Sei sulla pagina 1di 8

Errata

Livro As ltimas do Portugus volume I 3 edio Autor: Dcio Sena Caro leitor Devido a conflito entre softwares na diagramao, alguns termos sublinhados foram impressos sem o grifo. Por isso, disponibilizamos esta errata com as questes corrigidas, para que o entendimento delas no fique prejudicado. Obrigado e bom estudo!

03) (Fundao Carlos Chagas IPEA) Na frase Preferimos confiar e acreditar nas coisas ..., a expresso sublinhada complementa corretamente, ao mesmo tempo, dois verbos que tm a mesma regncia: confiar em, acreditar em. Do mesmo modo, est tambm correta a seguinte construo: Preferimos a) nos desviar e evitar as coisas ... b) nos contrapor e resistir s coisas ... c) ignorar e desconfiar das coisas ... d) subestimar e descuidar das coisas ... e) no suspeitar e negligenciar as coisas ... 04) (Fundao Carlos Chagas IPEA) Ambos os elementos sublinhados esto empregados de modo correto na frase: a) Quando penso em fazer algo de que ningum tenha ainda experimentado, arrisco-me a colher as desventuras com que me alertaram meus pais. b) A autoridade dos pais, pela qual os adolescentes costumam se esquivar, no deve ser imposta aos jovens, cuja a reao tende a ser mais e mais libertria. c) Nas sociedades mais antigas, em cujas venerava-se a sabedoria dos ancestrais, no se manifestava qualquer repulsa com os valores tradicionais. d) Os pais experientes, a cujas recomendaes o adolescente no costuma estar atento, no devem esmorecer diante das reaes rebeldes. e) A autoridade da experincia, na qual os pais julgam estar imbudos, costuma mobilizar os filhos em buscar seu prprio caminho.

10) (Analista Judicirio/Tribunal Regional Federal/FCC) Est correto o emprego da expresso sublinhada na frase: a) Os viles de Shakespeare, cujas falas incomodavam o pblico, por vezes mereciam deste violentos revides. b) Intervenes do pblico ameaavam comprometer a trama, aonde seus fios eram expostos aos gritos por um espectador mais afoito. c) Esta uma pea cujos os atores optaram por estabelecer um desempenho interativo, contando com o mximo interesse do pblico. d) O temor do autor do texto deve-se possibilidade que ele venha a ser levado fora ao palco. e) Ao tempo de Shakespeare, em cujo as peas eram levadas diante de um grande pblico, eram comuns as rplicas do auditrio. 11) (Analista Judicirio/Especialidade: Arquivologia/TRT/FCC) Na frase Admite-se uma cesta de bens e servios qual todo mundo deveria ter acesso, o segmento sublinhado pode ser corretamente substitudo, sem prejuzo de sentido, por: a) a que todos deveriam ser acessveis. b) para a qual todo mundo estaria disponvel. c) cujo alcance fosse possvel a todos. d) de cuja todos pudessem ter acesso. e) pela qual todo mundo poderia contar. 15 a 19) (Tcnico Judicirio/TJ-MG/FUMARC) Responda s questes de 15 a 19, tendo em vista a regncia das palavras sublinhadas. Assinale para cada questo: a) se apenas I e II estiverem corretas; b) se apenas I e III estiverem corretas; c) se apenas II e III estiverem corretas; d) se I, II e III estiverem corretas. 15) I. Referentemente ao assunto, no houve mais o que discutir. II. Sua obedincia aos pais foi determinante na avaliao dos juzes. III. O filme certamente imprprio para menores de 18 anos. 16) I. Procedemos leitura da ata, to logo retornamos. II. Os convidados no puderam aspirar ao perfume dos vasos no salo. III. Convidei-os para meus representantes na prxima reunio.

17) I. Os americanos no perdoaram as barbaridades cometidas. II. Informaram os candidatos da importncia dos documentos. III. A cena qual assistiram chegou a ser grotesca. 18) I. Custou-lhe bastante avaliar as questes de famlia. II. Os atos terroristas implicaram a desconfiana das naes. III. Ningum comunicou as mulheres o desaparecimento de seus filhos 19) I. Quando chegamos ao colgio, as aulas j estavam suspensas. II. Os filhos s lhes obedecem porque tm medo de sua reao. III. Ningum lhes avisou da necessidade de novos ajustes. 26) (Oficial de Justia Avaliador/TRT/ACCESS) Os termos sublinhados foram CORRETAMENTE substitudos por um pronome pessoal, EXCETO na frase da alternativa: a) Deixaram as chaves no carro. Deixaram-nas no carro. b) Comuniquei o fato ao diretor ontem. Comuniquei o fato a ele ontem. c) J pagaram ao empregado o salrio? J pagaram-no o salrio? d) Ele tem de permitir a sada do carro. Ele tem de permiti-la. e) Pusemos o livro na estante. Pusemo-lo na estante. 27) (Agente de Segurana Judiciria/TRT/ACCESS) Segundo a norma culta, h ERRO de regncia com o verbo sublinhado na alternativa: a) Eu devo obedecer ao meu amigo. b) Esqueci-me do nome dele. c) Ao falarem de Imortalidade disse que aspirava a ela. d) Prefiro ouvir msica do que ver televiso. e) Os deputados acusados j no podiam renunciar a seus mandatos.

31) (Auxiliar Judicirio/Tribunal de Alada Criminal/FESP) Eis o motivo profundo pelo qual as favelas seguem e prosseguem. Sem alterao de sentido, a expresso sublinhada acima pode ser substituda por: a) como b) porque c) pelo que d) por que e) por onde 32) (Tcnico Judicirio-rea FIM/TRT/FESP) De acordo com a norma culta, a regncia do verbo sublinhado est incorreta em: a) O sucesso, quem no o aspira? b) Ele prefere ser preso a ir para a guerra. c) Os objetivos a que eles visam so torpes. d) Voc assistiu a todos os jogos do Flamengo? e) Ningum tinha coragem de desobedecer a ele. 33) (Tcnico Judicirio-rea FIM/TRT/FESP) H erro no emprego do pronome sublinhado, de acordo com a regncia verbal, em: a) Os cheques que ele visava eram de outra agncia. b) Os prmios a que ele aspirava no sero concedidos. c) So vrias as clusulas do contrato das quais ele desconfia. d) Os programas a cuja elaborao ele assistira foram elogiados. e) As propostas que o advogado se refere no explicitam as condies de venda. 47) (Auxiliar Judicirio/TRE/FESP) Das alternativas abaixo, a que apresenta o termo sublinhado substitudo, incorretamente, por um pronome pessoal : a) Basta seguir o exemplo do Supremo. Basta seguir-lhe. b) Lembremos o caso da nomeao de parentes. Lembremo-lo. c) Os magistrados solicitaram recursos extras ao Tesouro. Os magistrados solicitaram-nos ao Tesouro. d) Os juzes tentaram repor as perdas do plano Bresser. Os juzes tentaram rep-las. e) O julgamento do mrito da ao talvez acate a acusao do Procurador-Geral. O julgamento do mrito da ao talvez a acate.

48) (Auxiliar Judicirio/TRE/FESP) H erro no emprego do pronome relativo sublinhado (preposicionado ou no) na seguinte frase: a) Desconheo a artista de que falas. b) Este o livro de cujo autor ele faz aluso. c) Os crimes pelos quais ele foi julgado eram antigos. d) O juiz de cujas sentenas ele recorreu vai entrar de licena. e) As decises do STF s quais ele se referia eram todas de grande utilidade. 50) (Auxiliar Judicirio/TRE/FESP) De acordo com a norma culta, h erro de regncia, quanto ao verbo sublinhado, em: a) Quem ofende, no perdoa. b) No devemos cham-lo de heri. c) preciso informar-lhes da nova legislao. d) O diretor no queria visar aquele documento. e) Os candidatos aspiravam a um cargo mais elevado. 59) (Taqugrafo/Cmara Municipal/FJG) ... que a percebe apenas como meio de ascenso social ... A forma sublinhada do pronome pessoal oblquo tono de terceira pessoa. Que frase a seguir usa indevidamente um dos pronomes destacados? a) No lhe agrada semelhante profecia? b) A resposta do professor no o satisfez. c) Ajud-lo-ei a preparar as aulas. d) O poeta assistiu-a nas horas amargas. e) Eu lhe lembrarei das datas. 68) (Caixa Econmica Federal/FCC) Do sculo XVII ao XX circulou na Europa, com bastante intensidade, o mito de uma arcdia campestre. Muitos escritores ingleses sustentaram tambm esse mito durante sculos; os textos desses autores ingleses so at hoje bastante populares. Reescrevendo-se o segundo perodo e substituindo-se os termos grifados acima por pronomes correspondentes, obtm-se corretamente: a) Muitos escritores ingleses, os quais textos so at hoje bastante populares, o sustentaram tambm durante sculos. b) Muitos escritores ingleses, cujos textos so at hoje bastante populares, sustentaram-lhe tambm durante sculos. c) Muitos escritores ingleses, cujos os textos so at hoje bastante populares, sustentaram-no tambm durante sculos. d) Muitos escritores ingleses, cujos textos so at hoje bastante populares, sustentaram-no tambm durante sculos. e) Muitos escritores ingleses, que os textos deles so at hoje bastante populares, sustentaram-lhe tambm durante sculos.
5

69) (Oficial de Justia/TJ-Santos-SP/Empasial-SP) Em todas as opes, a expresso destacada est empregada corretamente, conforme as normas cultas da lngua padro, exceto em : a) O verso a que se refere o poeta mais belo, mais variado e mais imprevisto. b) Acataremos as ordens do Presidente, de cuja probidade no temos o direito de duvidar. c) Encontrei um amigo de infncia cujo nome no me lembrava. d) Aqui est a foto a que me referi. e) O projeto a que esto dando andamento incompatvel com as tradies da firma. 90) (Auditor Tributrio do Distrito Federal/FCC) Est correto o emprego da expresso sublinhada na frase: a) prefervel de que haja menos autoritarismo. b) A alternativa a cuja jamais se deveria recorrer a do autoritarismo. c) grande a perplexidade de que esto tomados os latino-americanos. d) formidvel a avenida por cuja podem trilhar os aventureiros de sempre. e) Grande o dilema com o qual vem experimentando a opinio pblica brasileira. 97) (Analista de Informaes/Presidncia da Repblica/CESPE/UnB) Leia o texto seguinte, em que algumas ocorrncias da preposio de esto sublinhadas, na forma de contrao ou no. Polticos e jornalistas condicionam-se mutuamente. Se um quer, o outro acaba aceitando de (A) que a verdadeira questo a briga polticoeleitoral, e assim o assunto aparecer na primeira pgina, travestido de (B) grave crise, quando, na verdade, na maioria dos casos no passa de uma bolha de sabo uma fantasia destinada a ser esquecida na prxima esquina, ou uma previso equivocada. Com isso, a imprensa ajuda a fixar a idia de (C) que a esfera poltica principalmente uma arena onde polticos ambiciosos lutam pelo domnio, e a tornar ainda mais distante a noo do (D) que deveria ser: uma estrutura na qual os cidados tratem dos (E) problemas coletivos. Roberto Pompeu de Toledo, VEJA, 1/4/98 (com adaptaes). Assinale a opo que corresponde ao emprego incorreto da preposio, segundo as regras de regncia da norma culta. a) (A) b) (B) c) (C) d) (D) e) (E)
6

99) (Analista Judicirio-Execuo de Mandado/TRF/UFRJ) No trecho Grave e solitrio, o tronco vive num estado de impermeabilidade ao som, a que os humanos s atingem por alguns instantes., opcional a ocorrncia da preposio a antes do complemento do verbo ATINGIR, pois este verbo pode ser transitivo direto ou transitivo indireto no padro culto escrito. A mesma dupla regncia s admissvel em: a) Ele era um escritor que desdenhava a fama a que aspiravam seus compatriotas; b) A soluo a que os mdicos recorreram produziu resultados animadores; c) A igreja a que me refiro foi construda no sculo XVII; d) A unificao do objetivo a que visavam seus integrantes explica o sucesso da equipe; e) Este uma tese a que muitas pessoas preferem aderir por pura comodidade.

Potrebbero piacerti anche