Sei sulla pagina 1di 34

Inspetor de Solda Nvel 1

Mtodos de Unio dos Metais

A unio conseguida pela aproximao dos tomos e molculas das partes a serem unidas, ou de um material intermedirio, at distncias suficientemente pequenas para a formao de ligaes metlicas. Como exemplo desta categoria citam-se:

brasagem

colagem

soldagem

A soldagem a tcnica de unir duas ou mais partes constitutivas de um todo, assegurando entre elas a continuidade do material e em conseqncia suas caractersticas mecnicas e qumicas. Outras operaes com o mesmo fim no asseguram essa continuidade geomtrica caso da rebitagem, parafusagem ou qumica caso da colagem.

Essa tcnica ou conjunto de tcnicas aplica-se a diversos materiais de construo: o vidro, os plsticos, etc. Nesse sentido, a soldagem se classifica entre os mtodos de conformao dos metais, complementando a srie de processos de conformao metalrgicos (fundio, laminao, forjamento, extruso, trefilao, sinterizao de p) e mecnicos (usinagem).

Fundio O processo de fundio consiste em vazar (despejar) metal lquido num molde contendo uma cavidade na geometria desejada para a pea final. O processo de fundio permite obter, de modo econmico, peas de geometria complexa, sua principal vantagem em relao a outros processos. O processo de fundio aplica-se a vrios tipos de metais, tais como aos, ferros fundidos, alumnio, cobre, zinco, magnsio e respectivas ligas. Porm existem desvantagens. Os aos fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tenses residuais, microporosidades e variaes de tamanho de gro. Tais fatores resultam em menor resistncia e ductilidade, quando comparados aos aos obtidos por outros processos de fabricao como conformao a quente.

Metal lquido

Canal de descida

Caixa metlica Cavidade da pea

Areia

Canal de distribuio

Forjamento O forjamento uma operao normalmente realizada a quente e, , at hoje responsvel pela produo de grande parte do elementos mecnicos. A combinao de formas adequadas com propriedades excelentes obtidas com este processo tem garantido sua permanncia dentre os mais empregados, inclusive para aplicaes aeroespaciais. Podemos demonstrar o processo de forjamento atravs de martelamento, matrizes e prensas para forjados de grandes dimenses.

Recalque simples

Recalque com alargamento

Asceno (extruso Inversa)

Laminao Consiste na passagem do material entre dois rolos que giram com a mesma velocidade perifrica e em sentidos opostos e esto espaados de uma distncia algo inferior espessura da pea a laminar. Nestas condies, em funo do atrito metal-rolo, a pea puxada para entre os rolos, tendo sua espessura reduzida, o comprimento alongado e a largura levemente aumentada. Devido as caractersticas de trabalho a laminao pode ser feita quente (geralmente em equipamentos pesados), ou frio (proporciona um melhor controle das medidas finais).

Extruso No processo de extruso, o metal slido (tarugo) forado a fluir, por compresso, atravs de um orifcio em uma matriz com seo transversal inferior a da bitola original. A extruso um dos processos de maior flexibilidade com respeito forma de seco transversal do produto obtido. Perfis diversos, assim como tubos sem costura, podem ser produzidos, com excelente preciso dimensional, por este processo.

Trefilao Operao em que a matria-prima estirada (esticada) atravs de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma fora de trao aplicada do lado de sada da matriz.

Sinterizao um processo no qual ps com preparao cristalina ou no, uma vez compactados, recebem tratamento trmico, no qual a temperatura de processamento sempre menor que a sua temperatura de fuso. Este processo cria uma alterao na estrutura microscpica do elemento base. Sua finalidade obter uma pea slida coerente. utilizada na produo de ferramentas de usinagem de aos rpidos e tambm de punes e matrizes, bem como peas de geometria complexa, que inviabiliza sua obteno atravs dos outros meios convencionais.

Usinagem Compreende todo processo mecnico onde a pea o resultado de um processo de remoo de material. Existem vrios processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento, furao, eletroeroso entre outros.

Definio de Soldagem
Um grande nmero de diferentes processos utilizados na fabricao e recuperao de peas, equipamentos e estruturas abrangido pelo termo SOLDAGEM. Classicamente, a soldagem considerada como um mtodo de unio. Porm, muitos processos de soldagem ou variaes destes so usados para a deposio de material sobre uma superfcie, visando a recuperao de peas desgastadas ou para a formao de um revestimento com caractersticas especiais.

Diferentes processos relacionados com os de soldagem so utilizados para o corte ou para o recobrimento de peas. Diversos aspectos dessas operaes de recobrimento e corte so similares soldagem e, por isso, muitos aspectos destes processos so abordados juntamente com esta.

Algumas definies de Soldagem:


"Processo de juno de metais por fuso". (Deve-se ressaltar que no s metais so soldveis e que possvel soldar metais sem fuso).

"Operao que visa obter a unio de duas ou mais peas , assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades fsicas, qumicas e metalrgicas".

Processos de Soldagem
"Operao que visa obter a coalescncia localizada produzida pelo aquecimento at uma temperatura adequada, com ou sem a aplicao de presso e de metal de adio."

(Definio a adotada pela AWS - American Welding Society). Processo de unio de materiais baseado no estabelecimento, na regio de contato entre os materiais sendo unidos, de foras de ligao qumica de natureza similar s atuantes no interior dos prprios materiais.

Histrico da Soldagem
Por milnios, o homem tem buscado formas de unir metais, tanto para fins prticos quanto estticos. Existe, por exemplo, no Museu do Louvre, um pingente de ouro com indicaes de ter sido soldado e que foi fabricado na Prsia, por volta de 4000 AC. O ferro, cuja fabricao se iniciou em torno de 1500 AC, substituiu o cobre e o bronze na confeco de diversos artefatos. O ferro era produzido por reduo direta e conformado por martelamento na forma de blocos com poucos peso. Quando peas maiores eram necessrias, os blocos eram soldados por forjamento, isto , o material era aquecido ao rubro, colocavase areia entre as peas para escorificar impurezas e martelava-se at a soldagem. Como um exemplo da utilizao deste processo, cita-se um pilar de cerca de sete metros de altura e mais de cinco toneladas existente ainda hoje na cidade de Delhi (ndia).

A soldagem foi usada, na antiguidade e na idade mdia, para a fabricao de armas e outros instrumentos cortantes. Como o ferro no pode ser endurecido por tmpera, e o ao, com um teor maior de carbono, era um material escasso e de alto custo, sendo fabricado pela cementao de tiras finas de ferro as ferramentas eram fabricadas com ferro e com tiras de ao soldadas nos locais de corte e endurecidas por tmpera. Espadas de elevada resistncia mecnica e tenacidade foram fabricadas utilizando-se um processo semelhante, no qual tiras alternadas de ao e ferro eram soldadas entre si e deformadas por compresso.

Embora a soldagem, na sua forma atual, seja um processo recente, com cerca de 100 anos, a brasagem e a soldagem por forjamento tem sido utilizadas desde pocas remotas.

A soldagem permaneceu como um processo secundrio de fabricao at o sculo XIX, quando a sua tecnologia comeou a mudar radicalmente, principalmente, a partir das experincias de Sir Humphrey Davy (1801-1806) com o arco eltrico, da descoberta da acetileno por Edmund Davy e do desenvolvimento de fontes produtoras de energia eltrica que possibilitaram o aparecimento dos processos de soldagem por fuso. Ao mesmo tempo, o incio da frabricao e utilizao de ao na forma de chapas tornou necessrio o desenvolvimento de novos processos de unio para a fabricao de equipamentos e estruturas.

A primeira patente de um processo de soldagem, obtida na Inglaterra por Nikolas Bernados e Stanislav Olszewsky em 1885, foi baseada em um arco eltrico estabelecido entre um eletrodo de carvo e a pea a ser soldada, o Electrogefest .

Nesta nova fase, a soldagem teve inicialmente pouca utilizao, estando restrita principalmente execuo de reparos de emergncia at a ecloso da 1 grande guerra, quando a soldagem passou a ser utilizada mais intensamente como um processo de fabricao.

Por volta de 1890, N. G. Slavianoff, na Rssia, e Charles Coffin, nos Estados Unidos, desenvolveram independentemente a soldagem a arco com eletrodo metlico nu.

At o final do sculo XIX, os processos de soldagem por resistncia, por aluminotermia e a gs foram desenvolvidos. Em 1907, Oscar Kjellberg (Sucia) patenteia o processo de soldagem a arco com eletrodo revestido. Em sua forma original, este revestimento era constitudo de uma camada de cal, cuja funo era unicamente estabilizar o arco. Desenvolvimentos posteriores tornaram este processo o mais utilizado no mundo.

Mais Recentes Soldadura por frico, que usa a velocidade de rotao e presso virado para fornecer calor de frico, foi desenvolvida na Unio Sovitica. um processo especializado e tem aplicaes apenas quando um volume suficiente de peas semelhantes, deve ser soldada devido ao custo inicial dos equipamentos e ferramentas. Este processo chamado de soldar.

Solda a laser um dos mais novos processos. O laser foi originalmente desenvolvida na Bell Telephone Laboratories como um dispositivo de comunicao. Por causa da grande concentrao de energia em um espao pequeno, ele provou ser uma poderosa fonte de calor. Tem sido usada para cortar metais e no metais. Equipamentos de pulso contnua est disponvel. O laser encontrar aplicaes de soldagem na indstria automotiva operaes de usinagem.

Atualmente, mais de 50 diferentes processos de soldagem tm alguma utilizao industrial e a soldagem o mais importante mtodo para a unio permanente de metais. Esta importncia ainda mais evidenciada pela presena de processos de soldagem e afins nas mais diferentes atividades industriais e pela influncia que a necessidade de uma boa soldabilidade tem no desenvolvimento de novos tipos de aos e outras ligas metlicas.

Potrebbero piacerti anche