Sei sulla pagina 1di 4

Ttulo: SEMENTE E SOLO, PALAVRA E CORAO Objetivo: Motivar as pessoas a assumirem um compromisso que vise frutificar no Reino de Deus

Se voc fosse uma semente em que tipo de solo gostaria de ser plantado/a? Texto: Lucas 8:4-15
4

Reunindo-se uma grande multido e vindo a Jesus gente de vrias cidades, ele contou esta parbola: 5 "O semeador saiu a semear. Enquanto lanava a semente, parte dela caiu beira do caminho; foi pisada, e as aves do cu a comeram. 6 Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque no havia umidade. 7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. 8 Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um". Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, oua! " 9 Seus discpulos perguntaram-lhe o que significava aquela parbola. 10 Ele disse: "A vocs foi dado o conhecimento dos mistrios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parbolas, para que vendo, no vejam; e ouvindo, no entendam. 11 "Este o significado da parbola: A semente a palavra de Deus. 12 As que caram beira do caminho so os que ouvem, e ento vem o diabo e tira a palavra dos seus coraes, para que no creiam e no sejam salvos. 13 As que caram sobre as pedras so os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas no tm raiz. Crem durante algum tempo, mas desistem na hora da provao. 14 As que caram entre espinhos so os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, so sufocados pelas preocupaes, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e no amadurecem. 15 Mas as que caram em boa terra so os que, com corao bom e generoso, ouvem a palavra, a retm e do fruto, com perseverana". JESUS DEIXOU BEM CLARO O SIGNIFICADO DA PARABOLA: A semente a Palavra, eu e voce somos um tipo de solo onde a semente plantada. Jesus viu e acompanhou, muitas vezes, esse trabalho do homem no campo. A semeadura do trigo, por exemplo, era feita depois das chuvas do outono (a melhor poca para comear as roas). Em geral, o semeador levava as sementes num cesto e ia jogando, com as prprias mos, a semente sobre a terra, no se preocupando com o lugar onde caam.

Eles faziam assam, porque era costume, naquele tempo, fazer primeiro a semeadura. S depois que se preparava a terra, arando-a, para deix-la fofa e cobrir com ela as

sementes. Para remexer o solo usava-se o arado, um instrumento de madeira com pontas de ferro e puxado por bois. Era costume, tambm, deixar os bois pisarem a semente para enterr-la. S que o cuidado do agricultor com a plantao ia at a colheita. E para ele, esse era um tempo de ansiedade e espera plos frutos que viriam.

Depois de ter escolhido e lanado a boa semente na terra, o agricultor sabia que muito dependeria do terreno, para que ele tivesse uma colheita grande ou pequena. Se fosse um terreno frtil (bom), muitas sementes vingariam. Se a terra fosse ruim, daria poucos frutos.

SO QUATRO TIPOS DE SOLO 1) Solo da Beirada: Beira do Caminho Ouvem a Palavra, mas no assumem um compromisso com Jesus . Vem a Igreja, ouvem, mas no chegam a crer. De alguma forma do liberdade ao diabo para lhes tirar a Palavra do corao, ento no chegam salvao, j que para receber a salvao necessrio ter f. Para no ser uma pessoa crist a beira do caminho necessrio: - Confessar a incredulidade e a falta de compromisso com Deus. - No dar lugar ao diabo! nem deis lugar ao Diabo. (Ef 4:27) - Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugir de vs. (Tg 4:7) - O pecado que no confessamos e no abandonamos a porta aberta para o diabo. - No deixe rachaduras em sua vida espiritual! Com isto o diabo no poder levar a semente da Palavra de Deus!

2) Solo Os Superficiais: superficie So os emocionais, ouvem, recebem a Palavra com alegria, choram, comprometem-se com Deus. Comeam a crescer mas no buscam profundidade, ou seja, querem tanto a beno de Deus, no percebem a necessidade de ter intimidade com o Deus da beno. Quando chega a provao no resistem as pedras e desistem de seguir a Jesus . Para no ser uma pessoa crist de superfcie necessrio: - No seja um crente de momento!

- Crente superficial no acha tempo nem para orao, nem para o estudo da Bblia. - Nunca tem tempo para cultivar a vida espiritual e com certeza quando vier a provao no encontrar foras para orar e desistir do Senhor. - Lembra da histria da cigarra e da formiga? - Paulo chama este tipo de crente de carnal; ele almatico; deixa-se comandar pela sua vontade; no aprofunda seu relacionamento com Deus.

3) Solo Estrangulado: O Sufocado Arrepende-se, cr, comea a crescer, mas a ansiedade com as necessidades da vida, a busca pelo po e pelas prioridades pessoais o fazem sufocar, levando-o a estagnao. No produzem fruto, porque no h tempo em cultivar as coisas que so do alto. Porque para ele/ela o que daqui debaixo sempre mais urgente e mais importante. Para no ser uma pessoa crist estrangulada, sufocada necessrio: - No seja levado pela mentalidade do urgente, da competio, do sucesso a qualquer preo! - Devemos ser pessoas atuantes na sociedade sim, mas a ambio, a cobia, o amor ao dinheiro pecado! - Enriquecer no sinnimo da beno de Deus! - O crente que vive correndo atrs das benos materiais desvia seus olhos do Senhor e no daro frutos porque esto imobilizados pelos cuidados terrenos.

4) Solo Boa Terra Cr, tem coraco aberto para ouvir a voz do Esprito Santo. Tem sede da Palavra, retm o que escuta de Deus. Permanece na Palavra, obedecendo. Produz muito fruto, fora da perseverana. Quer ser um cristo/crist boa terra - Abra seu corao ao agir de Deus. - Encontre tempo para consagrar-se a Deus atravs da orao, leitura da Palavra, jejum, comunho com irmos, sujeio uns aos outros, leitura de bons livros cristos.

- Pea ao Esprito Santo para te encher com os dons e com o fruto do Esprito. - No se conforme (no se amolde com este sculo) com as idias mundanas, mas entregue-se a uma oxigenao da sua mente, renovando seus pensamentos, atravs da vontade do Senhor, expressa em sua Palavra. - O resultado ser fruto e fruto em abundncia!

Concluso: Se no estamos frutificando o problema no com a Semente. Deus jamais nos daria uma semente estragada. A Palavra a semente. O problema sou eu! Temos que ter a coragem de admitir! Qual a sua escolha hoje? Vai permanecer a beira do caminho? Vai se conformar com a superficialidade em sua relao com Deus? Vai permitir que a f viva e verdadeira continua sendo sufocada pelo brilho do efmero, dos tesouros deste mundo? Ou hoje voc ir comprometer-se em lanar-se pela f, atravs da uno do Esprito Santo, em uma busca pelo Reino de Deus? O que far?

Potrebbero piacerti anche