Sei sulla pagina 1di 8

FILOSOFIA 10 ANO 1-1-O QUE A FILOSOFIA?

- UMA RESPOSTA INICIAL

-Objecto, objectivo e mtodo da filosofia

A filosofia um conhecimento, uma forma de saber que, como tal, tem uma esfera prpria de competncia, a respeito da qual procura adquirir informaes vlidas, precisas e ordenadas. Mas, enquanto fcil dizer qual a esfera de competncia das vrias cincias experimentais, o mesmo no se d com a filosofia. Sabemos, por exemplo, que a botnica estuda as plantas, a geografia, os lugares, a histria, os factos, a medicina, as doenas etc. Quanto filosofia, o que que ela estuda? No dizer dos filsofos, estuda todas as coisas. Aristteles, que foi o primeiro a fazer uma pesquisa rigorosa e sistemtica em torno desta disciplina, diz que a filosofia estuda as causas ltimas de todas as coisas; Ccero define a filosofia como o estudo das causas humanas e divinas das coisas; Descartes afirma que a filosofia ensina a raciocinar bem; Hegel entende-a como o saber absoluto. Poderamos citar muitos outros filsofos que definem a filosofia ora como o estudo do valor do conhecimento, ora como a indagao do fim ltimo do homem, ora como estudo da linguagem, do ser, da histria, da arte, da cultura, da poltica etc. Realmente, coerentes com essas diferentes definies, os filsofos estudaram todas as coisas.

Devemos ento concluir que a filosofia estuda tudo? Sim, e por duas razes. Em primeiro lugar, porque todas as coisas podem ser examinadas ao nvel cientfico e tambm filosfico. Assim, os homens, os animais, as plantas, a matria, estudados por muitas cincias e sob diversos pontos de vista, podem ser objecto tambm da indagao filosfica. De facto, os cientistas perguntam-se de que feita a matria, o que a vida, como so formados os animais e o homem, mas no consideram outros problemas que dizem respeito tambm ao homem, aos animais, s plantas, matria, como, por exemplo, o que a existncia. Especialmente a respeito do homem, que as cincias estudam sob vrios aspectos, muitos so os problemas que nenhuma delas estuda (supondo-os j resolvidos), como o do valor da vida e do conhecimento humanos, o da natureza do mal, o da origem e do valor da lei moral. A filosofia trata destes problemas.

Em segundo lugar, porque, enquanto as cincias estudam esta ou aquela dimenso da realidade, a filosofia estuda o todo, a totalidade, o universo tomado globalmente. 1 Isabel da Silva Valente

FILOSOFIA 10 ANO

Eis, portanto, a primeira caracterstica que distingue a filosofia de qualquer outra forma de saber: estuda toda a realidade ou, pelo menos, procura oferecer uma explicao completa e exaustiva de uma esfera particular da realidade.

H, porm, duas outras qualidades que contribuem para dar um carcter prprio e especfico ao saber filosfico: trata-se do mtodo e do objectivo. A filosofia tem um mtodo diferente, por exemplo, do das cincias, que usam a observao e a experimentao. A filosofia serve-se da justificao lgica, racional. Das coisas que estuda, a filosofia deseja oferecer uma explicao conclusiva e, para consegui-la, serve-se da razo, isto , daquilo que os gregos chamaram logos. Quanto ao objectivo, a filosofia no busca fins prticos e no tem interesses externos como a cincia, a arte, a religio e a tcnica, as quais, de um modo ou de outro, sempre tm em vista alguma satisfao ou alguma vantagem. A filosofia tem como nico objectivo o conhecimento; procura a verdade pela verdade, prescindindo de eventuais utilizaes prticas. A filosofia tem a finalidade puramente contemplativa; no procura a verdade por algum motivo que no seja a prpria verdade. Por isso, como diz Aristteles, ela livre enquanto no se destina a nenhum uso de ordem prtica, realizando-se na pura contemplao da verdade.

O objecto A filosofia no tem um objecto especfico de estudo, tem vrios, ou, o seu objecto o todo. Isto tudo quanto existe, o que quer que seja, pode tornar-se objecto de reflexo filosfica, dependendo apenas da perspectiva em que encarado e dos processos utilizados para abordar. nesse sentido que se diz que objecto da reflexo filosfica o ser, conceito que engloba tudo o que existe, desde os mais simples e vulgares objectos materiais at s mais complexas e refinadas criaes do esprito humano. A arte, a religio, o comportamento do ser humano e os valores por se orientar, a prpria cincia, a linguagem, o domnio da aco poltica, so campos que a filosofia explora.

O objectivo A filosofia, como a cincia, a arte, a religio, pretende compreender melhor o mundo e a vida. No propriamente o desejo de encontrar as causas dos fenmenos, como

Isabel da Silva Valente

FILOSOFIA 10 ANO acontece na cincia, que a norteia, mas antes o de elucidar conceitos, levantar questes, perceber razes e encontrar sentidos.

O mtodo Quanto aos procedimentos adoptados, basta dizer que a filosofia um empreendimento racional: quer compreender; quer compreender atravs da razo.

-Etimologia do termo filosofia A palavra filosofia grega. composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sbio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filsofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de esprito, o da pessoa que ama, isto , deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

-A atitude filosfica e as suas caractersticas A Filosofia uma das mais antigas questes filosficas. Sem dvida que uma questo de resposta difcil, porque se trata de um saber muito abrangente, em que vital uma determinada atitude, que a Atitude Filosfica perante o mundo. Esta caracteriza-se por ser questionadora, problematizadora; o filsofo no aceita as coisas passivamente, coloca tudo em causa. A Filosofia nasceu da crtica; a crtica ao mito, que constitua o saber mais importante para o Homem. Graas a essa atitude crtica que o pensamento racional teve origem, bem como o saber filosfico. Se tudo se problematiza, ento esta atitude anti-dogmtica, no aceitando verdades absolutas. A atitude filosfica no uma atitude natural. Qualquer indivduo de forma imediata face realidade no comea a examin-la de forma especulativa. Pelo contrrio, o que natural que se centre na resoluo de problemas prticos, que se guie pelo senso comum, tendo em vista resolver certas necessidades imediatas ou interesses concretos (atitude natural). Ningum pode viver sem se adaptar constantemente s condies do seu mundo e sem estar permanentemente a ser confrontado com novos problemas que colocam perante novas situaes imprevisveis, e que obrigam a alargar os horizontes de compreenso da realidade. 3 Isabel da Silva Valente

FILOSOFIA 10 ANO Cada mudana pode representar, assim, uma nova possibilidade para ampliar o conhecimento. Trata-se de uma possibilidade, no algo que necessariamente tenha que acontecer a todos os homens nas mesmas circunstncias e em todas as ocasies. Estas mudanas frequentemente inquietam-nos ou maravilham-nos, despertando a nossa curiosidade sobre o porqu das coisas, levando-nos a questionar o que nos rodeia. Ao faz-lo estamos a distanciarmo-nos da realidade, que de repente se tornou estranha ou mesmo enigmtica. Esta atitude reflexiva, pode-nos conduzir a uma atitude mais radical, a atitude filosfica. A atitude filosfica se decorre do quotidiano. No fcil caracteriz-la, dada a enorme diversidade de aspectos que pode assumir. A atitude filosfica consiste em saber que o conhecimento um processo sempre em construo, em que o mais importante so as questes, pois impulsionam o Homem na busca de respostas que no procura respostas simples mas sim adopta uma procura crtica onde se destaca a humildade intelectual, ou seja, o filsofo humilde em relao ao seu desejo de saber e s sabe que nada sabe e por isso que busca respostas que ponham em aco o seu esprito crtico. A atitude filosfica rege-se por determinados aspectos como: O espanto: Aristteles afirmava que a filosofia tinha a sua origem no espanto, na estranheza e perplexidade que os homens sentem diante dos enigmas do universo e da vida ; A duvida: Ao filsofo exige-se que duvide de tudo aquilo assumido como uma verdade adquirida. Ao duvidar este distancia-se das coisas, quebrando desta forma a sua relao de familiaridade com as coisas. Se nunca duvidarmos de nada nunca saberes o fundamento daquilo em que acreditamos, mas tambm jamais pensaremos pela nossa cabea; O rigor. A crtica filosfica radical, no admite compromissos com as ambiguidades, as ideias contraditrias, os termos imprecisos e a A insatisfao. A filosofia revela-se uma desiluso para quem quiser encontrar nela respostas para as suas inquietaes. O que o aprendiz de filsofo encontra na filosofia so perguntas, problemas e incitamentos para que no confie em nenhuma autoridade exterior sua razo, para que duvide das aparncias e do senso comum. A nica "receita" que os filsofos lhe do que faa da procura do saber um modo de vida. No se satisfaa com nenhuma concluso, queira saber sempre mais e mais.

Isabel da Silva Valente

FILOSOFIA 10 ANO

-O mtodo cientfico e o mtodo filosfico Em termos de contedo podemos dizer que a filosofia, diferentemente das cincias, no possui um objecto especfico de estudo mas sim mltiplos e variados objectos que podem motivar a reflexo filosfica. A filosofia tambm no dispes de mtodos de verificao e de prova que permitam solucionar os problemas abordados, limitando-se a usar a razo ou seja processos racionais. No a razo emprica ou demonstrativa de certas cincias mas sim a razo argumentativa, que questiona e critica. A filosofia, ao contrrio da cincia que estuda parcialmente a realidade e os fenmenos cientficos pelos seus prprios mtodos, analisa os problemas que decorrem do prprio trabalho cientfico que a cincia no consegue dilucidar. O mtodo cientfico baseia-se no mtodo experimental (observao, formulao de hiptese, teste experimental e generalizao) enquanto o mtodo filosfica baseia-se na reflexo e na crtica.

-A filosofia e o Senso Comum

O senso comum ou conhecimento espontneo a primeira compreenso do mundo, baseada na opinio, que no inclui nenhuma garantia da prpria validade. Para alguns filsofos, o senso comum designa as crenas tradicionais do gnero humano, aquilo em que a maioria dos homens acredita ou devem acreditar. O senso comum est ligado ao processo de socializao e emprico. O modo como vemos o mundo foi profundamente moldado pela cultura na qual crescemos. O grupo social a que pertencemos transmitiu-nos tradies, costumes, crenas, em suma, tudo aquilo que modela a nossa atitude natural face s coisas. Estas estruturas no apenas condicionam a nossa maneira de pensar e agir, como determina as nossas expectativas de comportamento dos outros, de modo utilitrio e dogmtico (sem questionar aceitar passivamente). isento porque no toma partido.

A filosofia, para Plato, o uso do saber em proveito do homem. Isso implica a posse ou aquisio de um conhecimento que seja, ao mesmo tempo, o mais vlido e o mais amplo possvel; e tambm o uso desse conhecimento em benefcio do homem. Essa definio, porm, exige uma definio de benefcio, que por sua vez exige uma 5 Isabel da Silva Valente

FILOSOFIA 10 ANO definio de Bem. Para saber o que o Bem, entretanto, tambm necessrio descobrir o que a Verdade.

-Porque a filosofia necessria? medida que a cincia moderna se impunha como a nica forma de conhecimento vlida, porque baseada em factos verificveis universalmente, mais se questionava o lugar da filosofia. Qual a sua importncia? Qual sua finalidade? Desde o sculo XVII muitos lugares tem sido apontados para a filosofia, como por exemplo: - Espao de reflexo sobre as grandes questes as quais a cincia no d uma resposta. O campo da filosofia restringe-se, para muitos autores, aquilo que no pode ser objecto de um conhecimento exacto, cientfico. A filosofia teria assim um carcter residual face cincia. -A filosofia factor de mudana: os temas/problemas que analisa e desenvolve dizemnos efectivamente respeito -A filosofia mantm desperto o esprikto crtico: estimula em ns o esprito crtico, factor essencial de progresso e de desenvolvimento humano, bem como a capacidade reflexiva e auto-reflexiva -A filosofia estimula competncias argumentativas -A filosofia desenvolve a capacidade de pensamento abstracto: promove competncias argumentativas indispensveis nas sociedades que praticam a resoluo pacfica dos problemas, sem o recurso violncia fsica. -Espao de organizao de snteses sobre os diferentes saberes particulares. -Espao de problematizao, onde se reflecte de uma forma descomprometida sobre as coisas. -Espao de reflexo sobre a linguagem, nomeadamente sobre a linguagem cientfica, de modo a evitar a criao de falsos problemas e desfazer os existentes.

-Algumas

caractersticas

especficas

das

questes

filosficas:

generalidade,

radicalidade, perenidade, historicidade. A filosofia implica uma atitude de procura de um saber que se deseja, mas no se possui. Mas de que saber se trata? Como o podemos caracterizar?

Isabel da Silva Valente

FILOSOFIA 10 ANO Radicalidade .Inicialmente a palavra "sofia" tinha um sentido prtico, mas por volta do sc. IV a.C adquiriu um sentido muito amplo de natureza terica. O saber filosfico passa a ser identificado com um saber que resulta de uma procura das causas primeiras, o fundamento ou princpio de tudo o que . Um nvel de questes que ultrapassa as ideias feitas, o nvel do senso comum. filosofia interessa descobrir a natureza intima das coisas, a sua razo de ser. inteno do filsofo ir raiz dos problemas.

Generalidade. A filosofia visa compreender ou determinar o princpio ou princpios de todo o real. Mesmo quando um determinado filsofo incide a sua reflexo sobre um aspecto particular a experincia humana - a arte, a cincia ou a religio - o que em ltima instncia procura compreender a Totalidade e no simples casos particulares. Um outro aspecto revela ainda a dimenso universal da filosofia: ao abordar questes que so comuns a todos os homens, o filsofo acaba por elaborar um discurso que se dirige a todos os homens.

Historicidade . Uma vez que a filosofia se desenvolve ao longo do tempo, sendo influenciada pelo perodo de histria em que decorre. O filsofo filho do seu tempo e da sua poca e os textos filosficos traduzem sempre as marcas do contexto cultural, social, poltico, econmico. Inserido num tradio histrica, nenhum filsofo comea a partir do nada. aceitando as ideias do seu tempo ou reagindo contra elas que o filsofo constri o pensamento e aponta outras vias reflexivas.

Perenidade: A tese da perenidade defende que o valor no depende da poca histrica. A perenidade do valor e no dos objectos em que ele se manifesta. Por exemplo, a honestidade e amizade sempre foram considerados valores ao longo do tempo, as suas manifestaes, exemplos e realizaes que podem sofrer alteraes.

A tese da historicidade defende que os valores mudam conforme a poca histrica. Isto est ligado a uma ideia de relativismo axiolgico que defende que o que ou no valor completamente relativo. Tudo muda, e os valores tambm. Podemos afirmar, como tese intermdia, que apesar dos valores sofrerem obviamente uma influncia do tempo, at surgem novos valores, h algo de perene nos valores; amizade ser sempre um valor importante, embora o seu conceito sofra inevitavelmente alteraes. 7 Isabel da Silva Valente

FILOSOFIA 10 ANO

Autonomia. A filosofia implica uma atitude livre e todas as coeres e de todos os constrangimentos exteriores, sejam eles de natureza religiosa ou polticas. A reflexo filosfica recusa qualquer forma de autoridade no seu exerccio. Ser autnomo (Auto+nomos = aquele que cria a sua prpria lei), a primeira condio do Homem enquanto ser racional. A legitimidade da filosofia est nela prpria. Neste sentido, a expresso de um ser que pensa e age por si, procurando orientar-se por finalidades que ele prprio reconhece como suas. Cada filosofia como que um sinal dessa permanente insatisfao humana, que nunca se contenta com nenhuma resposta e procura atingir sempre novos horizontes.

Isabel da Silva Valente

Potrebbero piacerti anche