Sei sulla pagina 1di 3

Sustentabilidade, essa palavra h algum tempo foi inserida em nosso cotidiano e, hoje, no h como pensar em futuro sem pensar

em sustentabilidade, que nada mais que manter recursos naturais e seus processos de maneira a utilizarmos eles da maneira correta. Organizaes de todos os segmentos adotaram condutas de sustentabilidade, como economia de energia, reciclagem, auxlio em projetos de preservao ambiental, entre outros. Nesse cenrio surgiu a figura do lder sustentvel, que o profissional que conduz os processos de trabalho de forma a atender as necessidades da empresa, os interesses dos colaboradores e ainda preservar o meio ambiente. As atribuies desse profissional so vrias. Vo desde atender os objetivos da empresa, realizando planejamentos para execuo das atividades, delegando responsabilidades, criando um engajamento entre os colaboradores e propiciando um ambiente motivador para executar as aes, at na criao de estratgias para reduo dos impactos ambientais e na criao de medidas que possam auxiliar na preservao do meio ambiente. O perfil do lder sustentvel de um profissional que rene diversas habilidades e competncias para gerir com assertividade questes organizacionais, de capital humano e de questes ecolgicas, que impactam diretamente a vida de todos os seres humanos. Podemos afirmar que ele um lder Coach, o profissional que utiliza o Coaching como filosofia de liderana. Sendo assim, alm de comunicativo, assertivo, eficaz, dinmico, flexvel, planejador, engajador, inspirador e motivador, o lder sustentvel deve possuir uma viso sistmica que ultrapasse as paredes da organizao, que possam beneficiar, ou ao menos no prejudicar, a sociedade e o futuro da humanidade. Realizando suas atividades, dando o resultado esperado pela empresa, desenvolvendo colaboradores, atendendo as necessidades dos stakeholders e claro primando pela preservao do planeta.

O desafio de fazer a mquina funcionar

Mais do que simplesmente chefiar, liderar fazer com que um grupo de pessoas trabalhem em equipe e gerem os resultados desejados pela empresa. Para isto, um lder deve possuir habilidades como capacidade de motivar e influenciar as pessoas que trabalham com ele e qualidades como dedicao, equilbrio e vocao.

O lder um agente estratgico dentro da organizao. Em grande parte, dele dependem os bons resultados e o crescimento do negcio. No caso das micro e pequenas empresas, geralmente este papel desenvolvido pelo prprio empreendedor. Se este o seu caso, hora de arregaar as mangas e descobrir formas de aprimorar o relacionamento com os seus colaboradores.

Aspectos importantes sobre liderana e estratgia

Um dos papeis essenciais do lder de um negcio mobilizar e canalizar um grupo para objetivos comuns, convergindo esforos para um fim compartilhado
Pela prpria origem, a palavra estratgia revela sua proximidade com o tema liderana. De fato, nenhuma estratgia dispensa liderana: sem lderes adequados estratgias esto condenadas ao fracasso. E qual o papel da liderana para fazer as estratgias acontecerem? O texto elenca quatro pontos que sugerem a interao entre liderana e estratgia: inspirar, liderar pelo exemplo, trazer viso abrangente e articular. Leia Mais

Os desafios da liderana empresarial Quando o lder extraordinrio, ele impulsiona a produtividade, a lucratividade e a qualidade. Para contribuir para um mundo melhor, o lder precisa superar desafios, ter senso de realidade e manter-se flexvel. o que defende Carlos Cruz, coach executivo e de equipes, em artigo publicado no Portal CMC.

Os 12 maiores atributos da liderana Pesquisas feitas na Europa com mais de 500 executivos de todos os tipos de indstria revelam pontos simples e objetivas e fornecem conselhos teis para os lderes empresariais. Texto de Luiz Almeida Marins Filho, da Anthropos Consulting, no site Guia RH.

O relevante desenvolvimento contnuo dos lderes Conhea a experincia do Grupo de Laticnios Bom Gosto, que aps um processo de fuso, realizou uma ao focada no desenvolvimento dos seus gestores. A iniciativa foi idealizada com o objetivo de buscar nas lideranas o alinhamento necessrio para que a transformao fosse construda, uma vez que a companhia precisava executar uma nova estratgia para atingir resultados inditos. Matria publicada no site RH.com.br.

Liderana na organizao que aprende O artigo a seguir pretende abordar a nova realidade no mbito das organizaes de aprendizagem e a importncia de um novo papel para as lideranas, que saibam criar ambiente propcio ao florescimento do trabalhador do conhecimento e o melhor aproveitamento de suas potencialidades. Leia o texto Liderana na organizao que aprende

Liderana em tempo de mudanas O lder moderno tem como desafio construir seu prprio estilo de liderana, afinado com seus princpios e valores pessoais, ao mesmo tempo em deve atender necessidade da empresa e da equipe de trabalho. Por meio de uma filosofia mais humanista onde valorizado o talento humano acontece a busca por maior qualidade, produtividade, bom relacionamento interno e externo, auto-confiana e segurana nas atividades de trabalho. Leia o texto Liderena em tempos de mudana, da Biblioteca Online do Sebrae.

O trato com os fornecedores Tudo que utilizamos em nossa vida empresarial e individual provm de fornecedores. O lder entende que os

fornecedores so essenciais e requerem uma ateno individual e no apenas serem selecionados por um sistema com base no preo. Leia o texto O lder e os fornecedores.

Potrebbero piacerti anche