Sei sulla pagina 1di 7

www.materialconcursos.com.

br

Motivao, Comunicao e Liderana


Comandar equipes de elevado desempenho exige do lder, sentimentospositivos e a arte de usar a prpria inteligncia emocional e a do grupo. Em conseqncia, este artigo busca desenvolver uma viso sinttica do processo de liderana de equipes de elevado desempenho, para que os lideres multipliquem a agudeza emocional por toda a organizao, pois o constrangimento das pessoas em razo do ndice de inimizade, traz desavenas interpessoais. De repente, uma equipe sente a baixa na competncia de administrao de seus conflitos, pela incapacidade prpria da equipe em tomar decises cruciais e decisivas. O ambiente de uma equipe de elevado desempenho s comea a mudar, quando os seus membros reconhecem que esto trabalhando em situaes de presso, e desta forma, ficam comprometidos com o objetivo do grupo. Cabe ao lder verificar o nvel de presso do clima organizacional, evitando a ocorrncia de uma impregnao do ambiente e conseqentemente da conscincia coletiva, que desencadear o aumento do ndice de inimizade ou hostilidade do grupo de trabalho. Existem casos onde a conscincia coletiva tem um enfraquecimento comprometedor por motivo de contaminao de outros funcionrios pertencentes ao mesmo grupo, em pequena entrevista feita a um empresrio, proprietrio de uma grande indstria de telhas de fibra de vidro com um nmero elevado de funcionrios localizada no interior do estado de So Paulo, ele disse -um funcionrio insatisfeito igual uma ma podre dentro de uma caixa de mas, se no tirar logo estraga o resto. Ser que ele est certo? De acordo com os estudos, este funcionrio ou estes funcionrios podem estar passando por um grau de muito pouca motivao operacional causada por vrios motivos que podem afetar o local de trabalho, motivos estes familiares, viscerais e at mesmo problemas dentro da prpria empresa, por este motivo perceberamos a grande falta de uma Assistente Social, que vai tocar na ferida da ma podre personagem citado logo acima, e ai ento descobrir se o cidado (s) uma pessoa (s) com problema ou uma pessoa problemtica. A liderana deve desenvolver no seu plano, uma diretriz com previsibilidade de falhas, at porque as equipes de elevado desempenho tambm falham, mas ter certa convico de que este baixo desempenho causado aleatoriamente no seja por motivos internos de falta de motivao da empresa para com seus colaboradores de produo ou at mesmo os colaboradores administrativos que regem o bom andamento da organizao por de traz dos bastidores.

www.materialconcursos.com.br

Com certeza os melhores lderes prestam ateno ao clima organizacional e monitoram o ambiente, incentivando as pessoas a um relacionamento de empatia, base de todas as competncias do relacionamento interpessoal e intrapessoal. Prestar ateno e agir com base na sua percepo sensorial do que esta havendo no grupo no requer, grande capacidade intelectual ou inteligncia emocional, basta existir o comprometimento com a viso da organizao em que se trabalha.

Liderana (Quatro dimenses).


Nossa vida centrada em princpios corretos, e o ato de liderar esta dentro de cada ser humano que busca alcanar um objetivo concreto ou o poder, e existem Quatro dimenses fundamentais que esto representadas como fonte primria em nossas vidas so estas dimenses: Poder, Segurana, Orientao, Sabedoria. I-Poder. O poder a capacidade de agir, a fora e coragem para conseguir algo. a energia vital para fazer escolhas e tomar decises. Representa tambm capacidade de Ultrapassar hbitos profundamente incrustados e cultivar outros mais elevados e eficazes. (Stephen Covey / Revista T & D. Edio 119:17) Pessoas sem poder so inseguras, dependentes das circunstncias e dos outros, no tm uma compreenso real, nem opinio prpria, e quando falamos pessoas sem poder nos referimos as pessoas sem uma personalidade autentica, so pessoas que falam somente o que lhe mandam falar, que pensam somente se forem autorizadas a isso, ou seja, sem ao ou reao.

II-Segurana. A segurana representa nosso senso de valor, identidade, coragem e emocional, auto-.estima e fora pessoal.Naturalmente, podemos observar vrios graus de segurana, onde a vida da pessoa golpeada por todas as foras instveis a que est sujeita.(Stephen Covey /Revista T & D. Edio 119:15) No ter segurana algo que no pode fazer parte da vida de um lder, pois a insegurana na maioria das vezes visvel e isso desestimula os que esto ao seu redor fazendo com que a motivao desaparea...

III- Orientao.

www.materialconcursos.com.br

A orientao a direo que recebemos na vida. Envolvidos por nosso mapa a estrutura interna de referncia que interpreta o que est acontecendo l fora encontra-se padres ou critrios que governam as decises e os atos. Com o tempo, esse monitor interno torna-se nossa fonte de orientao, nossa conscincia.(Stephen Covey / Revista T & D. Edio 119:17) A orientao, ou seja, a Educao so ensinamentos que fazem com que o homem se torne um bom lder, dependendo somente da orientao correta e da sua fora de vontade de ser realmente o melhor... IV-Sabedoria. A Sabedoria sugere uma perspectiva prudente da vida, um senso de equilbrio, uma. Compreenso aguada de como as vrias partes e princpios se aplicam e se relacionam entre si, Engloba julgamento, discernimento, compreenso.Trata-se de uma unidade integrada.(Stephen Covey / Revista T & D. Edio 119:17) A sabedoria de agir de tomar as decises corretamente, de saber a maneira correta de falar com seus subordinados e ate mesmo amigos e parentes, conta muito para sua conduta profissional, para o seu crescimento pessoal e profissional. Com estas Quatro dimenses seremos eficazes em curto prazo, e saberemos tomar decises corretas para nosso dia a dia e para nossa empresa assim como para a empresa na qual trabalhamos, Ichak Adizes diz: Ns falamos sobre garantir a eficcia em curto prazo, atravs da satisfao das necessidades imediatas do cliente. Ser eficaz a curto prazo uma condio necessria para uma boa deciso. E tomar boas decises a metade de gerenciar bem. Por que temos que tomar decises? Porque h problemas e eles existem porque existem mudanas. O diagrama. O diagrama o seguinte: Mudanas

Problemas Gerenciar Decidir ! implementar

www.materialconcursos.com.br

( I ) Para Quem existimos ( E) Por que fazer ( P ) O que fazer O papel ( P ) torna a organizao eficaz a curto prazo, porque ele satisfaz as necessidades presentes dos clientes presentes.A eficincia a curto prazo tambm necessria. Para isso voc precisa desempenhar outro papel. Para ser eficiente, voc precisa sistematizar uma organizao, tornar rotineiros os seus processos. As coisas certas devem ser feitas no momento certo, na ordem certa, com a intensidade certa e na seqncia certa. Voc precisa fazer as coisas da maneira certa e no apenas as coisas certas (...) (Ichak Adizes / Gerenciando as Mudanas: 29).

Liderar Mudanas com Motivao. No se pode ser um Lder sem envolver-se com mudanas. Portanto liderar mudanas e algo redundante definimos mudana como sendo o prprio trabalho e negcio do Administrador. O Lder deve ser capaz de inspirar, entusiasmar sua equipe e extrair o melhor de cada um. Liderar lidar com aquilo que algum faa, em face de uma dificuldade, mudana ou crise qual ningum houvesse dedicado ateno. Liderana tem a ver com a relao entre aqueles que aspiram liderar e aqueles que escolhem seguir seu lder liderana sempre uma aspirao. (...) uma pesquisa aplicada em mais de 350 mil gerentes, cuja atualizao apontou as seguintes caractersticas mais admiradas em lderes: honestidade, viso de futuro, competncia, inspirao, coragem, senso de justia e equicidade (...). (Branch Manager Revista T & D. Edio 115: 16). Um lder deve ser um modelo para a organizao. Devem assumir um compromisso com sua vida que seja consistente com o seu corao, que d voz ao que realmente sentem importante, o sentido da liderana esta no ato de liderar a si prprio, o desenvolvimento da liderana tem a ver com o autodesenvolvimento, as pessoas apreciaro seus lideres na mesma proporo em que se sentirem apreciadas.

www.materialconcursos.com.br

(...) Matt de Luca, CEO da Prudential Real State em recente entrevista revista Management Review,declarou quando perguntado sobre seu estilo de liderana que seu dia-a-dia repleto de momentos de verdade (...). (...) Ele cita alguns fatores crticos de sucesso para lderes: * Falar e agir em sintonia: se, por exemplo, voc prega a importncia do trabalho em equipe, mas no age assim com seus funcionrios, suas palavras sero um discurso sem eco. * Segundo ponto, a sua atitude: ela vital no relacionamento com seus funcionrios, seus clientes internos e externos. * Por fim, mas no menos importante, sua habilidade para ensinar e aprender. Matt de Luca encerra dizendo que liderana no tem frmulas mgicas, mas sim um padro holstico que envolve comportamentos, atitudes, e que cada pessoa, cada lder, tem diferentes pesos em seus atributos e formas diferentes de ensinar (...). (Antonio Carlos Amorim, Revista T & D, Edio 75: 26)

Valores de Um Verdadeiro Motivador. Como ser tudo isso (eficazes, organizados...) se no tivermos a mentalidade de gestor para planejar esse caminho e um corao de lder para estimular e entusiasmar a ns mesmos a ultrapassar as barreiras dessa trajetria. Onde buscar, seno dentro de nossa prpria vida a capacidade de aprender sempre, com os outros e com os nossos prprios erros, e a sabedoria para realinharmos, a cada momento, os rumos de nossa vida. Enfim vamos resumir os valores de um verdadeiro Motivador ou lder em trs: Coragem, Segurana e Confiana. Esses trs valores, de uma maneira ou de outra, impulsionam o desenvolvimento de outros tantos. preciso coragem para ser ousados e termos nova viso; a segurana proporciona-nos a humildade e desenvolve nossa capacidade de mudar, j a confiana est na base da harmonia e compreenso. Somos todos motivados durante o tempo inteiro, e assim procuramos fazer as coisas que merecero prmios e evitar as que no nos daro satisfao. O problema que, complexos como somos, os seres humanos raramente concordam no que prmio ou no . Portanto, o trabalho do administrador fazer o ajuste ajudando o empregado a sentir que as metas do grupo, do departamento ou da organizao so iguais (ou paralelas) s suas metas pessoais. Nisso, mais que em qualquer outra coisa, consiste a arte do verdadeiro administrador. O comportamento de um

www.materialconcursos.com.br

empregado no trabalho sempre motivado pelos benefcios que ele/ela e no voc procura. Assim voc encontra o mecanismo de motivao em qualquer pessoa. (Culligan, Deakins e Young/ Administrao de Volta as Origens: 76). A Motivao nos impulsiona sempre em todas as decises que possamos tomar, quando um administrador apresenta idias, ele pensa em termos de benefcios e em quais so as necessidades de seu pessoal. Um lder eficiente precisa mudar constantemente sua forma de se expressar para atingir os seus ouvintes. A linguagem que usa com as pessoas deve focalizar os benefcios e satisfazer a necessidade de participao, de reconhecimento, de segurana econmica e emocional.

Concluso O lder ento visto como algum que pode trazer benefcios no somente para um grupo em geral, mas tambm para cada membro desse grupo em particular. a ele que cabe fazer nascer desse vinculo o valor que seus seguidores lhe atribuem. Quando cada membro de um grupo percebe seu lder de maneira positiva, haver uma tendncia natural em devolver ao lder seu reconhecimento e aceitao como forma de lhe conferir a autoridade da qual necessita para desempenhar seu papel de dirigir pessoas. Como se pode caracterizar, as teorias que valorizam as motivaes dos seguidores representando um passo importante no reconhecimento de que a ligao entre lder e subordinado se faz em dupla direo, pois dessa forma admite-se a importncia das manifestaes dos seguidores junto a seus lderes. Nesse contexto tambm, a varivel percepo social, ou habilidade interpessoal tem um papel relevante, uma vez que no conseguindo compreender a realidade do relacionamento entre ambos pode-se at mesmo impedir que um indivduo emerja e se mantenha no desempenho do seu papel de lder eficaz. especialmente a partir desse momento que o seguidor deixa de ser caracterizado como um ser passivo influncia, isto , faz-se notar atravs da expresso dos seus desejos, bem como atravs das expectativas que espera ser atendida. A funo motivacional do lder deve estar ligada s crescentes recompensas pessoais dos subordinados no sentido dos objetivos do trabalho, fazendo com que o caminho para essas recompensas se torne mais fcil de ser percorrido, reduzindo os bloqueios e as armadilhas durante todo o percurso.

www.materialconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche