Sei sulla pagina 1di 3

PACOTO DE QUESTES COMENTADAS ESAF DIREITO PREVIDENCIRIO - RECEITA FEDERAL 2014

PACOTO DE QUESTES COMENTADAS DA ESAF

Ol, galera! Fizemos uma sele o !e "ues#$es !e %o&%ursos a&#eriores realiza!os 'ela ESAF, (em %omo !e ou#ras (a&%as %om as !e)i!as a!a'#a$es, )isa&!o a(or!ar #o!os os 'o&#os !o E!i#al !a *e%ei#a Fe!eral+,-./ 'ara o %o&%urso !e Au!i#or0Fis%al1 Se'aramos as "ues#$es 'or assu&#o a 2im !e 2a%ili#ar a i!e&#i2i%a o !e %a!a #ema a(or!a!o1 U#ilize es#e ma#erial %omo 2orma !e re)isar a ma#3ria! S o 4, "ues#$es, #o!as !e)i!ame&#e %ome&#a!as e ga(ari#a!as1 Te&#e res'o&!50las %om mui#a a#e& o e serie!a!e, (us%a&!o re#irar !e %a!a uma !elas o m6imo !e i&2orma$es 'oss7)eis1 Dese8amos uma 9#ima re#a 2i&al !e 're'ara o!

:oa sor#e &o %o&%urso!

www.sejogagalera.com.br

E-mail: bellysarmento@hotmail.com

PACOTO DE QUESTES COMENTADAS ESAF DIREITO PREVIDENCIRIO - RECEITA FEDERAL 2014

ASSUNTOS: Regime Geral de Previdncia Social; Pri&%7'ios1


01) Constitui princpio aplicvel especificamente previdncia social: Amparo s crianas e adolescentes carentes. Autonomia da vontade. Participao da iniciativa privada em carter concorrente. Clculo dos benefcios considerando-se os salrios monetariamente. e) Acesso universal igualitrio. Comentrio: A Constituio Federal em seu art. 201, 3o, cria uma segurana aos beneficirios do sistema determinando que todos os salrios de contribuio considerados para o clculo de benefcio sero devidamente atualizados, na forma da lei. Vamos analisar as outras alternativas: A assertiva A transcreve um dos objetivos da assistncia social, expresso no art. 203, inc. II, da Constituio Federal. A assertiva B incorreta, pois todos os direitos e deveres tanto dos beneficirios do sistema quanto do prprio sistema previdencirio esto determinados por lei no havendo espao para autonomia das partes. Por fim, as assertivas C e E so prerrogativas da sade, conforme os artigos. 196 e 199 da nossa Carta Magna. (A resposta a letra D). a) b) c) d)

de

contribuio

corrigidos

02) luz da competncia constitucional da Previdncia Social, julgue os itens abaixo que so de competncia da Previdncia Social: I. Cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada. II. Salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda. III. Penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes. IV. A promoo da integrao ao mercado de trabalho. a) b) c) d) e) Todos esto corretos. Somente IV est incorreto. I e II esto incorretos. I e III esto incorretos. III e IV esto incorretos.

www.sejogagalera.com.br

E-mail: bellysarmento@hotmail.com

PACOTO DE QUESTES COMENTADAS ESAF DIREITO PREVIDENCIRIO - RECEITA FEDERAL 2014


Comentrio: A promoo da integrao ao mercado de trabalho um dos objetivos da Assistncia Social contidos no art. 203, inc. III, da Constituio Federal, ou seja, no est abrangida pela Previdncia Social. A resposta letra B. A nossa Carta Magna em seu art. 201, incisos I a V, relaciona as situaes que a previdncia social dever atender, quais sejam: a) b) c) d) e) cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; proteo maternidade, especialmente gestante; proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes.

Entretanto, a proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio no coberta pelo RGPS, o seguro-desemprego financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), administrado pelo Ministrio do Trabalho. 03) O servidor civil da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, bem como o das respectivas autarquias e fundaes, sujeito a regime prprio de previdncia social: a) fica automaticamente excludo do Regime Geral de Previdncia Social, ainda que, concomitantemente, venha a exercer uma ou mais atividades abrangidas por esse regime geral de previdncia social; b) tornar-se- segurado obrigatrio do Regime Geral de Previdncia Social, em relao s atividades por ele abrangidas; c) tem a faculdade de vincular-se ao Regime Geral de Previdncia Social caso venha a, concomitantemente, exercer atividades por ele abrangidas; d) tem a faculdade de vincular-se ao Regime Geral da Previdncia Social, desde que requeira desligamento do sistema prprio de previdncia social. e) nenhuma das anteriores. Comentrio: O art. 10 do Decreto no 3.048/99 estabelece que o servidor civil ocupante de cargo efetivo ou o militar da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, bem como o das respectivas autarquias e fundaes, so excludos do Regime Geral de Previdncia Social, desde que amparados por regime prprio de previdncia social. Entretanto, se o servidor ou o militar vierem a exercer, concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo Regime Geral de Previdncia Social, tornar-se-o segurados obrigatrios em relao a essas atividades, assim ordena o 2o do mesmo dispositivo legal. A resposta da questo a letra B.

www.sejogagalera.com.br

E-mail: bellysarmento@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche