Sei sulla pagina 1di 3

Declarao Universal dos Direitos da Criana

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Declarao dos Direitos da Criana foi proclamada pela Resoluo da Assembleia Geral 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959. Tem como base e fundamento os direitos a liberdade, estudos, brincar e convvio social das crianas que devem ser respeitadas e preconizadas em dez princpios.

Princpios
Aprovada por unanimidade em 20 de Novembro de 1959, pela Assembleia Geral da ONU. integralmente fiscalizada pela UNICEF. Organismo unicelular da ONU, criada com o fim de integrar as crianas na sociedade e zelar pelo seu convvio e interao social, cultural e at financeiro conforme o caso, dando-lhes condies de sobrevivncia at a sua adolescncia.

Ata da criao da Declarao Universal dos Direitos das Crianas - UNICEF


A 20 de Novembro de 1959, em reunio desta Assemblia e aprovada, passa a vigorar a seguinte declarao: Toda criana tem Direitos

Princpio I - igualdade, sem distino de raa, religio ou nacionalidade.

A criana desfrutar de todos os direitos enunciados nesta Declarao. Estes direitos sero outorgados a todas as crianas, sem qualquer excepo, distino ou discriminao por motivos de raa, cor, sexo, idioma, religio, opinies polticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posio econmica, nascimento ou outra condio, seja inerente prpria criana ou sua famlia.

Princpio II - Direito a especial proteo para o seu desenvolvimento fsico, mental e social.

A criana gozar de proteco especial e dispor de oportunidade e servios a serem estabelecidos em lei e por outros meios, de modo que possa desenvolverse fsica, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudvel e normal, assim como em condies de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este

fim, a considerao fundamental a que se atender ser o interesse superior da criana. Princpio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.

A criana tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.

Princpio IV - Direito alimentao, moradia e assistncia mdica adequadas para a criana e a me.

A criana deve gozar dos benefcios da previdncia social. Ter direito a crescer e desenvolver-se em boa sade; para essa finalidade devero ser proporcionados, tanto a ela, quanto sua me, cuidados especiais, incluindo-se a alimentao pr e ps-natal. A criana ter direito a desfrutar de alimentao, moradia, lazer e servios mdicos adequados.

Princpio V - Direito educao e a cuidados especiais para a criana fsica ou mentalmente deficiente.

A criana fsica ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educao e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.

Princpio VI - Direito ao amor e compreenso por parte dos pais e da sociedade.

A criana necessita de amor e compreenso, para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possvel, dever crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afecto e segurana moral e material; salvo circunstncias excepcionais, no se dever separar a criana de tenra idade de sua me. A sociedade e as autoridades pblicas tero a obrigao de cuidar especialmente do menor abandonado ou daqueles que caream de meios adequados de subsistncia. Convm que se concedam subsdios governamentais, ou de outra espcie, para a manuteno dos filhos de famlias numerosas.

Princpio VII - Direito educao gratuita e ao lazer infantil.

O interesse superior da criana dever ser o interesse director daqueles que tm a responsabilidade por sua educao e orientao; tal responsabilidade incumbe, em primeira instncia, a seus pais. A criana deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais devero estar dirigidos para educao; a sociedade e as autoridades pblicas se esforaro para promover o exerccio deste direito. A criana tem direito a receber educao escolar, a qual ser gratuita e obrigatria, ao menos nas etapas elementares. Dar-se- criana uma educao que favorea sua cultura geral e lhe permita - em condies de igualdade de

oportunidades - desenvolver suas aptides e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro til sociedade. Princpio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catstrofes.

A criana deve - em todas as circunstncias - figurar entre os primeiros a receber proteco e auxlio.

Princpio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a explorao no trabalho.

A criana deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e explorao. No ser objecto de nenhum tipo de trfico. No se dever permitir que a criana trabalhe antes de uma idade mnima adequada; em caso algum ser permitido que a criana dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupao ou emprego que possa prejudicar sua sade ou sua educao, ou impedir seu desenvolvimento fsico, mental ou moral.

Princpio X - Direito a crescer dentro de um esprito de solidariedade, compreenso, amizade e justia entre os povos.

A criana deve ser protegida contra as prticas que possam fomentar a discriminao racial, religiosa, ou de qualquer outra ndole. Deve ser educada dentro de um esprito de compreenso, tolerncia, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena conscincia de que deve consagrar suas energias e aptides ao servio de seus semelhantes.

Potrebbero piacerti anche