Sei sulla pagina 1di 132

Curso de Portugus

Professora: Rafaela Motta


Mdulo Bsico - Exerccios

Curso de Portugus Mdulo Bsico - Exerccios


Compreenso e Interpretao de Textos

Compreenso e Interpretao de Textos


Compreenso (est no texto)
Segundo o texto/ No texto / De acordo com o texto... O autor/narrador do texto diz que... O texto informa/afirma que... A ideia central do texto / A tese do texto ...

Interpretao (est alm do texto)


Depreende-se / Infere-se / Conclui-se do texto que... O texto permite deduzir que... possvel subentender-se a partir do texto que... Qual a inteno do autor quando afirma que...

Fluxograma
O Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hdricos PROGUA Nacional um programa do Governo Brasileiro financiado pelo Banco Mundial. O Programa originou-se da exitosa experincia do PROGUA / Semirido e mantm sua misso estruturante, com nfase no fortalecimento institucional de todos os atores envolvidos com a gesto dos recursos hdricos no Brasil e na implantao das infraestruturas hdricas viveis do ponto de vista tcnico, financeiro, econmico, ambiental e social, promovendo, assim, o uso racional dos recursos hdricos. Assinale a opo correta em relao ao texto: (A) O PROGUA/Semirido um dos subprojetos derivados do PROGUA/Nacional. (B) O Governo Brasileiro vem se mostrando atuante na implementao de polticas pblicas que promovam o desenvolvimento nacional. (C) A nfase no fortalecimento institucional de todos os atores envolvidos com a gesto de recursos hdricos exclusiva do PROGUA/Semirido. (D)Tanto o PROGUA/Semirido como o PROGUA/ Nacional promovem o uso racional dos recursos hdricos. (E) A expresso sua misso estruturante refere-se a Banco Mundial.

Leia atentamente o texto para responder s questes de 1 a 4.

Fluxograma de um texto

Parques em chamas

Saudados por ecologistas como arcas de No para o futuro, por serem repositrios de espcies animais e vegetais em extino acelerada noutras reas do pas, alguns dos 25 parques nacionais do Brasil tiveram, na semana passada, a sua paisagem mutilada pelo fogo. A rigorosa estiagem que acompanha o inverno no Centro-Sul ressecou a vegetao e abriu caminho para que as chamas tragassem 6 dos 33 quilmetros quadrados do Parque Nacional da Tijuca, pegado cidade do Rio de Janeiro, e convertessem em carvo 10% dos 300 quilmetros quadrados do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa de Minas Gerais com o Estado do Rio. Contido pelos bombeiros j no fim de semana, na Tijuca, e abafado por uma providencial chuva no Itatiaia, na quarta-feira, o fogo pipocou em outro extremo do pas. Naquele dia, o incndio comeou no parque da Serra da Capivara, no serto do Piau, calcinado h seis anos pela seca, e avanou pela caatinga, que esconde as pinturas rupestres inscritas na rocha, h pelo menos 31.500 anos, pelo homem brasileiro pr-histrico.
(ISTO , 22/8/1984)

1) O autor justifica o fato de os ecologistas referirem-se aos parques nacionais como arcas de No para o futuro da seguinte maneira:

A) Porque so reas preservadas da caa e pesca indiscriminadas. B) Porque ocupam espaos administrativamente delimitados pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal. C) Porque espcies animais e vegetais que esto se extinguindo em outras regies tm preservada sua sobrevivncia nesses parques. D) Porque nesses parques colecionam-se casais de espcies animais e vegetais em extino noutras reas. E) Porque h agentes florestais incumbidos de zelar pelos animais e vegetais dos parques.

2) A respeito dos incndios referidos pelo autor, depreende-se do texto que: A) Embora tivessem ameaado espcies animais e vegetais raras, apresentaram um lado positivo: aumentaram a produo de carvo. B) Foram provocados pela rigorosa estiagem do inverno, no Centro-Sul, e pela seca prolongada no serto nordestino. C) No foram combatidos com presteza e eficincia pelos bombeiros. D) S foram debelados por providenciais chuvas que eventualmente vieram a cair sobre os parques. E) Destruram parte da flora e fauna das reservas, desfigurando sua paisagem.

3) Infere-se que o autor do texto, em relao ao fato descrito, manifesta: A) B) C) D) E) descaso. hesitao. desesperana. pesar. indiferena.

4) Aponte a nica concluso que estrita e licitamente deduzvel do texto. A) As chamas serviram para mostrar a precria situao dos parques brasileiros. B) Devem ser tomadas providncias para dotar os parques de meios para se protegerem dos incndios. C) Devem ser desencadeadas campanhas para conscientizar a populao de como evitar incndio nos parques. D) Parte da culpa dos incndios cabe s autoridades responsveis pelas reservas e parques. E) O incndio no Parque da Serra da Capivara ameaou valioso patrimnio histrico e antropolgico.

Curso de Portugus Mdulo Bsico - Exerccios


Acentuao Grfica

Questo 1
O item em que aparece um par de vocbulos acentuados graficamente por motivos distintos :

a) h pr; b) universitrios raciocnio; c) cocana herona; d) lgica hbito; e) demonstr-la alis.

Questo 2
As palavras que se acentuam pela mesma regra de prvia e at, respectivamente, so

a)razes e s. b)intil e ba. c)mgoa e voc. d)nibus e sof. e)hfen e sada.

Questo 3
O par de palavras que NO deve ser acentuado, segundo o registro culto e formal da lngua :
a)interim - polen. b)itens - pudicos. c)juizes - prototipo. d)economico - refem. e)heroi - biceps.

Questo 4
Aponte o erro de acentuao. a) leem b) parabns c) enjoo d) ltex e) dens

Questo 5
O erro de acentuao est na opo: a) eu apoio b) o apio c) flores d) medo e) pera

Questo 6
Qual o erro de acentuao? a) cip b) Graja c) Andara d) bamb e) prtons

Questo 7
Aponte o erro de acentuao. a) ndex b) paranoia c) surprsa d) pr (verbo) e) possvel

Questo 8
Aponte a palavra correta quanto acentuao. a) ma b) vzes c) insigne d) hebria e) mes

Questo 9
S no h erro de acentuao em: a) eles vem b) ele detm c) raz d) bau e) sairmos

Questo 10
Assinale a alternativa em que no h erro de acentuao. a) Lisba b) vatapa c) Bang d) monho e) ilhu

Questo 11
Esto erradas quanto acentuao as palavras seguintes. Exceto: a) biceps b) l c) pde (presente) d) tr-lo-a e) sanduiche

Questo 12
Qual palavra se acentua pelo mesmo motivo de cu? a) j b) histria c) heri d) caa e) f

Questo 13
Assinale a opo em que todas as palavras se acentuam pela mesma regra.
a) anans, paj, pr b) frceps, rvore, pssimo c) tor, Piau, caf d) balastre, ca, substituste e) ru, p, m

Questo 14
Assinale a alternativa em que todas as palavras esto corretas quanto acentuao.
a) msica, lpis, coro b) fz, nsia, jacar c) tatu, acar, tem d) rfo, gru, Csar e) frma, traqueia, colmeia

Questo 15
Assinale a palavra com acento diferencial. a) sis b) pr c) fmur d) bal e) a

Questo 16
Assinale a frase que apresenta palavra com acento facultativo. a) Marcos come vatap. b) Ontem o aluno no pde falar. c) Carla fitava o cu estrelado. d) Pedimos a frma do bolo. e) Ele nasceu na Bolvia.

Questo 17
Tm erro de acentuao grfica as palavras seguintes, EXCETO: a) perdo b) sir c) patio d) descrem e) plateia

Questo 18
Aponte a palavra paroxtona (os acentos foram retirados) a) prototipo b) quadrumano c) ibero d) ureter e) arquetipo

Questo 19
Indique a palavra proparoxtona. a) aziago b) filantropo c) aerodromo d) arcediago e) rubrica

Questo 20
Qual a palavra oxtona? a) latex b) condor c) ambar d) agape e) interim

Gabarito Acentuao Grfica


1) A 2) C 3) B 4) E 5) B 6) D 7) C 8) C 9) E 10) E 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) B C D E B D E C C B

Curso de Portugus Mdulo Bsico - Exerccios


Conjuno

Questo 1
Considere o seguinte perodo: Na dcada de 1940, ramos no s atrasados, como no achvamos nada de mais em s-lo.. Assinale a alternativa cuja reescrita mantm o sentido do perodo.

(A)Na dcada de 1940, como ramos atrasados, no achvamos nada de mais em s-lo. (B)ramos atrasados na dcada de 1940. Por isso no achvamos nada de mais em s-lo. (C)Na dcada de 1940, embora fssemos atrasados, no achvamos nada de mais em s-lo. (D)ramos to atrasados na dcada de 1940 que no achvamos nada de mais em s-lo. (E)Na dcada de 1940, alm de sermos atrasados, no achvamos nada de mais em s-lo.

Questo 2
A frase em que o termo destacado tem a funo de complemento verbal :

(A) Somos meros contempladores da vida. (B) Soletrar notcias no o mesmo que participar dos fatos. (C) O poeta conhece de perto esse estado da pura observao das coisas. (D) As informaes no so essenciais em si mesmas. (E) Assistimos sentados variedade do noticirio.

Questo 3
Em No minta para voc, essa a forma mais rpida de se perder, relacionando-se a 2 orao com a 1, o conectivo que NO poderia introduzir a 2 orao, por provocar alterao do sentido inicial

(A) (B) (C) (D) (E)

porquanto. que. pois. logo. porque.

Questo 4
O termo destacado expressa circunstncia de causa em:

(A) entretanto, pelas inseguranas, medos e raivas (B) ... que impactam pelo resto da vida (C) No direito e na medicina isso mais complexo (D) pode ser perfeitamente aplicvel daqui a um tempo (E) e, com absoluta certeza

Questo 5
Em qual das oraes reduzidas abaixo h ERRO quanto circunstncia a ela atribuda? (A) Sem pensar, poder, no futuro, pagar caro por suas decises. (condio) (B) No vendo o mundo a seu redor, fez um julgamento que o prejudicou. (causa) (C) Apesar de ser orgulhoso, estava disposto a novas tentativas. (consequncia) (D) Ao criticar o amigo, no se lembrou de que o mundo d voltas. (tempo) (E) Para ser finalmente feliz, era preciso mais uma vez analisar seu passado. (finalidade)

Questo 6
No perodo Embora informadssimos, perdemos o mundo quando apenas nos dispomos a soletr-lo, a orao em destaque conservar o mesmo sentido e o mesmo valor sinttico se substituirmos embora pela expresso:

(A) Desde que estejamos. (B) Porque estamos. (C) Uma vez que estejamos. (D) Mesmo estando. (E) J que estamos.

Questo 7
Um deles o tipo A, que acelera o envelhecimento da pele, por penetrar em camadas mais profundas. A frase grifada introduz, no contexto, a noo de

(A) causa. (B) condio. (C) consequncia. (D) finalidade. (E) temporalidade.

Gabarito Conjuno
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) E B D A C D A

Curso de Portugus Mdulo Bsico - Exerccios


Encontros Voclicos

Questo 1
Assinale a palavra que no possui dgrafo. a) filho b) chave c) escada d) descer e) queijo

Questo 2
Aponte o vocbulo com encontro consonantal. a) excesso b) mezinha c) digno d) manto e) chuveiro

Questo 3
Qual palavra possui dois dgrafos? a) fechar b) sombra c) ninharia d) correndo e) pssego

Questo 4
Indique a palavra com sinal de nasalizao. a) quanto b) hoje c) folgado d) joia e) peito

Questo 5
S no h hiato em: a) grado b) moinho c) lua d) dia e) jquei

Questo 6
A palavra com tritongo oral : a) iguais b) ideia c) enxguem d) comboio e) quo

Questo 7
Classifique o encontro da palavra COORDENAR a) ditongo crescente b) hiato c) tritongo oral d) tritongo nasal e) ditongo decrescente

Questo 8
S no h semivogal em: a) algum b) muito c) no d) amam e) quilo

Questo 9
Assinale o item que contm trs ditongos orais decrescentes. a) ca, srio, lngua b) vou, rei, mau c) Paraguai, di, leo d) estou, ptria, voltam e) lei, tranquilo, foice

Questo 10
Classifique o encontro voclico de tambm. a) hiato b) ditongo decrescente nasal c) tritongo d) ditongo crescente nasal e) ditongo decrescente oral

Questo 11
(UnB/DF) Marque a opo em que todas as palavras apresentam um dgrafo.
a) fixo, auxlio, txico, exame b) enxergar, luxo, bucho, olho c) bicho, passo, carro, banho d) choque, sintaxe, unha, coxa

Questo 12
(TRE/MG) Ambas as palavras contm exemplo de hiato em: a) rduo / me b) rea / chapu c) dirio / quota d) pavio / moer e) luar / anzis

Questo 13
(PUC/SP) Indique a alternativa em que todas as palavras tm, em sua slaba tnica, uma vogal nasal.
a) cartomante, diferena, rindo, algum b) consulta, andado, continuou, interrompeu c) criana, andar, andado, antes d) mesma, moo, como, medo e) tinha, motivo, rindo, acreditam

Questo 14
(TJ/RJ) Nas noites de Nova Lima, quando buscava repouso.... Quantos fonemas e letras existem na palavra destacada?
a) 4 fonemas / 5 letras / 1 dgrafo b) 6 fonemas / 4 letras / 1 dgrafo c) 5 fonemas / 6 letras d) 6 fonemas / 6 letras e) 4 fonemas / 6 letras / 1 dgrafo

Questo 15
Indique a alternativa cuja sequncia de vocbulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo

a) jamais / Deus / luar / da b) joias / fluir / jesuta / fogaru c) dio / saguo / leal / poeira d) quais / fugiu / caiu / histria

Questo 16
(PUC/PR) Assinale a alternativa em que o x nunca pronunciado como /ks/: a) txico mximo prolixo b) xtase exmio lxico c) exportar nexo txico d) mximo xodo exportar e) exmio prolixo - xodo

Questo 17
(FIOCRUZ) ... uma vacina experimental atingiu as condies exigidas... A letra em destaque no trecho acima transcrito representa o mesmo som da letra destacada em:

a) txico b) enxame c) mximo d) inoxidvel e) inexorvel

Gabarito Encontros Voclicos


1) C 2) C 3) D 4) A 5) E 6) A 7) B 8) E 9) B 10) B 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) C D A C B D E

Curso de Portugus Mdulo Bsico - Exerccios


Exerccios Variados

Questo 1
Assinale a opo em que a palavra destacada est empregada inadequadamente.

(A) Aonde voc pretende chegar com essa atitude? (B) A empresa discriminou os documentos necessrios para a licitao. (C) Eis porque no conseguimos superar essa crise. (D) iminente a queda da produo. (E) aconselhvel que voc chegue a tempo, seno perder o prazo da inscrio.

Questo 2
Todos os perodos abaixo foram extrados de propagandas veiculadas nos mais diversos meios de comunicao. Assinale aquela que est de acordo com a norma padro.

(A) Se voc no se cuidar, a AIDS vai te pegar. (B) Vem pra CAIXA, voc tambm. (C) COLGATE a proteo que a gente precisa. (D) SKOL, a cerveja que desce redondo. (E) PAULO SILVA o candidato que o povo confia.

Questo 3
Segundo a norma culta, h erro de concordncia na opo

(A) A revista custa caro. (B) Os funcionrios esto meio descrentes. (C) As equipes devem estar sempre alerta. (D) s faturas esto anexo as listas de preo. (E) Todos chegaram ao continente salvo ele.

Questo 4
O Brasil abriga 13% das espcies da fauna e da flora existentes em todo o mundo. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase:

(A) ...e a maior parte delas est na Amaznia. (B) ...10% j englobam nmeros espantosos. (C) As abelhas so 3 mil... (D) ...que vivem nas reas mais profundas do rio... (E) ...quantas espcies existem na regio?

Questo 5
Em Voc se lembra do rosto dela naquele instante?, obedeceu-se s regras da regncia verbal. Assinale a alternativa em que isso no tenha ocorrido.

(A) Prefiro questes de gramtica do que de interpretao. (B) Aspiram vaga de piloto da companhia area. (C) Os mdicos assistiram o paciente. (D) Perdoamos as dvidas aos rapazes. (E) Pagaram bem ao rapaz.

Questo 6
Assinale a opo incorreta, de acordo com o padro culto da modalidade escrita da lngua portuguesa.

(A) Maria se indigna por que no obteve a classificao? (B) Por que haveria de se ocupar daquele assunto, se no era sua a obrigao? (C) O princpio de que o ru inocente at prova em contrrio uma conquista da civilizao; da por que no tem ele de se preocupar. (D) Depois de suas explicaes foi fcil entender por que tomara aquela deciso.

Questo 7
Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser objeto de dio daquele homem que de certo modo eu amava . A palavra destacada classifica-se como:

(A) conjuno integrante. (B) conjuno adverbial. (C) pronome relativo e substitui a palavra objeto. (D) pronome relativo e substitui aquele homem. (E) conjuno coordenada.

Questo 8
Assinale a alternativa que contm o perodo em que o termo grifado um pronome relativo e introduz uma orao subordinada adjetiva.

(A) Preso provisrio por roubo, o jovem de 29 anos, casado, ressalta que os sete meses de deteno serviram para ele refletir. (B) Arieny Carneiro reconhece que preciso muito investimento ainda para resolver o problema da educao nos presdios. (C) Critrios como coerncia de ideias e adequao ao tema foram mais valorizados que excelncia ortogrfica ou gramatical. (D) Diria que esto mais para Olavo Bilac que para Mano Brown. (E) O intuito de Depen realizar uma segunda edio do concurso no ano que vem.

Questo 9
Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser objeto de dio daquele homem que de certo modo eu amava. A orao destacada exerce em relao anterior uma relao de:

(A) causa. (B) consequncia. (C) concesso. (D) condio. (E) finalidade.

Questo 10
(TRF) Assinale a frase em que o acento indicativo da crase foi empregado incorretamente:

(A) Ao voltar das frias, devolverei tudo V. Sra. (B) O candidato falou s classes trabalhadoras. (C) Fiquei espera de meus amigos. (D) Sua maneira de falar semelhante de Paulo. (E) Voc s poder ser atendido s 9 horas.

Questo 11
(PRF) Assinale a opo em que falta o acento da crase:

(A) Os policiais chegaro a qualquer momento. (B) O nibus vai chegar as cinco horas. (C) No sei como responder a essa pergunta. (D) No cheguei a nenhuma concluso.

Questo 12
No se usa o acento grave, indicador da crase em:

(A) Fomos a Bahia no ano passado. (B) Voltamos a casa de Pedro, mas no o encontramos. (C) Os documentos sero entregues a Vossa Excelncia. (D) As vezes, meus filhos chegam tarde do colgio. (E) Todos aqui gostam de bife a milanesa.

Questo 13
Indique a frase com concordncia incorreta:

(A) Sempre digo que no estamos s. (B) meio-dia e meia, disse o locutor. (C) A convidada chegou com sapatos e bolsas escuros. (D) Choveu na sala, mesmo com a janela meio aberta. (E) Durante meu curso, pude adquirir bastantes conhecimentos.

Questo 14
Assinale a frase em que h erro de concordncia:

(A) Todo homem deve estar quite com suas obrigaes. (B) As crianas no devem ficar descalas. (C) Anexas seguem as informaes pedidas. (D) Os policiais estavam alertas. (E) O divrcio sempre um mal.

Questo 15
Assinale a alternativa errada quanto concordncia:

(A) Gostava de usar roupas meio desbotadas. (B) Resolvemos questes as mais difceis possvel. (C) Estejam alerta, pois os ladres so perigosos. (D) Todos foram aprovados, salvo Joo e Maria. (E) Ela mesma digitou o requerimento.

Questo 16
Uma das frases abaixo possui erro de concordncia. Indique-a:

(A) Havia menos flores no jardim. (B) Recebeu bastante elogios. (C) Permanecemos alerta. (D) Comprou caro os papis. (E) As casas custam barato.

Questo 17
Assinale o erro de concordncia nominal.

(A) Muito obrigada, disse ela. (B) S as mulheres foram interrogadas. (C) Eles estavam s. (D) J era meio-dia e meia. (E) Ss, ficaram tristes.

Questo 18
Em qual frase abaixo no se cometeu erro de concordncia nominal?

(A) Seriam verdades o mais duras possveis. (B) As crianas estavam bastantes cansadas. (C) No me venha com meias palavras. (D) Carlos est quites com o colgio. (E) Montanhas quanto possveis belas.

Questo 19
S no h erro de concordncia nominal em: (A)Motocicleta perigosa. (B)Haver bastante oportunidades. (C)Cometeu crime de lesa-patriotismo. (D)Ns mesmo faremos o requerimento. (E)Obrigados, responderam eles.

Questo 20
Aponte o erro de concordncia.

(A) Pssimo lugar e ocasio escolheste. (B) Escolheste lugar e ocasio pssimos. (C) Precisamos de rapaz e moa altos. (D) Anexo ao processo, encaminhamos duas fotos. (E) Seguem, em anexo, alguns documentos.

Questo 21
Est errada a concordncia em: (A)No ser permitida a permanncia de estranhos. (B)Todas permaneceram ss. (C)Um e outro funcionrio se apresentaram. (D)Por nenhuns motivos eu irei. (E)Cebola tima para gripe.

Questo 22
Aponte o erro de concordncia nominal.

(A)Andei por longes terras. (B)Ela chegou toda machucada. (C)Carla anda meio aborrecida. (D)Elas no progrediro por si mesmo. (E)Ela prpria nos procurou.

Questo 23

Aponte o erro de concordncia. (A)Ficou calada a natureza, a terra e os homens. (B)Vi bastantes pessoas l. (C)S eles no falaram nada. (D)Ss, eles no falaram nada. (E)Parou e olhou para um e outro lados.

Questo 24
S no h erro de concordncia nominal em:

(A)Ns estamos quite. (B)gua tnica muito boa. (C)As portas do sucesso no se abrem si mesmo. (D)Seguem anexo a declarao e o recibo. (E)V. Exa. vir acompanhado de sua senhora?

Questo 25
Assinale os parnimos. (A)sela cela (B)taxa tacha (C)ratificar retificar (D)curto longo (E)ceda - seda

Questo 26
Paisagem onrica quer dizer:

(A)paisagem real (B)paisagem de sonhos (C)paisagem alegre (D)paisagem distante (E)paisagem confusa

Questo 27
Assinale a frase que se completa com a segunda palavra dos parnteses. (A)J pus a _____________ no cavalo. (sela/cela) (B)Ele foi preso em ___________. (flagrante/fragrante) (C)A gua _______________ abundantemente. (flua/frua) (D)Voc errou. Precisa _________ suas palavras. (ratificar/retificar) (E)Estou com uma gripe _______________. (incipiente/insipiente)

Questo 28
(P.G. Justia) A palavra trfico, presente no texto (l.16), no deve ser confundida com trfego, seu parnimo. Em que item a seguir o par de vocbulos exemplo de homonmia e no de paronmia? (A)estrato / extrato (B)flagrante / fragrante (C)eminente / iminente (D)inflao / infrao (E)cavaleiro / cavalheiro

Questo 29
(TCE/ES) nula toda lei que o povo diretamente no ratificar... Ratificar e retificar so parnimos; em que item a seguir a frase apresenta erro de seleo vocabular, exatamente entre parnimos?

(A)Segundo os deputados, os perigos eram iminentes. (B)As leis pretendem combater a descriminao racial. (C)Pretendiam que o Governo fizesse a cesso do terreno. (D)Os deputados pretendem dilatar o prazo dos mandatos. (E)As leis no regulamentavam os comprimentos dos cmodos.

Gabarito Exerccios Variados


1) C 2) D 3) D 4) B 5) A 6) A 7) D 8) E 9) B 10) A 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) B C A D B B C C E D 21) E 22) D 23) E 24) E 25) C 26) B 27) D 28) A 29) B

Curso de Portugus Mdulo Bsico - Exerccios


Pontuao

Questo 1
Identifique a alternativa em que as regras de pontuao no foram respeitadas:

a) b) c) d)

O diretor no diz no nem diz sim. Espero, que nos encontremos mais tarde. Quando estamos com sade, facilmente damos bons conselhos aos doentes. S breve e agradars.

Questo 2
Das frases a seguir, retiradas de correspondncias oficiais, s uma est corretamente pontuada. Qual?

a) b) c) d) e)

Comunico que a funcionria, teve de suspender as frias. Agradecendo a pronta resposta, enviamos cordiais saudaes. Nesta oportunidade; encaminhamos o material solicitado. Vimos solicitar, que nos informe, a data da reunio. O documento em anexo, deve ser analisado pelo Sr. Gerente.

Questo 3
A pontuao responsvel pela mudana de sentido da frase em: a) Vivo s, com um criado. / Vivo s com um criado. b) Lembrou-me reproduzir no Engenho Novo a casa em que me criei na antiga rua de Matacavalos. / Lembrou-me reproduzir, no Engenho Novo, a casa em que me criei, na antiga rua de Matacavalos. c) O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescncia. / O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida e restaurar, na velhice, a adolescncia. d) Se s me faltassem os outros, v. / Se s me faltassem os outros... v. e) Um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde. / Um homem consola-se, mais ou menos, das pessoas que perde.

Questo 4
Assinale o erro de pontuao.

a) b) c) d) e)

amos, muitas vezes, ao circo. Os garotos, admirados, riam muito. Apesar da chuva, fomos visitar o tio. Eu, realmente preciso chegar l. Voc quer colaborar com nossa campanha?

Questo 5
Assinale a alternativa sem erro de pontuao.

a)

Depois do biblioteca. b) Depois do biblioteca. c) Depois do biblioteca. d) Depois do biblioteca. e) Depois do biblioteca.

almoo, os jovens disseram, que se fosse possvel, estudariam na


almoo os jovens, disseram, que, se fosse possvel, estudariam, na almoo os jovens disseram que, se fosse possvel estudariam na almoo, os jovens disseram que, se fosse possvel, estudariam na almoo os jovens disseram, que se fosse possvel, estudariam na

Questo 6
Est certa a pontuao da frase:

a) b) c) d) e)

Qu! Voc no entendeu!? Como voc est Cristvo? Perguntou-lhe animado, como vai voc? Olhe bem Paulo, o que temos aqui! Todos esperavam, que houvesse uma soluo.

Questo 7
Est errada a pontuao em:

a) b) c) d) e)

Recolheu as provas, saindo a seguir. Se permitirem, voltarei. Rio de Janeiro, 8 de junho de 2013. Carla prima, de Lurdes, est a. Na tabuleta, lia-se: Proibido entrada de estranhos.

Questo 8
Na frase: Antigamente, apesar das poucas escolas, as crianas eram mais interessadas, fato que no me admira, temos:

a) b) c) d) e)

uma vrgula mal colocada nenhum erro de pontuao duas vrgulas mal colocadas a ausncia de uma vrgula a ausncia de duas vrgulas

Questo 9
Trabalhou o dia todo; estava pois cansado.

a) b) c) d) e)

Faltam duas vrgulas. Est mal usado o ponto-e-vrgula. Falta uma vrgula. Falta ponto de exclamao. A expresso o dia todo deveria estar entre vrgulas.

Questo 10
No est perfeita a pontuao da frase:

a) b) c) d) e)

D. Lcia, pode me fazer um favor? Cuidado, garoto. No foram suas palavras que me convenceram: foi sua vida de realizaes. Puxa! Voc est mesmo com sono! Vi, naquela praia, uma mulher doente.

Questo 11
(B. Brasil) Os textos so bons e entre outras coisas demonstram que h criatividade. Cabem no mximo:

a) b) c) d) e)

3 vrgulas 4 vrgulas 2 vrgulas 1 vrgula 5 vrgulas

Questo 12
(UFPR) Na orao Pssaro e lesma, o homem oscila entre o desejo de voar e o desejo de arrastar. A vrgula foi empregada:

a) b) c) d) e)

por tratar-se de anttese para indicar a elipse de um termo para separar vocativo para separar uma orao adjetiva de valor restritivo para separar aposto

Questo 13
(TTN) Das redaes abaixo, assinale a que no est pontuada corretamente:

a) b) c) d) e)

Os candidatos, aguardavam ansiosos, em fila, o resultado do concurso. Em fila, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso. Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso. Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila. Os candidatos, em fila, aguardavam ansiosos o resultado do concurso.

Questo 14
(FUVEST) Assinale a alternativa em que o texto esteja pontuado corretamente.

a)

Matias, cnego honorrio e pregador efetivo

Gabarito Pontuao
1) C 2) C 3) D 4) A 5) E 6) A 7) B 8) E 9) B 10) B 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) C D A C B D E B D

Curso de Portugus Mdulo Bsico - Exerccios


Termos da Orao

Questo 1
Fiquei em casa.. Necessita-se de ajuda. Respectivamente, temos sujeito:

a) indeterminado, indeterminado b) simples, simples c) simples, indeterminado d) simples, inexistente e) indeterminado, inexistente

Questo 2
Aponte a orao de sujeito simples.

a)Voc e ele tambm so importantes. b)Fala-se muito. c)H muitas vagas. d)Chegou ele e o irmo. e)Apareceu no bairro um novo circo.

Questo 3
Assinale a orao sem sujeito.

a)Iremos feira. b)Chove muito nesta cidade. c)Regressaram os trabalhadores. d)Perdeu-se uma boa oportunidade. e)Estou aqui.

Questo 4
Em Construiu-se a ponte, o sujeito :

a) indeterminado b) simples: se c) inexistente d) composto e) simples: a ponte

Questo 5
Assinale a nica orao que no possui sujeito.

a) Choveu tomate sobre ele. b) Queixou-se da prova. c) Havia sado o aluno. d) No existe essa possibilidade. e) Neva muito na Europa

Questo 6
Assinale a orao em que o sujeito no est indeterminado.

a) Pede-se silncio. b) Estuda-se muito. c) Fica-se nervoso l. d) Cumpriu-se com o dever. e) Naquela casa se l o dia todo.

Questo 7
Aponte a orao de predicado verbo-nominal.

a) O menino pacato. b) Poucos leram o relatrio. c) Marcos trabalha zangado. d) Os pombos voaram para longe. e) Cheguei alegremente.

Questo 8
Aponte a frase de sujeito simples e predicado verbo-nominal.

a) A jovem passeava tranquilamente. b) Mariana fez o concurso esperanosa. c) Existem grandes possibilidades. d) Paulo e Marcelo estudam animados. e) Os cientistas retornaram da gruta s pressas.

Questo 9
O garoto derrubou a mesa.

a) b) c) d) e)

complemento nominal objeto direto agente da passiva sujeito predicativo

Questo 10
O leite ser bebido pelo nenm.

a) sujeito b) objeto indireto c) complemento nominal d) agente da passiva e) adjunto adverbial

Questo 11
Qual a funo sinttica do termo destacado em Tinha confiana no amigo.?

a) objeto indireto b) predicativo c) agente da passiva d) adjunto adverbial e) complemento nominal

Questo 12
Aponte a frase em que se destacou um predicativo do sujeito.

a)O trem partiu carregado. b)Isto no depende de mim. c)O urso afugentou os visitantes. d)A vida um dom divino. e)Carlos deixou-a magoada.

Questo 13
Jamais concordei com aquele projeto.

a) b) c) d) e)

objeto direto preposicionado complemento nominal objeto indireto agente da passiva adjunto adverbial

Questo 14
Qual frase no apresenta complemento nominal?

a) Estava pronto para o passeio. b) Anseio por tua presena. c) A gaveta est cheia de formigas. d) Terminou a construo da casa. e) O amor ptria era sua maior caracterstica.

Questo 15
Aponte a frase com agente da passiva.

a) O motorista est cansado. b) Lutemos por dias melhores. c) Eles vieram de Belo Horizonte. d) Tudo foi feito por Manuel. e) Tenho dor de cabea.

Questo 16
Foi-lhe oferecida uma participao nos lucros.

a) predicativo b) complemento nominal c) objeto indireto d) objeto direto e) adjunto adverbial

Questo 17
Aponte a frase em que se destacou um objeto direto preposicionado.

a) Muitos carecem de vergonha. b) Ela pegou da agulha. c) Obedea a seus pais. d) Ele jamais se furtou responsabilidade. e) Ele no desistir daquilo.

Questo 18
Assinale a orao com predicativo do objeto.

a) Elegeram-no presidente. b) Marlia esforada. c) Ns o admiramos muito. d) Trabalharemos com entusiasmo. e) Ningum saiu satisfeito.

Questo 19
Ela voltou com os primos.

a) b) c) d) e)

adjunto adverbial objeto indireto predicativo agente da passiva aposto

Questo 20
O lar, instituio sublime, deve ser preservado.

a) vocativo b) predicativo c) aposto d) adjunto adverbial e) sujeito

Questo 21
Aponte o adjunto adverbial de causa.

a) Carlos chorou de raiva. b) Recebemos cadeiras de ao. c) No tenho queixas de ningum. d) Precisava de incentivos. e) Viajou de trem.

Questo 22
Assinale a frase em que se destacou um vocativo.

a) Fala alto aquele homem. b) O diamante, pedra muito dura, corta o vidro. c) No quero, Jos, que voc se desespere. d) Voltar, depois de um ano, a clinicar aqui. e) O livro de Mauro sumiu.

Questo 23
O que fiz estava certo.

a) b) c) d) e)

objeto direto adjunto adnominal objeto indireto aposto sujeito

Questo 24
Ele trouxe aquela pasta.

a) objeto direto b) complemento nominal c) adjunto adnominal d) ncleo do objeto direto e) sujeito

Questo 25
Isto lhe ser til.

a) complemento nominal b) objeto indireto c) adjunto adnominal d) sujeito e) predicativo

Questo 26
Deixe-o sair.

a) b) c) d) e)

objeto direto adjunto adnominal aposto objeto indireto sujeito

Questo 27
Apesar do frio, no ps o agasalho. Adjunto adverbial de:

a) causa b) condio c) instrumento d) concesso e) fim

Questo 28
Classifique os adjuntos adverbiais destacados em Atrs da rvore, encontrava-se uma pessoa lendo calmamente o jornal.

a) tempo, modo b) lugar, tempo c) lugar, concesso d) lugar, modo e) lugar, lugar

Questo 29
Aponte o aposto, entre os termos destacados abaixo.

a) Mostrem-me, amigos, uma boa razo. b) O livro Iracema foi escrito por Alencar. c) A mesa do professor caiu. d) O lpis quebrou. e) Aqui, ontem, faltou luz.

Questo 30
Ele tem um corao de pedra.

a) complemento nominal b) agente da passiva c) adjunto adverbial d) predicativo do objeto e) adjunto adnominal

Potrebbero piacerti anche