e os Programas de PG - nos quais os cursistas possam compartilhar e discutir suas experincias e investigaes relacionadas dissertao e voltadas s prticas escolares. E, aps conclurem o MP e enquanto estiverem pagando o pedgio de tempo igual ao perodo em que receberam bolsa de estudo, os egressos possam, atravs de seminrios, socializar, com os demais colegas da comunidade escolar, os resultados de seus estudos realizados durante o MP. Espera-se que estes seminrios sejam apoiados financeiramente pelo PAEP (Programa de Auxlio a Eventos) da Capes, pelos Programas de MP e pelas SE estaduais e municipais. Definio de regras claras de permanncia nas unidades de ensino dos egressos do MP. Por exemplo, as SE municipais e estaduais de educao poderiam garantir condies de trabalho, reconhecendo a complexidade da escola, respeitando a cultura escolar de cada regio e remunerando os professores egressos dos MP com salrios condizentes aos de outros profissionais com ttulo de mestre no pas, de modo que eles no se sintam compelidos a abandonar o magistrio na escola bsica pblica.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. (1999). Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, n. 24, pp. 249305.

Definio de processos e critrios de promoo na carreira e de valorizao financeira dos professores que se titularem. Garantia de condies para os alunos-professores desenvolverem experincias e investigaes em sua escola, dando origem a produtos relativos sua Dissertao de MP.

Formas de organizao do MP pelos Programas de Ps-Graduao em Educao A rea de Educao da Capes exige que seja um programa independente dos PPGEs vigentes (com mestrado acadmico e doutorado), tendo docentes credenciados especificamente para atuar no MP. Entretanto, recomenda-se que este MP tenha uma forte interface com o MA, permitindo que o aluno do MP faa disciplinas do MA e vice-versa. O MP pode ser: 1) Proposto e oferecido por uma nica Instituio ou Programa de PsGraduao. Essa a forma mais comum atualmente no Brasil; 2) Organizado em parceria ou em rede entre duas ou mais IES, havendo atividades didticas e investigativas comuns e tambm especficas a cada instituio sede; 3) nacional, proposto por iniciativa de uma sociedade cientfica (ANPEd, SBM, por exemplo) a qual delega a uma instituio a responsabilidade de promover a organizao curricular e acadmica de um MP semi-presencial a ser desenvolvido nacionalmente, por meio de polos regionais. O modelo atual desse tipo de MP o Profmat oferecido pela SBM, tendo como instituio responsvel o IMPA (Instituo de Matemtica Pura e Aplicada). Embora o IMPA nunca tenha formado professores e nem realize pesquisa sobre ensino de matemtica oferece anualmente, travs do Profmat, cerca de 1800 vagas distribudos em cerca de 70 polos em todo o Brasil, sendo 80% das vagas destinadas a professores das redes pblicas da Educao Bsica que continuam ministrando aulas e recebem bolsa da Capes-Educao Bsica, durante os dois anos de vigncia do curso.

11 princpios referentes poltica sobre Mestrado Profissional em Educao (MPEdu) O Forpred (Frum de Coordenadores de programas de Ps-Graduao em Educao), em reunio realizado em Braslia, em 08/maro/2012, APROVOU os seguintes princpios para a proposio e oferecimento de MPEdu: 1. Trata-se de uma poltica de governo, portanto, so necessrias ateno e proposio em relao ao que vir a ser definido como poltica de Estado sobre MPEdu. 2. MPEdu destinado aos profissionais de educao bsica. 3. Mestrado Acadmico em Educao diferente do MPEdu. Embora sejam equivalentes em ttulo e exigncias de qualidade, devem ter indicadores diferenciados de avaliao. Isso implica encaminhar discusso da episteme de nossa rea. 4. O corpo docente do MPEdu deve ser constitudo exclusivamente por doutores. 5. Formao deve ser desenvolvida com nfase na pesquisa das prticas educativas, garantindo que o Trabalho de Concluso de Curso (TCC) seja resultado dessa pesquisa. 6. Recomendamos que o MPEdu tenha algum nvel de articulao com os mestrados acadmicos (disciplinas e outras atividades conjuntas, por ex.). Isso no significa que o MPEdu tem que estar vinculado aos Programas, que hoje desenvolvem Mestrado Acadmico, mas pode estar nas Faculdades ou ligados s Pr-reitorias e essa deciso depende da autonomia de cada IES. 7. MPEdu dever ter formao pedaggica. Isso significa defender que todos os Mestrados Profissionais, em formao pedaggica, tenham participao dos pesquisadores em educao. Incluindo os profissionais das reas de ensino de disciplinas especficas, ministrando disciplinas e orientando os mestrandos. 8. Deve ser valorizado o MPEdu presencial. 9. Devem ser garantidas s condies de trabalho para que o profissional da educao possa realizar o curso de MPEdu. 10. Nas aes da ANPEd em conjunto com outras associaes e sindicatos, deve ser defendido que as Secretarias de Educao e Escolas garantam condies de trabalho para que o profissional da educao possa realizar o curso de MPEdu. 11. Defender, nas aes da ANPEd em conjunto com outras associaes e sindicatos, que as Secretarias de Educao e Escolas estabeleam condies de carreira docente para que o profissional egresso do MPEdu permanea na educao bsica. Paralelamente, reivindicar bolsas de estudo para os professores da educao bsica: o Forpred aprovou que a ANPEd encaminhe reivindicao Capes, no sentido da Educao entrar na prioridade 1 das reas para distribuio de bolsas, separadamente das reas de Cincias Humanas e Sociais, em virtude de atender majoritariamente professores da Educao Bsica.

Potrebbero piacerti anche