Sei sulla pagina 1di 136

Caderno de Atividades

Polticas Educacionais

Semestre 7

Pedagogia

CLIQUEAQUIPARA VIRARAPGINA

Caderno de Atividades Pedagogia Disciplina Polticas Educacionais Coordenao do Curso Lindolfo Anderson Martelli e Cleudimara Sanches Autoria Rosngela de Oliveira Pinto

FICHA TCNICA Equipe de Gesto Editorial Regina Cludia Fiorin Joo Henrique Canella Firio Priscilla Ramos Capello Anlise de Processos Juliana Cristina e Silva Flvia Lopes

Reviso Textual Alexia Galvo Alves Giovana Valente Ferreira Ingrid Favoretto Julio Camillo Luana Mercrio Diagramao Clula de Inovao e Produo de Contedos

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa Reitora Leocdia Agla Petry Leme Pr-Reitor Administrativo Antonio Fonseca de Carvalho

Pr-Reitor de Graduao Eduardo de Oliveira Elias Pr-Reitor de Extenso Ivo Arcanglo Vedrsculo Busato Pr-Reitora de Pesquisa e PsGraduao Luciana Paes de Andrade

Realizao: Diretoria de Planejamento de EAD Jos Manuel Moran Barbara Campos Diretoria de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa Gerncia de Design Educacional Rodolfo Pinelli Gabriel Arajo

Como citar esse documento: PINTO, Rosngela de Oliveira, Polticas Educacionais: Anhanguera Educacional, 2014. p. 1-136. Disponvel em: <http://www.anhanguera. com>. Acesso em: 02 jan. 2014.

2013 Anhanguera Educacional Proibida a reproduo final ou parcial por qualquer meio de impresso, em forma idntica, resumida ou modificada em lngua portuguesa ou qualquer outro idioma.

ndic e

Tema 01: Conceitos e fundamentos da Poltica e Poltica Educacional  Tema 02: Polticas Pblicas, Polticas Educacionais e Estado.  Tema 03: Poltica Pblica Instituinte: A Constituio Federal  Tema 04: Poltica Pblica Regulatria: A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional  Tema 05: Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)  Tema 06: Financiamento da Educao e as polticas educacionais no Brasil  Tema 07: O Sistema Nacional de Avaliao Educacional: Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes  Tema 08: Caractersticas estruturais do campo da poltica educacional brasileira. 

6 22 38 54

70 86 102 120

Tema 01

sees

Conceitos e fundamentos da Poltica e Poltica Educacional

s e e S

Tema 01

Conceitos e fundamentos da Poltica e Poltica Educacional

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos, do autor Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, editora Cengage Learning, 2012.

Roteiro de Estudo:
Polticas Educacionais Rosngela de Oliveira Pinto

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Os conceitos sobre poltica e poltica educacional. As relaes de poder existentes nas polticas educacionais. As principais caractersticas da poltica educacional brasileira.

Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: O que poltica e poltica educacional?
9

CONTEDOSEHABILIDADES
Quais as relaes entre a poltica e poltica educacional? Como se estabelecem as relaes de poder nas politicas? Quais as principais caractersticas da poltica educacional brasileira?

LEITURAOBRIGATRIA
Conceitos e fundamentos da Poltica e Poltica Educacional
As polticas educacionais podem ser observadas durante todo o decorrer da histria da Educao Brasileira. Segundo Saviani (2008) pode-se considerar que o primeiro documento de poltica educacional que vigorou no Brasil foram os Regimentos de D. Joo III, editados em dezembro de 1548. Esses Regimentos orientaram as aes do primeiro governador geral do Brasil, Tom de Souza e a obra educativa centrada na catequese iniciada pelos jesutas, cumprindo um mandato delegado pelo rei de Portugal. Para iniciar o estudo do tema poltica educacional necessrio primeiramente entender o que a poltica. Segundo Giron (2008, p. 18), a poltica nasce quando os homens comeam a se organizar em sociedade, fazendo escolhas para viabilizar a convivncia em grupo. Desta forma, possvel afirmar que a poltica existe desde o incio das primeiras civilizaes. De acordo com Santos (2012, p. 1), o termo poltica recebeu, ao longo da histria, muitos significados, desde a Grcia Antiga, com autores como Plato e Aristteles, at os dias de hoje, com autores como Noberto Bobbio. Esse termo, de forma geral, refere-se dimenso coletiva, envolvendo as relaes entre o indivduo e a administrao pblica, entre as estruturas da coletividade e os indivduos, entre os indivduos e os rgos representativos. importante dizer que as relaes polticas nunca so neutras, sempre expressam concepes diferentes sobre a ideia de homem, mundo e sociedade. Assim, pode-se afirmar que nas polticas esto presentes intenes, concepes e ideologias que acompanham tambm o momento histrico e os interesses dos grupos.
10

LEITURAOBRIGATRIA
Partindo das concepes de dois autores: Michel Foucault e Marx Weber adotada por Santos (2012) e do exposto at o momento, a poltica, portanto, est ligada ao exerccio do poder em sociedade. A definio adotada por Santos (2012, p. 2) sobre o poder trata da capacidade ou propriedade de obrigar algum a fazer alguma coisa. Ou seja, a capacidade de fazer a vontade de um sobre o outro. Assim,
O poder (em suas mais variadas manifestaes) pode ser exercido mediante o uso de coao e/ou persuaso. Em matria de polticas, ambas as opes so tidas como vlidas, tudo depende de quem exerce o poder e de como opta por exerc-lo.

O poder existe a partir das relaes sociais e, portanto, depende das intenes e concepes construdas nas prticas sociais. Pensando nas Polticas Educacionais, no acontece diferente. Segundo Giron (2008, p. 18) a poltica educacional defendida por um determinado governo reflete como ele entende o mundo e as relaes que se estabelecem na sociedade. Ou seja, esto sempre ligadas ao projeto de poder que a fundamenta. De acordo com cada momento histrico e interesses dos grupos dominantes, existe uma concepo de educao e um projeto educativo e de sociedade que se pretende implantar. Veja o conceito de Poltica Educacional defendido por Santos (2012, p. 3),

Toda e qualquer poltica desenvolvida de modo a intervir nos processos formativos (e informativos) desenvolvidos em sociedade (seja na instncia coletiva, seja na instncia individual) e, por meio dessa interveno, legitima, constri ou desqualifica (muitas vezes de modo indireto) determinado projeto poltico, visando atingir determinada sociedade.

As polticas educacionais so os planos, programas e aes desenvolvidas para a rea da educao a partir de um projeto poltico de um Estado ou Governo. Ainda segundo Santos (2012), toda poltica educacional possui algumas caractersticas em comum que so:

Toda poltica educacional possui uma intencionalidade como discutimos at o momento.


11

LEITURAOBRIGATRIA
A poltica educacional pode ser analisada a partir de dois componentes: texto (representada pela parte documental da poltica) e o contexto (representado pelas relaes de poder e condies de produo e formulao das polticas educacionais). A poltica educacional composta por trs dimenses: administrativa, financeira e educacional/pedaggica). A poltica educacional est ligada ento a um processo histrico e ideolgico acompanhando as transformaes ocorridas nos planos econmico, social, poltico e cultural. Saviani (2008) aponta em seu artigo intitulado Poltica educacional brasileira: limites e perspectivas, uma caracterstica de destaque nas polticas educacionais brasileiras, observando a histria da educao, que so as descontinuidades dessas polticas.
Essas reformas, vistas em retrospectiva de conjunto, descrevem um movimento que pode ser reconhecido pelas metforas do ziguezague ou do pndulo. A metfora do ziguezague indica o sentido tortuoso, sinuoso das variaes e alteraes sucessivas observadas nas reformas; o movimento pendular mostra o vai-e-vem de dois temas que se alteram sequencialmente nas medidas reformadoras da estrutura educacional. (SAVIANI, 2008, P. 11).

O mesmo autor aponta no texto duas tendncias da educao brasileira. A primeira com relao centralizao e descentralizao da educao. No decorrer da histria da educao brasileira possvel observar as reformas e propostas privilegiando mais a liberdade de ensino e, em outros momentos, propostas e reformas que apresentam a necessidade de regulamentao e controle do ensino. A segunda tendncia apresentada por Saviani (2008) so reformas e propostas sempre ligadas ao governo vigente e seu partido, procurando imprimir a sua marca. Na mudana de governo e partido, o que estava em curso desfeito e novas propostas e reformas so desenvolvidas. Essas descontinuidades exemplificam bem como as polticas educacionais esto ligadas s relaes de poder estabelecidas por determinados grupos dominantes de acordo com o momento histrico, valorizando-se uma concepo de poltica de um determinado grupo apenas, sem valorizar um projeto educacional que respeite o todo e que promova a emancipao dos indivduos. No podemos deixar de mencionar que a poltica educacional brasileira, principalmente a partir dos anos de 1980, sofre grandes influncias de organismos internacionais Banco Mundial (BM), Fundo Monetrio Internacional (FMI), Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD), entre outros a partir do projeto poltico adotado no s pelo Brasil, mas por uma grande maioria dos pases do mundo.
12

LEITURAOBRIGATRIA
At o momento pode-se concluir que as polticas educacionais esto inseridas em um contexto social, histrico, poltico e econmico e para compreender as propostas e aes do Estado para a rea da educao, fundamental entender este contexto.

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Leia o artigo Poltica Educacional Brasileira: limites e perspectivas, de Demerval Saviani, Revista de Educao PUC-Campinas, 2008. Disponvel em: <http://www.jurandirsantos. com.br/outros_artigos/ed_politica_educacional_brasileira_limites_e_perspectivas.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. Este artigo proporciona a complementao do tema Poltica Educacional, pois o autor realiza uma retrospectiva sobre as polticas educacionais brasileira, fazendo discusses importantes para a compreenso do assunto. Leia o artigo Poltica pblica educacional e sua dimenso internacional: abordagens tericas, de Marcelo Parreira do Amaral. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v36nspe/ v36nspea04.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. O artigo argumenta que a compreenso das polticas da educao no devem se limitar perspectiva apenas nacional, mas considerar a influncia internacional. Leia o artigo A ideologia e o poder disciplinar como formas de dominao, de Liliana Bueno dos Reis Garcia, Trans/Form/Ao, So Paulo, 1988. Disponvel em: <http://www.scielo.br/ pdf/trans/v11/v11a07.pdf>. Acesso em 02 jan. 2014. O artigo realiza uma reflexo sobre o conceito marxista de ideologia, ao mesmo tempo busca entender o poder disciplinar como formas de dominao, abordado por Michel Foucault.
13

LINKSIMPORTANTES
Vdeos
Assista ao vdeo Grandes nomes da cincia - Michel Foucault. Disponvel em: <http:// globotv.globo.com/rede-globo/globo-ciencia/v/grandes-nomes-da-ciencia-michel-foucaultintegra/1846618/>. Acesso em: 02 jan 2014. O vdeo aborda a teoria do filsofo francs Michel Foucault e o que o autor entende por relaes de poder.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema. Questo 1:
A poltica educacional pode ser definida como os planos, programas e aes desenvolvidas para a rea da educao a partir de um projeto poltico de um Estado ou Governo. Portanto, cite dois exemplos de poltica educacional brasileira e como esses dois exemplos esto ligados ao projeto de poder que os fundamenta.

Questo 2:
Segundo Santos (2012) toda poltica educacional possui algumas caractersticas comuns que so: ( ) Intencionalidade. Esta pode ser explcita ou implcita, mas est sempre ligada ao projeto de poder que a fundamenta. ( ) neutra, ou seja, no possui nenhuma intencionalidade na sua elaborao e implantao.

14

AGORAASUAVEZ
( ) analisada a partir de dois componentes: o texto (parte documental da poltica) e o contexto (referente s relaes de poder e s condies de produo e formulao das polticas educacionais). ( ) A poltica educacional possui trs dimenses que so: administrativa, financeira e educacional/pedaggica. ( ) A poltica educacional deve ser considerada apenas na dimenso pedaggica. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA, respectivamente: a) V V V V F. b) F F V V F. c) F F V V V. d) V F V V F. e) V V V F F. II. Os governantes compreendem a importncia da continuidade de alguns projetos sociais e educacionais, privilegiando os interesses sociais em detrimento dos individuais. III. As reformas e projetos educacionais esto ligados s intenes e concepes de cada governo. IV. Muitos projetos educacionais, no decorrer da histria da educao brasileira, no tiveram continuidade devido mudana de governo. V. Observando a histria da educao brasileira, os projetos educacionais tiveram continuidade at a Ditadura Militar. Esto CORRETAS somente as afirmaes: a) I, III, V. b) II, III, V. c) I, II, III.

Questo 3:
Saviani (2008) aponta que uma caracterstica de destaque nas polticas educacionais brasileira, observando a histria da educao, so as descontinuidades destas polticas. Com relao a essas descontinuidades, considere as afirmaes a seguir: I. Cada governo procura imprimir a sua marca, passando a ideia de que somente ele e seu partido podero resolver os problemas.

d) III, IV, V. e) I, III, IV.

Questo 4:
Com relao ao poder presente nas polticas, correto afirmar: I. considerado uma relao construda nas prticas sociais, no podendo ser localizado ou situado.

15

AGORAASUAVEZ
II. Pode ser exercido mediante coao e/ ou persuaso. III. algo que pode ser localizado ou situado, no considerado como relao. IV. Capacidade ou propriedade de obrigar algum a fazer alguma coisa, ou seja, a capacidade de fazer a vontade de um sobre o outro. V. No est ligado s intenes e concepes construdas em sociedade. Esto CORRETAS somente as afirmaes: a) I, II, IV. b) II, III, IV. c) III, IV, V. d) I, III, V. e) II, IV, V. a) Ideologia. b) Poltica Educacional. c) Proposta. d) Reforma. e) Concepo.

Questo 6:
Observe a notcia: O governo de Luiz Incio Lula da Silva (PT) pretende acabar com o provo, o teste institudo durante a gesto de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para avaliar a qualidade das instituies de ensino superior do pas. O provo fica at encontrarmos um novo modelo de avaliao, afirmou Newton Lima Neto, um dos coordenadores da rea de educao do PT (...). Fonte: Folha de So Paulo, 03/12/2002 So Paulo/SP. Mari Tortato da Agncia Folha em Florianpolis. Fonte: Disponvel em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ ff0312200211.htm>. Acesso em: 02 jan. 2014. Descreva a relao desta reportagem com o que Saviani (2008) aponta sobre as descontinuidades na poltica educacional brasileira.

Questo 5:
Segundo Giron (2008, p. 18) a ____________ defendida por um determinado governo reflete como ele entende o mundo e as relaes que se estabelecem na sociedade. A partir da frase acima, assinale a alternativa que contm a palavra adequada lacuna:

16

AGORAASUAVEZ
Questo 7:
Observe: A greve anunciada por trabalhadores de uma empresa metalrgica. O uso da lei para regulamentao. O Regimento de uma escola. As situaes acima apresentam relaes de poder. A partir dessas situaes, explique o que poder?

Questo 8:
Saviani (2008) faz uma comparao entre a poltica educacional brasileira e as metforas do ziguezague e do pndulo. Segundo o autor, a metfora do ziguezague indica o sentido tortuoso, sinuoso das variaes e alteraes sucessivas observadas nas reformas; o movimento pendular mostra o vai-e-vem de dois temas que se alteram sequencialmente nas medidas reformadoras da estrutura educacional. Explique essas duas metforas com exemplos da poltica educacional brasileira.
Fonte: http://rizomas.net/charges-sobre-educacao. html. Acesso em: 02 jan. 2014.

Questo 10:
Sistemas educacionais no mundo todo tm sido influenciados de uma maneira ou de outra pelas atividades ou programas de organizaes internacionais como o Banco Mundial, a Organizao para a Cooperao Econmica e Desenvolvimento (OCDE) e a Unio Europeia (UE), entre outras (AMARAL, 2010, p. 41). A poltica educacional brasileira sofre a mesma influncia? Explique.

Questo 9:
A partir das discusses apresentadas na leitura obrigatria dessa aula e da charge abaixo, o que fundamental compreender sobre as polticas educacionais?

17

FINALIZANDO
Neste tema, voc aprendeu os conceitos sobre poltica e poltica educacional. Compreendeu tambm que as relaes de poder se estabelecem nas prticas sociais, principalmente nas relaes polticas. Foi apresentado a voc as principais caractersticas da poltica educacional brasileira e que estas polticas esto inseridas em um contexto social, histrico, poltico e econmico. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

REFERNCIAS
GIRON, G. R. Polticas pblicas, educao e neoliberalismo: o que tem a ver com cidadania? Revista de Educao PUC-Campinas, n. 24, p. 17-26, junho de 2008. SAVIANI, D. Poltica educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educao PUC-Campinas, n. 24, p. 7-16, junho de 2008. SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos. So Paulo: Cengage Learning, 2012. AMARAL, M. P. do. Poltica pblica educacional e sua dimenso internacional: abordagens tericas. Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 36, n. especial, p. 039-054, 2010.

18

GLOSSRIO
Poltica: dimenso coletiva que envolve relaes entre indivduos e administrao pblica, entre estruturas da coletividade e indivduos, entre indivduos e rgos representativos. Poltica Educacional: so planos, programas e aes desenvolvidas para a rea da educao a partir do projeto poltico de um Estado ou Governo. Poder: exercido mediante uso de coao e/ou persuaso e, portanto, existe a partir das relaes sociais. Organismos Internacionais: so organizaes internacionais constitudas por meio de tratados e acordos entre as principais naes do mundo que visam, atravs de orientaes, incentivar uma permanente cooperao entre os pases. Projeto Poltico: trata-se de concepes, intenes e propostas que um determinado grupo ou indivduo possui com relao sociedade.

19

GABARITO
Questo 1 Resposta: O Sistema de Cotas nas Universidades Pblicas tem como justificativa amenizar as desigualdades sociais e as injustias histricas provocadas pela escravido. Est poltica indica um projeto de governo assistencialista. O Sistema de Avaliao Educacional tem como justia colher informaes sobre a Educao Bsica e Superior no Brasil para promoo de melhorias. A poltica indica um projeto de governo regulador. Questo 2 Resposta: Letra D. A poltica educacional sempre intencional, analisada a partir do seu texto e contexto, e possui trs dimenses que so administrativa, financeira e educacional/ pedaggica. Questo 3 Resposta: Letra E. As descontinuidades das polticas educacionais segundo Saviani (2008) esto ligadas a: cada governo querer imprimir a sua marca, passando a ideia de que somente ele e seu partido podero resolver os problemas; as reformas e projetos educacionais estarem ligados s intenes e concepes de cada governo; os projetos educacionais que, no decorrer da histria da educao brasileira, no tiveram continuidade devido mudana de governo. Questo 4 Resposta: Letra A. O poder construdo nas prticas sociais, no podendo ser localizado ou situado; pode ser exercido mediante coao e/ou persuaso; a capacidade ou propriedade de obrigar algum a fazer alguma coisa, ou seja, a capacidade de fazer a vontade de um sobre o outro. Questo 5 Resposta: Letra B. A Poltica Educacional.
20

GABARITO
Questo 6 Resposta: A notcia e Saviani apontam a descontinuidade das reformas e propostas educacionais entre um governo e outro. As reformas e propostas esto, na sua grande maioria, ligadas apenas ao governo vigente e seu partido. Questo 7 Resposta: O poder a capacidade ou propriedade de fazer a vontade de uma pessoa sobre a outra. Pode ser exercido nas suas mais variadas manifestaes, mediante uso de coao e/ou persuaso. O poder existe a partir das relaes e, portanto, depende das intenes e concepes construdas nas prticas sociais. Questo 8 Resposta: Saviani aponta duas tendncias da educao brasileira, atravs das metforas do ziguezague e pndulo. A primeira com relao centralizao e descentralizao da educao, ou seja, reformas e propostas, no decorrer da histria, em alguns momentos privilegiando mais a liberdade de ensino e, em outros momentos, propostas e reformas que apresentam a necessidade de regulamentao e controle do ensino. A segunda tendncia so as reformas e propostas sempre ligadas ao governo vigente e seu partido, procurando imprimir a sua marca. Nas transies de governo, o que estava em curso desfeito e novas propostas e reformas so desenvolvidas. Questo 9 Resposta: A mensagem que a charge procura passar tem a ver com as polticas de incluso digital dos alunos de escolas pblicas. A partir do que foi estudado nesta aula, possvel refletir sobre a falta de sintonia que existe, muitas vezes, entre as polticas educacionais e a realidade, sempre expressando um projeto educativo e de sociedade de um determinado governo. Questo 10 Resposta: A poltica educacional brasileira, principalmente a partir dos anos de 1980, sofre grandes influncias de organismos internacionais a partir do projeto poltico adotado no s pelo Brasil, mas por uma grande maioria dos pases do mundo.

21

Tema 02

sees

Polticas Pblicas, Polticas Educacionais e Estado.

s e e S

Tema 02

Polticas Pblicas, Polticas Educacionais e Estado.

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos, do autor Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, editora Cengage Learning, 2012.

Roteiro de Estudo:
Polticas Educacionais Rosngela de Oliveira Pinto

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Os conceitos de Estado e Governo. As polticas pblicas: os modelos e suas implicaes. Os modelos de Estado e suas implicaes. As polticas de Estado e Governo e as polticas educacionais.

Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:
25

CONTEDOSEHABILIDADES
Quais as diferenas entre Estado e Governo? Quais os principais modelos de Estado? Quais os tipos de polticas pblicas? Qual a relao das polticas pblicas com o pblico e o privado? O que so polticas de Estado e polticas de governo e a relao com as polticas educacionais?

LEITURAOBRIGATRIA
Polticas Pblicas, Polticas Educacionais e Estado.
Ao estudar as polticas, importante compreender os conceitos de Estado e Governo. Segundo Santos (2012, p. 4), o Estado corresponde a uma estrutura que transcende os indivduos e as coletividades. impessoal e arbitra as regras e normas (convertidas muitas vezes em leis) estruturadoras da sociedade. O Governo considerado como complementar ao Estado, ou seja, composto por um indivduo ou grupos que em determinado perodo de tempo assumem o controle do Estado. O Estado ento a estrutura composta por algumas instituies que possuem autoridade para regular e organizar o funcionamento de uma sociedade. O Governo o grupo ou indivduo que assume o controle do Estado por um determinado perodo. O conceito de Estado e Governo pode ser complementado ainda com a definio de Hfling (2001, p. 31),
possvel considerar Estado como o conjunto de instituies permanentes como rgos legislativos, tribunais, exrcito e outras que no formam um bloco monoltico necessariamente que possibilitam a ao do governo; e Governo, como o conjunto de programas e projetos que parte da sociedade (polticos, tcnicos, organismos da sociedade civil e outros) prope para a sociedade 26

LEITURAOBRIGATRIA
como um todo, configurando-se a orientao poltica de um determinado governo que assume e desempenha as funes de Estado por um determinado perodo.

Cada governo possui suas concepes, ideologias e intenes com relao sociedade. O Estado assume uma concepo de administrao que so refletidas em leis, projetos e aes, de acordo com o governo que se encontra no controle. Os modelos de Estado assumidos pelos governos, a partir da metade do Sculo XV, mais importantes so: o Liberalismo, o Keynesianismo (Estado de Bem-Estar social) e o atual Neoliberalismo. Segundo Giron (2008) o Estado liberal, proposto por Adam Smith, baseou-se no princpio da livre iniciativa e na necessidade de no interveno do Estado no processo socioeconmico. O modelo filosfico poltico keynesianismo possui razes nas ideias de John Maynard Keynes e oposto s concepes neoliberais. Este modelo mais conhecido como Estado de Bem-Estar Social. Este modelo defende um Estado intervencionista e de regulao e foi implementado aps a Segunda Guerra Mundial na Europa e Estados Unidos. Nos pases de Terceiro Mundo, este modelo chega como um processo desenvolvimentista. (CARDOSO, 2009) Uma crise na dcada de 1970 acomete os pases desenvolvidos, afetando tambm os pases em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Esta crise provoca uma crise do capitalismo. Na dcada de 1990, o capitalismo ressurge com uma nova roupagem e com concepes neoliberais. De acordo com Frigotto e Ciavatta (2006), o neoliberalismo possui como princpios bsicos o Estado Mnimo, a livre circulao do capital, nfase na globalizao e princpios econmicos do capitalismo. Entende-se por polticas pblicas, programas, aes e atividades realizadas pelo Estado de forma direta e indireta com foco no seguimento social, cultural, entre outros. A concepo sobre polticas pblicas adotada por Santos (2012) so aes geradas na esfera do Estado e que tem como objetivo atingir a sociedade como um todo, ou partes dela. As polticas pblicas consistem em elementos importantes para a configurao das polticas educacionais. Para o aprofundamento na discusso das polticas pblicas e educacionais, a compreenso de dois termos vinculados s mesmas se tornam fundamentais, so eles o pblico e o privado.
27

LEITURAOBRIGATRIA
De acordo com Santos (2012, p. 4), pblico tudo aquilo que no pertence a um indivduo ou grupo em particular, mas, antes, propriedade de toda a coletividade. Vale ressaltar ainda que pblico no somente o que pertence esfera do Estado. Em alguns casos, mesmo dentro da esfera privada, so criados bens, servios e espaos de ao poltica com um grande carter pblico, como: associaes de moradores, organizaes no governamentais, entre outros. Ainda segundo Santos (2012, p. 5), o privado corresponde a tudo aquilo que pertence de modo exclusivo (como uma propriedade) a um indivduo ou grupo. Nesta discusso no podemos perder de vista, as relaes de poder, ou seja, o que de fato define as fronteiras entre o pblico e o privado so os projetos de poder dos grupos e indivduos envolvidos, o jogo poltico. Desta forma, considerar a intencionalidade e os interesses dos grupos envolvidos nas polticas pblicas se torna fundamental, por mais que essas polticas apresentem um aparente desinteresse. Para compreender essas relaes contidas nas polticas pblicas, voc estudar um pouco as suas caractersticas e tipologia. As polticas pblicas podem ser divididas em quatro tipos, segundo Santos (2012), que so: distributivas, redistributivas, regulatrias e instituintes. As polticas distributivas so programas e aes que concedem acesso a bens, direitos ou poder. importante ressaltar que so direitos que a sociedade possui e no concedidos como favor. Essas polticas beneficiam um grande nmero de pessoas e so orientadas para a aceitao de todos, promovendo consenso. Aparentemente, os recursos destinados a estas polticas no geram nus para a sociedade, porm no podemos esquecer que os recursos utilizados provem dos impostos destinados a este fim, que a sociedade contribui de forma indireta. Um exemplo de poltica distributiva o Sistema nico de Sade. As polticas redistributivas caracterizam-se por redistribuir e reconfigurar o acesso a recursos, bens, poder ou direitos. Assim, estas polticas so geralmente polmicas, fomentam conflitos, debates e tenses, impondo restries ou perdas a determinados grupos. Um exemplo de poltica redistributiva so as cotas para estudantes afrodescendentes em universidades pblicas.

28

LEITURAOBRIGATRIA
J as polticas pblicas regulatrias possuem prevalncia em relao s polticas distributivas e redistributivas. Essas polticas definem as regras do jogo poltico atravs de leis e decretos. Interesses, dos grupos que se encontram no poder, estaro embutidos nestas regras e regulamentaes. Um exemplo de poltica regulatria a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. E, por fim, as polticas pblicas instituintes delimitam a rea, os limites e a forma de atuao do Estado e regime poltico. Um exemplo a Constituio Federal. As polticas pblicas definem as orientaes para a educao e, portanto para as polticas educacionais. Assim, para compreender as polticas educacionais fundamental tambm compreender as concepes sociais e polticas de um determinado Estado e Governo. As polticas pblicas possuem como diretrizes para a educao desde a configurao de concepes de conceitos, controle dos recursos at a regulao de acessos, poderes e direitos. Para a compreenso da forma como as polticas educacionais so conduzidas e implantadas na esfera pblica, uma das formas, segundo Santos (2012) classificar as polticas educacionais em polticas de Estado ou polticas de Governo. Pode-se dizer que uma Poltica de Governo refere-se a planos, programas e aes elaboradas e desenvolvidas para vigorar durante o mandato de um determinado governo. Estas polticas esto associadas a projetos eleitorais como instrumentos de propaganda poltica. Infelizmente no Brasil, essas polticas so bastante comuns. As polticas de Estado so planos, programas e aes que no se limitam a um determinado governo. Essas polticas possuem objetivos a longo prazo. A poltica de Estado inicia sempre como Poltica de Governo, porm so incorporadas estrutura do Estado, ultrapassando as transies entre governos. importante destacar, de acordo com Santos (2012), que quanto maior a estabilidade do campo poltico de um pas, maior o nmero de polticas de Estado e menor o nmero de Polticas de Governo. Por fim, as polticas educacionais no podem ser consideradas de forma isolada. O estudo do contexto social, poltico e econmico se tornam essencial.

29

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Leia o artigo Polticas e Reformas Educacionais no contexto neoliberal, de Zelina Cardoso, Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, 2009. Disponvel em: <http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=61167081&lang=pt-br&site=ehost-live>. Acesso em: 02 jan. 2014. O artigo, atravs de pesquisa bibliogrfica, apresenta e discute as influncias do neoliberalismo e organizaes internacionais na formulao das polticas pblicas educacionais. Leia o artigo (Re)Discutindo a ao do estado na formulao e implementao das polticas educacionais, de Salete Campos de Moraes, Educao Porto Alegre, 2009. Disponvel em: <http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=44960236&lang=pt-br&site=ehost-live>. Acesso em 02 jan. 2014. Este artigo discute a relao ente o capitalismo e as polticas pblicas, as origens das polticas sociais e o papel do Estado na formulao de polticas educacionais. Leia o artigo Contribuio para a anlise das interferncias mercadolgicas nos currculos escolares, de Luiz Antnio Cunha, Revista Brasileira de Educao. Disponvel em: <http:// www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a04.pdf>. Acesso em 02 jan. 2014. O artigo discute a forma como se definem os currculos escolares no Brasil, com nfase no setor pblico, destacando a interveno de foras do mercado nas vertentes econmica e ideolgica.

30

LINKSIMPORTANTES
Vdeos
Assista primeira parte Caminhos da escola pblica da aula Poltica Educacional conquistas da sociedade, igualdade, qualidade e diversidade da Prof. Guiomar Nano de Mello, disponvel em: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/efap/ MateriaisdeRefer%C3%AAncia/AulaPol%C3%ADticaEducacionalGuiomarNamodeMello/ tabid/3485/Default.aspx>. Acesso em: 02 jan. 2014. A aula faz uma retrospectiva das polticas educacionais desde os anos de 1930 at os dias atuais, dividindo as polticas educacionais em trs momentos principais.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

Questo 1:
No final dos anos de 1980 e incio dos anos de 1990, o capitalismo ressurge com uma nova roupagem. Descreva as principais mudanas que aconteceram na sociedade e na economia a partir da dcada de 1990.

Questo 2:
Entende-se por _______________, programas, aes e atividades realizadas pelo Estado de forma direta e indireta com foco no seguimento social, cultural, entre outros. Assinale a alternativa que contem palavras na sequncia adequada s lacunas:
31

AGORAASUAVEZ
a) Polticas pblicas. b) Estado. c) Governo. d) Poder. e) Capitalismo. d) III, IV, V. e) II, III, IV.

Questo 4:
Sobre o conceito de Governo, correto afirmar que: a) uma estrutura que transcende indivduos e coletividades. b) composto por algumas instituies com poder para regular e organizar a sociedade. c) composto por indivduos ou grupos que assumem e desempenham as funes de Estado por um determinado perodo. d) composto por indivduos cujo mandato no est relacionado a um perodo de tempo. e) O Governo no est relacionado ao Estado.

Questo 3:
Com relao ao conceito de Estado, possvel afirmar que: I. um grupo ou indivduo que assume o controle por um determinado perodo. II. uma estrutura que transcende os indivduos e as coletividades. III. uma estrutura composta por algumas instituies que possuem autoridade para regular e organizar o funcionamento de uma sociedade. IV. considerada uma estrutura que complementa o Governo. V. um conjunto de instituies permanentes que possibilitam a ao do governo. Esto CORRETAS as afirmaes: a) I, III, V. b) II, III, V. c) I, II, III.

Questo 5:
Para compreenso da forma como as polticas educacionais so implantadas na esfera pblica, podemos classific-las em Polticas de Estado ou de Governo. Com relao s polticas de Estado, pode-se afirmar que:

32

AGORAASUAVEZ
a) so planos, programas e aes que no se limitam a um determinado governo. b) so planos, programas e aes que dependem do perodo de mandato de um governo. c) esto associadas a um projeto poltico eleitoral de um indivduo ou grupos. d) so polticas que nunca iniciam como poltica de governo. e) so polticas que possuem objetivos a curto prazo. a educao brasileira. De acordo com os tipos de polticas pblicas apontado por Santos (2012), a LDB pode ser considerada que tipo de poltica pblica? Explique.

Questo 9:
O Sistema nico de Sade SUS foi criado pela Constituio Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n. 8080/90 e n 8.142/90, Leis Orgnicas da Sade, com a finalidade de alterar a situao de desigualdade na assistncia Sade da populao, tornando obrigatrio o atendimento pblico a qualquer cidado, sendo proibidas cobranas de dinheiro sob qualquer pretexto. Fonte: <http://portal.saude.gov.br/portal/ saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24627>. Acesso em: 02 jan. 2014. A partir da informao acima, explique as polticas pblicas distributivas.

Questo 6:
Descreva as principais caractersticas dos modelos de Estado assumidos pelos governos ocidentais, no decorrer da histria: o Keynesianismo (Estado de Bem-Estar social), o Liberalismo e o atual Neoliberalismo.

Questo 7:
Para o aprofundamento na discusso das polticas pblicas e educacionais, a compreenso dos termos pblico e privado fundamental. Descreva as principais diferenas entre os termos pblico e privado.

Questo 10:
Observe a notcia: (12-11-2012) A Constituio de 1988 colocou o cidado no centro do ordenamento jurdico e o bem de todos foi alado condio de objetivo fundamental do nosso pas. Se o Estado existe para servir o cidado e buscar a realizao dos objetivos inscritos no artigo 3 da Constituio, como explicar que a relao entre Estado e indivduo seja vista de uma perspectiva verticalizada, de
33

Questo 8:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional no 9.394/96 regulariza e define

AGORAASUAVEZ
cima para baixo, na qual o Estado sujeita o cidado aos seus desgnios? Fonte: <http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/meuolhar/1184352-politicos-devem-ouvir-com-mais-atencao-os-cidadaos-pondera-leitor.shtml>. Acesso em: 02 jan. 2014. A Constituio de 1988 considerada uma poltica pblica instituinte. A partir da notcia acima e das discusses realizadas na leitura obrigatria deste tema, explique porque considerada uma poltica pblica instituinte.

FINALIZANDO
Neste tema voc aprendeu conceitos importantes relacionados s polticas pblicas, polticas educacionais e Estado. Com relao ao Estado, compreendeu as diferenas entre Estado e Governo e os principais modelos assumidos pelos governos no decorrer da histria que so o keynesianismo, liberalismo e neoliberalismo. Compreendeu tambm os conceitos de pblico e privado e os tipos de polticas pblicas: distributivas, redistributivas, regulatrias e instituintes. E, por fim, compreendeu a forma como as polticas educacionais so conduzidas e implantadas na esfera pblica, atravs das polticas de Estado e polticas de governo. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

34

REFERNCIAS
SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos. So Paulo: Cengage Learning, 2012. CARDOSO, Z. Polticas e reformas educacionais no contexto neoliberal. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 6, n. 1, p. 11-24, jun. 2009. HFLING, E. de M. Estado e polticas (pblicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, nov. 2001. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (org.). A formao do cidado produtivo: a cultura de mercado no ensino tcnico. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, Braslia, DF, 2006.

GLOSSRIO
Polticas pblicas: so programas e aes realizados pelo Estado, de forma direta ou indireta, aplicados aos segmentos social, cultural, entre outros. Estado intervencionista: trata-se de uma maior interveno do Estado perante a sociedade e economia. Estado Mnimo: trata-se da mnima interveno do Estado perante a economia e sociedade, deslocando suas funes para outros setores da sociedade.

35

GLOSSRIO
Estado: estrutura que transcende os indivduos e coletividades. Composto por Instituies que possuem autoridade para regular e organizar o funcionamento de uma sociedade. Governo: indivduo ou grupo que assume o controle do Estado em determinado perodo.

GABARITO
Questo 1 Resposta: Desemprego, revoluo tecnolgica, aumento da competitividade, livre mercado, novas formas de organizao do trabalho, flexibilizao do trabalho, crescimento do mercado informal. Questo 2 Resposta: Letra A. Polticas Pblicas. Questo 3 Resposta: Letra B. uma estrutura composta por algumas instituies que possuem autoridade para regular e organizar o funcionamento de uma sociedade, possibilitando a ao do governo. uma estrutura que transcende os indivduos e as coletividades. Questo 4 Resposta: Letra C. O Governo composto por indivduos ou grupos que assumem e desempenham as funes de Estado por um determinado perodo. Questo 5 Resposta: Letra A. As polticas de Estado so planos, programas e aes que no se limitam a um determinado governo.

36

GABARITO
Questo 6 Resposta: Keynesianismo ou Estado de Bem-Estar Social defende um Estado intervencionista e de regulao; Liberalismo defende o princpio da livre iniciativa e da no interveno do Estado no processo socioeconmico; Neoliberalismo defende o Estado Mnimo, a livre circulao do capital, nfase na globalizao e princpios econmicos do capitalismo. Questo 7 Resposta: Pblico tudo aquilo que no pertence a um indivduo ou grupo em particular, propriedade coletiva. Privado corresponde a tudo aquilo que pertence de modo exclusivo (como uma propriedade) a um indivduo ou grupo. Sem deixar de ressaltar que o que define de fato as fronteiras entre o pblico e o privado so os projetos de poder dos grupos e indivduos envolvidos. Questo 8 Resposta: A LDB um exemplo de poltica regulatria, pois este tipo de poltica define as regras do jogo atravs de leis e decretos Questo 9 Resposta: As polticas pblicas distributivas so programas e aes que concedem acesso a bens, direitos ou poder. Tem a inteno de beneficiar uma grande parte da sociedade e, aparentemente, no geram nus para a sociedade. Porm, preciso compreender que geralmente so concedidos benefcios que so de direito da sociedade e os recursos destinados a estas polticas provem dos impostos destinados a este fim que a sociedade contribui de forma indireta. Questo 10 Resposta: As polticas instituintes so aquelas que delimitam a rea, os limites e a forma de atuao do Estado e regime poltico. O Estado, desta forma, deve garantir o que consta em seu texto.

37

Tema 03

sees

Poltica Pblica Instituinte: A Constituio Federal

s e e S

Tema 03

Poltica Pblica Instituinte: A Constituio Federal

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos, do autor Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, editora Cengage Learning, 2012.

Roteiro de Estudo:
Polticas Educacionais Rosngela de Oliveira Pinto

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: A Constituio Federal de 1988 (CF/88) como um dos eixos da poltica educacional brasileira. As principais diretrizes e concepes sobre a Educao que esto dispostas entre os artigos 205 e 214 da CF/88. O contexto social e poltico em que a Constituio Federal de 1988 foi discutida e promulgada.

41

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Qual o contexto poltico e social em que a Constituio de 1988 foi discutida e promulgada? Quais as diretrizes e concepes sobre a Educao que esto dispostas entre os artigos 205 e 214 da CF/88? Quais foram as Constituies brasileiras?

LEITURAOBRIGATRIA
A Constituio Federal
Como voc viu na aula anterior, a Constituio Federal uma poltica pblica instituinte. A poltica educacional brasileira, de acordo com Santos (2012) possui dois eixos principais que a Constituio Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Esses eixos representam os elementos matriciais da legislao e da poltica educacional como um todo. Neste momento, o foco ser a Constituio Federal. O que significa essa poltica e quais as suas implicaes para a poltica educacional brasileira. A atual Constituio Federal, promulgada em 1988, considerada a 8 Constituio Brasileira. As Constituies anteriores foram de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e a emenda de 1969. No decorrer da histria brasileira, essas Constituies percorreram regimes polticos mais fechados e autoritrios e tambm regimes mais democrticos. A Constituio Federal, tambm conhecida como Carta Magna, o conjunto de normas para um Estado.
42

LEITURAOBRIGATRIA
A Constituio Federal de 1988 foi discutida e promulgada no perodo de redemocratizao do pas, aps mais de duas dcadas de Ditadura Militar. Durante a dcada de 1980, o Brasil vivenciou a travessia da ditadura militar redemocratizao. De acordo com Frigotto e Ciavatta (2006) a questo democrtica assume centralidade nos debates e nas lutas em todos os mbitos da sociedade ao longo dessa dcada. Porm, importante ressaltar que logo o comeo dos anos de 1990 demarcado pela ideia de globalizao, livre mercado, competitividade, produtividade, reestruturao produtiva, reengenharia e revoluo tecnolgica. A educao considerada na Constituio Federal de 1988 como um setor do Estado, presente no Captulo III, na Seo I, intitulada Da Educao, atravs dos artigos 205 a 214. O artigo 205 aborda em seu texto a concepo de Educao.
Artigo 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (SANTOS, 2012, p. 12)

A Educao no dever apenas do Estado, mas tambm da famlia e sociedade. Retomando os modelos de Estado estudado na aula anterior, percebe-se aqui o modelo de Estado Mnimo e o fenmeno de responsabilizao. O Estado transfere algumas de suas responsabilidades e funes para a sociedade civil. Outro destaque importante a qualificao para o trabalho, que a partir da dcada de 1990, ganha grande importncia preparando os indivduos para lidar com as novas competncias tecnolgicas e de um mundo globalizado. O artigo 206 aborda os princpios com os quais o ensino brasileiro deve ser ministrado. O primeiro princpio o da igualdade de condies e acesso e permanncia na escola. importante destacar que atualmente a noo de igualdade questionada e existe um movimento em defesa da equidade. Diante das desigualdades sociais, necessrio o oferecimento de condies de acesso e permanncia diferentes para quem possui condies diferentes, como o conceito de equidade defende. Os demais princpios se referem a: liberdade de ctedra e livre expresso de ideias, conceitos e conhecimentos; coexistncia de ideias plurais; gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; valorizao dos profissionais do ensino, garantido na forma de lei, plano de carreira para o magistrio pblico, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos; gesto democrtica do ensino
43

LEITURAOBRIGATRIA
pblico, ou seja, abertura para a participao popular, no que diz respeito gesto educacional; garantia de padro de qualidade problemas com relao qualidade originados a partir de uma expanso quantitativa nos anos de 1970 e 1980 (SANTOS, 2012). No artigo 207 so apresentadas as condies em que se desenvolver o ensino superior, com relao s universidades pblicas e privadas. O artigo 208 aponta quais so os deveres do Estado com relao educao, que so: obrigatoriedade e gratuidade do ensino fundamental e educao de jovens e adultos; progressiva extenso da obrigatoriedade ao ensino mdio; compromisso com a educao de Portadores de Necessidades Especiais; atendimento em creche e pr-escola s crianas de zero a seis anos de idade; acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um premissa bastante ampla; obrigatoriedade da oferta do ensino noturno, adequadas s condies de cada educando a Constituio Federal de 1988 aponta a obrigatoriedade dessa oferta, mas no dispe sobre padres mnimos de qualidade, o que vem a ser um problema; garantia de acesso e permanncia no ensino pblico atravs de programas suplementares de material didticoescolar, transporte, alimentao e assistncia sade (SANTOS, 2012). J no artigo 209, so apresentadas as condies para funcionamento do ensino privado. De forma geral, o ensino privado deve seguir as normas gerais da educao nacional e as avaliaes de qualidade do poder pblico. O artigo 210 aponta a necessidade dos contedos mnimos para o ensino fundamental, que futuramente so concretizados atravs dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O artigo tambm aborda o ensino religioso nas escolas pblicas e de ensino fundamental como matrcula facultativa e garante s comunidades indgenas a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem. De acordo com Santos (2012, p. 22), o artigo 211 e 212 foram alterados pela Emenda Constitucional n. 14 (institucionaliza o FUNDEF em 1997) e a Emenda Constitucional n. 56 (institucionaliza o FUNDEB). O artigo 211 estabelece as funes de cada ente federativo com relao ao sistema de ensino. E, o artigo 212, estabelece a vinculao oramentria para a educao (A Unio aplicar o mnimo de 18% e estados e municpios 25% das receitas de impostos) que devem ser destinados manuteno e desenvolvimento do ensino.
44

LEITURAOBRIGATRIA
No artigo 213 so apresentadas as regras para as escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas receberem recursos pblicos. E, por fim, o artigo 214 dispe sobre a criao de um Plano Nacional de Educao, de durao plurianual. Este plano, de acordo com Santos (2012, p. 24) tem como diretrizes o combate ao analfabetismo, a melhoria da qualidade do ensino, a formao direcionada para o mercado de trabalho, a universalizao do atendimento escolar e a promoo artstica, cientfica, tecnolgica e cultural do pas. Pode-se afirmar que a Constituio de 1988 proporciona muitos avanos para a Educao brasileira e, aps vinte e quatro anos da sua promulgao, possui 76 emendas realizadas.

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Acesse o site do senado e tenha a Constituio Federal de 1988 na ntegra. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988. pdf>. Acesso em 02 jan. 2014. A Constituio Federal de 1988 na ntegra em formato PDF para consulta e estudo. Leia o artigo Constituio brasileira, direitos humanos e educao, de Roseli Fischmann. Revista Brasileira de Educao, 2009. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a13.pdf>. Acesso em 02 jan. 2014. O artigo discute os 20 anos de Constituio brasileira, os 60 anos de Declarao Universal dos Direitos Humanos e os entrelaamentos de ambos com a educao. Segundo a autora, os dois documentos, um nacional e o outro internacional, tm em comum a elaborao em momentos ps-ruptura e o de atribuir destacado papel educao na reconstruo democrtica.
45

LINKSIMPORTANTES
Leia o artigo O direito educao na Constituio Federal de 1988 e seu restabelecimento pelo sistema de justia, de Romualdo Portela de Oliveira, Revista Brasileira de Educao, 1999. Disponvel em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde11/rbde11_07_romualdo_portela_de_oliveira.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. O artigo analisa a declarao do direito educao na CF/88, os mecanismos introdutrios para sua efetivao e a interao do sistema de justia neste mister para restabelecer tal direito negado pela ao ou omisso do Poder Pblico.

Vdeos
Assista ao vdeo Jornal Nacional Oitava Constituio Brasileira entra em vigor (1988). Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=G1KfnfgTdeM>. Acesso em 02 jan. 2014. A reportagem apresentada pelo Jornal Nacional da Rede Globo em 05/10/1988 e faz uma retrospectiva das Constituies brasileiras e o contexto poltico e social de cada momento histrico at a atual Constituio Federal.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

46

AGORAASUAVEZ
Questo 1:
A Constituio Federal de 1988 discutida e promulgada no perodo de redemocratizao do pas, aps mais de duas dcadas de Ditadura Militar. Descreva as principais diferenas entre o perodo da Ditadura Militar e o retorno da democracia no Brasil. a) V V V F F. b) F F V V V. c) V F V F V. d) F V F V F. e) F V F V V.

Questo 2:
Sobre a Constituio Federal de 1988, verdadeiro afirmar: ( ) Esta Constituio no menciona nada sobre os recursos financeiros que sero destinados educao. ( ) A educao considerada como um setor do Estado, presente no Captulo III, Seo I, intitulada Da Educao, por meio dos artigos 205 a 214. ( ) A Constituio Federal de 1988 j traz em seu texto o conceito da equidade que vai alm da igualdade para todos. ( ) A educao no dever apenas do Estado, mas tambm da famlia e sociedade. ( ) O ltimo artigo 214, dispe sobre a criao de um Plano Nacional de Educao. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA, respectivamente:

Questo 3:
Sobre as Constituies brasileiras, o que adequado afirmar: I. No decorrer da histria brasileira, as constituies percorreram regimes polticos mais fechados e autoritrios e tambm regimes mais democrticos. II. A Constituio promulgada em 1988 considerada a nica constituio brasileira. III. A Constituio Federal de 1988 foi discutida e promulgada no perodo de redemocratizao do pas, aps mais de duas dcadas de Ditadura Militar. IV. A Constituio de 1988 no considera a Educao como um setor do Estado. V. A Constituio Federal se caracteriza por um conjunto de normas para um Estado. Esto CORRETAS somente as afirmaes:

47

AGORAASUAVEZ
a) II, III, IV. b) I, III, V. c) I, IV, V. d) II, III, V. e) II, IV, V. a) A Educao direito de todos e dever no apenas do Estado, mas tambm da famlia e sociedade. Visa o preparo do indivduo enquanto pessoa e para a cidadania e preparo para o trabalho. b) A Educao exclusiva do Estado. responsabilidade

Questo 4:
A Constituio Federal de 1988 foi discutida e promulgada no perodo de _____________ do pas, aps mais de duas dcadas de _______________. A partir da frase acima, assinale a alternativa que contm as palavras adequadas s lacunas, respectivamente: a) Autoritarismo; democracia. b) Democracia; autoritarismo. c) Redemocratizao; ditadura militar. d) Ditadura militar; democracia. e) Presidencialismo; imprio.

c) A qualificao para o trabalho no considerada. d) A Educao responsabilidade do Estado e famlia apenas. e) A Educao no considerada como direito de todos.

Questo 6:

Questo 5:
O artigo 205 da Constituio Federal de 1988 trata da concepo da Educao. Sobre essa concepo o mais adequado a dizer :
Fonte: http://rizomas.net/charges-sobre-educacao. html. Acesso em 02 jan. 2014.

A partir da charge, faa uma comparao entre o que a Constituio Federal de 1988 aborda sobre a valorizao do magistrio

48

AGORAASUAVEZ
e plano de carreira e as atuais condies desta valorizao e plano de carreira dos professores no Brasil. noticias/0,,OI6066980-EI8266,00-PNE+de vera+ir+a+plenario+na+Camara+para+nov o+debate.html. Acesso em: 02 jan. 2014. A notcia trata do segundo PNE, o primeiro esteve em vigncia entre 2001 e 2010. O que a Constituio Federal de 1988 trata sobre este Plano. Explique.

Questo 7:
O que a Constituio Federal de 1988 aborda sobre a Manuteno e Desenvolvimento do Ensino? Explique.

Questo 10:
3 A legislao do ensino adotar os seguintes princpios e normas: I o ensino primrio somente ser ministrado na lngua nacional; II o ensino primrio obrigatrio para todos, dos sete aos quatorze anos, e gratuito nos estabelecimentos oficiais; III o ensino pblico ser igualmente gratuito para quantos, no nvel mdio e no superior, demonstrarem efetivo aproveitamento e provarem falta ou insuficincia de recursos; IV o Poder Pblico substituir, gradativamente, o regime de gratuidade no ensino mdio e no superior pelo sistema de concesso de bolsas de estudos, mediante restituio, que a lei regular; V o ensino religioso, de matrcula facultativa, constituir disciplina dos horrios normais das escolas oficiais de grau primrio e mdio; VI o provimento dos cargos iniciais e finais das carreiras do magistrio de grau mdio e superior depender, sempre, de prova de habilitao, que consistir em concurso pblico de provas e ttulos, quando se tratar de ensino oficial; e VII a liberdade de comunicao de conhecimentos no exerccio
49

Questo 8:
O artigo 205 da Constituio Federal de 1988 define qual a concepo de educao adotada e, logo em seguida, o artigo 206, aborda os princpios com os quais o ensino brasileiro deve ser ministrado. Descreva quais so esses princpios.

Questo 9:
Observe a notcia: (09-08-2012) O Plano Nacional de Educao (PNE), aprovado por unanimidade em junho pela comisso especial que analisou a matria, dever ir ao Plenrio da Cmara (...). O PNE estabelece 20 metas educacionais que o Pas dever atingir no prazo de dez anos. A principal delas, alvo de muita polmica durante a longa tramitao do projeto, a que estabelece um patamar mnimo de investimento em educao - atualmente o Brasil aplica 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) na rea. Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/

AGORAASUAVEZ
do magistrio, ressalvado o disposto no artigo 154. Fonte: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/constituicao/emendas/emc_anterior1988/emc01-69.htm. Acesso em: 02 jan. 2014. O texto acima foi retirado da penltima Constituio brasileira, a emenda de 1969. Compare com o artigo 208 da Constituio de 1988 que trata dos deveres do Estado com relao Educao e descreva as principais mudanas.

FINALIZANDO
Neste tema, voc aprendeu sobre a Constituio Federal e aprofundou os seus conhecimentos sobre a Constituio de 1988. Conheceu quais foram as constituies brasileiras anteriores e em qual contexto poltico e social a CF/88 foi discutida e promulgada. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

50

REFERNCIAS
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (org.). A formao do cidado produtivo: a cultura de mercado no ensino tcnico. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, Braslia, DF, 2006. SENADO FEDERAL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, 2010. SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos. So Paulo: Cengage Learning, 2012.

GLOSSRIO
Constituio Federal: conjunto de normas para um Estado. Redemocratizao: processo de recuperao da democracia. Ditadura Militar: regime poltico autoritrio, controlado por militares. Direito educao: educao como direito humano fundamental a qualquer cidado.

51

GABARITO
Questo 1 Resposta: A Ditadura Militar no Brasil foi marcada pela represso, punio, perseguio, falta de liberdade de expresso, obedincia ao governo, o cidado no tinha direito ao voto, nem escolhas. Com o retorno da democracia, o cidado passou a ter direito liberdade de expresso, ao voto, a escolhas, de protestar e o direito de ir e vir. Questo 2 Resposta: Letra E. Questo 3 Resposta: Letra B. Questo 4 Resposta: Letra C. Questo 5 Resposta: Letra A. Questo 6 Resposta: O artigo 210 que aponta a necessidade de elaborao de contedos mnimos para o ensino fundamental. Questo 7 Resposta: Entre os princpios pelos quais o ensino brasileiro deve ser ministrado, abordado na Constituio Federal de 1988, encontra-se a valorizao dos profissionais do ensino, garantido na forma de lei, plano de carreira para o magistrio pblico, com piso salarial
52

GABARITO
profissional e ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos. Algumas conquistas foram alcanas no decorrer dos anos, porm, baixos salrios, condies inadequadas de trabalho e falta de incentivo para a formao continuada so realidades presentes na jornada da maioria dos professores das escolas pblicas brasileiras, incentivando os profissionais a abandonarem ou no optarem pela carreira de magistrio. Questo 8 Resposta: Os princpios da educao brasileira de acordo com o artigo 206 devem ser: a igualdade de condies e acesso e permanncia na escola; a liberdade de ctedra e livre expresso de ideias, conceitos e conhecimentos; a coexistncia de ideias plurais; a gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; a valorizao dos profissionais do ensino, garantido na forma de lei, plano de carreira para o magistrio pblico, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos; a gesto democrtica do ensino pblico; a garantia de padro de qualidade. Questo 9 Resposta: A CF/88 trata em seu ltimo artigo, nmero 214, sobre a necessidade de uma Plano Nacional de Educao, de durao plurianual e que possua como diretrizes o combate ao analfabetismo, a melhoria da qualidade do ensino, a formao direcionada para o mercado de trabalho, a universalizao do atendimento escolar e a promoo artstica, cientfica, tecnolgica e cultural do pas. Questo 10 Resposta: No existe mais ensino primrio e secundrio e sim ensino fundamental; os avanos na CF/88 com relao ao artigo 208 que no so abordados na CF/69 so: progressiva extenso da obrigatoriedade ao ensino mdio; compromisso com a educao de Portadores de Necessidades Especiais; atendimento em creche e pr-escola s crianas de zero a seis anos de idade; acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; obrigatoriedade da oferta do ensino noturno, adequadas s condies de cada educando; garantia de acesso e permanncia no ensino pblico por meio de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade.

53

Tema 04

sees

Poltica Pblica Regulatria: A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional

s e e S

Tema 04

Poltica Pblica Regulatria: A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos, do autor Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, editora Cengage Learning, 2012.

Roteiro de Estudo:
Polticas Educacionais Rosngela de Oliveira Pinto

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: As Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional que existiram no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional no 9.394 de 1996. A relao da LDB 9.394/96 com a Constituio Federal/1998

Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais as Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional existentes no Brasil?
57

CONTEDOSEHABILIDADES
Qual a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao e suas principais orientaes? Qual o contexto poltico, econmico e social em que a LDB 9.394/1996 aprovada e qual a sua relao com a Constituio Federal de 1988?

LEITURAOBRIGATRIA
A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional
Nesta aula voc estudar a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, uma poltica pblica regulatria. A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional sancionada no Brasil em 1961 aps um longo e conflituoso perodo e pouco antes do Golpe Militar. Esta Lei foi a de nmero 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Em 1971, atravs da Lei n 5.692, realizada a Reforma Educacional com foco no 1 e 2 graus. Alm disso, em 1968, atravs da Lei 5.540, realizada tambm a Reforma do Ensino Superior. Ambas as leis, marcaram as reformas educacionais no perodo da Ditadura Militar. A segunda e atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de nmero 9.394, foi promulgada em 20 de dezembro de 1996. Esta lei est distribuda em 9 ttulos e 92 artigos. Segundo Santos (2012, p. 25), no cenrio da poltica educacional brasileira, a LDB a maior de todas as polticas pblicas regulatrias, pois sua estrutura redefine as relaes, os acordos e os conflitos que podem se desenrolar no mbito da educao brasileira. O primeiro ttulo da Lei denomina-se Da Educao, onde apresentada a definio de Educao adotada. A Educao entendida como os processos formativos que podem acontecer nas mais variadas instncias da sociedade: vida familiar, convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. Ainda neste ttulo, a educao escolar definida como o ensino que acontece nas instituies prprias destinadas aos fins educacionais. E, por fim, a educao compreendida com dois objetivos: a preparao para o mundo do trabalho e para a prtica social.
58

LEITURAOBRIGATRIA
O segundo ttulo contm os dois artigos que tratam dos princpios e fins da Educao Nacional. Primeiramente, percebemos a semelhana com o que apresentado tambm na CF/88. A educao no apenas dever do Estado, mas tambm da famlia, com a finalidade de desenvolvimento do educando e seu preparo para a cidadania e para a qualificao para o trabalho. No segundo momento, descreve quais so os princpios com os quais o ensino brasileiro ser ministrado, composto por 11 incisos, tambm semelhante ao que a Constituio Federal de 1988 aborda. Estes princpios se referem a: igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepes pedaggicas; respeito liberdade e apreo tolerncia; coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; valorizao do profissional da educao escolar; gesto democrtica do ensino pblico; garantia de padro de qualidade; valorizao da experincia extraescolar; vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais. Atravs dos princpios com os quais o ensino no Brasil deve ser ministrado possvel perceber uma concepo mais democrtica de Educao. importante destacar que a garantia do padro de qualidade que percebemos presente nas polticas educacionais aps esta LDB, ainda causa muitas reflexes e polmicas. Como e quando podemos dizer que a qualidade de ensino na educao escolar brasileira foi de fato garantida? possvel perceber tambm que a vinculao da educao escolar, mundo do trabalho e prticas sociais so citadas novamente. Desta forma, de acordo com Brando (2010), possvel afirmar que a concepo de Educao vigente nesta LDB considera esta vinculao - educao escolar, mundo do trabalho e prticas sociais como um dos pilares conceituais que norteiam seus princpios, objetivos e finalidades. O terceiro ttulo da LDB refere-se ao direito, dever e responsabilidades que o Estado e sociedade civil possuem com relao educao escolar. Este ttulo composto por quatro artigos que abordam: o dever do Estado com a educao escolar pblica; o acesso ao ensino fundamental como direito subjetivo; o dever dos pais ou responsveis de efetuar a matrcula dos menores, a partir dos seis anos de idade, no ensino fundamental; o ensino livre iniciativa privada, desde que cumpram as normas gerais da educao nacional. importante destacar neste ttulo, de acordo com Brando (2010, p. 36) que o Poder Pblico tem o dever de garantir vaga a todas as crianas a partir dos 6 anos de idade, mas os pais tem o dever de matricular seus filhos menores. O quarto ttulo trata da organizao da Educao Nacional. composto por treze artigos que abordam com nfase as competncias da Unio, Estado e municpios, que devero
59

LEITURAOBRIGATRIA
trabalhar em regime de colaborao. Santos (2012, p. 28) destaca que toda a coordenao da poltica educacional fica a cargo da Unio, cabendo aos estados e municpios a execuo desta poltica. O maior ttulo da LDB o quinto, composto por cinco captulos e 40 artigos. O ttulo trata dos nveis e modalidades da educao e ensino. Os captulos esto organizados da seguinte forma: Captulo I Da composio dos nveis escolares - este captulo composto por apenas um artigo que descreve qual a organizao da educao escolar brasileira: educao bsica, formada pela educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio; e, educao superior. A atual LDB rompe com a estrutura anterior dos nveis de ensino brasileiro os quais (de acordo com a lei n. 5692/1971) se dividiam em pr-escolar, primeiro grau, segundo grau e ensino superior (SANTOS, 2012, p. 33). Captulo II Da educao bsica composto por cinco sees, sendo a primeira denominada disposies gerais; a segunda educao infantil; a terceira ensino fundamental; a quarta ensino mdio; a quarta A, educao profissional tcnica a nvel mdio; e, por fim, a educao de jovens e adultos. Vale ressaltar neste ttulo, apoiado em Santos (2012), a educao bsica como uma etapa fundamental de formao humana que vai alm da preparao para o ensino superior e a educao bsica vista como direito subjetivo, para alm da escolaridade obrigatria, porm at o ensino fundamental. Assim, falar em formao humana do cidado implica em definir a concepo sobre humano, modelo de formao humana e cidadania. Conceitos que ainda envolvem muitas polmicas. E, no segundo ponto destacado, possvel identificar uma contradio, quando a educao bsica considerada uma etapa fundamental na formao do cidado, porm, a escolaridade mnima obrigatria a ser garantia somente at o ensino fundamental. Captulo III Da educao profissional e tecnolgica composto por 4 artigos, destacando-se o artigo 39 que trata da organizao da educao profissional e tecnolgica, da seguinte forma: formao inicial ou continuada ou qualificao profissional; educao profissional tcnica de nvel mdio; educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao.

60

LEITURAOBRIGATRIA
Captulo IV Da educao superior composto por 15 artigos, onde importante destacar: a finalidade do ensino superior; sua abrangncia, sendo os cursos sequenciais por campo de saber, os cursos de graduao, os cursos de ps-graduao e de extenso; o processo de regulao do ensino superior; o trip da educao superior: ensino, pesquisa e extenso. Captulo V Da educao especial composto por 3 artigos que, de acordo com Santos (2012, p. 41), ratifica uma opo poltico-terica feita pelo Estado brasileiro para adotar a perspectiva inclusiva como norma definidora de suas polticas pblicas para esta modalidade de ensino. O sexto ttulo da LDB trata dos profissionais da educao e composto por sete artigos. Estes artigos definem quem so os profissionais da educao escolar bsica, como deve acontecer a formao destes profissionais e, por fim, como os sistemas de ensino promovero a valorizao dos profissionais da educao. No stimo ttulo so abordados os recursos financeiros para a educao brasileira. Este ttulo composto por 10 artigos que definem a origem dos recursos pblicos destinados educao; quanto a Unio, Estados e municpios devem destinar das receitas de seus impostos educao; o que considerado manuteno e desenvolvimento do ensino; o custo mnimo por aluno para assegurar um ensino de qualidade; e, as regras para os recursos pblicos serem dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas. O penltimo ttulo, que se denomina disposies gerais, dispe sobre a regulamentao de questes especficas da educao indgena, da educao de jovens e adultos e da educao distncia. E, por fim, o ltimo ttulo define as aes legais com abrangncia futura e tambm que a Unio dever encaminhar ao Congresso Nacional, O Plano Nacional de Educao (PNE), com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declarao Mundial sobre Educao para Todos. O primeiro PNE vigorou no perodo de 2001 a 2010 e o segundo e atual PNE foi aprovado para vigorar no perodo de 2011 a 2010. Concluindo esta aula, necessrio ressaltar, de acordo com Santos (2012, p. 52), a avaliao que passa a ser o principal elemento de regulao desta lei, seja no mbito administrativo, seja no que se refere normatizao pedaggica implantada de cima para baixo, com a criao dos Parmetros Curriculares Nacionais.

61

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Acesse o site do Ministrio da Educao e tenha a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional no 9.394/96 na ntegra. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional no 9.394/96 na ntegra em formato PDF para consulta e estudo. Leia o artigo A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao e a formao de professores para a educao bsica, de Djalma Pacheco de Carvalho, 1998. Revista Cincia & Educao, 2009. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n2/a08v5n2.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. O artigo mostra os dispositivos legais inclusos na Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), visando identificar, compreender e avaliar a intencionalidade de suas propostas para a adoo de posturas pertinentes. Leia o artigo Das polticas de governo poltica de estado: reflexes sobre a atual agenda educacional brasileira, de Dalila Andrade de Oliveira, Revista Educao e Sociedade, 2011. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v32n115/v32n115a05.pdf>. Acesso em 02 jan. 2014. O artigo discute as polticas educacionais na atualidade, buscando analisar o contexto que engendra a Conferncia Nacional de Educao, sua principal proposta e os desdobramentos a partir de sua realizao at a apresentao do Projeto de Lei n 8.035/10 que prope o novo Plano Nacional de Educao.

62

LINKSIMPORTANTES
Vdeos
Assista ao vdeo Pedagogia Unesp LDB Gesto Democrtica e Autonomia Pedaggica 2. UNIVESP TV. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=Zn_hRSknp-c>. Acesso em 02 jan. 2014. O vdeo, produzido pelo programa da Univesp, apresenta os principais aspectos da gesto democrtica e autonomia pedaggica das escolas trazidos pela LDB.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

Questo 1:
Um dos princpios com os quais o ensino deve ser ministrado no Brasil a gesto democrtica do ensino pblico. Descreva alguns exemplos da gesto democrtica que voc consegue identificar no ensino pblico.

Questo 2:
Entre a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao no Brasil at a promulgao da atual Lei existe um perodo de 35 anos. Desta forma, assinale as afirmativas verdadeiras referentes a este perodo: ( ) A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao foi promulgada em 1971.

63

AGORAASUAVEZ
( ) A Lei n 5.692/1971 reformou o ensino superior e a Lei n5.540/1968 reformou o 1 e 2 graus. ( ) A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao foi promulgada em 1961. ( ) Algumas reformas educacionais aconteceram no perodo da Ditadura Militar. Foram elas: a Lei n 5.692/1971 que reformou o 1 e 2 graus e a Lei n 5.540/1968 que reformou o ensino superior. ( ) A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de nmero 9.394 foi promulgada no perodo de retorno da democracia no pas. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA, respectivamente: a) V V V F F. b) F F V V V. c) V F V F V. d) F V F V F. e) F V F V V. a) Somente nas instituies de ensino e pesquisa. b) Somente no mbito familiar. c) Apenas preparao para o mundo do trabalho. d) Nas mais variadas instncias da sociedade. e) Preparo para o exerccio da cidadania.

Questo 4:
Podemos afirmar que os princpios e fins da Educao Nacional, de acordo com o artigo terceiro da Lei de Diretrizes e Bases da Educao, so: I. A oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando. II. A igualdade de condies para acesso e permanncia na escola. III. O atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. IV. O pluralismo de ideias e de concepes pedaggicas. V. A vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais. Esto CORRETAS somente as afirmaes:

Questo 3:
O primeiro ttulo da Educao, artigo primeiro define a concepo de Educao adotada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao, orientando que os processos formativos devem acontecer:

64

AGORAASUAVEZ
a) II, III, IV. b) I, III, V. c) I, IV, V. d) II, III, V. e) II, IV, V. a) I, III, IV. b) II, III, V. c) I, IV, V. d) II, III, V. e) II, IV, V.

Questo 5:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educao contempla no Ttulo III, o direito educao e o dever de educar. Assim, quais afirmativas abaixo podem ser consideradas como dever do Estado para a educao escolar pblica: I. Ensino Fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria. II. Respeito liberdade e apreo tolerncia. III. Atendimento gratuito em creches e pr-escolas s crianas de zero a seis anos de idade. IV. Padres mnimos de qualidade de ensino, definidos como variedade e quantidade mnimas, por aluno, de insumos indispensveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. V. Valorizao da experincia extraescolar. Esto CORRETAS somente as afirmaes:

Questo 6:
A educao escolar brasileira na Lei n 5692/1971 encontrava-se composta pela pr-escola, primeiro grau, segundo grau e ensino superior. Descreva como a educao escolar brasileira composta na atual LDB 9394/1996.

Questo 7:
A Educao Profissional e Tecnolgica tem, pela primeira vez, um captulo exclusivo na Lei de Diretrizes e Bases da Educao n 9.394/1996. Dessa forma, explique como a Educao Profissional e Tecnolgica abordada neste captulo e como esto organizados os cursos.

Questo 8:
O atual Plano Nacional de Educao (PNE), com vigncia de 2011 a 2020, possui 10 diretrizes e 20 metas para a educao brasileira. O que a Lei de Diretrizes e Bases da Educao 9.394/96 menciona sobre o PNE?
65

AGORAASUAVEZ
Questo 9:
28-08-2012 H 80 anos se fala da necessidade de investir no aperfeioamento dos docentes, mas, entre o discurso e a prtica, existe um abismo que nenhum governo consegue transpor. Baixos salrios afastam os professores do magistrio. Fonte: http://www.correiobraziliense.com. br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/08/28/ensino_educacaobasica_interna,319285/desafio-e-valorizar-e-motivar-os-professores.shtml A partir da notcia acima, descreva o que a LDB 9394/1976, no ttulo VI, aborda sobre a valorizao dos professores.

Questo 10:
A Lei n 5692/1971 sobre a educao especial abordava apenas que o aluno com alguma deficincia fsica ou mental deveria receber tratamento especial. A Lei n 9394/1996 traz em seu texto grandes avanos para a educao especial. Descreva um avano importante para esta modalidade de ensino.

66

FINALIZANDO
Neste tema, voc aprendeu sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional e aprofundou os seus conhecimentos sobre a LDB n 9.394/96. Conheceu quais foram as Lei de Diretrizes e Bases da Educao anteriores e o contexto poltico e social em que cada lei vigorou. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

REFERNCIAS
BRANDO, C da F. LDB passo a passo: Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n. 9.394/96 comentada e interpretada, artigo por artigo. So Paulo: Avercamp, 2010. Lei de Diretrizes e Bases da Educao no 9.394 de 1996. Fonte: http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/leis/L9394.htm SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos. So Paulo: Cengage Learning, 2012.

67

GLOSSRIO
Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional: Lei considerada a mais importante da rea educacional que define e regulariza a educao brasileira. Reforma Educacional: se refere reorganizao educacional. Gesto democrtica: se refere a uma gesto participativa e com transparncia. Processos Formativos: situaes de formao (aprendizagens) que um indivduo vivencia. Cidadania: se refere aos direitos e deveres de um cidado.

GABARITO
Questo 1 Resposta: Os colegiados; participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola; participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Questo 2 Resposta: Letra B. Questo 3 Resposta: Letra D.
68

GABARITO
Questo 4 Resposta: Letra E. Questo 5 Resposta: Letra A. Questo 6 Resposta: A educao escolar na atual LDB composta por educao bsica, formao pela educao infantil, ensino fundamental, ensino mdio e ensino superior. Questo 7 Resposta: A Educao Profissional e Tecnolgica integra-se aos diferentes nveis e modalidades de educao e s dimenses do trabalho, da cincia e da tecnologia. Est organizada em Formao inicial ou continuada ou qualificao profissional; educao profissional tcnica de nvel mdio; educao profissional tecnolgica de graduao e psgraduao. Questo 8 Resposta: No ltimo ttulo define que a Unio dever encaminhar ao Congresso Nacional, O Plano Nacional de Educao (PNE), com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declarao Mundial sobre Educao para Todos. Questo 9 Resposta: Os artigos do sexto ttulo definem quem so os profissionais da educao escolar bsica, como deve acontecer a formao destes profissionais e, por fim, como os sistemas de ensino promovero a valorizao dos profissionais da educao. Questo 10 Resposta: A LDB 9394/1996 adota a perspectiva inclusiva como norma definidora de suas polticas pblicas para a educao especial.

69

Tema 05

sees

Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)

s e e S

Tema 05

Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos, do autor Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, editora Cengage Learning, 2012.

Roteiro de Estudo:
Polticas Educacionais Rosngela de Oliveira Pinto

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Os Parmetros Curriculares Nacionais para a educao bsica brasileira. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a educao bsica brasileira. A proposta e principais caractersticas dos PCNs e DCNEMs.

Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

73

CONTEDOSEHABILIDADES
O que so e qual a proposta dos Parmetros Curriculares Nacionais com foco no ensino fundamental? O que so e qual a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais com foco no ensino mdio? Qual o contexto em que os PCNs e DCNEMs so elaborados e publicados?

LEITURAOBRIGATRIA
Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)
Nesta aula, voc estudar os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educao Bsica que representam uma poltica regulatria. Esses elementos de normatizao esto baseados na Lei de Diretrizes e Bases da Educao no 9.394 de 1996, artigo nove, onde a Unio deve estabelecer, em colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os municpios, competncias e diretrizes para a educao infantil, o ensino fundamental e o ensino mdio, que nortearo os currculos e seus contedos mnimos, de modo a assegurar formao bsica comum. Essa proposta reafirma o que a Constituio de 1988 j abordava em seu texto. Os Parmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Bsica representam polticas educacionais a partir de discusses que questionavam a fragmentao do ensino que iniciaram no final da dcada de 1980 e durante a dcada de 1990. Para a educao bsica, existem as Diretrizes Curriculares Nacionais consideradas como Lei e os Parmetros Curriculares Nacionais consideradas como referncias curriculares.
74

LEITURAOBRIGATRIA
Nesta aula, ser enfatizado, de acordo com Santos (2012), a estrutura e impactos polticotericos dos PCNs para o ensino fundamental e as DCNs para o ensino mdio. Os Parmetros Curriculares Nacionais Os PCNs para o ensino fundamental foram publicados em 1997 e de acordo com o documento introdutrio,
Uma proposta flexvel, a ser concretizada nas decises regionais e locais sobre currculos e sobre programas de transformao da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. No configuram, portanto, um modelo curricular homogneo e impositivo, que se sobreporia competncia poltico-executiva dos Estados e Municpios, diversidade sociocultural das diferentes regies do Pas ou autonomia de professores e equipes pedaggicas. (BRASIL, 1997, p. 13)

Os PCNs para o ensino fundamental esto divididos em volumes destinados s quatro primeiras sries do ensino fundamental e em volumes destinados s quatro sries finais do ensino fundamental. Esses documentos esto organizados em uma parte introdutria, os volumes destinados aos contedos especficos e os volumes destinados aos temas transversais. De acordo com Santos (2012, p. 53), alguns problemas com relao proposta dos PCNs existem desde a sua formulao, apresentando algumas contradies. Os PCNs, apesar de declarar uma proposta flexvel que considera a diversidade sociocultural das diferentes regies do pas e a autonomia de professores e equipes pedaggicas, desconsideram estas diversidades ao estabelecer um padro nacional; fala-se em democracia, porm somente alguns professores de uma nica escola foram convidados a participar do projeto, no sendo nem mencionado as universidades; e, fala-se de um currculo nacional, mas foi um projeto copiado, em grande parte, da Espanha. Santos (2012, p. 54) diz que h um consenso entre os educadores que os PCNs seriam mais bem aproveitados se estivessem voltados para as necessidades locais e regionais dos professores e alunos, como por exemplo, melhores salrios e formao continuada aos professores, e melhores condies das salas de aula, visando um ensino de qualidade. Uma questo importante a ser ressaltada nos PCNs a forma como a sua estrutura pensada. As disciplinas comuns dos nveis escolares devem ser integradas a partir de uma
75

LEITURAOBRIGATRIA
perspectiva interdisciplinar, na forma de temas transversais que perpassam os contedos das disciplinas. Porm, esta perspectiva na prtica complicada e nenhum treinamento e preparao foram oferecidos aos educadores. Outra questo importante a ser destacada a lgica internacional presente na proposta dos PCNs. A proposta de padronizao curricular em todo o pas est de acordo com a proposta feita pela Unesco na Conferncia Mundial de Educao para Todos que aconteceu em 1990 na Tailndia, que a planificao educacional em todo o mundo. As Diretrizes Curriculares Nacionais As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (DCNEMs) se estabelecem atravs da Resoluo CEB/CES n. 03/1998. Esta Resoluo promulgada a partir da reforma do ensino mdio no Brasil amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao 9.394/1996 e a Constituio Federal/1988. A Resoluo CEB/CNE 03/1998 estabelece no primeiro artigo que tem como diretriz vincular a educao com o mundo do trabalho, a prtica social, consolidando a preparao para o exerccio da cidadania e proporcionando preparao bsica para o trabalho. Essa orientao reflete a necessidade que a sociedade possui a partir da dcada de 1990 com a flexibilidade na organizao do trabalho, a exigncia de trabalhadores polivalentes capazes de desenvolver toda a sua potencialidade de aprendizagem e a necessidade do domnio dos novos cdigos da modernidade.
A reforma do ensino mdio surge, no Brasil, portanto, como um dos itens prioritrios da poltica educacional do governo federal, justificada pela necessidade de se adequar esse nvel de ensino s mudanas postas pela ruptura tecnolgica caracterstica da chamada terceira revoluo tcnicoindustrial, na qual os avanos da microeletrnica tm um papel preponderante (BRASIL, 1999, p.7), bem como pelas novas dinmicas sociais e culturais constitudas no bojo desse processo de mudanas. (MARTINS, 2000, p. 74).

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino mdio esto estruturadas a partir de alguns princpios que so: a esttica da sensibilidade, a poltica da igualdade e a tica da identidade. A esttica da sensibilidade, de acordo com a Resoluo CEB/CNE 03/1998, dever substituir a repetio e padronizao, estimulando a criatividade, o esprito inventivo, a curiosidade pelo inusitado e a afetividade. Segundo Santos (2012, p. 60), esta diretriz tem razes nas
76

LEITURAOBRIGATRIA
ideias de John Dewey, no sentido de que ambos propem a curiosidade dos estudantes e o interesse pelo inusitado como elementos pedaggicos indispensveis na ao escolar. Ainda, de acordo com Santos (2012, p. 61), as ideias de John Dewey propostas nos anos de 1950 por Anzio Teixeira e a equipe do Inep, previam a criao de escolas experimentais como ncleos de aplicao dos pressupostos pedaggicos (e filosficos) do pragmatismo deweyano, hoje no texto das DCNEMs no fica claro como ser substituda a repetio e padronizao nas aes educativas pela esttica da sensibilidade. A proposta da tica da identidade, abordada na Resoluo CEB/CNE 03/1998, busca superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matria, o pblico e o privado, para constituir identidades sensveis e igualitrias. Reconhecendo, desta forma, que existe, na poltica educacional brasileira, uma perspectiva dualista sobre estes conceitos. E, por fim, a poltica da igualdade descrita na Resoluo CEB/CNE 03/1998 possui como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania. De acordo com Santos (2012, p. 63) a proposta que mais se aproxima dos pressupostos de reconstruo individual propostos por Dewey por sinalizar fortemente a noo de democracia representativa e de democracia como sinnimo de cidadania republicana. Atravs das Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parmetros Curriculares Nacionais para a Educao Bsica conceitos e perspectivas interessantes so introduzidos na Educao Bsica, porm muitas contradies na aplicao destas polticas ainda so identificadas.

77

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Acesse o site do Ministrio da Educao e tenha mais informaes sobre os Parmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educao bsica. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id= 293&Itemid=810>. Acesso em: 02 jan. 2014. A Secretaria da Educao Bsica disponibiliza todos os documentos referentes aos PCNs e DCNs na aba publicaes. Leia o artigo Diretrizes e Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental a partir das instncias polticas do Estado, de Alcia Bonamino e Silvia Alcia Martnez. Revista Educao e Sociedade, 2002. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12937. pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. O artigo analisa os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental a partir de uma dupla perspectiva. Leia o artigo O ensino mdio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrncias e novas inquietaes, de Sabrina Moehlecke, Revista Brasileira de Educao, 2012. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n49/a02v17n49.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. O artigo identifica o que as novas diretrizes curriculares trazem de novo para a organizao do ensino mdio no Brasil.

78

LINKSIMPORTANTES
Vdeos
Assista ao vdeo Parmetros Curriculares Nacionais. Disponvel em: <http://www.youtube. com/watch?v=3znlSUzH2Zc>. Acesso em: 02 jan. 2014. O vdeo apresenta a proposta dos Parmetros Curriculares Nacionais.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

Questo 1:
Os PCNs abordam a perspectiva interdisciplinar, na forma de temas transversais que perpassam os contedos das disciplinas. Explique quais as principais diferenas entre os dois conceitos.

( ) Documentos considerados referncias curriculares. ( ) Documentos considerados como Leis. ( ) So estruturadas a partir de alguns princpios que so: a esttica da sensibilidade, a poltica da igualdade e a tica da identidade. ( ) Proposta flexvel a ser concretizada nas decises regionais e locais sobre curr79

Questo 2:
Sobre os Parmetros Curriculares Nacionais, pode-se considerar como verdadeiro:

AGORAASUAVEZ
culos e sobre programas de transformao da realidade educacional. ( ) Os Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental esto organizados em uma parte introdutria, os volumes destinados aos contedos especficos e os volumes destinados aos temas transversais. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA, respectivamente: a) V V V F F. b) V F F V V. c) V F V F V. d) F V F V F. e) F V F V V. c) Uma proposta de ensino fragmentada do ensino, dando continuidade realidade dos anos de 1980. d) Uma proposta que busca superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matria, o pblico e o privado, para constituir identidades sensveis e igualitrias. e) Uma proposta que parte de alguns princpios que so: a esttica da sensibilidade, a poltica da igualdade e a tica da identidade.

Questo 4:
Com relao s Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (DCNEMs) correto afirmar que: I. As DCNEMs se estabelecem atravs da Resoluo CEB/CES n 03/1998. II. As DCNEMs so dedicadas apenas ao ensino fundamental. III. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Bsica representam polticas educacionais a partir de discusses que questionavam a interdisciplinaridade. IV. Esto estruturadas a partir de alguns princpios que so: a esttica da sensibilidade, a poltica da igualdade e a tica da identidade.

Questo 3:
O documento introdutrio dos Parmetros Curriculares Nacionais define a sua proposta como: a) Uma proposta que desconsidera as diversidades locais e regionais. b) Uma proposta flexvel, a ser concretizada nas decises regionais e locais sobre currculos e sobre programas de transformao da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.
80

AGORAASUAVEZ
V. As Diretrizes Curriculares Nacionais so consideradas como Lei. Esto CORRETAS somente as afirmaes: a) II, III, IV. b) I, III, V. c) I, IV, V. d) II, III, V. e) II, IV, V.

Questo 6:
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Mdio esto estruturadas a partir de trs princpios, sendo um deles a poltica da igualdade. Explique qual a proposta desse princpio.

Questo 7:
Descreva em quais aspectos as ideias de John Dewey se aproximam dos princpios em que as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Mdio esto estruturadas (poltica da igualdade, tica da identidade e tica da sensibilidade).

Questo 5:
O que a Resoluo CEB/CNE 03/1998 estabelece no seu primeiro artigo: a) A organizao curricular de cada escola. b) Os princpios sobre os quais as DCNEMs esto estruturadas. c) As propostas pedaggicas das escolas e os currculos constantes dessas propostas. d) A organizao das reas do conhecimento dos currculos do ensino mdio. e) A vinculao da educao com o mundo do trabalho, a prtica social, consolidando a preparao para o exerccio da cidadania e proporcionando preparao bsica para o trabalho.

Questo 8:
Descreva duas contradies que os Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental apontam.

Questo 9:
Relate alguns fatores do contexto scio, econmico e poltico em que os Parmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Mdio so discutidas, elaboradas e aprovadas.

Questo 10:
A Resoluo CEB n 3/1998 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
81

AGORAASUAVEZ
Mdio e estabelece no primeiro artigo que tem como diretriz vincular a educao com o mundo do trabalho, a prtica social, consolidando a preparao para o exerccio da cidadania e proporcionando preparao bsica para o trabalho. Explique o que esta orientao reflete no Ensino Mdio.

FINALIZANDO
Neste tema, voc aprendeu sobre os Parmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais como polticas a partir da proposta dos currculos e seus contedos mnimos que consta na LDB 9394/1996. Compreendeu tambm a proposta dos PCNs com foco no ensino fundamental e das DCNs com foco no ensino mdio. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

82

REFERNCIAS
BRASIL. Parmetros curriculares nacionais: introduo aos parmetros curriculares nacionais, 1997 Disponvel em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. BRASIL. RESOLUO CEB N 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998. Disponvel em <http:// portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_98.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. MARTINS. A. M. Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino mdio: avaliao de documentos. Cadernos de Pesquisa, n. 109, p. 67-87, maro de 2000. SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos. So Paulo: Cengage Learning, 2012.

GLOSSRIO
Parmetros: se refere a uma caracterstica que possibilita comparar algo. Diretrizes: se refere a um plano, um caminho, uma direo. Interdisciplinar: se refere a unificao do conhecimento, integrao terica e prtica numa perspectiva da totalidade. Transdiciplinar: envolve valores, os olhares para a realidade e o pluralismo de ideias que atravessam o currculo. Pragmatismo: se refere a uma doutrina filosfica que possui o valor prtico como critrio de verdade.
83

GABARITO
Questo 1 Resposta: Interdisciplinaridade envolve integrao terica e prtica numa perspectiva da totalidade e as disciplinas interagem entre si em distintas conexes. Temas Transversais: envolve valores, olhares para a realidade, pluralismo de ideias e no h fronteiras entre reas do conhecimento. Questo 2 Resposta: Letra B. Questo 3 Resposta: Letra B. Questo 4 Resposta: Letra C. Questo 5 Resposta: Letra E. Questo 6 Resposta: Este princpio possui como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania. Questo 7 Resposta: As proximidades das ideias de Dewey e os princpios das DCNEMs so: ambos propem a curiosidade dos estudantes e o interesse pelo inusitado como elementos pedaggicos indispensveis na ao escolar e a noo de democracia representativa e de democracia como sinnimo de cidadania republicana.
84

GABARITO
Questo 8 Resposta: Os PCNs apesar de declarar uma proposta flexvel que considera a diversidade sociocultural das diferentes regies do pas e a autonomia de professores e equipes pedaggicas, desconsideram estas diversidades ao estabelecer um padro nacional; fala-se em democracia, porm somente alguns professores de uma nica escola foram convidados a participar do projeto, no sendo nem mencionado as universidades; e, fala-se de um currculo nacional, mas foi um projeto copiado, em grande parte, da Espanha. Questo 9 Resposta: Os Parmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Bsica representam polticas educacionais a partir de discusses que questionavam a fragmentao do ensino que iniciaram no final da dcada de 1980 e durante a dcada de 1990. Neste perodo o Brasil vivia um perodo de redemocratizao do pas e promulgao da Constituio Federal de 1988 e as discusses para a LDB 9.394/1996. A proposta de padronizao curricular em todo o pas que consta na LDB est de acordo com a proposta feita pela Unesco na Conferncia Mundial de Educao para Todos que aconteceu em 1990 na Tailndia, que a planificao educacional em todo o mundo. Questo 10 Resposta: A necessidade de uma reforma do Ensino Mdio que prepare um profissional polivalente capaz de desenvolver toda a sua potencialidade de aprendizagem e a necessidade do domnio dos novos cdigos da modernidade; necessidade de adequar esse nvel de ensino s mudanas postas pela ruptura tecnolgica caracterstica da chamada terceira revoluo tcnico-industrial, na qual os avanos da microeletrnica tm um papel preponderante, bem como pelas novas dinmicas sociais e culturais constitudas no bojo desse processo de mudanas.

85

Tema 06

sees

Financiamento da Educao e as polticas educacionais no Brasil

s e e S

Tema 06

Financiamento da Educao e as polticas educacionais no Brasil

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos, do autor Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, editora Cengage Learning, 2012.

Roteiro de Estudo:
Polticas Educacionais Rosngela de Oliveira Pinto

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: O Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEB). O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). As principais caractersticas do financiamento da educao no Brasil.

Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:
89

CONTEDOSEHABILIDADES
As principais caractersticas do financiamento da educao no Brasil? O que o FUNDEB? O que o FNDE?

LEITURAOBRIGATRIA
Financiamento da Educao no Brasil
Nesta aula, voc estudar o financiamento da educao no Brasil. Atualmente, os fundos que regulam boa parte dos recursos destinados educao so o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEB) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), que correspondem a polticas pblicas de carter redistributivo. O Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEB) Antes do FUNDEB existiu o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEF) que vigorou no perodo de 1997 a 2006. A partir da Lei n 11.494/2007 ocorreu a instituio do FUNDEB que est em vigor desde janeiro de 2007 e se estender at 2020. O FUNDEB atende a toda a educao bsica. Segundo Santos (2012, p. 66) o FUNDEB um fundo contbil 80% formado por receitas de impostos oriundas de estados e municpios e destinados educao. Os recursos que financiam o FUNDEB so compostos por percentuais de transferncias das seguintes receitas:
20% do Fundo de Participao dos Estados (FPE). 20% do Fundo de Participao dos Municpios (FPM).

90

LEITURAOBRIGATRIA
20% do Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS). 20% do Imposto de desonerao sobre Produtos Industrializados proporcional s exportaes (IPlexp), Desonerao das Exportaes (LC n 87/96). 20% do Imposto sobre Transmisso Causa Mortis e Doaes (ITCMD). 20% do Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores (IPVA). 50% do Imposto Territorial Rural (ITR) devido aos municpios (SANTOS, 2012, p. 66).

Alm dos recursos mencionados, as dvidas e juros sobre os impostos citados acima e, a Unio, de acordo com a Lei 11.494/2007, complementar os recursos do fundo sempre que o valor mdio ponderado por aluno no alcanar o mnimo definido nacionalmente. As despesas do FUNDEB devem ser utilizadas com a remunerao do magistrio (60%) e com outras despesas de manuteno da educao (40%). O FUNDEB possui mecanismos de acompanhamento e fiscalizao atravs dos conselhos do FUNDEB compostos por membros indicados pelo Poder Executivo dos respectivos entes federativos (estados e municpios) baseados na poltica de responsabilizao civil, dos tribunais de contas (responsveis por apurar irregularidades contbeis) e do Ministrio Pblico (responsvel pelo zelo ordem jurdica, no que se refere aplicao e ao controle dos recursos do fundo) (SANTOS, 2012). importante ressaltar alguns problemas do FUNDEB enquanto poltica educacional. Primeiramente a poltica de responsabilizao ligada ao princpio de gesto democrtica atravs do controle social do FUNDEB pela sociedade civil. Santos (2012, p. 69) aponta duas questes preocupantes: a) os membros do conselho so indicados pela autoridade do Poder Executivo local, em vez de obedecer a processos eleitorais ou a assembleias com ampla participao popular; b) a legislao do FUNDEB estabelece todas as caractersticas dos conselhos no que se refere sua composio, mas no h nenhum dispositivo que regulamente a divulgao pblica de sua composio ou de suas aes durante o mandato obtido por seus representantes. Desta forma, a democracia e transparncia ficam comprometidas.

91

LEITURAOBRIGATRIA
Ainda com relao transparncia, a legislao no especifica como deve ser realizada a divulgao da aplicao dos recursos, impedindo que muitos professores fiquem sabendo quanto do FUNDEB incorporado ao seu salrio. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao O FNDE uma autarquia federal criada pela Lei n 5.537/1968 e alterada pelo DecretoLei n 872/1969. O FNDE considerado mais que um fundo e pode ser definido, de acordo com Santos (2012, p. 71) como um grande sistema contabilizador e aplicador de recursos financeiros nacional. O FNDE possui como misso prestar assistncia tcnica e financeira e executar aes que contribuam para uma educao de qualidade para todos (Fonte: http://www.fnde.gov.br). Este fundo regulamentado pela Lei n 11.494/2007 que lhe atribui competncias para o gerenciamento de diversos programas de apoio a escolas e sistemas pblicos de ensino. Segundo Santos (2012, p. 72) o montante dos recursos gerenciados pelo fundo provm essencialmente do salrio-educao, o qual consiste em uma contribuio social que incide sobre 2,5% de todas as remuneraes pagas ou creditadas pela empresa. Tal valor recolhido desde 1964, e perfaz um montante significativo de recursos, que redistribudo pela autarquia para escolas e sistemas de ensino, por meio de diversos programas. Os programas que integram o FNDE so: alimentao escolar, biblioteca na escola, Brasil profissionalizado, caminho da escola, dinheiro direto na escola, livro didtico, livros em Braille, planos de aes articuladas (PAR), ProInfncia e transporte escolar. importante ressaltar, com relao ao FNDE, a sua estrutura detalhada, complexa e bastante avanada com relao aos dados informatizados, mas que devido ao fato de muitos gestores no possurem formao especfica ou treinamento adequado, uma grande parte dos recursos so desperdiados. Os fundos que financiam a educao brasileira no so recentes e ainda possuem muitas deficincias com relao distribuio dos recursos e transparncia na aplicao.

92

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Acesse o site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). Disponvel em: <http://www.fnde.gov.br/>. Acesso em: 02 jan. 2014. O site contempla todas as informaes referentes ao FNDE, como suas aes, programas, sistemas, entre outros. Leia a Lei n 11.494 de 20 de junho de 2007. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Lei/L11494.htm>. Acesso em: 02 jan. 2014. A Lei regulamenta o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEB). Leia o artigo Estado e Polticas de financiamento em Educao, de Carlos Roberto Jamil Cury, Revista Educao e Sociedade, 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/es/ v28n100/a1028100.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. O artigo demonstra que a forma vinculante de financiamento da educao bsica e FUNDEB resultam de um entrelaamento de trs vertentes ou elos que vieram se construindo ao longo da histria da educao brasileira.

Vdeos
Pedagogia Unesp Polticas Pblicas - FUNDEB (parte 1 de 2) UNIVESP TV. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=5KeNVR_4IKo&feature=relmfu>. Acesso em: 02 jan. 2014.

93

LINKSIMPORTANTES
Polticas Pblicas - FUNDEB (parte 2 de 2) UNIVESP TV. Disponvel em <http://www. youtube.com/watch?v=EexWLi4JurU&feature=relmfu> Acesso em: 02 jan. 2014. O programa apresenta a evoluo do FUNDEF at 2006 e a mudana para o FUNDEB.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

Questo 1:
Com relao ao financiamento da Educao no Brasil, escreva sobre o projeto que tem sido amplamente divulgado na mdia, alterando as regras de distribuio dos royalties do petrleo. O que e quais os objetivos.

dos e municpios e destinados educao. ( ) O montante dos recursos gerenciados pelo fundo provm essencialmente do salrio-educao, o qual consiste em uma contribuio social que incide sobre 2,5% de todas as remuneraes pagas ou creditadas pela empresa. ( ) Possui como misso prestar assistncia tcnica e financeira e executar aes que contribuam para uma educao de qualidade para todos. ( ) As despesas devem ser utilizadas

Questo 2:
Sobre o FNDE, o que verdadeiro afirmar: ( ) um fundo contbil 80% formado por receitas de impostos oriundas de esta94

AGORAASUAVEZ
com a remunerao do magistrio (60%) e com outras despesas de manuteno da educao (40%). ( ) O FNDE uma autarquia federal criada pela Lei n 5.537/1968 e alterada pelo Decreto-Lei n 872/1969. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA, respectivamente: a) V V V F F. b) F F V V V. c) V F V F V. d) F V V F V. e) F V F V V. c) A sua estrutura detalhada, complexa e bastante avanada com relao aos dados informatizados e o fato de muitos gestores no possurem formao especfica ou treinamento adequado, provoca desperdio de uma grande parte dos recursos. d) A falta de competncias para o gerenciamento de diversos programas de apoio a escolas e sistemas pblicos de ensino. e) A falta de mecanismos de acompanhamento e fiscalizao dos recursos aplicados.

Questo 4:
Com relao ao FUNDEB correto afirmar: I. Vigorou no perodo de 1997 a 2006. II. Est em vigor desde janeiro de 2007 e se estender at 2020. III. Suas despesas devem ser utilizadas com a remunerao do magistrio (60%) e com outras despesas de manuteno da educao (40%). IV. Foi institudo a partir da Lei n 11.494/2007. V. O FUNDEB no possui mecanismos de acompanhamento e fiscalizao. Esto CORRETAS somente as afirmaes:

Questo 3:
Enquanto poltica educacional, o FUNDEB apresenta alguns problemas. Assinale um destes problemas abaixo: a) No prestar assistncia tcnica e financeira. b) A legislao do FUNDEB estabelece todas as caractersticas dos conselhos no que se refere sua composio, mas no h nenhum dispositivo que regulamente a divulgao pblica de sua composio ou de suas aes durante o mandato obtido por seus representantes.

95

AGORAASUAVEZ
a) II, III, IV. b) I, III, V. c) I, IV, V. d) II, III, V. e) II, IV, V. a) I, II, V. b) II, III, V. c) I, IV, V. d) II, III, V. e) II, IV, V.

Questo 5:
Os recursos que financiam o FUNDEB so compostos por percentuais de transferncias de algumas receitas. Essas receitas so: I. 20% do Fundo de Participao dos Estados (FPE). II. 20% do Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS). III. Contribuio social que incide sobre 2,5% de todas as remuneraes pagas ou creditadas pela empresa. IV. 20% do Imposto sobre o rendimento dos profissionais da educao. V. 20% do Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores (IPVA).

Questo 6:
Pesquise no site do FNDE (http://www. fnde.gov.br/) e cite cinco programas que integram o FNDE e, de forma resumida, descreva o objetivo de cada um.

Questo 7:
Descreva as principais diferenas entre o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao.

Questo 8:
(23-11-2012) A Secretaria da Educao de Ribeiro Preto (313 km de So Paulo) informou nesta quinta-feira (22) que no constatou problemas no transporte de alunos da zona rural do distrito de Bonfim Paulista. Fonte: <http://www1.folha.uol.com.br/ cotidiano/ribeiraopreto/1189697-prefeitura-de-ribeirao-diz-nao-haver-problema-no-transporte-de-alunos.shtml>. Acesso em: 02 jan. 2014.

Esto CORRETAS somente as afirmaes:

96

AGORAASUAVEZ
Qual o fundo de financiamento da educao responsvel por programas como o Transporte escolar? Explique.

Questo 9:
(16-11-2012) O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa negou pedido de liminar (deciso provisria) de seis governadores para suspender o ndice de reajuste do piso nacional de professores da rede pblica, definido em lei de 2008. Fonte:<http://www1.folha.uol.com.br/ educacao/1186900-ministro-do-stf-negasuspensao-de-reajuste-para-professores. shtml>. Acesso em: 02 jan. 2014. Qual o fundo de financiamento da educao responsvel pelas despesas com a remunerao do magistrio? Explique.

Questo 10:
Descreva o problema que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao apresenta com relao sua efetivao e interao com administraes locais.

97

FINALIZANDO
Voc aprendeu nesta aula quais so os fundos que financiam a educao no Brasil atualmente: FUNDEB e FNDE. Compreendeu tambm qual a proposta e responsabilidade de cada um e quais as principais diferenas entre eles. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

REFERNCIAS
BRASIL. Lei 11.494 de 20 de junho de 2007. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Lei/L11494.htm>. Acesso em: 02 jan. 2014. SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos. So Paulo: Cengage Learning, 2012. Disponvel em: <http://www.fnde.gov.br/>. Acesso em: 02 jan. 2014.

98

GLOSSRIO
Financiamento: se refere ao provimento de recursos, fundos e receitas. Autarquia: se refere autonomia sobre si mesmo. Receitas: se refere ao que recebido, arrecadado, apurado. Ordem jurdica: sistema de normas que regula a conduta humana, de acordo com a rea do direito. Fundo contbil: o patrimnio que uma pessoa ou entidade mantm destinado a uma finalidade especfica.

GABARITO
Questo 1 Resposta: O projeto altera as regras de distribuio dos royalties do petrleo e prev a destinao de 100% dos recursos dos royalties educao em concesses futuras. O objetivo promover um acrscimo ao valor mnimo, previsto em Constituio, que municpios, estado e Unio devem investir na educao Questo 2 Resposta: Letra D.

99

GABARITO
Questo 3 Resposta: Letra B. Questo 4 Resposta: Letra A. Questo 5 Resposta: Letra A. Questo 6 Resposta: O Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE) tem como objetivo atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanncia em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formao de hbitos alimentares saudveis; O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) tem como objetivo prover as escolas de ensino pblico das redes federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, no mbito da educao infantil (creches e pr-escolas), do ensino fundamental, do ensino mdio e educao de jovens e adultos (EJA), com o fornecimento de obras e demais materiais de apoio prtica da educao bsica; O programa Caminho da Escola tem como objetivo renovar a frota de veculos escolares, garantir segurana e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a reduo da evaso escolar, ampliando, por meio do transporte dirio, o acesso e a permanncia na escola dos estudantes matriculados na educao bsica da zona rural das redes estaduais e municipais; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistncia financeira, em carter suplementar, s escolas pblicas da educao bsica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e s escolas privadas de educao especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. Questo 7 Resposta: O FUNDEB foi criado aps a LDB 9.394/96 atravs do decreto 11.494/2007 e o FNDE foi criado em 1968 pela Lei n 5.537; O FUNDEB um fundo contbil, enquanto o FNDE uma autarquia e pode ser considerado um grande sistema contabilizador e aplicador de recursos financeiros nacional; os recursos do FUNDEB so compostos por percentuais de transferncias de algumas receitas, principalmente de alguns impostos, fundo de participao dos Estados e Municpios, dividas ativa e de juros sobre os impostos. J o
100

GABARITO
FNDE provm essencialmente do salrio-educao, o qual consiste em uma contribuio social que incide sobre 2,5% de todas as remuneraes pagas ou creditadas pela empresa; As despesas do FUNDEB devem ser utilizadas com a remunerao do magistrio (60%) e com outras despesas de manuteno da educao (40%) e as despesas do FNDE so destinadas a aes, planos e programas destinados a subsidiar instituies e sistemas de ensino. Questo 8 Resposta: o FNDE, pois responsvel por aes, planos e programas destinados a subsidiar instituies e sistemas de ensino. Questo 9 Resposta: o FUNDEB, pois as despesas do FUNDEB devem ser utilizadas 60% com remunerao do magistrio. Questo 10 Resposta: A sua estrutura detalhada, complexa e bastante avanada com relao aos dados informatizados e o fato de muitos gestores no possurem formao especfica ou treinamento adequado, provoca um desperdio de grande parte dos recursos.

101

Tema 07

sees

O Sistema Nacional de Avaliao Educacional: Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes

s e e S

Tema 07

O Sistema Nacional de Avaliao Educacional: Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos, do autor Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, editora Cengage Learning, 2012.

Roteiro de Estudo:
Polticas Educacionais Rosngela de Oliveira Pinto

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: O Sistema Nacional de Avaliao Educacional Brasileiro destinado educao bsica e ensino superior. As principais caractersticas das avaliaes e sistemas de avaliao educacional: Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes. As limitaes que as avaliaes - Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes apresentam.

Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:
105

CONTEDOSEHABILIDADES
O que o sistema nacional de avaliao educacional e quais os seus principais objetivos? Quais as principais caractersticas do Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes? Quais as limitaes que o Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes apresentam?

LEITURAOBRIGATRIA
O Sistema Nacional de Avaliao Educacional: Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes
Voc estudar nesta aula o Sistema Nacional de Avaliao Educacional brasileiro para a educao bsica e ensino superior. Trata-se de uma poltica regulatria. Essas avaliaes so o Saeb, Enem e Prova Brasil destinado Educao Bsica e o Sinaes destinado ao Ensino Superior. Desde o final da dcada de 1980 o sistema de avaliao brasileiro vem se ampliando e ficando mais complexo. A partir de uma poltica neoliberal e influncia de acordos internacionais, o Estado passa a adotar uma postura avaliadora e a poltica de responsabilizao.
No incio da dcada dos anos de 1990, a avaliao j ganhava relevncia como poltica do Estado em todo o mundo, principalmente a partir da conferncia de Jontien, Tailndia, coordenada pela UNESCO. Como resposta aos compromissos assumidos pelo Brasil, foi elaborado o Plano Nacional de Educao para Todos (Brasil-MEC, 1993), que entre outros pontos ressaltava a importncia de uma avaliao nacional como forma de melhorar a qualidade do ensino. (Horta Neto, 2007, p.8)

Desta forma, o sistema de avaliao educacional brasileiro vem crescendo nas ltimas dcadas com o discurso de melhorar padres de qualidade. A avaliao aplicada Educao Bsica Saeb e Prova Brasil
106

LEITURAOBRIGATRIA
O Sistema de Avaliao da Educao Bsica (Saeb) tem como objetivo avaliar os alunos do 5 e 9 anos do ensino fundamental e tambm do 3 ano do ensino mdio atravs de uma amostragem de 21% de todas as escolas brasileiras. A Prova Brasil, avalia somente o 5 e o 9 ano das escolas pblicas que no foram avaliadas pelo Saeb. A partir de 2009, a Prova Brasil passou a ser aplicada aos alunos do segundo ano do ensino fundamental com o objetivo de avaliar e melhorar a qualidade da alfabetizao e do letramento inicial oferecido s crianas, denominada de Provinha Brasil. Essas avaliaes acontecem a cada dois anos. De acordo com Santos (2012) a justificativa para a aplicao das provas em determinadas etapas da educao bsica se d a partir da
Teoria Construtivista (um dos elementos de referncia na elaborao desses instrumentos), que parte do princpio de que a ao escolar promove a consolidao de determinadas estruturas mentais imbricadas nas competncias que se desejam desenvolver. Assim, entende-se que uma avaliao composta de testes elaborados com contedos similares, mas colocados em diferentes nveis de complexidade, poderia ser eficiente para verificar quanto as escolas e os sistemas de ensino tm feito no sentido de levar os estudantes a tal consolidao de estruturas esperadas de cada segmento. (SANTOS, 2012, p. 74)

Os instrumentos de avaliao so elaborados a partir de uma metodologia composta por matrizes de competncias divididas por disciplinas, tpicos que correspondem a cada competncia exigida e descritores relativos s habilidades que compem as competncias. A seguir as principais diferenas e semelhanas entre a Prova Brasil e o Saeb:
Prova Brasil Saeb

A prova foi criada em 2005. A Prova Brasil avalia as habilidades em Lngua Portuguesa (foco em leitura) e Matemtica (foco na resoluo de problemas) Avalia apenas estudantes de ensino fundamental, de 5 e 9 anos. A Prova Brasil avalia as escolas pblicas localizadas em rea urbana e rural.

A primeira aplicao ocorreu em 1990.

Alunos fazem prova de Lngua Portuguesa (foco em leitura) e Matemtica (foco na resoluo de problemas) Avalia estudantes de 5 e 9 anos do ensino fundamental e tambm estudantes do 3 ano do ensino mdio. Avalia alunos da rede pblica e da rede privada, de escolas localizadas nas reas urbana e rural.

107

LEITURAOBRIGATRIA
A avaliao quase universal: todos os estudantes das sries avaliadas, de todas as escolas pblicas urbanas e rurais do Brasil com mais de 20 alunos na srie, devem fazer a prova. Como resultado, fornece as mdias de desempenho para o Brasil, regies e unidades da Federao, para cada um dos municpios e escolas participantes. A avaliao amostral, ou seja, apenas parte dos estudantes brasileiros das sries avaliadas participam da prova. Oferece resultados de desempenho apenas para o Brasil, regies e unidades da Federao.

Parte das escolas que participarem da Prova Brasil Todos os alunos do Saeb e da Prova Brasil faro uma ajudar a construir tambm os resultados do Saeb, por nica avaliao. meio de recorte amostral.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/web/prova-brasil-e-saeb/semelhancas-e-diferencas

Duas questes so importantes destacar com relao a estas avaliaes. Primeiramente, o padro nico de avaliao implicado na estrutura do Saeb e, portanto, no considerar a diversidade de currculos e programas de ensino. Enem O Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) foi criado em 1998 com a proposta de se tornar uma avaliao nacional para esse nvel de ensino. A partir de 2009 passou a ser utilizado tambm como mecanismos de seleo para o ingresso no ensino superior. O Enem tambm utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Porm, pode-se afirmar que esse instrumento avaliativo ainda no conseguiu configurar-se como um exame nacional, nem substituir totalmente o vestibular. interessante destacar, de acordo com Santos (2012, p. 77), algumas caractersticas do Enem: - elaborado com base na perspectiva interdisciplinar presente nos PCNs do Ensino Mdio, porm para alunos que em sua grande maioria foram submetidos ao pedaggica de escolas dedicadas a trabalhar com disciplinas. - Sua adeso voluntria e, portanto, no tem como controlar o percentual de alunos que fazem a prova, invalidando todo e qualquer processo de estratificao das amostras estatsticas necessrias tal tarefa de acompanhamento dos resultados. - O foco avaliativo o aluno, invalidando uma anlise do todo, mas sim e apenas dos indivduos.
108

LEITURAOBRIGATRIA
A Avaliao aplicada ao Ensino Superior Sinaes O Sistema Nacional de Avaliao do Ensino Superior (Sinaes) foi criado pela Lei n. 10.861/2004 e formado por trs componentes principais: a avaliao das instituies, dos cursos e do desempenho dos estudantes. De acordo com informaes obtidas no site do Inep, avalia todos os aspectos que giram em torno desses trs eixos: o ensino, a pesquisa, a extenso, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gesto da instituio, o corpo docente, as instalaes e vrios outros aspectos. O Sinaes dirigido pela Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior, composta por especialistas em educao superior nomeados pelo Conselho Nacional de Educao. O Sinaes constitui um sistema complexo de avaliao do ensino superior por possuir partes organicamente conectadas e fornecer indicadores que levam em considerao fatores ponderativos relacionados interao das partes do Sinaes. Possui uma srie de instrumentos complementares: autoavaliao, avaliao externa, Enade, avaliao dos cursos e instituies e instrumentos de informao (censo e cadastro). Segundo Santos (2012, p. 79) no nvel de avaliao institucional interna h a Comisso Prpria de Avaliao (CPA), presente em todas as IES e no nvel da avaliao externa, o Sinaes dispe do CPC para graduao e avaliaes globais da Capes, direcionadas aos programas de ps-graduao que contm curso stricto sensu (mestrado e doutorado). Os cursos de graduao, de acordo com o Sinaes, passam por trs tipos de avaliao: para autorizao, para reconhecimento e para renovao de reconhecimento. O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) obrigatrio aos alunos concluintes dos cursos avaliados e segue o ciclo de avaliao do Sinaes. A avaliao institucional divide-se em duas modalidades: autoavaliao e avaliao externa. A avaliao interna orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliao institucional da IES. A avaliao externa da Instituio acontece para o credenciamento e recredenciamento.

109

LEITURAOBRIGATRIA
As avaliaes externas so realizadas atravs de cadastro das informaes no sistema e-MEC e comisses designadas pelo Inep. Existe um instrumento de avaliao onde so estabelecidos os padres de qualidade para a educao superior. O Sinaes, por ser um sistema complexo de avaliao, possui algumas limitaes. Possui um carter unificador, padronizando a avaliao de qualidade proposta pelo MEC sem considerar as diferenas entre as instituies de ensino superior seja de carter administrativo ou regional. Alm disso, pela complexidade do processo pode-se afirmar que os resultados divulgados nem sempre expressam a verdadeira realidade das Instituies de Ensino Superior. E, por fim, de acordo com Santos (2012, p. 83) o carter centralizador a partir da prerrogativa de que o Sinaes seria um sistema que fomentaria o desenvolvimento de padres de melhoria de qualidade e prticas institucionais de avaliao pautadas em excelncia desenvolvidos localmente a partir dos dados que possui das IES, mas que os gestores das IES no tem acesso.

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Acesse o site do Inep. Disponvel em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em 02 jan. 2014. No site do Inep voc encontrar informaes sobre o Saeb, Prova Brasil, Enem e Sinaes, clicando no link educao bsica e ensino superior. Leia o artigo Avaliao da educao superior no Brasil: os antecedentes histricos do Sinaes, de Carla Busato Zandavalli. Revista Avaliao, 2009. Disponvel em: <http://www. scielo.br/pdf/aval/v14n2/a08v14n2.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. O artigo discute os ante cedentes da avaliao da educao superior no Brasil, abrangendo
110

LINKSIMPORTANTES
o perodo de 1960 a 1990, que subsidiam o entendimento do atual Sistema de Avaliao da Educao Superior. Leia o artigo Um olhar retrospectivo sobre a avaliao externa no Brasil: das primeiras medies em educao at o Saeb de 2005, de Joo Luiz Horta Neto, Revista Iberoamericana de Educacin, 2007. Disponvel em: <http://www.rieoei.org/1533.htm>. Acesso em: 02 jan. 2014. O artigo apresenta alguns fatos considerados marcantes na evoluo da avaliao educacional no Brasil, desde a realizao dos primeiros levantamentos de dados educacionais no incio do sculo XX, passando pela institucionalizao do Ministrio da Educao como rgo responsvel pela administrao da poltica educacional nacional e a criao do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP.

Vdeos
Pedagogia Unesp IDEB - Ocimar Munhoz Alavarse (1/2) UNIVESP TV. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=YGA3WI5xGrE&feature=relmfu>. Acesso em: 02 jan. 2014. Pedagogia Unesp IDEB - Ocimar Munhoz Alavarse (1/2) UNIVESP TV. Disponvel em <http://www.youtube.com/watch?v=_IU1UgQoijA>. Acesso em 02 jan. 2014. Entrevista com Ocimar Munhoz, professor da Faculdade de educao da USP e pesquisador da rea da avaliao educacional sobre os nmeros do Ideb 2009 divulgados pelo Inep em 2010.

111

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

Questo 1:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Pense sobre o que normalmente a mdia traz sobre a avaliao externa, tanto destinada a educao bsica quanto ao ensino superior, e cite quais aspectos mais comuns so divulgados e reforados.

( ) A avaliao amostral, ou seja, apenas parte dos estudantes brasileiros das sries avaliadas participam da prova. ( ) A primeira aplicao ocorreu em 1990. ( ) Avalia apenas as escolas pblicas localizadas em rea urbana e rural. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA, respectivamente: a) V V V F F. b) F F V V V. c) V F V V F. d) F V F V F.

Questo 2:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

verdadeiro afirmar sobre o Sistema de Avaliao da Educao Bsica (Saeb): ( ) Tem como objetivo avaliar os alunos do 5 e 9 anos do ensino fundamental e tambm do 3 ano do ensino mdio. ( ) Avalia apenas estudantes de ensino fundamental, de 5 e 9 anos.
112

AGORAASUAVEZ
e) F V F V V.

Questo 3:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

IV. A partir de 2009 passou a ser utilizado tambm como mecanismos de seleo para o ingresso no ensino superior. V. elaborado com base na perspectiva interdisciplinar presente nos PCNs do Ensino Mdio. Esto CORRETAS somente as afirmaes: a) III, IV, V. b) I, III, V. c) I, IV, V d) II, III, V. e) II, IV, V.

O Sistema Nacional de Avaliao do Ensino Superior (Sinaes) foi criado pela Lei n 10.861/2004 e formado por trs componentes principais, que so: a) Enem, Enade e Censo. b) Avaliao dos cursos e instituies e instrumentos de informao (censo e cadastro). c) Enade, avaliao dos cursos e censo. d) Autoavaliao e avaliao dos cursos e instituies. e) A avaliao das instituies, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

Questo 5:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 4:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

O Sistema Nacional de Avaliao do Ensino Superior (Sinaes) bastante complexo e possui algumas caractersticas especficas, como: I. Possui uma srie de instrumentos complementares: autoavaliao, avaliao externa, Enade, avaliao dos cursos e instituies e instrumentos de informao (censo e cadastro). II. Esse instrumento avaliativo ainda no conseguiu configurar-se como um exame nacional. III. O foco avaliativo o aluno, invalidando uma anlise do todo, mas sim e apenas dos indivduos.
113

As caractersticas principais do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) so: I. Avalia apenas estudantes de ensino fundamental, de 5 e 9 anos. II. A participao de todos os alunos que esto concluindo o ensino mdio obrigatria. III. Criado em 1998 com a proposta de se tornar uma avaliao nacional para esse nvel de ensino.

AGORAASUAVEZ
IV. No nvel de avaliao institucional interna h a Comisso Prpria de Avaliao (CPA), presente em todas as IES e no nvel da avaliao externa, o Sinaes dispe do CPC para graduao. V. A avaliao envolve vrios aspectos como: o ensino, a pesquisa, a extenso, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gesto da instituio, o corpo docente e as instalaes. Esto CORRETAS somente as afirmaes: a) I, III, IV. b) II, III, V. c) I, IV, V. d) II, III, V. e) II, IV, V.

Questo 7:
Cite os tipos de avaliao pelos quais os cursos de graduao passam, de acordo com o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior.

Questo 8:
Descreva trs principais diferenas entre o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica e a Prova Brasil.

Questo 9:
O que a Provinha Brasil?

Questo 10:
Descreva as principais limitaes que o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior apresenta.

Questo 6:
O Enem no um ranking de avaliao entre escolas. uma avaliao dos alunos, insuficiente como instrumento de avaliao do estabelecimento escolar. Fonte: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/ blog-daniel/vale-a-pena-divulgar-o-enem-por-escola-274671-1.asp>. Acesso em: 02 jan. 2014. Explique por que o Enem no pode ser considerado uma avaliao do estabelecimento escolar.

114

FINALIZANDO
Neste tema, voc estudou o sistema de avaliao educacional brasileiro destinado a educao bsica e ensino superior. Aprendeu sobre as caractersticas de cada sistema e avaliao e tambm compreendeu as suas principais limitaes. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

REFERNCIAS
HORTA NETO, J. L. Um olhar retrospectivo sobre a avaliao externa no Brasil: das primeiras mediaes em educao at o Saeb 2005. Revista Iberoamericana de Educacin, n. 42/5, 25 abr. de 2007. http://www.inep.gov.br SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos. So Paulo: Cengage Learning, 2012

115

GLOSSRIO
Construtivismo: se refere ao conhecimento que est em construo a partir das relaes do indivduo com o mundo fsico, social e psquico. Competncias: referem-se ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que um determinado indivduo possui. Amostras: subconjunto de elementos pertencentes a uma determinada populao. Avaliao: indica um determinado valor. Exame: verifica, prova ou teste para identificar habilidades.

GABARITO
Questo 1 Resposta: O que mais comum na divulgao da mdia com relao s avaliaes externas so os dados quantitativos, devido buscar no alcance das metas estabelecidas no Plano Nacional e em acordos internacionais. Questo 2 Resposta: Letra C.

116

GABARITO
Questo 3 Resposta: Letra E. Questo 4 Resposta: Letra A. Questo 5 Resposta: Letra C. Questo 6 Resposta: O Enem no pode ser considerado como uma avaliao de instituio, pois sua adeso voluntria e, portanto, no tem como controlar o percentual de alunos que fazem a prova, invalidando todo e qualquer processo de estratificao das amostras estatsticas necessrias tal tarefa de acompanhamento dos resultados e o foco avaliativo o aluno, invalidando uma anlise do todo, mas sim e apenas dos indivduos. Questo 7 Resposta: Os cursos de graduao, de acordo com o Sinaes, passam por trs tipos de avaliao: para autorizao, para reconhecimento e para renovao de reconhecimento. Questo 8 Resposta: O Saeb avalia alunos do 5 e 9 ano do ensino fundamental e tambm alunos do 3 ano do ensino mdio, de todas as escolas brasileiras e por amostragem. A Prova Brasil avalia todos os alunos do 5 e 9 ano do ensino fundamental, porm apenas das escolas pblicas. Questo 9 Resposta: Avaliao aplicada aos alunos do segundo ano do ensino fundamental com o objetivo de avaliar e melhorar a qualidade da alfabetizao e do letramento inicial oferecido s crianas.

117

GABARITO
Questo 10 Resposta: Possui um carter unificador, padronizando a avaliao de qualidade proposta pelo MEC sem considerar as diferenas entre as instituies de ensino superior seja de carter administrativo ou regional. Alm disso, pela complexidade do processo, pode-se afirmar que os resultados divulgados nem sempre expressam a verdadeira realidade das Instituies de Ensino Superior. E, o carter centralizador a partir da prerrogativa de que o Sinaes seria um sistema que fomentaria o desenvolvimento de padres de melhoria de qualidade e prticas institucionais de avaliao pautadas em excelncia desenvolvidos localmente a partir dos dados que possui das IES, mas que os gestores das IES no tem acesso.

118

Tema 08

sees

Caractersticas estruturais do campo da poltica educacional brasileira

s e e S

Tema 08

Caractersticas estruturais do campo da poltica educacional brasileira

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos, do autor Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, editora Cengage Learning, 2012.

Roteiro de Estudo:
Polticas Educacionais Rosngela de Oliveira Pinto

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Os conceitos norteadores sobre campo e habitus;. Os conflitos e contradies existentes no campo das polticas educacionais brasileiras. Reflexes sobre o direcionamento das polticas educacionais brasileiras.

Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

123

CONTEDOSEHABILIDADES
Quais os principais conflitos e contradies existentes no campo da poltica educacional brasileira? Quais os conceitos que embasam a anlise desses conflitos? Qual a importncia do conhecimento dos profissionais da educao sobre os conflitos e contradies do campo das polticas educacionais?

LEITURAOBRIGATRIA
Caractersticas estruturais do campo da poltica educacional brasileira.
Esta a ltima aula da disciplina e ser feita uma sntese dos elementos que permitem caracterizar a poltica educacional brasileira como um campo de contradies e conflitos. Porm, antes de entrar nas discusses sobre as contradies e conflitos existentes, importante, apoiado em Santos (2012), definir o conceito de campo e de habitus a partir do socilogo francs Pierre Bourdieu.
Para Bourdieu (2001), o campo consiste no espao (delimitado geogrfica, social e politicamente) em que ocorrem as relaes entre os indivduos, grupos e estruturas sociais. Espao este sempre dinmico e com uma dinmica que obedece a leis prprias, animada sempre por disputas ocorridas em seu interior, e cujo mvel invariavelmente o interesse em ser bem-sucedido nas relaes estabelecidas entre os seus componentes. (SANTOS, 2012, p. 94) O habitus consiste em uma matriz geradora de comportamentos, vises de mundo e sistemas de classificao da realidade que se incorpora aos indivduos (ao mesmo tempo em que se desenvolve nestes), seja no nvel das prticas, seja no nvel da postura corporal (hexis) desses mesmos indivduos. Assim, o habitus aprendido e gerado na sociedade e incorporado nos indivduos. O habitus um grande organizador de nossos hbitos, o que d sentido s nossas aes quando estamos em sociedade (SANTOS, 2010 apud SANTOS, 2012, p. 94)

124

LEITURAOBRIGATRIA
Desta forma, o campo de acordo com a teoria de Bourdieu, o lugar onde as coisas acontecem e como elas iro acontecer depender de cada campo. O habitus uma vez que est incorporado ao indivduo ir influenciar o campo e este influenciar tambm o habitus. Seguindo a reflexo que Santos (2012, p. 96) realiza, dividiremos a discusso da poltica educacional brasileira como um campo de contradies e conflitos em trs instncias: a) anlise das estruturas (compostas por formas simblicas e instituies); b) anlise dos agentes (grupos e foras envolvidos na poltica educacional brasileira); c) a lgica estrutural do campo da poltica educacional brasileira. a) Anlise das estruturas (compostas por formas simblicas e instituies) Pode-se afirmar que as formas simblicas, de certo modo, representam o real sentido das aes, planos e programas da poltica educacional brasileira e se dividem em dois grupos: normas no oficiais exemplares e os espritos de lei mais influentes. Sobre as noes no oficiais exemplares comum a confuso entre o pblico e o privado, sendo os recursos pblicos tratados como propriedade individual de quem os gere; o abuso de poder ignorando os princpios da gesto democrtica e dificuldade de entendimento do tempo determinado de um cargo; hiato demasiadamente longo entre a letra da lei e as prticas usuais. Com relao aos espritos da lei mais influentes no campo da poltica educacional brasileira possvel identificar: leis formuladas de modo ambguo; legislao contraditria com a CF/1988, no que tange a instituies educacionais; confronto entre centralizao administrativa e autonomia de instituies e sistemas de ensino; e, leis prevendo a gesto democrtica mediada pela participao em instituies colegiadas, apresentando, no entanto, limitaes do ponto de vista da composio de tais instituies. (SANTOS, 2012). As instituies influentes no campo da poltica educacional brasileira, de acordo com Santos (2012, p. 103) possuem microcampos de foras, os quais so responsveis pelas prioridades de tais foras, expressas em sua atuao em relao aos indivduos e ao campo ao qual pertencem. Essas instituies so divididas em as ligadas diretamente ao Estado como o Ministrio da Educao e Cultura (MEC), o Conselho Nacional de Educao (CNE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Ansio
125

LEITURAOBRIGATRIA
Teixeira (Inep), as agncias de fomento pesquisa; os Conselhos Estaduais de Educao, os Conselhos Municipais de Educao, as Secretarias Estaduais de Educao (SEEs) e as Secretarias Municipais de Educao (SMEs). E, tambm entre as instituies indiretamente ligadas estrutura do Estado como os conselhos do FUNDEB, os comits locais do PAR e os conselhos escolares. b) Anlise dos agentes (grupos e foras envolvidos na poltica educacional brasileira) O habitus ento influencia tambm o campo atravs das relaes existentes. Os agentes envolvidos nessas relaes so: os membros dos conselhos, os representantes da sociedade civil e de movimentos sociais e intelectuais, acadmicos e educadores. c) A lgica estrutural do campo da poltica educacional brasileira. A direo da poltica educacional brasileira, de acordo com Santos (2012, p. 114), caminha rumo a uma homogeneidade definida do centro para a periferia, ou seja, do Governo Federal para os governos locais e as instituies privadas. importante levar em considerao ainda o fato de vrios elementos relativos dinmica das instituies serem ditados por organismos internacionais e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil e mediados pela LDB, indo alm da poltica educacional brasileira. interessante observar que este movimento provoca prticas e posturas individuais para adaptar a poltica oficial s estruturas locais de poder ou aos interesses prprios. Percebe-se no campo da poltica educacional brasileira hoje a coexistncia de padres nicos de avaliao, currculos, financiamento e administrao e, ao mesmo tempo, prticas que se utilizam do casualismo, improviso e interesses pragmticos dos agentes que as animam. A disciplina Polticas Educacionais finaliza com esta aula e importante reforar a importncia do conhecimento do profissional da educao sobre o campo da poltica educacional brasileira - que como j foi falado, vai muito alm do brasileiro - considerando todas as contradies e conflitos existentes.

126

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Leia o artigo Polticas educacionais e desigualdades: procura de novos significados, de Miguel G. Arroyo. Revista Educao e Sociedade, 2010. Disponvel em: <http://www.scielo. br/pdf/es/v31n113/17.pdf>. Acesso em 02 jan. 2014. O artigo destaca como as polticas educacionais tm sido instigadas pelas tentativas de corrigir as desigualdades. Leia o artigo Organizao da educao nacional: sistema e conselho nacional de educao, plano e frum nacional de educao, de Demerval Saviani. Revista Educao e Sociedade, 2010. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/07.pdf>. Acesso em 02 jan. 2014. O artigo analisa a organizao da educao nacional a partir da forma como est disposta na atual LDB, indicando os elementos para a implantao do Sistema Nacional de Educao. Leia o artigo Polticas de regulao e mercantilizao da educao: socializao para uma nova cidadania?, de Nora Rut Krawczyk, Revista Educao e Sociedade, 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a05.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014. O artigo analisa, a partir de reflexes tericas e pesquisas empricas, um dois eixos principais da reforma educativa ocorrida nos anos de 1990 na Amrica Latina. Isto , a consolidao de uma nova organizao e gesto do sistema educativo e da escola, que define formas quase mercantis de delegao de poderes.

127

LINKSIMPORTANTES
Vdeos
Revolta Prof. Amanda Gurgel. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=87uN10TjD7c>. Acesso em: 02 jan. 2014. O vdeo o desabafo da Prof. Amanda Gurgel sobre as polticas relacionadas a valorizao do profissional da educao. A Sociologia como esporte de combate. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=zO4QuCSMO0k>. Acesso em: 02 jan. 2014. Em entrevista no rdio Bourdieu fala sobre o fazer sociolgico e a reproduo da desigualdade.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

Questo 1:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Reflita sobre o estudado durante a disciplina Polticas Educacionais e, a partir dos seus conhecimentos, explique o porqu importante estudar e entender os conflitos
128

e contradies existentes na poltica educacional brasileira.

AGORAASUAVEZ
Questo 2:
INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

A direo da poltica educacional brasileira, de acordo com Santos (2012), caminha em qual direo: a) Rumo a uma homogeneidade definida do centro para a periferia, ou seja, do Governo Federal para os governos locais e as instituies privadas. b) Rumo formao de profissionais cidados e emancipados. c) Da periferia para o centro, ou seja, dos governos locais para o governo federal. d) No sentido apenas dos acordos internacionais assumidos pelo Brasil. e) No sentido da privatizao, partindo das instituies privadas para o governo federal.

mentos sociais e os intelectuais, acadmicos e educadores. c) A Aneb e a Conaes. d) O Ministrio da Educao e Cultura, o Conselho Nacional de Educao e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao. e) As agncias de fomento pesquisa, os conselhos estaduais de educao e os conselhos municipais de educao.

Questo 4:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

As instituies influentes no campo da poltica educacional brasileira indiretamente ligadas ao Estado, so: I. Conselhos do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao. II. Comits locais do Plano de Articulaes de Polticas. III. Conselhos Estaduais de Educao. IV. Agncias de fomento pesquisa. V. Conselhos escolares. Esto CORRETAS somente as afirmaes: a) II, III, IV. b) I, II, V.

Questo 3:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Os agentes que influenciam o campo da poltica educacional brasileira so: a) Os conselhos do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao, os comits locais do Plano de Articulaes de Polticas e os conselhos escolares. b) Os membros dos conselhos, os representantes da sociedade civil e de movi-

129

AGORAASUAVEZ
c) I, IV, V. d) II, III, V. e) II, IV, V. d) II, III, V. e) II, IV, V.

Questo 6:
INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 5:

Com relao s formas simblicas como suporte ideolgico da poltica brasileira correto afirmar: I. Um exemplo de normas no oficiais a distncia demasiadamente entre a letra da lei e as prticas usuais. II. A ausncia de confronto entre a centralizao administrativa e autonomia de instituies e sistemas de ensino. III. Vm a ser o prprio sentido de aes, planos e programas polticos da educao brasileira. IV. So compostos por instituies diretamente ligadas estrutura do Estado. V. So compostos pelas normas e regras no oficiais e pelos espritos de lei. Esto CORRETAS somente as afirmaes: a) I, III, V. b) II, III, V. c) I, IV, V.

Explique o conceito de campo de acordo com a teoria de Bourdieu.

Questo 7:
Explique o conceito de habitus de acordo com Santos (2010).

Questo 8:
O Ministrio da Educao e Cultura (MEC) representa uma instituio influente no campo da poltica educacional brasileira diretamente ligada ao Estado. Descreva, de forma resumida, as principais caractersticas desta instituio.

Questo 9:
A regulamentao de rgos colegiados, que servem de mediadores entre o Estado e a sociedade civil no que compete implantao das polticas de responsabilizao. (SANTOS, 2012, p. 102). Nesta situao pode ser identificados, de forma simblica, espritos de lei que influenciam o campo da poltica educacional brasileira. Explique o por qu.

130

AGORAASUAVEZ
Questo 10:
A confuso entre as dimenses do pblico e do privado no mbito da gesto dos recursos direcionados a sistemas e unidades de ensino so formas simblicas que do suporte ideolgico s polticas educacionais brasileiras. Explique o por qu.

FINALIZANDO
Nesta ltima aula voc estudou o campo da poltica educacional brasileira a partir dos conceitos de campo e habitus. Aprendeu sobre os conflitos e contradies existentes no campo da poltica educacional brasileira e a necessidade e importncia de conhec-los. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

131

REFERNCIAS
ARROYO, M. G. Polticas educacionais e desigualdades: procura de novos significados, de Miguel G. Arroyo. Revista Educao e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 13811416, out.-dez. 2010. SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prtico da poltica educacional no Brasil: aes, planos, programas e impactos. So Paulo: Cengage Learning, 2012.

GLOSSRIO
Formas simblicas: smbolos; a substituio, atravs de smbolos, de algo que existe. Espritos de lei: formado por idias-foras que so aquelas que permeiam todos os documentos e acabam por compor sua intencionalidade e objetivos. Hiato: intervalo. Comits: grupo de pessoas incumbidas de tratar de determinado assunto. Agentes: que opera, age, o que pratica a ao.

132

GABARITO
Questo 1 Resposta: A resposta esperada deve ser no sentido do profissional da educao, compreendendo as contradies e conflitos existentes no campo da poltica educacional brasileira, possa atuar como um profissional consciente lutando para transformar a realidade. Questo 2 Resposta: Letra A. A direo da poltica educacional brasileira, de acordo com Santos, caminha rumo a uma homogeneidade definida do centro para a periferia, ou seja, do Governo Federal para os governos locais e as instituies privadas. Questo 3 Resposta: Letra B. Os agentes que influenciam o campo da poltica educacional brasileira so: os membros dos conselhos, os representantes da sociedade civil e de movimentos sociais e os intelectuais, acadmicos e educadores. Questo 4 Resposta: Letra B. As instituies influentes no campo da poltica educacional brasileira indiretamente ligadas ao Estado, so os conselhos do FUNDEB, os comits locais do PAR e os conselhos escolares. Questo 5 Resposta: Letra A. As formas simblicas como suporte ideolgico da poltica brasileira vem a ser o prprio sentido de aes, planos e programas polticos da educao brasileira; so compostos pelas normas e regras no oficiais e pelos espritos de lei; e um exemplo de normas no oficiais a distncia demasiadamente entre a letra da lei e as prticas usuais. J a ausncia de confronto entre a centralizao administrativa e autonomia de instituies e sistemas de ensino e as instituies diretamente ligadas estrutura do Estado correspondem s Instituies influentes no campo da poltica educacional brasileira.
133

GABARITO
Questo 6 Resposta: O campo consiste no espao (delimitado geogrfica, social e politicamente) em que ocorrem as relaes entre os indivduos, grupos e estruturas sociais. Espao este sempre dinmico e com uma dinmica que obedece a leis prprias, animada sempre por disputas ocorridas em seu interior, e cujo mvel invariavelmente o interesse em ser bemsucedido nas relaes estabelecidas entre os seus componentes. Questo 7 Resposta: O habitus consiste em uma matriz geradora de comportamentos, vises de mundo e sistemas de classificao da realidade que se incorpora aos indivduos (ao mesmo tempo em que se desenvolve nestes), seja no nvel das prticas, seja no nvel da postura corporal (hexis) desses mesmos indivduos. Assim, o habitus aprendido e gerado na sociedade e incorporado nos indivduos. O habitus um grande organizador de nossos hbitos, o que d sentido s nossas aes quando estamos em sociedade. Questo 8 Resposta: O MEC o rgo responsvel pela coordenao das polticas desenvolvidas na rea da educao. Sua atuao no se restringe aos aspectos pedaggicos-educacionais, estendendo-se ao planejamento e avaliao de plano, programas e propostas para esta rea. Gerencia vultosas somas de recursos, distribudas aos sistemas e s instituies de ensino ligadas sua estrutura. Sua ao no campo da poltica educacional brasileira de integrao de polticas e de estabelecimentos de padres que devem ser seguidos por instituies e sistemas de ensino do Brasil. Questo 9 Resposta: feita uma previso de ampla participao popular na gesto de recursos e administrao de sistemas e instituies, sem, no entanto, criar mecanismos para que isso ocorra. Questo 10 Resposta: Essa confuso acontece na medida em que recursos pblicos so tratados como projeto individual de quem os gere, ou seja, muitos agentes da poltica educacional brasileira referem-se e lidam com o sistema pblico como se fossem propriedade privada.

134

Potrebbero piacerti anche