Sei sulla pagina 1di 2

Metodologia

O desenvolvimento deste estudo iniciou-se com a escolha da espcie Maytenus ilicifolia na lista da RENISUS (Relao Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS). As informaes botnicas, incluindo a taxonomia da espinheira-santa, foram obtidas atravs do site Tropicos.org. Os levantamentos etnobotnico e etnofarmacolgico foram realizados nos peridicos da base de dados Scielo e outras literaturas virtuais. As plantas foram coletadas no herbrio da Universidade Federal do Maranho em duas etapas. A primeira ocorreu no dia 27 de maro de 2014 entre 7 s 8hs da manh e a segunda etapa no dia 03 de abril de 2014 s 10hs. As coletas foram realizadas cortandose a parte area da planta. Aps a coleta, as plantas foram submetidas s operaes de desfolha. Foi realizada a secagem na estufa a (temperatura). Durante a secagem, as folhas da primeira etapa apresentaram contaminao por fungos. Em seguida, as folhas foram rasuradas e passadas pelo moinho de facas para aumentar a superfcie de contato com o lquido extrator, obtendo 43,1g de p das folhas no contaminadas e 33,5g das folhas contaminadas. A macerao foi processo de extrao escolhido, utilizando etanol 70% na proporo 1:6 e 1:10 respectivamente. Os ps ficaram em macerao durante 1 semana. Em seguida realizou-se a filtrao obtendo 208 mL de extrato contaminado e 135 mL de extrato no contaminado. Depois concentrou-se os mesmos. A primeira etapa do controle de qualidade da espcie vegetal foi a anlise macroscpica observando as caractersticas organolpticas, aspecto, tamanho da folha e seleo das folhas contaminadas por microrganismo. A avaliao e identificao da espcie foram observadas na microscopia atravs dos cortes transversais e paradrmicos. Todos os resultados foram comparados com a Farmacopia Brasileira de 2010.

Resultados
Anlise macroscpica Maytenus ilicifolia possui em mdia 9,86 cm de comprimento e 2,68 de largura. Apresenta folha simples, completa, simtrica, concolores, com consistncia coricea, contorno elptico a lanceolada, com margem serrada e pice mucronado. Sua base aguda obtusa com nervao peninrvea, possuindo uma superfcie glabra e lisa. A filotaxia oposta com subdiviso do limbo inteiro. As folhas secas so inodoros, levemente amargos e adstringentes.

Anlise microscpica A espinheira-santa apresenta uma epiderme uniestratificada com clulas epidrmicas poligonais de tamanhos variados. Os estmatos so anisocticos, com trs clulas subsidirias para cada clula- guarda. As folhas so hipoestomtica, ou seja, apresenta estmatos apenas na regio abaxial ( figura1). No h estmatos na regio adaxial. Apresenta parnquima palidico formado por dois estratos de clulas longas e finas. Possu parnquima esponjoso com espaos intercelulares. O colnquima do tipo angular. O feixe vascular nico, concntrico e cilndrico, contendo xilema e floema.

A espinheira-santa apresenta a seguinte taxonomia: Grupo: dicotilednea; Classe: Equisetopsida C. Agardh; Subclasse: Magnoliidae Novk ex Takht; Superordem: Rosanae Takht; Ordem: Celastrales ; Famlia: Celastraceae R. Br; Gnero: Maytenus Molina; Espcie: Maytenus ilicifolia Mart. Ex Reissek.

Potrebbero piacerti anche