Sei sulla pagina 1di 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA

DISCIPLINA: DEQ 0605 Cincias e Engenharia de Materiais para Engenharia de Alimentos DOCENTE: Joo Bosco de A. Paulo DISCENTES: Karine Fonseca Soares

Cermicas Avanadas na Indstria de Alimentos

NATAL/RN JUNHO 2013

Sumrio
1. 2. INTRODUO ........................................................................................................................ 3 CERMICAS AVANADAS ...................................................................................................... 4 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. DEFINIO ..................................................................................................................... 4 CARACTERISTICAS DAS CERMICAS AVANADAS......................................................... 4 CLASSIFICAO.............................................................................................................. 5 APLICAO .................................................................................................................... 6 Filtros ..................................................................................................................... 6 Na indstria ........................................................................................................... 6 Turbinas ................................................................................................................. 6 Optica .................................................................................................................... 7 Em motores e freios .............................................................................................. 7 Proteo Balstica .................................................................................................. 8 Eletrnica............................................................................................................... 8

2.4.1. 2.4.2. 2.4.3. 2.4.4. 2.4.5. 2.4.6. 2.4.7. 2.5.

PROCESSAMENTO ......................................................................................................... 8 Al2O3 Alumina ...................................................................................................... 9 Alumina eletrofundida .......................................................................................... 9 ZrO2 Zircnia ....................................................................................................... 9 SiC Carbeto de Silcio .......................................................................................... 9 Si3N4 Nitreto de Silcio ...................................................................................... 10

2.5.1. 2.5.2. 2.5.3. 2.5.4. 2.5.5. 2.6. 2.7. 2.8. 3. 4.

TRADICIONAIS X AVANADAS ..................................................................................... 10 CERMICAS AVANADAS NO BRASIL .......................................................................... 11 PERSPECTIVAS ............................................................................................................. 12

CONCLUSO ........................................................................................................................ 14 REFERENCIAS ....................................................................................................................... 15

1. INTRODUO

A cermica uma arte antiga, que datam de 4.000 anos, originrios do Egito antigo cerca de 4.700 a.C.A origem da palavra "cermica" vem da palavra grega "Keramos", ou cermica. A palavra "telha" se origina do latim "Tegula" e seu derivado francs, "Tuile. No Brasil, a cermica tem seus primrdios na Ilha de Maraj, esta aponta avanada cultura indgena que floresceu na ilha. Estudos arqueolgicos, contudo, indicam a presena de uma cermica mais simples, que indica ter sido criada na regio amaznica por volta de cinco mil anos atrs. Cermica compreende todos os materiais inorgnicos, no metlicos, obtidos geralmente aps tratamento trmico em temperaturas elevadas. As cermicas so comumente dividas em dois grandes grupos: Cermica Tradicional Inclui cermica de revestimentos,

como ladrilhos, azulejos e tambm potes, vasos, tijolos e outros objetos que no tem requisitos to elevados se comparados ao grupo seguinte.

Cermica "Avanada" - Geralmente so materiais com solicitaes maiores e obtidos a partir de matria prima mais pura. So abstraidos motivo, ferramentas de corte para usinagem, tijolos refratrios para fornos.

As cermicas avanadas apresentam as seguintes propriedades: grande resistncia alta temperatura, alta resistncia ao desgaste e corroso, baixa densidade, fragilidade a impactos, alta condutividade trmica, baixa condutividade eltrica, alta dureza e resistncia qumica.

2. CERMICAS AVANADAS

2.1.

DEFINIO

O aprofundamento dos conhecimentos da cincia dos materiais proporcionou ao homem o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes nas mais diferentes reas, como aeroespacial, eletrnica, nuclear e muitas outras e que passaram a exigir materiais com qualidade excepcionalmente elevada. Tais materiais passaram a ser desenvolvidos a partir de matrias-primas sintticas de altssima pureza e por meio de processos rigorosamente controlados. Estes produtos, que podem apresentar os mais diferentes formatos, so fabricados pelo chamado segmento cermico de alta tecnologia ou cermica avanada. As cermicas de alta tecnologia so materiais com solicitaes maiores e desempenho destacado, obtidos a partir de matrias-primas mais puras. Feitas de xidos, carbetos, nitretos, boretos, oxinitretos, etc. AL2O3: Desenvolvida como material refratrio, atualmente tem diversos usos velas de ignio. SiC: muito duro, tem alta resistncia oxidao e usado como reforo em compsitos com metais ou cermicos Si3N4: Dentre os materiais cermicos, o que exibe melhor conjunto de propriedades e usado em componentes de motores ZrO2: Zircnia pura polimrfica e se transforma de tetragonal para monoclnica em 1170 c, causando expanso de volume e trincas. combinando ZrO2 com Y2O3.

2.2.

CARACTERISTICAS DAS CERMICAS AVANADAS

As caractersticas incomparveis das cermicas avanadas a resistncia a temperaturas elevadas e maioria dos compostos corrosivos. Porm sua limitao,

que impede o seu uso descontinuo, a fragilidade, possui uma baixa tenacidade. Tenacidade: a energia mecnica, ou seja, o impacto necessrio para levar um material ruptura. Tenacidade uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar. Os materiais cermicos, por exemplo, tm uma baixa tenacidade.

Suas principais caractersticas so: 1. Uso de matrias-primas sintticas de elevada pureza; 2. Rigoroso controle de distribuio de tamanho de partculas; 3. Processos de conformao de formas complexas; 4. Rigoroso controle dimensional e densidade aparente; 5. Sinterizao em temperaturas mais elevadas e controle rigoroso; 6. Controle rigoroso sobre os gases da atmosfera do forno; 7. Profundo conhecimento sobre a relao: microestrutura x propriedades x desempenho.

2.3.

CLASSIFICAO

Os produtos so classificados, de acordo com suas funes, em: eletroeletrnicos, magnticos, pticos, qumicos, trmicos, mecnicos, biolgicos e nucleares. Os produtos deste segmento so de uso intenso e a cada dia tende a se ampliar. Como alguns exemplos, podemos citar: naves espaciais, satlites, usinas nucleares, materiais para implantes em seres humanos, aparelhos de som e de vdeo, suporte de catalisadores para automveis, sensores (umidade, gases e outros), ferramentas de corte, brinquedos, acendedor de fogo, etc.

2.4.

APLICAO

2.4.1. Filtros

Espuma cermica a base de Al2O3, ZrO2 ou SiC para filtragem de metais ferrosos e no ferrosos, filtragem de gases em altas temperaturas, catalisadores e outras aplicaes. Tratamentos qumicos superficiais poderiam proporcionar filtragem seletiva. Cermica porosa em cilindros de Al2O3 para uso em aqurios. Realiza a filtragem biolgica e eliminao do amonaco e dos nitritos da gua.

2.4.2. Na indstria Na industria em geral pode servir para vrias reas: Componentes para vlvulas de exausto de gases feitos de ZrO2. Bicos de nebulizao de Si3N4. Parafusos, anis de vedao e outras peas de SiC para aplicaes industriais. Componentes de selagem metal-cermica de alta performance. Parafusos. Suportes para catalisadores. Proteo contra a corroso. Rolamentos resistentes ao desgaste para alta Temperatura. Peas para queimadores de WC. Rotor revestido de placas de alta alumina.

2.4.3. Turbinas

Tambm existe muita aplicabilidade na fabricao de peas de turbinas e em rolamentos feitos com Si3N4.

2.4.4. Optica

Muito importante na fabricao de fibras opticas, lente de telescopio feitos de virtroceramicos. Recentemente est sendo feito um estudo para lentes feita de fibra de vidro revestida em cobre, que mede cerca de 10 cm2, um pea tem aproximadamente 1000 lentes com um campo de viso de 180.
2.4.5. Em motores e freios

2.4.6. Proteo Balstica

As peas so feitas a base de Al2O3, SiC e B4C para proteo balstica humana, de veculos e aeronaves.

2.4.7. Eletrnica

Pode ser aplicado em Substrato para microeletrnica de LTCC, Componentes piezoeletrnicos para transdutores eletromecnicos, Substratos para componentes eletrnicos, abaixo segue suas respectivas figuras.

2.5.

PROCESSAMENTO

As ceramicas avanadas podem ser obtidas por vrios componentes


2.5.1. Al2O3 Alumina

Obtida a partir da digesto alcalina da bauxita (processo Bayer), seguida por precipitao e calcinao. Al2O3+ 2 OH- + 3 H2O 2 [Al(OH)4] 2 Al(OH)3 Al2O3+ 3 H2O (175 oC)

(900 a 1050 oC)

Produzida em fornos de arco eltrico (T > 2000 oC) . Se obtm maior tamanho de gro e melhores propriedades refratrias e abrasivas.
2.5.2. Alumina eletrofundida

Produzida em fornos de arco eltrico (T > 2000 oC) . Se obtm maior tamanho de gro e melhores propriedades refratrias e abrasivas. 2.5.3. ZrO2 Zircnia
Obtida a partir da dissociao do silicato de zircnio ZrSiO4 em forno de plasma.

ZrSiO4 ZrO2 (99,5%) + SiO2 O grau de pureza necessrio para aplicaes em engenharia obtido atravs de digesto cida da zircnia, seguida de calcinao entre 900 e 1000 C do sulfato de zircnio. ZrO2 (99,5%) + H2SO4 Zr(SO4)2 ZrO2 (99,95%) A transformao martenstica (tetragonal monoclnica) ocasiona fratura que impedem o uso. As aplicaes industriais requerem o uso de xidos estabilizantes, que inibem essa transformao (MgO, CaO, CeO2, Y2O3, Nb2O3) . 2.5.4. SiC Carbeto de Silcio
Obtido pela reduo trmica da slica em presena de coque

C + SiO2 SiO + CO SiO2 + CO SiO + CO2 2C + SiO SiC + CO Essa reao ocorre em forno de grafite T > 1700 oC (Processo Acheson)
9

2.5.5. Si3N4 Nitreto de Silcio

Obtidos pela reduo carbotrmica da slica em atmosfera de nitrognio. 3 SiO2(s) + 6 C(s) + 2 N2(g) Si3N4(s) + 6 CO(g) Essa reao ocorre entre 1400 e 1450 C

2.6.

TRADICIONAIS X AVANADAS

A principal diferena entre os materiais cermicos avanados e o tradicional que os avanados tem como matria prima elementos sinttica e os tradicionais tem como matria prima elementos naturais. Os materiais avanados sua microestrutura visto atravs de um microscpio eletrnico e as tradicionais podemos ver sua microestrutura pelo microscpio tico.
CARACTERSTICA MATRIA PRIMA PARTCULAS TIPO DE P AVANADAS SINTTICA 1,0 m ALTAMENTE CONTROLADO ALTAMENTE CONTROLADA SEM FASE VTREA MICROSCOPIA ELETRNICA 1 1.000 10 10.000 TRADICIONAIS NATURAL 0,5 1.000 m POUCO CONTROLADO ALTAMENTE CONTROLADA COM FASE VTREA MICROSCOPIA PTICA 1 1

CONFORMAO SINTERIZAO ANLISE RESISTNCIA CUSTO

Mas o que so Vitrocermicas? Vitrocermicos so slidos policristalinos contendo fase vtrea residual, preparados pela fuso de vidros, os quais so conformados em produtos sujeitos a cristalizao controlada.

10

Algumas das suas propriedades so: alta tenacidade, altas resistncias flexo, abraso e ao risco, ampla faixa de coeficientes de expanso trmica, podendo mesmo alcanar valores negativos, conferindo resistncia ao choque trmico, alta resistividade eltrica, alta resistncia qumica (dependendo fortemente da composio qumica), podem ser facilmente coloridos, podem ser opacos ou at mesmo transparentes, dependendo do tamanho dos cristais. Por essas caractersticas eles so mais usados nas cermicas tradicionais, pois as avanadas so mais puras, devido a essa pureza elas possuem uma baixa tenacidade.

2.7.

CERMICAS AVANADAS NO BRASIL

A indstria cermica brasileira tem grande importncia para o pas, tendo participao no PIB Produto Interno Bruto da ordem de 1,0%. No Brasil convencionou-se definir o setor cermico em segmentos que se diferenciam pelos produtos obtidos e mais precisamente pelos mercados que esto inseridos. A seguir so listados os principais segmentos, classificados pelo valor anual de sua produo.

Principais segmentos da indstria cermica brasileira (dados de 2000). A partir da tabela acima observamos que as cermicas avanadas possuem uma parcela significada na produo brasileira, no entanto muito aqum do que podia proporcionar. Apesar disso, existe uma intensa atividade de pesquisa em cermicas avanadas no pas, as quais so executadas por cerca de 45 grupos existentes em
11

universidades e institutos de pesquisa. Todavia, o mercado para estas cermicas no Brasil, em1988, era de US$ 250 milhes, tendo crescido muito pouco. Ao compararmos com os maiores produtores que so o Japo, os Estados Unidos e a Europa Ocidental verificamos o quo pequena a produo brasileira nessa rea.

Venda mundial de cermicas avanadas pelos 10 maiores produtores

2.8.

PERSPECTIVAS

Algumas novas cermicas avanadas de alto desempenho possuem elementos de terras raras (lantnio, crio, neodmio, praseodmio) como um dos seus componentes. Novas perspectivas esto sendo criadas a partir do entendimento terras raras, do na efeito desses das

elementos,

origem

propriedades mecnicas das cermicas avanadas. Isto deve tornar possvel no futuro fazer configuraes precisas do material cermico, que podero abrir uma nova fronteira para a aplicao das cermicas avanadas e melhorar o desempenho desses materiais em uma ampla gama de aplicaes. Por exemplo: o nitreto de silcio (Si3N4) um dos materiais mais promissores para a construo de novas geraes de turbinas a gs. Esses enormes motores, projetados para movimentar usinas geradoras de energia eltrica devero queimar
12

combustvel a temperaturas acima de 1.200 C. Operando a essas temperaturas, as novas turbinas devero atingir uma eficincia trmica muito superior as termeltricas atuais, emitindo uma quantidade de gases poluentes muito menor.

13

3. CONCLUSO
Atravs da pesquisa apresentada, verificou-se o panorama das cermicas avanadas mostrando um campo em desenvolvimento com crescente utilizao dessas cermicas nos mais variados setores. uma rea de grande potencial de estudos para viabilizao do seu uso tornando mais acessveis os benefcios dos produtos gerados desse material. Assim, o futuro mostra a necessidade de inovao representada na produo de materiais alternativos, alguns novos apresentam ainda restrio quanto ao custo e produo industrial como o caso das cermicas avanadas. Atualmente as previses apontam para uma maior participao desses materiais cermicos nos componentes veiculares, mas ainda h necessidade de maior investimento da indstria automotiva em tecnologias de fabricao, que tornem essas cermicas mais baratas e de maior facilidade produtiva, principalmente ao se tratar de uma indstria em que fatores como o tempo e agilidade de fabricao so vitais para sua sobrevivncia.

14

4. REFERENCIAS

Pesquisa revela a estrutura atmica das cermicas avanadas. Disponvel em <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=01016005011> Acessado em: 02 de junho de 1013. Polmeros biodegradveis. Disponvel em:

<http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/origem.htmlhttp://pt. scribd.com/doc/23377504/Polimeros-Biodegradaveis-1>. Acessado em: 04 de junho de 2013 Reviso da literatura Cermicas. Disponvel em:

<http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/13224/13224_4.PDF>. Acessado em: 04 de junho de 2013 BERG, E.A.T. (1989). Matria-prima versus processamento. In: II ENOMAT Encontro Estadual sobre Novos Inovaes tecnolgicas: aplicao de materiais Disponvel cermicos na indstria em:

Automobilstica.

<http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0801_1975.pdf>. Acessado em: 04 de junho de 2013 Definio e Classificao das Cermicas Disponvel em:

<http://www.emic.com.br/artigos.php?id_artigo=129&categoria=tecnicos&lang=16>. Acessado em: 07 de junho de 2013 Cermicas Avanadas e perspectivas de aplicao. Disponivel em:

<http://www.slideshare.net/senaimais/cermica-avanada-perspectivas-de-aplicao-edesafios-tecnolgicos-atuais-e-futuros>. Acessado em 07 de junho de 2013 Estrutura e Propriedades dos MATERIAIS CERMICOS. Disponivel em:

<http://www.fem.unicamp.br/~caram/6.%20MATERIAIS%20CERAMICOS%20GRAD.pdf >. Acessado em 08 de junho de 2013.

15

Potrebbero piacerti anche