Sei sulla pagina 1di 59

Topografia

Apontamentos Tericos

A. 2005

Topografia
Apontamentos tericos

Geodesia
Achatamento
Caracterstica de um elipside que depende do valor angular do ponto P, do coeficiente de segunda harmnica zonal de segunda ordem (factor dinmico de forma da terra) e do semieixo equatorial a (onde a potencial gravtico o valor do potencial mais prximo com o mesmo valor sobre o geide.)

f =

ab a

f =

3 a 3 2 J2 + 2 2GM

Altitude
- A altitude geodsica o comprimento do segmento da normal ao elipside entre P e a sua projeco no elipside. - A altitude ortomtrica ou natural (H) o comprimento do arco da linha de fio de prumo que contem P, entre a superfcie de nvel que contem P (terrestre) e o geide (linhas de fio de prumo so as linhas de fora do campo gravtico). - A altitude geopotencial corresponde a diferena de potencial gravtico entre a superfcie de nvel que contem P (terrestre) e o potencial sobre o geide. - A altitude dinmica o quociente entre a altitude geopotencial com a gravidade normal sobre o elipside de referncia e latitude de 45 graus. Altitude Geodsica - Altitude ortomtrica= ondulao do geide

Topografia
Apontamentos tericos

Anomalias gravimtricas
Diferenas entre os valores da gravidade, corrigidos e reduzidos, e os valores da gravidade normal relativamente a um data geodsico

Azimute
O azimute o ngulo que certa direco faz com a direco do norte (astronmico, cartogrfico ou magntico). O azimute natural marcado a partir do norte astronmico. O azimute magntico marcado a partir do norte magntico. O azimute cartogrfico marcado a partir do norte cartogrfico.

Coordenadas geodsicas -elipsoidais ( h)


-rectangulares (x, y, z) Ambas utilizam um elipside de referncia para aproximarem-se a superfcie terrestre.

Coordenadas Naturais
Utilizam-se para a superfcie terrestre, atravs do Geide. - Latitude normal ou astronmica - Longitude normal ou astronmica H Altitude normal ou ortomtrica

Comprimento de arco
O comprimento de arco S de paralelo latitude , da origem at a longitude , dado por:

S = RP = RN Cos

O comprimento S de um arco de meridiano elipsoidal entre o equador e um ponto latitude , dado pelo integral:

S = RM ( )d
0

Simplificando pelos mtodos de srie truncados:

S ( ) = ( + 12 Sen(2 ) + 14 Sen(4 ) + 16 Sen(6 ) + 18 Sen(8 ) + ....) S 2S 4S 6S 8S S Sen Sen Sen Sen ( ) = + ( + + + .....) 22 24 26 28
Onde:

Topografia
Apontamentos tericos

= (a + b) +

1 2

2
8

..... 128

a b a+b

E onde:

12 12 12 12

3 9 3 = + 3 5 ..... 2 16 32 15 15 = 2 4 + .... 16 32 35 105 5 = 3 + + .... 48 256 315 4 + .... = 512

22 24 26 28

3 27 3 269 5 + ..... = 2 132 515 21 55 = 2 4 + .... 16 32 151 3 417 5 + .... = 96 128 1097 4 + .... = 512

Datum
Um datum (plural de data) um conjunto de quantidades numricas ou entidades geomtricas que so utilizadas como referncia para outras quantidades numricas ou entidades geomtricas. Parmetros de definio de um data: Quadrado da primeira excentricidade; Latitude geodsica da origem do referencial astronmico; Longitude geodsica da origem do referencial astronmico; Ondulao do geide; Componente do desvio da vertical segundo o meridiano; Componente do desvio da vertical segundo o 1 vertical; Azimute de uma direco.
Definio da rede geodsica

Datum altimtrico
Serve para definir as altitudes ortomtricas dos pontos do terreno.

Datum geodsico
Serve para definir as posies geodsicas elipsoidais (latitudes, longitudes e altitudes geodsicas)

Desvio da vertical
-desvio da vertical segundo o meridiano, o ngulo formado pela projeco de n no plano que contem o meridiano geodsico em P com a normal ao elipside Adeso da vertical segundo a seco normal principal, o ngulo formado pela projeco de n no plano da seco normal principal em P com a normal ao elipside

Topografia
Apontamentos tericos N-ondulao do geide, o comprimento do segmento de linha de fio-de-prumo que passa em P, entre o geide e o elipside (positivo para o exterior e negativo para o interior). Uma vez conhecidas as componentes do desvio da vertical e a ondulao do geide em P, a transformao das coordenadas naturais em coordenadas geodsicas elipsoidais muito simples:

= +

= + Sec

hH+N

Direco da vertical

n ( p) =

1 W ( P ) g ( P)

A direco vertical define-se utilizando o vector unitrio, simtrico do vector de gravidade P. O n orientado para o exterior da terra (Znite), uma vez que o vector gravidade se encontra orientado para o interior (Nadir). O plano perpendicular direco da vertical em P designado por plano horizontal no ponto P. W (P) o potencial no ponto P.

Elipside de referncia
um elipside equipotencial que melhor se ajusta ao geide (h vrios) O elipside pode representar-se em funo da latitude e da longitude , relativamente a um referencial cartesiano tridimensional tal que :

r ( , ) = x e x + y e y + z e z

Onde:

x = RN Cos( )Cos( )
Elipside equipotencial

y = R N Cos ( ) Sen( )

z = R N (1 e 2 ) Sen

Elipside ao longo do qual o potencial gravtico constante (ou quase)

Topografia
Apontamentos tericos

Excentricidade
Quadrado da primeira excentricidade:

e2 =

a2 b2 a2

Quadrado da segunda excentricidade:

2 =

e2 1 e2

Funes harmnicas de superfcie de Laplace

Rnm ( , ) = Cos(m ) Pmn Sen( )

S mn ( , ) = Sen(m ) Pmn Sen( )

Rmn
m=0 m>0 e m=n m>0 e m n Geide Harmnicas Zonais Harmnicas Sectoriais Harmnicas Tesserais

S mn
Harmnicas nulas Harmnicas Sectoriais Harmnicas Tesserais

Superfcie de nvel equipotencial que se obtm considerando a posio media da superfcie do mar prolongada sob os continentes, descontando a ondulao e a influncia dos potenciais gravitacionais Lunar, Solar, etc.

Gravidade
Para o gradiente do potencial gravtico g ( P ) = W ( P )

Gravidade normal
Para o gradiente do potencial gravtico normal g N ( P) = W N

Linhas de fio-de-prumo
Linhas de fora do campo gravtico. So tangentes em cada ponto a direco vertical.

Superfcies de nvel ou geopotenciais


Equipotenciais do campo gravtico so perpendiculares em cada ponto a direco da vertical.

Topografia
Apontamentos tericos

Latitude
-Latitude geocntrica: tan( ) = (1 e 2 )Tan( ) -Latitude geodsica: A latitude geodsica do ponto P, simbolicamente , o ngulo normal ao elipside em P com o plano equatorial do elipside, contado de 0 a 90 graus, para Norte e Sul do equador respectivamente. -Latitude normal ou astronmica: o ngulo do vector n com o plano paralelo natural cotado de 0 a 90 graus para Norte e Sul do equador -Latitude geodsica: o ngulo da normal ao elipside em P com o plano equatorial do elipside de 0 a 90 graus para Norte e Sul do equador.

Linha geodsica
Entre dois pontos Pi e Pk do elipside a linha mais curta que une esses dois pontos sobre o elipside.

-latitude natural ou astronmica: o ngulo diedro dos planos meridionais do ponto Grw. A longitude contada positivamente de 0 a 180 graus, para Este ou Oeste, respectivamente. -a longitude geodsica do ponto P, simboliza-se por , o ngulo diedro dos planos que contem os meridianos geodsicos de P e Grw, contado de 0 a 180 graus para Este e Oeste de Grw.

Longitude

Mar
A atraco gravitacional lunar sobre a superfcie livre das aguas leva a que esta assuma a forma de um esferide, semelhante a um elipside, cujos bojos se orientam na direco do segmento TL, um no sentido da lua(mar alta directa), ou no outro sentido oposto(mar alta oposta). -Equatorial: A lua encontra-se prxima do equador, as alturas das mars directas e opostas so semelhantes -Tropicais: As mars-altas directas so mais altas que as mars opostas TL- segmento que une os centros de massa Terra+Lua

Meridiano (geodsico)
O meridiano de P a seco elptica causada no elipside pelo plano definindo pelo eixo menor do elipside e pela norma de P.

Topografia
Apontamentos tericos

Nadir
o vector unitrio com a direco da vertical e orientado para o interior da terra

Ondulao do geide
o comprimento do segmento da linha de fio-de-prumo que passa em P, entre o geide e o elipside (positivo para o exterior e negativo para o interior do elipside)

Paralelo
-Natural ou astronmico: Plano que contem P e perpendicular ao vector r (versor da direco do eixo de rotao terrestre) -Geodsico: a seco circular causada no elipside pelo plano paralelo ao equador elipsoidal e P.

Plano Horizontal
Plano perpendicular a direco da perpendicular em P.

Planos Verticais
Planos que contem a direco da vertical e so perpendiculares ao plano horizontal.

Potencial Centrifugo
Potencial gerado pela velocidade angular de rotao da terra e pela distancia do ponto ao eixo de rotao

Vc ( P ) =

2 2
2

Potencial gravitacional
Potencial gerado pela massa.

V ( P) = G
i =1

mi si

V ( P ) = G dv s K

Potencial gravtico
Soma dos potenciais gravitacional e centrfugo

Potencial Normal
- Gravitacional normal: Simplificao do desenvolvimento em srie do potencial gravitacional -gravtico normal: Soma do potencial centrfugo com o gravitacional normal

Topografia
Apontamentos tericos

Equadores de referncia
Designao para as coordenadas (terrestre ou celestes) de um conjunto de estaes terrestres que permitem materializar e consequentemente tornar operacional um dado referencial.

Raio de curvatura do meridiano

RM =

( 1 e Sen )
2 2

a (1 e 2 )

Raio de curvatura da seco normal principal

RN =

a 1 e 2 Sen 2

Raio de curvatura do paralelo

R P = R N Cos
1 RM R N

Curvatura Total

K=

Rede geodsica
Conjunto de pontos (vrtices geodsicos) unidos por uma malha triangular(rede geodsica) dos quais se conhecem as coordenadas. Encontra-se dividido em 3 ordens: -A primeira ordem, ou rede primordial, constituda por tringulos cujos lados medem entre 30 a 60 km e composta pela rede fundamental e pela rede complementar. A rede complementar complementa os espaos vazios da rede fundamental (em Portugal so materializados em grandes pirmides com 9 metros de altura, caiadas de branco com faixas horizontais pretas, por exemplo, o da Merlia). - a segunda ordem ou rede secundria consiste num adensamento da rede de primeira ordem e constituda por tringulos com lados entre 20 e 30 km. Muitos destes vrtices so materializados por bolembreanos.O bolembreano consiste num tronco de um cilindro encimado por um tronco de cone, permitindo o estacionamento e operao de equipamento de medio.

Topografia
Apontamentos tericos -a terceira ordem, ou terciria, tambm materializada por bolembreanos constituda por tringulos com lados entre 5 a 10km e constitui um adensamento da rede secundaria. Estas redes so da responsabilidade do IPCC. Por vezes tambm surge uma rede de quarta ordem, levada a cabo por diversas entidades de modo pouco articulado, materializam-se geralmente em pontos notveis de edifcios e outras construes com caractersticas dominantes na paisagem.

Rede de triangulao cadastral


da responsabilidade do IPCC e tem por finalidade principal o apoio aos levantamentos cadastrais em grandes escalas. Os vrtices so designados por TCs e formam tringulos com 1km de lado. So materializados em pequenos macios de beto semienterrado em zonas rurais.

Rede gravimtrica
Cerca de 4500 (em Portugal) estaes nas quais se mede a gravidade com grande rigor (til para a definio do geide) que por sua vez, so fundamentais para actividades como a prospeco de recursos petrolferos e mineiros. Em Portugal existem duas estaes gravimtricas de referncia, em V.N.Gaia e em Mrtola. atravs desta rede que possvel fazer as superfcies de nvel do Geide.

Rede de Nivelamento geomtrico


Redes de pontos (triangulaes) que tm como objectivo a medio de altitudes sendo, por isso, alguns desses pontos coincidentes com os margrafos. Em Portugal constituda por sete polgonos fechados, duas derivaes com os margrafos de Cascais e Lagos e nove ligaes rede de nivelamento geomtrico espanhola.

Seco Normal

Linha curva resultante da interseco do elipside com o plano que contem a normal ao elipside de um ponto P A seco normal do elipside pelo plano perpendicular ao meridiano.

Topografia
Apontamentos tericos

Transformao de coordenadas elipsoidais em rectangulares:


As coordenadas rectangulares de um ponto terreno, podem segundo Cooper, ser transformadas em coordenadas geodsicas elipsoidais do ponto, relativas ao mesmo data:

x = ( RN + h)Cos( )Cos( ) y = ( R N + h)Cos ( ) Sen( )

z = RN ((1 e 2 ) + h) Sen
Ou inversamente:

z + 3 bSen 3 = ArcTan 2 2 2 3 x + y e aCos y = ArcTan x 2 2 h = x + y R N Cos

az = ArcTan b x2 + y2

Vector gravidade
Gradiente do potencial gravtico nos pontos P

g ( P) = W (OP)
Znite
Orientao para o exterior da terra

Zero hidrogrfico
Nvel mdio da mais baixa mar baixa relativa ao datum altimtrico utilizado em geodesia e topografia (cartas hidrogrficas usam-se como referencia por questes de segurana)

Topografia
Apontamentos tericos

Cartografia Matemtica
Azimute Cartogrfico
o ngulo de uma recta do plano cartogrfico com o norte cartogrfico (sentido positivo o dos ponteiros do relgio) O azimute cartogrfico de um ponto pode ser obtido da seguinte forma (por exemplo, do ponto j):

M ik AN .C .ik = ArcTan P ik

+k

Em que k um factor que permite passar os ngulos para o primeiro quadrante, assim quando o ngulo se situa no primeiro quadrante, k nulo, quando o ngulo se situa no segundo e terceiro quadrante, o k 200, e quando o ngulo se situa no quarto quadrante, o k 400. Com esta frmula, podemos encontrar a posio do norte cartogrfico.

Carta temtica
a carta que contem a informao geogrfica no topogrfica (demografia, exposio solar, pluviosidade, aptido para a construo, etc.).

Carta Topogrfica
a carta que contem informao topogrfica (relevo (hipsografia), linhas de agua (hidrografia), vegetao, construes, vias de comunicao, redes de energia, etc.)

Cartografia Matemtica
A cartografia matemtica ocupa-se do estudo da projeco das superfcies de dupla curvatura (como a esfera ou o elipside de revoluo) em superfcies de curvatura simples tais como o plano, o cone ou o cilindro. mbito da cartografia matemtica o estudo das aplicaes da esfera ou do elipside num plano e das deformaes resultantes

Convergncia do meridiano
Azimute cartogrfico da direco que aponta para o norte geogrfico

Deformaes
-Linear Designa-se por mdulo de deformao linear da projeco a deformao que dada nos comprimentos ao se afastar do ponto central. Chamam-se projeces equidistantes quando o mdulo de deformao linear na direco do meridiano ou do paralelo em cada ponto igual a unidade. -Azimutal

Topografia
Apontamentos tericos Quando existe um ponto, geralmente o ponto central, onde a deformao azimutal nula em todos os azimutes, a projeco diz-se azimutal. Neste caso, o azimute cartogrfico do ponto central para qualquer ponto do plano cartogrfico igual ao azimute esfrico ou elipsoidal. -Areal O mdulo de deformao areal independente do azimute e mede a deformao que se d numa rea medida que nos afastamos do ponto central. Quando o modulo de deformao areal igual a unidade em qualquer ponto, isto , quando as reas das figuras elementares na superfcie do objecto e na superfcie de imagem so iguais em qualquer ponto, a projeco diz-se equivalente, equiareal, homologrfica ou ainda autlica.

Distancia Cartogrfica
Distancia entre dois pontos medida no plano cartogrfico (horizontal)

C12 = ( M 2 M 1 ) 2 + ( P2 P1 ) 2
Distancia a Meridiana (M)
Tambm designadas por abcissas cartogrficas, esta distncia a que vai de um ponto at ao eixo dos PPs (eixo que vertical, passa no ponto, e na direco do NC).

Distancia a perpendicular (P)


Tambm designadas por ordenadas cartogrficas, esta distncia a que vai de um ponto at ao eixo dos MM`s (eixo horizontal perpendicular ao dos PP`s, perpendicular ao norte cartogrfico)

Elipse de Tissot

Lugar geomtrico dos pontos nos quais o raio vector na direco de azimute igual ao inverso do modulo da deformao linear (os dois valores, mximo e mnimos do raio vector da elipse indicatriz de Tissot, correspondem aos dois valores mnimos e mximos, respectivamente, do mdulo de deformao linear que so designados por mdulos principais de deformao linear).

Erro de graficismo
o erro derivado do processo utilizado na sinalizao do ponto (lpis, lapiseira, caneta, estilete, etc.) controlado por um desenhador, ou seja, erro de localizao do ponto na superfcie material.

Topografia
Apontamentos tericos

Erro de localizao
-planimtrico: Erros (cumulativos) derivados das mais diversas coisas: edies, leituras, etc.

m = u m p = v p

-altimtrico Igual ao planimtrico

H = H H

Escalas
-decimal -dupla

1 10 n

2 10 n

-subdupla

1 2 x10 n 4 -qudrupla 10 n

Plano Cartogrfico
Plano onde so projectados os vrtices geodsicos aps terem sido em primeiro lugar projectados em uma esfera ou elipside (e depois so projectados no plano atravs de cones, planos e esferas).

MappaMundi
Mapa com representao do mundo (pode estar centrado em diferentes regies, sendo que a regio na qual est centrado ser a que aparece com menor deformao).

Meridiano Central
Meridiano ao qual est o ponto central

Meridiana
a imagem do meridiano que passa pelo ponto central

Norte Cartogrfico
Num mapa ou carta, o norte sempre a vertical, direco da meridiana.

Paralelo Central
Paralelo que passa pelo ponto central

Topografia
Apontamentos tericos

Ponto Central
Ponto que define o posicionamento relativo da esfera, cilindro ou elipside e est de preferncia ao meio (no centro) da projeco.

Projeco afiltica
Projeco que no conforme nem equivalente

Projeco azimutal
Projeco em que existe um ponto, geralmente o ponto central, onde a deformao azimutal nula em todos os azimutes

Projeco Cilndrica
Projeco onde se desenrola a esfera ou elipside num cilindro

Projeco conforme
Projeco que respeitem a semelhana das formas das figuras elementares

Projeco Cnica
Projeco obtida por se desenrolar a esfera ou o elipside num cone

Projeco equivalente
Projeco na qual o modulo de deformao areal igual unidade em que qualquer ponto, ou seja, quando as reas das figuras elementares na superfcie objecto e na superfcie imagem so iguais em qualquer ponto.

Sistema de projeco cartogrfico


Conjunto formado pela projeco e pelos seguintes parmetros: 1-um data geodsico, elipsoidal ou esfrico 2-um ponto central 3-um factor de escala prximo da unidade 4- Uma origem das coordenadas cartogrficas

Tolerncia altimtrica
Tolerncia mxima que se da aos erros de localizao altimtricos

Tolerncia planimtrica
Tolerncia mxima que se da aos erros de localizao planimtricos.

Topografia
Apontamentos tericos

Projeces
Cilindros: -Eratstenes: projeco esfrica, cilndrica e equidistante.

M = R

P = R

-Mercator: projeco cilndrica conforme

M = R
R 1 + CosSen Ln 2 1 CosSen

P = R.Ln (Tan + 4 2

-Mercator transversa: projeco cilndrica conforme

M =

Tan P = R ArcTan Cos 0

Cones: -Lambert: projeco cnica conforme (esta verso atingiu grande popularidade na forma elipsoidal.

M = Sen

P = 0 Cos

-Albers: projeco cnica equivalente (representa os paralelos por arcos de circunferncia.

M = Sen

P = 0 Cos

Plano: -Ortogrfica: projeco azimutal (plano tangente a uma esfera)

M = R cos Sen P = R(cos0 sen sen0 cos cos )


-Gnommica: projeco afiltica (plano tangente a esfera pelo ponto central)

RCosSen M = Sen 0 Sen + Cos 0 CosCos P = R(cos 0 sen Sen0 CosCos Sen 0 Sen + Cos 0 CosCos

Topografia
Apontamentos tericos -Estereogrfica: projeco azimutal conforme de a partir do ponto situado nas antpodas do ponto central. Pseudo-cnicas

2 RCosSen M = 1 + Sen Sen + Cos CosCos 0 0 P = 2 R (cos 0 sen Sen 0 CosCos 1 + Sen0 Sen + Cos 0 CosCos

-Bonne: uma projeco pseudo-cnica, equivalente. O cone cartogrfico disposto em posio normal, isto , com o eixo de simetria normal ao equador e tangente ao paralelo do ponto central. Em Portugal mais usada a verso elipsoidal.

M = Sen

P = 0 Cos

Cilindro de Seco elptica: -Gauss-Kruger: uma verso elipsoidal da projeco de Mercator transversa que projecta um elipside num cilindro transverso de seco elptica, tangente ao meridiano central (elipside). (M e P so enormes...ver livro pagina 146)

Topografia
Apontamentos tericos

Data geodsicos e data nacionais


-Puissante-bonne: elipside de Puissaint, sistema de projeco de Bonne. -Bessel-Bonne: elipside de Bessel, projeco de Bonne. -Sistema de Hayford Gauss: DT LX (Hayford Lisboa) DT 73 (Hayford -Merlia) Elipside de Hayford, projeco de Gauss-Kruger. -Sistema UTM/UPS (universal transverse Mercator): dividido em 60 fusos de 6 em 6 que vai de 80S a 84 N

Projeco pseudconica
uma projeco analtica (projeces no geomtricas, mas sim quase geomtricas) que tem caractersticas semelhantes (imagens dos meridianos e paralelos) s caractersticas de uma projeco cnica (imagens dos meridianos e paralelos).

Projeco cartogrfica Aplicao bijectiva V0 V R 2 de uma vizinhana V0 do ponto central sobre uma
esfera ou elipside numa vizinhana V do plano cartogrfico. (uma aplicao bijectiva uma aplicao simultaneamente injectiva e subjectiva ou seja, cada ponto corresponde a uma imagem e cada imagem corresponde a um ponto. A dimenso do espao de chegada igual a dimenso do espao de imagem.

Modelo de Bursa-Wolfe
As coordenadas rectangulares de um ponto, relativas a um determinado data geodsico podem ser relacionadas com as mesmas coordenadas rectangulares desse ponto, mas relativas a um diferente data geodsico atravs da transformao de Bursa-Wolfe, ou ento, a transformao dos sete parmetros. A informao proporcionada por dois pontos com coordenadas conhecidas nos dois data no suficiente para determinar os sete parmetros da transformao,

Topografia
Apontamentos tericos ento, utilizado outro ponto conhecido, de modo a obter um sistema com nove equaes e apenas sete incgnitas. As sete incgnitas so , e que so ngulos muito pequenos que exprimem trs rotaes sucessivas em torno dos eixos xx, yy e zz respectivamente, um factor de escala unitrio e x,y,z so as componentes do vector translao. Defeito: este modelo depende excessivamente da localizao e do nmero de pontos de coordenadas conhecidas de onde se deduz os parmetros

Modelo de Molodensky
O modelo de Molondensky o modelo mais utilizado na transformao de coordenadas geodsicas a diferentes data geodsicos. As coordenadas geodsicas elipsoidais de um ponto ( ( , , h) , relativas a um data, podem ser relacionadas com as coordenadas geodsicas elipsoidais do ponto:

( + , + , h + h)
Relativas a um segundo datum geodsico, pela transformao de Molodensky. Esta aparece em duas formas, a verso standard e a verso abreviada, onde so feitas algumas simplificaes. Na abreviada, a altitude ignorada nas correces latitude e longitude. Na frmula, so calculados os variaes. Defeito: este modelo no contempla o no paralelismo dos eixos dos dois elipsides.

Topografia
Apontamentos tericos

Classificao das projeces


1-Quanto a forma de Construo -Geomtricas -Geomtricas modificadas -Analticas 2-Quanto superfcie de projeco -Cnicas -Azimutais -Cilndricas 3-Quanto s propriedades -Conformes preserva as formas da superfcie elementar -Equivalentes preserva a rea das superfcies elementares -Afiltico- Quando no e conforme nem equivalente -Equidistantes preserva as distncias -Azimutais preserva os ngulos 4-Quanto orientao da superfcie de projeco -Normais -Transversais -Obliquas 5-Geometria da rede -Meridianos e paralelos curvilneos -Meridianos e paralelos rectilneos -Meridianos rectos e paralelos curvilneos -Meridianos curvos e paralelos rectilneos

Topografia
Apontamentos tericos

Escalas
-decimal -dupla

Cartografia Nacional
1 10 n

2 10 n

-subdupla

1 2 x10 n 4 -qudrupla 10 n
1 utilizando o elipside de Puissant 100000

Sistema Puissant-Bonne
A primeira carta foi efectuada em escala

e a transformao de Bonne. O datum geodsico chamado o datum PussaintLisboa

Sistema Bessel-Bonne
As deformaes lineares e angulares do sistema de projeco cartogrfica anterior levaram o IGC a mudar o datum geodsico e o ponto central do sistema. O novo sistema utilizava o elipside de Bessel, utilizando o Datum geodsico Bessel-Lisboa. Este sistema de projeco cartogrfica de Bessel-Bonne tem a origem das coordenadas coincidente com o ponto central. A perpendicular orientada positivamente de Este para Oeste e a meridiana orientada positivamente de Norte para sul.

Sistema de Hayford-Gauss
A deformao produzida na forma das figuras pelas projeces cartogrficas equivalentes, tal como a projeco de Bonne, torna estas pouco adequadas a enquadrar os levantamentos topogrficos em escalas grandes. A adopo de projeces conformes simplifica nas escalas grandes, a compatibilizao das medies topogrficas com o terreno. Em 1930, foi estabelecido pelo IGC, o primeiro sistema de projeco cartogrfica designado por Hayford-Gauss. Neste sistema, o ponto central coincidente com a origem das coordenadas deste sistema. O datum usado o datum geodsico HayfordLisboa. A meridiana orientada para norte e a perpendicular para este. Permitiu a produo de plantas a escala 1:200000 1:2 000 ,1:5 000, 1:10 000 produzidas pelo ICG.

Topografia
Apontamentos tericos

Sistema de Hayford-Gauss Militar


Este sistema foi derivado do sistema Hayford-Gauss, com uma translao na origem das coordenadas cartogrficas de modo a tornar positivas as coordenadas no territrio portugus. As novas coordenadas no devem ser representadas como M e P pois no traduzem as distancia os respectivos eixos. Este sistema utilizado para a produo de cartas topogrficas militares escala de 1:25 000, 1:50 000, 1:250 000, 1:500 000, 1:10 000

Sistema de Hayford-Gauss Moderno


O sistema de Hayford-Gauss Moderno, tambm conhecido por sistema do datum 73, projecta o elipside de Hayford posicionado no vrtice geodsico Merlia constituindo o datum Hayford-Merlia ou datum 73. Devido mudana do ponto de fixao do elipside de Hayford de Lisboa para a Merlia, aquelas coordenadas no identificam o mesmo ponto do terreno. A origem sofre uma translao de 180,598 m em XX e de -86,990 metros em YY. Como o valor da translao muito pequeno, o smbolo M e P continuam a ser vlidos. Este sistema permite a produo de ortofotomapas s escalas de 1:10 000 e 1:2 000.

O sistema UTM/UPS
O sistema de projeco cartogrfica UTM na realidade, constituindo por uma composio de sistemas UTM e UPS. O elipside de referncia dividido em 60 fusos com uma amplitude de 6. OS fusos, com excepo das calotes polares definidas pelos paralelos 84N e 80S, so projectados pela projeco de GaussKruger, com um factor de escala de 0.9996 , em cilindros tangentes ao seu meridiano central. As regies dos fusos situadas nas calotes polares so projectadas pela projeco estereogrfica (verso elipsoidal) nos planos tangentes aos plos norte e sul, respectivamente. Em cada fuso, o meridiano central o meridiano central do fuso e o ponto central : o plo norte na regio a norte e o plo sul, na regio a sul ao paralelo e tambm a interseco do meridiano central com o equador. Em cada fuso, h uma translao de 500 km para oeste e de 10 000km para sul de modo a ficar tudo positivo. A projeco UTM usa o elipside de Hayford posicionado em Postdam (Datum Europeu, conhecido por ED50) e utilizado pela NATO para o fabrico de cartas militares da Europa escala 1:50 000. A projeco UTM utilizada para a produo de cartas aorianas (Data ocidental, Data central e Data Oriental) e para e madeirenses (Data Porto Santo) e ainda Cabo Verde.

Topografia
Apontamentos tericos

Responsveis pela cartografia em Portugal


-Instituto geogrfico do exercito -Instituto geogrfico Portugus -Instituto hidrogrfico

Equidistncia grfica
Em Portugal, nas cartas topogrficas, convencionou-se a utilizao de uma equidistncia grfica constante, igual a 0.5mm,nas representaes grficas em escalas decimais, duplas e subduplas. Nas cartas cartogrficas a escala qudrupla, utilizada a equidistncia grfica de 0.4mm. No caso das plantas topogrficas, a escalas superiores a 1:10 000, a equidistncia grfica convencional 1mm, para escalas decimais, duplas e subduplas, e 0.8mm para escalas qudruplas. Estas equidistncias podem no ser respeitadas quando a apoio a por exemplo projectos locais de engenharia, onde poder aumentar o diminuir a escala.

Topografia
Apontamentos tericos

GPS
Ambiguidade de ciclo
Pode ser entendido como o nmero completo e inteiro de ciclos desde o momento da emisso at a recepo da onda portadora. O receptor regista esse nmero, contudo, falta determinar o nmero total de ciclos completos desde que deixou o satlite ate ao instante de sintonia. Esta ambiguidade nica para cada par receptor-satelite, e impe que no haja interrupes de sinais durante a ligao.

Ambiguidade inicial
As ambiguidades de ciclo das medies de fase realizadas em cada sesso de observao so conhecidas a menos da ambiguidade inicial

ngulo de mascara:
O ngulo de mascara utiliza-se para evitar que os satlites perto do horizonte enviam sinais, visto que quanto esto perto do horizonte as ondas tem que passar mais ionosfra aumentando o erro associado a essa passagem. Normalmente so recusados sinais em que os ngulos de mascara so inferiores a 10

Contagem Doppler integrada


Este mtodo foi idealizado para o sistema TRANSIT, embora se encontre em alguns GPS desde que devidamente equipados. Neste mtodo, a onda portadora, sofre no seu percurso, o conhecido efeito de Doppler, isto , a frequncia emitida pelo SAT captada pelo receptor com um desvio proporcional a velocidade radial do satlite relativamente ao receptor (isto implica uma velocidade do satlite muito inferior da luz).

1 rRS fR = fS 1 c t

O que permite determinar a distncia entre os dois apenas com as frequncias e com o tempo.

Topografia
Apontamentos tericos

Correco diferencial
H vrios emissores de correco diferencial de modo a corrigir os erros existentes, tais como: -Estaes costeiras -Satlites Geostacionrios -Antenas retransmissoras de telemvel -Outros receptores (via Rdio).

Correco ionosferica
A correco ionosfrica tem o objectivo da correco das pseudodistncias, desde que os receptores permitem medir fase em duas frequncias conhecidas relacionadas com essas mesmas bandas. A correco ionosfrica de primeira ordem da pseudodistncia pode ser expressa por uma frmula (ver livro).

Desvio do relgio
traduzido como o erro de sincronizao dos dois relgios. No caso dos receptores GPS os relgios so de quartzo, mais baratos, mas de qualidade inferior dos relgios atmicos que se encontram no GPS. Este desvio do relgio no pode ser de maneira nenhuma ignorado dado que interfere fortemente com a pseudodistncia (a distancia calculada atravs da velocidade e do tempo, se o tempo sofre um desvio, a distancia tambm o sofrer).

Diferenas duplas
A observao de dois satlites numa poca, permite assim obter por subtraco das diferenas simples associadas as chamadas diferenas duplas.

Diferenas simples
Estas diferenas so as diferenas entre as pseudodistncias medidas pelos dois receptores. Se os receptores no se encontrarem muito afastados, possvel, na mesma poca considerar semelhantes velocidades de propagao mdias nas trajectrias entre os satlites e os dois receptores. Nestas condies, uma vez que os relgios esto supostamente sincronizados e o desvio do relgio semelhante, a diferena entre as duas relaes designada por diferena simples. Se forem observados simultaneamente vrios satlites nas mesmas pocas, tornase possvel formar varias equaes de diferenas simples. Essa observao permite obter a subtraco das diferenas simples designando-se assim por duplas diferenas simples.

Diferenas triplas
A observao de 2 satlites em duas pocas, por exemplo, permite obter por subtraco das diferenas duplas associadas as chamadas diferenas triplas. Se forem observados 4 satlites em duas pocas possvel formar um sistema de 6 equaes de diferenas triplas, etc.

Topografia
Apontamentos tericos

Diluio da preciso
A preciso com que as posies podem ser determinadas com GPS nomeadamente em modo absoluto depende da medio da distncia receptor-satlite e da geometria da configurao dos satlites. A primeira define-se como o efeito combinado dos erros da efemerides, de propagao, dos relgios e do rudo do receptor. Difere de satlite para satlite e s assume distribuio normal a longo prazo. A segunda deriva de um factor DOP, que a razo entre a preciso de posicionamento e a posio inerente as observaes. Este factor varia com o tempo devido ao movimento dos satlites e com a localizao geogrfica e dever ser o mais pequeno possivel. O GDOP constitui um bom criterio pois relaciona o volume do tetraedo gerado pelos melhores satlites presentes para a recolha de informao. Um GDOP elevado esta associado a uma geomtria em que os satelites esto muito proximos, um GDOP est associado a uma constelao em que um satlites est sobre o observador e os outros esto igualmente espaados em azimute do horizonte (volume mximo).

Dispersividade
A dispersividade entende-se com a variao do ndice de refraco da onda simples com frequncia f.

EGNOS European Geostationary Navigation Overlay Service


Est projectado com a mesma finalidade do WAAS, de melhorar a preciso posicional, mas para a zona da Europa. Ser Constitudo por trs satlites geostacionrios. Contem ainda informao precisa da posio de cada satlite GPS, informao sobre os relgios a bordo e parmetros ionosfricos. Ser constiuido por 34 estaes terrestres

Estrutura de um Sinal
Em um GPS so observadas cdigo e fase. As ondas portadoras so chamadas de L1 e L2 de frequncia de 1575.42 MHz e 1227.60 MHz respectivamente. A pseudodistncia a diferena temporal do cdigo e o batimento da onda portadora a diferena da fase.

Global Positionning system (GPS)


Constitudo por 3 segmentos: -Segmento Espacial O GPS constitudo por uma constelao de 24 satlites que se espalham em 6 planos orbitais aproximadamente circulares separados 60 em longitude e uma inclinao de 55 em relao ao plano equatorial terrestre. Tem um raio orbital aproximadamente de 22 200km e um perodo orbital de 11h e 58 min. -Segmento de Controlo Ver mais a frente -Segmento do utilizador Receptores GPS

Topografia
Apontamentos tericos

GLONASS- Global Orbiting Navigation Satellite System


Foi desenvolvido pelo ministrio da defesa da Federao Russa e equivalente ao GPS, contudo constitudo por 21 satlites em 3 planos orbitais com uma orbita de 19,100 km e passo de 8 dias. Cada satlite tem um sinal diferente.

GALILEO European Satellite Navigation System


Esta projectada para utilizao dos Europeus, pois os Estados Unidos podem codificar os sinais do GPS para utilizao prpria, ento a Europa projectou um sistema prprio, ser constitudo por 30 satlites em 3 plano orbitais, cada plano ter 9+1 satlites. O primeiro satlite foi lanado recentemente, e o primeiro de muitos. E dos segmentos de controlo, ser posicionado nos principais centros da Europa. O segmento de utilizador ainda no existe, mas sero mquinas similares aos receptores de GPS. Este sistema s entrar em funcionamento em 2009.

ndice de refraco c O quociente n = designa-se por ndice de refraco da onda no meio sendo c a v
velocidade de propagao da onda no vazio, e v a sua velocidade de propagao nesse mesmo meio.

Mensagens de navegao:
As efemrides so baseadas numa orbita de referencia determinada pela estao de controlo principal -Almanaque: Descrio do resto das orbitas, disponibilizada na compra de um receptor e actualizada todos os anos. - Efemride radiodifundidas: So calculadas a partir das leis de Kepler, descrevem as rbitas do satlite. A partir dessas orbitas, pode ser calculada a posio geocntrica do satlite no sistema WGS84. - Efemrides precisas So calculadas a partir de dados fornecidos pelos satlites, so altamente precisas embora s sejam disponibilizadas 15 dias depois da passagem do satlite -Correces ionosfricas -Converso de base de tempo GPS para UTC -informao para o auxilio da aquisio do cdigo P -qualidade dos dados transmitidos

Topografia
Apontamentos tericos

Mtodo de cdigo
O mtodo do cdigo da portadora baseia-se ma comparao do cdigo binrio gerado por um satlite em uma onda electromagntica portadora, com a sua rplica, gerada no receptor atravs de um processo chamado de correlao cruzada. A rplica deslocada no tempo at se encontrar em fase com o cdigo recebido do satlite. Foi inicialmente concebido para a medio de distncias em GPS. Quando temos o tempo pretendido, possvel calcular a distancia. Neste mtodo existe o problema de atrasos na atmosfera e da no sincronizao.

Mtodo de fase
O mtodo da medio da fase da portadora, consiste essencialmente, na comparao da onda recebida com uma onda semelhante gerada por um oscilador que equipa o receptor e na medio da diferena entre as fases das duas ondas. Este mtodo utilizado por distancimetros electromagnticos topogrficos. Os utilizadores GPS usam este mtodo para ultrapassar a degradao da preciso imposta aos utilizadores no ligados a este mtodo. A pseudodistncia vai ser mais exacta, pois o comprimento de onda da portadora em fase muito menor que em cdigo, logo mais exacto contudo, uma soluo mais cara procurada apenas por aqueles que necessitam de alta preciso (levantamentos topogrficos, navios, etc.)

Mtodo Geomtrico
o mtodo mais simples para determinar as ambiguidades de ciclo, que se baseia, em ao longo de uma observao, serem contados no receptor os ciclos recebidos da onda portadora. Pode acontecer haver um objecto fsico durante a observao, o que interrompe o mtodo geomtrico. O mtodo geomtrico requer a observao continua de quatro satlites durante um perodo de tempo suficiente para que a geometria da rede espacial sofra uma alterao significativa.

Modo Cinemtico
O modo cinemtico embora menos preciso, mais prtico. Este mtodo no caso do posicionamento absoluto consiste em manter em movimento o receptor e determinar as posies e os intervalos de tempo associados. No posicionamento absoluto cinemtico e relativo, ambos os receptores comeam por ser estacionados em pontos de coordenadas conhecidas, aps que o receptor ambulante percorre um conjuntos de pontos de coordenadas desconhecidas, e acaba por estacionar num ponto de coordenadas conhecidas, por vezes, o ponto inicial. Em modo cinemtico, os pontos de partida e chegada do receptor ambulante podem ser previamente coordenados em modo esttico, a partir do receptor fixo. O grande inconveniente deste mtodo, quando se trabalha em modo fase, consiste em no ser possvel quebrar a ligao com o SAT, sendo assim no se pode passar por baixo de pontes.

Topografia
Apontamentos tericos

Modo Esttico
O mtodo esttico o mtodo mais preciso de todos. Aplicando ao posicionamento absoluto simples, estaciona-se o receptor durante determinado tempo para obter a posio absoluta da estao. No posicionamento absoluto diferencial e no posicionamento relativo, os dois receptores so estacionados simultaneamente, durante um intervalo de tempo que pode variar entre uns minutos a uma hora para cada ponto. utilizado para bases longas (maiores que 20 km) onde exigida grande preciso.

Mtodo

Modo

Distncia
10km 10km 10km 5km 5km

EMQ
4 a 8m 0.3 a 3m 0.02 a 0.2m 5mm a 0.5ppm 5 mm a 5ppm

Cdigo Diferencial Cdigo (*) Diferencial Fase (*) Diferencial Fase-esttico Relativo Fase Cinemtico Relativo (*) - Com Predio Estatstica

Mtodo rpido-esttico ou pseudocinemtico


Apenas aplicado a receptores em modo relativo e que possuam recepo de cdigo e fase, este mtodo permite a diminuio da durao das medies a alguns minutos, embora implique uma diminuio da preciso associada ao mtodo esttico. Este mtodo exige a observao simultnea de cdigo e da fase nas frequncias L1 e L2 de, pelo menos, quatro satlites nos dois receptores. Este mtodo baseia-se em algoritmos numricos rpidos para a determinao das ambiguidades iniciais e exige perodos de observao de 5 a 15 minutos. utilizado para medies de bases inferiores a 20 km, o mais utilizado para grande produtividade.

Problema do multitrajecto
O problema do multitrajecto mais uma das fontes de erro dos satlites. Como o prprio nome indica, pode haver vrios trajectos para um mesmo sinal. Este problema pode ser evitado em GPS com umas antenas especiais, chamadas ChokeRing, tem o inconveniente de serem mais caras.

Topografia
Apontamentos tericos

Posicionamento absoluto simples


O posicionamento absoluto permite, de modo praticamente instantneo, posies absolutas com uma incerteza caracterstica por um EMQ cerca de 8 m em planimetria e 12 m em altimetria. Os utilizadores no privilegiados sofrem uma degradao da preciso, por alterao propositada dos cdigos que eleva o EMQ para cerda de 50 m em planimetria e 80 em altimetria. Este posicionamento trabalha com cdigo da portadora. Envolve a utilizao de um nico dispositivo GPS e de pelo menos 4 pseudodistncias.

Posicionamento absoluto diferencial


Este posicionamento realizado com dois receptores, dos quais um se considera como receptor fixo e o outro como receptor ambulante que estacionado em um ou mais pontos com coordenadas conhecidas. O modo diferencial baseado em uma correco diferencial, que aplicada as coordenadas dos pontos percorridos pelo receptor ambulante. A correco pode ser transmitida por rdio de modo a proporcionar posies corrigidas em tempo quase real no receptor ambulante, embora tambm possa ser aplicada posteriori. Isto aplica-se pois os erros mais importantes que afectam o posicionamento do GPS so semelhantes num raio de 500km em torno do receptor fixo, designado como estao de referncia. As incertezas EMQ so significativamente inferiores ao posicionamento absoluto simples.

Posicionamento relativo
idntico ao posicionamento absoluto diferencial, apenas difere por se destinar determinao do vector diferena entre dois pontos. O vector diferena entre o receptor fixo e o receptor ambulante pode ser determinado com grande preciso, no caso da fase da portadora, com um EMQ de poucos mm por km. Isto s possvel se os receptores se encontrarem sincronizados e se observarem a mesma rede de satlites nas mesmas pocas. Devido a estes dados altamente precisos, possvel utilizar o GPS em trabalhos que requerem elevada preciso tais como o adensamento de redes geodsicas, o controlo de deslocamento de placas tectnicas, etc. Convencionalmente, este utilizado em modo esttico, a durao do posicionamento pode durar varias horas, dependendo da distncia associada. Estes

Topografia
Apontamentos tericos dados so normalmente transferidos para um computador, onde o processamento das fases, eventualmente com efemrides de preciso permite determinar as coordenadas dos receptores com grande preciso.

Pseudodistncia
Devido a existncia de inmeras fontes de erro, a distancia nunca ser exacta, tomando assim o nome de pseudodistncia. Geometricamente seriam precisos apenas quatro para determinar uma distncia contudo, devido a no sincronizao dos relgios, necessria uma quarta observao, dai o nome de pseudodistncia.

Principais factores de erro


-Satelites: Erros orbitais, erros nos relogios e acesso selectivo. -Receptores: Erros nos relogios dos receptores e ruido dos receptores. -Antenas: erros de multi trajecto, variao do centro de fase das antenas -Meio de propagao:Atraso ionosferico e atraso toposferico.

Receptor ambulante
Caracteriza-se em um, ou mais receptores que percorrem pontos de coordenadas que se pretende determinar.

Receptor fixo
Caracteriza-se como um receptor posicionado num ponto de coordenadas conhecidas.

Rede de triangulao espacial


constituda pelas estaes na terra e pelos satlites artificiais da terra. Pode ser vista como uma pirmide com vrtice no satlite e com a base definida por estaes terrestres. So sempre associadas a coordenadas geodsicas rectangulares, associadas a um datum geodsico local.

Topografia
Apontamentos tericos

Refraco atmosfrica
Num meio transmissor homogneo, a velocidade de propagao das ondas, funo, no s do meio, como do seu comprimento de onda. Os meios onde a velocidade de propagao afectada dizem-se meios dispersivos. A atmosfera, para estudo, pode ser dividida em duas camadas: a camada inferior (troposfera e estratosfera) onde a propagao das ondas afectada essencialmente por gradientes verticais de temperatura, presso e humidade; a camada exterior (mesosfera e ionosfera), onde a propagao das ondas afectada pela carga elctrica das partculas. A camada inferior, um meio dispersivo essencialmente para as ondas pticas e infravermelhas, enquanto a camada exterior essencialmente dispersivo para microondas. A disperso de electres nesta ultima camada, varia ao longo do dia.

Refractividade
Sendo o ndice de refraco muito prximo da unidade, usa-se por comodidade a varivel auxiliar refractividade. Esta varivel traduz-se como:

N = (n 1) 10 6

Segmento de Controlo
constitudo por bases terrestre sendo a principal em Colorado Springs que tem como objectivo a constante recepo de informao permitindo o clculo e os erros dos relgios de cada satlite tal como permite calcular as orbitas dos satlites e injectar a informao corrigida nos satlites. As outras estaes tm a funo de transmitir a todos os satlites espalhados em orbita as correoes calculadas pela estao principal. Permite alem disso o calculo de efemrides precisas e dos parmetros atmosfricos.

Satellite laser ranging (SLR)


O SLR foi desenvolvido como um mtodo de medio de distncias atravs do tempo gasto do percorrer de um impulso laser entre o SAT e a estao terrestre. O princpio do SLR o seguinte: 1) Um impulso laser muito curto gerado na estao terrestre e transmitido na direco de um SAT dotado de um dispositivo de rectro-flectores. 2) A emisso deste impulso inicializa o relgio. 3) O impulso reflectido pelo SAT, e retoma a estao terrestre onde a sua recepo faz parar o relgio. O emissor composto por um gerador e um telescpio para emisso, um detector associado a um telescpio e um contador electrnico associado a um relgio atmico ligado ao tempo universal coordenado.

Topografia
Apontamentos tericos A exactido deste mtodo depende essencialmente da qualidade do laser emitido, os impulsos mais recentes permitem medir com incertezas entre 1mm e 3mm. O SLR permite medir, com excelente preciso, distncias para satlites que sendo meros transportadores de rectro-flectores, so solues mais baratas e com tempo de vida elevado.

Velocidade de grupo
Uma onda propaga-se num meio, mas a sua velocidade pode variar ao longo desse meio, por isso, admite-se o conceito de velocidade mdia e ndice de refraco de grupo da onda no meio. O ndice de refraco de grupo traduz-se por:

n RS =

c v RS
n f

Devido a dispersividade, o ndice de refraco de grupo altera-se de modo:

ng = n + f

A velocidade de propagao das ondas portadoras do GPS, dado que so microondas, deve ser caracterizada pelo ndice de refraco de onda quando se trata na medio de fase, e pelo ndice de refraco de grupo quando se trata de medio de cdigo.

WAAS
Sistema que permite reduzir os erros de posicionamento associados aos satlites atravs de 25 estaes terrestres nos EUA e duas estaes de controlo. Estas recebem a informao GPS e enviam as correces a aplicar aos dados GPS (derivas orbitais, erros do relgio, atrasos ionosfricos e troposfricos). Este sistema apenas vlido para os EUA embora abranja alguns receptores GPS situados na Europa.

Topografia
Apontamentos tericos

Topografia
Aferio:
Correo aditiva seguida da correo multiplicativa para as leituras do DEM (correco dos erros instrumentais).

Alidade
Fonte mvel do teodelito que roda em torno do eixo principal (vertical e perpendicular base).

ngulo azimutal
ngulo entre dois lados de um tringulo, diferena entre dois azimutes. Um ngulo azimutal orientado pode escreve-se como Ajik e calcula-se pela diferena entre os azimutes cartogrficos desses pontos.

A jik = Aik Aij

ngulo de refraco
o angulo formado pela tangente trajectoria optica no ponto estao e pelo segmento de recta que une o ponto de estao ao ponto visado (medido no ponto de estao). As trajectorias so curvas devido s condies da atmosfera, presso e temperatura.

Angulo zenital
Angulo cotado do znite ao ponto que se pretende.

Atmosfera de referencia
Atmosfera cujas caracteristicas so inseridas no DEM de modo a que se estiver na presena desta atmosfera (temperatura, presso e humidade) o comprimento de cada ondulao seja conhecido e bem definido. (Serve para depois se ter referencia em relao a outras atmosferas que estejam presentes naquele ou noutro local).

Atmosfera padro
Atmosfera pr-definida que serve de referncia para as atmosferas de referncia, T=273,15 e P=760mmHg. Conhecem-se os valores do comprimento de onda (CdO) e de refractividade das diferentes ondas portadoras na atmosfera padro, podendo assim determinar as refractividadades na presena de outra atmosfera com caracteristicas diferentes (temperatura, presso, presso parcial de vapor de gua).

Topografia
Apontamentos tericos

Caderneta electrnica
Memrias magnticas auxiliares integradas nos mais modernos teodolitos electrnicos e nveis pticos numricos onde podem ser registadas todas as leituras que as estaes focam e que permitem a transferncia posterior para um disco rgido de um computador.

Calibragem
Como que uma aferio (correco das leituras realizadas com o DEM), uma comparao relativa com vrios de equipamentos. A calibragem de um DEM, sendo esse DEM de maior exactido e preciso pode ser encarada como uma calibragem.

Circulo Horizontal ou Azimutal


Fornece a direco azimutal do ponto visado relativamente origem do crculo horizontal.

Circulo Vertical
Fornece o ngulo zenital da direco definido pelo centro do teodolito e o ponto visado.

Coeficiente de refraco vertical


Coeficiente que deriva de se ter em conta a curvatura da terra e a atmosfera (caractersticas momentneas, presso, temperatura, etc.) para presso e temperatura constantes temos que o coeficiente de refraco positivo, se a concavidade apontar para Ndir, e negativo se a concavidade apontar para Znite. Quando temos gradientes de presso e temperatura constantes, a trajectria da luz transforma-se num arco de circunferncia, sendo k dado por:

k=

R r

Sendo R o raio mdio do elipside e r o raio de curvatura da trajectria ptica. Este vale 0.12 em Portugal para a topografia.

Correco ortomtrica
til para a implantao das obras hidrulicas, correco de natureza gravimtrica que se dever realizar quando os extremos da linha de nivelamento se encontrarem muito afastados (em particular, quando se desenvolve direco norte sul) e quando o desnvel entre os extremos acentuado (depende da diferena entre a gravidade medida no ponto e a gravidade normal latitude elipsoidal de 45).

Correco baromtrica
(supondo) que seja idntica correco ortomtrica, no entanto, as medies so realizadas por SONAR, etc.

Topografia
Apontamentos tericos

Desnvel
Diferena entre altitudes ortomtricas de dois pontos

Distancia cartogrfica
A distancia cartogrfica entre dois pontos dada por:

cij = M ij + Pij
2

em que:

M ij = M j M i Pij = P j Pi

Distancimetro electromagntico (DEM)


Aparelhos que medem distancias baseadas na emisso, reflexo e recepo de ondas electromagnticas (geralmente as no espectro visvel, de microondas e infravermelho). Estao total = teodolito + DEM Envia vrias ondas que resultam numa nica onda (onda de

Eixo principal
Eixo do teodolito que perpendicular base ( vertical)

Eixo secundrio (ou bscula)


Eixo horizontal que roda em torno de um eixo horizontal e tambm de um eixo principal. neste que roda a luneta de modo a fazer leituras zenitais.

Erro acidental
Erro de observao que tem caractersticas aleatrias (sem correco possvel).

Erro ambiental
Erro de observao devido as condies externas (ambientais).

Erro cclico
Erros que variam de forma peridica ao longo de um comprimento de onde de modulao, devidos a contaminao electrnica entre os circuitos de emisso e de recepo do DEM.

Erro de colimao
-horizontal (teodolitos): devido a imperfeita perpendicularidade do eixo de colimao e do eixo secundrio. -vertical (nveis pticos): devido no horizontalidade do eixo de colimao e da luneta.

Erro de escala
Erros proporcionais distancia que est a ser medida.

Topografia
Apontamentos tericos

Erro de fecho
Quando uma linha poligonal fechada (sabe-se as coordenadas do primeiro e ultimo ponto) pode-se estabelecer: -Os erros de fecho planimtricos

{M = M

ob An ; P = Pn Pnob

-O erro de fecho azimutal

A = A1n A1ob n
-O erro de fecho linear

c = c1n c1ob n
-O erro de fecho altimtrico.

H = H 1n H 1ob n
Erro de ndice
Derivados das excentricidades fsicas e geomtricas como: -no coincidncias do centro electrnico DEM com o centro ptico do teodolito -no coincidncia do centro ptico com o retro centro ptico do teodolito a que este est acoplado. Ambos so independentes das distncias a medir.

Erros de observao:
Erros que dependem de inmeros factores como a qualidade do equipamento de observao, mtodos operativos, condies atmosfricos do operador, etc. Resultam na soma dos erros instrumentais, do erro ambiental e dos erros sistemticos.

Erros sistemticos
Erros que assumem o mesmo valor em medies realizadas nas mesmas condies instrumentais e ambientais (instrumental e ambiental so sistemticas).

Erros instrumental
Erros devidos aos equipamentos de observao.

Estao total
Aparelho constitudo por um teodolito electrnico e um DEM totalmente integrados.

Giroscpio
Aparelho que consiste essencialmente numa massa em forma de disco que sob a aco de um motor electromagntico roda muito rapidamente (serve para definir a direco norte-sul natural e orientar a origem do circulo azimutal do teodolito para o norte).

Topografia
Apontamentos tericos

Giroteodolito
Teodolitos com giroscpios, giroscpios esses que permitem definir a direco norte-sul natural e orientar assim a origem do crculo azimutal do teodolito para Norte, sendo assim directa a medio dos azimutes.

ndice de refraco
Quociente entre a velocidade das ondas EM no vcuo e a velocidade de propagao num meio condutor homogneo.

n=

c v

Interseco directa
Mtodo de transporte de coordenadas de pontos que usa dois pontos de referencia para encontrar as coordenadas de um terceiro ponto. Estaciona-se o teodolito nos pontos i e j, e observam-se dois ngulos azimutais orientados e abertos em i e em j calculando-se depois o ngulo azimutal orientado aberto em que procedendo depois ao uso das relaes planimtricas fundamentais. Este mtodo dispensa a medio de distncias, pois usada a regra dos senos.

Interseco lateral (ou recorte)


Mtodo de transporte de coordenadas de um ponto que usando dois pontos de referencia i e j, estacionase em i (ou j) e em k. medese os ngulos azimutais abertos em i (ou j) e em k. tambm dispensa a medio de distancias usando a regra dos senos. A nica diferena do mtodo de interseco directa que neste estaciona-se o teodolito num dos pontos de referencia e no ponto objecto em vez de ser nos dois pontos de referencia.

Topografia
Apontamentos tericos

Interseco inversa (mtodo de Pothenot)


Mtodo de transporte de coordenadas de um ponto x, usando trs pontos de referencia (vrtices geodsicos) i,j e k, estacionado o teodolito no ponto objecto e necessrio que se vejam os trs pontos de referencia. L-se os ngulos com abertura em x, Akxi e Aixj. Utilizando-se as coordenadas dos pontos determina-se Ajik e o quociente das distancias cartogrficas.

C jik =
e calcula-se:

C ik C ij

= c jik

SenAixj SenAkxi

B = 400 gon ( Akxi + Aixj + A jik )

a partir disto calcula-se:

Aikx = ArcTan(

Sen( B ) ) + Cos ( B)

Estando estes clculos resolvidos, pode-se determinar, a partir dos ngulos azimutais Aikx e Akix , as coordenadas do ponto como se de uma interseco lateral ou inversa se tratasse. Notas: -basta exteriorizar-se o ponto que se quer apontar a trs vrtices geodsicos -a posio do ponto objecto torna-se indeterminada quando este se encontra sobre circunferncias definidas pelos trs pontos de referncia (vrtices de um quadrado de um rectngulo ou de um triangulo issceles).

Irradiao
Mtodo de transporte de coordenadas em que ao serem usados dois pontos de referencia i e j e tendo por objectivo achar as coordenadas de um ponto k observa-se a distncia. Cik e o ngulo azimutal Ajik com um teodolito com DEM, sendo assim acha-se

c jik =

cik e substitui-se isto e o Ajik cij

nas relaes planimtricas fundamentais.

Topografia
Apontamentos tericos

Lei dos Senos


Para 3 pontos conhecidos, estabelece-se esta relao matemtica:

Sen(A jik ) c jk

Sen( Akji ) Sen( Aikj ) = cik cij

Levantamento hidrogrfico
Levantamentos do terreno coberto por gua que tem como objectivo a obteno de cartas hidrogrficas, usado o SONAR e o GPS a partir de embarcaes ou mtodos batimtricos aerotransportados baseados em impulsos LASER.

Levantamento topogrfico
Operao de recolha de informao necessria para a elaborao de uma planta ou carta topogrfica de uma dada regio (mtodo clssico ou mtodo fotogramtrico).

Linha de colimao
Linha que une o cruzamento dos fios do retculo com o centro ptico do sistema objectivo da luneta (deve coincidir com o eixo ptico da luneta).

Linha de nivelamento
Linha (poligonal ou recta) segundo a qual se vai fazer o nivelamento do terreno (geomtrico ou trigonomtrico).

Mtodo clssico
Levantamento topogrfico no qual a informao topogrfica recolhida no terreno por modo de teodolitos, DEM e nveis pticos.

Mtodo fotogramtrico
Levantamento topogrfico em que a maior parte de informao topogrfica recolhida por analise e medio de fotogramas da superfcie do terreno atravs de cmaras aerotransportadas ou de imagens de inmeros multiespectrais obtidos por satlites.

Nvel ptico
constitudo por uma base (que apresenta uma nivela esfrica e parafusos nivelantes) e por uma alidade (constituda essencialmente por uma nivela terica de preciso, solidria com uma luneta de pontaria cuja a linha de colimao se pretende horizontal) e serve para observar na horizontal em vista e proporcionar pontarias pticas horizontais.

Nivelamento Baromtrico
Nivelamento efectuado atravs da medio da atmosfera no ponto ao qual se quer saber a altitude. Este mtodo muito errneo pois a presso atmosfrica varia de dia para dia. Induzindo em erro, por isso muito pouco utilizado em topografia.

Topografia
Apontamentos tericos

Nivelamento geomtrico
Mtodo que utiliza um nivl ptico para determinar desnveis ortomtricos entre dois ou mais pontos. Este mtodo mais preciso que o trigonomtrico, contudo mais trabalhoso.

H AB = L A LB H BC = LB LC

H B = H A + ( H AB + f .c.) H C = H B + ( H BC + f .c.)

Erro de fecho e factor de compresso:

O erro de fecho uma medida fraca, pode dar zero, e haver erros, pois efectuado um nivelamento e um contra nivelamento (repetio por ordem inversa) numa operao destas. O erro de fecho deve ser inferior as normas da comisso federal de controlo geodsico dos EUA, em que:

H dado H calculado = e. f . ef f .c = n lances

t II = k 8mm t III = k 12mm


Em que k o comprimento da linha em km. Estas normas permitem tornar nulo o erro de fecho de modo a por tudo em ordem.

Topografia
Apontamentos tericos

Nivelamento trigonomtrico
Mtodo que utiliza um teodolito e pretende determinar o desnvel ortomtrico entre dois pontos ou mais pontos fazendo a leitura a ngulos zenitais (orientados). Este mtodo, embora menos preciso, torna-se muito mais prtico que o geomtrico. Este nivelamento considera-se menos preciso pois so lidos ngulos zenitais, que so fortemente influenciados pelas condies atmosfricas (principal erro), pelo facto da terra ser curva e pelo k variar. A frmula do nivelamento trigonomtrico :
2 H V = H E + S EV Cos (Z EV ) + S EV Sen(Z EV )

1 k + a E aV 2R

Sendo k o coeficiente de refraco vertical ( k 0,12 )

Onda de medio
Onda resultante das polarizaes das ondas portadoras emitidas pelo DEM que tem como objectivo medir a distncia pretendida. Os DEM de infravermelhos tem um alcance mximo cerca de 10 km, muito menor que os de microondas. Estes ltimos so utilizados para distncias de 20 000 km em geodesia espacial (GPS) e funcionam em qualquer condio atmosfrica.

Onda portadora
Ondas electromagnticas emitidas pelos DEM s quais se vai depois proceder a uma polarizao de modo a proceder s medies.

Topografia
Apontamentos tericos

Poligonao
Mtodo de transporte de coordenadas que se utiliza quando temos 2 pontos de referencia, permitindo obter, 1,2, n pontos. utilizado um teodolito com DEM e dois alvos rectro-flectores e medem-se ngulos azimutais e distncias cartogrficas. uma sucesso de irradiaes seguidas em que se vai aplicando as relaes planimtricas fundamentais e pelo que se vai alterando apenas os indicies. o mtodo mais popular na cartografia. A poligonal deve ser fechada para se poder ter uma ideia sobre se as medies ento so ou no bem feitas (atravs do erro de fecho).

Ponto alvo
Aquele que se destinam a suportar rectro-flectores do DEM, alvos de encaixe orientveis, miras de apoio inferior ou superior, necessitando de fcil acesso ou ainda alvos de pontaria ptica inamovveis, em locais inacessveis.

Ponto auxiliar
Aquele que se destina a reforar a configurao geomtrica do sistema (para confirmar)

Ponto de referncia
Aquele que se destina a constituir o quadro de referncia, cuja a posio pode ser considerada fixa ao longo do tempo ou cujos os deslocamentos podem ser determinados por outros mtodos (fios de prumo ou varas de fundao).

Ponto estao
Aquele onde se realiza o estacionamento de equipamentos de medio.

Ponto objecto
Aquele cujo deslocamento uma varivel de controlo), um ponto objecto aquele do qual se quer saber as coordenadas.

Topografia
Apontamentos tericos

Prumo ptico
So semelhantes aos teodolitos e aos nveis pticos, contudo o objectivo dos prumos pticos a utilidade em levantamentos topogrficos em obras subterrneas (podem ser zenitais ou nadirais).

Quociente de distancias cartogrficas c c jik = ik cij Relaes planimtricas fundamentais


Dados dois pontos i e j do plano cartogrfico, as coordenadas do ponto j podem ser expressas em funo das coordenadas do ponto i por:

M j = M i + cij Sen(Aij ) Pj = M i + cij Cos (Aij )

Onde cij a distncia cartogrfica entre os dois pontos i e j e Aij o azimute cartogrfico do ponto i para o ponto j. Se i e j forem dois pontos de referncia, as coordenadas de um ponto objecto k podem ser expressas em funo dos pontos de referncia pelas relaes planimtricas fundamentais:

M k = M i + c jik (M ij Cos(A jik ) + Pij Sen(A jik )) Pk = Pi + c jik ( M ij Sen(A jik ) + Pij Cos(A jik ))
Onde Ajik o ngulo azimutal orientado e cijk um quociente de distancias cartogrficas.

Rede de apoio topogrfico


Rede constituda por vrtices com determinadas coordenadas em vista a auxiliar os levantamentos topogrficos efectuados pelo mtodo clssico e pelo mtodo cartogrfico.

Reduo corda
Reduo constituda ao plano cartogrfico utilizada na projeco de Gauss-Kruger

Bij = Pij

2M i + M j 6R 2

Topografia
Apontamentos tericos

Reduo ao plano cartogrfico


A reduo de uma distncia espacial ao plano cartogrfico exprime-se em 3 operaes: - Reduo ao horizonte a primeira reduo a aplicar a distancia espacial observada entre a estao ( E) e o ponto visado (V). Esta transforma a distancia espacial (S) na sua projeco ortogonal no plano horizontal de estao. apenas realizada aps as correces ambientais e instrumentais.
2 2 d EV = S EV H EV

- Reduo ao elipside (ou reduo ao nvel do mar) Esta reduo aplica-se distncia horizontal e a sua importncia maior nas altitudes elevadas. A reduo ao nvel do mar pode ser ignorada para distncias inferior a 100m.

s EV =

d EV H H 1 + E 1 + V R R

-A terceira reduo aplicada a distancia elipsoidal para determinao da distancia cartogrfica entre o ponto estao e o ponto visado. No caso da projeco de Gauss-Kruger, esta reduo pode ser ignorada para distncias curtas e da forma:
2 2 ME + MV c EV = s EV 1 + 4R 2

Onde M simboliza a distancia a meridiana da estao E e do ponto visado V.

Topografia
Apontamentos tericos

Refractividade
A refractividade uma grandeza auxiliar que se relaciona com o ndice de refraco por:

N = (n 1) 10 6
A refractividade de grupo (N) de uma portadora visvel ou infravermelha prxima, numa atmosfera temperatura absoluta (T), presso atmosfrica total (P) e presso parcial de vapor de gua (e) relaciona-se com a refractividade de grupo (No), da mesma atmosfera padro por:

N = aN 0

P e b T T
0.3594 K mmHg-1 15.80 K mmHg-1

Sendo os coeficientes empricos padro dados por: 2.2696 K kPa-1 a 0.2696 K mbar-1 b 11.85 K mbar-1 118.50 K kPa-1

Sistemas de informao geogrfica Sistemas de informao dedicados ao arquivo, processamento, apresentao e anlise da informao geogrfica, isto , da informao relativa aos fenmenos, variveis, acidentes naturais e artificiais, construes, etc. Um SIG pode ter apenas um ou mais que um dos seguintes mbitos: Cadastro de redes de saneamento, transporte de energia, abastecimento de gua, telecomunicaes, planeamento urbano (mais geral), etc.

Sistema inrcial
Sistema do tipo caixa preta, que actuam sem necessidade de controlo directo por um operador; assim um sistema inrcial est estacionado numa plataforma mvel (viatura, helicptero, etc.) a medir aceleraes que depois atravs do clculo diferencial, se pode obter velocidades e distancias partindo apenas de um ponto de coordenadas relativas a um referencial inrcial Newtoniano.

Teodolito
Equipamentos utilizados em topografia e Geodesia na medio de ngulos verticais e ngulos azimutais. constitudo por: -uma parte fixa designada por base (que permite tornar fixo o teodolito a um dispositivo no terreno, geralmente um trip) -e por uma aliedade que roda em torno de um disco designado por eixo vertical.

Topografia
Apontamentos tericos

Representao do Relevo
Coeficiente de empolamento
Coeficiente que depende de cada terreno (tipo de terreno) que mede o grau de compactao do terreno.

VAC VE VAC=volume aterrado e compactado VE=volume escavado VAC

Cumeeira, linha de festo ou linhas de displuvio


Constituem linhas de separao das guas das guas da chuva.

Curva de nvel ou isipsas


Isolinhas que unem pontos da superfcie do terreno situados mesma altitude ortomtrica.

Curva mestra
Curvas de nvel desenhadas com trao mais grosso com o objectivo de serem vistas mais facilmente. Geralmente so desenhadas de 5 em 5 curvas de nvel, a alturas notveis (10,15,20,25...).

Declive do terreno ou pendor


Define-se como a tangente trigonomtrica da inclinao do terreno, isto , o ngulo diedro do plano tangente ou plano horizontal.

Equidistncia natural
Espaamento constante entre os planos de nvel que criam as curva de nvel (no terreno em verdadeira grandeza).

Equidistncia grfica
Correspondente equidistncia natural mas calculada para a carta ou mapa atravs da escala. Nos planos de nvel do papel o espaamento constante, donde surgem as curvas de nvel.

eg =

20m = 0.8mm , Para equidistncia de 20m a escala 1:25000 25000

Em Portugal, nas cartas topogrficas, convencionou-se a utilizao de uma equidistncia grfica constante, igual a 0.5mm,nas representaes grficas em escalas decimais, duplas e subduplas. Nas cartas cartogrficas a escala qudrupla, utilizada a equidistncia grfica de 0.4mm. No caso das plantas topogrficas, a escalas superiores a 1:10 000, a equidistncia grfica convencional 1mm, para escalas decimais, duplas e subduplas, e 0.8mm para escalas qudruplas. Estas equidistncias podem no ser respeitadas quando a apoio a por exemplo projectos locais de engenharia, onde poder aumentar o diminuir a escala.

Topografia
Apontamentos tericos

Inclinao do terreno
Sendo um terreno inclinado, a inclinao representa para que direco do terreno desce ou sobe, atravs das curvas de nvel. Define-se como o ngulo diedro do plano tangente com o plano horizontal.

Isbata
Linha que une pontos com a mesma altitude ortomtrica (mas debaixo de gua), semelhante a curvas de nvel.

Isoipsa
Igual a curva de nvel

Linha de gua
Arestas dos vales (so linhas de reunio das guas).

Matriz de altitudes
H(m,n) uma matriz em que as colunas de H esto orientadas pelo norte cartogrfico, conforme o caso. Neste caso, a coluna k caracterizada pela distancia a meridiana Mke a linha 1 caracterizada pela distancia a perpendicular P1. E na qual em cada espao da matriz est marcada a altitude desse ponto. As linhas da matriz, ao contrrio da coordenada P, crescem de norte para Sul. As colunas crescem de Oeste para Este.

Matriz das cotas


Igual a matriz das altitudes contudo as cotas so referentes a uma medio efectuada.

Modelo numrico do relevo (MNR)


designado da seguinte forma: -conjunto de coordenadas (M1,P1,H1,...,Mn,Pn,Hn) de uma amostra discreta de pontos do terreno numa dada regio. -um algoritmo de interpolao que permite estimar a altitude H de um ponto arbitrrio da referida regio atravs das suas coordenadas M e P.

Media aritmtica pesada (MAP)


Mtodo de interpolao que usa pesos atribudos a cada ponto, um mtodo de interpolao para encontrar altitudes de pontos atravs de coordenadas (no mbito da topografia).

Polgono de Thiessen
So as fronteiras de n vizinhanas dispostas que enquadram os pontos Pj de a amostra. A vizinhana Vj o lugar geomtrico do plano que se encontram mais prximos do ponto Pj do que qualquer outro ponto Pk da amostra.

Topografia
Apontamentos tericos

Polinmio bicbico
Polinmio bivariado do sexto grau que serva para encontrar as altitudes de qualquer ponto dentro de um quadrado. Constitui uma aproximao do terreno, aproximao esta efectuada por interpolao.

H = U T CV = u 3

u2

c11 c 21 u 1 x c31 c 41

c12 c 22 c32 c 42

c13 c 23 c33 c 43

c14 v 3 2 c 24 x v c34 v c 44 1

Ver como se calculam cada 1 das componentes, pag 244

Polinmio bilinear
Polinmio bivariado do segundo grau que serve para encontrar a altitude dentro de um quadrado. Constitui uma aproximao do terreno, aproximao esta efectuada por interpolao.

a b v H = [u 1]x x Ver como se calculam cada 1 das componentes, pag 243. c d 1 Ponto de nvel
Pontos que depois do a origem s curvas de nvel (diferente de pontos cotados), nestes pontos, a altitude conhecida.

Spline
Polinmio de 3 grau que adoam os polgono de nvel (linhas de curvatura continua que passam pelos vrtices dos polgono de nvel).

Talvegue
Igual a linha de gua

Tesselao
Diviso da representao do terreno (e consequentemente do terreno) em uma malha de modo a ser tratado numericamente (pode ser quadrangular, triangular, rectangular, hexagonais, etc.

Triangulao de Delaunay
Mtodo que tem por objectivo facilitar o tratamento da representao do terreno e que consiste em ligar os pontos dos quais se conhecem as altitudes (formando tringulos mais equilteros possveis).

Triangulated Irregular Network


Malha de tringulos de dimenses variveis definidas sobre amostras de pontos distribudos de forma irregular, associadas a algoritmos de interpolao local.

Topografia
Apontamentos teoricos

Fotogrametria e deteco remota


Altura do sol
Inclinao dos raios solares (designao em astronomia), depende da poca do ano e da latitude.

ngulo de abertura
ngulo com o vrtice no centro ptico da objectiva, que subentende a diagonal da imagem. Tipo de Cmara f(mm) ngulo de Abertura (gon) Super Grande Angular 85 125 Grande Angular 153 94 Intermdia 210 76 Normal 305 56 ngulo Estreito 610 30

230 = 2 ArcTan 2f
rea de treino
reas em que o tema de ocupao

Assinatura espectral
Padro rdiomtrico caracterstico de um determinado tema de ocupao numa imagem multiespectral.

Banda espectral
Intervalo de comprimento de onda de radiao ( e consequentemente o intervalo de frequncia dessa radiao) correspondente a uma radiao(que faz uma imagem multiespectral) Por exemplo: ]0,5m;0,59m[

Cmara mtrica
(aerotransportada). Cmaras aerotransportadas com o objectivo de tirar fotografias ao terreno, possuem uma estrutura rgida que solidariza o sistema ptico e o plano focal. Esto dotadas de: - Um dispositivo que arrasta o negativo durante a exposio, com vista em compensar o movimento do avio relativamente ao solo. - Um sistema de suspenso que isola a cmara das vibraes do avio - Um sistema de orientao e nivelamento que compensa altitude da plataforma durante o voo.

Topografia
Apontamentos teoricos

Canal espectral
Banda espectral estreita.

Classe espectral
Conglomerados unimodais no sobrepostos de uma imagem espectral.

Classe de ocupao
Constituda por classes espectrais que dizem respeito ao mesmo tema de ocupao

Classificao
Processo de definio das classes espectrais de uma imagem espectral.

Classificador
Possveis regras de deciso para atribuir ao vectores multiespectrais as classes

Conglomerados espaciais
Ajustamento de vectores multiespectrais do mesmo tema.

Correco atmosfrica
Correco que consiste em determinar o valor mnimo dos nveis radimetros em cada plano de imagem e subtrai-los a todos os pixel do plano de uma imagem, poder ser feito tambm um ampliao de todos os nveis radimetros de modo a aumentar o contraste.

Correco geomtrica
Quando existem alteraes das posies absolutas ou relativas dos objectos representados

Correco radiometrica
Tem como objectivo corrigir os nveis radiomtricos dos elementos imagem, que devidos a causas externas no so proporcionais s radincias dos respectivos objectos.

Deteco remota
Designao dada aos mtodos de recolha de informao geogrfica (informao referente a fenmenos distribudos espacialmente pela superfcie da terra) por medio e interpretao de imagens.

Detector
Aparelho ou pessoa que detecta informao geogrfica de uma imagem.

Topografia
Apontamentos teoricos

Distancia focal
Distncia da lente at ao ponto onde se fundem os raios luminosos no centro da lente constante, ou seja, no permite fazer variar a profundidade de campo.

Equaes de orientao
Grupos de quatro equaes que tem como objectivo relacionar as fotocoordenadas com as coordenadas topogrficas.

Erro de comisso
Diferena entre o nmero de pixel classificados na classe j e o nmero de pixel da classe j correctamente classificados na classe j.

c j* c jj

Erros de omisso
Diferena entre o nmero de pixel que pertencem efectivamente classe j e o nmero de pixel da classe j correctamente classificados na classe j.

c* j c jj

Escala
Relao entre um comprimento unitrio horizontal do terreno e o comprimento correspondente na imagem.

Escala =

f f = H h a

Em que f a distancia focal, e a, a altura de voo. A escala varia de ponto para ponto, por isso, h que escolher uma escala media de voo, ou seja, uma altura media de voo. A variao de escala denominada de desfasamento do relevo, e directamente proporcional a altura dos objectos, e inversamente a altura de voo. Aumenta tambm com a distncia radial ao ponto principal.

Topografia
Apontamentos teoricos

Estereoscopia

Coordenadas de um ponto do terreno bem identificado nas duas imagens , podem ser medidas por meio de equipamento fotogramtrico ( monocomparadores e estereocomparadores). Este mtodo de estereoscopia existe devido ao facto de existir paralaxe, e assim se poder medir alturas atravs de fotogrametria. (exemplo pratico nos slides das aulas praticas).

Determinao das alturas

Fotografia Obliqua vs Fotografia Vertical


A fotografia vertical, por norma, tem uma inclinao inferior a 5. A fotografia obliqua considerada a partir de 5.

Topografia
Apontamentos teoricos

Fotocoordenadas
Coordenadas que servem para referenciar e orientar a leitura de uma fotografia. Coordenadas mesmo no papel:

x = u y = v z = f
Fotointerpretao
Interpretao visual das imagens em formato analgico levada a cabo por um perito

Fototriangulao
Mtodo de posicionamento que permite determinar as coordenadas topogrficas de qualquer ponto visvel em ambas as fotografias de um par estereoscpico, este mtodo utiliza um par estereoscpico e o processo feito atravs de equipamentos fotogramtricos prprios (monocomparadores e estereocomparadores). Para encontrar M, P e H de qualquer ponto basta ter: -as fotocoordenadas de um ponto Q em ambas as fotografias do par estereoscpico.

( x1 , y 2 ) ( x1 , y 2 ) {M a {M a

E tambm os parmetros de imagem do par (em cada fotografia).

Pa Pa

Ha Ha

k k

f} f}

Imagem hiper espectral


Imagens obtidas com sensores aerotransportados mais recentes que resultam da combinao de um numero muito grande de radimetros em diferentes canais espectrais.

Imagem multiespectral
Matriz tridimensional composta pelas m imagens numricas em m bandas ou canais. As imagens numricas, correspondentes aos diferentes radimetros, so os planos da imagem numrica multiespectral.

Matriz de confuso
Matrizes quadradas de ordem m, onde cada elemento contm um numero de pixel. Estas matrizes servem para avaliar a qualidade de uma classificao da ocupao, derivam da comparao dos resultados da classificao com a realidade representada por um conjunto de pixel da imagem cujo tema de ocupao conhecido.

Topografia
Apontamentos teoricos

Negativo de uma imagem


Partes de uma fotografia que capta a imagem no negativo, neste caso, as cores esto invertidas. Pode ser definido como a projeco curva do referido elemento no plano da pelcula, a partir do centro do sistema ptico.

Nvel rdiomtrico
Intensidade de energia detectada discretizada por n nveis de intensidade (os nmeros de n nveis radiomtricos de um radimetro uma potencia de 2):

n = 2k
Onde k um expoente inteiro designado por resoluo radiomtrica do radimetro, e representa o numero de bits necessrios para representar os diferentes nveis radiomtricos.

Orientao dos modelos estereoscpicos


-Orientao interna Na orientao interna as foto coordenadas da imagem do ponto central so definidas relativamente s marcas fiduciais (certificado de calibrao). -Orientao relativa Na orientao relativa, reconstroem-se as posies geomtricas das fotografias relativamente ao momento em que foram em que foram efectuados os disparos, atravs de rotaes e translaes sobre as imagens. A paralaxe o deslocamento aparente da posio de um objecto, relativamente a uma dada referncia, causado pela mudana de posio de observao.

-Orientao Absoluta um modelo tridimensional, aps a orientao relativa, sem sistema de coordenadas cartogrficas, sem referncia altimtrica, apenas fazer medidas sobre as fotografias e com coordenadas ligadas a rede geodsica pretendida. -Orientao externa Fazer a orientao a partir de seis movimentos, 3 rotaes e 3 translaes sobre o eixo vertical

Topografia
Apontamentos teoricos

Ortofotocarta
Produto cartogrfico que uma ortofotografia na qual foram imprimidas das curvas de nvel resultantes do modelo numrico do terreno (combinao de MNR com ortofotografia).

Ortofotrografia
Resultado da ortorectificao, processo que conduz transformao da imagem fotogrfica numa imagem numrica. A ortofotografia semelhante que resultaria de uma perspectiva paralela do terreno segundo uma direco vertical. (a ortofotografia apresenta uma escala constante e possibilita o uso mtrico de informao de modo semelhante o uso mtrico da informao de modo semelhante a uma planta topogrfica baseada numa projeco conforme).

Ortorrectificao
Processo que conduz transformao da imagem fotogrfica numa imagem numrica. O primeiro passo consiste na rasterizao (transformao da fotografia area em imagem numrica), seguidamente o resultado da rasterizao sujeito a um processamento numrico que o transforma numa imagem numrica ortorrectificada, semelhante a uma perspectiva paralela do terreno. O modelo matemtico que permite a correco de deformaes da imagem inicial tem como parmetros: -parmetros de orientao da fotografia original -um modelo numrico do relevo

Par estereoscpico
Par de imagens fotogrficas de um mesmo elemento da superfcie do terreno, obtido em duas posies distintas da cmara mtrica area. Permite determinar a posio topogrfica do ponto Q do terreno a partir das suas fotocoordenadas nas duas imagens, e dos parmetros das duas imagens. Parmetros de imagem constitudo por 7 parmetros: Estes so as coordenadas topogrficas do centro do sistema ptico da cmara no instante da exposio, os trs ngulos de rotao que traduzem a orientao da cmara relativamente ao sistema de referencia topogrfico no instante de exposio e a distancia focal da cmara.

{M a

Pa

Ha

f}

Pixel
Elementos da matriz (elementos de imagem) que uma imagem numrica. (Picture element).

Plano de imagem
Imagem numrica correspondente a um radimetro, uma imagem numrica multiespectral na matriz a trs dimenses, o plano uma fatia dessa matriz.

Topografia
Apontamentos teoricos

Ponto de apoio
Pontos cuja as coordenadas topogrficas so previamente conhecidas e servem para proceder orientao de pares estereoscpicos enquanto se est a proceder fototriangulao.

Ponto de colimao
Origem do referencial fiducial (referencial que se encontra no plano da imagem), ponto que est exactamente na vertical do ponto principal (ponto do centro do negativo). tambm o ponto onde as marcas fiduciais se intersectam.

Ponto fotogramtrico (PF)


Pontos do terreno que so determinados por fototriangulao.

Ponto principal
Ponto do centro do negativo (onde as diagonais se cruzam), exactamente o no vertical e acima do centro ptico e consequentemente do ponto de colimao.

Positivo de uma imagem


Pode ser encarado como a projeco central do negativo, o inverso do negativo, a imagem com as cores como esto na realidade, ou ainda, se imaginarmos tudo o que est no negativo a passar pelo centro do sistema ptico e a ser desenhado num plano para l do centro do sistema ptico e paralelo ao negativo.

Radimetro de imagem
Aparelhos utilizados na medio da intensidade da energia incidente numa dada superfcie e na constituio de imagens numricas atravs dos diferentes nveis radiomtricos (dispe os nveis radiomtricos tal como na superfcie onde foram medidos ficando com o aspecto dessa superfcie).

Resoluo Espacial Menor ngulo, ou a distancia mnima entres dois objectos que pode ser diferenciada pelo sensor. Um dos modos de a defenir em deteco remota pelo campo de vio instantneo do sensor, que representa a dimenso da parcela de terreno que captada pelo sensor medida que este se vai movendo, ao longo da sua orbita, colhendo informao sobre a superfcie terrestre Resoluo Temporal Perodo de tempo que um sensor necessita para voltar de novo a obter imagens sobre a mesma rea. H uma srie de fenmenos que , para serem analisados e avaliados, necessitam de imagens obtidas nos seus perodos crticos, como o caso do acompanhamento do crescimento de certos tipos de plantas, ou da evolucao de cheias e mars negras. Resolucao Radiomtrica

Topografia
Apontamentos teoricos

Sensibilidade de um sensor para diferenciar a intensidade da energia captada, seja ela reflectida ou emitida. energia EM captadas pelo sensor atribudo um valor numrico, que representa o nvel invs radiomtrico obtido do objecto sobre a superfcie terrestre, influenciando ou no os objectos que lhe esto prximos, pelas interaces que a energia EM faz ao percorrer a atmosfera Sobreposio lateral Referencial fiducial
Referencial utilizado na fotografia para encontrar condenadas desta.

Relaes de colinearidade
So relaes geomtricas entre as coordenadas topogrficas (M, H, P) e as fotocoordenadas (x, y) do ponto, podem ser expressar por:

M M 0 x y = R P P 0 H H0 f

uma constante de proporcionalidade referente a um factor de escala, Mo, Po, Ho so as coordenadas topogrficas do centro do sistema ptico da cmara, e f a distancia focal da cmara. R uma matriz de rotao que pode ser expressa por:
R = R ( k ) R ( ) R ( )
Sendo K referente ao ngulo da trajectria do avio com o eixo dos MMs de e

referentes ao comportamento do avio.


Resoluo radiomtrica (k)
Representa o nmero de bits necessrio para representar os diferentes nveis radiomtricos.

Sobreposio lateral

Topografia
Apontamentos teoricos Sobreposio de fotografias de modo a criar pares estereoscpicos que efectuada tirando uma fotografia a um lado e depois passar outra vez e tirar outra fotografia do outro lado. A orientao do voo sempre Norte-Sul ou Este-Oeste, sendo esta operao efectuada ao meio-dia solar. Esta sofre uma sobreposio lateral entre os 15 e 20 %.

Sobreposio Longitudinal
idntica a sobreposio lateral, contudo aqui o par estereoscpico obtido por se tirar duas fotografias umas seguida a outra num mesmo sentido de voo, sendo a sobreposio maior, entre 55 e 65 %.

Tema de ocupao
Determinado material (gua, areia, argila, beto, relva, telha, vegetao, etc.) que tem um padro radiomtrico caracterstico (designado por assinatura espectral).

Potrebbero piacerti anche