Sei sulla pagina 1di 3

A Escola Dominical uma actividade essencial para a Igreja. "E perseveravam na doutrina dos apstolos" (Act 2.42).

. A Igreja precisa de pensar na relevncia do ensino bblico da Bblia. A Escola Dominical conjuga os dois lados da Grande Comisso dada Igreja ( M at 28.20; Mar 16.15). Ela evangeliza enquanto ensina. O cumprimento da Grande Comisso atravs da Escola Dominical, pode ser visto em quatro etapas: Alcanar - a Escola Dominical o instrumento que a igreja possui para alcanar faixas etrias de maneira a ensinar de acordo com as necessidades. Conquistar - atravs do testemunho e da exposio da Palavra: "...sero todos ensinados por Deus...todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim" (Joo 6.45). Ensinar - at que ponto estamos a ensinar aqueles que se tem convertido? O ensino das doutrinas e verdades eternas da Bblia, na Escola Dominical deve ser pedaggico e metdico como numa escola, sem contudo deixar de ser profundamente espiritual. Treinar - devemos treinar os crentes para que instruam outros.

I - INTRODUO

A administrao do ensino na Escola Dominical s ser eficiente se houver organizao. Organizar tem a haver com ordem, mtodo de trabalho, planeamento, preparao e definio de objectivos. "Uma vez que a ordem permeia o universo de Deus, temos base para crer que o cu um lugar de perfeita ordem. Leis infalveis regulam e controlam toda a natureza, desde o minsculo tomo at aos maiores corpos celestes. Deus um ser organizado: planeou a criao; a nossa redeno; o tabernculo; a multiplicao dos pes, etc. Assim tudo quanto fazemos para Deus tambm deve obedecer a uma ordem organizada. Na Escola Dominical deve estar presente: o planeamento e a avaliao dos resultados. Deve-se fixar responsabilidades e atender s necessidades espirituais das pessoas envolvidas.

II - ORGANIZAO

A Escola Dominical deve crescer tanto em quantidade como em qualidade. Quais so os passos necessrios para que a Escola Dominical cresa? 1. Os professores devem incentivar pessoalmente os assistentes na Igreja local a envolverem-se na Escola Dominical. 2. Os professores devem apresentar o programa anual da classe da Escola Dominical estimulando os alunos a envolver-se. 3. Os alunos mais maduros devem expressar as sua experincias de crescimento a outros para que estes tambm se envolvam. 4. Deve-se promover campanhas Evangelsticas de cariz local, como distribuio de folhetos.

III - CRESCIMENTO

ideal que o professor tenha vocao para o magistrio. Vocao inclinao natural para um determinado tipo de actividade, no qual o indivduo encontra plena satisfao e autorealizao. O professor que tem vocao para o magistrio naturalmente um estudioso, um leitor assduo, com sede de novos conhecimentos, capaz de se entusiasmar pelo progresso que faz com as Escrituras e nos resultados obtidos. Ensinar no somente transmitir, no somente comunicar. Ensinar fazer pensar; ajudar o aluno a criar novos hbitos de pensamento e de aco. Um professor deve aperceber-se se est a fazer-se entendido e se a sua classe manifesta interesse na aula. Como: - Atravs da visualizao dos rostos das pessoas envolvidas - Atravs do interesse que estes tem em intervenes ao longo das aulas. APTIDES NATURAIS DO PROFESSOR: ideal que o professor seja pr-qualificado para o exerccio de suas funes. Equilbrio mental e emocional; Boa apresentao; Boa voz: firme, agradvel, convincente; Linguagem fluente, clara e simples; Naturalidade e desembarao; Firmeza e perseverana; Habilidade de criar boas relaes com os seus alunos.
Igreja Evanglica em Silvalde

IV O PROFESSOR

QUALIFICAO ESPIRITUAL DO PROFESSOR


O professor precisa de ser um crente fiel, espiritual, convicto da verdade das Escrituras e conhecedor das doutrinas bblicas, alm de ter comprovada capacidade para ensinar. Ser chamado por Deus para o ministrio do ensino (Ef 4.11,12). Como identificar os professores genuinamente chamados? Os chamados tm dedicao: "...se ensinar, haja dedicao ao ensino" ( Rm 12.7b). Dedicao significa estar com a mente, o corao e a vida nesse ministrio. Ter um relacionamento vivificante e real com Jesus Cristo. Ser exemplo de f Ter exemplo de vida crist saudvel e apreciada. Encarar o magistrio cristo com seriedade. Chegar o dia em que cada professor dar contas de si mesmo a Deus (Rm 14.12;). "Muitos de vs no sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juzo" (Tg 3.1). Disposio de aprender (humildade). No h melhor maneira de aprender do que tentar ensinar outra pessoa. Mas para tal deve ser humilde e reconhecer que precisa de saber mais. Quando o professor no sabe uma resposta, melhor ser honesto e dizer que no sabe. Lealdade igreja: na assistncia a todos os cultos; no sustento financeiro, na disponibilidade para ajudar os dbeis e os contenciosos. Um professor que no seja leal igreja de maneira alguma pode ser exemplo para os crentes. Viver o que ensina. Apoiar a misso e a viso da igreja local. O professor no deve usar a sala de aula para promover queixinhas ou revelar-se contra propsitos da igreja local. Ter como alvo o crescimento espiritual e quantitativo da classe, para que outra seja formada.

MTODOS 1. Aula expositiva. O professor diante do grupo expe oralmente a matria, falando o tempo todo. o mtodo mais criticado, mas tambm mais utilizado. O xito ou fracasso no seu emprego depende da aptido do professor. 2. Perguntas e respostas. - largamente utilizado. A eficcia deste mtodo reside se perguntas forem desafiadoras. A mente, neste caso, no recebe s informao, mas analisa-a. Existe um processo de reflexo, analise e avaliao que ocorre no crebro do aluno, enquanto ele recebe a pergunta, medita nas suas implicaes e verbaliza a resposta. 3. Discusso ou debate. - O mtodo de discusso aquele em que um assunto ou tpico da lio colocado para ser discutido entre os membros da classe. 4. Tcnicas de trabalho em grupo (Dinmica de grupo) - So as tcnicas de trabalho em grupo. Exemplo: Pergunta circular; painel; estudos de casos etc. 5. Outros.- A memorizao e apresentao de versculos bblicos completos, assim como trabalhos para casa na forma so formas de envolvimento activo da classe

V CONCLUSO
O trabalho de cada classe da Escola Dominical deve passar por uma avaliao peridica entre o professor e o Conselho de Ancios. Deve-se pretender o padro de excelncia. O que se est a fazer para Deus Aquele que Tudo de melhor merece. Compare-se os resultados com os alvos e objectivos previstos. Questione-se: 1 Houve insucesso na classe da Escola Dominical? 2 A orao e a Palavra de Deus tiveram preeminncia?

Igreja Evanglica em Silvalde

Potrebbero piacerti anche